Anda di halaman 1dari 6

Artigo de Pesquisa Original Research Artculo de Investigacin

Souza MKB, Matos IAT

PERCEPO DO PORTADOR DE FERIDA CRNICA SOBRE SUA SEXUALIDADE


PERCEPTION OF THE CARRIER OF CHRONIC SORE ON HIS/HER SEXUALITY OPININ DEL PORTADOR DE HERIDA CRNICA SOBRE SU SEXUALIDAD

Mariluce Karla Bomfim de SouzaI Inay Arcngela Torres de MatosII

RESUMO: Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que objetivou analisar a percepo do portador de ferida crnica sobre sua sexualidade. Foram entrevistados, em 2009, oito portadores de ferida crnica, usurios de um centro de sade de Salvador, BA, cujos relatos foram submetidos tcnica de anlise de contedo. Os resultados demonstraram que os sentimentos desenvolvidos diante da condio de portador de leso crnica so negativos e que a sexualidade entendida por eles como sinnimo de sexo. Eles consideraram a dor, o odor, a secreo e o curativo como caractersticas responsveis pelas alteraes ocorridas na vida sexual e referem encontrar na religio e na f em Deus o amparo necessrio para enfrentar as dificuldades vivenciadas. Percebeu-se que so complexas as alteraes vivenciadas na sexualidade do portador de ferida crnica e que a compreenso destas pela equipe de sade importante para propiciar o planejamento do cuidado mais efetivo e de qualidade. Palavras-Chave Palavras-Chave: Sexualidade; ferida; imagem corporal; cuidado. ABSTRACT : This is a descriptive piece of research with qualitative approach aiming at analyzing the perception the ABSTRACT: carrier of chronic sores has on his/her sexuality. Eight carriers of chronic sores, users of a health center in Salvador, BA, Brazil, were interviewed, in 2009. Their reports were submitted to content analysis. Results showed that negative feelings develop in face of their condition and that sexuality is understood as an equivalent to sex. They find pain, odor, secretion, and wound dressing to account for the changes in their sexual life. They report finding in religion and faith the necessary support to face difficulties. Changes in the carriers sexuality are found to be complex and to require full understanding by the health team to ensure effectiveness and quality in care planning. Keywords: Sexuality; wound; body image; care. RESUMEN: Se trata de investigacin descriptiva con enfoque cualitativo que objetiv analizar la percepcin del portador de herida crnica sobre su sexualidad. Fueron entrevistados, en 2009, ocho portadores de herida crnica, usuarios de un centro de salud de Salvador, BA, Brasil, cujos relatos fueron sometidos a la tcnica de anlisis de contenido. Los resultados revelaron que las sensaciones desarrolladas delante de la condicin de portador de lesin crnica son negativas y que su sexualidad es entendida por ellos como sinnimo de sexo. Ellos consideraron el dolor, el olor, la secrecin y el curativo como caractersticas responsables por las alteraciones acaecidas en la vida sexual y refieren encontrar en la religin y en la fe en Dios la ayuda necesaria para enfrentar las dificultades vividas. Se percibi que son complejas las alteraciones ocurridas en la sexualidad del portador de herida crnica y que la comprensin de ellas por el equipo de salud es importante para propiciar el planeamiento del cuidado ms eficaz y de calidad. Palabras Clave Clave: Sexualidad; herida; imagen corporal; cuidado.

INTRODUO

As condies crnicas constituem problemas


de sade com sintomatologia ou incapacidades relacionadas que exigem tratamento de longo prazo e podem ser decorrentes de doenas, fatores genticos ou leso. Afetam indivduos de todas as faixas etrias, grupos socioeconmicos, tnicos, culturais e raciais, e apresentam elevada frequncia com o avano da idade e em grupos especficos1.

