Anda di halaman 1dari 13

SPARK COMUNICADOR INSTANTNEO

MANUAL DO USURIO

SUMRIO

1 INTRODUO ................................................................................................................. 3 2 ACESSANDO O SPARK .................................................................................................. 4 3 SEGURANA E HISTRICO DAS CONVERSAS .................................................... 5 4 PERSONALIZANDO O SPARK .................................................................................... 6 4.1 INSERINDO FRASE DE BOAS VINDAS ..................................................................... 6 4.2 INSERINDO INFORMAES PESSOAIS, CORPORATIVAS E FOTO ........... 6 4.3 INSERINDO AVATAR (FOTO) ...................................................................................... 7 5 INICIANDO UMA CONVERSA .................................................................................... 8 6 ENVIO DE ARQUIVOS .................................................................................................. 9 7 ENVIO DE IMAGENS COM CONTEDO DA TELA ............................................ 9 8 RECEBENDO ARQUIVOS ............................................................................................. 10 9 CONFERNCIA ................................................................................................................ 11 10 CONVERSAS SIMULTNEAS ................................................................................... 11 11 VERIFICANDO O HISTRICO DE CONVERSAS ................................................ 12 12 COMO FECHAR O APLICATIVO SPARK .............................................................. 13

1 INTRODUO O Spark um software Livre utilizado para comunicao instantnea em um ambiente de rede. Este manual tem por finalidade apresentar e esclarecer o funcionamento do SPARK aos colaboradores da Unimed-Erechim, que passaro a utiliz-lo como ferramenta para acesso ao Suporte Tcnico de TI e entre si. O mesmo foi elaborado com base na verso Spark 2.6.3. O comunicador SPARK um comunicador interno utilizado para uma melhor interao entre os colaboradores da Unimed-Erechim e possui ferramentas similares ao MESSENGER. Esta ferramenta ser instalada como default em todos os computadores da Unimed-Erechim, permitindo desta forma que todos os colaboradores que possuam conta de e-mail corporativa (@unimed-erechim.com.br) possam acess-lo.

2 ACESSANDO O SPARK Para utilizar o SPARK basta que o usurio clique sobre o cone do programa, que se encontra na rea de trabalho (desktop):

Ou ainda seguindo o caminho: Menu Iniciar -> Todos os Programas -> Spark ->Spark

Abrir a janela do programa: Esta janela inicial possui 3 campos bsicos: - Campo USURIO ser digitado o mesmo usurio do seu email corporativo (sem o @unimed-erechim.com.br) - Campo SENHA voc digitar a mesma senha do e-mail. - Campo SERVIDOR voc dever digitar o endereo chat.unimed-erechim.com.br. Em seguida clique sobre o boto LOGIN. Caso queira, o usurio j pode deixar salvo a senha e tambm marcar a opo Login Automtico.

possvel configurar o Spark para iniciar junto com a estao de trabalho e imediatamente logar, de forma que o usurio ao adentrar no Windows j ter sua sesso no servio de comunicao instantnea disponvel. Para realizar essa configurao, basta entrar no menu Spark -> Preferncias -> Login. Marcar as opes: a) Salvar senha; b) Login automtico; c) Executar ao iniciar. Aps a autenticao, o programa far uma leitura de todos os outros usurios que esto ONLINE. Em caso de sucesso, segue exemplo de tela aps o logon:

3 SEGURANA E HISTRICO DAS CONVERSAS

importante destacar que a conexo de dados entre o cliente e o servidor criptografada por meio do protocolo TLS (Transport Layer Security). O smbolo do cadeado no canto inferior direito significa que todo o trfego criptografado. Logo, h segurana e privacidade na conversao. Uma outra questo relevante saber se h registro das conversaes passadas? A resposta SIM, as conversas por padro ficam gravadas. Logo, h registros em nvel de servidor localizado na Unimed-Erechim. Do ponto de vista do cliente Spark instalado na Unimed-Erechim, o mesmo foi configurado inicialmente para no guardar as conversaes. Entretanto, caso o usurio deseje possvel ativar esta funcionalidade em: Menu Spark -> Preferncias -> Chat -> desmarcar DESABILITAR HISTRICO DE CHAT.

4 PERSONALIZANDO O SPARK 4.1 INSERINDO FRASE DE BOAS VINDAS O usurio pode colocar frase de BOAS VINDAS. Conforme pode-se observar abaixo do seu nome possui o campo Status, onde o usurio informar seu STATUS, se est ONLINE, AUSENTE, DISPONVEL PARA CONVERSAR, etc. Para alterar a mensagem pessoal que aparece ao lado do status, selecione, na opo do status, a opo MUDAR MENSAGEM DE STATUS: Clique sobre o campo MENSAGEM, apague o texto existente e digite a frase de boas vindas desejada, em seguida clique em OK.

4.2 INSERINDO INFORMAES PESSOAIS, CORPORATIVAS E FOTO Recomenda-se que o usurio atualize o seu perfil preenchendo todas as informaes solicitadas em MENU SPARK -> EDITAR MEU PERFIL.

