Anda di halaman 1dari 128

Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Centro de Filosofia e Cincias Sociais CFCH Instituto de Filosofia e Cincias Sociais IFCS

FCS Departamento de Histria Programa de Ps-graduao em Histria Comparada

Teatro Anarquista, Futebol e Propaganda: tenses e contradies no mbito do lazer

Michelle Nascimento Cabral


Dissertao de Mestrado

Orientadora: Profa. Dra. Maria Conceio Pinto de Ges

Rio de Janeiro

2008

Michelle Nascimento Cabral

Teatro Anarquista, Futebol e Propaganda: tenses e contradies no mbito do lazer

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-graduao em Histria Comparada do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Mestre em Histria Comparada.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Conceio Pinto de Ges

Rio de Janeiro

2008

Teatro Anarquista, Futebol e Propaganda: tenses e contradies no mbito do lazer

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Histria Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Mestre em Histria Comparada.

Michelle Nascimento Cabral Aprovada em 21 de agosto de 2008, por:

________________________________________________ (Orientador) (Profa. Dra. Maria Conceio Pinto de Ges / UFRJ)

___________________________________________________ (Prof. Dr. Narciso Larangeira Telles da Silva / UFRJ)

___________________________________________________ (Prof. Dr. Victor Andrade de Melo / UFRJ)

___________________________________________________(Suplente) (Profa. Dra. Sabrina Evangelista Medeiros / UFRJ) ___________________________________________________(Suplente) (Profa. Dra. ngela Brets / UFRJ)

Rio de Janeiro 2008

Dedicatria

Ao

meu

marido,

amigo

companheiro, Alan Fonseca, com todo o amor do meu corao.

E tambm em memria de minha saudosa me, Antnia Nascimento, que um dia sonhou em me ver na sala de aula.

Agradecimentos

Agradeo a todos que de forma direta ou indireta ajudaram nesta empreitada: Victor Andrade de Melo, Narciso Telles, Maria Conceio Pinto de Ges, ngela Bretas, Sabrina Medeiros, Edinamria Mendona, Afonso Barros, Celso Branco, Roberto Augusto Pereira, Maisa Pereira, Mrcia e Leniza (PPGHC), Biblioteca Anarquista Fbio Luz, Arquivo Edgar Leuroth / UNICAMP e Arquivo Histrico Nacional.

RESUMO

Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar, atravs do mtodo comparativo, duas atividades de lazer e propaganda desenvolvidas pelos operrios e militantes anarquistas, na cidade do Rio de Janeiro, no incio do sculo XX: O Teatro Anarquista e o Futebol Solidrio. Tanto o teatro quanto o futebol so entendidos como objetos potenciais para ampliar nossa compreenso da sociedade deste perodo e, particularmente, da classe operria que se constitua. Visamos investigar e entender, por meio das mltiplas dimenses destas vivncias, as tenses, as contradies e as disputas ideolgicas no mbito do lazer.

ABSTRACT

This paper intends to analyze, through the comparative method, two activities of leisure and advertising developed for the workersand the anarchists militants, in Rio de Janeiro, inthe beginning of the twenth century: the anarchist theaterand the solidary soccer. Bpoth, the theater and and the soccer are basic to make better our understanding about the society of this periodand, particulary to understand the workers class that is borning. We intend to search and understand , through the different ways of this experience , the tensions , the contradictions end the ideologicla disputes in the scope of the leisure.

SUMRIO

INTRODUO Teatro, Futebol e Lazer, objetos para a histria? ..........................

1 Classe, Lazer e Histria: Arcabouo conceitual .................................................... 16 1.1 Lazer: conceitos, tenses e disputas .................................................................. 23 2 A Histria Comparada .......................................................................................... 28 CAPTULO 1 Transio, Transformaes e Conflitos: o Rio de Janeiro e a passagem para o sculo XX ...................................................................................................... 32

1.1 O Rio de Janeiro e o processo de modernizao ............................................. 40 1.2 O Rio dos Operrios: diverso e agitao dentro e fora da fbrica .................. 50 CAPTULO 2 Anarquismo no Brasil ...................................................................... 56 2.1 - Os anarquistas e a disputa ideolgica no mbito do lazer ................................. 68 2.2 - O Baile: Diverso x Alienao ......................................................................... 74 CAPTULO 3 - O Teatro Anarquista: preciso educar as massas para a emancipao ....................................................................................................................................... 77 3.1- Teatro Anarquista: algumas interpretaes ........................................................... 85 3.2 Dos palcos aos gramados: Futebol e Anarquia no Rio de Janeiro ........................ 90 3.3 - Teatro e Futebol Quadro Comparativo 1 ......................................................... 96 3.4 - Teatro e Futebol Quadro Comparativo 2 ........................................................ 103 CONCLUSO ............................................................................................................ 111 REFERNCIAS ........................................................................................................ 115 ANEXOS ................................................................................................................... 120

INTRODUO Teatro, Futebol e Lazer, objetos para a histria?

Um mapa-mndi que no inclua a utopia no digno de consulta, pois deixa de fora as terras a que a humanidade est sempre aportando. E nelas aportando, sobe gvea e, se divisa terras melhores, torna a iar velas. O progresso a concretizao de Utopias. (Oscar Wilde, A Alma do Homem sob o socialismo)1

Partindo da compreenso de que a histria pode ser contada a partir das prticas culturais de um povo, ousamos buscar nas atividades de lazer e propaganda desenvolvidas pelos operrios e militantes anarquistas no Rio de Janeiro, desde fins do sculo XIX a meados do sculo XX, um pouco desta histria esquecida. sabido que somente muito recentemente, com o advento da Escola dos Annales2, esta concepo da histria abriu para o pesquisador novas perspectivas de pesquisa e anlise.

O estudo do teatro, ou o uso deste como objeto para a compreenso de outras experincias histricas ou sociolgicas, to recente quanto o prprio estudo do teatro em si. Esta realidade ainda mais imperativa quando pensamos no fenmeno do futebol, ou das prticas coorporais/esportivas como um todo. Nosso intento aqui vai ainda mais alm, pois no recortamos estas manifestaes (teatro e futebol) isoladamente, mas as percebemos inseridas dentro de um campo maior, o campo do lazer. Este envolvia, no caso dos anarquistas, alm das vivncias j citadas, muitas outras que no sero aqui aprofundadas, como o baile social, os piqueniques ou

WILDE, Oscar. A Alma do Homem sob o Socialismo. Porto Alegre: L&PM, 1983, p.12. Movimento que revolucionou a historiografia e (de grande importncia) que ficou conhecido como Nova Histria. Tinha entre seus expoentes os historiadores March Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel. Para saber mais consultar os estudos de Burke (1992).
2

ajantarados3, os festivais culturais de solidariedade, para no citar as experincias anarquistas na educao e na imprensa.

O objetivo desta pesquisa investigar e analisar, por meio destas manifestaes operrias, o Teatro Anarquista4 - este um termo desenvolvido a partir desta pesquisa para se referir ao teatro, escrito, produzido e apresentado por trabalhadores (operrios ou no) e militantes de orientao assumidamente anarquista e o futebol solidrio5, as questes postas no contexto em que se encontravam nossos atores sociais. Ou seja, acreditamos que em tais procedimentos do movimento operrio e anarquista no Brasil deste perodo, estavam imbricado o controle do tempo, a disputa ideolgica, as tenses e as contradies no mbito do lazer.

Portanto, iremos evidenciar, nas atividades de lazer e propaganda, o teatro e o futebol promovidos por estes trabalhadores anarquistas. Ressaltaremos as semelhanas e diferenas, contrapondo: procedimento de atuao no fazer artstico e esportivo; o ponto de vista dos trabalhadores anarquistas sobre cada atividade especificamente; o olhar dos trabalhadores anarquistas na atuao de ambos (teatro e futebol) no que se refere construo e propaganda do iderio anarquista, assim como as contradies internas do movimento na utilizao de atividades esportivas e scio-culturais na propaganda ideolgica. Vamos realar os principais elementos construtivos da relao

Assim o escritor Lima Barreto se referia aos encontros de domingo nos parques da cidade, onde os operrios se distraiam com suas famlias ao cair da tarde. 4 Dentre suas caractersticas encontraremos o discurso filosfico e poltico contundente da propaganda libertria. A terminologia Teatro Operrio, usado por muitos pesquisadores para se referirem a esta mesma produo, me pareceu insuficiente tendo em vista que nem todos os operrios que eventualmente realizavam atividades artsticas como o teatro eram anarquistas, ainda que em seu contedo dramtico houvesse a representao do cotidiano operrio dentro e fora da fbrica. Portanto, todo Teatro Anarquista operrio, mas nem todo Teatro Operrio anarquista. 5 A expresso Futebol Solidrio ou Futebol Social era usada pelos militantes anarquistas a fim de diferenciar as partidas de futebol promovidas pela militncia das competies realizadas comumente pelos clubes, patres ou outros operrios ainda no conscientizados.

10

lazer e propaganda, buscando identificar nesta trajetria as especificidades do controle do tempo e da disputa ideolgica dentro e fora da fbrica.

Como recorte do nosso contexto, elegemos o perodo que vai de 1890 a 1920 na cidade do Rio de Janeiro. Tal recorte se deu em funo de algumas questes bsicas: a) o advento das idias libertrias no Brasil com a vinda dos imigrantes e o perodo ureo do movimento anarquista6 (1888/1920); b) a importncia da cidade do Rio de Janeiro7 como cenrio cultural, poltico e administrativo neste perodo; c) as fontes documentais - apesar de alguns relatos8 contarem que as atividades teatrais dos anarquistas remontam chegada dos primeiros contingentes de imigrantes ao Rio de Janeiro e So Paulo, ainda em fins do sculo XIX, os arquivos registram estas atividades a partir de 1901 em jornais e, mais posteriormente, em publicaes de textos teatrais - d) a popularizao do futebol como esporte, a partir de sua entrada nas fbricas e, em reao a este fato, as primeiras manifestaes anarquistas sobre a incidncia do esporte entre os operrios, registradas em peridicos a partir da segunda dcada do sculo XX.

Neste sentido, cabe esclarecer nossas fronteiras no desenvolvimento da pesquisa. Nossas investigaes se situaram no contexto do movimento anarquista, ou seja, a relao direo e base9 do movimento poltico, o olhar do anarquista sobre si e
6

Neste curto espao de tempo, os anarquistas se consolidaram no Brasil como fora poltica, assumindo a hegemonia no movimento operrio no incio do sculo. Sobre a predominncia anarquista no movimento operrio no Brasil ver: CRUZ, Maria Ceclia Velasco. Amarelo e Negro: Matizes do comportamento operrio na Repblica Velha. (IUPERJ), 1981. 7 Durante o levantamento bibliogrfico, podemos perceber o quanto pequena a produo acadmica sobre as atividades anarquistas no Rio de Janeiro. A maioria dos trabalhos existentes se refere participao poltica nos sindicatos, s greves e imprensa libertria no Rio, em detrimento das relaes dos anarquistas com a cidade no que se refere ao lazer, educao, arte, dentre outras. 8 Sobre estes relatos, utilizamos as entrevistas de militantes e operrios anarquistas na obra: GOMES, ngela de Castro (coord.);FLASKSMA, Dora Rocha; STOTZ Eduardo. Velhos Militantes: Depoimentos. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 1988. 9 Entenda-se por Direo as lideranas anarquistas inseridas ou no nos sindicatos e ligas operrias. E ainda os intelectuais do movimento anarquista, neste caso muitos eram autores de peas teatrais e ou colunistas nos jornais operrios. Entenda-se por base os trabalhadores, operrios de modo geral,

11

sobre o operariado e suas intervenes no mbito do lazer no contexto da industrializao. A relao, patro e empregado ficou como pano de fundo destas tenses. Essa delimitao nos exigiu trabalhar fundamentalmente com a imprensa anarquista. Tendo em vista que em seus jornais escreviam suas opinies sobre questes externas, e internas, alm de divulgarem amplamente suas atividades. Em outras palavras a imprensa operria de certa forma, um retrato, um olhar sobre si.

Assim, para esta investigao utilizaremos: 1) matrias, artigos e notas, escritos pelos prprios anarquistas e publicados em peridicos10 de orientao libertria11 de ampla insero no meio operrio. 2) trechos de peas teatrais12 escritas e produzidas por militantes anarquistas; 3) o Estatuto de fundao do Grupo Dramtico Theatro Social13.

Sobre a importncia da imprensa anarquista para reconstituir e ou remontar estes objetos, ressaltamos que os peridicos tem sido fundamentais. No por menos que muitos trabalhos acadmicos tm sido realizados no sentido de analisar e resguardar a imprensa operria e dentre ela a imprensa anarquista. O acesso a esses documentos foi vital para o desenvolvimento deste trabalho. Os peridicos anarquistas (inmeros ao longo de dcadas) acompanharam o desenvolvimento dessa classe, suas contradies,

anarquistas ou simpatizantes, para quem era voltadas as atividades anarquistas de lazer, propaganda e formao poltica. 10 Segundo a pesquisadora Maria Nazareth Ferreira, A Plebe, era um dos peridicos de maior regularidade em suas publicaes, alm de ter sido dentre todos, o que mais se manteve ativo por dcadas, fundado no incio do sculo vinte, sobreviveu at incio da dcada de 1930. Sobre isto, consultar A Imprensa Operria no Brasil. So Paulo. Vozes, 1978. 11 Para melhor compreenso dos argumentos, esclareo que libertrios era uma outra forma dos anarquistas denominarem suas idias. Fazendo, portanto, parte integrante do vocabulrio revolucionrio do meio. s vezes o uso de uma ou outra denominao se dava em face da tendncia ou corrente deste ou daquele militante. 12 Foram utilizados os textos teatrais: Greve de Inquilinos, de Neno Vasco e Pedras que Rolam, de Jos Oiticica. 13 O estatuto de fundao do Grupo de teatro foi publicado no jornal A Plebe, em 1907.

12

tenses e aspiraes. Configurando uma importante fonte para a pesquisa dessas categorias.

SILVA nos d um pequeno panorama do incio da imprensa operria no Brasil:


[...] O Operrio (SP 1869); O Trabalho (SP 1876); O Proletrio (RJ 1878); O Lutador (Alagoas 1887); A Luta (Porto Alegre 1894) so alguns dos primeiros ttulos dessa imprensa criada por trabalhadores. Contabilizavam mais de 300 ttulos at o final da 1 Repblica.14

O autor nos oferece uma idia da importncia da imprensa para essas organizaes, e, portanto, a importncia da mesma para as pesquisas sobre o movimento operrio principalmente deste perodo.

No mbito da imprensa como fonte de pesquisa foram utilizados como fonte para nossa anlise os peridicos de orientao anarquista: A Plebe, A lanterna e Novo Rumo. A Plebe foi o peridico que teve uma importante participao na poltica de propaganda anarquista. Tinha forte penetrao no meio operrio, principalmente nas cidades de So Paulo, onde foi fundado e na cidade do Rio de Janeiro, onde se encontravam muitos dos colaboradores do jornal.15 Foi fundador e redator de A Plebe, durante muitos anos, o militante Edgar Leuenroth, figura mpar na imprensa operria no Brasil.16

SILVA, JORGE E. O Nascimento da Organizao Sindical no Brasil e as primeiras Lutas Operrias: 1890-1935. Dissertao de mestrado. Programa de ps-graduao em Educao. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.2001 15 Entre os colaboradores na cidade do Rio de encontravam os militantes: J. Motta Assuno, Fbio Luz, Santos Barbosa, dentre outros. Porm os nomes citados eram mais freqentes. 16 FERREIRA, Nazareth Maria. A Imprensa Operria no Brasil. So Paulo. Vozes, 1978.

14

13

Os peridicos A Lanterna e Novo Rumo, ambos fundados e publicados na cidade do Rio de Janeiro, foram escolhidos, dentre muitos fatores. O principal, no entanto, o destaque que estes peridicos davam s questes culturais em seus jornais. Enquanto A Plebe noticiava as atividades culturais em pequenas notas e chamadas que eram dispostas no meio do jornal, onde os maiores destaques eram dados, s notcias que diziam respeito ao movimento poltico diretamente como greves, prises, denncias, boicotes, etc os jornais A Lanterna e Novo Rumo dispensavam s notcias culturais e de lazer, um espao maior. s vezes estes destaques vinham em primeira pgina, outras no verso da primeira pgina, ou seja, na segunda pgina. A Lanterna17 chegou a publicar muitos poemas e peas curtas, escritos por operrios.

O jornal Novo Rumo18 publicou com certa freqncia uma coluna destinada ao teatro intitulada A Luz da Ribalta, onde o colunista alm de relatar os acontecimentos artsticos culturais dos operrios, tambm fazia as crticas dos espetculos e por outras, os narrava todo o desfecho dramtico do texto teatral. Apresentando verdadeiros resumos da dramaturgia encenada. Este fato resguardado em algumas edies do jornal no arquivo Edgar Leuenroth/UNICAMP, se constitui um importante registro dessa dramaturgia, tendo em vista que algumas das peas narradas no jornal, j no existe mais o texto original escrito pelo autor.

Deram-nos suporte tambm em nossa investigao, os textos teatrais de dois autores, ambos militantes anarquistas do mesmo perodo: o brasileiro Jos Oiticica19 e o

17 18

Fundador: Edgar Leuenroth, diretor: Rodolpho Felipe O diretor e fundador do jornal Novo Rumo, foi o militante e jornalista Ullisses Martins. 19 Jos Rodrigues Leite e Oiticica, conhecido como Jos Oiticica, (1882-1957), militante, teatrlogo anarquista, intelectual combativo foi professor do Colgio Pedro Segundo. Sua pea de teatro Quem os Salva? foi levada em cartaz pela Cia. De Itlia Fausta, grande diva do teatro da poca. Para saber mais

14

imigrante portugus, Neno Vasco20. Os textos teatrais analisados foram Pedras que Rolam de Jos Oiticica e Greve de Inquilinos de Neno Vasco. Os respectivos autores foram escolhidos devido grande quantidade de montagens de seus textos no meio operrio, alm da qualidade literria apresenta em suas dramaturgias. interessante ressaltar que estes autores no eram operrios. Eram intelectuais do movimento, geralmente eram convidados para proferirem as conferncias durante a festa operria. Tambm foram os autores que mais publicaram textos, isso os privilegia em relao a outros militantes operrios e artesos que tambm escreviam, e tiveram seus textos encenados, mas no entanto, no tiveram suas peas publicadas, o que devido ao aspecto efmero do teatro, o fato de no haver um registro documental nos leva fatalmente a lamentar a perda dessa histria.21

importante ressaltar que a anlise das obras citadas teve como base apenas a investigao e fundamentao das caractersticas temticas abordadas pelo Teatro Anarquista e sua forma de expresso escrita na defesa da ideologia. Sem a pretenso de desenvolver uma anlise da dramaturgia deste teatro propriamente dita. Compondo uma comdia (Greve de Inquilinos) e um drama (Pedras que rolam), bastante difundidos entre as atividades da festa operria, estas obras integraram o repertrio de diversos

sobre este intelectual e militante anarquista consultar: PRADO, Arnoni Antnio. Elucubraes dramticas do Professor Oiticica. Artigo. Instituto de Estudos avanados da Universidade de So Paulo. 2006. 20 Nazianzeno Moreira de Queiroz Vasconcelos, portugus, emigrou para o Brasil em 1901 (1878-1920), era mais conhecido como Neno Vasco, assim assinava suas obras dramatrgicas. Foi dentre os autores anarquistas o mais montado, desde seu primeiro trabalho O Pecado de Simonia (1908) at Greve de Inquilinos (1912). Foi deportado pela lei de imigrao Afonso Gordo e faleceu logo em seguida em 1920. Durante esta pesquisa, encontramos registros de montagem de sua pea mais conhecida, Greve de Inquilinos, em 1986 por uma companhia profissional de So Paulo. (CPDOC/ FUNARTE). Chegou a ser comparado a Martins Pena, devido qualidade de sua dramaturgia. Sobre os textos teatrais de Neno Vasco ver: GARCIA Silvana. Teatro da Militncia: A inteno do popular no engajamento poltico. So Paulo. Perspectiva, 1990. 21 o caso de alguns autores que eram sapateiros, artesos, e operrios diversos que so mencionados nos relatos da pesquisa de Maria Thereza Vargas.

15

grupos teatrais anarquistas durante anos. Assim, no poderamos falar deste teatro sem visitar tal dramaturgia.22

A apresentao de nossa pesquisa obedecer seguinte organizao: no primeiro momento, faremos um panorama das questes econmicas, polticas e scioculturais que acompanharam a virada do sculo XIX para o sculo XX; em seguida situaremos neste contexto a cidade do Rio de Janeiro. Em um segundo momento, falaremos especificamente dos anarquistas, os fundamentos de sua filosofia, e sua atuao poltico-cultural no Rio de Janeiro. fundamental conhecermos a forma de pensar destes sujeitos, a fim de compreendermos suas aes e, principalmente, suas contradies. Em nosso terceiro momento faremos a investigao das atividades de lazer, o teatro e o futebol, usando como metodologia o estudo comparativo, a fim de melhor desempenharmos nossa anlise. O conjunto destes procedimentos nos levar concluso do trabalho realizado.

Para tanto, um dos principais cuidados nesta empreitada a necessidade de um arcabouo terico bem fundamentado. Devido s caractersticas da pesquisa, faz-se primordial a definio dos conceitos que sero utilizados ao longo do trabalho.

1 Classe, Lazer e Histria: arcabouo conceitual

22

Durante o levantamento das fontes nos arquivos e bibliotecas, foram encontrados diversos textos teatrais anarquistas. Dentre muitas podemos citar: Quem os Salva? de Jos Oiticica; Uma Mulher Diferente, de Pedro Catallo; O Semeador, de Avelino Foscolo. Alguns conservados na ntegra, outros registrados em partes em peridicos. A produo dramatrgica do teatro anarquista um importante patrimnio e uma interessantssima fonte para anlise desse perodo, que requereria um estudo mais aprofundado e especfico.

16

Antes de entrarmos no cerne da dissertao aqui apresentada, o Teatro Anarquista e o futebol dentro das atividades de lazer promovidas pelos operrios e militantes anarquistas, precisamos nos ater em alguns pontos que fundamentaro nossas discusses e ponderaes.

Como desenvolver um estudo sobre movimento operrio sem antes compreender o conceito de classe operria, que este mesmo movimento ajudou a consolidar? Para o desenvolvimento de nosso estudo fomos buscar no conceito de classe social definido por Thompson23, a fundamentao e a inspirao terica para a

investigao das atividades culturais e esportivas desenvolvidas pelos operrios na virada do sculo XIX e incio do sculo XX.

Nas palavras de Thompsom:

Eu entendo por classe um fenmeno histrico, unificando um nmero de eventos diversos e aparentemente no relacionados, tanto na matria prima da experincia como na conscincia. Eu enfatizo que este um fenmeno histrico. Eu no vejo classe como uma estrutura, nem mesmo como uma categoria, mas como algo que de fato acontece nas relaes humanas. [...] E classe acontece quando alguns homens, como resultado de experincias comuns (herdadas ou partilhadas), sentem e articulam a identidade de seus interesses tanto entre eles, como contra outros homens cujos interesses so diferentes (e freqentemente opostos) dos seus. (1987, p.307).

