Anda di halaman 1dari 5

Prefcio

Considerando ser a gua, nosso precioso recurso natural responsvel pela origem da vida e sua sustentao no nosso planeta Terra, reconheo como extremamente oportuna a iniciativa de divulgar a importncia desse bem. Qualidade e quantidade se constituem em requisitos bsicos relacionados gua, mas binmio inconsistente se na nossa anlise inserirmos a varivel tempo no seu longo prazo. por isto que, tenho a convico, um terceiro requisito deva ser considerado em nossas incurses pela ampla gama de enfoques, anlises e planos de gesto em relao a este elemento indispensvel e insubstituvel para todas as formas de vida: a perpetuidade. Assim, as tomadas de deciso devem, tenho convico, considerar o trip "quantidade, qualidade e perpetuidade", para que seja possvel construir cenrios com gua de boa qualidade, para todos e para sempre. Atravs da apresentao de um panorama mundial abrangendo um enfoque histrico sobre a qualidade, a disponibilidade e o uso das guas no Planeta, alerto para as desigualdades sociais no uso das guas, principalmente as desigualdades na qualidade e na quantidade da disponibilizao do recurso. A tomada de conscincia com reflexos no comportamento individual e coletivo, portanto na criao de hbitos, condio sine qua non (sem o qual no pode ser) para reverter tendncias e desencadear processos de resgate da qualidade do ambiente, por extenso de vida, resgatando a esperana de um futuro no qual o fantasma da falta de gua e da sua degradao dele no faam parte. Com esse material teremos uma viso analtica na metodologia do uso e abuso dos Recursos Hdricos, onde estudarmos os esforos que tm sido executados para reverter o quadro de escassez e degradao que se avizinham. Bons estudos!

REA DE EMPREGABILIDADE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS

PROBLEMTICA SOCIOAMBIENTAL E SADE PBLICA I

MDULO 1 POLUIO DA GUA: CAUSAS E CONSEQUNCIAS

PROFESSORA: SHEILA VIEIRA 2014

INTRODUO 1. POLUIO DA GUA Poluio da gua a contaminao de corpos de gua por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminao traduz-se como gua poluda. 1.1. CLASSIFICAO A gua poluda por um grande ramo de produtos, podendo ser dividida pelas suas caractersticas: A Poluio pontual, onde o foco de poluio facilmente identificvel como emissora de poluentes, como no caso de guas residuais, industriais, mistos ou de minas. Como poluio difusa, onde no existe propriamente um foco definido de poluio, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrcolas, guas pluviais e escorrimento de lixeiras. Os contaminantes podem ser classificados como: Agentes Qumicos Orgnicos (biodegradveis ou persistentes): Protenas, gorduras, hidratos de carbono, Ceras, solventes entre outros. Inorgnicos: cidos, lcoois, txicos, sais solveis ou inertes. Agentes fsicos Radioatividade, Calor, Modificao do sistema terrestre, atravs de movimentao de terras ou similares.

Agentes Biolgicos As coliformes so um bioindicador normalmente utilizado na anlise da qualidade microbiolgica da gua, embora no seja uma real causa de doenas. Outras vezes microrganismos encontrados nas guas de superfcie, que tm causado problemas para a sade humana incluem: Microscpicos, como vrus, bactrias, protozorios, helmintos (platelmintos e nematdeos) e algas. Macroscpicos, como animais e plantas no pertencentes ao habitat natural em sobre-explorao. 1.2. EFEITOS DOS POLUENTES NOS MEIOS AQUTICOS A introduo de substncias poluentes nos corpos aquticos, ao modificar as caractersticas do meio, altera a relao entre produtores e consumidores. Se diminuir o oxignio dissolvido, as espcies que realizam fotossntese tm tendncia a proliferar, enquanto as que necessitam do oxignio na respirao, podendo resultar numa situao de hipxia (fenmeno de baixa concentrao de oxignio que ocorre em ambientes aquticos). Esta alterao da relao entre produtores e consumidores pode levar igualmente proliferao de algas e organismos produtores de produtos txicos. A insero de compostos txicos pode ser absorvida pelos organismos, ocorrendo bioacumulao, compostos que entrando na cadeia alimentar pode causar srios danos ao ser humano. Pelo menos 2 milhes de pessoas, principalmente crianas com menos de 5 anos de idade, morrem por ano no mundo devido a doenas causadas pela gua contaminada, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS).