Qualquer situao crnica implica mudanas no estilo de vida, fazendo com que os portadores necessitem adaptar-se a uma nova condio 2, acabam por desenvolver reaes psicolgicas e emocionais que os levam a reagirem de diferentes maneiras, a depender de sua compreenso da condio e de suas percepes acerca do impacto potencial 1.

Enfermeira. Doutoranda em Sade Pblica. Mestra em Sade Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Professora Assistente da Universidade Federal do Recncavo da Bahia, Centro de Cincias da Sade, Santo Antnio de Jesus, Bahia, Brasil. E-mail: marilucejbv@yahoo.com.br. II Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado da Bahia. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Peditrica do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador, Bahia, Brasil. E-mail: inayamatos@hotmail.com.

Recebido em: 01.07.2009 Aprovado em: 20.12.2009

Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):19-24.

p.19

Ferida crnica e sexualidade

Artigo de Pesquisa Original Research Artculo de Investigacin

Entre os variados eventos crnicos que alteram a condio de sade do indivduo podemos citar as feridas crnicas. Feridas so interrupes da integridade cutneo-mucosa decorrentes de desequilbrios e agravos da sade, a exemplo a deficincia circulatria, o trauma3. Elas podem impedir ou dificultar aspectos bsicos da vida como a locomoo, a convivncia, as relaes interpessoais, entre outros. Conviver com uma ferida crnica implica vrias dificuldades e mudanas para a vida do portador, aqui dar-se- destaque alterao da imagem corporal que afeta de forma direta a vida sexual do indivduo, j que ambas possuem relao ntima entre si. Partindo do pressuposto de que a sexualidade consiste numa necessidade humana, esta deve ser considerada durante a assistncia de enfermagem, confirmando assim a assistncia/ateno integral. Assim, conhecer as mudanas decorrentes da condio de portador de ferida crnica e as repercusses dessas para a sexualidade do indivduo muito importante para ajud-lo a enfrent-las. Diante disso, define-se como objeto de pesquisa a percepo dos portadores de feridas crnicas sobre sua sexualidade. Para tanto, so objetivos: analisar a percepo do portador de ferida crnica sobre sua sexualidade, identificando as alteraes e enfrentamentos por ele vivenciados.

REFERENCIAL TERICO

Ferida qualquer tipo de leso que resulta em


soluo de continuidade da pele. Pode ter etiologia diversa tais como trauma mecnico, fsico ou qumico; pode ser intencional, como no caso de cirurgia; decorrente de isquemia tissular, a exemplo da lcera arterial de perna; ou ser causada por presso, o que acontece nas lceras de decbito4. As feridas podem ser classificadas em agudas e crnicas. As feridas agudas so aquelas que surgem de forma sbita e tm curta durao sem maiores complicaes, a exemplo das feridas cirrgicas e traumticas. As crnicas se caracterizam pelo longo processo de reparao tissular e reincidncia frequente, a exemplo das escaras de decbito e lceras de perna. O tempo de reparao do tecido pode ser alterado por fatores diversos como, por exemplo, doenas crnicas e estado nutricional do paciente4. O tempo longo de convivncia com uma ferida crnica ocasiona uma srie de dificuldades a serem enfrentadas por seus portadores, e tais alteraes envolvem os diversos aspectos da vida desse indivduo, entre eles a sexualidade. A sexualidade pode ser descrita como uma necessidade fisiolgica fundamental, como a fome e a respirao. a maneira como o indivduo interage com o mundo e como se comporta um elemento essencial para uma boa qualidade de vida5.
p.20 Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):19-24.

