Anda di halaman 1dari 8

ndia:

Dados Principais: rea: 3.287.782 km Capital Da ndia: Nova Dlhi Populao: 1,21 bilho (em mdia). Classificao populacional: 2 pas com maior populao do Mundo. Nome Oficial: Repblica da ndia (Bharat Juktarashtra). Subdiviso: A ndia est subdividida em 29 Estados e 6 Territrios da Unio. Nacionalidade: Indiana. Proclamao da Repblica: 26 de janeiro de 1950. Independncia: 15 de agosto. Idiomas: hindi (oficial), lnguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tmil, urdu, gujarati). Pas do G-1: (grupo dos 21 pases em desenvolvimento do mundo). Rios: Indo (Indus), Ganges e Brahmaputra. Localizao: centro-sul da sia.

Pintada de Verde: ndia.

Presidncia da ndia: A presidente da ndia (Pratibha Patil, foi eleita em 2007 sendo a primeira mulher a governa o pas, seu mandato dura 5 anos), em teoria, a presidente possui considervel poder. Com poucas excees, a maior parte da autoridade investida do presidente, na prtica, exercida pelo Conselho de Ministros, liderado pelo Primeiro-Ministro (Manmohan Singh).

Nova Dlhi: Capital da ndia Nova Dlhi, foi fundada no sculo X||, e contm cerca de 18 milhes de habitantes, tendo o clima subtropical semi-rido, e diversos pontos tursticos tais como: Portal da ndia, Forte Vermelho, Memorial de Mahatma Gandhi; entre outros. E atrai muitos turistas. Clima da ndia: O clima dominante o quente, sob regime dos ventos, com quatro estaes relativamente bem definidas: fria (janeiro e fevereiro), quente (maro, abril e maio), ventos do sudoeste (junho a outubro), suspenso de ventos (novembro e dezembro). Durante o inverno, o clima seco e a temperatura agradvel. J durante o calor as temperaturas se elevam em graus muito altos chegando a 40 graus. Economia: A economia da ndia a 10 maior economia do mundo. O PIB do pas, em 2007, chegou casa dos U$800 bilhes, com um crescimento de 8% em relao ao ano anterior. A ndia um pas emergente, portanto apresenta um bom crescimento econmico na atualidade e considerado o 2 pas que mais cresce no mundo. Suas principais fontes de economia so muito diversificadas, pois apresenta fortes resultados nas reas agrcola, industrial, tecnolgica, financeira e de servios e apresenta um forte destaque nas exportaes de produtos manufaturados. A economia da ndia passou a crescer aps as reformas econmicas que ocorreram em 1991. Desde ento, os nveis de pobreza, desnutrio e o analfabetismo histricos no pas, esto diminuindo lentamente, embora permaneam muito altos. Agricultura: Na agricultura, as principais produes so: o arroz, a cana-deacar, o amendoim, a sumama (rvore, usada comercialmente para encher colches, travesseiros, almofadas), a colza (Variedade de couve que serve de forragem), a mostarda, o gro-de-bico, o sorgo (Espcie de milho, originrio da ndia), o milho, a batata, o coco, a banana e o ch. A maior parte destes produtos destinada ao consumo interno e alguns, como o ch e o acar, destinam-se exportao. Na Pecuria so bem comuns as criaes de aves, cabras, ovelhas, bfalos, peixes e bovinos assim obtendo o segundo maior rebanho de bovinos do mundo. A indstria extrativa, quase toda controlada pelo Governo, inclui o ferro, a bauxita, o mangans, a cromita, o zinco, o cobre, o chumbo, o ouro e os diamantes. O setor industrial na ndia est cada vez mais diversificado. As reas que mais se desenvolvem so as seguintes: ao, equipamentos e mquinas, cimento, alumnio, fertilizantes, txteis, juta (Fibra grosseira tirada de uma planta tilicea

que se cultiva na ndia), biotecnologia, produtos qumicos, softwares e medicamentos. So consideradas manufaturadas, pois, incluem indstrias pesadas e as de alta tecnologia. Os principais parceiros comerciais da ndia so os Estados Unidos, o Japo, o Reino Unido e a Alemanha. Principal problema da economia da ndia: Um dos principais problemas da economia da ndia a forte concentrao de renda que gera desigualdades sociais e econmicas. A grande maioria dos trabalhadores ganha salrios baixos e trabalha exaustivas cargas horrias. Principais regies industriais: regies metropolitanas de Bombaim e Calcut. Moeda: Rpia. Na ndia, todas as notas trazem a imagem de Gandhi. Taxa de desemprego: 10,8% (estimativa 2010). Gandhi: Gandhi foi um lder indiano que lutou toda sua vida pela independncia da ndia e pela paz entre hindus e muulmanos, e graas ao seu esforo foi criado o Estado muulmano do Paquisto. Considerado lder da humanidade, tambm ficou muito conhecido por seus pensamentos e sua filosofia, assim influenciando Einstein entre outros filsofos. E foi morto por um hindu aps um ano ter conquistado a independncia do Paquisto. Frase de Gandhi:
As religies so caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importncia faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?