23

Edward Palmer Thompson considerado, por muitos, um dos maiores historiadores do nosso tempo. Sua grande contribuio est na obra A Formao da classe trabalhadora, onde contrapondo o conceito marxista de classe social, Thompson vai, por dentro do marxismo e a partir dele, nos abrir novas perspectivas de anlise fora das amarras mecnicas, lineares ou estticas.

17

O pensamento de Thompson nos traz uma importante contribuio para a compreenso mais aprofundada das tenses e complexidades no interior das classes sociais, e nas prticas culturais, nas quais o lazer se encontra. Sua concepo de autofazer-se da classe operria ir nortear toda a nossa investigao. Para o autor: [...] a classe definida pelos homens enquanto vivem sua prpria histria e, ao final, esta sua nica definio24. Tendo em vista que o autor privilegia os anseios das camadas populares considerando-os como protagonistas da histria, a classe no se resumia ao papel desempenhado nas relaes de produo, mas principalmente, a partir de suas experincias, vivncias e lutas que se forjou e se constituiu como tal.

Assim, nesta obra Thompson entende a classe como uma formao social e cultural, que se consolidava a partir da construo de sua conscincia de classe. O autor define a conscincia de classe como: [...] a maneira pela qual essas experincias (de relaes produtivas) so manipuladas em termos culturais, incorporadas em tradies, sistemas de valores, idias e formas institucionais. 25

O conceito de Thompson sobre classe e conscincia de classe, nos remete formao da classe trabalhadora no Brasil e particularmente experincia dos anarquistas, que ao proporem a partir de seus interesses de classe uma sociedade sem estado e sem dominao, onde o homem pudesse ser realmente livre, construram de forma atpica um projeto autnomo de prticas culturais que dialogavam de forma vigorosa com as transformaes de seu tempo.

24 25

THOMPSON, 2004; volume 1, P.12. THOMPSON, 2004; volume 1, p.10.

18

Em sua obra Costumes em Comum26, o autor vai desenvolver um panorama sobre as transformaes na percepo de tempo, a partir do capitalismo industrial. Thompson nos leva a perceber as alteraes nesta percepo desde os povos primitivos, nas sociedades pr-industriais, onde o tempo era percebido a partir dos ciclos do trabalho ou das tarefas domsticas, at a transformao deste em moeda, no capitalismo industrial.

Thompson nos mostra que o tempo do no trabalho sempre existiu, assim como os mecanismos de controle desse tempo. Mas no capitalismo industrial esta relao ganhou uma nova dimenso. Para o controle efetivo do tempo era necessrio desenvolver uma nova disciplina do trabalho, esta nova forma de relao estava diretamente ligada aos interesses da produo e, portanto, esse processo foi construdo a partir do cotidiano das fbricas. Nas palavras do autor:

Essa medio incorpora uma relao simples. Aqueles que so contratados experinciam uma distino com o tempo do empregador e o seu prprio tempo. E o empregador deve usar o tempo de sua mo-de-obra e cuidar para que no seja desperdiado. [...] O tempo agora moeda: ningum passa o tempo e sim o gasta.27

Esse processo de instituir, manter e naturalizar o controle, isto , disciplinar o uso e a percepo do tempo foi tenso e nada pacfico, principalmente quando este transpassa os limites da fbrica para adentrar o tempo do no trabalho,
26

Nesta obra Thompson vai analisar a partir do desenvolvimento do capitalismo industrial na Inglaterra as transformaes na percepo do tempo no cotidiano dos homens, externa e interna, no campo e na cidade. Utilizando a figura do relgio, vai desenhando um panorama dessas mudanas e as concepes do tempo para o empregador e para o trabalhador. Para aprofundar ver: THOMPSON, P.E. Costumes em Comum. Companhia das letras. Rio de Janeiro, 1998. 27 THOMPSON, P.E. Costumes em Comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo Companhia das letras. 1998, p. 272.

19

gerando novos conflitos. [...] O processo de industrializao precisa impor o sofrimento e a destruio de modos de vida estimados e mais antigos... (1987, p.29) No entanto, era preciso adequar o tempo as novas exigncias do novo modelo de produo.

Analisando a tentativa de represso e controle do tempo estendido at as atividades de lazer das classes populares Thompson relata:

Nas regies industriais, podia-se observ-la na expanso da disciplina fabril, condicionada pela campainha e pelo relgio, do trabalho s horas de lazer, dos dias teis ao Sabbath, e tambm nas tentativas de supresso do domingo do sapateiro, das feiras e dos feriados tradicionais.28

A partir das colocaes de Thompson, podemos perceber que o controle do tempo e a imposio da disciplina do trabalho no processo de industrializao vo abrir diversas fissuras no somente no mundo do trabalho, mas para alm dele.

Fazendo um paralelo com o processo de industrializao no Brasil, esta compreenso ser fundamental para percebermos questes em voga no Rio de Janeiro no contexto da industrializao e como os trabalhadores deste perodo foram representando e codificando estas transformaes. Tomemos como anlise o depoimento de um trabalhador da indstria txtil no Rio de Janeiro, [...] imagine-se em um lugar onde trabalham centenas de operrios sem sequer uma janela para abrir. Pois isto o que h em quase todas as fbricas. As que tm janelas no as abrem por no quererem que seus escravos percam tempo olhando a rua29.

28

THOMPSON, 2004; volume 2, p. 294.

29

Trecho dos anais do congresso Operrio de 1913, publicado no peridico, A Voz do Povo, Rio de Janeiro, 06 de fevereiro de 1914, p.03.

20

Este trecho narrado por um operrio ilustra bem a viso do tempo como moeda, que vai permear as medidas do patronato dentro das fbricas, influenciando o cotidiano e a percepo do tempo destes trabalhadores, percepo esta, que se desenvolver dentro da estrutura do capitalismo industrial estudada p Thompson.

Observando de perto o cotidiano dos operrios na industrializao brasileira, perceberemos tambm outro ponto de que nos fala o autor, a percepo interna do tempo pelos trabalhadores. Vejamos um trecho de um artigo publicado no jornal A Plebe, intitulado, O Direito de Amar:

A sociedade atual nega ao indivduo um dos mais irrefragveis direitos: O de amar. Sim, porque o indivduo constrangido a ganhar o po de cada dia, a consumir as suas energias da satisfao das mais urgentes necessidades da vida, no tem tempo nem vontade de alimentar os seus sentimentos melhores, o mais nobre e superior dos seus affectos: o amor. [...] quando o proletrio, a escria social aps uma jornada de 10 a 12 horas de trabalho, volta exausto de foras para sua casa... Poder procurar tranquilamente, serenamente sua companheira? Ter tempo, vontade, disposio para os sentimentos e aspiraes?30

O trecho acima aborda de maneira muito direta, dois aspectos do contexto econmico e social da industrializao no Brasil. Alm da explorao da fora de trabalho at a exausto, a percepo do operrio em relao ao tempo dentro e fora da fbrica. Esta percepo de que nos fala Thompson, foi a gnese da investidura nas atividades de lazer pelos anarquistas, pois foi a partir desta relao entre tempo de

30

Artigo assinado por ngelo Vizzotto. Publicado em A Plebe, 1918, p.02.

21

trabalho e tempo do no trabalho que os operrios anarquistas passaram a disputar de igual para igual com o Estado31, o controle do tempo do no trabalho.

O estudo de Thompson nos ajuda a pensar todas essas tenses e fissuras no Brasil da virada do sculo. Entendemos a partir destas anlises que na cidade do Rio de Janeiro estas questes estavam na ordem do dia, assumindo grandes propores dentro e fora da fbrica. Assim, as maiores tenses deste perodo se encontravam dentro de um campo considerado no poltico, ou seja, era no mbito do cotidiano, principalmente nos momento de lazer que estas vivncias muitas vezes se manifestavam como desordem, indisciplina, arruaas ou como um comportamento vulgar, no apropriado. Nas palavras de MELO: [...] pensar os momentos de lazer a partir das lutas simblicas que se estabelecem, sempre a partir da tenso entre resistncia e contra-resistencia32.

As medidas de modernizao desenvolvidas na cidade vo dialogar de forma contundente com esse processo, investindo diretamente na represso aos costumes e prticas culturais centenrias, que j no serviam mais ao novo modelo que se desenvolvia. Nossa anlise se estende tambm resistncia da populao em suas mais diversas formas, desde a criao de guetos como resistncia cultural de algumas prticas decretadas proibidas33, at a revolta concretizada pela ao violenta.

Em nossa pesquisa ser aprofundada a relao entre operrios e patres dentro destas disputas ideolgicas. Ficando a interveno do Estado propriamente dito, como pano de fundo destas tenses, no se caracterizando como objeto deste estudo devido a prpria caracterstica do Estado liberal, que se colocava mais como repressor a servio da iniciativa privada, que como mediador destas relaes. 32 Melo, Victor de Andrade. Lazer e Camadas Populares: Reflexes a partir da obra de Edward Palmer Thompson. Artigo. Universidade do Rio de Janeiro-UFRJ/ANIMA. 33 Podemos citar aqui, desde expresses festivas e religiosas como a festa da Penha, at prticas corporais como a capoeira.

31

22

No caso dos anarquistas, vamos verificar que uma srie de medidas era desenvolvida para difundir, perpetuar e disputar idias dentro do tempo do no trabalho. Desta forma, percebemos que a luta de classes est to dentro do tempo de trabalho, quanto fora dele.

1.1 Lazer: conceitos, tenses e disputas

Como foi dito ao iniciarmos a introduo deste trabalho, a presena do fenmeno do lazer nas anlises histricas, seja como fonte, seja como objeto, ainda muito escassa. O prprio uso do termo lazer, usado para definir um fenmeno social ainda muito recente. No nos cabe aqui fazer todo um levantamento histrico sobre o advento do conceito de lazer34 desde o cio grego, at a crise do termo na psmodernidade. Interessa-nos mais, o surgimento do lazer a partir da implementao do modelo de produo fabril e da disciplina do trabalho nas fbricas. Seu surgimento como resultado e a partir do advento da modernidade. Compreender o fenmeno do lazer neste contexto ser fundamental para o estudo aqui produzido, tendo em vista nossos objetos de anlise, o teatro e o futebol, no interior do movimento operrio.

No foi tarefa das mais fceis enquadrar as camadas populares no novo modelo de trabalho, entretanto, medida que a disciplina era aplicada dentro do tempo de trabalho, era no tempo do no trabalho que se davam os maiores embates. O espao do lazer se constituiu como local privilegiado desses conflitos. Era nos momentos de diverso que as tenses se acentuavam.
O conceito mais aceito a respeito do lazer, do socilogo francs Joffre Dumazedier que o caracteriza como: Um conjunto de ocupaes s quais o indivduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informao ou formao desinteressada, sua participao social voluntria ou sua livre capacidade criadora, aps livrarse ou desembaraar-se das obrigaes profissionais, familiares e sociais. (1980, p.20).
34

23

No que se refere classe operria no Rio de Janeiro, o controle do tempo aliado aos preceitos de modernidade cumpriram um importante papel na represso dos costumes e das prticas de lazer das camadas populares. Este controle se deu de diversas formas como veremos no captulo que segue sobre o Rio de janeiro deste perodo, no entanto, vale destacar aqui algumas destas medidas desenvolvidas tanto pelo Estado quanto pela burguesia dominante. Nesta trajetria utilizaremos o aporte terico de Melo:

As diverses eram entendidas como perigosas e perniciosas j que, alm de se oporem lgica de trabalho rduo, eram uma forma de manuteno dos antigos estilos de vida, que tanto incomodavam uma nova ordenao. Sem falar que era nos momentos de lazer que os trabalhadores se reunio, tomavam conscincia de sua situao de opresso e entabulavam estratgias de luta e resistncia. 35

Nas palavras de Melo fica claro a importncia deste campo na construo e consolidao destes novos valores. Em fins do sculo XIX, quando o processo de industrializao inicia no Brasil, de forma acelerada e desordenada, o controle do tempo vai se pautar em dois parmetros bsicos: a construo de uma nova disciplina a partir do trabalho e o controle do tempo fora dele, que o tempo livre. Assim, os momentos de lazer/tempo livre eram vistos, pelas foras produtivas, como o momento de descanso para repor as foras e voltar a produo no tempo do trabalho.

Para o melhor controle desta dinmica, as classes dominantes, tinham a seu favor a desumana jornada de trabalho, de 12 horas, em alguns casos de maior evidncia da explorao, essa jornada chegava at a 16 horas de trabalho; os baixos salrios que contribuam para o constante aumento da misria e o imenso exrcito de reserva de
35

MELO, Victor Andrade de. Lazer e camadas populares: reflexes a partir da obra de Edward Palmer Thompson. Artigo. Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

24

desempregados causado pelas novas tecnologias, como a mquina a vapor, que ajudou a aumentar sobremaneira o nmero deste contingente que permanecia a espera de entrar para o mundo do trabalho. No controle do tempo do no trabalho, estas elites dominantes contavam com o apoio institucional do poder jurdico, das foras de represso e da igreja. Sobre estas articulaes nos falam Mello e Alves Junior:

Leis restritivas, aprovadas pelo poder jurdico, eram observadas por um sistema policial a servio da ordem e sublimadas pela interveno da religio [...] Por isso propunham a substituio das prticas pecaminosas pela orao, pelo trabalho de construo e aprendizado e pela recreao produtiva.36

No Rio de Janeiro podemos perceber ainda uma outra caracterstica deste controle, que a descaracterizao de atividades culturais e esportivas vivenciadas pelas camadas populares, provocando a sua supresso e substituio37 por outras experincias consideradas mais civilizadas. Desta forma, as classes dominantes avanavam em seus propsitos civilizatrios e de controle, e ainda lucravam com o consumo pela populao, dos divertimentos38 oferecidos pelos mesmos combatentes dos costumes populares.

No entanto importante perceber que esta relao de controle no era linear, e unilateral. Ainda que muitas vezes o poder jurdico, aliado fora repressora do Estado e da igreja, de fato pesasse neste cabo-de-guerra, no podemos pensar que as

36

MELO, Victor Andrade de, ALVES JUNIOR, Edmundo de Drumond. Introduo ao Lazer. Manole. So Paulo.2003. p. 08 37 Podemos citar aqui o exemplo da festa da Glria, brincadeiras infantis, das touradas e das brigas-degalo, costume popular que resiste at os dias atuais. 38 A cidade do Rio de Janeiro em fins do sculo XIX e incio do sculo XX, teve um grande investimento e desenvolvimento da indstria do lazer. Principalmente depois das reformas de Pereira Passos, com o surgimento de vrios empreendimentos como bares, cafs, parques, teatros, dentre outros, que transformavam o Rio na cidade do espetculo e do divertimento.

25

camadas populares no reagissem a estas imposies criando tambm os seus mecanismos de defesa, de disputas e de controle.

Se o a disciplina do trabalho conseguiu a duras penas, o controle dentro das fbricas, fora dela foi muito mais difcil. O que vem a pontuar a grande possibilidade de articulao, e conspirao popular no pleno exerccio de fruio de seu tempo livre. Assim, apesar das camadas populares freqentarem os espaos de lazer constitudos pelas elites, estes no deixavam de desenvolver e vivenciar suas prprias experincias e espaos. Assim, locais como o bar, o prostbulo, os quiosques, dentre outros, onde a plebe se encontrava e divertia-se, se tornavam rapidamente em plos de discusso e articulao poltica. Deste modo, a reao da populao em relao s intervenes contra seus costumes e maneiras tradicionais de divertimento se caracteriza como uma forte e fundamental fora de resistncia.

A resistncia das camadas populares, influenciava os projetos de controle implementados pelas classes dominantes, que muitas vezes eram re-elaborados em funo das tenses causadas pela resistncia cultural, constituindo assim, vrias vias que se cruzavam, retraiam e convergiam dialeticamente.

Esta fora para interferir no projeto de dominao e controle do tempo, contribui para a sobrevivncia dos costumes desta classe, inclusive contanto, em alguns casos, com a participao das elites dominantes que muitas vezes freqentavam espaos de lazer das camadas menos favorecidas, como prticas religiosas e festas populares. Haja visto o exemplo da festa da Penha no Rio de Janeiro que congregava todas as

26

classes sociais, no mesmo espao. Esse movimento resultou numa fuso inter-classes dentro destes espaos de lazer.

A esse processo inter-relacional Melo e Alves Junior, vo chamar de circularidade cultural: esse processo de articulao e rearticulao produz uma verdadeira dinmica de inter-influncias, de circularidade cultural: se os dominantes influenciam nos parmetros de vida dos dominados, os ltimos tambm influenciam nos parmetros dos primeiros. (2003, p.10)

Fica claro a importncia das disputas no mbito do lazer, as concepes de funcionalidade dadas as diversas ocupaes desse tempo livre, e, principalmente, a importncia dele para a construo desse novo modelo, dessa nova vida industrial, respaldando a velha vida de misria j consolidada pela explorao capitalista e trazendo consigo as antigas tenes e novos conflito. Deste modo, podemos dizer que a experincia anarquista no meio operrio uma forma de disputa e controle dentro deste espao privilegiado que o lazer.

As iniciativas anarquistas de promover aes que fossem ao mesmo tempo atividades de lazer e atividades de propaganda poltica, de certa forma reproduziam no interior da classe operria, em suas diversas formas de organizao, um projeto de controle, semelhante ao projeto disciplinador das elites dominantes. Salvo as devidas propores e lados evidentemente opostos, os anarquistas tentaram com todos os esforos, disciplinar o lazer operrio. Neste sentido, produziam duras crticas s atividades de lazer consideradas burguesas, e, portanto, consideradas como inimigas do operrio e de sua emancipao. Era o caso, por exemplo, do bar/bebida, da dana/baile e

27

do futebol. Podemos ento perceber que no movimento interno no interior da classe tambm manifestavam as tenses de controle e resistncia de que nos fala Melo e Alves Junior.

Portanto, o fenmeno do lazer e suas inter-relaes constituem um importante instrumento de anlise, a partir do qual o pesquisador poder acessar momentos importantes da histria desde que o ele no perca de vista seu aspecto dinmico, mltiplo e sua complexidade.

2 A Histria Comparada

Para efetivar nossa pesquisa aqui apresentada, nos situaremos no campo da Histria Cultural. Quando demarcamos o campo como tal, no estamos nos referindo a esta ou aquela corrente historiogrfica, mas nas palavras de Barros: A toda historiografia que se tem voltado para o estudo da dimenso cultural de uma determinada sociedade historicamente localizada.(BARROS, 2004,P.52).

Tendo em vista que a vida cotidiana est intrinsecamente ligada ao mundo da cultura. Ao nascer, o indivduo j est automaticamente inserido e participando ativamente da cultura, portanto no h a exigncia de que o objeto de pesquisa no campo da histria cultura se refira ao artista, literatura, um arteso, entre outras manifestaes artsticas de fato, como por muito tempo se pensou. Nossos estudos iro alm destes preceitos, respaldando uma noo mais ampla de cultura. Nas palavras de Thompson:

28

No podemos esquecer que cultura um termo emaranhado, que, ao reunir tantas atividades e atributos em um s feixe, pode na verdade confundir ou ocultar distines que precisam ser feitas. Ser necessrio desfazer o feixe e examinar com mais cuidado os seus componentes: Ritos, modos simblicos, os atributos culturais da

hegemonia, a transmisso do costume sob formas especficas das relaes sociais e de trabalho. (1987, p.22)

Diante deste quadro desafiador, que o autor nos apresenta acima, utilizaremos a Histria Comparada enquanto mtodo para desenvolver nossa anlise. A definio de mtodo comparativo de Ciro Flamarion Cardoso (1976): Explicar as semelhanas e diferenas que apresentam duas sries de natureza anloga, tomadas de meios sociais distintos39, e por este meio compreender os processos, os procedimentos, os mecanismos de controle e disputa ideolgica no mbito do lazer, que permearam as atividades culturais dos operrios anarquistas no interior do movimento poltico.

Ao compararmos duas atividades to distintas em suas estruturas, o teatro e o futebol, a princpio pensaramos: que similitudes pode haver em duas atividades de natureza to especficas? No nos cabe aqui buscar origens das essncias40 de cada fenmeno, mas perceber acima de tudo, seu papel na histria destes homens e mulheres e sua relao com a sociedade da poca, que dados nos apresentam para compreendermos melhor a histria por traz destas relaes scio-culturais.

CARDOSO, C. F.; PREZ BRIGNOLI, H. O Mtodo Comparativo na Histria. In: Os mtodos da Histria. Trad. J. Maia. 3.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983, p. 409. 40 THEML, N. e BUSTAMANTE, R. M da C. Histria Comparada: olhares plurais. PHONIX 10. Revista do Programa de Ps-Graduao em Histria Comparada. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2004. p. 930.

39

29

Buscamos por meio do mtodo comparativo, aprofundar as questes percebendo as especificidades do objeto estudado. Acreditamos que o mtodo em questo nos propicia essa oportunidade, partindo do princpio de que estaremos trabalhando com duas atividades totalmente diferentes em sua natureza (o teatro e o futebol) por outro lado, anlogas em seu uso pelos militantes anarquistas. Observamos tambm que o mesmo contexto histrico unifica estas manifestaes, logo, que concluses poderemos tirar destas experincias to distantes e ao mesmo tempo to prximas? As contribuies de March Bloch nos sero muito bem vindas em nossa anlise, no entanto, temos a clareza dos limites e dos cuidados que o uso dos procedimentos comparativos nos apresenta. Podemos perceber este alerta nas palavras de Themil e Bustamente:

Havia o receio de que a Histria Comparada pudesse resultar em uma abstrao excessiva pautada em uma postura de que tudo era passvel de comparao, independentemente de tempo/espao, negando justamente o que era caro aos historiadores: privilegiar a singularidade, localizando as especificidades e diferenas, e indagar acerca dos fatores/elementos que as determinam[...] (2004, p.10)

A dimenso dos desafios, e das contribuies que esto no entorno da Histria Comparada levam o pesquisador a estabelecer uma interdisciplinaridade em sua pesquisa, estando atento s questes que muitas vezes fogem de seu domnio conceitual e principalmente, ampliando seu olhar sobre o objeto trabalhado em dilogo constante com o uso das fontes. Nas palavras de Melo: No caso desses estudos, h que ter em conta as peculiaridades locais na definio das categorias analisadas (2007,p.21)

30

Certamente podemos afirmar, a despeito de todas as polmicas e limites em torno do mtodo comparativo na histria, que o mesmo propicia ao pesquisador, oportunidades concretas de realizao de pesquisas coerentes no interior dos estudos de natureza comparada.

31

CAPTULO I

Transio, Transformaes e Conflitos: o Rio de Janeiro e a passagem para o sculo XX

No por menos que o historiador Eric Hobsbawm referiu-se a este perodo da histria como a era dos extremos, pois o advento do sculo XX trouxe consigo transformaes, que marcaram a histria mundial em todos os aspectos polticos, econmicos, geogrficos, religiosos, sociais, tecnolgicos e culturais. Neste sentido no seria possvel qualquer anlise deste perodo sem perpassar os principais acontecimentos que sejam pertinentes compreenso de nosso objetivo maior, a disputa ideolgica no tempo do no - trabalho. Assim, para compreendermos a produo poltico-cultural dos operrios anarquistas no Rio de Janeiro deste perodo, fundamental entendermos o contexto poltico, econmico e scio-cultural em que estavam inseridos.