Sade sexual est intimamente relacionada qualidade de vida e ao bem-estar pessoal, descobrir formas de sentir, receber e dar prazer so caminhos atravs dos quais essa sade pode ser alcanada. Este autor define sade sexual como a possibilidade do ser humano em estar aberto para desfrutar das atividades sexuais, com o maior desprendimento possvel, sem temores, culpa ou preconceitos6. Qualquer tipo de mudana ou distrbio na imagem do corpo pode afetar de forma negativa a sexualidade7. Especialmente na sociedade em que se vive, cujos padres estticos e de beleza valorizam o corpo, qualquer alterao fsica resulta numa mudana social e sexual existindo maior preocupao com o ato sexual devido no adaptao aos padres sociais8. A ferida crnica caracteriza-se como um processo complexo e patolgico, o qual acarreta vrias alteraes para o individuo portador, de ordem biolgica, emocional, fsica, social, entre outras, impondo limitaes e necessidades peculiares vida do mesmo9. Um estudo desenvolvido sobre integridade cutneo-mucosa e as implicaes da famlia no cuidado ao doente com cncer mostrou que a pessoa que convive com uma ferida precisa tomar muitas decises, entre estas, aprender a lidar com sentimentos e buscar melhorias teraputicas para o cuidado e tratamento10. Assim, a ferida como marca corporal, fsica representa para o indivduo um problema que no s perceptvel para ele como para as pessoas que o cercam, e desse modo consiste num fator limitante para as relaes interpessoais. Ou seja, qualquer alterao que venha a alterar a imagem do corpo, tornando-o diferente do corpo do outro, traz repercusses diversas para o indivduo. A importncia atribuda, pelo portador de uma condio crnica de sade, a vida sexual, tende a manter-se igual ao perodo que antecedeu o agravo sade11. Entretanto, ao passo que so desenvolvidas crenas de autorrestrio sexual associadas ao no piorar do estado de sade, ou quando existe uma percepo do prazer sexual como inadequado em circunstncias de enfermidade, a vida sexual se torna irrelevante.

METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, cuja coleta (trabalho de campo) foi realizada no Centro de Sade Dr. Rodrigo Argolo, situado no Distrito Cabula-Beir, um dos 12 distritos sanitrios vinculados Secretaria Municipal de Sade da cidade do Salvador, no Estado da Bahia, no primeiro semestre do ano de 2009. O estudo foi realizado com usurios portadores de ferida crnica que frequentam a sala de curativos do Centro de Sade. Utilizou-se como critrios de incluso: comparecimento sala de curativo na data
Recebido em: 01.07.2009 Aprovado em: 20.12.2009

Artigo de Pesquisa Original Research Artculo de Investigacin

Souza MKB, Matos IAT

da coleta; ser adulto; tempo mnimo de convivncia com a ferida de quatro meses e aceitao dos portadores para a realizao das entrevistas. Participaram deste estudo oito pessoas. Tais sujeitos aceitaram participar do estudo aps serem esclarecidos sobre o objetivo da pesquisa, sendo solicitado a leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os participantes foram identificados pela letra E seguidos de cdigo numrico, a exemplo, E1, E2..., que correspondeu ordem de sequncia das entrevistas. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semi-estruturada composto por dados de identificao do usurio, dados da ferida e por questes direcionadas para os objetivos da pesquisa. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa (CEP) da Secretaria de Sade do Estado da Bahia (SESAB) - Parecer de no 329.2008. Para interpretao dos achados, foi utilizada a tcnica da anlise de contedo, a qual foi realizada com base nas seguintes fases: pr-anlise do material levantado (conhecimento global dos contedos); explorao do material; tratamento dos resultados obtidos e anlise interpretativa (busca de sentido dos contedos, a partir do referencial terico) 12.

Um estudo mostrou que a presena da leso crnica tambm determinou mudanas no estilo de vestimenta das mulheres portadoras com o objetivo de esconder a ferida14. No entanto, tais mudanas no se restringiram apenas largura ou comprimento das roupas, foi relatado por elas tambm a preferncia por cores escuras, como o preto. Tal postura, de acordo com os autores, pode ser uma forma de expressar o luto por se encontrarem em tal condio. Nos discursos a seguir pode-se identificar a ansiedade do portador de ferida crnica pela cura, o desejo de ficar bom e cicatrizao da leso, que para ele representa grande problema, e como tal dificulta e atrapalha sua vida.
Fico agoniado [...] para ficar bom logo (E4). Para mim uma tristeza na vida. Eu no aceito a ferida (E6).

