Anda di halaman 1dari 20

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

INTRODUO ADMINISTRAO A Administrao tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execuo de seus objetivos e metas. Toda administrao envolve trs elementos bsicos que so denominados objetos da administrao. 1. ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAO: Elementos fundamenta s da Adm n st!a"#o: $lane%a! Quantos mais nem definidos forem os objetivos de uma empresa, maior ser a sua eficincia administrava. O!&an 'a! Or ani!ar consiste em dispor uma empresa as partes que a ele pertencem, para se atin ir os objetivos visados. (ont!ola! "ontrolar # asse urar que os resultados das opera$es se ajuntem aos objetivos estabelecidos pela empresa. %erificar se as metas esto de acordo com o previsto e tomar a$es corretivas quando necessrio. ). NE(ESSIDADE DE (ON*E(IMENTO DE ADMINISTRAO &aber administrar # uma necessidade no s' dos executivos especiali!ados, mas de todo e qualquer funcionrio. "ada profissional tem a sua participao na administrao eral da empresa, desde que ele reali!e o seu trabal(o de forma eficiente. +. A SO,RE-I-.N(IA DO *OMEM E A ADMINISTRAO O! &em da Adm n st!a"#o Or ani!ao, portanto, # a reunio de pessoas com objetivos em comum. (oo/e!a"#o A cooperao entre os membros e a adequao aos recursos da empresa para reali!ao dos objetivos comuns so fundamentais para o sucesso de uma or ani!ao. )um escrit'rio, se (ouver

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

desavenas entre funcionrios, eliminando a cooperao, o seu funcionrio poder ser comprometido, as informa$es, documentos inadequadamente comprometendo todo o processo. D s/on 0 l dade de Re1u!sos *oi atrav#s da administrao dos recursos dispon+veis que o (omem supriu suas necessidades bsicas, So0!e2 23n1 a4 $!ote"#o 5 6a0 l dade4 $e!/etua"#o da es/71 e. 8. OR9ANI:A;ES O (omem sempre criou or ani!a$es, primeiro atrav#s do acasalamento, embrio da or ani!ao familiar. -epois, os rupos sociais, para mel(orar as condi$es de sobrevivncia, proteo e manuteno das comunidades primitivas, industriais e a rrias, etc. A necessidade do ser (umano se relacionar com outros seres (umanos. A necessidade do ser (umano aumentar as suas (abilidades, trocar experincias e mel(or utili!ar o tempo. )a sociedade moderna, a maioria das or ani!a$es com objetivo de lucro transformou/se em empresas. 0em 1 qualquer objeto mat#ria que pode satisfa!er uma necessidade (umana &ervio 1 qualquer trabal(o que no resulte numa mercadoria e que posa satisfa!er uma necessidade (umana, concerto el#trico lavanderia, advo ado etc. <. TI$O DE EM$RESAS Os principais tipos de empresa so, em/!esas 1ome!1 a s= em/!esas ndust! as= em/!esas /!estado!as de se!2 "os e em/!esas m stas.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

Em/!esas (ome!1 a s &o aquelas voltadas para o com#rcio, venda e compra de mercadorias 2bens utili!ados no com#rcio recebem o nome de mercadorias3. 4ma empresa comercial caracteri!a/se por, 5raticar o com#rcio 1 compra e venda de bens 2mercadorias3 com freq6ncias. Ter como objetivo o lucro. Em/!esas Indust! a s &o aqueles que praticam a industriali!ao, modificam a aparncia, a nature!a, a finalidade ou a qualidade de um produto de forma que fique adequado ao consumo. 5or exemplo, uma empresa transformadora de barras de metal em tesouras # uma industrial, pois estar modificando a nature!a do produto 2barra de metal3, tornando/o apropriado ao consumo 2tesoura3 $oss>2e s D?2 das 4ma ind7stria que venda uma mquina usada, torna/ se uma empresa comercial8 )o9 5ois a venda e compra no # costumeira, (abitual. Tamb#m, no foi feita com o intuito de lucro. %endeu, porque comprou um novo torno. A ind7stria # sempre transformadora8 &im9 :as o que ela transforma pode vir da nature!a ou j transformado por outra industria. ;xemplo, ( industrias que cortam rvores e transformam a madeirara em ripas. < outras que compram ripas e fa!em caixotes, por exemplo. As duas so transformadoras. Em/!esas /!estado!as de se!2 "os &o aquelas que produ!em bens que no tem existncia f+sica 2bens incorp'reos3. ;xemplos, uma escola que fornece ensino 2bem incorp'reo3, um (ospital que fornece tratamento de sa7de, uma empresa de aviao que fornece transporte de pessoas, etc.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

