Anda di halaman 1dari 5

UM HOMEM DESEJOSO DE SALVAO

Mt 19:16-22 INTRODUO: O texto bblico registrado no captulo 19 do evangelho de So Mateus, relata o dilogo do Senhor Jesus e um homem desejoso de alcanar a salvao. Na verdade o Senhor Jesus Cristo, quando do seu ministrio aqui na terra, teve a oportunidade de encontrar, conversar, e dialogar com vrias pessoas. Muitas dessas pessoas procuravam o Senhor Jesus por causa dos seus problemas e necessidades fsicas ou materiais (eram cegos, aleijados, paralticos, leprosos, pessoas possudas por espritos malignos, sofredores, angustiados, famintos, e com necessidades de todas as sortes, que se posso imaginar). Outras pessoas procuraram a Jesus no apenas por causa das necessidades fsicas ou materiais, porm, procuravam o Senhor acima de tudo, por causa de suas necessidades espirituais. Eram pessoas que no tinham paz, no tinham esperanas, a vida no lhes fazia sentido, no conheciam a verdadeira felicidade, nem to pouco tinha certeza de salvao. Esta era a situao do jovem conhecido na teologia bblica como O mancebo de qualidade.

I. O QUE ESTE JOVEM POSSUIA?

a) Religiosidade fria, puritana e ctica, Mt 19: 18-20; b) Aparentemente um bom carter Mt 19:20; c) Riquezas materiais Mt 19:21-22; d) Prestigio e influncia social (talvez ele fosse chefe de alguma sinagoga ou pertencesse a alguma sociedade secreta daquela poca); e) Um corao dividido; 1. Um corao desejoso de salvao Lc 19:16 b; 2. Um corao apegado s riquezas materiais Lc 19:22. f) Um vazio muito grande no seu interior, motivado pela ausncia de Deus em sua vida.

II. O QUE ESTE JOVEM NO POSSUIA?

a) Certeza de vida Eterna, de salvao; b) Conscincia da insuficincia da religio para salvar o homem pecador;

c) Humildade e foras para dar mais valor as coisas espirituais do que os bens materiais; d) A verdadeira paz, e a verdadeira felicidade.

III. O QUE ESTE JOVEM DEVERIA FAZER PARA ALCANAR A SALVAO, PARA TER A VIDA ETERNA

a) Est disposto a abrir mo de tudo por amor a Cristo; b) Desembaraar dos bens e coisas materiais Lc 19:21; c) Aceitar, seguir, e obedecer fielmente a Deus e a sua palavra, para Ter como recompensa um tesouro no Cu.

IV. A

DECISO TOMADA POR AQUELE JOVEM (O MANCEBO DE

QUALIDADE)

a) Ele ouvido as palavras e os conselhos de Jesus retirou-se triste, porque possua muitas propriedades, muitos bens; b) Os seus bens e as suas propriedades, serviram de empecilho ou de embarao para que ele seguisse a Jesus; c) Os bens materiais ou riquezas eram mais importantes para ele, do que a sua salvao.

CONCLUSO Lamentavelmente muitas pessoas no conseguem seguir e servir a Jesus, por causa de embaraos que lhe prendem. So embaraos s vezes de cunho religioso, familiar, poltico, intelectual, social ou econmico, como o exemplo mostrado atravs desta histria do mancebo de qualidade. impossvel para algum que confia mais na capacidade intelectual, na sua tradio familiar, no status social, ou nas riquezas do que em Deus, obter a sua salvao e entrar no reino dos cus. Que Deus ilumine a mente e o corao dos homens e mulheres em todo o universo, para compreender estas verdades espirituais.

Gurupi TO, 29/02/2008 Pr. Joo da C. G. Feitosa

CALVRIO
Jo 19: 17-18

INTRODUO: O calvrio e os fatos que ali si sucederam, tem sido tema, de mensagens de centenas de pregadores, no decorrer dos sculos. No simplesmente pelo local em si, situado nos arredores de Jerusalm. Mas pelo marcante, trgico e cruel episodio ali ocorrido. A crucificao e morte de um homem inocente, Jesus de Nazar o filho de Deus. Ao refletimos sobre o calvrio e os fatos que ali ocorreram com certeza chegaremos a algumas consideraes, sobre este lugar.

PRIMEIRO CALVRIO: LUGAR DE ACUSAO FALSA Lc 23:2

A acusao falsa algo terrvel, que entristece, machuca e fere o sentimento da pessoa humana. Durante todo processo que culminou com a sua condenao, Jesus foi falsamente, e maldosamente acusado pelos seus algozes e ferozes inimigos Lc 23:2 Lc 23:35-39. Porm, nenhum crime foi achado nele.

a) Veja o que disse Pilatos Lc 23:4; b) Veja o que disse Herodes Lc 23:15.

SEGUNDO CALVRIO: LUGAR DE ANGSTIA E DE SOFRIMENTO

a) No calvrio Jesus foi tratado como malfeitor; b) Pregos foram cravados nas mos e nos ps; c) Uma lana transpassou-lhe o peito; d) Instaram, a beber vinho misturado com fel; e) Uma coroa de espinho foi colocada sobre a sua cabea; f) Total desprezo, e completo abandono Mat 27:46; g) Muita dor, angustia e sofrimento.

TERCEIRO CALVRIO: LUGAR DE CONDENAO INJUSTA

Para satisfazer os gritos, os interesses, e a presso da multido, Pilatos resolve condenar a Jesus e soltar um homicida e malfeitor chamado Barrabs Lc 23:21-25.

QUARTO CALVRIO: LUGAR DE DEMONSTRAO DO AMOR, DA GRANDEZA, E DO PODER DE DEUS Jo 3:16

a) Jesus no calvrio a mais sublime demonstrao do amor de Deus Jo 3:16;

1. Deus o maior ser; 2. Amou o mundo de tal maneira maior demonstrao de amor; 3. Que deu o seu filho unignito maior ddiva; 4. Para que todo aquele que nele crer maior oportunidade; 5. No perea maior livramento; 6. Mas tenha a vida eterna maior riqueza, maior tesouro, maior ddiva.

b) A natureza, no episdio do calvrio proclamou a grandeza de Deus Mat 27:45 Mat 27:51-52; Houve trevas da hora sexta at a hora nona. De 12:00 s 15:00 hs. Os sepulcros se abriram e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; A terra tremeu grande terremoto; Fenderam-se as pedras; O vu do templo se rasgou em dois de alto a baixo.

c) O centurio e os que guardavam a Jesus ficaram surpreendidos com o poder de Deus, e com os fatos ocorridos no calvrio Lc 23:47

QUINTO CALVRIO: LUGAR DE PERDO E RECONCILIAO DO HOMEM COM DEUS

a) O calvrio foi oportunidade de perdo para um malfeitor arrependido Lc 23:39-43;

b) No calvrio, Deus est em Cristo reconciliando consigo o mundo;

c) O calvrio significa oportunidade de perdo e salvao a todos os homens Tito 2: 11 Rm 5:23;

d) No calvrio Cristo Jesus conquistou definitivamente, a vitria, a redeno, o perdo e a nossa salvao.

SEXTO CALVRIO: LUGAR ONDE JESUS ATRAVS DA SUA MORTE, GARANTIU A TODA A HUMANIDADE A OPORTUNIDADE DE SALVAO

Gurupi TO, 29/02/2008 Pr. Joo da C. Gomes Feitosa

Anda mungkin juga menyukai