RESULTADOS E DISCUSSO

Esta seo est organizada em subsees que expressam as categorias analticas identificadas a partir das informaes dadas pelos participantes desta pesquisa: ferida crnica: percepes e sentimentos; sexualidade: definies; ferida crnica e sexualidade: mudanas e enfrentamentos.

Ferida Crnica: percepes e sentimentos


Essa categoria expressa como o portador de ferida crnica se sente diante de tal condio. luz dos depoimentos dos entrevistados, constatou-se que o constrangimento e a vergonha se configuram como sentimentos presentes na vida desses indivduos e que tais sentimentos, por sua vez, determinam o isolamento social.
Eu sinto vergonha, eu ando de cala direto, no saio de saia, sei l, fico mais isolada dentro de casa, no gosto de ficar na porta de ningum, para ningum no v (E2). Eu mesmo s saio de dentro de casa para mdico, para fazer exame e no tenho mais minha liberdade, para me divertir (E7).

Verificam-se nesses depoimentos que o portador de ferida crnica se sente triste, a presena da ferida caracteriza para ele uma fonte de melancolia. Ademais, ele no aceita o fato de possuir uma leso crnica, e com o intuito de se livrar do problema que para ele desagradvel, desencadeador de tristeza, realiza o tratamento, que consiste em fonte de esperana, de melhora da leso, e, consequentemente, de mudana da atual condio. Pesquisadores verificaram a partir de relatos de portadores de feridas crnicas que as dificuldades e limitaes fsicas impostas pela presena da leso dependem de fatores diversos, tais como: tempo de existncia da leso, tipo e localizao desta, alm de fatores intrnsecos ao portador9. Em suma, os sentimentos desenvolvidos pelos portadores de ferida crnica so, em sua maioria, negativos: a tristeza, o constrangimento, o isolamento, a sensao de incapacidade. Por outro lado, a ansiedade pela cura se revela como uma fonte de esperana para o portador de ferida crnica, que se apega a esse sentimento e busca atravs do tratamento mudar a condio em que se encontram.

Sexualidade: definies
Esta categoria trata das definies da sexualidade trazidas pelos entrevistados participantes deste estudo. A partir dos depoimentos a seguir foi possvel constatar que para a maioria dos portadores de ferida crnica sexualidade sinnimo de sexo. Pegar muitas mulheres [...] (E1) J sei, assim, sexo. (E2)
Tem tanto tempo que eu no sei usar, imagine expressar [...] sexualidade o prprio sexo da pessoa com o sexo oposto. (E3)

Percebe-se, ento, que os depoimentos supracitados corroboram os achados de uma pesquisa que revelou que a diminuio da autoestima provocada por uma alterao na imagem corporal leva o indivduo a se retrair e buscar o isolamento como forma de defesa13.

Verificou-se que os entrevistados possuem uma compreenso limitada acerca do conceito de sexualidade, considerando-a apenas como a relao ntima entre um homem e uma mulher.

Recebido em: 01.07.2009 Aprovado em: 20.12.2009

Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):19-24.

p.21

Ferida crnica e sexualidade

Artigo de Pesquisa Original Research Artculo de Investigacin

Entretanto, ao pesquisar portadores de uma condio crnica de sade, a partir de seus depoimentos, se obteve uma compreenso mais ampla, do que a apresentada acima, acerca do significado de sexualidade, para esses indivduos alm do ato sexual, a sexualidade tambm compreendida como uma necessidade humana, uma forma de expresso15. H outra definio bem mais abrangente de sexualidade, do que as evidenciadas anteriormente, em que ela no se restringe a intimidade sexual, sexualidade como a expresso de duas personalidades e a fuso de seus sentimentos, no se limitando ao quarto ou reas do corpo, o que se faz e o que se 7.

