Anda di halaman 1dari 8

4/3/2014

Aprova Concursos

1- Q35350 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Gesto Ambiental - Assuntos: Iso 14001, Educao Ambiental, Legislao Ambiental )

As reas midas englobam desde as reas marinhas e costeiras at as continentais e as artificiais, como lagos, manguezais, pntanos e reas irrigadas para agricultura e reservatrios de hidreltricas. Ao todo, so classificados 42 diferentes tipos de zonas midas, que existem em todos os tipos de ecossistemas e so importantes para a manuteno da biodiversidade. Situadas em uma interface entre a gua e o solo, as reas midas so pressionadas no somente pela ao direta do homem, mas tambm pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de gua doce adjacentes. Internet: < www.wwf.org.br> (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens a respeito das reas midas.
So objetivos especficos da Poltica Nacional da Biodiversidade e Conservao da Biodiversidade (PNBCB): estabelecer iniciativa nacional para a conservao e a recuperao da biodiversidade de guas interiores, da zona costeira e da zona marinha e incentivar e apoiar a criao de unidades de conservao marinhas com diversos graus de restrio e de explorao.
Certo Errado

2- Q35355 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

Com relao ao ordenamento territorial e ao ZEE, julgue os itens a seguir.


Na distribuio espacial das atividades econmicas, devem ser consideradas a importncia ecolgica, as limitaes e as fragilidades dos ecossistemas e devem ser estabelecidas vedaes, restries e alternativas de explorao do territrio.
Certo Errado

3- Q35362 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/

1/8

4/3/2014

Aprova Concursos

Julgue os itens subsequentes, referentes a ordenamento territorial e ao zoneamento ecolgico-econmico (ZEE).


As diretrizes para a elaborao do ZEE prescindem da descrio de programas e projetos do governo municipal, bem como das suas respectivas fontes de recursos, visto que, por serem apenas diretrizes, no estabelecem diretivas especficas.
Certo Errado

4- Q35367 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Ecossistemas )

reas midas constituem ecossistemas com elevada produtividade primria, que, associados complexidade ambiental, contribuem para as atividades de alimentao, nidificao e descanso das aves aquticas. O monitoramento das assembleias de aves, a longo prazo, disponibiliza informaes fundamentais sobre as flutuaes sazonais, cuja riqueza e abundncia esto associadas s caractersticas ambientais locais.

A partir do texto acima apresentado, julgue os itens seguintes acerca de normas e procedimentos para a conservao das espcies aquticas ameaadas de extino.
No processo de monitoramento de aves aquticas, a abundncia e a composio das assembleias recebem influncias espaciais e temporais em razo da heterogeneidade das reas midas, consideradas mosaicos, uma vez que as aves, nessas reas, raramente se encontram distribudas uniformemente.
Certo Errado

5- Q35347 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Gesto Ambiental - Assunto: Legislao Ambiental )

A constituio das reas de preservao permanente possibilita a proteo dos recursos hdricos, do solo, da flora e da fauna, mantendo, dessa forma, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade e o bem-estar das populaes humanas. Acerca das reas de preservao permanente e de reservas legais, julgue o item a seguir.
Constitui reserva legal a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas.
Certo Errado
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/ 2/8

4/3/2014

Aprova Concursos

6- Q35354 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

Com relao ao ordenamento territorial e ao ZEE, julgue os itens a seguir.


A inexistncia de polticas setoriais que impactem nas diversas regies do pas haja vista que a desarticulao e a disperso dessas polticas setoriais impedem a gesto integrada do territrio consiste em pr-requistido para a adoo de uma poltica de ordenamento territorial no Brasil.
Certo Errado

7- Q35359 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Medida Provisria 2186-16-01 - Patrimnio Gentico e Conhecimento Tradicional Associado )

Com relao repartio de benefcios, decorrentes da explorao econmica de produtos ou processos advindos do patrimnio gentico ou de conhecimento tradicional, julgue os seguintes itens.
Considere que a explorao econmica de produto ou processo desenvolvido a partir de amostra de componente do patrimnio gentico ou de conhecimento tradicional associado ocorra em desacordo com as disposies legais vigentes em solo ptrio. Nessa situao, o infrator sujeita-se, exclusivamente, s sanes administrativas pertinentes e as vantagens obtidas a partir do faturamento pela comercializao do produto, ou dos royalties obtidos de terceiros, quando decorrentes de licenciamento de processo protegido por propriedade intelectual, tambm sujeitaro o infrator s sanes penais cabveis.
Certo Errado

8- Q35361 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

Julgue os itens subsequentes, referentes a ordenamento territorial e ao zoneamento ecolgico-econmico (ZEE).


