Anda di halaman 1dari 30

REVESTIMENTOS HBRIDOS DE NANOCOMPSITOS DE EPXI/POLIANILINA ZNO

Sntese, caracterizao e desempenho na proteo corroso de pinturas condutoras

INTRODUO
Polmeros condutores como a Polianilina (PANI) so estudados devido certas caractersticas como: Condutividade eltrica Comportamento eletroqumico

Propriedades eltricas e pticas

Polianilina:
Versatilidade

INTRODUO

Sintetizada por mtodos qumicos e eletroqumicos Propriedades fsicas, qumicas e mecnicas teis Baixo custo Segurana

Estudos para melhorar a polianilina: As propriedades eltricas so modificadas por adio da cargas inorgnicas e ons contaminantes. Combina os benefcios do revestimento orgnico e do polmero condutor para substratos comuns como ferro e suas derivaes.

MATERIAIS E MTODOS
Reagentes e materiais Reagentes - Tetraetilapentamina (TEPA); - Persulfato de amnio (APS);

- cido canforsulfnico (CSA);


- Anilina; - Resina epxi.

*Para sntese de ZnO: Nitrato de zinco (Zn(NO3)26H2O) e NaOH .

MATERIAIS E MTODOS
Sntese dos nano-compostos PANI - Misturar 0,003 mol de CSA 0,05 moles de anilina em 200 ml de gua destilada durante 2h. - Resfriar a mistura 0C para formar uma disperso homognea do complexo anilina - CSA - Adicionar 0,04 moles de APS gota a gota na emulso com agitao.

- Aps 4 horas, os precipitados foram recolhidos num funil de Buchner e lavado repetidamente com gua destilada.
- Os produtos foram secos num forno durante 12 h.

-A cor verde obtido nas amostras foi a primeira evidncia da formao de polianilina na sua forma de sal esmeraldina (ES).

MATERIAIS E MTODOS
Sntese dos nano-compsitos PANI - ZnO - 0.045, 0.090 e 0.180 g de nano bastes de ZnO foram misturados com 0,05 moles de anilina em 200 ml de gua destilada em um conjunto de recipientes de reao. - As misturas foram agitadas com agitadores magnticos em banhos de gua gelados durante 4 h at obter uma suspenso uniforme.

- O procedimento de processamento foi o mesmo do anterior.

MATERIAIS E MTODOS
Sntese de PANI e PANI - ZnO compsito contendo tinta - Uma certa quantidade do p sintetizado do nano compsito PANI ou PANI - ZnO foi suspenso em tetraetilapentamina (TEPA), seguido por uma mistura adequada, utilizando um agitador magntico, com uma velocidade de 400 rpm durante cerca de 12 h. - 1g de epxi foi misturado com 0,2 g de mistura em suspenso e em seguida soluo foi agitada de novo durante 5 min. -Depois de agitao, um composto homogneo foi obtido.

MATERIAIS E MTODOS
Revestimento do ao - Todas as amostras de ao carbono foram pr-tratadas em soluo de acetona e etanol para desengordurar, antes do revestimento e a superfcie de todas as amostras ficaram lisas e brilhantes aps o polimento. - O substrato foi revestido pelas tintas por meio de imerso e, em seguida, foram secos em que a temperatura de 50 C durante 24 h. -A composio do preparado: 1) Epxi (E); 2) Epxi / PANI (EP); 3) Epxi / PANI - ZnO (EPZX onde X = 1 , 2 e 4 % em peso)

MATERIAIS E MTODOS
Caracterizao de PANI e do nanocompsito PANI ZnO

-Difrao de raios X;
-Espectroscopia de FT IR; -Microscopia eletrnica de varredura (MEV); -Anlise gravimtrica (TGA);

AVALIAO DOS REVESTIMENTOS PREPARADOS


Estudos da gua absorvida pelos revestimentos Processo: Aplicou-se tintas na placa; Deixou em descanso por 4 dias; Em seguida, foram pesados; As placas foram imersas em gua; O teste foi realizado durante 30 dias; Por fim, limpou todas as gotculas superficiais e pesou novamente a placa;

Esse processo foi realizado vrias vezes para avaliar a quantidade de gua absorvida, onde os revestimentos foram imersos em amostras preparadas em gua.

AVALIAO DOS REVESTIMENTOS PREPARADOS


Testes de corroso feito para investigar o desempenho de proteo contra corroso das amostras revestido por Epxi; Eletrodos utilizados:
Eletrodo de trabalho: Placa de ao revestido com as tintas preparadas; Contra eletrodo: Folha de platina; Eletrodos de referncia: Eletrodo de calomelanos saturado (SCE);

Estes eletrodos foram colocados no interior do recipiente de vidro cheio com soluo de NaCl 3,5%; O teste realizado pela espectroscopia de impedncia eletroqumica(EIS) e pelas variaes de potencial de circuito aberto (OCP).

AVALIAO DOS REVESTIMENTOS PREPARADOS


Estudos morfolgicos dos revestimentos A morfologia da superfcie foi caracterizada por:
Microscopia Eletrnica de Varredura (MEV); Microscopia Eletrnica de Transmisso (MET).

realizado para comparar o desempenho de proteo corroso dos revestimentos preparados; O estudo ocorreu antes e aps 90 dias de imerso em soluo de NaCl 3,5%.

RESULTADOS E DISCUSSO
Caracterizao de pigmentos Estudos de raios-X padro de difrao

O padro de DRX de nano compostos de ZnO semelhante ao do PANI pois a adio inferior a 5% apenas causou deslocamentos insignificantemente em 2 = 19,3 e 2 = 25,7. Entretanto, a intensidade deles aumentou medida que o contedo de ZnO em PANIZnO aumentou.