Ferida Crnica e Sexualidade: mudanas e enfrentamentos


Indagando-se aos participantes do estudo sobre a percepo de mudanas/alteraes ocorridas na sua vida sexual diante da condio de portador de ferida crnica, obteve-se que a maioria deles refere supresso das atividades sexuais em decorrncia da ferida. Tais achados so ilustrados pelas falas que se seguem:
Muda, muda tudo, o cara no pode mais pegar nenhuma mulher por causa da ferida [...] vai prejudicar demais. (E1) que eu no estou fazendo amor, no estou praticando sexo [...] por causa da ferida, por enquanto eu no posso [....] (E8)

pouco atraentes e por medo de rejeio e que os parceiros podem, de forma indireta, incentivar tal afastamento ao evitarem maior intimidade, seja por medo de machucar ou por questes psicolgicas8. Tal situao tambm vivenciada por grande parte das mulheres mastectomizadas que referem a influncia da falta da mama sobre a imagem corporal, o que gera angstias e afeta a sexualidade, pela dificuldade de se olharem no espelho ou de comear um novo relacionamento16. Por outro lado, ressalta-se que, para os portadores de ferida crnica que possuam uma relao estvel e puderam contar com a compreenso de seus parceiros, a sexualidade no foi reprimida, como mostra o depoimento posterior:
No comeo sim, eu me sentia constrangido em fazer sexo com o ferimento na perna. [...] hoje eu tenho uma esposa que me aceitou com a ferida [...] (E6)

Portanto, percebe-se que nesses sujeitos a funo sexual no est preservada, visto que eles referiram ausncia total de atividade sexual, devido presena da ferida. Eles acreditam que o fato de praticarem sexo vai prejudicar o processo de cicatrizao da leso. Diante disso, pode-se inferir que esses indivduos possuem uma qualidade de vida comprometida, uma vez que desfrutar de forma plena da sexualidade, uma necessidade fisiolgica fundamental, constitui elemento essencial para uma boa qualidade de vida5. Coadunando com essa percepo, ressalta-se que qualidade de vida relaciona-se intimamente com sade sexual, definida como a possibilidade de o ser humano em estar aberto para desfrutar das atividades sexuais, com o maior desprendimento possvel, sem temores, culpa ou preconceitos6. Este estudo tambm revelou que as mudanas ocorridas na vida sexual dos pesquisados no se limitam a ausncia de sexo, ressalta-se, aqui, a rejeio e o abandono por parte do parceiro. Diante de tal situao, as entrevistadas revelaram sua opo pelo isolamento afetivo, por no acreditarem mais no sucesso de uma relao futura.
Tanto no sexo, como em muitas outras coisas [...] depois desse problema meu marido se separou, e eu no procurei mais ningum, porque no est valendo mais a pena. (E7)

Um estudo desenvolvido sobre as reaes e enfrentamentos das mulheres ao receberem um diagnstico de cncer de mama revelou que, entre as entrevistadas, a maioria referiu que possuam relacionamentos conjugais consistentes e que tal relao anterior ao aparecimento da doena fundamental para lidar com a vida a dois17. Desse modo, percebe-se que o enfrentamento das alteraes ocorridas na sexualidade do portador de ferida crnica, bem como dos problemas advindos dessas mudanas se torna mais fcil quando esse indivduo pode contar com o apoio de pessoas prximas por quem os mesmos tambm vivenciam sentimentos de carinho.

