Anda di halaman 1dari 22

Sujeitos Processuais:

So todas as pessoas que atuam no processo, tais como: Juiz, partes (ru e acusador), auxiliares da Justia, testemunhas, etc. Conforme ensina o professor Mirabete: Sujeitos processuais so pessoas entre as quais se constitui, se desenvolve e completa a relao jurdico-processual (obra Processo Penal, pgina 324).

Podem ser: 1. Sujeitos principais: Acusador Juiz Acusado; Estado-Juiz (Super et inter partes) (sujeito - imparcial)

Autor Suj.parcial ativo MP Assistente do MP

Ru Suj. parcial passivo Defensor

2. Sujeitos secundrios:

a) rgos auxiliares: escrivo, distribuidor, porteiro, oficial de justia, contador. b) Terceiros: Por sua vez, os sujeitos secundrios se dividem em:

1. Terceiros interessados: ofendido, representante legal ou seus herdeiros, as pessoas enumeradas no artigo 31 do CPP.

2. Terceiros desinteressados: intrpretes.

testemunhas,

peritos,

tradutores,

JUIZ

Tem funo essencialmente dinmica: caracterizada pela deciso imparcial de conflitos jurdicos concretos. Para ser juiz necessrio ser bacharel em direito que passou no concurso da magistratura e foi empossado no cargo.

Funes do Juiz no Processo Penal artigo 251 do CPP.

a. Atividade de natureza processual: Prover regularidade do processo; b. Atividade de natureza administrativa: manter a ordem no curso dos respectivos atos, podendo, inclusive requisitar a fora pblica.

Juiz sujeito proeminente da relao processual a quem cabe prover a regularidade do processo. O magistrado o sujeito imparcial que substituindo a vontade das partes, pelo processo, declara o direito aplicvel ao caso concreto.

Ele detm poder jurisdicional e preside o processo. (art. 251 do CPP). o rgo jurisdicional monocrtico (1grau) ou colegiado (2grau) para deciso imparcial de conflitos jurdicos concretos.

Da capacidade do Juiz:

1. Capacidade Objetiva competncia para atuar no processo 2. Capacidade Subjetiva para que exera validamente as funes jurisdicionais e ser sujeito processual (MIRABETE, 1996, p. 313). a) Capacidade Funcional requisitos pessoais parta investidura do cargo

Requisitos do cargo:

investidura capacidade fsica e mental grau de instruo exigido

b) Capacidade Especial relativa ao exerccio jurisdicional, ou seja, no se suspeito nem ser impedido para o processo. Deve o juiz ser imparcial para decidir com iseno. Os vcios pertinentes a capacidade especial do magistrado tornam seus atos nulos.

Aspectos da Capacidade Especial:

Impedimentos (art. 252 e 253) - aspectos objetivos. So proibies legais taxativas impostas ao Juiz de funcionar em determinadas causas. (Rol Taxativo idntico ao art. 134 do CPC): Suspeio (art. 254) - aspectos subjetivos. Configura-se por circunstncias exemplificativas em que o Juiz tem o dever de se afastar da causa, pois se no o fizer livremente a parte poder argir sua suspeio. (Rol Exemplificativo idntico ao art. 135 do CPC)

Poderes do juiz: 1. Instrutrios (poderes-meio) ou probatrios cabe ao juiz presidir a colheita de provas, determinar as diligncias, ouvir testemunhas no apresentadas, etc Ex. art. 156, 168, 176, 196, 209, 234, 407, 425, 502, 538. (Todos estes do CPP, etc.) 2. Disciplinares (poder de polcia) ou administrativo de ordem processual e administrativa. Ex. art. 184, 187, 201, 212, 213, 218, 230, 233, 260, 264, 265, 419, 443, 450, 497, 483, (Todos estes do CPP etc.) 3. Decisrios (poderes-fins) despachos, decises e sentenas. Ex. art. 311, 316, 386, 387, 486, 538 (Todos estes do CPP etc.) 4. Anmalos queles no jurisdicionais. Ex. requisitar IP (art.5, II), fiscalizar a ao penal 5. (art.28), receber notitia criminis (art. 39), presidir a atuao em flagrante (art. 307), conceder HC (art. 574, I).

