Anda di halaman 1dari 23

1

FACULDADE ANHANGUERA
UNIDADE SO CAETANO DO SUL

ANTNIO DIGENES GRIGRIO PINHEIRO / RA: 2505003527


CLEITON BERBOSA VALADO / RA: 2504095798
EDGAR WAGNER DUARTE / RA: 3225522321
FELIPE SANTOS CORREA / RA: 1107295153
GILMAR GARCIA LOPES / RA: 1184388016
JACKSON DA SILVA DUARTE / RA: 2505063141

PROCESSOS DE FUNDIO

So Caetano
2012
SUMRIO

1.

INTRODUO__________________________________________________3

2.

TIPOS DE FUNDIO___________________________________________4

2.1

FUNDIO EM MOLDES DE AREIA______________________________4

2.1.1

VANTAGENS E DESVANTAGENS________________________________8

2.2

FUNDIO DE PRECISO_______________________________________9

2.3

MOLDE PERMANENTE OU COQUILHA_________________________11

2.4

FUNDIO POR PRESSO_____________________________________13

2.5

FUNDIO POR CENTRIFUGAO____________________________13

3.

CARACTERSTICAS DOS METAIS E LIGAS_____________________13

3.1

SOLIDIFICAO DE METAIS E LIGAS__________________________13

3.2

TEMPERATURA DE VAZAMENTO______________________________14

3.3

FLUIDEZ______________________________________________________15

3.4

CARACTERSTICAS DO ESCOAMENTO_________________________15

3.5

TRANSFERNCIA DE CALOR DO MOLDE_______________________16

3.6

TEMPO DE SOLIDIFICAO___________________________________17

4.

FENMENOS QUE OCORREM DURANTE A SOLIDIFICAO____17

4.1

CRISTALIZAO_____________________________________________17

4.2

CONTRAO DE VOLUME____________________________________18

4.3

CONCENTRAO DE IMPUREZAS_____________________________20

4.4

DESPRENDIMENTO DE GASES________________________________21

5.

CONTROLE DE QUALIDADE DE PEAS FUNDIDAS_____________21

6.

BIBLIOGRAFIA_______________________________________________22

1.INTRODUO

Os processos transformao dos metais e ligas metlicas em peas para a utilizao em


conjuntos mecnicos so inmeros e variados: voc pode fundir, conformar
mecanicamente, saldar, utilizar a metalrgica do p e usinar o metal e, assim, obter a
pea desejada: Em muitos casos os processos de fundio apresentam algumas
vantagens em relao a outros tipos de processos de fabricao, como no caso da
produo de peas complexas e com cavidade internas, ou na produo de peas muito
grandes. Por outro lado, as propriedades mecnicas de peas fundidas geralmente so
inferiores s propriedades de peas conformadas mecanicamente. Alm disso, durante o
processo de solidificao pode haver formao de porosidade. Os fatores que devem ser
considerado para se escolher adequadamente o processo de fabricao so:
1. Quantidade de peas a produzir.
2. Projeto da fundio.
3. Tolerncias requeridas.
4. Grau de complexidade.
5. Especificao do metal.
6. Acabamento superficial desejado.
7. Custo do ferramental.
8. Comparativo econmico entre usinagem e fundio.
9. Limites financeiros do custo de capital.
10 Requisitos de entrega.

Figura 1 Vazamento de metal lquido em molde

Dentre essa varias maneiras de trabalhar o material metlico, a fundio se destaca, no


s por ser um dos processos mais antigos, mas tambm porque e um dos mais versteis,

principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peas que se


pode produzir por esse processo.
A fundio o processo pelo qual os metais ou ligas metlicas em estado lquido
(fundido) so vazados em um molde para a fabricao dos mais variados tipos de peas,
objetos decorativos, joias/bijuterias, carcaas de mquinas, lingotes e outros. Em muitos
casos, a fundio o processo mais simples e econmico de se produzir uma pea,
principalmente quando esta de grande porte, de geometria intrincada ou com canais
internos e cavidades.