Caractersticas da Ferida e Modificaes na Vida Sexual


No que concerne s caractersticas da ferida crnica apontadas pelos portadores de ferida crnica como responsveis pelas modificaes ocorridas na vida sexual, obtivemos, da maioria, que a dor, o odor, o curativo e a secreo dificultam e/ou impossibilitam o desenvolvimento de suas atividades sexuais, conforme pode-se verificar nas falas a seguir. [...] a ferida empata, di. (E2) O cheiro vem no nariz. (E4)
[...] molhar [...] com muita secreo, molhava a cala toda. (E6)

Um estudo evidenciou que os portadores de ferida crnica evitam o contato sexual por se acharem

Em um estudo sobre crenas do paciente com ferida crnica foi mostrado que a dor predominantemente descrita por esses indivduos como um dos maiores desconfortos fsicos ocasionados pela ferida, e como tal interfere no desenvolvimento das atividades cotidianas, a saber, as sexuais. Ademais, os autores fazem aluso dor emocional sofrida por esses indivduos ao vivenciarem tal condio, que tambm deve influenciar, de alguma forma, aspectos da vida do indivduo9.

p.22

Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):19-24.

Recebido em: 01.07.2009 Aprovado em: 20.12.2009

Artigo de Pesquisa Original Research Artculo de Investigacin

Souza MKB, Matos IAT

Alm da dor, outras caractersticas, referidas pelos entrevistados, como o odor e a secreo interferem na frequncia das relaes sexuais, as quais so reduzidas por serem consideradas por tais sujeitos como prejudicial ao processo de cicatrizao da ferida.

Mecanismos para Lidar com as Mudanas na Vida Sexual


No que tange aos mecanismos utilizados pelos portadores de ferida crnica para lidarem com as mudanas/alteraes ocorridas na vida sexual obteve-se que a maioria desses indivduos encontra na f e devoo a Deus o suporte necessrio para enfrentarem as alteraes de ordem sexual decorrentes de tal condio.
Esse espao eu procuro preencher com a igreja, eu procuro fugir das coisas pornogrficas, porque ali j um despertar. (E3) Pedindo a Deus para me dar resignao para eu ir suportando tudo o que acontece na minha vida. (E7)

ressalta-se a necessidade do estreitamento da relao entre profissional e usurios, em especial a equipe de enfermagem, a qual tem como atribuio a prestao direta do cuidado aos portadores de leses crnicas. Assim, diante dos resultados deste estudo, fica evidente a importncia que deve ser dada pelos profissionais de sade aos diferentes aspectos que esto envolvidos no processo sade-doena-cuidado, a considerar os aspectos emocionais, psicolgicos, econmicos e sociais. Desse modo, este estudo vem colaborar com essa perspectiva, visto que apresenta os problemas relacionados sexualidade sob a tica de quem os vivencia, a destacar o portador de ferida crnica, possibilitando a criao de um plano de interveno mais adequado para cuidar desse indivduo, melhorando a assistncia prestada e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Cada pessoa possui uma forma singular de lidar com a doena e o tratamento, bem como com o impacto que provocam na vida das pessoas, no entanto, muitas se apoiam na f em Deus como uma maneira para prosseguir sua jornada18. Um estudo mostrou que portadoras de ferida crnica relataram terem encontrado na f em Deus o auxlio necessrio para enfrentarem as dificuldades e mudanas ocorridas na vida de cada uma delas14. Tal modo de enfrentamento tambm utilizado pelos portadores de cncer que entregaram a Deus o sofrimento, a culpa, o desespero e a esperana de devoluo da normalidade cotidiana e da sade19. Outro estudo revelou que portadores de um tipo de ferida crnica sofreram modificaes to profundas na rea sexual que a prtica do sexo se tornou secundria, podendo ser substituda por sentimentos como carinho, e at por atividades religiosas20.