Religies: A ndia constituda por inmeras religies, sendo a mais seguida cerca de 80% de toda a populao o hindusmo, 11% de islamismo e cerca de 9% so divididos em cristianismo (catlicos, protestantes, ortodoxos), sikhismo, budismo, jainismo, entre outras. Hindusmo: O Hindusmo uma das religies mais antigas do mundo no h um fundador desta religio, na verdade, se compem de toda uma interseco de valores, filosofias e crenas, derivadas de diferentes povos e culturas. Suas caractersticas principais so o politesmo (crena em vrios deuses) e a crena na reencarnao. Exemplos de deuses seguidos na religio do Hindusmo so: Ganesha: o deus das solues que remove os obstculos; Brahma: Deus criador do Universo o Brahma o primeiro deus da trindade do hindusmo. E entre outros. Islamismo: Religio monotesta (crena em um nico Deus) baseada nos ensinamentos de Maom (chamado O Profeta), contidos no livro sagrado

islmico, o Alcoro. Seus seguidores so chamados muulmanos, e considerada a 2 maior religio do mundo. Cultura: De grande diversidade cultural, a ndia tem no seu povo o retrato de uma sociedade rica em costumes. A cultura indiana se reparte em vrios tpicos tais como: Dana Indiana: A dana mais popular da ndia a Bharathanatyam. uma dana clssica tradicional, onde os danarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizaes de deuses e heris da mitologia. Esta dana surgiu h mais de 5 mil anos no sul da ndia e influenciou outros estilos de dana em vrias regies da ndia e do continente asitico; entre outras danas. Msica Indiana: A msica tradicional indiana resultado da fuso musical dos diversos grupos tnicos e lingusticos da regio. As letras seguem um carter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana a tambura (instrumento de cordas). Arquitetura: A primeira mostra de arquitetura indiana foi construo de edifcios de tijolos, embora estas ltimas tenham desaparecido ao longo dos sculos, foram imitadas por construes de pedra que ainda esto de p. Os estilos inerentes as religies se misturaram para dar lugar aos motivos elaborados que constituem a marca da arquitetura indiana e que aparecem talhados nas rochas. Na arquitetura histrica destacam-se os templos (locais das cerimnias religiosas). Estes chamam a ateno pela beleza dos detalhes e riqueza na decorao. Em destaque temos o Taj Mahal: O Taj-Mahal fica em Agra, uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na ndia. Situa-se nas margens do rio Yamuna, uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste pas. Com influncia islmica, este mausolu considerado pela UNESCO como um Patrimnio da Humanidade. Assim j tendo ganhado como uma das sete maravilhas do mundo. Sistema de Castas: A casta um sistema de estratificao social hereditrio (processo em que a populao se distribui de maneira mais ou menos rgida em castas), fundamentado na religio hindu. Mas ateno: a casta no deve ser confundida com classe

social; ela no est necessariamente ligada riqueza ou pobreza. O indivduo nasce e morre dentro de sua casta e a transmite a seus filhos, independente de quantos bens venha a juntar ou dos mritos que venha a acumular. Assim regida pelo que uma pessoa possui, mas pelo que ela . As 4 castas bsicas: Brmanes (sacerdotes, professores, sbios) Xtrias (governantes e guerreiros) Vaisias (comerciantes)

Sudras (agricultores, prestadores de servio)

Os dalits, ou intocveis, so prias: aqueles que no tm casta, Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadveres. Os dalits no podem beber gua na mesma corrente dos demais, no lhes permitido entrar nos templos, nem mesmo tocar, com seu corpo ou com sua sombra, um indivduo pertencente a qualquer casta.

