Anda di halaman 1dari 4

COMO FAZER UMA BOA REDAO 01 Dominar a arte da escrita um trabalho que exige prtica e dedicao.

. No entanto, conhecer seu lado terico muito importante. Aqui voc encontra um resumo desta teoria com dicas de como fazer uma boa redao. Aplique-a em seu trabalho mas no se esquea: voc precisar fazer a sua parte, isto , escrever. SIMPLICIDADE Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domnio, prefira frases curtas. Amarre as frases, organizando as idias. Cuidado para no mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve pela linha de argumentao. CLAREZA O segredo est em no deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que voc quer dizer. Evidencie todo o contedo da sua escrita. Lembre-se: voc est comunicando a sua opinio, falando de suas idias, narrando um fato. O mais importante fazer-se entender. OBJETIVIDADE Voc tem que expressar o mximo de contedo com o menor nmero de palavras possveis. Por isso no repita idias, no use palavras demais ou outras coisas que s para aumentem as linhas. Concentre-se no que realmente necessrio para o texto. A pesquisa prvia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar. UNIDADE No esquea, o texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Voc deve traar uma linha coerente do comeo ao final do texto. No pode perder de vista essa trajetria. Por isso, muita ateno no que escreve para no se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessrio um dos caminhos para no se perder. Para no errar, use a seguinte ordem: introduo, argumentao e concluso da idia. COERNCIA A coerncia (coeso) entre todas as partes de seu texto, fator primordial para se escrever bem. necessrio que elas formem um todo. Para isso, necessrio estabelecer uma ordem para as idias se completem e formem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as conseqncias. Exemplos: Obedecer uma ordem cronolgica um maneira de se acertar sempre, apesar de no ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o particular, do objetivo para o subjetivo, do concreto para o abstrato. Use figuras de linguagem para que o texto fique interessante. As metforas tambm enriquecem a redao. NFASE Procure chamar a ateno para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, principalmente no incio da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa concluso essencial para mostrar a importncia do assunto escolhido. Remeter o leitor idia inicial uma boa maneira de fechar o texto.

LEIA E RELEIA Lembre-se, fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que voc no consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os perodos no ficaram longos, obscuros. Veja se voc no repetiu palavras e idias. medida que voc rel o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuao. No se apegue ao escrito. Refaa se for preciso. No tenha preguia, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessrias. No computador, esta tarefa se torna mais fcil. Faa sempre uma cpia do texto original. Assim voc se sentir vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poder voltar atrs.

COMO FAZER UMA BOA REDAO 02 A redao no vestibular assusta muitos estudantes. Para grande parte dos vestibulandos, os temas propostos nas provas parecem abstratos e indecifrveis, sem relao como nada que acontece com a gente. E, para piorar a situao, a redao tem um peso enorme na nota. Fazer exerccios semanais de redao a melhor maneira de se preparar para a prova, porque estruturar um texto principalmente um questo de treino, seja esse texto narrativo ou dissertativo. Talvez o primeiro passo para ir bem na redao do vestibular seja encar-la no como uma obrigao chata e inevitvel, mas como uma oportunidade de se expressar, de mostrar aos outros o que voc pensa e com sigilo absoluto. Os assuntos proposto nos exames normalmente so genricos e permitam vrias abordagens e enfoques. Voc pode pincelar uma frase que tenha haver com o momento que est vivendo e transform-la em uma redao. ningum ir avaliar se a sua idia est certa ou no. O que importa o texto. Leia, a seguir, algumas dicas para fazer uma boa redao. REDAO PASSO A PASSO Nove entre dez vestibulares pedem textos dissertativos, que nada mais so do que comentrios sobre uma idia. O que sobra o texto narrativo, que conta uma histria. As dicas a seguir se aplicam aos dois casos. LINHA DE RACIOCNIO Voc tem de escolher um dos milhes de enfoques possveis. Anote todas as idias que lhe vm cabea, juntamente com palavras e frases de efeitos, e depois selecione os conjuntos mais interessantes para desenvolver. LGICA O texto deve ter comeo, meio e fim. No comeo, voc introduz uma idia; no meio, voc a desenvolve, apresentando argumentos que a comprovem; e, no fim, voc faz uma concluso sobre a idia inicial. FUNDAMENTAO Todo argumento que voc apresentar deve ser fundamentado em histrias, fatos ou opinies que voc encontra na seu repertrio, baseado na sua histria pessoal. Ou seja, so as lembranas que voc tem das conversas com amigos e a famlia, das letras de msica, programas de TV, filmes, debates na escola e da leitura de jornais, revistas e livros.