REFERNCIAS
1.Smeltzer SCM, Bare BG. Tratado de enfermagem mdicocirrgica. 10a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. 2.Andrade V, Ferreira AM, Barco RS, Santos VLCG. A sexualidade do ostomizado na viso do parceiro. Rev Bras Colo-Proct. 2005; 25:146-9. 3.Timby BK. Conceitos e habilidades fundamentais no atendimento de enfermagem. 6a ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2001. 4.Dealey C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. 2a ed. So Paulo: Editora Atheneu; 2001. 5.Campos MPA, Mattos MCT, Silva AS, Santos LV. Percepo do homem paraplgico sobre sexualidade nas dimenses sociopsicoafetivas. Rev min enf. 2006; 10:349-353. 6.Puhlman F. A revoluo sexual sobre rodas: conquistando o afeto e a autonomia. So Paulo: O Nome da Rosa; 2000. 7.Hogan R. Human sexuality: a nursing perspective. New York: Appleton-Century-Crofts; 1980. 8.Andrade V, Ferreira AM, Barco RS, Santos VLCG. A sexualidade do ostomizado na viso do parceiro. Rev Paul Enferm. 1999; 18(1/3):35-49. 9.Oliveira ECM, Poles K. Crenas do paciente com ferida crnica: uma anlise discursiva. Rev min enf. 2006; 10:354-60. 10.Ferreira NMLA, Souza MBB, Costa DB, Silva AC. Integridade cutneo-mucosa: implicaes para a famlia no cuidado domicilirio ao doente com cncer. Rev enferm UERJ. 2009; 17:246-51. 11.Cardoso J. Sexualidade na doena crnica e na deficincia fsica. Revista Portuguesa de Clnica Geral. 2004; 20:385-94. 12.Minayo MCS, organizadora. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis (SP): Vozes; 1996. 13.Farias DHR, Gomes GC, Zappas S. Convivendo com uma ostomia: conhecendo para melhor cuidar. Cogitare Enfermagem. 2004; 9(1):25-32. 14.Santos GS, Leal SMC, Vargas MA. Conhecendo as vivncias de mulheres ostomizadas. Online Brazilian Journal of Nursing. 2006 [citado em 12 nov 2009]. 5(1)

CONCLUSO

Os resultados demonstraram que os sentimentos


desenvolvidos diante da condio de portador de ferida crnica so, em sua maioria, negativos, ao que se atribui o isolamento e a dificuldade de relacionamento interpessoal. Quanto ao entendimento sobre sexualidade, segunda categoria analtica, os participantes significaram o termo sexualidade como sinnimo de sexo-ato sexual em si. E a terceira categoria de anlise revelou a reduo ou ausncia do ato sexual como principal mudana na vida sexual dos participantes, os quais utilizam a crena religiosa ou f como principal estratgia de enfrentamento. Considerando as percepes, sentimentos e definies apresentadas pelos relatos dos participantes,

Recebido em: 01.07.2009 Aprovado em: 20.12.2009

Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):19-24.

p.23

Ferida crnica e sexualidade

Artigo de Pesquisa Original Research Artculo de Investigacin

Disponvel em: http://www.objnursing.uff.br/index.php/ nursing/article/view/82. 15.Barros MDF. A sexualidade sob o olhar do ser renal crnico [dissertao de mestrado]. Fortaleza (CE): Universidade Federal do Cear; 1995. 16.Fabbro MRC, Montrone AVG, Santos S. Percepes, conhecimentos e vivncias de mulheres com cncer de mama. Rev enferm UERJ. 2008; 16:532-37. 17.Caetano EA, Gradim CVC, Santos LES. Cncer de mama: reaes e enfrentamento ao receber o diagnstico.

Rev enferm UERJ. 2009; 17:257-61. 18.Terra FS, Costa AMDD. Expectativa de vida de clientes renais crnicos submetidos a hemodilise. Rev enferm UERJ. 2007; 15:533-37. 19.Oliveira AP , Gomes AMT. A estrutura representacional do cncer para os seus portadores: desvelando seus sentidos e dimenses. Rev enferm UERJ. 2008; 16:525-31. 20.Silva AL, Shimizu HE. O significado da mudana no modo de vida da pessoa com estomia intestinal definitiva. Rev Latino-am Enfermagem. 2006; 14:483-90.

p.24

Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):19-24.

Recebido em: 01.07.2009 Aprovado em: 20.12.2009

Anda mungkin juga menyukai