A nova arrancada capitalista em finais do sculo XIX trouxe consigo grandes transformaes para o mundo. Os pases perifricos, entre eles os da Amrica Latina, desempenharam papel fundamental no processo de acumulao e consolidao do capitalismo. Neste contexto a poltica inglesa de investimento de capitais foi determinante para este processo. O Brasil, assim como a Argentina, era considerado fundamental para o fornecimento de matria prima como alimentos e insumos para a produo industrial que se desenvolvia. Segundo Hirano:

O capitalismo da Pax Britnica favoreceu a construo de grupos oligrquicos [...] que se transformaram em grupos econmicos

32

monopolsticos latino-americanos, do gado, do caf, do ouro, dos minrios de cobre, estanho, de ferro, de acar, de cereais etc., produzindo no interior dos pases do terceiro mundo abissais desigualdades estruturais, onde a mo-de-obra utilizada nas minas, fazendas de gado e caf, dos engenhos e das demais atividades produtivas foi reduzida condio de semi-servido. (1988, p. 32).

As observaes de Hirano nos ajudam a compreender a dimenso da explorao econmica, assim como a utilizao da mo de obra semi-escrava, o que colocou os pases perifricos como motor da economia mundial, deixando um saldo de profundas desigualdades sociais. O processo de industrializao no Brasil vai assumir caractersticas prprias que sero determinantes no processo de formao, organizao e luta da classe operria brasileira. Sobre essas especificidades vejamos o que diz Del Roio:

Ela [a industrializao] se inicia muito atrasada em relao aos plos mais avanados do mundo, um sculo depois da Inglaterra e pelo menos 50 anos aps os Estados Unidos. Enquanto outros pases haviam-se industrializado na poca da livre concorrncia e de forma mais ou menos isolada, o Brasil o faz na poca do imperialismo, ou seja, no interior de um sistema mundial de capitalismo ao qual se integra de forma dependente, sofrendo forte condicionamento para atingir as fontes de capitais, mas com pouco controle sobre o seu mercado interior. Alm disso, no lhe ocorrera uma revoluo na base econmica, a qual continua fundamentada na grande propriedade e na monocultura. Outro aspecto grave que esta industrializao d os seus primeiros passos enquanto ainda existe o regime escravista que corrompe, degrada, inibe e desvaloriza o trabalho livre. (Apud. ADDOR, p..93).

33

As questes levantadas por Del Roio sobre o trabalho escravo e o trabalho livre merecem maior ateno pois nos ajuda a compreender as relaes de produo no universo econmico onde a classe operria que se constitua. O avano cada vez maior da produo industrial provoca o deslocamento do campo para a cidade, super povoando os grandes centros onde se encontram os maiores plos industriais.

O fim da escravido, assim como a proclamao da repblica que o seguiu, prometendo a todos a cidadania de uma ptria livre41, estava longe de cumprir o prometido, ainda que ideologicamente esta perspectiva tenha gerado movimentos nesta busca. Esta transio econmica e poltica, vai chocar-se com a realidade concreta e cruel do sistema escravagista que ainda resistia, provocando fissuras e conflitos entre trabalhadores livres e no libertos. Nas palavras de Joo de Mattos42, a abolio da escravatura [...] no ofereceu aos escravos livres mais que o direito de escolher entre este ou aquele senhor.

O conflito entre os escravos, os trabalhadores livres, o Estado e os patres no mundo do trabalho foi marcado por revoltas desde os ltimos momentos do imprio at a transio para o novo regime. Destes levantes podemos destacar a Revolta do Vintm, em 1880, a Quebra dos Lampies, em 1882, a Revolta da Vacina, em 1904, dentre outras.

41

Badar Mattos Marcelo. Trabalhadores em greve, polcia em guarda: greves e represso policial na formao da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro. Bom texto: Faperj, 2004. 42 Lder militante padeiro, defensor da abolio e do livre trabalho. DUARTE Leila. Po e Liberdade: uma histria de padeiros escravos e livres na virada do sculo XIX. Rio de Janeiro. Aperj/Mauad, 2002. Apud. Badar Mattos Marcelo. Trabalhadores em greve, polcia em guarda: greves e represso policial na fornao da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro. Bom texto: Faperj, 2004.

34

Segundo Badar (2004), dentre inmeros conflitos organizados, levantes e greves43, a importncia destes citados se encontra justamente no fato de os mesmos terem atingido tal grau de violncia, que ultrapassou o discurso poltico e os interesses das lideranas que os iniciaram, para se converterem numa revolta popular de grandes propores. Ainda segundo o autor, entre os anos de 1890 e 1899, foram registradas 37 greves. Na dcada seguinte, de 1900 a 1909, foram localizadas 109 greves somente na cidade do Rio de Janeiro.

As agitaes no mbito do trabalho nos alertam para o fato de que o processo de industrializao no Brasil, a princpio, simplesmente transps o senhor de escravos em patro, trazendo consigo toda concepo da explorao do trabalho escravo para dentro da fbrica, o que ser respaldado tambm pela ideologia liberal.

Dentre as conseqncias destas relaes de explorao desenvolveu-se o fenmeno da imigrao massiva de europeus para a Amrica Latina. Esta mo de obra semi-escrava foi pea chave no desenvolvimento do capitalismo selvagem e nada moderno44 que se consolidava no Brasil. O agenciamento da mo - de - obra era feito em grande escala e os navios desembarcavam nos portos do Rio de Janeiro e So Paulo um nmero cada vez maior de imigrantes. Fato que gerou conflitos em todos os setores, envolvendo o Estado, empregadores, trabalhadores estrangeiros e trabalhadores brasileiros livres ou no.

43

Para Badar, Levante era o conflito no organizado previamente. Resultado de uma insatisfao que tomava maiores propores devido a um acontecimento mobilizador especfico, levando reao de forma espontnea. Os conflitos poderiam ser organizados previamente ou explodir sem organizao prvia de um movimento ou liderana. Ao contrrio do Levante, a Greve uma forma de conflito organizada previamente. 44 VARGAS, 2001, p. 33.

35

Dentre os imigrantes que aportavam no Rio de Janeiro, a maioria tinha origem portuguesa e vinham de vrias regies daquele pas. Para Domingos Caeiro:

[...] Contribuiu para esse facto [a imigrao] um progressivo desequilbrio e agravamento das estruturas socio-econmicas da formao social portuguesa, na qual a agricultura teve um papel dominante. De facto, o sector agrcola caracterizava-se a sul do rio Tejo por uma excessiva concentrao da propriedade, enquanto no norte do pas se verifica a sua fragmentao, deixando por isso grande parte da populao com uma pequena poro de terra, ou desprovida da mesma. Uma vez que a produo no conseguia satisfazer as exigncias de consumo, nem apresentar os excedentes necessrios reproduo, dificilmente se podia fazer face s despesas sociais (que o novo Estado liberal exigia monetariamente) muito menos havia lugar para a realizao de melhoramentos nos mtodos tradicionais de produo. (1990, p.22)

Nas colocaes de Caeiro podemos perceber que deste contingente de portugueses que aportavam no Rio de Janeiro, grande parte era oriunda das zonas rurais, agricultores sem terra que migravam ao Brasil em busca de melhores condies de sobrevivncia.45.

45

Parte-se assim do princpio de que a maioria dos que emigraram fizeram-no por motivos econmicos, na tentativa de conseguir uma ocupao em que a remunerao obtida lhes pudesse assegurar uma existncia condigna e, a longo prazo, o desejado regresso ao pas em condies socio-econmicas aceitveis. O horizonte que principal e particularmente preencher estes objectivos o Brasil, quer pelo seu desenvolvimento econmico (que permitia a abertura de um largo mercado de trabalho), quer pelas afinidades culturais que mantinha com Portugal. (1990, p.22)

36

Segundo Sousa Silva, somente no perodo que vai de 1880 a 1888, verificase um total de 121 ocorrncias policiais envolvendo imigrantes portugueses no Rio de Janeiro. Em geral, os agressores eram brasileiros ou rgos oficiais. Dentre as agresses mais comuns, estavam o espancamento, rixas de trabalho, invases a domiclio, assassinatos e prises arbitrrias sem culpa formada. (1997, p.113).

Os motivos dos conflitos so diversos e esto intrinsecamente ligados ao processo produtivo, estes vo desde contratos de trabalho forjados, sem valor legal visando explorao da mo - de - obra, at as pssimas condies de moradia e alimentao. Outro fator de conflito entre trabalhadores imigrantes e brasileiros foi a preferncia dos empregadores pela mo de obra estrangeira em detrimento da fora de trabalho nativa, sob a alegao de que os trabalhadores estrangeiros teriam melhor qualificao, tal justificativa o que no condiz com a realidade, haja visto que, a maioria dos imigrantes era oriunda do campo e da lavoura, como podemos verificar nas palavras de (CAEIRO, p. 21 e 22) e ainda (VARGAS, p. 30). Esta preferncia, fosse no campo ou na cidade, fez crescer na populao um sentimento de rejeio ao imigrante, que muitas vezes era visto como o causador do desemprego e da carestia.

Sobre isso, em seu livro A formao da classe trabalhadora no Rio de Janeiro, Ges nos relata:

Ainda no final do sculo. O Estrangeiro, jornal que defende os imigrantes se refere necessidade de imigrao do elemento europeu para a economia do Brasil, declara-se pasmo ao ouvir nas ruas as

37

palavras de ordem de morte aos portugueses e fora aos estrangeiros. Considerava ainda mais absurdo que essas atitudes atingissem at o congresso... (1988, p. 31).

Como podemos perceber nas palavras de Ges, a relao entre estrangeiros e nativos no eram pacficas. Paralelamente, a populao negra e mestia era cada vez mais, relegada margem do sistema produtivo. As hostilidades aos estrangeiros, particularmente portugueses, no Rio de Janeiro, tiveram um agravante ainda maior. O fato de que parte significante das moradias populares estava nas mos de portugueses. S nos bairros de So Jos e Glria, que no incio do sculo eram densamente povoados em sua maioria pela populao mais desprovida, existiam 414 proprietrios portugueses, o que representava 58% do total dos donos dos cortios da rea. (1997, p.117).

Com o crescimento do setor industrial, crescia tambm a imigrao no Brasil. Segundo Vargas (2001), capitais como Buenos Aires e So Paulo chegaram a ter mais de 50% da populao de imigrantes italianos em fins do sculo XIX. Estes conflitos iriam acirrar-se ainda mais durante o processo de modernizao no Rio de Janeiro.

A Repblica brasileira que, desde a Constituio de 1891, estava imbuda de preceitos liberais e do discurso das liberdades e dos direitos individuais, de fato, no rompeu com o carter elitista, e as condies de vida da populao continuaram as mesmas, ou seja, foram mantidos o sistema de produo colonial e a dependncia dos capitais estrangeiros.

38

No plano das idias, as teorias liberais isentavam o Estado de sua responsabilidade social, entregando a produo econmica ao discurso da livre negociao. Desta forma, anulava-se o Estado enquanto regulador das relaes econmicas, cabendo a este o papel de polcia e de represso s classes menos favorecidas e aos movimentos polticos-sociais. Esta situao acabava por legitimar os abusos e a desumanidade das relaes de trabalho dentro e fora das fbricas. Cabia ento ao Estado Nao proporcionar as condies primordiais de infra-estrutura para o desenvolvimento econmico voltado para a agro-exportao. Nas palavras de Ges:

[...] Neste sentido, o Estado tem um significado que permite o exerccio de poder diante das relaes de produo e das classes sociais. Esse poder exerce-se atravs do controle da fora de trabalho, como mediador e defensor do capital, manifestados no incentivo produo, na instalao de uma infra - estrutura de servios, como estradas, correios, na criao de escolas profissionais, presdios, asilos, orfanatos, aparato policial, etc. Antes que houvesse uma legislao trabalhista que viesse beneficiar os trabalhadores, havia todo um aparato para reprimir e controlar a fora de trabalho. (1987, p. 18).

Consolidava-se ento o aspecto determinante que caracterizava o liberalismo, um Estado moderno, descentralizador que no interferisse na atividade econmica particular, o que favorecia sobremaneira aos setores hegemnicos oligrquico exportador e burguesia agrriamercantil brasileira.

39

O mundo avanava de maneira assustadora, as descobertas tecnolgicas chegavam e transformavam a vida e as relaes sociais. O capitalismo estava em pleno desenvolvimento, era necessria a explorao ao mximo da mais-valia. As elites dominantes comandavam o ritmo do to proclamado progresso. Na cidade do Rio de Janeiro, estas transformaes chegaram com fora e determinao.

1.1 - O Rio de Janeiro e o processo de modernizao

E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, comeou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma gerao, que parecia brotar espontnea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco. (Alusio de Azevedo)46.

Desde fins do Imprio, o Rio de Janeiro vinha acumulando o amadurecimento das condies que favoreceram mudanas rpidas e efetivas: tornar-se o centro poltico e administrativo do Brasil, a economia cafeeira, a abolio da escravatura, a imigrao em massa so exemplos que contriburam ao longo de dcadas para a transformao da cidade.

O sculo XIX foi marcado, tambm, pelo debate da modernizao47. A proclamao da Repblica teve papel fundamental neste processo, foi a partir da

46

Azevedo Alusio de. O Cortio. Coleo Prestgio-Literatura. Editora Ediouro. Rio de Janeiro, 1985. p, 33. 47 MARTINS Nunes de Souza. Paschoal Secreto: ministro das diverses do Rio de Janeiro (1883 1920). Tese de doutoramento. Programa de ps-graduao em Histria Social. Instituto de Filosofia e Cincias Sociais - IFCS/UFRJ. 2004. p.37.

40

negao do Imprio que se buscava construir uma outra imagem, mais condizente com os novos valores de progresso e civilizao.

A capital federal do pas atravessava neste perodo o que Pamplona48 nomeia de embriaguez civilizacional, ou seja, a tentativa das elites polticas e intelectuais brasileiras de construir um padro idealizado de civilidade inspirada no modelo europeu, mais especificamente na Frana, que para alm da transformao arquitetnica da cidade, pretendia influenciar tambm as relaes sociais e culturais.

Estava lanado o desafio: se por um lado o carter mestio do povo brasileiro dava ao pas certa singularidade frente Europa, a concepo ideolgica fundamentada na viso racista de inferioridade das raas, imprimia um sentido pejorativo prejudicial nova imagem que deveria ser forjada.

Sobre isso Ortiz49 fala que Os brasileiros eram aquilo que no gostariam de ser. Esta contradio entre ser e aparncia, entre o real e o ideal permeia a constituio do Estado Nao, e, por conseguinte, da identidade (1997,p. 21). Decididos a impor populao novos padres e iderios de uma Nao moderna condizente com o progresso dos novos tempos, a autoridade federal na gesto do Presidente Rodrigues Alves, conjuntamente com a administrao municipal do prefeito Pereira Passos implementaram, desde o fim do governo Campos Salles (1898 - 1902), um extraordinrio projeto que transformou a fisionomia da cidade, abandonando o estilo
48

PAMPLONA, A. Marcos. A Revolta Era da Vacina? In: PAMPLONA, A. Marcos. Sade Pblica: Histrias, Polticas e Revolta. So Paulo: Editora Scipione, 2002. 49 ORTIZ, Renato. Cultura, modernidade e identidades. Artigo publicado: Globalizao e Espao Latino Americano: o novo mapa do mundo. So Paulo: Editora HUCITEC, 1997.

41

colonial em detrimento do neoclssico mais apropriado para belle poque tupiniquim50.

O principal objetivo deste governo era recuperar a soberania nacional, na busca desta realizao implementou medidas penosas para a populao, que pagava pesados impostos e enfrentava um alto custo de vida. Embora a economia tenha se estabilizado e a gesto de Campos Sales no tenha enfrentado grandes conflitos, seu governo no foi muito popular e chegava a ser vaiado em vrias aparies pblicas (CARONE 1978).

Rodrigues Alves (1902 - 1906), sucessor de Campos Sales, assumiu o governo prometendo saneamento e a extino das epidemias no Rio de Janeiro. Para tanto, cercou-se de figuras que foram fundamentais na implementao de sua plataforma: o engenheiro Pereira Passos, nomeado prefeito, e o mdico Oswaldo Cruz, diretor do servio de sade pblica, estes tinham frente, o desafio de transformar o Rio de Janeiro numa Paris dos trpicos. (CARVALHO, 1987).

As tentativas de interveno na busca da civilidade moderna no se restringiram s investidas arquitetnicas e de saneamento, mas tambm no que se referia aos costumes e tradies da populao. (PAMPLONA, 2002). Para entendermos o quanto foram drsticas as medidas de urbanizao, importante fazer um panorama da cidade e seus habitantes.

50

Jeffrey Needell marca o incio da belle poque carioca subida de Campos Sales ao poder. NEEDELL, Jeffrey. Belle poque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do sculo. So Paulo: Companhia das letras, 1993. p.39.

42

Na virada do sculo, o Rio de Janeiro era uma cidade de ruelas e becos esburacados, a maioria dos bairros no tinha gua ou esgoto. Centenrios sobrados coloniais escondiam, em seu interior de cmodos escuros e midos, alcovas, bares, pequenos comrcios e oficinas dos mais variados ofcios. Nas ruas estreitas de grande movimento, alm dos bondes e charretes, um grande nmero de carros eram puxados por braos humanos. Nas carroas, no lombo de animais, nas costas, braos e cabeas de homens e mulheres, se misturavam-se antigos escravos, imigrantes portugueses, turcos, alemes, espanhis e italianos vendendo as mais diversas mercadorias. Nas palavras do jornalista Luiz Edmundo:

A cidade um monstro onde as epidemias se albergam danando sabats magnficos, aldeia melanclica de prdios velhos e acaapados, a descascar pelos rebocos, vielas srdidas cheirando mal, exceo feita da que se chama rua do ouvidor, onde (...) o homem do burro - sem - rabo cruza com o elegante da regio tropical, que traz no ms de fevereiro sobrecasaca preta de l inglesa, e (...) dilui-se em cachoeiras de suor (...). O povo est sem instruo. A indstria desprotegida. Os servios pblicos, de molas perras (...) s o comrcio progride. O honrado comrcio desta praa com o comendador frente, o quilo de 800 gramas, o metro de 70 cm. (Apud NOSSO SCULO, 1980, p. 21).

Nesta citao podemos perceber claramente os dois lados que desenham o rosto da cidade: de um lado, a plebe que ocupava as ruas e cortios com seu comrcio de subsistncia; do outro, a elite que freqentava a rua do ouvidor e desfilava por ela as ltimas novidades da moda europia. Ambas compem dois lados de uma mesma face. 43

Dentre malandros, bomios, ladres de toda espcie, trabalhadores e desocupados biscateiros, lavadeiras e crianas ambulantes, encontravam-se tambm pequenos comerciantes e funcionrios pblicos, que formavam uma pequena classe mdia. Lima Barreto nos d uma pequena dimenso desta classe intermediria:

(...) prximo ao centro e nos subrbios, uma nascente classe mdia constri suas casas singelas. Esses assalariados compem-se (...) de funcionrios pblicos, de pequenos negociantes, de mdicos com alguma clnica, de tenentes de diferentes milcias, nata essa que impa pelas ruas esburacadas daquelas regies. (...) Se algum de seus representantes v um tipo mais ou menos, olha-o da cabea aos ps (...) assim como quem diz: aparece l em casa que te dou um prato de comida. Porque o orgulho da aristocracia suburbana est em ter todo o dia jantar e almoo. (Apud NOSSO SCULO, 1980, p. 36 e 37).

Percebe-se na descrio do autor de O triste fim de Policarpo Quaresma que esta classe mdia diferenciava muito pouco dos demais que compunham o grande corpo de desprovidos. Somente aos ricos, era permitida uma vida melhor devido ao alto custo de vida na capital federal. No porto, entrada oficial da cidade, que por muitas vezes foi palco de revoltas, proliferam-se doenas. Marinheiros, prostitutas e os imigrantes que chegam em nmero cada vez maior se misturam. No vero predominava a febre amarela, no inverno a varola, a clera e muitas outras doenas tropicais. Na regio porturia se mistura violncia, lazer e morte. O cronista Joo do Rio relata um pouco do cotidiano do porto:

44

As meretrizes e os criminosos nesse meio de becos e de facadas tm indelveis idias de perversidade e de amor. Um corpo desses, nu, um estudo social. As mulheres mandam marcar coraes com o nome dos amantes, brigam, desmancham a tatuagem (...) e marcam o mesmo nome no p, no calcanhar. (Apud, NOSSO SCULO, 1980, p. 29).

A busca de diverso e prazer na regio do porto era comum, caracterizando os tipos sociais que freqentava a rea porturia, como nos mostra a citao de Joo do Rio. A cidade se desenvolve pachorrenta em torno dos quiosques, do trago e da cusparada, mas as reformas de Pereira Passos vo trazer mudanas em ritmo acelerado, acentuando ainda mais as diferenas scio-culturais, acabando por transformar o Rio de Janeiro numa cidade ainda mais dividida, No se podia mais esconder a sujeira para debaixo do tapete. Era preciso mudar a cara do Rio.

Por trs das investidas do governo, das crticas da imprensa e da resistncia da populao s medidas de higienizao, encontrava-se um forte conflito poltico e social. De um lado, aqueles que manipulavam a opinio pblica com fins de atacar o governo, que, por sua vez, atacava favelas e cortios, j que no podia se desfazer da populao pobre da mesma forma que se desfizeram dos quiosques que os alimentava (CARVALHO, 1987). Em meio a tudo, a populao menos favorecida era empurrada cada vez mais para as encostas no entorno da nova cidade, que cada vez mais se concretizava com nomes to pomposos quanto suas avenidas. As reformas no se limitavam estrutura arquitetnica da cidade, como tambm se estendiam aos modos comportamentais que nela se desenrolavam. Procurando combater festas, costumes e tradies do povo restituram a aplicao do

45

Cdigo de Postura51. Estas reformas incidiro basicamente sobre a populao pobre; centenas de casa so demolidas e milhares ficam desabrigados, o que contribuir para o aumento considervel de favelas na rea central do Rio de Janeiro. Dentro deste contexto de caos e imposio da ordem iniciada a campanha contra as epidemias que assolavam a sade pblica, o decreto de vacina obrigatria se tornou a gota dgua para a populao pobre que se rebelou no que ficou conhecido como a revolta da vacina, apesar de que a vacina no era exatamente o alvo dos revoltosos.

Segundo Pamplona:

As elites intelectuais e polticas de nossa repblica cobiavam os valores e comportamentos europeus, mas, para obt-los, fazia-se mister o recurso ao do Estado. Apenas a coero civilizacional poderia se encarregar da modificao de modos considerados brbaros e incivilizados da populao. (2004, p.81).

Em outras palavras, o ataque direto aos costumes do povo era a face mais cruel desta modernizao. A venda de comida nas ruas, quiosques, a exposio de carnes entrada dos aougues, cachorros soltos pelas ruas, as festas populares, enfim tudo que no fizesse frente com a nova imagem que se queria construir era proibido e contestado como barbaridades de um povo sem civilidade que precisava ser ensinado pela lei, no caso dos adultos, e pela educao, quando crianas.

51

Lei Municipal de 1894 que visava coibir costumes e que era motivo de grande insatisfao popular.