Orientado pelos princpios da utilidade e da simplicidade, o ZEE deve permitir a diviso do territrio em zonas que, individualmente, devem conter, no mnimo, cinco faixas de geoprocessamento, definidas por meio de diagnstico ambiental multidisciplinar.
Certo Errado

9- Q35366 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Resolues do CONAMA )

As reas midas englobam desde as reas marinhas e costeiras at as continentais e as artificiais, como lagos,
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/ 3/8

4/3/2014

Aprova Concursos

manguezais, pntanos e reas irrigadas para agricultura e reservatrios de hidreltricas. Ao todo, so classificados 42 diferentes tipos de zonas midas, que existem em todos os tipos de ecossistemas e so importantes para a manuteno da biodiversidade. Situadas em uma interface entre a gua e o solo, as reas midas so pressionadas no somente pela ao direta do homem, mas tambm pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de gua doce adjacentes.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens a respeito das reas midas.
A Resoluo n. 417/2009 do CONAMA dispe sobre os parmetros bsicos para a definio de vegetao primria e dos estgios sucessionais secundrios da vegetao de restinga na Mata Atlntica; do ponto de vista geomorfolgico, restingas so faixas arenosas que, depositadas paralelamente praia, se alongam, tendo como ponto de apoio cabos e salincias no litoral.
Certo Errado

10- Q35334 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Gesto Ambiental - Assunto: Protocolo de Kyoto )

Com base nas disposies constantes do Protocolo de Kyoto, julgue o prximo item.
Nesse protocolo, so estabelecidos metas e prazos relativos reduo ou limitao das emisses futuras de dixido de carbono e de outros gases responsveis pelo efeito estufa.
Certo Errado

11- Q35353 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

Com relao ao ordenamento territorial e ao ZEE, julgue os itens a seguir.


Os produtos resultantes do ZEE devem ser armazenados exclusivamente em formato eletrnico e, como so indispensveis segurana e integridade do territrio nacional, no podem ser disponibilizados para o pblico em geral.
Certo Errado

12- Q35358 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Medida Provisria 2186-16-01 - Patrimnio Gentico e Conhecimento Tradicional Associado )
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/ 4/8

4/3/2014

Aprova Concursos

Com relao repartio de benefcios, decorrentes da explorao econmica de produtos ou processos advindos do patrimnio gentico ou de conhecimento tradicional, julgue os seguintes itens.
Os contratos de utilizao do patrimnio gentico e de repartio de benefcios, que devem ser registrados no Conselho de Gesto, s tm eficcia aps a anuncia desse Conselho.
Certo Errado

13- Q35360 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

Julgue os itens subsequentes, referentes a ordenamento territorial e ao zoneamento ecolgico-econmico (ZEE).


Entre os pressupostos institucionais que devem ser apresentados pelos executores do ZEE incluem-se a base de informaes compartilhadas entre os diversos rgos da administrao pblica e o compromisso de encaminhamento peridico dos resultados e dos produtos gerados comisso coordenadora do ZEE.
Certo Errado

14- Q35352 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Unidades de Conservao (Lei 9.985-00) )

Com base na Lei n.0 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) e estabeleceu critrios e normas para a criao, implantao e gesto de unidades de conservao, julgue os itens a seguir.
Embora seja proibido em reas de reserva ecolgica, o ecoturismo permitido em reas de proteo ambiental.
Certo Errado

15- Q35357 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Biodiversidade )

Julgue os itens a seguir, relativos biodiversidade.