Figura 2 Peas produzidas por fundio

2. TIPOS DE FUNDIO
O molde fundamental para a qualidade da pea fundida. A qualidade da pea fundida
est diretamente ligada qualidade do molde. usual classificar os processos de
fundio quanto ao material ou quanto ao mtodo pelo qual o molde fabricado.
Portanto, possvel classificar os processos de fundio em dois grupos:
a) Fundio em moldes de areia;
b) Fundio em moldes metlicos.
2.1 FUNDIO EM MOLDES DE AREIA
A fundio em areia a mais usada, no s na produo de peas de ao e ferro fundido,
porque os moldes de areia so os que suportam melhor as altas temperaturas de fuso
desses dois metais, mas tambm para a produo de peas de ligas de alumnio, lato,
bronze e magnsio.
O processo em areia, particularmente a moldagem em areia verde o mais simples e
mais usado nas empresas do ramo. A preparao do molde, neste caso, consiste em
compactar mecnica ou manualmente uma mistura refratria plstica chamada areia de
fundio, sobre um modelo montado em uma caixa de moldar.

Tolerncia dimensional a faixa dentro da qual uma medida qualquer pode variar. Por
exemplo, o desenho especifica uma medida de 10 mm, com uma tolerncia dimensional
de 1. Isso quer dizer que essa medida pode variar entre 9 e 11 mm.

Esse processo segue as seguintes etapas:

A caixa de moldar colocada sobre uma placa de madeira ou no cho. O modelo,


coberto com talco ou grafite para evitar aderncia da areia, ento colocado no fundo
da caixa. A areia compactada sobre o modelo manualmente ou com o auxlio de
marteletes pneumticos.
Essa caixa, chamada de caixa-fundo, virada de modo que o modelo fique para cima.

Outra caixa de moldar, chamada de caixa-tampa, ento posta sobre a primeira caixa.
Em seu interior so colocados o massalote e o canal de descida. Enche-se a caixa com
areia que socada at que a caixa fique completamente cheia.

O canal de descida e o massalote so retirados e as caixas so separadas.


Abre-se o copo de vazamento na caixa-tampa.

.
Abre-se o canal de distribuio e canal de entrada na caixa-fundo e retira-se o
modelo.

Coloca-se a caixa de cima sobre a caixa de baixo. Para prender uma na outra,

usam-se presilhas ou grampos.

Depois disso, o metal vazado e aps a solidificao e o resfriamento, a pea


desmoldada, com o canal e o massalote retirados. Obtm-se, assim, a pea fundida, que
depois limpa e rebarbada.
A sequncia da preparao do molde que descrevemos manual. Nos casos de produo
de grandes quantidades, usa-se o processo mecanizado com a ajuda de mquinas de
moldar conhecidas como automticas ou semiautomticas que permitem a produo
macia de moldes em reduzido intervalo de tempo.

Para que um produto fundido tenha a qualidade esperada, os moldes devem apresentar
as seguintes caractersticas essenciais:
a) resistncia suficiente para suportar a presso do metal lquido.
b) resistncia ao erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento.
c) mnima gerao de gs durante o processo de vazamento e solidificao, a fim de
impedir a contaminao do metal e o rompimento do molde.
d) permeabilidade suficiente para que os gases gerados possam sair durante o
vazamento do metal.
e) refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fuso dos metais e que
facilite a desmoldagem da pea
f) possibilidade de contrao da pea, que acontece durante a solidificao.
A fundio em moldes de areia verde no tem nada a ver com a cor verde. O processo
tem esse nome somente porque a mistura com a qual o molde feito mantm sua
umidade original, quer dizer, no passa por um processo de secagem. A matria-prima
para esse tipo de moldagem composta basicamente por um agregado granular
refratrio chamado de areia-base que pode ser slica, cromita ou zirconita, mais argila
(como aglomerante) e gua.