Deveres do Juiz: a) Celeridade processual (velar pela rpida prestao jurisdicional); b) Imparcialidade; c) Tratar as partes com urbanidade.

Garantias ou Prerrogativas Constitucionais (art. 95 da CF):

a) Vitaliciedade - s perde cargo por sentena judicial; b) Inamovibilidade - s se ocorrer motivo de interesse pblico, reconhecido por 2/3 do tribunal competente; c) Irredutibilidade de subsdios - com vistas a preservar a imparcialidade nos processos, dentro e fora dele.

MINISTRIO PBLICO

Conforme prev o artigo 127 da Constituio Federal, o Ministrio Pblico uma instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. rgo de natureza administrativa. O Ministrio Pblico sujeito ativo processual da relao jurdica a quem compete, privativamente promover a ao penal pblica e fiscalizar a correta aplicao da lei (custos legis). Atua como interveniente obrigatrio na ao privada subsidiria da pblica, e como custos legis nos crimes sujeitos ao penal privada. No Processo Penal, no obstante a sua condio de titular da ao penal atua como parte instrumental imparcial, mas apenas para pedir o exerccio da pretenso ao acusado, com efeito, sua aplicao estrita do direito objetivo, sempre com vistas realizao da Justia. O representante do MP exerce a acusao pblica, no a acusao da parte .

Composio do MP (CF art. 128):

O Ministrio Pblico abrange (TOURINHO FILHO, 2001, p. 235238):

1) Da Unio: a) O MP Federal; (just. federal comum e eleitoral de 2 grau); b) O MP do Trabalho; (junto aos rgos superiores da Justia Laboral); c) O MP Militar; (junto aos rgos jurisdicionais militares, como Conselho de Justia e STM); e d) O MP do DF. 2) Estadual: O MP do Estado atua nas causas da Justia Comum Estadual de 1 e 2 grau, Justia Militar Estadual e Justia Eleitoral de 1 grau. O chefe geral do Ministrio Pblico estadual o Procurador Geral de Justia, escolhido pelo governador do Estado em lista trplice. So rgos do MP Estadual: -Procurador Geral - poderes de direo e inspeo; -Procurador Corregedor atos de correo; -Colgio de Procuradores so todos procuradores de justia; -Conselho Superior do MP membros natos e elegveis. Compete indicar promoo por merecimento, vitaliciamento, etc.; - Procuradores de Justia (2 grau);

- Promotores de Justia (1 grau).

Princpios institucionais (CF art. 127, 1): a) unidade - MP um s rgo sob a mesma direo. b) indivisibilidade - os membros podem ser substitudos sem quebra das tarefas. c) independncia - apesar de hierarquizados, so autnomos no uso de suas funes. d) autonomia funcional liberdade, nos limites da lei, para exerccio da funo. MP - Instituio autnoma (CF art. 127, 2 e 3):
o o o

autonomia funcional; autonomia administrativa; e autonomia oramentria.

Garantias ou Prerrogativas Constitucionais (CF art. 128, I, a, b e c): a) vitaliciedade; b) inamovivilidade; c) irredutibilidade; d) garantia de foro por prerrogativa de funo (CF 96, III; 52, II; 102, I, b; 105, I; 108, I, a).

Vedaes (CF, art. 128, 5, II): a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; ou exercer a advocacia;

c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e e) exercer atividade poltico-partidria, salvo excees previstas em lei. Obs. Hipteses e impedimento ou suspeio (art. 258)

Funes do MP:

1. Institucionais (CF art. 128, I a IX). 2. Extra-penais: a. b. c. d. como parte na ao civil pblica (CPC art. 81); defensor dos direito e interesses das populaes indigenas; na poltica nacional do meio ambriente; no CPC, no CC, no ECA e na CLT.

3. processuais penais: a) Promover privativamente a ao penal pblica incondicionada. Cabelhe a persecutio criminis, como titular da pretenso punitiva do Estado quando levada em juzo. S o parquet pode interpor a ao penal pblica (art. 129 da CF); b) Fiscalizar e promover a execuo da lei (art. 257); c) Na ao penal privada subsidiria da pblica o MP interveniente adesivo obrigatrio, ao mesmo tempo em que exerce a funo de custos legis; d) Na ao penal privada exclusiva, o MP atuar como custos legis;

e) Na 2 instncia atua apenas como fiscal da lei, e no como dominus litis.