Preencha as informaes sobre seu local de trabalho.

4.3 INSERINDO AVATAR (FOTO) Avatar uma imagem capaz de identificar visualmente um usurio no Spark. Para realizar a associao basta clicar na Guia AVATAR.

5 INICIANDO UMA CONVERSA Para iniciar uma conversa simples, basta clicar duas vezes sobre o contato desejado ou clicar com o boto direito do mouse sobre o nome do contato e escolher a opo Iniciar um Chat para iniciar um dilogo, perceba que os contatos so divididos em grupos, cada grupo possui seus contatos logados. Iniciando um chat, uma janela ser aberta, como abaixo:

Identificao e imagem de apresentao.

Mostra a conversa.

Caixa de dilogo para digitao da conversa.

Com o cursor na caixa de dilogo, para incio de conversa, digite sua conversa (ex.: BOM DIA, QUAL AS ATIVIDADES PARA HOJE?), depois pressione o boto ENTER do teclado, o usurio de destino receber a mensagem e responder a mesma.
8

6 ENVIO DE ARQUIVOS O Spark tambm possibilita o envio de arquivos para os usurios. O envio de poder ser acionado atravs do cone no canto superior direito, como mostra a figura ao lado. Aps o envio o contato dever aceitar a transferncia clicando duas vezes sobre o arquivo enviado. Quando o download estiver concludo, voc receber uma notificao informando que o download foi concludo.

Envio de arquivos.

7 ENVIO DE IMAGENS COM CONTEDO DA TELA Essa funcionalidade capaz de permitir que o usurio envie rapidamente um trecho da tela em forma de imagem rapidamente para um destinatrio durante uma conversao. Para enviar uma imagem com contedo da tela basta acionar o cone destacado na figura abaixo:

Envio da imagem da tela.

Ao clicar sobre o cone, automaticamente aberto um campo de seleo de imagens, onde dever ser destacado um subespao da tela, sendo esse convertido em formato imagem (.png) automaticamente, e enviado para o destinatrio.
9

OBS: Deve-se aguardar alguns segundos at que se forme uma discreta janela na parte superior da tela. No canto superior direito h o boto X para cancelar a operao se necessrio. A seleo da tela dever ser feita clicando com o boto esquerdo do mouse e segurando-o pressionado, movendo o mouse at a formao de um retngulo que ir definir a imagem em interesse para envio. Exemplo: selecionar um trecho da rea de trabalho (tambm pode ser feito com documento de texto) para observao pelo outro colega na conversao. Aps a seleo da imagem imediatamente um arquivo gerado e enviado. O destinatrio dever aceitar a transferncia do arquivo.
8 RECEBENDO ARQUIVOS

Assim como voc pode enviar arquivos, tambm se pode receber. Para isto simples, algum te enviar um arquivo pelo Spark, quando isso acontecer voc receber uma notificao podendo ou no aceitar o arquivo.

A opo mais indicada aps o download, que voc clique na opo ABRIR PASTA, pois voc ser direcionado para a pasta exata onde se encontra o arquivo recebido. Quando se abrir a pasta onde est este arquivo recebido, clique com o boto direito do mouse sobre este arquivo recebido, selecione a opo recortar, abra a pasta MEUS DOCUMENTOS, clique no MENU EDITAR e clique sobre a opo COLAR. Para consultar os arquivos recebidos basta entrar no Menu Aes -> Ver Downloads

10

9 CONFERNCIA A conferncia uma funcionalidade capaz de reunir mais de dois usurios em uma conversao, dispondo inclusive de recursos como moderao e capacidade de tornar a sala privada.

D um nome para a sala da conferncia

Mensagem de convite

Lista de contatos convidados

Adicionar contatos

Para encerrar a conferncia, basta fechar a janela que ser iniciada.

10 CONVERSAS SIMULTNEAS No SPARK possvel conversar com mais de um contato ao mesmo tempo. A cada contato em conversa, ser inserida uma ABA de conversas. Para selecionar o contato que se quer conversar, clique na ABA do mesmo.

11

11 VERIFICANDO O HISTRICO DE CONVERSAS Para acessar o histrico de conversas, selecione o contato desejado e acesso o cone no canto superior direito da janela, conforme figura abaixo:

Histrico de Conversas

Em seguida ser aberta a janela de histrico.

12

12 COMO FECHAR O APLICATIVO SPARK Para efetivamente fechar o Spark o caminho : MENU SPARK > SAIR.

Para apenas minimizar na barra de tarefas o Spark na bandeja, basta clicar no cone _ (canto superior da janela Spark). Para apenas minimizar na bandeja o Spark na bandeja, basta clicar no cone X (canto superior da janela Spark). Log out termina sesso sem encerrar a aplicao Log out com motivo permite colocar a razo pela qual vamos terminar a sesso Sair termina sesso e encerra a aplicao Quaisquer dvidas sobra a utilizao do software Spark, favor entrar em contato com o departamento de T.I da Unimed-Erechim.

13

Anda mungkin juga menyukai