46

Todo esse embate poltico e essa tenso social na cidade no podem ser vistos de uma forma unilateral ou linear, ou seja, se por um lado os governos aliados s elites dominantes ditavam por meio da lei e da fora, o comportamento do que seria um povo civilizado, por outro, a grande massa de desprovidos, defendiam no pela fora, mas talvez pela persistncia, na defesa de organizaes e festas consideradas de natureza no poltica. Segundo Carvalho52, enquanto no campo da ao poltica, as tentativas de mobilizar a populao dentro dos padres conhecidos de organizao poltica, como partidos, associaes beneficentes, patriticas, entre outros, a mobilizao popular para a festa, o carnaval ou s religies e cultos eram intensas. A festa da Glria, os entrudos, A festa da Penha, to atacada atravessou o sculo a despeito da represso recebida (CARVALHO, 1987). A festa popular ainda era um espao que permitia a mistura e o contato mais prximo entre grupos sociais. Jos de Alencar faz um relato da festa da Glria em seu Romance Lucola publicado pela primeira vez em 1862:

Todas as raas desde o caucasiano sem mescla at o africano puro; todas as posies, desde as ilustraes da poltica, da fortuna ou do talento, at o proletrio humilde e desconhecido; todas as profisses, desde o banqueiro at o mendigo; finalmente, todos os tipos grotescos da sociedade brasileira,desde a arrogante nulidade at a vil lisonja, desfilam em face de mim, roando a seda e a casimira pela beata ou pelo algodo, misturando os perfumes delicados s impuras exalaes, o fumo aromtico do havana s acres baforadas do cigarro de palha. (Apud. CARVALHO, 1987, p.142).

52

CARVALHO Jos Murilo. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Companhia das Letras, 1987, p.141-142.

47

A festa popular, como podemos perceber pela descrio do romancista, era freqentada tambm pelos ricos e pelos polticos que segundo Carvalho, tinham ali, fora dos domnios da poltica, seu encontro com o povo. Podemos pensar que, por sua vez, naquele momento festivo, este povo encontrasse, por algumas horas, a sua cidadania e a sua identidade. Em um movimento subterrneo de resistncia esse povo marginalizado vai dar a sua cara s festas, se apropriando, e aos poucos os tambores sero ouvidos mais alto que aos fados e modinhas, resistindo, invadindo, transformando o ritual e o carnaval em uma verdadeira festa popular.

Como vimos, as reformas no se resumiram s transformaes urbanas, no entanto a partir delas que se pode perceber a extenso e complexidade destas mudanas urbansticas, que envolveram todas as camadas sociais, ainda que tenham sido recebidas de formas diferentes para cada uma delas.

No perodo em que se devolveu a primeira Repblica no Brasil, as ideologias, em maioria importadas da Europa, vo efervescer a j tumultuada cidade. A presena das idias, entre elas, o socialismo e o anarquismo, este ltimo, muito presente no perodo em meio aos operrios, movimentar e conduzir estes a participarem ativamente dos conflitos que permearam as reformas de Pereira Passos. Sobre mortos e feridos na revolta da vacina, Carvalho nos apresenta um quatro esclarecedor. Segundo ele, os operrios so 70,6% dos feridos e 85,7% dos mortos, para os quais existe informao de ocupao; os estrangeiros so 27, 5% dos feridos e 31,8% dos mortos (1987, p.118). Diz ainda: A presena significativa de operrios entre as vtimas coerente com o que foi visto na descrio da revolta. tambm compatvel com o esforo de mobilizao do centro das classes operrias (1987, p.119). 48

Para o trabalhador urbano estas medidas tiveram o impacto de exclu-los ainda mais. As palavras de Joo do Rio nos esclarecem: a velha alma foi recuando, e quem conheceu o Rio de trinta anos, patriarcal, ingnuo, com uma familiaridade em chinelas, s pode encontrar hoje pra l das obras interminveis do canal do mangue53. Podemos perceber nas palavras do cronista que a velha cidade vai aos poucos se afastando do grande centro, que assumir a dianteira como palco das novas mentalidades, estticas e tenses das idias modernizadoras que advinham com o avano do capitalismo e a crescente industrializao.

Para Benjamin, a cidade era um fato cultural. Um espao de experimentos que tinha passado e presente.54 Desta forma, os novos traados do Rio de Janeiro escondiam questes culturais e sociais que teimavam em vir tona apesar do peso do concreto. Enquanto eram abertas avenidas a populao pobre que teve suas moradias que j eram precrias colocadas literalmente a baixo, construam favelas nos arredores do centro da cidade em plena reforma.

Quando a urbanizao de Pereira Passos privilegiava algumas reas em detrimento de outras, tentava abolir prticas culturais centenrias, desta forma preciso esclarecer que as mudanas urbansticas no transformavam apenas a arquitetura da cidade, como tambm influenciava os costumes e comportamentos das pessoas em todos os aspectos da convivncia diria. Isto nos leva mais uma vez a pensar a cidade e
53

Joo do Rio. Gazeta de Notcias. 11 de maio de 1906. p.1. In: MARTINS Nunes de Souza. Paschoal Secreto: ministro das diverses do Rio de Janeiro (1883 1920). Tese de doutoramento. Programa de ps-graduao em Histria social. Instituto de filosofia e cincias sociais - IFCS/UFRJ. 2004. p.36. 54 KOTHE, Flavio R. (org); FERNANDES, Florestam (coord.).Walter Benjamin. So Paulo: Editora tica, 1985.

49

sua relao com as atividades de lazer, pois a nova paisagem do Rio proporcionou o desenvolvimento do comrcio dos divertimentos pblicos, que teve seu principal representante deste perodo na figura de Paschoal Segreto.

Nas palavras de Martins: Cafs-concerto, cervejarias, teatros, cinemas, casas de apostas, parques e outros tipos de diverses comeavam a surgir e a penetrar de maneira intensa no cotidiano do morador da capital.(2004. p.41) A praa antes local de discusses polticas, agora acumulava tambm os principais pontos de diverso.

A cidade, vida por divertimentos, era alvo dos empreendimentos que ofereciam seus produtos no apenas aos ricos, mas a todos que tivessem algum dinheiro para gastar. Neste contexto interessante pensarmos em como as necessidades de entretenimento foram exploradas dentro e fora da fbrica, relacionando operrios, patres e militantes organizados nesta disputa ideolgica no mbito do lazer.

1.2 O Rio dos Operrios: diverso e agitao dentro e fora da fbrica

As classes subalternas assalariadas, desempregados, ambulantes, e uma diversidade de categorias que lutavam para sobreviver na cidade que crescia, iro com o advento da industrializao compor o corpo do que ser chamada classe trabalhadora no Rio de Janeiro. Sobre isso Ges nos esclarece:

[...] atravs do trabalho, surge a possibilidade da identificao dos parmetros que permitem a passagem do individual para o coletivo

50

social e/ ou sem este a sua insero definitiva na marginalidade. Nesse processo localizado, distinto e historicamente determinado, a classe trabalhadora no Rio de Janeiro tem a sua gnese, manifesta seus conflitos, inquietaes, lutas, expresso de suas experincias dentro e fora do mundo do trabalho. (1988, p.21).

Como podemos perceber na citao acima, importante pensar a formao desta classe trabalhadora, no apenas em sua relao com o processo produtivo dentro da fbrica, mas tambm de forma ampla, ou seja, em suas relaes comunitrias, polticas e scio-culturais dentro e fora da fbrica. nesse ambiente catico, que rene ex-escravos, homens livres, mulheres e at crianas, que vamos encontrar os operrios imigrantes, trazendo consigo outros costumes, outra lngua, outras experincias, misturados aos brasileiros, por sua vez, transbordados por influncias portuguesa, negra e indgena. Neste sentido, o conceito de Thompson sobre classe operria cabem perfeitamente, para entendermos a complexidade da classe trabalhadora brasileira no incio do sculo XX.

Com o fenmeno da imigrao, adentram em solo brasileiro, costumes e conhecimentos que vo desde a introduo de esportes como o Jiu-jitsu, passando por idiomas, prticas culturais e ideologias. O Anarquismo chega at ns, trazido na bagagem de imigrantes militantes vindos da Europa. Alguns fugidos de perseguies polticas em seus paises de origem encontram no Brasil, principalmente na cidade do Rio de Janeiro e So Paulo, solo frtil para a disseminao de suas idias (VARGAS 1980).

51

A situao destes trabalhadores tem que ser analisada sob vrios aspectos, principalmente, o cultural e o econmico, pois o meio em que se encontravam esses atores sociais era muito complexo e no se limitava s questes tnicas ou de nacionalidade, como tambm, explorao econmica, que colocava a todos dentro do mesmo balaio. Eram todos excludos e explorados.

No interior das relaes sociais as contradies e especificidades das diferenas culturais se mostravam fortes, mas para a elite dominante, o populacho ou a plebe como se referiam os jornais da poca, no passavam de uma gente descala e mal vestida, que precisava ser civilizada.

Apesar da

contratao da mo-de-obra europia ter sido amplamente

incentivada no Brasil, os trabalhadores imigrantes no dispunham, no entanto, de nenhum tratamento especial dentro ou fora da fbrica. As condies de vida destes operrios eram as piores possveis. Segundo Addor55, a jornada de trabalho fabril variava de 12 a 16 horas de trabalho em condies sub humanas, os relatos sobre o local de trabalho nas fbricas, descreviam sempre lugares escuros, quentes e abafados, com grades ou simplesmente sem janelas, sem nenhuma condio de higiene onde todos estavam submetidos aos riscos de contaminao de doenas como a peste e a tuberculose que se proliferavam na cidade.

ADDOR, Augusto Carlos. A insurreio anarquista no Rio de Janeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Achiam, 2002.

55

52

As condies de moradia tambm no eram muito diferentes, alm dos cortios de cmodos midos e estreitos56, havia tambm as Vilas Operrias, construdas pelos empresrios em terreno da prpria fbrica, cada famlia residia em uma casa e as condies de moradia eram melhores. No entanto, esses operrios viviam sob rgido controle do patro e por qualquer motivo poderiam perder o emprego e a casa ao mesmo tempo; estes trabalhadores tinham menor liberdade e, segundo Vargas, nenhum registro de atividade teatral foi encontrado em meio aos moradores das vilas (VARGAS, 1980).

Neste aspecto, interessante perceber que os moradores dos cortios, apesar das condies mais precrias, tinham maior liberdade; este distintivo era fundamental para desenvolverem articulao poltica, reivindicaes mais solidrias e criatividade mais frtil. Os constantes problemas de moradia e a intensa explorao no preo dos aluguis se tornaram tema bem humorado de uma das peas anarquistas mais montadas no meio operrio: Greve de Inquilinos de Neno Vasco, militante anarquista portugus.

O impacto cultural dos brasileiros sobre os imigrantes europeus tambm foi intenso. Estes a princpio fecharam-se em si mesmos como forma de sobrevivncia e preservao de sua cultura, mas, com o passar dos tempos, essas diferenas sociais foram fundindo-se em mltiplos dilogos.

As idias anarquistas difundidas por militantes libertrios no interior do movimento operrio, de certa forma, contriburam indiretamente para essa abertura

56

Sobre a habitao no Rio de Janeiro, interessante a descrio de Joo do Rio em seu livro A Alma Encantadora das Ruas, de 1908.

53

cultural ao defender o internacionalismo57. Ou seja, a premissa marxista de que todos os trabalhadores do mundo so irmos, sem levar em considerao suas especificidades culturais, leva-os a conduzir os operrios a uma unificao de classe. Isto no significa, no entanto, que esta liderana poltico-ideolgica tivesse uma compreenso com a cultura do outro, antes era uma anulao destas especificidades culturais.

Esta viso homogeneadora, de reduzir os operrios a uma massa uniforme e explorada, a incompreenso com relao aos cultos religiosos, assim como o desprezo pelas festas e tradies como um produto alienante do capitalismo, foi um dos motivos que levaram o movimento poltico que tinha a liberdade como premissa a reproduzir um comportamento autoritrio e intransigente.

Com o declnio de sua fora poltica a partir da primeira dcada do novo sculo, estes operrios e militantes anarquistas se vem tendo que adaptar seus conceitos com relao s atividades de lazer, particularmente aos esportes e a festa, elementos que indiscutivelmente mobilizavam muito mais pessoas que a assemblia.

Todas estas questes, ao longo de dcadas, vo desenvolver o que CARVALHO nomeia de cidade hbrida, onde se misturam culturas novas, culturas herdadas e culturas diversas58, por vezes antagnicas, que se misturavam compondo a

57

Premissa marxista de que a explorao capitalista universal a todos os trabalhadores que, portanto, deveriam se unir como um s corpo de explorados.

54

cidade administrativa, a cidade comercial de base escravagista e a cidade industrial, recm nascida.59

No interior desta classe operria em formao, imigrantes introduzem as idias libertrias trazidas da Europa, o movimento anarquista ser a principal liderana da classe trabalhadora no final sculo XIX e incio do sculo XX.

59

CARVALHO Jos Murilo. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. Companhia das Letras. So Paulo, 1987. p. 152-153.

55

CAPTULO 2

O Anarquismo no Brasil

Eu queria ter poderes, Sobre tudo que desejo, Porque assim num bafejo, Meio mundo extinguiria. - A cruz, o sabre, dinheiro, Tudo que diz - Cativeiro. E proclamava a Anarquia! (Poema Aspiraes. A Lanterna, 1916).

A experincia anarquista no Brasil essencialmente urbana, nasce e se desenvolve a partir do processo de industrializao e foi fundamental na formao da classe trabalhadora, que se constitua, quanto nos movimentos polticos de resistncia e confronto por eles desenvolvidos. No interior das teorias anarquistas encontramos uma srie de tendncias polticas que fragmentam o pensamento filosfico em pequenas e pontuais maneiras divergentes de pensar. Para melhor entendimento de nosso trabalho dividiremos o movimento anarquista em trs60 principais correntes: o anarcoindividualismo, o anarco-coletivismo e o anarco-sindicalismo.

O anarco-individualismo partia do princpio filosfico de que qualquer pessoa poderia se tornar um anarquista movido por uma conscincia individual,

60

A teoria anarquista desmembrou-se em diversos anarquismos correntes com diferenas mnimas que no so relevantes para este estudo. Citaremos ento as que foram relevantes no movimento poltico do perodo.

56

independente de sua classe social. Desta forma no havia uma classe revolucionria predestinada.

O anarco-coletivismo pressupe que os oprimidos e explorados sero os agentes da revoluo, excluindo os oriundos das elites. esta corrente a responsvel pelo pensamento da produo coletiva de subsistncia, e pelas iniciativas de associaes comunitrias como, por exemplo, a Colnia Ceclia61.

O anarco-sindicalismo, corrente mais conhecida por sua forte atuao no Brasil, situava-se numa posio classista, ou seja, a classe operria predestinada a fazer a revoluo social e conduzir as massas, dando fim explorao do homem pelo homem. Era, de longe, a que mais sofria influncia do pensamento marxista, muitos de seus militantes aderiram s organizaes comunistas nas dcadas vindouras. Esta corrente era muito presente tambm nos grupos de Teatro Anarquista que se formaram ao longo de dcadas, muitos deles tiveram seu nascedouro dentro da organizao sindical.

Este breve resumo se faz necessrio para que nos localizemos diante do pensamento poltico do movimento, a fim de compreender tambm as suas contradies. Para nosso estudo, no entanto, vamos perceber o anarquismo a partir do que os unifica e no de suas divergncias pontuais. Adotaremos ento a definio de Woodcock:
61

Colnia Ceclia foi uma comunidade anarquista fundada por imigrantes italianos no Paran em 1890, consistia na experincia de uma sociedade sem classes, onde todos viviam de acordo com o que plantavam de forma comunal. Este tipo de experimento foi muito usado pelas chamadas comunidades alternativas, na dcada de 60.

57

O Anarquismo um sistema de filosofia social, visando promover mudanas bsicas na estrutura da sociedade e, principalmente pois esse o elemento comum a todas as formas de anarquismo a substituio do Estado autoritrio por alguma forma de cooperao no-governamental entre indivduos livres. (1983, p.11).

O conceito acima nos facilita a compreenso desta forma de pensamento e organizao poltica ao nos apresentar um ponto comum a todas as formas de anarquismos: A negao do Estado e a auto-gesto. Dentre todas as ideologias que flutuavam no Brasil na virada do sculo, estas caractersticas singulares, aliadas as suas articulaes scio-culturais, fizeram do movimento anarquista o grande protagonista das lutas polticas do perodo.

O modo peculiar de pensar dos anarquistas levou-os a diversas formas de atuao da militncia anarquista, greves, sabotagens62, que eram muito comuns na ao direta e contundente; encontramos tambm, a imprensa operria, que desempenhou papel fundamental no processo poltico; as escolas para os filhos de operrios, experincia das mais interessantes; e, como no poderia deixar de ser, o teatro a servio da propaganda ideolgica.

Esta diversidade de organizao se d pelo fato de o anarquista perceber a revoluo como um processo construdo a partir do cotidiano. Ou seja, a revoluo est

62

Era muito comum a organizao de boicote aos empresrios que maltratavam os operrios, estes convocavam as famlias a no comprarem os produtos destas empresas. Esta convocao era feita por meio da imprensa operria.

58

tambm nas pequenas coisas e, para tal, o homem deve ser transformado adotando novas posturas por meio do avano de sua conscincia. Partindo dessa compreenso, o anarquista procura tornar revolucionrio cada momento de seu cotidiano, a educao, o lazer, a famlia, a arte, enfim, todos os espaos so propcios ao revolucionria. Neste sentido no se alcanaria a revoluo apenas pela sublevao das massas, pois a revoluo de fato no seria o fim, mas o incio de um novo tempo, mais justo e livre. Joanilho63 afirma que [...] somente do ponto de vista coletivo que se pode considerar o anarquismo como uma utopia a se realizar, pois, do ponto de vista individual, ele acontece no dia-a-dia. Como resultado desta filosofia poltica, encontramos, nas aes da militncia, a festa solidria, construes de bibliotecas, cooperativas, associao de consumidores, liga de inquilinos e organizaes teatrais, dentre outras, posto que, levar a solidariedade, o saber e a arte s massas era preocupao constante no discurso e na prtica de sua militncia.

A compreenso deste pensamento ser fundamental quando da anlise do Teatro Anarquista propriamente dito, pois, fundamentar a quebra de alguns equvocos64 que se tm difundido sobre este teatro na pouca, porm, importante produo acadmica a esse respeito. Por ora, voltaremos ao contexto poltico do pensamento libertrio.

As reflexes de Rudolf de Jong a respeito das relaes do anarquismo com os setores perifricos da sociedade, como os desempregados ou o chamado
63

JOANILHO, Andr Luiz. A prefigurao do Novo. Cadernos AEL/ UNICAMP. So Paulo, 1989, p.101. 64 Acreditou-se por muito tempo que o teatro produzido por operrios anarquistas no dispunha de preocupaes estticas, e que por isso teria menos qualidade, o que no procede, pois uma das grandes preocupaes do movimento era justamente elevar o gosto das massas pela arte, privilgio apenas das elites.

59

lupemproletariado65, desprezado pelos marxistas que o considerava um setor atrasado e contra revolucionrio, nos ajudam a perceber a descentralizao do anarquismo e suas diferenas com outras doutrinas sociais:

Atualmente as idias por trs da concepo anarquista tomar o destino nas prprias mos, pequenas unidades auto dirigidas j no so mais consideradas tpicas de movimentos pr-polticos em reas perifricas. So tpicos da sociedade moderna e so relevantes para os grandes problemas da nossa poca. (Apud, ADDOR, 2002, p. 341).

Esta caracterstica anarquista de descentralizao, que se desmembra em vrios plos, que faz com que alguns aspectos da doutrina anarquista sejam to atuais, como nos faz pensar as palavras de Jong.

Woodcock, tambm nos revela um pouco desta caracterstica na atuao anarquista em relao aos grupos sociais:

Os anarquistas tinham uma tendncia a considerar como rebeldes pela prpria natureza os dclass, que Marx desprezava, sobretudo por no se enquadrarem no seu rgido modelo de estratificao social; em conseqncia, o movimento anarquista sempre manteve estreitas ligaes com aquele mundo sombrio, onde rebelio e criminalidade se misturavam... (1983, p. 23-4).
65

Terminologia marxista que se refere queles que se encontram margem do sistema produtivo e sem condies de vir a fazer parte dele. So os miserveis de toda espcie.

60

Fica claro que o anarquismo no considera o proletariado como classe universal, nem to pouco, o reconhece como vanguarda do processo revolucionrio. O que faz com que sua insero nas camadas populares seja ampliada e de maior influncia. Entre outros fatores, isto explica por que o anarquismo era a fora hegemnica no movimento operrio no incio do sculo. Ou seja, como a classe operria deste perodo englobava toda sorte de desprovidos e explorados, misturando etnias, culturas, homens, mulheres e crianas, distribudos entre os mais diversos ofcios, a concepo anarquista de que a revoluo se daria pela conscincia, que levaria homens e mulheres ao movimento espontneo de emancipao, permitiu a abertura de dilogo com os mais diversos setores dentro do movimento.

Outra caracterstica fundamental na atuao poltica destes agentes era sua atuao fora dos limites da fbrica. Os anarquistas tinham uma ateno toda especial famlia e muitas das atividades de lazer foram pensadas a partir da famlia operria. importante perceber que no se tratava de uma viso crist ou burguesa da concepo da famlia como alicerce da moral, da perpetuao da propriedade privada e do capitalismo, mas, a famlia como um espao potencial de educao libertria.

Muitas das reivindicaes bsicas do movimento anarquista so hoje vitrias e avanos da sociedade contempornea. Bris Fausto em seu livro, Trabalho urbano e conflito social no Brasil, traz a tona uma questo:

utopia

anarquista

tem

paradoxalmente

uma

grande

contemporaneidade. Sua crtica ao sistema educativo e igreja, famlia burguesa atravs da temtica da igualdade entre os sexos,

61

volta-se contra os ncleos bsicos da reproduo do sistema e do comportamento autoritrio da poca. [...] buscando modelar um homem novo em contraposio ao que fruto da sociedade de classes, abrangendo aspectos to amplos como a educao ou um cdigo moral, com suas normas e sanes implcitas. [...] embora de forma muitas vezes inadequada, o anarquismo busca dar resposta a um difcil problema: como criar, com gente dominada, uma sociedade livre? (1977, p. 80).

Nas reflexes de Fausto encontramos um dos princpios diferenciais do anarquismo e que o faz presente at os dias atuais, no como doutrina, mas como herana. Esta cultura de resistncia ao negar um poder institudo, por meio da crtica moral burguesa e s instituies, se converte em um outro poder, com seus prprios cdigos e sua prpria cultura. Neste mbito vai se dar tambm as tenses com o operariado que eventualmente no estaria interessado em assumir esse novo cdigo, essa nova moral libertria, proposta pelos anarquistas.

Sendo assim, ao instituir essa teia de inter-relaes de poder, os anarquistas entram em contradio com a gnese de seu prprio discurso fundador. Em muitos casos, esta contradio interna gerou atitudes extremamente autoritrias e sectrias dentro do movimento operrio. A grande contradio do pensamento anarquista se d tambm a partir da. Como fazer poltica negando-a? Como repudiar o poder exercendoo? Franz Neumann tem o seguinte conceito sobre poder poltico e liberdade:

[...] a poltica certamente o conflito entre grupos de poder, e isso pode ser resolvido com a vitria ou derrota, ou ainda por conciliao, isto concesses mtuas. Um grupo, contudo, pode representar na sua luta pelo poder, algo mais que interesses particulares. Pode na verdade

62

representar a idia de liberdade que o ponto crucial da teoria poltica. (1969, p.123).