Tanto metais ferrosos quanto no ferrosos podem ser fundidos nesse tipo de molde. Os
moldes so preparados, o metal vazado por gravidade, e as peas so desmoldadas
durante rpidos ciclos de produo. Aps a utilizao, praticamente toda a areia (98%)
pode ser reutilizada. Esse processo de moldagem facilmente mecanizvel, sendo
realizado por meio de mquinas automticas.

2.1.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS


Vantagens:
1. A moldagem por areia verde o mais barato dentre os outros mtodos de produo de
moldes.
2. H menor distoro de formato do que nos mtodos que usam areia seca, porque no
h necessidade de aquecimento.
3. As caixas de moldagem esto prontas para a reutilizao em um mnimo espao de
tempo.
4. Boa estabilidade dimensional.
5. Menor possibilidade de surgimento de trincas.
Desvantagens:
1. O controle da areia mais crtico do que nos outros processos que tambm usam
areia.
2. Maior eroso quando as peas fundidas so de maior tamanho.
3. O acabamento da superfcie piora nas peas de maior peso.
4. A estabilidade dimensional menor nas peas de maior tamanho.

2.2FUNDIO DE PRECISO

O que diferencia um processo de fundio do outro tanto o modo como o metal


lquido vazado (pode ser por gravidade ou presso) quanto o tipo de moldagem
utilizado (em moldes de areia ou em moldes metlicos).
Por outro lado, a escolha do processo determinada principalmente pelo tipo de produto
final que voc quer obter. Assim, se voc quiser produzir um produto fundido com
determinado peso mximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento de superfcie
e tolerncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com caractersticas
aliadas qualidade do produto usinado, ser necessrio usar o processo de fundio de
preciso.
Por esse processo, podem-se fundir ligas de alumnio, de nquel, de magnsio, de cobre,
de cobre-berlio, de bronze-silcio, lato ao silcio, ligas resistentes ao calor, alm do
ao e do ao inoxidvel para a produo de peas estruturais para a indstria
aeronutica, para motores de avio, equipamentos aeroespaciais, de processamento de
dados, turbinas a gs, mquinas operatrizes, equipamentos mdicos, odontolgicos,
pticos etc.
Em qual aspecto a fundio de preciso se diferencia dos outros processos de fundio?
Exatamente na confeco dos modelos e dos moldes. Enquanto nos processos por
fundio em areia que estudamos na aula anterior o modelo reaproveitado e o molde
destrudo aps a produo da pea, na fundio de preciso tanto o modelo quanto o
molde so destrudos aps a produo da pea.
Em primeiro lugar, devemos saber que os modelos para a confeco dos moldes so
produzidos em cera a partir de uma matriz metlica formada por uma cavidade com o
formato e dimenses da pea desejada. A cera, que no se assemelha quela que usamos
no assoalho da nossa casa, um material que derrete com o calor. E no estado lquido
que ela injetada dentro da matriz para formar os modelos.
O molde produzido a partir de uma pasta ou lama refratria feita com slica ou
zirconita, na forma de areia muito fina, misturada com um aglomerante feito com gua,
silicato de sdio e / ou silicato de etila. Esta lama endurece em contato com o ar e nela
que o modelo de cera ou plstico mergulhado. Quando a lama endurece em volta do
modelo, forma-se um molde rgido. Aps o endurecimento da pasta refratria, o molde
aquecido, o modelo derretido, e destrudo. Essa casca endurecida o molde

10

propriamente dito e nele que o metal lquido vazado. Assim que a pea se solidifica,
o molde inutilizado. Por causa das caractersticas desse processo, ele tambm pode ser
chamado de fundio por moldagem em cera perdida. Resumindo, a fundio por
moldagem em cera perdida apresenta as seguintes etapas:
A cera fundida injetada na matriz para a produo do modelo e dos canais de
vazamento.