Em/!esas m stas &o aquelas que desenvolvem mais de uma atividade no objeto de seu contrato. ;xemplo =, uma empresa que vende computadores e tamb#m presta servios de manuteno de computadores, ser uma empresa mista 2comercial e prestadora de servios.3 ;xemplo >, uma fabrica de camisas que possua uma loja de fabrica ser mista 2?ndustrial e comercial3. As em/!esas e a o!&an 'a"#o @u!>d 1a Ra'#o so1 al' @a!o &ocial # o nome oficial e le al de uma empresa. -a mesma forma que as pessoas f+sicas devem fa!er os seus @e istro de )ascimento para existirem le almente 2perante a lei3, tamb#m as empresas, que so pessoas jur+dicas, tm que fa!er o seu @e istro. Nome Fantas a O nome fantasia # um tipo de AapelidoB que facilita a fixao da marca, sendo muito usado em publicidade. C comum con(ecemos o nome fantasia de uma empresa, mas ela sempre tem a sua ra!o social. F !ma Ind 2 dual O nome da firma ser o do titula 2dono3 e s' se aplica a atividades de ind7stria e ou com#rcio. A *irma ?ndividual no pode ser vendida nem admitir s'cios. )o ( prestao de servios por *irma ?ndividual, neste caso o servio deve ser prestado como autDnomo. AutDnomo # a pessoa f+sica que trabal(a por conta pr'pria, sem ter uma empresa.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

So1 edades ( 2 s C uma das formas jur+dicas de criar uma empresa de 5@;&TAEFO -; &;@%?EO&. A empresa prestadoras de servios tamb#m podem optar pela forma de sociedade comercial. As &O"?;-A-;& "?%?& devem ser re istradas no "art'rio de @e istro de T+tulos e -ocumentos. A sua ra!o social deve ter no final o termo &G" 2abreviao de &ociedade "ivil3. So1 edades (ome!1 a s C a forma jur+dica de empresas que desenvolvem atividades comerciais eGou industriais. As &O"?;-A-;& "O:;@"?A?& devem ser re istradas na Hunta "omercial ;stadual. So1 edades L m tadas -enominam/se limitadas, as empresas em que a responsabilidade dos s'cios, quanto Is d+vidas da empresa, # limitada ao valor do "apital &ocial 2investimento inicial que ele fe! na empresa3. Toda &O"?;-A-; J?:?TA-A tem de ter claro na sua ra!o social o termo JT-A ou J?:?TA-A. So1 edades AnAn mas As sociedades anDnimas so sempre comerciais 2re istradas na Hunta "omercial3 e de responsabilidade limitada ao valor pa o pela ao adquirida. As atividades desenvolvidas podem ser ind7stria, comercio ou prestao de servios. O "apital &ocial, portanto, so formadas por um conjunto de parcelas, denominadas AAEK;&B. Res/onsa0 l dade dos SB1 os

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

Os bens da empresa respondem pelas d+vidas da empresa 2pessoa jur+dica3 e os bens dos s'cios respondem pelas d+vidas dos s'cios 2pessoas f+sicas3. ;xistem, por#m, al uns tipos de empresas em que os bens dos s'cios respondem pelo pa amento das d+vidas da empresa 1 so as firmas individuais e as sociedades ilimitadas. 5or causa dessa responsabilidade ilimitada, estes dois tipos de empresas so poucos utili!ados.