As palavras de Neumann servem para esclarecer a postura anarquista que olhada de maneira superficial pode ser entendida como antipoltica, pela negao da luta poltica organizada de forma institucional, ou seja, parlamentar, eleitoral ou partidria. Ao negar as formas da luta poltica, os anarquistas se colocam frente das lutas econmicas, que no se limitavam s conquistas mais bsicas e imediatas, como diminuio da jornada de trabalho, salrios dignos, melhores condies de trabalho, etc., como tambm derrubada do capitalismo e destruio total da sociedade burguesa e sua moral, em detrimento da sociedade sem classe e sem Estado. Pois, somente com a derrubada total do sistema, em todas as suas dimenses, poderia permitir o surgimento de uma nova sociedade, liberta das concepes burguesas enraizadas dentro do homem como produto de sculos de dominao66.

Este novo homem, portanto, dever se libertar no somente do jugo da explorao, como tambm, da dominao de sua mente e esprito para se encontrar realmente livre, o discurso da liberdade como direito e aspirao era caracterstica marcante no pensamento anarquista. Michael Bakunin militante e terico do anarquismo nos d uma compreenso deste conceito:

No verdade que a liberdade de um homem seja limitada pela de todos os outros. O homem s realmente livre na medida em que sua

66

Para saber mais sobre a filosofia poltica desta doutrina, consultar: PROUDHON, Joseph-Pierre. FERNANDES, Florestan. (Coord.). Poltica. So Paulo: Editora tica, 1986.

63

liberdade, livremente reconhecida e representada como por um espelho pela conscincia livre de todos os outros, encontre a confirmao de sua extenso at o infinito na sua liberdade. O homem s verdadeiramente livre entre outros homens igualmente livres, e como ele s livre na condio de ser humano, a escravido de um s homem sobre a terra, sendo uma ofensa contra o prprio princpio da humanidade, uma negao da liberdade de todos. (2006, p. 6367).

Nesta luta ideolgica, o movimento anarquista desenvolveu-se um sistemtico ataque aos valores, moral e a cultura burguesa, propondo uma moral libertria como caminho a ser seguido.

A grande insero do anarquismo, assim como a aceitao das idias anarquistas no operariado no incio do sculo, apesar de suas reivindicaes e discurso bastante revolucionrio para a poca68, talvez se deva de fato negao de um Estado realmente ausente, o que falava diretamente ao abandono em que se encontrava a classe operria relegada prpria sorte.

Enquanto os socialistas tentavam derrotar o Estado por dentro de sua estrutura, os anarquistas pregavam a destruio total deste Estado opressor, levando as massas - que j percebiam que a presena do Estado se dava somente nos momentos de represso ao movimento - aceitao da destruio deste Estado em funo de seus

67 68

BAKUNIN, Alexandrovich Michel. Textos Anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2006. O discurso anarquista no continha apenas as reivindicaes pontuais dos trabalhadores, como tambm no se deixava de fora os ataques a instituio secular como a igreja e das religies como um todo, ou ainda tabus sociais e familiares como virgindade e casamento, entre outras.

64

interesses coletivos e de classe. ADDOR comenta em seu livro, A Insurreio Anarquista no Rio de Janeiro, uma situao curiosa:

[...] Ora a um Estado que no reconhece o movimento operrio organizado, suas entidades sindicais, como interlocutores legtimos, o anarquismo responde com sua proposta, j explicitada, de recusa da luta poltica: os libertrios tambm no vem no Estado - em qualquer Estado, e particularmente, o Estado brasileiro um legtimo interlocutor, um canal eficaz para encaminhar demandas e reivindicaes. estabelecida uma curiosa simetria, uma relao recproca de negao, de mtua rejeio entre o Estado republicano e o movimento anarquista. (2002, p. 73).

Pela aceitao do discurso e pela prtica de enfrentamento, as idias anarquistas tiveram grande aceitao no movimento operrio e foram os anarquistas quem determinaram as diretrizes e a pauta das reivindicaes do movimento por muito tempo.

Em 1906, realizou-se o Congresso Operrio Brasileiro, no Centro Galego do Rio de Janeiro, importante pela hegemonia das idias anarco-sindicalista, por adotar o sistema federativo de organizao, e por colocar na ordem do dia antigas reivindicaes anarquistas como a reduo da jornada de trabalho, entre outras.

importante pontuar, ainda que brevemente, alguns acontecimentos no cenrio mundial que tiveram repercusso direta no movimento anarquista na cidade do Rio de Janeiro.

65

O anarquismo prega o princpio da internacionalizao69, ou seja, todos os trabalhadores so irmos e o mundo sua casa, desta forma, no h ptria, ou idioma, fronteiras ou etnia que os separem ou os coloquem de lados oposto, a no ser o nvel de conscincia de cada um. Neste sentido, era comum a busca dos militantes anarquistas por acontecimentos que envolvessem as organizaes e movimentos polticos pelo mundo, o que resultava em interesse especial palas notcias e a propagao destas notcias. Assim, os acontecimentos, resultado da luta do povo oprimido, eram rapidamente, dentro das condies scio-econmicas do movimento difundidas a todos nos peridicos, no teatro, nas festas, nas assemblias, enfim em todas as atividades possveis.

Esses acontecimentos em alguns casos influenciavam diretamente a produo artstica dos anarquistas, como por exemplo, a dramaturgia de Jos Oiticica.70 o caso da ecloso da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Alm dos congressos, as greves eram instrumentos de presso e negociao sempre presente na ao poltica dos anarquistas; entre elas, as greves insurrecionais de 1917, em So Paulo, e de 1918, no Rio de Janeiro, foram conseqncias diretas do sopro revolucionrio a partir da Revoluo Russa de 191771.

Durante a trajetria destes militantes anarquistas no Brasil, a notcia da Revoluo Russa em outubro de 1917 teve o mesmo impacto que certamente teve em todo o mundo. Converteu-se numa euforia revolucionria e o movimento anarquista
69 70

Princpio marxista, difundido pelo manifesto comunista. Era comum a Oiticica fazer referncias em seus textos teatrais de acontecimentos polticos sociais, como guerras e revolues neste perodo. 71 Ver ADDOR, Augusto Carlos. A Insurreio Anarquista no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Achiam, 2002. p.66.

66

brasileiro a recebeu como uma revoluo libertria, muito mais tarde, esta percepo seria mudada72. Mais especificamente, a partir de 1919, quando o Exrcito Vermelho massacra anarquistas ucranianos.

Essa efervescncia revolucionria tambm se faz perceber na produo teatral na cidade do Rio de Janeiro, onde os sindicatos dirigidos por anarquistas comearam a incentivar a criao de grupos teatrais que teriam como misso a propaganda revolucionria. Depois de 1917, o mundo do trabalho vivia a expectativa constante de que a revoluo social era iminente. A revoluo bolchevique deixou marcas profundas na histria da humanidade e nas esperanas do homem.

O movimento poltico anarquista brasileiro entrou em declnio a partir da dcada de vinte, devido s fortes represses implementadas pelo Estado e s medidas de controle, como a Lei Afonso Gordo73, que deportou muitos imigrantes entre eles vrias lideranas anarquistas; e, ainda, as alteraes no campo poltico com o crescimento das idias comunistas, que aos poucos passou a disputar de forma mais efetiva a direo do movimento operrio a partir de 1917.

No entanto, curioso perceber que a produo teatral anarquista continuou ativa ainda por muito tempo. A partir da dcada de trinta encontramos os primeiros registros visuais deste teatro que continuou a ser desenvolvido at o incio da dcada de quarenta, quando foi enfraquecido, principalmente em suas bases terico-polticas.
72 73

Ibid.,p.45 A lei que levava o nome do deputado que a representou, foi aprovada no comeo de 1904. Visava coibir as organizaes operrias e o movimento poltico, e para isso, dava poderes especiais polcia que poderia alm da deteno, a deportao no caso de estrangeiros.

67

Tendo em vista que aos poucos essa produo teatral foi perdendo suas caractersticas ideolgicas e classistas, os grupos remanescentes do movimento poltico-operrio, foram aos poucos, se constituindo enquanto grupo ou companhia de teatro amador ou ainda como associao de artistas, dentre outros, assumido tambm a partir da outras prioridades. A maioria destes grupos simplesmente desapareceu, muitos de seus intrpretes abandonaram o teatro em detrimento de outras atividades e outros ainda foram absorvidos por companhias profissionais da poca, assumindo o teatro como profisso74.

2.1 - Os anarquistas e a disputa ideolgica no mbito do lazer

Cada minuto da mquina equivale, portanto, a 100 horas de trabalho da operria; ou ento cada minuto de trabalho da mquina proporciona operria 10 dias de repouso. O que acontece com a indstria de malhas acontece, mais ou menos, com todas as indstrias renovadas pela mecnica moderna. Mas que vemos ns? medida que a mquina se aperfeioa e reduz o trabalho do homem com uma rapidez e uma preciso cada vez maiores, o operrio, em vez de prolongar o seu repouso proporcionalmente redobra de ardor, como se quisesse rivalizar com a mquina. Oh! Que concorrncia absurda e assassina! 75

A experincia anarquista, assim como o surgimento do lazer no Brasil, um fenmeno essencialmente urbano. Nasce e se desenvolve dentro do processo de

74

[...] foi principalmente do Grupo Dramtico de Teatro Livre e do Grupo Dramtico Social que saram para abrilhantar os palcos cariocas. Revelaes artsticas como: Furtado de Medeiros, Isidoro Alacid, Oscar Duarte, Augusto Anbel, Carlos Abreu, Davina Fraga, Romualdo Figueiredo (o nico formado em teatro pela universidade de Coimbra.Portugal). RODRIGUES, Edgar. O Anarquismo na Escola no Teatro e na Poesia. Rio de Janeiro: Achiam, 2002, p.243. 75 LAFARGUE, Paul. O Direito preguia. Rio de Janeiro: Achiam, 2006. p.38.

68

industrializao e de formao da classe operria brasileira. Essa conjuno histrica, que colocou as concepes anarquistas frente emergncia das disputas e controles do tempo, rendeu muitas contribuies para a histria da classe operria no Brasil.

Para entendermos a relao dos anarquistas com a ocupao do tempo livre na produo de atividades de lazer, importante pr-mos abaixo impresses equivocadas no que se refere s atividades de lazer dentro do campo da poltica.

O pensamento de que os militantes anarquistas no se interessavam pelo lazer, ou seja, o ponto de vista em que o entretenimento, ou qualquer oura forma descompromissada de diverso, no estaria sobremaneira includa como meta nas atividades de lazer promovidas pelos anarquistas, e que portanto, no poderamos chamar de lazer as atividades por eles desenvolvidas.

O teatro promovido pelos anarquistas no seria uma atividade de lazer por trazer em seus contedos temas polticos e por ter claramente o intuito de propaganda ideolgica. Desta forma, para se promover ou vivenciar o lazer, precisamos buscar apenas o divertimento em si? A recreao? Ora, se tomssemos por verdade estas pejorativas, no haveria atividades de lazer neste perodo. Nem oriundas das organizaes polticas, sindicatos, partidos, associaes, dentre outros; nem haveria atividades de lazer promovidas pelo patronato, dentro e fora das fbricas, e muito menos atividades de lazer promovidas ou incentivadas pelo Estado. Ou todos estes citados realizavam suas atividades de lazer de forma isenta e imparcial, sem outros propsitos, acreditando no lazer como divertimento com fim em si mesmo e sem valor poltico?

69

Que pretendiam os patres ao formarem seus times de futebol dentro das fbricas? Apenas divertirem seus operrios?

Verificamos que todas estas questes remetem-se a uma falta de compreenso sobre os usos do lazer, sobretudo, neste perodo onde os maiores embates polticos se encontravam nesse breve momento de tempo livre. Os anarquistas sem dvida tinham uma viso funcionalista do lazer, percebiam nas atividades de lazer um eficiente meio de propaganda e de divertimento, ou de confraternizao como preferiam definir estes encontros de lazer.

O fato de os anarquistas verem nas atividades de lazer um forte instrumento de propaganda no quer dizer que no reconhecessem o lazer tambm como espao ldico e de divertimento. As direes anarquistas tinham interesse e preocupaes com o lazer dos operrios: em algumas de suas reivindicaes aparecia a necessidade de espaos onde pudessem praticar suas atividades de lazer e se divertirem em famlia, sem serem incomodados pela polcia como muitas vezes acontecia76.

Vejamos como exemplo uma pequena nota publicada no jornal Novo Rumo:

E j que falamos do Grupo, vem de molde perguntar: para que teriam feito festa os rapazes que o compe? Sim! Porque eles vivem do trabalho como operrios que so e no esto em condies precrias. Para que? Para isso simplesmente: Os camaradas tomaram a si a tarefa de montar uma Casa do Povo, onde o operrio possa divertir-se
76

RODRIGUES, Edgar. O Anarquismo na escola, no teatro e na poesia. Rio de Janeiro: Achiam, 1992. p.107.

70

e aprender, e como isso no cousa que se consiga com palavras [...] Ali est o motivo daquela festa que tanta gente devia ter intrigado. 77

Esta pequena nota, publicada com o ttulo de Diversos, se refere ao Grupo Dramtico Theatro Social. O colunista narra o espetculo teatral realizado pelo Grupo em uma levada de sbado noite, quando geralmente aconteciam as festas operrias. A festa teria sido promovida pelo grupo com fins de levantar fundos para concretizao de seu objetivo primeiro. A nota, acima descrita, indica ao leitor do Novo Rumo, os motivos da festa. Dentre os objetivos do Grupo, declarado em seu estatuto de fundao, e publicado por este mesmo peridico, estavam: Artigo 3 - Os seus fins so: Promover logo que tenha capital bastante a creao [sic] da CASA DO POVO e propagar, por meio de espetculos, as modernas doutrinas sociais78.

A Casa do povo mencionada na nota e no Estatuto do referido grupo nada mais era que um local de diverso e aprendizado, e sua construo estava em primeiro lugar nos objetivos da fundao do Grupo Dramtico Theatro Social. Podemos

perceber, portanto, que os anarquistas tinham muito claro as potencialidades do lazer, e no prescindiam dele; ao ponto de modificar seu prprio discurso, adaptando-o as reivindicaes da base79, ainda que, em sua prxis venha embutida a funcionalidade do lazer como atividade instrutiva e formadora de uma nova conscincia. No podemos dizer, portanto, que estes agentes no tinham preocupaes em promover atividades de

77 78

NOVO RUMO. Rio de Janeiro, 1908. p.3. Artigo terceiro do Estatuto de Fundao do Grupo Dramtico Theatro Social. NOVO RUMO. Rio de Janeiro, 1907. p.01. 79 Entenda-se por base aqui, o grande contingente de operrios e trabalhadores, disputados ideologicamente pelos anarquistas.

71

lazer, pelo simples fato de que estas atividades e vivncias se encontravam num campo classista.

Algumas categorias, como a dos cocheiros, profisso extinta com o advento dos transportes movidos a eletricidade e a gasolina, construram sales e teatros para usufruto dos trabalhadores: o teatro da Resistncia dos Cocheiros, no Rio de Janeiro, foi muito utilizado pelos grupos teatrais anarquistas para realizao de ensaios e apresentaes80.

Outra questo relevante neste processo o fato de que as atividades promovidas pelos anarquistas a partir de suas entidades de classe tambm eram um importante meio de levantar recursos para o movimento. A cidade do Rio de Janeiro oferecia muitas oportunidades de diverso81, e o desenvolvimento deste mercado do lazer contava com a grande procura da populao, composta de clientes de todas as camadas sociais. Desta forma, promover aes de lazer para a classe operria era ainda um bom investimento, que na maioria das vezes gerava bons lucros aos organizadores.82

No estamos aqui querendo camuflar a caracterstica primeira das atividades culturais e de lazer promovidas pelos anarquistas, que justamente a propaganda ideolgica. Para os anarquistas, havia uma diferena crucial entre

Ibid., p.124 Ver MARTINS, William de Sousa Nunes. Paschoal Secreto: Ministro das Diverses do Rio de Janeiro (1883-1920). 82 Ver prestaes de contas dos grupos teatrais em RODRIGUES, Edgar. O Anarquismo na escola no teatro e na poesia. Rio de Janeiro: Achiam, 1992. p. 142,147,149,151,174 e 183.
81

80

72

divertimento alienado83 e o divertimento consciente84, contudo, importante esclarecer que esta propaganda se localizava dentro das atividades de lazer e no contra ou fora delas.

Tambm necessrio que se esclarea que o movimento anarquista no era um bloco monoltico, assim como a classe operria tambm no. Ambos os termos se referem a um conjunto de relaes complexas, imbricadas por diversos aspectos. Dentre os anarquistas havia divergncias sobre como conduzir a emancipao das massas, ou ainda, se essa emancipao deveria ser conduzida; por outro lado, os operrios no eram assim to dispostos aos comandos e tinham tambm suas formas de resistncia e organizao, que muitas vezes se aproximava mais do bar que do sindicato.

Essas divergncias internas foram moventes e influenciadoras. E, em funo destas foras, as direes anarquistas organizadas em sindicatos e associaes, muitas vezes tiveram que re-elaborar seus projetos de propaganda em relao aos operrios. Um claro exemplo disso foi a relao conturbada dos anarquistas com o baile e com o futebol.

Alm do teatro, atividade privilegiada dentro das atividades de lazer, os anarquistas realizavam tambm outras atividades scio-culturais, dentre elas poderemos destacar: a criao de bandas de msica, os j citados piqueniques; e, os festivais
83

Divertimento alienado era qualquer atividade de divertimento fora do mbito do sindicato ou das associaes culturais classistas. 84 Divertimento consciente aquele promovido pela classe operria, com operrios e para operrios. As atividades de lazer promovidas pelo sindicato ou associaes da classe e ainda divertimentos solidrios, ou seja, aqueles realizados em prol de ajuda humanitria. Voltado para a ajuda a instituies de classe e ou operrios vtimas de guerras, doenas, deportaes, dentre outras.

73

artsticos, batizado pelos anarquistas de Festa Operria, cuja principal atrao da noite era a apresentao do espetculo teatral. Contudo, havia tambm declamao de poemas, apresentaes musicais, pequenos nmeros artsticos entre uma atrao e outra; muitas vezes estes nmeros eram apresentados por crianas, filhos de operrios, havia tambm a conferncia, proferida por um militante de destaque, geralmente um intelectual, entre professores, advogados, jornalistas, mdicos, dentre outros.

Os temas da conferncia eram diversos, sempre de interesse da classe e da doutrina anarquista, dentre muitos se destacavam o tema do alcoolismo, temas anticlericais, e a crtica a valores morais burgueses, como o casamento, a virgindade, entre outros. Estes temas eram tambm bastante repetidos nos palcos operrios, como veremos mais frente. Por ltimo, acontecia o baile social85. Este encerrava os festivais operrios que movimentavam grande nmero de famlias. (VARGAS, 2002).

Dentre todas estas experincias citadas, o baile merece uma ateno maior devido s polmicas que sua atividade provocava no interior do movimento operrio. Tendo em vista tambm que a dana era o principal motivo destas polmicas, conhecermos um pouco desta atividade e suas implicaes nos ajudar posteriormente a compreender tambm a resistncia dos anarquistas em relao ao futebol.

2.2 - O Baile: Diverso x Alienao

Sobre estas atividades ver tambm RODRIGUES, Edgar. O Anarquismo na escola no teatro e na poesia. Rio de Janeiro: Achiam, 1992.

85

74

O baile social , como era chamado, vinha sempre ao final das atividades da Festa Operria, era o congraamento das famlias. Era nos bailes que os filhos dos operrios se relacionavam entre si, aproximavam-se operrios imigrantes e brasileirosali, muitas famlias se constituram.86. Apesar do forte apelo popular do baile no meio operrio, este era muitas vezes motivo de duras crticas. Entre elas, estava sempre o seu aspecto alienante.

Os militantes anarquistas tinham uma predisposio a condenar todo tipo de manifestao de lazer, que gerasse certa euforia alienante que colocasse em risco a razo e o pensamento consciente. Isto se deu com a dana nos chamados bailes sociais, com o carnaval, e claro com os esportes. Percebe-se um aspecto moralista nas crticas anarquistas, presentes nas atividades de lazer que envolvessem o corpo. A dana, o futebol, e qualquer atividade fsica eram vistas como algo menor, lascivo e alienante.

Veremos mais adiante, que de forma bastante inteligente os militantes anarquistas passam tambm produzir suas atividades esportivas, onde procuravam transformar a prtica do esporte pelo esporte diverso com conscincia de classe. O artigo de Zeno Costa, publicado com o ttulo de A Dana e o Foot-ball, dirigido mocidade, talvez seja o mais completo artigo, pois traz em um s corpo todos os argumentos em um esforo de conclamar a juventude operria para uma tomada de conscincia:

86

Sobre esses depoimentos ver: FLASKSMA, Dora Rocha; STOTZ Eduardo. Velhos Militantes: Depoimentos. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 1988.

75

Lastimamos profundamente o estado em que se encontra a juventude contempornea em relao ao seu valor fsico, moral e intelectual. Afigura-se-nos oportuno, algumas consideraes a respeito.

Presentemente a juventude est corrompida pelos divertimentos prejudiciais ao organismo e educao. Uma infinidade de rapazes atira-se inconscientemente dana e ao foot-ball, duas calamidades modernas que dizimam milhares de seres humanos. A dana, hoje em dia bate o Record da imoralidade, atinge o apogeu da loucura e do crime (...) as sociedades danantes e os clubes de foot-ball pululam nos bairros suburbanos, onde grande a populao proletria. (...) o foot-ball atrai igualmente milhares de rapazes que exercitam no funesto jogo de um selvagismo atroz. (...) o foot-ball uma diverso violenta, alm de produzir o mal fsico, produz tambm o mal moral. Mais teis humanidade e a si prprios, seriam esses rapazes se em lugar de se ocuparem em semelhantes passatempos, ingressassem antes no sindicato e nas ligas operrias a fim de poderem enfrentar o vilismo patronato. (A Plebe 30.10.1917)

O texto deixa claro o desprezo pelas atividades de lazer fora do controle das organizaes de classe. Apesar das duras crticas, ou talvez por elas, o Baile resistiu e era sempre muito freqentado pelas famlias operrias. As contradies internas no movimento operrio colocavam em cheque o discurso anarquista da liberdade e espontaneidade, e estas contradies eram partes integrantes destas tenses. De um lado o Teatro, atividade nobre, fundamental na formao do operrio, capaz de lev-lo reflexo e a emancipao. De outro, o futebol, um esporte tido como violento, que incita s paixes e repele a razo.

76

CAPTULO 3

O Teatro Anarquista: preciso educar as massas para a emancipao

Neste primeiro momento, vamos realizar um breve panorama do surgimento deste teatro no meio operrio a fim de nos situar, visto que o teatro, apesar de desfrutar do apoio das direes e militantes anarquistas, era uma, dentre muitas atividades de formao e lazer por eles desenvolvidas. Em um segundo momento, vamos fazer uma breve anlise de como esse teatro tem sido retratado nos poucos, mas no menos importantes, trabalhos de pesquisa realizados sobre o tema. Em nosso panorama tomaremos por base o trabalho de pesquisa e os levantamentos realizados por Maria Thereza Vargas em seu livro, Teatro Operrio na Cidade de So Paulo, por reconhecer nele um trabalho pioneiro e de grande importncia.