Os modelos de cera endurecida so montados no canal de alimentao ou vazamento.


O conjunto mergulhado na lama refratria.

11

O material do molde endurece e os modelos so derretidos e escoam.

O molde aquecido preenchido com metal lquido por gravidade, centrifugao ou a


vcuo.

Depois que a pea se solidifica, o material do molde quebrado para que as peas
sejam retiradas.

12

As peas so rebarbadas e limpas.


Em muitos casos, as peas obtidas por esse processo chegam a dispensar a usinagem
devido qualidade do acabamento de superfcie obtido. Mesmo quando a usinagem fazse necessria, demanda acabamento mnimo e isso reduz os custos de produo.
No se esquea de que, apesar das desvantagens, o que comanda a escolha , em ltima
anlise, o produto que se quer produzir. E, no caso da fundio de preciso, seu
emprego indicado para aplicaes bem especficas que compensam os altos custos da
produo.
2.3 MOLDE PERMANENTE OU COQUILHA
Dependendo do trabalho que se quer realizar, da quantidade de peas a serem fundidas
e, principalmente, do tipo de liga metlica que ser fundida, o fabricante tem que fundir
suas peas em outro tipo de molde: os moldes permanentes, que dispensam o uso da
areia e das misturas para sua confeco.
Os processos de fundio por molde permanente usam moldes metlicos para a
produo das peas fundidas. Por esses processos realiza-se a fundio por gravidade ou
por presso.
Usar um molde permanente significa que no necessrio produzir um novo molde a
cada pea que se vai fundir. A vida til de um molde metlico permite a fundio de at
100 mil peas. Um nmero to impressionante deveria possibilitar a extenso de seu uso
a todos os processos de fundio. S que no bem assim.
A utilizao dos moldes metlicos est restrita aos metais com temperatura de fuso
mais baixas do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com
chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro
fundido. O motivo dessa restrio que as altas temperaturas necessrias fuso do
ao, por exemplo, danificariam os moldes de metal.
Os moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e
s repetidas mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para
fundir estanho, chumbo e zinco.

13

Os produtos tpicos da fundio em moldes permanentes so: bases de mquinas, blocos


de cilindros de compressores, cabeotes, bielas, pistes e cabeotes de cilindros de
motores de automveis, coletores de admisso.
Esses produtos, se comparados com peas fundidas em moldes de areia, apresentam
maior uniformidade, melhor acabamento de superfcie, tolerncias dimensionais mais
estreitas e melhores propriedades mecnicas.

Por outro lado, alm de seu emprego estar limitado a peas de tamanho pequeno e
produo em grandes quantidades, os moldes permanentes nem sempre se adaptam a
todas as ligas metlicas e so mais usados para a fabricao de peas de formatos mais
simples, porque uma pea de formas complicadas dificulta no s o projeto do molde,
mas tambm a extrao da pea aps o processo de fundio.
Para fundir peas em moldes metlicos permanentes, pode-se vazar o metal por
gravidade. Nesse caso, o molde consiste em duas ou mais partes unidas por meio de
grampos para receber o metal lquido. Isso pode ser feito manualmente.
A montagem dos moldes tambm pode ser feita por meio de dispositivos mecnicos
movidos por conjuntos hidrulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos
moldes.
Tanto os moldes quanto os machos so cobertos com uma pasta adesiva rala feita de
material refratrio cuja funo, alm de proteger os moldes, impedir que as peas
grudem neles, facilitando a desmoldagem.
2.4 FUNDIO POR PRESSO