C. $LANE@AR
Def n "#o de O0%et 2os Toda empresa deve ter a clare!a de seus objetivos, O que vai fa!er8 "omo vai fa!er8 A quem se destina o que fa!8 "omo atin ir o p7blico a que se destina8 Todos esses elementos vo fa!er parte do $lane%amento da empresa MODDEDO,RA 5ara cumprir os objetivos a empresa contrata mo/de/obra, isto #, os funcionrios da empresa. O que se espera de cada funcionrio? Que ele trabal(e para que os objetivos da empresa sejam atin idos. A TO-O *4)"?O)L@?O &FO AT@?04M-A& TA@;*A& O4 *4)EK;& 5A@A Q4; A ;:5@;&A AT?)HA &;4& O0H;T?%O&.

E. OR9ANI:AO
"onsiste em dispor os componentes de uma empresa 2pessoas e coisas3 numa forma inte rada, a fim de que se cumpram as metas estabelecidas no /lane%amento.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

F. (OMUNI(AO
O@NA)?OA@ P ;Q;"4TA@ A eficincia da "omunicao interna e externa na empresa # fundamental para o sucesso administrativo. C necessrio que se troquem informa$es, de forma rpida e eficiente, entre todos os que tm tarefas comuns e dependentes. As c(efias devem estar a par de todo processo de ;Q;"4EFO, para coordenar e adequar o 5JA);HA:;)TO e a O@NA)?OAEFO. Tudo isso s' se conse ue com uma "O:4)?"AEFO ;*?"?;)T;.

1G. (ONTROLAR
"O)T@OJA@ # asse urar que, no processo de execuo, os resultados das opera$es se ajustem tanto quanto poss+vel aos objetivos estabelecidos pela empresa. "onsiste, tamb#m, em verificar se as metas esto de acordo com o previsto e tornar a$es corretivas quando necessrio. EfetuaDse o 1ont!ole: "onferindo G verificando. @e ulando G comandando. "omparando com o padro do planejamento. :odificando G corri indo, quando necessrio. "O:A)-A@ si nifica interpretar o planejamento e or ani!ar a execuo das tarefas para que a empresa atinja suas metas, passando a todos os que fa!em parte do processo as instru$es de como execut/las. -iri ir e orientar o pessoal # saber 1omanda!. A direo ou o comando no processo de or ani!ao e de execuo do planejamento de v levar em considerao, *ormas de comunicao. O modo de liderar. :aneira de motivar a mo/de/obra da empresa.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

11. (ONTROLAR $! n1>/ os da Adm n st!a"#o


;studiosos da Administrao criaram princ+pios aplicveis Is principais situa$es enfrentadas, que direcionam o comportamento administrativo numa empresa. 1. $RIN(H$IO DE DI-ISO DO TRA,AL*O Objetivo, eficincia na utili!ao das pessoas. -ividir o trabal(o de acordo com a especiali!a de cada um. -eterminam/se tarefas espec+ficas e a maneira de as vrias pessoas se relacionarem no trabal(o. ). $RIN(H$IO DE AUTORIDADE E DA RES$ONSA,ILIDADE Objetivo, equil+brio entre Autoridade e @esponsabilidade. Autoridade # o poder derivado da posio ocupada pela pessoa 2direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia3. A responsabilidade # uma conseq6ncia natural da autoridade, em que a autoridade assume o resultado de suas ordens. Autoridade e @esponsabilidade devem estar equilibradas entre si. +. $RIN(H$IO DA UNIDADE DE (OMANDO Objetivo, autoridade 7nica. "ada pessoa deve receber ordens de apenas um superiro 2c(efe3. "aso contrrio fica estabelecida, pois ordens diferentes podero ser dadas. 8. $RIN(H$IO DA *IERARIUIA OU (ADEIA ES(OLAR Objetivo, definio dos n+veis (ierrquicos. Autoridade deve estar disposta em escal$es (ierrquica, de tal maneira que um n+vel (ierrquico deve estar sempre subordinado ao n+vel (ierrquico superior. <. $RIN(I$IO DA DE$ARTAMENTALI:AO Objetivo, divisao em setores. A diviso do trabal(o condu! I especificao e I diferenciao das tarefas e dos 'r o, ou seja, I (etero eneidade e I fra mentao. 5ara buscar (omo eneidade deve/se a rupar na