COMO FAZER UMA BOA REDAO 03 Uma boa redao aquela que permite uma leitura prazerosa, natural, de fcil compreenso, e que o leitor se sinta impactado. Para fazer bons textos fundamental ter o hbito de leitura, e utilizar todas as regras da lngua Portuguesa, e as tcnicas de redao a seu favor. Aprenda as principais dicas: Organize seus argumentos sobre o tema proposto, e os escreva de forma compreensvel. Organize os argumentos de forma crescente, ou seja, deixe o argumento mais forte para o final; Em dissertaes em que necessrio defender algo, no fique "em cima do muro", coloque claramente sua posio, pois muitas vezes esto interessados em avaliar sua capacidade de opinar, refletir e argumentar; Escreva com clareza; Seja objetivo e fiel ao tema; Escolha sempre a ordem direta das frases; Evite perodos e pargrafos muito longos; Elimine expresses difceis ou desnecessrias do texto; No use termos chulos, grias e regionalismos; Esteja sempre atualizado em tudo que acontece no mundo; 9874 Alm dessas dicas preciso saber principalmente as regras de acentuao, pontuao, ortografia e concordncia. Estrutura da Redao Um texto composto de trs partes essenciais: introduo, desenvolvimento e concluso. O correto haver um elo entre as partes, como se formassem a costura do texto. Na introduo onde o tema abordado apresentado, no deve ser muito extensa, e aconselha-se que tenha apenas um pargrafo de quatro a seis linhas. O desenvolvimento o corpo do texto, a parte mais importante dele. onde se expe o ponto de vista, e argumenta de uma forma lgica para que o leitor acompanhe seu raciocnio. Nesta parte do texto faz-se uso de, no mnimo, dois pargrafos. A concluso o fechamento. Mas vlido lembrar que a introduo, desenvolvimento e concluso so ligados e dependentes entre si para que a coeso e coerncia textual sejam mantidas e o texto faa sentido. Veja mais dicas para redigir um bom texto: Leia muito, a leitura enriquece o vocabulrio, voc olha visualmente as palavras e envia para a sua memria a forma correta de escrev-las; Treine fazer redao com temas que podero ser relacionados com a prova de concurso que ir fazer, ou ento faa com temas da atualidade, e notcias constantes nos meios de comunicao; Seja crtico de si mesmo, revise os textos de treino, retire os excessos, deixe seu texto enxuto. Cronometre o tempo que gasto nas suas redaes de treino e tente sempre diminuir o tempo gasto na prxima; No ultrapasse as margens , nem o limite de linhas estabelecidas na prova;

Mantenha o mesmo padro de letra do incio ao fim do texto. No inicie com letras legvel e arredondada, por exemplo, e termine com ela ilegvel e apressada, isso dar uma pssima impresso para o examinador da banca quando for ler; No faa marcas, rabiscos, no suje e nem amasse sua redao; Tenha o mximo de asseio possvel; Faa as redaes de provas anteriores do concurso que voc prestar; Fique focado no enunciado que a banca est pedindo, no redija um texto lindo, mas que est totalmente fora do tema. Nunca fuja do tema proposto; Use sinnimos, evite repetir as mesmas palavras; Tenha seus argumentos fundamentados. Seja coeso e coerente. Algo comum no mundo dos concurseiros o grande temor pela redao nas provas. Muitas vezes o candidato se prepara para a prova objetiva, e deixa a redao de lado, perdendo grandes chances de passar. A nica maneira eficaz de aprender a fazer uma boa redao treinando. Faa redaes sobre diversos temas, leia e releia quantas vezes precisar, e lembre-se: a prtica pode levar perfeio.

Anda mungkin juga menyukai