14

Os moldes metlicos tambm so usados no processo de fundio sob presso. Este


consiste em forar o metal lquido a penetrar na cavidade do molde, chamado de matriz.
2.5 FUNDIO POR CENTRIFUGAO
Nesse processo o molde tem um movimento de rotao. A fora centrifuga faz com que
o metal lquido v de encontro s paredes do molde, onde solidifica. O cilindro que atua
como molde rodeado por uma camisa de gua. Tubos de ferro fundido, utilizados em
suprimento de gua, so produzidos dessa forma.
3. CARACTERSTICAS DOS METAIS E LIGAS
O material com o qual vai ser produzida a pea no processo de fundio parte do estado
lquido. Logo aspectos relacionados com a solidificao de metais e ligas devem ser
considerados.
3.1 SOLIDIFICAO DE METAIS E LIGAS
O processo de fundio envolve: Fuso do metal ou liga, vazamento em um molde,
solidificao da pea, remoo do metal ou liga solidificado do molde. Algumas
consideraes importantes devem ser feitas com respeito ao escoamento do metal
lquido na cavidade do molde, o qual influenciado pela temperatura de vazamento;
taxa de resfriamento; fluidez; existncia de turbulncia; contrao de solidificao;
transferncia de calor no molde; caractersticas do lingote (ou molde); que dependem do
processo de fundio. A figura 3 ilustra a solidificao de um metal junto parede do
molde. A figura 4 ilustra os tipos estruturas de gros que podem ser formar durante a
solidificao de lingotes. Normalmente a estrutura de solidificao dentrtica.

15

Figura 3 Solidificao do metal junto parede do molde e interface slido lquido

Figura 4 Ilustrao esquemtica da solidificao de lingotes. (a) metais puros.(b)


solues slidas. (c) adio de inoculantes.

3.2 TEMPERATURA DE VAZAMENTO


Um metal apresenta uma temperatura de fuso bem definida, isto , ele inicia e termina
o processo de solidificao em uma temperatura bem determinada. J as ligas
apresentam uma temperatura onde se inicia o processo de solidificao e uma
temperatura onde termina esse processo.

3.3 FLUIDEZ
A capacidade de o metal lquido preencher as cavidades do molde chamada de fluidez.
A fluidez depende de caractersticas do metal e de parmetros utilizados na fundio.
No que se refere ao metal, a fluidez depende da viscosidade, tenso superficial,

16

incluses e padro de solidificao da liga. No que se refere aos parmetros de fundio,


a fluidez depende do projeto do molde, material do molde e de seu acabamento
superficial, grau de superaquecimento, taxa de vazamento e transferncia de calor. A
figura 5 ilustra dispositivo para teste de fluidez.

Figura 5 Teste de fluidez. A fluidez medida pela distncia que o metal percorre antes de
se solidificar

3.4 CARACTERSTICAS DO ESCOAMENTO


O escoamento de metais e ligas lquidos superaquecidos semelhante entre si e
semelhante ao da gua. importante que o sistema de canais seja projetado de forma a
reduzir a turbulncia. Isso pode ser quantificado pelo nmero de Reynolds (Re=v.d/v
onde v a velocidade do fluxo, d o dimetro hidrulico do canal e a viscosidade
cinemtica do lquido, que dada pela viscosidade dinmica dividida pela densidade do
lquido. O valor de d dado por 4 x rea da seo transversal do canal/ permetro da
seo transversal). Para Re at aproximadamente 2000 o fluxo laminar. Para valores
de Re entre 2000 e 20000 o fluxo apresenta uma mistura entre laminar e turbulento e
acima de 20000, o fluxo severamente turbulento. Para a maioria dos casos reais o
fluxo se aproxima do turbulento. Isso permite que ocorram mais reaes do metal
lquido com formao de gases, o que no bom, pois pode haver formao de bolhas.
Essas bolhas de gs podem ficar presas e constiturem defeitos nas peas fundidas.