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

mesma unidade todos os que estiverem trabal(ando pelo mesmo processo para a mesma clientela, no mesmo lu ar. C. $RIN(H$IO DA (OORDENAO Objetivo, unio de esforos. A distribuio ordenada do esforo da empresa, a fim de obter unidade de ao na consecuo de um fim comum.

Exerccio Proposto
1J O Kue 7 Adm n st!a"#oL

)J

Iua s os elementos fundamenta s da Adm n st!a"#oL

+J

Adm n st!a! de2e se! um 1on6e1 mento a/enas /a!a es/e1 al stasL

8J

( te al&uns as/e1tos a se!em 1ons de!ados /o! KualKue! fun1 onM! o /a!a def n ! um /lano de atua"#o e mel6o! adm n st!a! o seu t!a0al6o.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

<J

Iual se! a uma das o! &ens /! m t 2as da Adm n st!a"#oL

CJ

O Kue s#o o!&an 'a"NesL

EJ

Iua s os elementos fundamenta s /a!a a so0!e2 23n1 a de uma o!&an 'a"#oL

FJ

Iua s as ne1ess dades 0Ms 1as do 6omemL

OJ

O 6omem sem/!e te2e ne1ess dade de se o!&an 'a! em &!u/os. A sua /! me !a fo!ma de nte&!a"#o fo :

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

a3 A or ani!ao familiar. b3 As or ani!a$es pol+ticas. c3 As or ani!a$es militares. 1GJ Ass nale as alte!nat 2as em Kue se /odem desta1a! os elementos /! n1 /a s na 1! a"#o de o!&an 'a"#o 6umanas: d3 a necessidade de unir esforos para um objetivo comum. e3 a necessidade de trabal(ar em conjunto. f3 o medo da solido que # inerente ao (omem. 3 a necessidade do (omem de aumentar as suas (abilidades. (3 a necessidade do (omem de se relacionar com outros seres (umanos. i3 a necessidade de trocar experincias. j3 a mel(or utili!ao do tempo. Iual o /! n1 /al o0%et 2o das o!&an 'a"Nes mode!nas denom nadas em/!esasL

11J

1)J

O Kue o 6omem /!odu'= na so1 edade mode!na= /a!a su/! ! suas ne1ess dadesL

1+J

O Kue 7 um ,EM /!odu' do /elo 6omem at!a27s do t!a0al6oL a3 C um trabal(o que no resulte em um produto concreto.

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

b3 C uma mercadoria que pode satisfa!er uma necessidade (umana. c3 C qualquer atividade reali!ada pelo (omem. 18J Ass nale as alte!nat 2as a0a Po Kue enume!am al&uns ,ENS /!odu' dos /elo 6omem. d3 :acarro, caf#, a7car, bolac(a. e3 5apel, lpis, caneta. f3 "onsertos de fo o, eladeira, mquinas em eral. 3 Aulas particulares, aulas de in ls, cursos de informtica. (3 @oupas, m'veis, equipamentos. O Kue 7 um Se!2 "o /!odu' do /elo 6omem at!a27s do t!a0al6oL

1<J

1CJ

Ass nale as alte!nat 2as a0a Po Kue enume!am al&uns SER-IOS. a3 :acarro, caf#, a7car, bolac(a. b3 5apel, lpis, caneta. c3 "onsertos de fo o, eladeira, mquinas em eral. d3 Aulas particulares, aulas de in ls, cursos de informtica. e3 @oupas, m'veis, equipamentos.