Denomina-se hotspot toda rea prioritria para a conservao ambiental que apresenta alta biodiversidade de espcies endmicas, e preservao de, ao menos, trs quartos de sua vegetao original.
Certo Errado

16- Q35364 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Legislao Florestal )
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/ 5/8

4/3/2014

Aprova Concursos

A constituio das reas de preservao permanente possibilita a proteo dos recursos hdricos, do solo, da flora e da fauna, mantendo, dessa forma, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade e o bem-estar das populaes humanas. Acerca das reas de preservao permanente e de reservas legais, julgue os itens a seguir.
A rea de preservao permanente no entorno dos reservatrios artificiais de gerao de energia eltrica com at dez hectares, em projeo horizontal, medida a partir do nvel mximo normal e sem prejuzo da compensao ambiental, deve ter largura mnima de 15 m, podendo ser reduzida conforme estabelecido no plano de recursos hdricos da bacia onde o reservatrio se localiza.
Certo Errado

17- Q35369 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Unidades de Conservao (Lei 9.985-00) )

Com base na Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) e estabeleceu critrios e normas para a criao, implantao e gesto de unidades de conservao, julgue os itens a seguir.
Os stios Ramsar, que correspondem a zonas midas habitadas por aves aquticas, no fazem parte do SNUC.
Certo Errado

18- Q35349 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Gesto Ambiental - Assunto: Legislao Ambiental )

As reas midas englobam desde as reas marinhas e costeiras at as continentais e as artificiais, como lagos, manguezais, pntanos e reas irrigadas para agricultura e reservatrios de hidreltricas. Ao todo, so classificados 42 diferentes tipos de zonas midas, que existem em todos os tipos de ecossistemas e so importantes para a manuteno da biodiversidade. Situadas em uma interface entre a gua e o solo, as reas midas so pressionadas no somente pela ao direta do homem, mas tambm pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de gua doce adjacentes. Internet: < www.wwf.org.br> (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens a respeito das reas midas.
O Brasil, juntamente com os Estados Unidos da Amrica, a Argentina, o Japo e o Mxico, recusou-se a assinar a conveno Ramsar, que dispe sobre reas midas
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/ 6/8

4/3/2014

Aprova Concursos

de importncia internacional, especialmente como habitat para aves aquticas, por entender que esse acordo poderia restringir aspectos da soberania nacional relacionados a esses ambientes.
Certo Errado

19- Q35351 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Unidades de Conservao (Lei 9.985-00) )

Com base na Lei n.0 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) e estabeleceu critrios e normas para a criao, implantao e gesto de unidades de conservao, julgue os itens a seguir.
Por ocuparem reas privadas, as Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) no integram o SNUC.
Certo Errado

20- Q35356 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Biodiversidade )

Julgue os itens a seguir, relativos biodiversidade.


Identificam-se duas abordagens no estudo denominado ecologia da paisagem, uma de ordem geogrfica, que privilegia o estudo da influncia do ser humano sobre a paisagem e a gesto do territrio, e outra de ordem ecolgica, que enfatiza a importncia do contexto espacial nos processos ecolgicos, bem como a importncia dessas relaes no que se refere conservao biolgica.
Certo Errado

21- Q35363 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Zoneamento Ecolgico-Econmico (ZEE) )

Julgue os itens subsequentes, referentes a ordenamento territorial e ao zoneamento ecolgico-econmico (ZEE).


Os pressupostos que devem ser observados na elaborao e na implementao de um ZEE incluem a apresentao de termo de referncia detalhado e de equipe de coordenao composta por pessoal tcnico habilitado.
Certo Errado

22- Q35370 ( Prova: CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - V Disciplina: Direito Ambiental - Assunto: Unidades de Conservao (Lei 9.985-00) )

Com base na Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) e estabeleceu
http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/ 7/8

4/3/2014

Aprova Concursos

critrios e normas para a criao, implantao e gesto de unidades de conservao, julgue os itens a seguir.
proibida a realizao de pesquisas cientficas em reas de florestas nacionais.
Certo Errado

GABARITO 1) 35350 - Certo 2) 35355 - Certo 3) 35362 - Errado 4) 35367 - Certo 5) 35347 - Certo 6) 35354 - Errado 7) 35359 - Errado 8) 35361 - Errado 9) 35366 - Certo 10) 35334 - Certo 11) 35353 - Errado 12) 35358 - Certo 13) 35360 - Certo 15) 35357 - Errado 16) 35364 - Errado 17) 35369 - Errado 18) 35349 - Errado 19) 35351 - Errado 20) 35356 - Certo 21) 35363 - Certo 22) 35370 - Errado

http://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/imprimir-questoes/banca/CESPE/nivel/Superior+Completo/modalidade/Certo%2FErrado/cargo/

8/8

Anda mungkin juga menyukai