Tabela 1. Variao de volume durante a solidificao. A maioria dos materiais metlicos


apresenta reduo de volume (-), mas ou apresentam expanso (+).
METAL

VARIAO DO VOLUME

17
ALUMNIO

-6,0

ZINCO

-5,1

OURO

-4,2

COBRE

-4,15

MAGNSIO

-4,1

CDMIO

-4,0

FERRO

-3,0

ESTANHO

-2,3

ANTIMNIO

+0,95

GLIO

+3,2

BISMUTO

+3,35

GERMNIO

+5,0

3.5 TRANSFERNCIA DE CALOR DO MOLDE


Fatores como fluidez e taxa de resfriamento dependem da temperatura e, portanto
tambm da transferncia de calor do molde. A figura 7 ilustra a distribuio de
temperatura na interface da parede do molde durante a solidificao.

18

Figura 6 Distribuio de temperatura na interface da parede do molde durante a


solidificao

3.6 TEMPO DE SOLIDIFICAO


O tempo de solidificao da pea no molde funo do volume do fundido e da sua
rea superficial e dado por:
Tempo de solidificao = C(Volume/rea superficial), onde C uma constante que
depende do molde, das propriedades do metal e da temperatura.

4. FENMENOS QUE OCORREM DURANTE A SOLIDIFICAO


Os fenmenos mais corriqueiros no s processos de fundio so: cristalizao, contrao
de volume, concentrao de impurezas e desprendimento de gases.
4.1 CRISTALIZAO
Consiste no aparecimento das primeiras clulas cristalinas unitrias, que servem como
"ncleos" para o posterior desenvolvimento ou "crescimento" dos cristais, dando,
finalmente, origem aos gros definitivos e "estrutura granular" tpica dos metais. Esse

19

crescimento dos cristais no se d, na realidade, de maneira uniforme, originando gros


cristalinos com os aspectos representados na Figura 8.

Figura 8 (a) Dentrita originada na solidificao. (b) Aspectos tpicos da seo de um


lingote mostrando algumas formas que os rgos adquirem durante a solidificao no
interior de uma "lingoteira". (c) Efeito dos cantos durante a solidificao.

4.2 CONTRAO DE VOLUME


Os metais, ao solidificarem, sofrem uma contrao. A contrao d origem a uma
heterogeneidade conhecida por vazio ou rechupe, ilustrada na Figura 9. Inicialmente,
tem-se (a) o metal inteiramente no estado lquido; (b) a solidificao tem incio na
periferia, onde a temperatura mais baixa e caminha em direo ao centro; (c) fim da
solidificao e (d) contrao slida.

Figura 9 Representao esquemtica do fenmeno de contrao com vazio ou


"chupagem" resultante.

A diferena entre os volumes no estado lquido e no estado slido final d como


consequncia o vazio ou rechupe, indicados nas panes (c) e (d) da figura. A pane (d) d

20

a entender tambm que a contrao slida ocasiona uma diminuio geral das
dimenses da pea solidificada. Os vazios citados podem eventualmente ficar
localizados na parte interna das peas, prximos da superfcie; porm, invisveis
externamente. Alm dessa consequncia (vazio ou rechupe) a contrao verificada na
solidificao pode ocasionar:
- aparecimento de trincas a quente.
- aparecimento de tenses residuais.
As tenses residuais podem ser controladas por um adequado projeto da pea, e podem
ser eliminadas pelo tratamento trmico de "alvio de tenses". Os vazios ou rechupes
que constituem a consequncia direta da contrao podem tambm ser controlados ou
eliminados, mediante recursos adequados, seja no caso de lingoteiras, seja no caso de
moldes para peas fundidas. No caso da fundio de um lingote, o artifcio adotado para
controlar o vazio colocar sobre o topo da lingoteira - que feita de material metlico uma pea postia de material refratrio, denominada cabea quente ou massalote;
essa pea, por ser de material refratrio, retm o calor por um tempo mais longo e
corresponder seo que solidifica por ltimo; nela, portanto, vai se concentrar o
vazio. Resulta assim um lingote so pela eliminao de sua cabea superior.