1EJ

Iua s os elementos Kue /assa!am a te! &!ande m/o!tQn1 a /a!a manufatu!a de 0ensL a3 5rodutividade, eficincia e diviso do trabal(o. b3 <orrio, ri or, disponibilidade dos funcionrios. c3 5erseverana, ale ria e ami!ade entre os cole as de trabal(o. 1FJ O s#o fato!es de /!odu"#oL

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

a3 &o as necessidades bsicas dos funcionrios para que sua produtividade seja boa. b3 &o os fatos que ocorrem no processo de produo de uma empresa. c3 &o os recursos de que o (omem se utili!a para produ!ir bens e servios. 1OJ Ass nale os $RIN(I$AIS FATORES DE $RODUO. a3 :o/de/obra b3 @elao interempresarial c3 @ecursos naturais d3 Afetividade entre os funcionrios. e3 "apital f3 Tecnolo ia 3 "apacidade empresarial Ass nale a alte!nat 2a 1o!!eta: RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR# o fator de produo que envolve todo o trabal(o reali!ado pelo (omem. a3 :o/de/obra b3 @ecursos naturais c3 Afetividade entre os funcionrios d3 "apital e3 Tecnolo ia Ass nale a alte!nat 2a 1o!!eta: RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRso elementos que existem na nature!a e que o (omem utili!a para produ!ir outros bens e servios. a3 :o/de/obra b3 Afetividade entre os funcionrios c3 "apital d3 @ecursos naturais e3 Tecnolo ia Ass nale a alte!nat 2a 1o!!eta:

)GJ

)1J

))J

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

O din(eiro necessrio para comprar os recursos naturais e comprar ou fabricar as mquinas tem a denominao t#cnica deRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR a3 :o/de/obra b3 @ecursos naturais c3 Afetividade entre os funcionrios d3 "apital e3 Tecnolo ia )+J Ass nale a alte!nat 2a 1o!!eta: O fator de produoRRRRRRRRRRRRRRRRRR consiste no conjunto de con(ecimentos necessrios para produo de um bem ou servio. a3 :o/de/obra b3 Afetividade entre os funcionrios c3 @ecursos naturais d3 "apital e3 Tecnolo ia Ass nale os t /os de em/!esas ma s 1omuns: a3 ;mpresa residencial b3 ;mpresa comercial c3 ;mpresa industrial d3 ;mpresa de concorrncia e3 ;mpresa prestadora de servios O Kue s#o Em/!esas (ome!1 a s

)8J

)<J

)CJ

O Kue s#o em/!esas $!estado!as de Se!2 "os

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

)EJ

O Kue s#o Em/!esas Indust! a s

)FJ

$!een16a os /a!3nteses 1om o 1Bd &o: 2E(3 / ;mpresa comercial 2EI3 / ;mpresa industrial 2E$S3 / ;mpresa prestadora de servios a.2 3 / 5ratica o com#rcio com (abitualidade. b.2 3 / :odificam a aparncia, qualidade, nature!a de um produto, adaptando/o ao consumo c.2 3 / *ornecem servios que no tm existncia f+sica. d.2 3 / 5ratica a compra e venda de mercadorias. e.2 3 / &o transformadoras de produtos. f..2 3 / Transformam, por exemplo, barras de metal em ferramentas. .2 3 / %endem e compram carros. (.2 3 / Oferecem aulas de in ls, computao. i..2 3 / Oferecem servios m#dicos e (ospitalares. O Kue s#o Em/!esas M stasL

)OJ

+GJ

(omo 7 denom nado o nome of 1 al de uma em/!esaL

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

+1J

(omo se denom na uma em/!esa Kue ten6a 1omo Ra'#o So1 al o nome do seu t tula! denom naDseL

+)J

Iua s as at 2 dades !eal 'adas /o! uma F !ma Ind 2 dualL

++J

Iua s as at 2 dades Kue NO /odem se! !eal 'adas /elas F !mas Ind 2 dua sL

+8J

(omo 7 def n da uma So1 edade ( 2 lL

+<J

(omo 7 def n da uma Em/!esa Kue ePe!1e at 2 dades 1ome!1 a s e ndust! a sL a3 &ociedade civil b3 *irma individual