Festas Indianas: Grande parte das festividades indianas est relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades so: Holi ou Festival das Cores um festival da religio Hindu realizado na ndia, todos os anos entre fevereiro e maro, que comemora a chegada da Primavera no Hemisfrio Norte. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas s outras, com muita bebida, comida e msica. Khumba Mela o principal festival do hindusmo, que ocorre quatro vezes a cada doze anos na ndia, rodando por quatro cidades. Ganesha Festival o festival de aniversrio de Ganesha um dos principais deuses da religio Hindusta, observado durante o ms de Bhadra (meados de agosto a meados de setembro) e o mais grandioso e mais elaborado de todos, especialmente no o estado ocidental da ndia de Maharashtra, onde duram 10 dias. Festival das Luzes (Diwali) ocorre dia 9 de novembro, as casas so pintadas com antecedncia por acreditar-se que LAKSHIMI, a deusa da Riqueza e da Prosperidade, visita e abenoa as casas limpas e iluminadas, de forma que cada um, procura acender o maior nmero de lmpadas e velas para a Prosperidade entrar na sua casa. Sendo assim um Festival que comemora a Expanso da Luz como vida, e a expanso da Luz como a essncia do amor.

Culinria: A culinria indiana uma das mais diversificadas de todo o mundo, sendo caracterizada pelo uso de diversas erva e especiarias, que confere aos pratos, sabores e aromas peculiares e sofisticados. Significativa poro dos pratos indianos vegetariana. A alimentao cotidiana consiste de 2 a 3 pratos principais com acompanhamentos variados tipo chutney (um condimento agridoce, picante ou uma mistura dos dois), picles e alimentos ricos em carboidratos como arroz e roti (po), acompanhados de sobremesas. A grande variedade de especiarias parte fundamental da preparao dos pratos, sendo utilizada com o objetivo de acentuar o sabor e criar aromas nicos. Na culinria Indiana no podem faltar o arroz, atta (farinha de trigo integral) e chana (gro-de-bico). So utilizados leos vegetais tais como: leo de amendoim, o leo de gergelim e o leo de coco. As especiarias mais comuns so: pimenta, semente de mostarda, cominho, crcuma (aafro), gengibre e alho. As folhas mais utilizadas so: tejpat (folha da cssia), coentro e menta. Nos pratos doces so utilizados cardamomo, noz moscada e essncia de ptalas de rosa. Principais Pratos Indianos:

DHAL Tipo de sopa, feita com diferentes leguminosas: ervilhas, lentilhas, feijes, etc. Deve ser bebida em uma caneca ou em uma pequena tigela. SUBJI Diferentes Vegetais cozidos, bem como legumes. PULAO Tipo de arroz que o prato principal da alimentao oriental, servido normalmente com limo espremido sobre o arroz. SAMOSA O pastel mais famoso da culinria indiana, feito com vegetais variados. CHAPATIS Tradicional po feito sem fermento. Presente sempre na refeio principal. CHUTNEY DE ABACAXI Doce apimentado que acompanha o arroz. Pode ser feito com

abacaxi, tomates vermelhos ou verdes, mas ou manga. O chutney feito com manga verde o mais tradicional. LASSI Feita com suco de frutas e iogurte. Sempre consumida gelada. Bebidas: Em toda a ndia a bebida mais conhecida famoso ch indiano e suas variedades so famosas em todo o mundo. Geralmente, so preparados com acar, leite e especiarias. Tambm temos o caf sendo a segunda bebida mais consumida, principalmente no sul. Os indianos tambm tm muitas bebidas alcolicas nativas como vinho de palma, fenny (tipo de licor), bhang e cerveja indiana. Porm, a prtica de consumir bebida junto com comidas no comum na ndia.

Curiosidades: As vacas circulam livremente pelas ruas e so consideradas sagradas. As pessoas as tocam ao passar e, em seguida, colocam a mo na prpria cabea, pedindo uma bno. A maior ponte do Mundo est na ndia na localidade de Ladakh e foi construda pelo exrcito Indiano em 1982; Hindus no comem carne bovina. A ndia a maior produtora de softwares do mundo. Os muulmanos no comem carne de porco. A produo cinematogrfica uma das maiores do mundo, s perdendo para os EUA e Japo (mais de 700 filmes/ano). A ndia tem mais de 20 lnguas oficiais. costume indiano comer com as mos, mas somente com a mo direita. A culinria indiana costuma ser estreitamente associada religiosidade, pois existem muitos rituais ligados s refeies feitas pelas famlias do local. Faz parte do grupo de economia chamado BRIC (Brasil, Rssia, ndia, China) no qual so pases que se destacam no cenrio mundial como pases em desenvolvimento.

Anda mungkin juga menyukai