Segundo Vargas, o teatro foi a primeira atividade artstica desenvolvida pelos militantes anarquistas. Em seus primrdios, no havia um carter de entretenimento ou mesmo de propaganda, era antes uma forma simptica de recepcionar aos novos imigrantes que chegavam. Suas primeiras manifestaes no tm registro iconogrfico, porm, por meio de depoimentos e relatos registrados por Vargas, possvel perceber que se encontrava relacionado com a chegada dos navios que traziam os imigrantes ao Brasil e se restringia a temas didticos para fins de recepo e de informao do que poderia ser encontrado em terra brasileira.

77

Assim, a primeira notcia sobre teatro anarquista na imprensa operria data de 1901, e faz aluso existncia de grupos teatrais j h alguns anos em atividades, com repertrio e pblico para os sbados. Com o conhecimento deste fato aliado ao acesso a depoimentos87 realizados possvel perceber que as primeiras manifestaes teatrais foram concomitantes a chegada dos primeiros contingentes de imigrantes, apesar de somente ser comentado pela imprensa anos mais tarde, quando os encontros teatrais j haviam se consolidado no meio operrio.

A partir do depoimento de Radha Abramo, Vargas conclui:

Os primeiros espetculos teatrais so simultneos a chegada dos primeiros contingentes de imigrantes, ainda no perodo imperial estes estrangeiros criam rapidamente esquemas de auto proteo

destinados a compensar as condies insatisfatrias de trabalho no pais. [...] Os organismos iniciais de proteo, so as sociedades de ajuda mtua. [...] Os membros destas sociedades intelectualmente privilegiados se encarregavam de dar assistncia cultural aos recm chegados [...] preocupavam-se em alfabetizar e instruir sobre as condies de trabalho. nesse momento que, segundo o depoimento o teatro entraria como meio didtico para preparar os trabalhadores. (1978, p.30)

Durante muito tempo o teatro teve esta caracterstica de recepo e informao, que na verdade era um reflexo de como pensavam as organizaes de ajuda mtua que o promoviam. Com o surgimento de novas formas de organizao como as ligas operrias, tambm conhecidas como sociedades de resistncia88, que segundo
87

Para ver as entrevistas realizadas com militantes e operrios em So Paulo ver: VARGAS, Maria Thereza. Teatro Operrio na Cidade de So Paulo. IDART. So Paulo 1978. 88 As primeiras organizaes operrias tinham por finalidade o assistencialismo, ou seja, a ajuda no que se referia a sade, acidentes, dentre outros. Dentre elas podemos citar: Sociedade de Bem estar dos

78

Bauer (1994, p.56) em breve dariam origem aos primeiros sindicatos. Com a formao dos sindicatos e associaes de classe e ainda o acirramento dos conflitos entre patres e operrios, a caracterstica do teatro comea a mudar, assumindo um discurso mais voltado para a propaganda ideolgica e a formao poltica dos trabalhadores. Neste sentido, a influncia do sindicato foi marcante, muitos grupos tiveram seu nascedouro dentro destas instituies com o propsito claro de disseminao das idias libertrias.

A temtica patro e empregado era constantemente presentes e ali estava a denuncia da explorao da fora de trabalho aos que chegavam. As preocupaes polticas e ideolgicas no tardariam a compor todo o repertrio de suas peas teatrais nos anos seguintes, assim como sua percepo de lazer e de forte veculo de propaganda e comunicao com a famlia operria.

Podemos verificar ento que para os anarquistas o teatro estava diretamente ligado ao cotidiano de suas experincias, ou seja, quando a questo em voga era a chegada cada vez maior de imigrantes, o teatro tomou para si esta questo, quando a populao imigrante j se encontrava inserida no processo de produo o teatro se converteu num importante fator de integrao, contribuindo para a unificao das diversidades tnicas, no momento em que as lutas se acirraram o teatro passou a fazer parte destas disputas como instrumento de formao e propaganda ideolgica.

Cocheiros em 1856, Associao de auxlio Mtuo dos Empregados da Tipografia Nacional em 1873. Para saber mais ver: BAUER Carlos. O Despertar Libertrio. Coleo Tempo de Histria. Edies Pulsar. So Paulo,1994.p.55

79

Assim, para percebermos melhor esta trajetria, dividiremos a experincia teatral anarquista em trs momentos distintos: 1) Teatro informativo; 2) Teatro integrativo; 3) Teatro militante, ou de propaganda89.

O primeiro seria de caracterstica didtica, voltado para recepo dos novos imigrantes, tinha como principal objetivo, informar os novos imigrantes a quem procurar em caso de necessidades, das associaes de ajuda, das dificuldades em terras brasileiras, dentre outras. Sobre esse teatro no temos muitos registros, tendo sido resguardados pelos relatos de militantes e trabalhadores que vivenciaram este perodo e tiveram suas experincias retratadas em importantes pesquisas.

O segundo, estaria localizado num momento em que o movimento anarquista comea a tomar posio como direo do movimento operrio no Brasil. Os imigrantes eram maioria neste contingente e o teatro ganhou status como agente aglutinador. Sua produo englobava de uma s vez a aprendizagem, o lazer e a aspirao artstica dos operrios. Assim, aproxima os operrios tanto por intermdio do fazer, como pela fruio do teatro. Comea a ser motivado por outros grupos tnicos e, na maioria das vezes, falado em lngua ptria como o italiano e o espanhol. Tambm os textos apresentados costumavam ser importados da Europa. Segundo Vargas (1977, p.29): [...] escolhem textos do ltimo perodo romntico, folhetins teatrais com alguma reivindicao interessante do ponto de vista libertrio. Estes espetculos atraiam um grande nmero de operrios basicamente imigrantes que buscavam ali, alm de uma distrao, um contato, ainda que distante, com suas origens.

89

Fao estas divises, menos no intuito de classificar e mais no de esclarecer um pouco dessa trajetria.

80

Por ltimo, nossa terceira denominao refere-se ao momento mais efervescente deste teatro, quando ele passa claramente a se preocupar com a formao da classe operria. Neste sentido, desenvolve sua caracterstica mais forte, o de propaganda ideolgica. Jos Oiticica foi um dos mais produtivos autores deste perodo. Seus textos teatrais foram exaustivamente montados por diversos grupos particularmente nas cidades do Rio de Janeiro e So Paulo. Sua dramaturgia era extremamente propagandista, sem meios termos chegava a abordar num mesmo texto temas diversos como o casamento burgus e a virgindade, a guerra e o militarismo, o alcoolismo e a corrupo do clero. Vejamos um pequeno trecho extrado do texto teatral Pedra que Rola, referente a dilogo entre as personagens Maurcio de idias anarquistas e Jorge jovem simplrio sem conscincia poltica, os dois discorrem sobre a idia do bem e do mal 90:
Maurcio- Quer um exemplo? Os mandamentos da lei de Deus

ordenam: No matars, e os compndios de instruo cvica, recomendam: Defende a tua ptria- isto , toma uma carabina e mata; defende a Repblica, a saber si houver irmos teus que desejem a monarquia sers heri si o matares; defende o governo, quer dizer, si tiveres parentes pobres, esfomeados e estes ameaarem os proprietrios enriquecidos custa deles, toma uma carabina e mata sem piedade. Jorge- Absurdos seus. Maurcio- Realidade verificvel para quem v. O soldado o homem cristo e patriota, educado simplesmente para a funo de matar. Essa

90

Manuscrito recolhido pela 2 Delegacia Auxiliar de Polcia do Distrito Federal, datado de 23 de junho de 1920. Encontrado no Theatro Carlos Gomes, no acervo da Cia. Dramtica Nacinal. Sem numerao de pginas.

81

sua aspirao do bem, Jorge, esse desejo de ser bom uma quimera. Na Terra, atualmente nesta sociedade odiosa em que vivemos, organizada sobre o parasitismo, ningum, Jorge, ningum pode ser bom. Jorge- Ora, Maurcio, h tanta gente boa! Maurcio- Ser bom, Jorge, ser justo. A sociedade atual no permite a ningum ser justo. (Oiticica 1920)

A forte propaganda ideolgica encontrada nos textos de Oiticica que fizeram dele o grande autor deste perodo. Sua ideologia estava acima de sua dramartugia, logo seus textos, muitas vezes caiam numa retrica panfletria que entretanto serviam aos propsitos do teatro anarquista militante.

Seria difcil precisar em termos de data as disposies destes perodos, tendo em vista a escassez de registros dos mesmos, mas, tomando como base a pesquisa de Vargas, e os primeiros contingentes de imigrantes a chegar ao Brasil por volta de 1887, podemos supor que a partir do incio do sculo XX, com a acelerao do capitalismo industrial, a consolidao dos sindicatos e associaes de classe, e ainda, com o

advento do primeiro Congresso Operrio Brasileiro em 1906 no Rio de Janeiro, o Teatro Anarquista se consolidou como instrumento de propaganda ideolgica. Provavelmente, por isso que, somente a partir de 1901, estas atividades comeam a ganhar espao de destaque na imprensa operria.

Para que este teatro tivesse o efeito pretendido, foi importante a abolio dos espetculos falados em outros idiomas, passou-se ento a privilegiar o portugus a fim

82

de atrair tambm os operrios brasileiros. Outra caracterstica dessa mudana foi o surgimentos dos primeiros textos teatrais escritos no Brasil.

Para os princpios filosficos do anarquismo, a arte inerente a todos e est diretamente ligada necessidade de expresso. Neste sentido, est intrinsecamente relacionada prtica poltica e, portanto fundamental transformao social. Este entendimento levou-os a desenvolverem um teatro extremamente crtico concebido a partir do cotidiano daquelas pessoas e, sobre tudo, um instrumento de projeo de uma sociedade ideal.

Estas caractersticas ficam claras no texto de Luigi Molinari, editado em 1905 juntamente com uma coletnea de dramas libertrios. Este texto, segundo a pesquisadora Maria Thereza Vargas, foi durante muitos anos a nica referncia utilizada pelos operrios:

No resta a menor dvida de que o teatro um meio eficientssimo para educar as massas. A histria da arte dramtica nos ensina que em todos os tempos, em todos os povos, pessoas com real capacidade serviram-se do palco para infundir no povo, sentimentos de amor ao bem, liberdade, ao sacrifcio, ao altrusmo. Ora, no nos admiremos com os que procuram difundir novos princpios de uma moral verdadeiramente socialista e libertria usando as recitaes, as dramatizaes, obtendo proslitos para idias que custam tanto a vingar. A nossa finalidade, sem reticncias e sem jesuticas restries utilizar o teatro popular para demonstrar quanto so incivis e desumanas as bases da sociedade atual; quanto nefasto ao destino da espcie humana, o sistema atual da famlia, vinculado religio e a lei; quanto sangue custa a idia selvagem do patriotismo; quantos so tirnicos (apesar das aparncias) as formas polticas que nos encantam.

83

(Molinari Luigi. Della universit popolare. 1905, apud. VARGAS. p.20)

Assim, o teatro informativo, voltado para a recepo dos novos imigrantes, em fins do sculo XIX, vai aos poucos, a partir da primeira dcada do sculo vinte ganhando fora ideolgica e assumindo seu carter de propaganda anarquista, dentro do movimento operrio. Estas manifestaes, antes submetidas ao fluxo dos navios, passam a fazer parte das atividades semanais das famlias de operrios. Os folhetins romnticos falados em italiano ou espanhol sero substitudos por textos dramticos de diversos tericos libertrios importados da Europa e, mais posteriormente, escritos no Brasil pelos prprios operrios e militantes.

Os temas abordados nestas encenaes eram, sem dvida, bastante revolucionrios principalmente se levarmos em considerao o contexto social da poca. Os temas mais comuns na dramaturgia anarquista eram: a greve; a delao; a ridicularizao do clero; a destruio das concepes burguesas da famlia, o alcoolismo, dentre outras.

O teatro produzido nas associaes operrias atingiu tal eficincia em seu papel de propaganda poltica que passou rapidamente, a ser alvo das perseguies polticas do Estado enquanto aparelho repressor que no hesitava em utilizar a fora para fechar teatros, coibir platias, prender artistas e destruir tudo que encontravam que fizesse referncias a estas manifestaes artsticas. Por outro lado, a cada investida da represso, uma nova agremiao surgia e novos palcos e espetculos eram montados, com um pblico fiel e cada vez maior. (VARGAS, 1977, p. 32, 33)

84

O teatro foi de fato, dentre as atividades culturais, organizadas e realizadas pelo movimento anarquista, a que se deu de forma mais contundente. Ainda que nas realizaes teatrais as contradies polticofilosficas, aparecessem - j que o movimento no uniforme e esttico, como sua prpria denominao o diz - o teatro escrito e encenado pelos operrios e militantes anarquistas tinha todo um aparato organizacional e principalmente dispunha do respaldo moral de seus dirigentes. Em outras palavras, ainda que este ou aquele espetculo pecasse pela falta de consistncia ideolgica, mesmo assim, para os anarquistas, o teatro era uma atividade nobre, recomendada classe operria, por isso, utilizada de forma incansvel na formao e na propaganda poltica.

A fcil interao com o pblico de famlias operrias tornava o teatro um forte instrumento de comunicao, os temas abordados falavam diretamente ao trabalhador, trazendo para o palco situaes de seu cotidiano nas fbricas. Era comum a manifestao do pblico durante as cenas, apoiando ou criticando a situao representada pelos atores operrios. 91

Esta gama de possibilidades em torno das atividades teatrais fez com que, a partir da primeira dcada do sculo XX, diversos grupos teatrais de orientao anarquistas surgissem no Rio de Janeiro, assim como outros agentes ligados ao fazer teatral, como dramaturgos, diretores, atores, crticos, entre outros.

91

Ibid. p.35

85

O espetculo teatral de orientao anarquista no se mostrava sozinho. Este estava inserido num evento maior chamado Festa Operria que continha palestras de lideranas e intelectuais do movimento, as apresentaes teatrais eram o ponto culminante dos encontros, que costumavam obter grande participao operria. Era um programa familiar, freqentado inclusive pelas crianas, que muitas vezes eram tambm atrao artstica entre uma apresentao e outra.

A Festa Operria foi motivo de muita discusso entre a militncia, sempre dividida entre seu carter educativo e de entretenimento. Um dos pontos principais de divergncia entre os anarquistas era o chamado Baile Social como j foi falado anteriormente.

3.1- Teatro Anarquista: algumas interpretaes

Durante o desenvolvimento deste trabalho, foi possvel perceber a pouca bibliografia sobre esta temtica, que se detenha especialmente sobre o Teatro Anarquista neste perodo, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Em funo disso, acreditamos ser necessrio comentar, ainda que brevemente, estas iniciativas de resgatar a histria do Teatro Anarquista no Brasil.

Dentre as principais publicaes, destaco: primeiramente, a pesquisa de Maria Thereza Vargas Teatro Operrio na Cidade de So Paulo. Financiada e promovida pelo IDART- Departamento de Informao e Documentao Artstica da Secretaria Municipal de Cultura - So Paulo, 1978. Vale ressaltar que o trabalho desta pesquisadora pioneiro e que todos as pesquisas realizadas posteriormente, tiveram, e

86

ainda hoje o fazem, que recorrer aos seus dados e levantamentos. Justamente pelo fato de que esta pesquisa trouxe tona um grande nmero de informaes, antes ignoradas, particularmente sobre a produo teatral dentro do movimento anarquista, este importante trabalho abriu as portas para as mais diversas interpretaes, o que gerou de certa forma alguns equvocos e precipitaes em trabalhos ditos historiogrficos.

Em segundo lugar, destaco o livro Histria do Teatro Brasileiro, pesquisa desenvolvida por Edwaldo Cafezeiro e Carmem Gadelha, publicado no Rio de Janeiro em 1996.92. Este livro traz algumas pginas destinadas ao teatro anarquista, dentro de um captulo intitulado Pr-modernistas: Revistas, decadentistas e anarquistas, Por se tratar de um livro que retrata a histria do teatro brasileiro, no deixa de ser um avano que a experincia artstica dos anarquistas seja mencionada. Fato indito at ento na histria do teatro brasileiro. No entanto, o livro que se prope a fazer um retrato da histria do teatro brasileiro, usando por base a sua dramaturgia, ao chegar na experincia anarquista que, diga-se de passagem teve um razovel produo dramatrgica durante sua existncia os autores fazem uma srie de afirmaes

superficiais e contraditrias sobre este teatro, pretensamente embasados pela pesquisa de Vargas, e que somente ajuda a reafirmar os equvocos de que o teatro promovido por operrios neste perodo seria algo menor, sem importncia ou expressividade.

Ao falar do Teatro da Natureza93, experincia das mais interessantes para o perodo, que movimentou um grande nmero de espectadores para assistir o teatro ao

92

CAFEZEIRO, Edwaldo e GADELHA Carmem. Histria do Teatro Brasileiro. FUNARTE/EDUERJ/UFRJ.Rio de Janeiro,1996. 93 Teatro da Natureza, foi um projeto implementado pela prefeitura do Rio de Janeiro, que consistia na realizao de espetculos ao ar livre, a exemplo do que acontecia na Europa. Escreveu um crtico da poca: O vasto anfiteatro comportava sessenta camarotes, mil lugares distintos, mil cadeiras e mil

87

ar livre os autores escrevem: [...] entretanto nada havia de novo, alm da escolha de um repertrio selecionado e da participao de uma atriz que constituiu-se na grande contribuio do teatro anarquista cena brasileira: Itlia Fausta...(1996, p.370)

Percebemos o reducionismo do pensamento sobre as experincias artsticas deste perodo. Nada havia de novo, somente a iniciativa de apresentar o espetculo ao ar livre, como faziam na Europa, um repertrio indito selecionado, e uma atriz que saiu dos palcos anarquistas e se tornou uma diva do teatro nacional.

Reconhecer o sucesso de Itlia Fausta como a nica contribuio do teatro realizado pelos anarquistas perder a oportunidade de perceber o teatro em toda sua amplitude e reduzi-lo ao produto final mostrado no palco, ou ainda, reduzi-lo ao reconhecimento do sucesso. O maior mrito do captulo est na afirmao dos autores de que muito ainda se tem a descobrir sobre este teatro.

E por ltimo, no poderamos deixar de falar do livro da pesquisadora Silvana Garcia. Teatro da Militncia, publicado pela editora perspectiva - So Paulo, 1990. Como todos, Garcia tambm parte da pesquisa de Vargas, para em algumas pginas fazer um resumo do que seria a experincia anarquista enquanto teatro militante. Nesse trabalho tambm podemos perceber a viso reducionista da experincia teatral vivenciadas pelos anarquistas. Mais uma vez a pesquisa recai sobre a esttica ou para ser mais precisa a falta dela.

populares, havendo espao para dez mil pessoas em p. NUNES, Mrio. 40 anos de teatro. Rio de Janeiro: SNT,s/d, v. 1, p. 91.

88

Sobre a dramaturgia do perodo, a pesquisadora em questo justifica o pequeno nmero de peas escritas por brasileiros ao desinteresse dos militantes em ampliar o repertrio de seus grupos (GARCIA, p.95) ignorando todo o contexto que envolveu o surgimento desta dramaturgia94, Um dos mais importantes autores do movimento, o brasileiro Jos Oiticica, presente na dramaturgia anarquista desde a primeira dcada do sculo XX, mencionado como um autor da dcada de quarenta ao lado de Pedro Catallo, quem de fato, teve sua primeira pea publicada em 1945. Todas estas questes foram levantadas no sentido de verificarmos a superficialidade com que os estudos sobre a experincia teatral anarquista no Rio de Janeiro vem sendo desenvolvidos.

Este breve resumo das pesquisas elaboradas nos mostram quo so difceis e ao mesmo tempo importantes estes estudos, a fim de desenvolvermos realmente uma anlise interessante que no se resuma falsa polmica da esttica, reduzindo-a s questes muitas vezes tcnicas, ou ainda impondo uma percepo esttica atual, a um perodo e ou estilo, inseridos em outro contexto e onde outras demandas estavam em voga.

Sobre isto levantamos a seguinte reflexo: a esttica anarquista no pode ser desassociada de seu carter poltico e filosfico. Ou seja, seria irresponsabilidade do pesquisador impor seu olhar esttico ao objeto de pesquisa, sem levar em questo o contexto desta produo teatral ou ainda os preceitos filosficos que a alimentam.
94

A produo de texto no teatro anarquista passou por vrias transies. No primeiro momento os textos eram basicamente improvisados. Pequenos roteiros eram criados a partir de temas bsico e em cima disto era desenvolvida a histria. Duravam no mximo 3 minutos. Ver depoimento: (VARGAS, 1978, p.25) eram apresentados aos imigrantes geralmente nas chegadas dos navios e nas associaes de ajuda mtua. Depois de perpassar pelo perodo das representaes de autores europeus e apresentados em diversos idiomas para os imigrantes a dramaturgia acompanha as transformaes na concepo deste teatro, aparecendo os primeiros textos teatrais de propaganda. A maioria escrita por militantes intelectuais, mas haviam os textos produzidos por operrios dos mais diversos ofcios e arteses. (VARGAS, 1978, P.37)

89

Sobre a esttica anarquista, o pensamento de Reszler nos esclarece:

A esttica anarquista proclama a morte da obra-prima, a abolio do museu e da sala de concertos, bem como condena o criador genial[...] convocam os artistas a engajarem-se e pretendem destruir tudo aquilo que separa arte da vida, Defendem uma arte de situao.

Nas palavras acima o pesquisador vai buscar no pensamento de Poudhon, os fundamentos desta esttica. Para Proudhon, todo homem um artista e o seu material criativo se encontra e tem significncia a partir de seu cotidiano, seja ele qual for. Assim Proudhon contrape a arte artificial95 por uma arte de situao96. Para exemplificar a arte de situao Proudhon narra uma experincia por ele vivenciada:

Durante minha recluso em Santa-Pelgia, em 1848, havia cerca de oitenta presos polticos... Todas as noites, meia hora antes dos fechos das celas, os detidos agrupavam-se no ptio e cantavam a orao: era um hino liberdade atribudo a Armand Marrast. A estrofe era dita por uma s voz e repetida e repetida a seguir pelos quinhentos desgraados encerrados na outra ala da priso. Mas tarde essas canes foram proibidas, e isso constituiu para os prisioneiros um verdadeiro agravamento da pena. Era msica real, realista, aplicada, arte de situao como os cnticos da igreja, as fanfarras das

paradas, e no h msica que mais me agrade. (apud RESZLER, 1977, p. 57)

95 96

Arte da burguesia, aliengena a realidade das classes populares e a eles imposta. Arte revolucionria resultado direto da vida do homem. Para Proudhon todo homem um artista.

90

No relato de Proudhon fica claro sua idia sobre a verdadeira arte e seus agentes. Por meio de suas idias podemos perceber a dimenso dos preceitos filosficos que permeavam as concepes estticas do teatro anarquista. Desta forma no podemos reduzi-las s questes tcnicas na produo teatral.

