Anda di halaman 1dari 4

ESTADO

Origem Conforme trata Dalmo de Abreu Dallari, o Estado tem sua origem, a partir do momento em que a coletividade estatal se organiza e possui rgos que querem e agem por ela.

Conceito Trata-se de pessoa jurdica de direito pblico, com personalidade jurdica, para que exista o efetivo respeito ao princpio do fazer justia, ou seja, coloca-se o Estado em uma situao de igualdade, permitindo ao mesmo tempo ordenar, administrar, e, tambm, ser fiscalizado, fazer parte de um processo como pessoa de direitos e obrigaes.

Na Teoria Geral do Estado, existem trs elementos essenciais para a formao de um Estado: POVO, TERRITRIO E PODER SOBERANO. Povo: o conjunto dos nacionais, nativos da terra. Territrio: a delimitao territorial que inclui a superfcie terrestre, subsolo, espao areo e o mar, que de 12 a 24 milhas a partir da nossa costa para efeitos de defesa do territrio nacional, e 200 milhas para efeitos de explorao martima. Tambm so considerados extenses territoriais: avies, navios e as embaixadas. Todos ficam sob efeito da aplicao da ordem jurdica nacional. No caso de avies e embarcaes vale uma ressalva: os avies e embarcaes oficiais, sempre, em qualquer lugar que se encontrem tero soberania para aplicao das leis de seus pases de origem dentro destes estabelecimentos. Poder soberano: o poder, a governabilidade de um Estado, delegado s mos de alguns que tero como incumbncia administrar a mquina, sem qualquer subordinao outra ordem. FORMAS DE ESTADO a) Estado simples: O Estado soberano no apresenta subdivises internas em pores que sejam denominadas como Estados. b) Estado composto: casos em que h a composio do Estado por mais de um Estado. Podem ser: Federao O Estado soberano apresenta subdivises internamente para sua organizao, denominando estas reas como Estados, que compem o Estado maior. Confederao h a formao por Estados soberanos, que fixam Tratados Internacionais entre si. O Brasil uma Federao: o Pas repartido em trs esferas territoriais: Unio, Estados, e Municpios. As respectivas competncias de cada uma dessas esferas ficam estabelecidas no artigo 21 e seguintes da Constituio Federal.

DEMOCRACIA CONCEITO Vem do grego Dem os (povo) + Kratos (governo), que tem como significado a governabilidade de todos, da sociedade. o gov erno do pov o, pelo pov o, e para o pov o. Abraham Lincoln O Brasil um Estado Democrtico de Direito, e podemos perceber isso em seu art. 1 nico. Constituem objetivos fundamentais da Repblica federativa: artigos 3 e 4 da Constituio Federal.

DOIS VALORES FUNDAMENTAIS PARA O CONCEITO: LIBERDADE SOCIAL o direito cada um tem, de fazer tudo o que quiser desde que no invada o direito de outrem, no prejudique a liberdade de outrem; IGUALDADE Todos so iguais perante a lei.

FORMAS DE DEMOCRACIA DIRETA As decises so tomadas diretamente pelos cidados em assemblia, no h representatividade. interessante dizer, que a democracia direta somente possvel em sociedades que apresentam um nmero populacional baixo, e consequentemente sua rea territorial no das maiores. Em sociedades com ndices populacional muito alto no possvel.

INDIRETA O povo governa por intermdio de representantes. SEMIDIRETA O povo no governa diretamente, mas possui instrumentos jurdicos e polticos para interferir nas diretrizes do Estado. Podem intervir por meio de uma iniciativa popular (a sociedade cria uma disposio interessante para o momento da vida em sociedade e encaminham aos seus representantes para que coloquem em pauta de votao para possvel aprovao), veto popular (a lei j foi elaborada e reprovada, posteriormente, pela sociedade para que seja revogada), e o referendum (a lei posteriormente a sua elaborao, apresentada sociedade para que estes, por convocao, aprovem ou a reprovem).

A diviso dos poderes Em sua obra LEspirit des Lois, Montesquieu mostra que a razo da diviso dos trs poderes para que o governo no seja autoritrio, ditador, exercido por uma nica pessoa, que pode vir a governar de forma tirana. Montesquieu entendia que o homem tende a ser corrompido, e neste caso nada melhor do que ter um poder que fiscaliza o outro poder. Assim: O que est encarregado de faz-las (Legislativo), no deve estar encarregado de aplic-las, nem de execut-las; O poder que est encarregado de execut-las, no deve ser encarregado de faz-las e nem de julg-las; O que est encarregado de julg-las no deve ser encarregado de faz-las e nem de executlas. Vale salientar que se trata de funo tpica de cada poder, e que so independentes. No h hierarquia entre eles, mas sim campos diferentes de atuao. Como funo atpica h a invaso, a interferncia de um poder na esfera do outro. Neste caso temos: executivo elabora leis delegadas e medidas provisrias (CF, art. 68, e 62); legislativo susta atos normativos do executivo (CF art. 49, V); judicirio quando o chefe do executivo conceder indulto (CF art. 84, XII).

Exerccio 1:

um regime de separao dos trs poderes, em que h interdependncia entre o legislativo e o executivo, e possui uma estrutura dualista. Qual o regime?
A - Presidencialismo B - Governo de assemblia C - Monarquia

D - Parlamentarismo Comentrios: Essa disciplina no ED ou voc no fez comentrios Exerccio 2:

Em caso de vacncia ou impedimento dos cargos do poder executivo, no mbito da representao federal (Presidente da Repblica), qual a ordem, das pessoas que devem ter a investidura do cargo, temporariamente, at a volta do representante principal?
A - Presidente da Cmara dos Deputados, do Senado, e por ltimo, o Vice -Presidente, respectivamente; B - Vice -Presidente, Presidente do Senado, e por ltimo, Presidente da Cmara dos Deputados, respectivamente; C - Vice -Presidente, Presidente da Cmara dos Deputados, do Senado, e por ltimo, Presidente do Supremo Tribunal Federal, respectivamente; D - Vice -Presidente, e Presidente do Supremo Tribunal Federal, respectivamente; E - Presidente da Cmara dos Deputados, do Senado, e por ltimo, o Vice -Presidente. Comentrios: Essa disciplina no ED ou voc no fez comentrios Exerccio 3:

A Constituio atual fora:


A - Promulgada em 1.988; B - Outorgada em 1.967; C - Promulgada em 2.003; D - Outorgada em 2.003; E - Promulgada em 1.824. Comentrios: Essa disciplina no ED ou voc no fez comentrios Exerccio 4:

O Poder Constituinte : A - o prprio congresso nacional; Bo poder delegado ao congressistas de legislar; C - o modo formal como se chama a imunidade legislativa; D - permanente; E - o poder dado a alguns parlamentares para elaborao da Carta Me. Comentrios: Essa disciplina no ED ou voc no fez comentrios Exerccio 5:

Podemos afirmar que a Constituio Brasileira : A - escrita e promulgada; B - escrita e outorgada;

C - costumeira e outorgada; D - costumeira e flexvel; E - escrita, promulgada e rgida. Comentrios: Essa disciplina no ED ou voc no fez comentrios

Anda mungkin juga menyukai