Figura 10 Defeitos de contrao em volantes fundidos e modo de corrigi-los

21

Figura 11 Dispositivos utilizados para controle de vazios em lingotes e peas fundidas

No caso de peas fundidas, utiliza-se um "alimentador". No exemplo apresentado na


Figura 11, o molde foi projetado de tal maneira que a entrada do metal lquido, atravs
de canais, feita na seo mais grossa que alimenta as menos espessas; ao mesmo
tempo, o "alimentador" ficar convenientemente suprido de excesso de metal lquido,
nele se concentrando o vazio.
4.3 CONCENTRAO DE IMPUREZAS
Algumas ligas metlicas contm impurezas normais, que se comportam de modo
diferente, conforme a liga esteja no estado lquido ou slido. O caso mais geral o das
ligas ferro-carbono que contm, como impurezas normais, o fsforo, o enxofre, o
mangans, o silcio e o prprio carbono. Quando essas ligas esto no estado liquido, as
impurezas esto totalmente dissolvidas no lquido, formando um todo homogneo. Ao
solidificar, entretanto, algumas das impurezas so menos solveis no estado slido.
A Figura 12 representa esquematicamente como a segregao (concentrao de
impurezas) pode se dispor em peas laminadas e forjadas. O inconveniente dessa
segregao que o material acaba apresentando composio qumica no uniforme,
conforme a seo considerada, e consequentes propriedades mecnicas diferentes.
Esse inconveniente pode ser evitado pelo controle mais rigoroso da composio qumica
das ligas e controle da prpria velocidade de resfriamento.

Figura 7 Segregao em peas laminadas e forjadas

4.4 DESPRENDIMENTO DE GASES

22

Esse fenmeno ocorre como no caso anterior, principalmente nas ligas ferro-carbono. O
oxignio dissolvido no ferro, por exemplo, tende a combinar-se com o carbono dessas
ligas, formando os gases CO e CO2 que escapam facilmente atmosfera, enquanto a
liga estiver no estado liquido. medida, entretanto, que a viscosidade da massa lquida
diminui, devido queda de temperatura, fica mais difcil a fuga desses gases, os quais
acabam ficando retidos nas proximidades da superfcie das peas ou lingotes, na forma
de bolhas.
5. CONTROLE DE QUALIDADE DE PEAS FUNDIDAS
A inspeo de peas fundidas - como de peas produzidas por qualquer outro processo
metalrgico - tem dois objetivos:
Rejeitar as peas defeituosas;
Preservar a qualidade das matrias-primas utilizadas na fundio e a sua mo-de-obra.
O controle de qualidade compreende as seguintes etapas:
INSPEO VISUAL: usada para detectar defeitos visveis, resultantes das operaes
de moldagem, confeco e colocao dos machos, de vazamento e limpeza;
INSPEO DIMENSIONAL: realizada geralmente em pequenos lotes produzidos,
antes que toda a srie de peas seja fundida;
INSPEO METALRGICA: inclui anlise qumica; exame metalogrfico, para
observao de microestrutura do material; ensaios mecnicos, para determinao de
suas propriedades mecnicas; ensaios no destrutivos, para verificar se os fundidos so
totalmente 'perfeitos'.
Muitas vezes, uma inspeo, para ser completa, exige testes de uma montagem, onde
so includas as peas fundidas, e onde simulam ou duplicam as condies esperadas em
servio.

6. BIBLIOGRAFIA

23

http://www.infoescola.com/quimica/fundicao/
http://sites.poli.usp.br/d/pmr2202/arquivos/Processos%20de%20Fundi
%C3%A7%C3%A3o%20e%20Sinteriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
http://mmborges.com/processos/Conformacao/cont_html/fundicao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundi%C3%A7%C3%A3o
Chiaverini, V. Tecnologia Mecnica Processos de fabricao e tratamento. So
Paulo. Makron. 1986. 2a edio.
Ohno, A. Solidificao dos Metais. So Paulo. Livraria Cincia e Tecnologia
Ltda.
Torre, J. Manual de Fundio. So Paulo. Hemus. 1975.