Assim, percebemos que estas afirmaes sobre a esttica deste teatro traz algumas implicaes, dentre elas, a falta de parmetro para esta anlise, ou seja, de que esttica estamos falando? Seria vlido comparar o teatro produzido pelos anarquistas com os parmetros da produo profissional da poca? Se assim for, poderemos

verificar, no que se fere a dramaturgia - nosso principal instrumento do registro desse teatro - salvo as temticas especficas da classe operria, encontramos os mesmos princpios e influncias melodramticas que estavam sendo desenvolvidas nos palcos cariocas do perodo.

Em termos de encenao, faremos uso das palavras de Vargas: [...] sobre a palavra que se apia o espetculo. Ignorando o poder de seduo da imagem [...] o aspecto sensorial ainda uma caracterstica marginal no s do espetculo operrio como de todo o teatro que aqui se faz no mesmo perodo. (1977, p.29)

Assim, percebemos que somente poderamos realizar uma anlise sobre esta esttica de forma crvel a partir da dcada de trinta, tendo em vista a inexistncia total de registros iconogrficos, ou mesmo de desenhos e anotaes tcnicas sobre este fazer teatral, o que nos coloca a todos no campo perigoso da suposio. Nas palavras de VARGAS: [...] Da mesma forma, o teatro registrado atravs da preservao dos

91

textos e dos comentrios crticos da representao. O trabalho de reconstituir a sua forma visual em grande parte especulativo.97

Assim passamos a outras intervenes anarquistas no campo do lazer.

3.2 Dos palcos aos gramados: Futebol e Anarquia no Rio de Janeiro.

Construiremos nossa incurso sobre o futebol no Brasil, interpretando-o a partir da amplitude de suas caractersticas. A conjuno de suas diversas faces nos ajuda a demarcar algumas fronteiras, tendo em vista o crescimento desse esporte na vida social carioca e sobretudo no Brasil e suas vrias implicaes e possibilidades de interrelaes, na representao de valores, fossem eles raciais ou sociais, no questionamento de uma idia de identidade nacional, na poltica, ou no lazer. Enfim, percebemos de antemo as diversas teias que o futebol induz em qualquer anlise, seja historiogrfica, geogrfica, nas cincias sociais, dentre muitas. Assim faz-se necessrio demarcar uma linha limtrofe, ainda que frgil, a fim de que possamos nos ater as questes das primeiras dcadas do sculo XX. Sabemos que muito rapidamente o futebol vai massificar-se transpondo o mbito restrito das instituies desportivas para a partir da dcada de 30, ganhar uma importncia de estado98.

Denotam do incio do sculo XIX, as importaes dos modismos europeus para o Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro se revezavam, ora vindos da Inglaterra, ora da Frana, onde, por essa via, os esportes e as atividades fsicas adentraram ao Brasil.

Ibid. p.30 DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira, DOS SANTOS, Ricardo Pinto. Memria Social dos Esportes:futebol e poltica:a construo de uma identidade nacional. Rio de Janeiro. Mauad Editora:FAPERJ, 2006. p.11
98

97

92

Nas palavras de Melo:

Deve-se destacar, contudo que a utilizao do termo sport mesmo anterior constituio de um campo esportivo propriamente dito. Isto , o desejo de estabelecer uma prtica similar quela j existente no mundo europeu levou ao uso corrente do termo nos jornais e no cotidiano da cidade antes mesmo que fosse posvel observar tal prtica efetivamente organizada e estabelecida segundo o conceito adotado neste estudo... (2001, p.23).

Melo faz uma distino importante do esporte, ou melhor, das representaes do esporte, que permeavam as experincias esportivas no Rio de Janeiro no incio do sculo XIX e suas transformaes, para entendermos o surgimento do esporte moderno na virada do sculo. Neste sentido, o autor apresenta um importante panorama sobre os fatores que influenciaram esse campo no Brasil, dentre eles, a influencia dos estudantes que retornavam da Europa e traziam para o Brasil hbitos e costumes europeus. Outro fator importante a vinda dos imigrantes, particularmente a influencia francesa e inglesa, que com o advento da industrializao se intensificou ainda mais, tanto na chegada de indstrias de origem inglesa no Brasil, quanto no grande contingente de imigrantes vindos como substitutos da mo-de-obra escrava.

Melo nos alerta para o fato de que ao mesmo tempo em que houve fortes influencias europias no Brasil , por outro lado, tambm havia uma predisposio para o desenvolvimento destas prticas esportivas. Mais uma vez devemos pensar estes processos como via de mo dupla, aplicando o princpio de circularidade cultural para no recairmos numa viso estagnada e unilateral.

93

O primeiro esporte no sentido moderno no Brasil foi o turfe. Falando do turfe, o autor nos remete uma questo interessante:

A est um importante diferencial no desenvolvimento do turfe no Brasil: sua possibilidade de se constituir em um espetculo, onde se podia ver e ser visto. Os hipdromos eram um lugar perfeito para tal, devido a sua localizao, organizao e mesmo sua arquitetura. Por certo parte do desenvolvimento esportivo no Rio de Janeiro est ligado a sua possibilidade de se constituir em uma diverso em uma cidade to carente de atividades desta natureza.(MELO, 2001, p.34)

As palavras do autor nos fazem pensar no potencial espetacular de alguns esportes, que talvez por isso, despontem rapidamente na preferncia de todos,

rompendo inclusive as barreiras sociais. Essas reflexes nos levam a pensar o futebol como esporte moderno. Seu surgimento, sua rpida popularizao e as polmicas que tanto contriburam para a discusso no campo do lazer. Todas estas atividades esportivas, como resultado do processo de modernidade, ganham fora e espao no Brasil, a princpio como um reflexo do homem civilizado interligado s influencias esportivas vindas da Europa, reproduzidas e financiadas pelas elites.

E, posteriormente, como um processo de popularizao decorrente das condies do momento histrico. Francisco Carlos, em seu artigo Futebol: uma paixo coletiva, nos mostra as duas verses bsicas para o surgimento do futebol no Brasil; de um lado o mrito dos ingleses Charles Miller e Oscar Cox, com suas origens europias e suas normas britnicas: por outro lado, os jovens das camadas populares, que

94

observavam os marinheiros jogarem futebol nos arredores dos portos, e ainda a influencia das escolas que incentivavam o futebol como parte da educao fsica.

Segundo o autor:

A principal fonte do futebol brasileiro sempre foi a rua, o campo de vrzea, e sua popularizao s foi possvel pela permanente proximidade entre jogador e f, to distante no remo ou nos demais esporte dominantes at os anos 1910.[...] Enfim o que queremos destacar mais do que revisar uma tradio aceita universamente a origem mltipla do futebol brasileiro: nas ruas, nos colgios e nos clubes, passando por vrias mediaes sociais.99

Nestas breves palavras podemos verificar os caminhos percorridos pelo esporte e que consolidaram e caracterizaram o futebol no Brasileiro.

O foot-ball, como era chamado, chega ao Brasil a princpio como um esporte praticado pelas elites, mas, adentrando as fbricas, rapidamente difundido entre as classes populares, tornando-se uma paixo coletiva. Para popularizao do futebol, somou-se tambm o fato deste esporte ser de fcil apropriao, em detrimento de outras atividades esportista difundidas pelas elites, como o turfe e o remo,que requereriam uma estrutura para a prtica do esporte inacessvel para as camadas populares, enquanto que o futebol permitia concomitantemente o espetculo e a participao, seja interagindo aos lances, como torcedor, seja tambm na qualidade de jogador. Qualquer um poderia improvisar uma bola e em qualquer terreno baldio realizar uma partida. Assim, foi rapidamente disseminando-se entre homens de todas as

99

Ibid. p.28

95

idades e condies sociais e, por sua vez, convertendo-se tambm em um dos alvos principais da oposio de vrios setores sociais e polticos100.

O futebol um exemplo claro do que Melo nos colocou sobre o processo de circularidade cultural, comentado anteriormente, pois com sua popularizao favoreceu enormemente as trocas nas mais diversas camadas sociais:

As trocas de experincias eram enormes, a elite criava e recriava hbitos para estabelecer as diferenas. Porm, da mesma forma, os excludos interpretavam e reinterpretavam estes hbitos e davam a eles seus prprios valores e significados; ou seja, a troca era mtua e significativa para ambos os lados.101

No que se refere aos anarquistas (direo) e o operariado (base), esta relao acima citada por Ricardo Pinto, tambm se manifestou no interior do movimento poltico. Em relao s direes anarquistas e o novo esporte, as primeiras reaes foram de indiferena, quase no se encontra matrias sobre o esporte nos peridicos anarquistas na primeira dcada do sculo, at porque o futebol era considerado algo sem importncia para ocupar um espao no jornal, onde tantas outras coisas precisavam ser ditas.

No eram apenas os anarquista que condenavam o novo esporte, mas tambm, os comunistas, alguns intelectuais da burguesia. 101 DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira, DOS SANTOS, Ricardo Pinto. Memria Social dos Esportes:futebol e poltica:a construo de uma identidade nacional. Rio de Janeiro. Mauad Editora:FAPERJ, 2006. p.11 Artigo: DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira, DOS SANTOS, Ricardo Pinto. Memria Social dos Esportes:futebol e poltica:a construo de uma identidade nacional. Rio de Janeiro. Mauad Editora:FAPERJ, 2006DOS SANTOS, Ricardo Pinto. Uma Breve Histria Social do Esporte no Rio de Janeiro. 2006, p.44.

100

96

Percebemos umas poucas aluses capoeira em trecho da pea Quem os Salva? de Jos Oiticica, que de forma pejorativa, ressaltava o carter violento e desordeiro da prtica da capoeira e do Jiu-Jitsu.

O trecho em questo se refere conversa entre duas amigas vizinhas, Gabriela, madame burguesa, me de Geraldo jovem alcolatra e desordeiro; Este apaixonado por Paulina, criada da famlia, moa de inspiraes libertrias. Gabriela se lamenta com a vizinha e amiga Carola, sobre o comportamento reprovvel do filho. Vejamos trecho do dilogo:

Gabriela Ali no Bom Pastor, Mora um tal Juvncio, esse dado a valento, tem mania de jogar capoeira e... e... Como o nome... Esse jogo japons... Ora, eu sei o nome... jiu-jitsu... Isso mesmo jiu-jtsu. Calcule s dona Carola, Geraldo aprendendo capoeira e Jiu-Jtsu... Isso tem jeito?! [sic] Carola Virgem Santssima!102

Os esportes, por suas inter-relaes sociais sempre estiveram inseridos de forma contundente no interior dos conflitos e das transformaes sociais. Por isso foi, foram amplamente retratado nas atividades artsticas e o teatro por seu carter de comunicao direta no poderia se ausentar deste registro. No entanto, as organizaes de orientao anarquista vo resistir, tentando controlar e orientar as atividades de lazer do operariado, negando a princpio o potencial dos esportes neste campo.

102

Pea de teatro comdia: Oiticica, Jos de. Quem os Salva?. Mimeo. Rio de Janeiro. s/d.

97

A partir das fontes e dos discursos a que tivemos acesso foi possvel construir um quadro comparativo acerca do modo pelos quais os anarquistas concebiam a questo do teatro e do esporte nas suas prticas scio-culturais:

Teatro e Futebol Quadro Comparativo 1

TEATRO Do ponto de vista da Gnese: Arte Nobreza Do ponto de vista da atividade: Lazer saudvel Exerccio do pensamento racional Do ponto de vista da utilidade: instrumento de educao e formao Do ponto de vista poltico: Instrumento de propaganda e emancipao.

FUTEBOL Do ponto de vista da Gnese: Esporte burgus Vulgaridade Do ponto de vista da atividade: Jogo/ vcio Exalta o esprito, incita paixo Do ponto de vista da utilidade: Entretenimento intil,

Do ponto de vista poltico: Instrumento de dominao e alienao burgus.

Neste primeiro quadro comparativo, destacamos, a partir do olhar anarquista, as concepes divergentes sobre cada categoria.

98

Somente a partir do momento que o esporte, particularmente o futebol, comea a predominar no cotidiano das classes populares, notadamente dos operrios de forma irrevogvel, as oposies comeam a ser alardeadas. Entre os argumentos

anarquistas de condenao ao futebol estavam: o tema da violncia (que atingia no somente aos praticantes como torcedores), a inutilidade de sua prtica, a descendncia burguesa (teria sido inventado por ricos ingleses) e a anulao do intelecto pelo fsico. Nos peridicos anarquistas o tema da violncia, assim como da inutilidade do futebol eram constantemente abordados.

Assim a predominncia do pensamento marxista, ao ver esta classe operria como uma massa que precisaria ser guiada, far com que as contradies dentro do prprio pensamento libertrio, que sempre defendeu a espontaneidade das massas, aflorem, impedindo essa direo de ver a prpria classe trabalhadora transformar os clubes de futebol criados pelos empresrios dentro das fbricas como um campo de resistncia, luta e conquistas dentro e fora do espao de trabalho. No era raro que trabalhadores, por iniciativa prpria, procurassem os dirigentes de seus locais de trabalho, a fim de propor organizaes esportivas, assim como atividades de lazer para si e seus familiares. Percebendo nestas atividades, alm da fruio de uma atraente modalidade de lazer, uma forma de conseguir espaos de socializao, melhores condies de trabalho e at mesmo privilgios dentro da fbrica103.

Estas atitudes eram vistas pelos dirigentes anarquistas como uma capitulao:

Sobre isso ver o artigo de FERREIRA, Fernando da Costa: Futebol de classe: a importncia dos times de fbrica nos primeiros anos do sculo XX. Dissertao de Mestrado. Programa de PsGraduao em Geografia. Universidade Federal Fluminense - UFF.. FERREIRA nos fala do operriojogador que at certo ponto dispunha de certos privilgios dentro da fbrica.

103

99

Quanto ao foot-ball, o caso foi assim: um grupo de 10 ou 12 (alguns j com netos) foi pedir ao gerente licena para fazer um jogo de football. Os patres gostam que os operrios gastem as suas energias nessas coisas e por isso o pedido foi logo satisfeito. Demais o jogo deveria ser entre o coreto e a casa do senhor coronel de certo para divertir os amveis burgueses. O escravo tambm palhao. (A Terra Livre 09.10.1906)

Esta pequena nota, no incio da primeira dcada, j demonstra o desprezo dos anarquistas e a viso clara do futebol como instrumento de alienao da classe operria pelos patres. Outra caracterstica que percebemos a acusao de perda de tempo ou inutilidade na prtica do esporte. Percebemos tambm que, a meno do fato de alguns trabalhadores j serem avs, denota um carter moralista e limitador ao insinuar que estes trabalhadores j teriam idade suficiente para buscarem passatempos mais elevados, como o teatro por exemplo.

Apesar das medidas inibidores da prtica do esporte dentre os operrios, cada vez mais, as atividades esportivas, sobretudo o futebol, era procurado pelos operrios, fosse como torcedores, fosse como praticantes do esporte.

Nos artigos escritos por militantes e operrios anarquistas fica clara a preocupao com a grande difuso do futebol entre os operrios. Em nota publicada em A Plebe104 l-se:

104

Segundo a pesquisadora Maria Nazareth Ferreira, A Plebe, era um dos peridicos de maior regularidade em suas publicaes. (A Imprensa Operria no Brasil. So Paulo. Vozes. 1978).

100

Atualmente, so trs os meios infalveis que os ricos exploradores dos miserveis e necessidades do povo empregam para tornar a classe operria uma massa bruta: o esporte, o padre e a poltica. No existe nenhuma vila que no de futebol, os operrios de ambos os sexos tornam-se aficcionados e torcedores e brutaliza-se a ponto de s viverem discutindo entre os seus companheiros os lances e proezas dos campees (28.01.1919).

Percebe-se nesta nota, por meio de certo tom derrotista a total difuso do futebol na segunda dcada do sculo XX, entre os operrios, inclusive mulheres e da ampliao dos campos e clubes na fbrica e nas vilas operrias. A colocao do esporte no mesmo patamar dos antigos inimigos do homem livre, como a Igreja e o Estado, revela o grau de indignao para com a influncia do esporte entre os operrios e nos do uma idia de sua dimenso.

Paralelamente ao crescimento do futebol como prtica no meio operrio, a preocupao dos militantes anarquistas em regulamentar e controlar os impulsos da classe operria, libertando-a dos prazeres pervertidos da sociedade burguesa buscava afirmao no teatro.

Como vimos no quadro comparativo e ao longo desse trabalho, os anarquistas viam no teatro um grande potencial educativo. Este aspecto da arte teatral era visto pela militncia como fator fundamental. A possibilidade em transpor cena o discurso j elaborado predominou na atividade artstica, a medida que as associaes de

101

classe e os operrios brasileiros se organizavam, novos grupos artsticos surgiam105, cada vez mais assumindo o discurso da propaganda ideolgica.

Podemos perceber que o olhar anarquista sobre o teatro e o futebol eram bastante divergentes, o que levava a um comportamento especfico e um discurso claro a respeito de cada atividade especfica.

Desta forma, por que os anarquistas aceitavam o teatro e repudiavam tanto os esportes? Para responder esta pergunta necessrio entender tambm a concepo de educao para os anarquistas. A questo filosfica educacional era motivo de uma crtica to feroz aos esportes, particularmente ao futebol.

A importncia das iniciativas libertrias no campo da educao nas chamadas escolas livres ou racionalistas constitui um estudo parte, entretanto, ainda que o tema no seja o nosso foco, faz-se necessrio sua abordagem, para melhor entendermos as resistncias quanto ao esporte.

Nas idias de Paul Roubin, assim como, de Kropotkin106 cujos reflexos se fizeram sentir nas experincias educacionais de orientao anarquista no Brasil, encontramos o que estes autores definem como vcios da educao burguesa: a disciplina, a rivalidade, em contra ponto ao pensamento racional, isto , fundamentado

Realizou-se na quarta-feira passada a reunio dos aderentes do Grupo Filodramtico Social. Ficou deliberado aceitar como scios aqueles que tenham disposio para este meio de propaganda, basta que sejam scios das Ligas de Resistncia ou que sejam operrios de dignidade e conscincia. (Luta Proletria, 22.02.1908). 106 Tericos e Militantes anarquistas. Suas idias sobre a educao libertria tiveram grande influncia no Brasil. Para Roubin era preciso definir as bases do programa para uma educao libertria.. Rompendo com os preceitos da educao burguesa, tais como: a disciplina, os programas que anulam a iniciativa e a responsabilidade e as classificaes que geram a rivalidade.

105

102

na cincia e no na f, no desenvolvimento da dignidade e da independncia e no na piedade e na obedincia107.

Por encontrar nos esportes fatores renegados pela filosofia anarquista, e por reconhecer nos valores do esporte valores da dominao burguesa, como a disciplina, a disputa e a rivalidade, a predominncia do fsico sobre o intelecto e, ainda, a prpria paixo exacerbada, - que segundo o pensamento anarquista, levava perda do pensamento racional sobre as emoes vulgares e, conseqentemente, violncia estas atividades eram repudiadas. Estes mesmos argumentos foram muitas vezes usados com relao ao Baile, referindo-se dana como algo perverso que provocava o desvio de conduta, influenciando o comportamento dos jovens de forma negativa. Os esforos das direes anarquistas na implementao das atividades culturais e de lazer, refletiam a busca da construo de um novo homem, que seria o fundador livre de uma nova sociedade.

Este discurso trazia consigo um olhar idealizado sopre o operrio, este homem corrompido pela explorao do sistema, pelo Estado autoritrio, e , pela hipocrisia eclesial precisava ser libertado. Era necessrio acord-lo, despert-lo do torpor paralisante da alienao, e somente a partir da ele trabalharia de forma espontnea, movido pela prpria conscincia na direo de um novo mundo.

Esta viso idealizada do operrio pode ser percebida em quase todos os textos teatrais escritos, e montados pelos grupos anarquistas. O heri rebelde108, que

Kropotkin, P. Apud. Russef Ivan. Os dilemas do professor anarco-sindicalista.Tese de doutoramento. Programa de Ps- Graduao em educao. USP. 2003, p. 15. 108 Sobre os arqutipos do heri anarquista, ver: SOUZA, Antnio Dimas. O Mito poltico no teatro anarquista brasileiro.

107

103

a partir da conscincia transforma o mundo. O teatro foi um forte aliado na propagao deste ideal. Vejamos um pequeno trecho da pea Greve de Inquilinos:

Fernando: (Num mpeto sobe em cima da mesa e, com grandes gestos, voz enftica, comea): Companheiros! Soou a hora trgica e decisiva da luta a todo o transe! O nosso grito de guerra ao abutre voraz que se chama senhorio deve ser: No paguemos! No paguemos! As casas para quem nelas moram! No mais parasitas! No mais proprietrios! Foram eles por ventura que as construram? No! Fomos ns, os trabalhadores! Elas pesam sobre nossos ombros! Elas foram amassadas com o nosso suor!(Greve de Inquilinos, p.6)

A personagem Fernando representa o heri rebelde altivo, forte e consciente de seus direitos, Fernando quem rompe o coro dos oprimidos denunciando os exploradores e propondo solues.

Utilizando o teatro os anarquistas davam corpo e voz a este operrio ideal. Por todos este fatores o teatro era preferido dentre as organizaes de entretenimento e propaganda. A despeito do futebol, tomar propores to gigantescas entre as classes populares, principalmente no final da dcada de 20, quando o teatro anarquista vai aos poucos perdendo sua fora de insero nas massas operrias, ao mesmo tempo em que o futebol cresce e, cada vez mais, se consagra como um esporte de grande proporo popular.

Neste segundo quadro comparativo, buscaremos perceber em fenmenos to distintos os pontos anlogos, dentro do contexto em questo.

104

Teatro e Futebol Quadro Comparativo 2.

TEATRO Do ponto de vista do pblico: Fenmeno espetacular Participao intensa do espectador

FUTEBOL Do ponto de vista do pblico: Fenmeno espetacular Participao intensa do espectador/torcedor

Do ponto de vista da atividade: Todos podem ser atores

Do ponto de vista da atividade: Todos podem ser jogadores

Do ponto de vista da utilidade: instrumento de educao e lazer

Do ponto de vista da utilidade: Instrumento de aproximao e lazer.

Do ponto de vista poltico: Instrumento de propaganda e emancipao.

Do ponto de vista poltico: Instrumento de propaganda e aglutinao

O quadro acima nos mostra que, tanto nas artes quanto nos esportes, podemos encontrar o aspecto da espetacularidade.

105

Nos primrdios do futebol, quando a expresso futebol arte que o batizaria muito tempo depois no Brasil - para definir o show de proezas dos jogadores - ainda no existia, mesmo quando o futebol ainda estava se constituindo, j podia-se perceber este aspecto devido a forma brasileira de jogar, que rompia com os padres ingleses, e ainda, a mobilizao que a virtuose dos jogadores provocava no pblico/torcedor109.

Do ponto de vista do pblico, tanto o teatro anarquista quanto o futebol, permitia que a participao do pblico se realizasse de maneira intensa. Segundo Vargas, era comum que os trabalhadores se manifestassem de forma direta, intervindo durante os espetculos quando se sentia mobilizado pela narrativa da cena. Tambm no futebol era comum a manifestao do pblico, o que neste caso era visto pelos anarquistas com desaprovao. A partir deste novo quadro, podemos acompanhar um pouco da direo em que caminhou o pensamento anarquista, principalmente no que dizia respeito ao futebol.