RESULTADOS E DISCUSSO
Espectroscopia de infravermelhos Transformada de Fourier por
Os nano compostos PANI-ZnO apresentaram os picos caractersticos do composto. No entanto, existe uma evidncia de deslocamento do pico quando o ZnO foi adicionado PANI. As mudanas nos picos caractersticos e tambm interaes fsico-qumicas entre os nano bastes de ZnO e molculas PANI afetaram a densidade de eltrons e energias de ligao da PANI.

RESULTADOS E DISCUSSO
Microscopia Eletrnica de Varredura
(a) PANI

(b) PANI - ZnO (1% em peso)


(c) PANI - ZnO (2% em peso) (d) PANI - ZnO (4% em peso) Nanocompsitos parecem obter uma capacidade melhorada devido a efeitos de superfcie.

RESULTADOS E DISCUSSO
Microscopia Eletrnica de Transmisso Figura (a) Nanobastes de ZnO. Dimetros entre 20 e 50 nm

Comprimentos entre 50 e 200 nm

Figura (b) Nanotubos de PANI e ZnO

Esta micrografia confirma que nanobastes de ZnO foram cobertos uniformemente por PANI.

RESULTADOS E DISCUSSO
Anlise Termogravimtrica
utilizada para analisar a estabilidade trmica a partir de nano bastes de ZnO, PANI e nano compsitos de PANI-ZnO (1%, 2% e 4% em peso).

RESULTADOS E DISCUSSO
Estudos de condutividade eltrica
Foi utilizada a sonda de quatro pontos para medir a condutividade eltrica dos materiais sintetizados. Resultados obtidos:
Composio Nano ZnO PANICSA PANIZnO 1% em peso PANIZnO 2% em peso PANIZnO 4% em peso Condutividade Eltrica (S/cm) 0.016 0.025 0.0068 0.0029 0.0014

RESULTADOS E DISCUSSO
Teste de aderncia
De acordo com a norma ASTM D3359-97, os revestimentos formados a partir da tinta epxi mostram adeso inadequada ao substrato metlico, quando o revestimento foi removido de 15-35%.

RESULTADOS E DISCUSSO
Absoro de gua
Na figura, mostrado o valor de absoro de gua de revestimentos em funo do tempo de imerso.

RESULTADOS E DISCUSSO
Desempenho de proteo contra corroso de ao revestido com base em epxi

Potencial de circuito aberto (OCP)

RESULTADOS E DISCUSSO
Desempenho de proteo contra corroso de ao revestido com base em epxi
Espectroscopia de impedncia eletroqumica (EIS): Os comportamentos de impedncia de todos os revestimentos foram estudados durante 0, 30, e 90 dias, em 3,5% de NaCl, temperatura de 25 C.

RESULTADOS E DISCUSSO
Comparando valores da capacitncia e da resistncia dos revestimentos

Capacitncia

Resistncia

RESULTADOS E DISCUSSO
Teste de Corroso Alteraes morfolgicas dos revestimentos pelo mtodo MEV

MECANISMOS DE PROTEO CORROSO NA PRESENA DE PANI-ZNO


PANI um polmero condutor que previne a corroso do ao de duas maneiras: a) Barreira fsica na pelcula de tinta

RESULTADOS E DISCUSSO

b) Passivador da superfcie do substrato metlico

Vantagens: Revestimento de auto renovao; Se a PANI distribuda uniformemente na matriz de tinta, a formao da camada passiva sobre a superfcie do ferro pode aumentar.

MECANISMOS DE PROTEO CORROSO NA PRESENA DE PANI-ZNO


Interaes PANI-Zn2+ Alteram a morfologia da polianilina em grupos compactos na interface metal /polmero. Facilitam a formao da camada passiva. Reduz a taxa de corroso eficientemente. ZnO Barreira na pelcula de tinta, reduzindo as vias de passagem utilizadas pelo eletrlito e ons corrosivos.

RESULTADOS E DISCUSSO

MECANISMOS DE PROTEO CORROSO NA PRESENA DE PANI-ZNO


Comparao entre o epxi puro | epxi contendo PANI | nano compsito PANI ZnO:

Esquema de formao da camada passiva, na interface do substrato e pelcula de tinta depois da imerso em 3,5% de NaCl.

CONCLUSO
Os resultados do FTIR e DRX, da TGA e as medies de condutividade eltrica confirmaram a formao dos nano compsitos PANI ZnO.

Os estudos de microscopia eletrnica (MEV e MET) sobre PANI e o nano compsito PANI - ZnO revelaram que os nano bastes ZnO foram uniformemente cobertos por PANI.
O nano compsito PANI ZnO, com estrutura em forma de flocos, restringe a penetrao de molculas de gua atravs de filme de pintura. Revestimentos EPZ tiveram melhor desempenho anticorroso em substratos de ao.

CONCLUSO
Revestimentos misturados com nano bastes ZnO mostraram delaminao e degradao dos revestimentos. Revestimentos misturados com PANI reduziram a corroso.

Soluo: O uso de PANI e ZnO, sob a forma de nano compsitos: Aumentar a durabilidade do revestimento anticorrosivo Aumenta o desempenho do substrato de forma significativa Age como uma barreira fsica para o ambiente corrosivo Evitar a penetrao de molculas de gua na pelcula seca.

Obrigada!
Grupo: Juliane Guimares Maria Rafaella Calheiros Marcela Bino Mayara Bezerra Stephanie Afonso

Anda mungkin juga menyukai