1.2.1. FLORAO DAS GUAS Este fenmeno causado pelo uso agrcola de fertilizantes, que contm fsforo e azoto que ao atingir os cursos de gua, nutrem as plantas aquticas. Naturalmente, o fsforo e o azoto esto em dficit nos sistemas aquticos, limitando o crescimento dos produtores primrios. Com o aumento destes nutrientes, a sua populao tende a crescer descontroladamente, diminuindo a transparncia da gua e com isso causando a diminuio de luz solar. Esta diminuio afeta a populao de macrfilas submersas, diminuindo assim a diversidade do habitat, e provocando uma reduo na capacidade de alimentos para inmeros microrganismos, empobrecendo as comunidades de invertebrados e vertebrados. 1.2.2. EUTROFIZAO A eutrofizao um fenmeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos qumicos ricos em fsforo ou nitrognio, normalmente causado pela descarga de efluentes agrcolas, urbanos ou industriais) num corpo de gua mais ou menos fechado, o que leva proliferao excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposio, levam ao aumento do nmero de microrganismos e consequente deteriorao da qualidade do corpo de gua. 1.2.3. HIPXIA O aumento de organismos consumidores de oxignio pode levar a um fenmeno de baixa concentrao de Oxignio que ocorre em ambientes

aquticos. Ocorre quando a concentrao de oxignio dissolvido (OD) encontra-se a nveis reduzidos, ao ponto de causar danos nos organismos aquticos presentes no ecossistema. A concentrao de oxignio dissolvido geralmente expressa em quantidade de O2 dissolvido na gua em mg.L-1, sendo que os valores normais situam-se a volta de 8 mg L-1 a 25 C entre 0 e 1.000 m de altitude. 1.2.4. TRANSMISSO DE DOENAS A gua poluda pode causar diversos efeitos prejudiciais sade humana, tais como: febre tifoide, clera, disenteria, meningite e hepatites A e B. Pode ser igualmente por vectores de contaminao por doenas transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malria, doena do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escassez da gua pode gerar ou potenciar doenas como a lepra, tuberculose, ttano e difteria. As guas poludas por efluentes lquidos industriais podem causar contaminao por metais pesados que geram tumores hepticos e de tiroide, alteraes neurolgicas, dermatoses, rinites alrgicas, disfunes gastrointestinais, pulmonares e hepticas. No caso de contaminao por mercrio, pode ocorrer tambm diarreia sanguinolenta. A dengue uma doena que se propagam somente na gua. Porm, essa gua tem que estar parada e limpa para a criao do inseto.

1.3. CONTROLE DOS NVEIS DE POLUIO 1.3.1. GUA PARA CONSUMO HUMANO A Purificao da gua o processo de remoo de contaminantes qumicos e biolgicos da gua bruta. O objetivo produzir gua prpria para uma finalidade especfica, sendo que a maior parte da gua purificada para consumo humano, mas pode ser concebido para uma variedade de outros fins, inclusive para atender s exigncias da medicina, farmacologia, qumica e aplicaes industriais. Em geral, os mtodos utilizados incluem processo fsico, como a filtrao e sedimentao, processos biolgicos, tais como filtros de areia lento ou lodos ativados, processo qumico, como a floculao e clorao e a utilizao de radiao eletromagntica, como a luz ultravioleta. 1.3.2. GUAS RESIDUAIS O tratamento de efluentes residenciais ocorre nas ETAR's (Estaes de Tratamento de guas Residuais), onde se procede eliminao de contaminantes de guas residuais de origem domstica, ou as provenientes da Escorrncia superficial, maioritariamente gua da chuva. O processo inclui operaes fsicas, qumicas e processos biolgicos para remover fsicos, qumicos e biolgicos contaminantes, com o objetivo de reduzir a carga de poluentes. Numa ETAR as guas residuais passam por vrios processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matria poluente da gua. 1.3.3. TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS O Tratamento de Efluentes Industriais abrange os mecanismos e processos utilizados para o tratamento de guas que foram contaminadas, de alguma forma por antropognicas atividades industriais ou comerciais antes da sua libertao no ambiente ou a sua reutilizao. Geralmente

os efluentes possuem altas concentraes de poluentes convencionais como leo ou graxa, poluentes txicos, como por exemplo, metais pesados, compostos orgnicos volteis, ou outros poluentes, como amnia, precisam de tratamento especializado. Algumas destas instalaes podem instalar um pr-tratamento para eliminar o sistema de componentes txicos e, em seguida, enviar os efluentes prtratados para o sistema municipal. ATIVIDADE EM GRUPO: Pesquisar um corpo dgua prximo de casa e observar o tipo de poluio encontrado. O grupo dever fazer um relatrio contendo: Breve histrico do corpo dgua (onde nasce, quais bairros corta, onde desgua, etc); Descrio do corpo dgua (aspecto do rio/crrego/ribeiro; odor; cor, etc.); Localizao (qual bairro ou ponto de referncia do local pesquisado); Registros fotogrficos (pelo menos 3 fotos); Sugestes de melhorias do problema encontrado. O relatrio dever ser entregue em formato padro: Fonte Arial, tamanho 12, espaamento entre linhas 1,5 A capa dever conter o nome dos componentes do grupo, a turma e o nome do rio pesquisado.

Anda mungkin juga menyukai