A mudana na maneira de entender cada categoria em questo, no se limitou ao futebol, como vimos, o teatro tambm sofreu transformaes ao longo de sua existncia. No entanto, no futebol que esta mudana se tornou mais perceptvel, tamanho o desprezo que o acompanhava desde suas primeiras manifestaes.

Porm, no que se refere ao teatro, tambm houve mudanas significativas. Em fins da segunda dcada, o teatro anarquista cobrava mais de suas produes teatrais, exigindo maior apuro em suas montagens.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; SANTOS Ricardo Pinto dos. Memria Social dos Esportes:futebol e poltica: a construo de uma identidade nacional. Rio de Janeiro. Mauad editora.2006. FAPERJ. p.11

109

106

Algumas crticas teatrais publicadas neste perodo j no restringem seus comentrios ao carter ideolgico do texto110. Tambm podemos perceber aos poucos uma maior preocupao com a formao dos interpretes e s questes profissionais da categoria. Vejamos trechos de um artigo intitulado A Arte do Palco: uma iniciativa, assinado pelo ator anarquista, Romualdo Figueiredo onde ele parabeniza a criao de uma escola dramtica fundada por anarquistas, ressaltando sua importncia:

Assim, encontramos efetivamente em um perodo de movimento artstico e social, que muito assustaria o desdm silencioso da mediocridade[...] prope-se a Academia Dramtica Brasileira, segundo seu programa j publicado, a luta sem esmorecimento pela mxima perfectibilidade da arte dramtica, pela elevao suprema do teatro no Brasil. [...] seja como for o que certo porm que a Academia Dramtica Brasileira vai paralisar a marcha dos erros, que ultimamente, no teatro, tem sido veloz e progressiva. (A Lanterna. Rio de Janeiro 25/03/1916).

Estas novas percepes vo levar os anarquistas a em diversas oportunidades conclamar a categoria artstica a se articular organizadamente por meio do sindicato, essas pequenas mudanas na forma de perceber o teatro, no somente como a expressividade humana, como tambm como profisso, levou muitos artistas operrios a se aproximar mais do teatro profissional da poca.

Outro mito sobre este teatro engajado era o fato de que ele no tinha nenhum tipo de relao com os espetculos e companhias profissionais do perodo. Vejamos outro trecho do artigo O Teatro e a Igreja escrito por um Ator e militante anarquista:

110

Ver trechos destas crticas em Vargas, p.33, 34,35

107

Nesta semana que se aproxima, essencialmente carnavalesca, a que vulgo chamamos, semana santa. Existe uma determinao policial multi-estpida [...] consiste essa determinao em proibir as representaes teatrais, quando no sejam inteiramente sacras. Corporisa essa arbitrariedade um desmerecido protecionismo ao cinematgrafo, que achando-se s em campo, sem a concorrncia dos espetculos dramticos, tem na tal semana o de maior lucro em todo o ano. [...] assim a igreja e a autoridade duas entidades que se completam, concorrem, desta forma para o prejuzo da maior de todas as artes, qual a arte dramtica. Indiferentes e arqui-preguiosos no quiseram os trabalhadores do palco reagir contra mais esse assalto nos seus direitos [...] habito velho dos artistas no praticar coletivamente o que lhe possa trazer bem estar e eqitativa recompensa aos seus esforos. [...] assim, o ano passado na capital federal, por no terem peas temperadamente religiosas, deixaram de trabalhar as companhias

constitudas dos teatros: So Jos, Carlos Gomes, Palace Theatre, Pavilho Internacional, Rio Branco e Chantecler dando-nos ao

contrrio empresas cinematogrficas, os filmes [...] sacros ou no com a devida autorizao da polcia...111

Neste artigo o ator e militante anarquista demonstra profundo conhecimento das questes do ofcio de ator, mostrando que no est distante do ambiente do teatro profissional, conhecendo de perto seus problemas. Os artistas ento so proclamados a se organizarem enquanto classe artstica.

Por outro lado, a prtica do futebol, toma propores cada vez maiores, assim como cresce de forma acelerada o nmero de aficionados e torcedores, no
111

Trechos do artigo O Teatro e a Igreja assinado por Romualdo Figueiredo. Artista dramtico. A LANTERNA. Rio de Janeiro, 1916.

108

somente nas camadas populares como em todas as classes sociais. Os anarquistas, ao perceberem a disseminao dos esportes entre os operrios no se resignaram a adaptar-se inteligentemente, a fim de disputar com os patres e exploradores, utilizando as mesmas armas que estes.

Assim, as direes do movimento, os mesmos detratores da prtica esportiva, iniciam um novo direcionamento rumo aos esportes submeteu-se vontade nascida do conjunto das bases no interior da classe operria. Aos poucos, comeam a surgir s primeiras atividades de lazer, onde a principal atrao no mais o teatro e sim as atividades esportivas. Alm do futebol, estes festivais ao ar livre englobavam outras atividades fsicas que iam desde esportes como a corrida, corrida de bicicletas, a atividades fsicas como as brincadeiras de gincanas, onde havia as corridas de saco, entre outras pequenas disputas.

Para concretizar estas atividades os anarquistas tiveram que re-elaborar seus conceitos com relao ao aspecto da competio presente no campo dos esportes, esta sempre foi encarada como um valor burgus do capitalismo, e um dos aspectos mais combatido nos argumentos contra os esportes.

No entanto, a mudana no discurso, e na prtica, destes militantes no foi assim to incompreensvel. Na realidade os anarquistas j vinham percebendo a propagao dos esportes nas camadas populares e no caso do futebol a grande incidncia do esporte no meio operrio. Por outro lado, percebiam tambm o esvaziamento da categoria nas lutas do sindicato e nas atividades polticas. O

109

envolvimento com os esportes, ainda que tardio, representou uma retomada estratgica s atividades de propaganda e cooptao poltica.

O futebol exercia naquele momento a mesma funo que o teatro havia cumprido no incio do seu desenvolvimento, o de aglutinar mais uma vez a categoria, ento dispersa, em torno de um elemento forte o suficiente para unificar as mais diversas tendncias no interior do movimento. Esse elemento aglutinador era o futebol.

Assim, mais uma vez a propaganda ideolgica anarquista se renova, vejamos abaixo um trecho de uma matria publica em uma pgina inteira, dedicada a um grande festival operrio promovido pelo peridico anarquista, A Plebe, at ento, crtico ferrenho da m influencia do esporte, segue:

Com franqueza deve-se dizer que parte tiveram bastante saliente do festival os duelos esportivos, aqueles rapazes sadios e cheios de energia trouxeram as milhares de pessoas que acorreram ao jardim em grande atividade. (...) O match de foot-ball foi disputado com galhardia pelos times dos clubes do Sport Clube Saturno e da Associao Atltica Repblica, saindo vencedor a primeira por 2 gols a 1. Disputaram igualmente bastante interesses corridas a p e de bicicleta, bem como os exerccios de salto de cujo o resultado nos ocuparemos amanh. Devemos, entretanto desde j evidenciar a com garbo que todos se portaram, associando-se bravamente aquela festa de expanses proletrias. Bravo! Aos moos esportivos. Oxal continuem a se interessar pelas obras levantadas, demonstrando que no praticam o sport pelo sport. (23.09.1919).

110

Esta posio em exaltar aos jovens esportivos, tantas vezes criticados, no pode ser tomada como um desvio ideolgico, uma capitulao das direes, ou ainda uma contradio oportunista112. Esta seria uma viso muito curta da complexidade deste movimento. A atitude anarquista est mais para uma apropriao e porque no dizer, uma ressignificao, da atividade esportista. Ao reproduzir o futebol como atividade de transformao social, associando ao esporte valores polticos, a solidariedade operria e o lazer, os anarquistas oferecem um motivo a mais para que os trabalhadores, que j freqentavam s partidas para divertir-se, o faam com a conscincia limpa de que estaro contribuindo para uma causa nobre. Assim, do prtica do esporte um sentido de utilidade poltica e social.

Desta forma, os anarquistas no realizavam uma partida qualquer do futebol burgus e intil, do esporte pelo esporte, mas ao contrrio, agraciavam a classe operria com um espetculo esportivo comprometido com a causa operria.

Assim, a competio implcita nas disputas esportivas, que para a burguesia se resumia na demonstrao virtuosa da superao de um homem sobre o outro, na atividade de lazer consciente e engajada, essa competio amistosa e representa a dedicao de ambos esportistas em prol da solidariedade operria. Desta forma, todos saiam vencedores, os que estavam em campo e os que estavam fora dele, pois ajudavam na realizao de uma obra social, e por conseqncia na construo de uma nova sociedade livre.

Boris Fausto em seu Livro: Trabalho Urbano e conflito social no Brasil, diz que a atitude de incluir o futebol nas atividades de propaganda anarquista foi uma atitude interesseira.

112

111

CONCLUSO

Ao longo da pesquisa apresentada, buscamos verificar, analisar e compreender - a partir das atividades de lazer e propaganda desenvolvidas pelos anarquistas as dinmicas das foras polticas no contexto da industrializao. Estas relaes nos mostraram que o conflito e a disputa de poder se deu fundamentalmente no campo do lazer e no tempo do no trabalho.

Em seu estudo intitulado Costumes em Comum, Thompson avalia que em finais do sculo XVIII na Inglaterra, na consolidao do capitalismo industrial, a imposio da disciplina do trabalho, nada mais era que o controle sobre o tempo.113 Desta forma podemos pensar a participao contundente dos anarquistas na formao da classe trabalhadora no Brasil, como mais um processo de disputa ideolgica que fazia parte deste momento histrico.

Os operrios anarquistas, inseridos neste contexto de transformao, atentos aos acontecimentos de sua poca, atuaram de forma imperativa nas disputas ideolgicas que regiam este perodo. Como resultado, desenvolveram uma forte atuao sciocultural na construo dos espaos de lazer, mesmo partindo do paradoxo de sua difuso pela negao. As atividades culturais, em que predominava a palavra e o gesto, vivenciadas em auditrios fechados se esvaziavam, perdendo espao para um novo costume: a fruio do lazer nos parques, praias, campos, dentre outros espaos abertos.

Uma reestruturao rigorosa dos hbitos de trabalho, novas disciplinas, novos estmulos e uma nova natureza humana em que estes estmulos atuassem efetivamente. 2004, p.34

113

112

A expresso artstica teatral, que surge como veculo de informao e recepo, vai ao longo de sua trajetria, atuar como agente de integrao e unificao tnica, at atingir sua maturidade como instrumento de propaganda e formao poltica.

O advento dos esportes modernos colocava em cheque o homem e sua relao com o espao da cidade. As atividades esportivas ao ar livre anunciavam esta nova era, onde o corpo e o movimento se completavam. A prtica do futebol, estava em convergncia com estas novas formas de lazer. Sua proliferao entre as camadas populares, foi motivadora de tenses e provocou situaes mltiplas e complexas no contexto da luta de classes.

A classe operria que se constitua - em movimentos contnuos de ao e reao ao controle do patronato na imposio da disciplina do trabalho e das medidas elitistas da sociedade burguesa querendo impor seus novos valores - protagonizou as grandes transformaes na luta, resistncia e preservao de suas prticas culturais. Em muitos casos como no futebol, se apropriando e redirecionando o projeto dominante.

No interior do operariado - a despeito do que pudesse dizer ou fazer o sindicato e outras organizaes da classe - o futebol j era uma realidade dentro e fora da fbrica, e j estava consolidado como atividade esportiva e de lazer em meio s camadas populares. Assim no restava outra forma de reao direo do movimento anarquista, que apropriar-se das atividades esportivas para sua propaganda poltica, fazendo uma diferenciao entre o esporte pelo esporte e o esporte til solidariedade proletria.

113

A dinmica dos movimentos polticos-sociais e culturais nos fazem refletir sobre quem guia quem? Onde est a vanguarda dirigente de uma classe em formao?

Fora do ambiente fabril, as elites dominantes tiveram que se render e ver, pouco a pouco, os times serem compostos por esportistas das camadas populares. A ponto de , a exemplo dos anarquistas, a partir da dcada de trinta, re-elaborarem o seu projeto poltico inserindo o futebol como elemento de construo de uma identidade nacional. Assim, verificamos nestas pequenas disputas a complexidade do processo de circularidade cultural.

Enfim, a contribuio anarquista neste processo se deu a partir da ocupao do tempo livre da famlia operria brasileira, enfrentando os condicionamentos sociais de uma classe em formao, construindo espaos de socializao, diverso e propaganda dentro do sistema de dominao capitalista. Esta capacidade da classe operria de autofazer-se, por meio de suas prprias aes determinaram os rumos dos acontecimentos.

Essa disputa ideolgica entre patres e empregados, pelo direito ao lazer, para alm da relao dominantes e dominados, representou a dinmica das foras intensa e no piramidal, entre exploradores, explorados, lideranas, operrios e a cidade como espao de socializao e palco da ao humana.

A concretizao desta construo se deu efetivamente em dois plos. De um lado a direo poltica organizada. De outro a base poltica operria. A primeira, partia do discurso da espontaneidade para controlar. A outra, reagia

114

espontaneamente ao controle. Essa dinmica de foras, de ao e reao. Deixava um rastro de construo e contradio que faz parte da ao concreta do homem, enquanto sujeito da histria.

115

REFERNCIAS

A LANTERNA. Rio de Janeiro.1916. s/p A LANTERNA. Rio de Janeiro. 25.03.1916. s/p

A LANTERNA. Rio de Janeiro. 19.11.1916.s/p


A PLEBE. So Paulo. 30.10.1917. A PLEBE. So Paulo. 1918. p.02 A PLEBE. So Paulo. 30.08.1919. s/p A PLEBE. So Paulo. 23.09.1919.s/p A PLEBE. So Paulo. 12.10.1919.s/p A PLEBE. So Paulo. 23.09.1919. s/p A PLEBE. So Paulo. 28.01.1919.s/p A VOZ DO POVO. Rio de Janeiro. 06.02.1914. A TERRA LIVRE. Rio de Janeiro. 09.10.1906

ADDOR, Carlos Augusto. A insurreio anarquista no Rio de Janeiro. 2. ed.. Rio de Janeiro: Achiam, 2002. ALVES, Paulo. Anarquismo, movimento operrio e o estado: suas relaes no contexto capitalista da primeira repblica, 1906-1922. So Paulo: PUC, 1981. ARAJO, ngela Maria Carneiro. Trabalho, cultura e cidadania: um balano da histria social brasileira. So Paulo: Scritta, 1997. AZEVEDO Alusio de. O Cortio. Coleo Prestgio-Literatura. So Paulo: Editora Ediouro, 1985. BADAR, Mattos Marcelo. Trabalhadores em greve, polcia em guarda: greves e represso policial na formao da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto/FAPERJ, 2004. BAKUNIN, Michel. Conceito de Liberdade. Porto/Portugal: RES, 1975. ____________ . Textos Anarquistas. Porto Alegre: Editora. L&PM, 2006. BARROS, Jos DAssuno. O Campo da Histria: especialidades e abordagens. Petrpolis: Editora Vozes, 2004. BAUER, Carlos. O Despertar Libertrio. Coleo tempo de histria. So Paulo: Edies Pulsar, 1994.

116

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poticas Polticas. So Paulo: Editora Hucitec. 1979. BURKE, Peter. O Que Histria Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. CAFEZEIRO, Edwaldo e GADELHA, Carmem. Histria do Teatro Brasileiro: de Anchieta a Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora UFRJ-FUNARTE, 1996. CARONE, Edgard. A Primeira Repblica (1889-1930) 2. ed. Texto e Contexto. So Paulo: Difel, 1973.
CARDOSO, C. F. S., PREZ BRIGNOLI, H. O mtodo comparativo na Histria. In: Os mtodos da Histria; uma introduo aos problemas, mtodos e tcnicas da histria demogrfica, econmica e social. trad. Joo Maia. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

CARVALHO, Jos Murilo. Os Bestilizados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo. Companhia das letras. 1987. COSTA, Caio Tlio. O que Anarquismo. 5.ed. So Paulo: Brasiliense, 1981. CRUZ, Maria Ceclia Velasco. Amarelo e Negro: Matizes do comportamento operrio na Repblica Velha. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1981. FAUSTO, Boris. Trabalho Urbano e Conflito Social (1890-1920). So Paulo: Difel, 1977. FERREIRA, Fernando da Costa: Futebol de classe: a importncia dos times de fbrica nos primeiros anos do sculo XX. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-Graduao em Geografia. Niteri. UFF. 2001. FERREIRA, Maria Nazareth. A Imprensa Operria no Brasil. So Paulo. Vozes. 1978. GARCIA, Silvana. Teatro da Militncia: a inteno do popular no engajamento poltico. So Paulo: Perspectiva, 1990. FLASKSMA, Dora Rocha; STOTZ Eduardo. Velhos Militantes: Depoimentos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. GES, Maria Conceio Pinto de. A formao da Classe Trabalhadora: movimento anarquista no Rio de Janeiro, 1888-1911. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1988. HARDMAN, Francisco Foot. Nem Ptria, nem Patro!: Vida operria e cultura anarquista no Brasil. 2.ed.. So Paulo: Brasiliense, 1984. HIRANO, S . Pr-Capitalismo e Capitalismo. 1. ed. So Paulo: Hucitec, 1988. HOBSBAWM, Eric J. Histria do Trabalho e Ideologia (Cadernos de Pesquisa). So Paulo: Brasiliense, 1977. JOANILHO, Andr Luiz, FERRARI, Syda e APARECIDA, Rozzinelli, Vnia. Operrios e Anarquistas: fazendo teatro. Cadernos AEL. Campinas: UNICAMP, 1992. KOTHE, Flavio R. (org); FERNANDES, Florestam (coord.). Walter Benjamin. So Paulo: Editora tica, 1985.

117

LAFARGUE, Paul. O Direito preguia. Rio de Janeiro: Achiam, 2006. LUTA PROLETRIA. So Paulo. 22.02.1908.s/p MARTINS, William de Sousa Nunes. Paschoal Secreto: Ministro das Diverses do Rio de Janeiro (1883-1920). Dissertao de mestrado. Programa de Ps-Graduao em Histria Social. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2004. MATTOS, Ilmar Rohloff de. GONALVES, Mrcia de Almeida. O Imprio da Boa Sociedade: a consolidao do estado imperial brasileiro. So Paulo: Atual, 1991. MELO, Victor Andrade de. Cidade Esportiva: primrdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001. ________________. ALVES JUNIOR, Edmundo de Drumond. Introduo ao Lazer. So Paulo: Manole, 2003. ________________. Lazer e camadas populares: reflexes a partir da obra de Edward Palmer Thompson. Rio de Janeiro: ANIMA/UFRJ. Site: www.grupoanima.org. NEEDELL, Jeffrey. Belle poque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do sculo. So Paulo: Companhia das letras, 1993. NOVO RUMO. Rio de Janeiro. 1907, p. 01.

NOVO RUMO. Rio de Janeiro, 18.03.1907.s/p


NOVO RUMO. Rio de Janeiro, 1908, p. 03. NOVO RUMO. Rio de Janeiro, 20.07.1916. s/p NOSSO SCULO. So Pulo: Abril Cultural, 1980 NUNES, Mrio, 40 anos de teatro. Rio de Janeiro: SNT,s/d, v1.1. OITICICA, Jos. Ao Direta (meio sculo de pregao libertria). Rio de Janeiro: Germinal, 1970. _____________. Quem os Salva? Mimeogr. Rio de Janeiro, 1920. _____________. Pedras que rolam. Mimeogr. Rio de Janeiro, 1920. ORTIZ, Renato. Cultura, modernidade e identidades. In: ORTIZ, Renato. Globalizao e Espao Latino Americano: o novo mapa do mundo. Editora HUCITEC. So Paulo, 1997. PAMPLONA, A. Marcos. Sade Pblica: Histrias, Polticas e Revolta. So Paulo: Editora Scipione, 2002. PRADO, Antonio Arnoni (Org.). Libertrios no Brasil: memria, lutas, cultura. So Paulo: Brasiliense, 1986.

118

PROUDHON, Joseph-Pierre. A propriedade um roubo e outros escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1998. ______________. Poltica. FERNANDES, Florestan. Coordenador. Editora tica. So Paulo.1986. RESZLER, Andr. A Esttica Anarquista. Portugal: Eros. 1977. RODRIGUES, Edgar. Anarquismo na Escola, no Teatro e na Poesia. Rio de Janeiro: Achiam, 1970. RUSSEF, Ivan. Os dilemas do professor anarco-sindicalista. Tese de doutoramento. Programa de Ps- Graduao em educao.So Paulo: USP, 2003. SILVA, JORGE E. O Nascimento da Organizao Sindical no Brasil e as primeiras Lutas Operrias: 1890-1935. Dissertao de mestrado. Programa de ps-graduao em Educao. Santa Catarina: UFSC, 2001. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. DOS SANTOS, Ricardo Pinto. Memria Social dos Esportes: futebol e poltica:a construo de uma identidade nacional. Rio de Janeiro: Mauad/FAPERJ, 2006. SILVA E SOUZA, M.Manuela R. de. Portugueses no Brasil: imaginrio social e tticas cotidianos (1880-1895). In: Dossi Imigrantes. Revista ACERVO. Vol.10, n 2. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. SOUZA, Antnio Dimas. O Mito Poltico no Teatro Anarquista Brasileiro. Rio de Janeiro: Achiam, 2003. THEML, N. e BUSTAMANTE, R. M da C. Histria Comparada: olhares plurais. PHONIX 10. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2004. THOMPSON. E.P. A Formao da Classe Operria Inglesa. V. 1, 2 e 3. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _______________. Costumes em Comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das letras. 1998.

VARGAS, Maria Thereza. Teatro Operrio na Cidade de So Paulo. So Paulo: IDART, 1978. VASCO, Neno. Greve de Inquilinos. Seco Editorial de A Batalha. Lisboa/Portugal: 1923. ____________. O Pecado de Simonia. Mimeogr. Rio de Janeiro: 1920.

WOODCOCK, George. Anarquismo (Uma Histria Libertrios).Vol. Cap.1. A Idia. Porto Alegre: L&PM, 1983.

das

Idias

Movimentos

119

ANEXOS

120

Transio, Transformaes e Conflitos: o Rio de Janeiro e a passagem para o sculo XX Imagens

Interior e exterior de trs fbricas no Rio de Janeiro

121

Hospedaria para imigrantes no Rio de Janeiro

Ambiente externo de um cortio Rio de Janeiro

122

O Rio dos Operrios: diverso e agitao dentro e fora da fbrica - Imagens

Piquenique promovido pelo Jornal A Plebe, na Quinta da Boa-vista, no Rio de Janeiro, em 1919.

Um piquenique operrio (Festa esportiva), no Rio de Janeiro.

Teatro e Futebol Recortes de Jornais

123

Nota de divulgao de festival operrio em espao aberto. A Plebe, 1919.

A Plebe, 23.09.1919. (Destaque para o subttulo da matria)

124

125

A dana e o futebol, no jornal A Plebe, 12.10.1919. O direito de amar, matria publicada no jornal A Plebe, sd. A arte do palco,jornal A Lanterna, 25.03.1916. O teatro e aigreja, jornal A Lanterna, sd.

126

Comunicados, jornal Novo Rumo, 18.03.1907. Festa de propaganda, jornal A Lanterna, 19.11.1916. Festa Libertria, jornal Novo Rumo, sd.

127

A Plebe 26.08.1922 Rio de Janeiro ano V nr. 189

128

Anda mungkin juga menyukai