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

c3 &ociedade "omercial d3 &ociedade Jimitada +CJ O Kue 7 uma So1 edade L m tadaL

+EJ

O Kue 7 (a/ tal So1 alL

+FJ

Iua s as at 2 dades Kue /ode!#o se! !eal 'adas /o! uma So1 edade AnAn maL

+OJ

O Kue 7 o Nome Fantas a de uma em/!esaL

8GJ

$o! Kue as f !mas nd 2 dua s e as so1 edades l m tadas s#o t /os de em/!esas /ou1o ut l 'adosL

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

81J

Rela1 one as duas 1olunas. a3 &G" 2RR3 )ome oficial de uma empresa b3 JT-A 2RR3 &ociedade "ivil c3 @a!o &ocial 2RR3 -eve ser re istrada na junta comercial estadual d3 &ociedade "ivil 2RR3 &ociedade Jimitada e3 &GA 2RR3 )ome utili!ado para a fixao de uma marca f3 )ome *antasia 2RR3 &ociedade AnDnima

8)J

Iua s s#o os elementos 0Ms 1os a se!em def n dos em um $lane%amento em/!esa! alL

8+J

Em Kue 1ons ste o (ont!ole adm n st!at 2oL

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

88J

(on1lua= de a1o!do 1om o Kue 2o13 estudou: R$o! Kue o (omando 7 um dos elementos fundamenta s da Adm n st!a"#oSL

8<J

Ass nale a alte!nat 2a 1o!!eta: Or ani!ar uma empresa #, -efinir os objetivos -ispor os componentes de uma empresa 2pessoas e coisas3, para que se cumpram os objetivos estabelecidos no planejamento. d3 -eterminar a execuo do planejamento a3 b3 c3 Ass nale a alte!nat 2a 1o!!eta: O que determina se o planejamento empresarial e a or ani!ao so eficientes8 a3 A execuo b3 Os objetivos c3 A responsabilidade dos s'cios. $o! Kue a 1omun 1a"#o nte!na e ePte!na na em/!esa 7 fundamental /a!a o seu desen2ol2 mentoL

8CJ

8EJ

8FJ

TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT 7 o /ode! de! 2ado da /os "#o o1u/ada /ela /essoa. a3 @esponsabilidade b3 Autoridade c3 <ierarquia d3 "adeia ;scalar

Noes Bsicas de Contabilidade, Administrao e Secretariado

8OJ

De a1o!do 1om os /! n1>/ os da Adm n st!a"#o= a d 2 s#o de t!a0al6o def neDse 1omo: a3 -epartamentali!ao b3 ;quil+brio entre autoridade e responsabilidade c3 Autoridade 7nica d3 -efinio dos n+veis <ierrquicos De a1o!do 1om os /! n1>/ os da Adm n st!a"#o= a 6 e!a!Ku a ou 1ade a es1ala! def nemDse 1omo: a3 ;ficincia na utili!ao das pessoas b3 ;quil+brio entre vrias autoridades c3 Autoridade 7nica d3 -efinio dos n+veis (ierrquicos De a1o!do 1om os /! n1>/ os da Adm n st!a"#o= a un dade de 1omando def neDse 1omo: a3 ;ficincia na utili!ao das pessoas b3 ;quil+brio entre autoridade e responsabilidade c3 Autoridade 7nica d3 -efinio dos n+veis (ierrquicos De a1o!do 1om os /! n1>/ os da Adm n st!a"#o= a de/a!tamental 'a"#o def neDse 1omo: a3 -iviso em setores b3 4nio de esforos c3 Autoridade 7nica d3 -efinio dos n+veis (ierrquicos De a1o!do 1om os /! n1>/ os da Adm n st!a"#o= a 1oo!dena"#o def neDse 1omo: a3 -iviso em setores b3 4nio de esforos c3 Autoridade 7nica d3 -efinio dos n+veis (ierrquicos

<GJ

<1J

<)J

<+J

Anda mungkin juga menyukai