Atuao na esfera Processual Penal

a) como parte quele que prope a ao para que possa ser exercido o jus persequendi do Estado-administrao. b) como fiscal da lei (custos legis) atua como representante do interesse pblico numa causa de outros, no com parte em causa. c) como substituto processual (art. 68 e 142) Promover a defesa do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis; propor ao de insconstitucionalidade de leis; fiscalizar estabelecimentos prisionais e outros que abriguem idosos, menores, incapazes ou deficientes; promover o inqurito civil e ao civil pblica e exercer o controle externo da atividade policial (TOURINHO FILHO, 2001, p. 230-231).

Prazo a) para contestar, em qudruplo b) para recorrer, em dobro

Quem exerce, no Processo Penal, o papel de acusador?

Ao Penal Pblica:

1. Ministrio Pblico: artigo 129, I, da CF/88. 2. Ofendido/Representante legal: se o MP no oferecer a Denncia no prazo legal artigo 29 do CPP.

Ao de iniciativa Privada: Ofendido/Representante legal: jus persequendi in judicio.

ACUSADO

Acusado tambm chamado de ru, imputado. o sujeito processual em relao a quem se recai a atuao processo penal. o plo passivo da ao.

Identidade do imputado: No sendo possvel identificar o imputado, o MP ou o querelante poder apontar os esclarecimentos pelos quais se possa identificlo, nos termos do art. 41 do CPP. Presena do imputado: A presena do imputado no curso do processo necessria, apesar de no ser indispensvel. Em caso de enfermidade do acusado, o Juiz poder transportar-se ao local onde ele se encontrar (na sede do Juiz processante), e a proceder instruo.

garantias constitucionais: direito ao silncio, ampla defesa, reexame, da inocncia, etc. - a legitimao passiva das pessoas jurdicas, admitida pela CF, depende de lei ordinria penal para a previso do fato tpico e sanes (Ex. crime contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular (CF art. 173, 5), bem como condutas lesivas ao meio ambiente (CF art. 225, 3 e Lei n9.605/98).

No podem ser acusados no processo penal - falta de legitimao passiva ad causam. - animais - mortos (art. 107, I do CP) - menores de 18 anos (art. 18 do CP e ECA) - inimputveis (art. 26 c/c 96 do CP) - imunidades parlamentares e diplomticas

Expresses utilizadas: a. b. c. d. e. f. indiciado (durante o inqurito policial) acusado, imputado (art. 187, 259, 260, etc); ru (art. 186, 188, 394, 395, etc.); imputado, perseguido, denunciado (no caso de ao pblica); querelado (no ao privada); sentenciado do condenado (transitada em julgado a sentena condenatria)

Direitos do acusado: 1) Direitos Constitucionais (CF): a) de liberdade provisria (art. 5, caput) b) de priso legal e prestao de fiana (art. 5, LXVI) c) de permanecer calado (art. 5, LVIII) d) de identificao pelos responsveis pela sua priso ou interrogatrio policial (art. 5, LXIV)

e) de ser considerado inocente at trnsito e julgado de sentena condenatria irrecorrvel (art. 5, LVII) f) de plenitude de defesa e de contraditrio (art. 5, LV) g) de ser respeitado na sua integridade fsica e moral (art. 5, XLIX) h) de assistncia de advogado (art. 5, LXIII) i) de ser punido com a pena adequada (art. 5, XLVI)

2) Direitos processuais (CPP): a) ao silncio (art. 186) b) de liberdade de locomoo (art. 282) c) de nomeao de defensor (art. 263) d) de ser citado e) de instruo contraditria f) de nota de culpa por priso em flagrante (art. 306)

Da revelia:

Se o acusado, regularmente citado, no atender ao chamado, aplica-se a pena de revelia, art. 367 do CPP. Nesse caso no mais ser ele intimado para qualquer ato do processo, salvo se for condenado (art. 392 do CPP). O juiz nomeia-lhe um defensor e o processo prossegue. Se for citado por edital, no atender o chamamento nem constitui advogado: Aplica-se a regra do artigo 366 do CPP>

Capacidade processual: Somente a pessoa humana viva, com 18 anos cumpridos, que pode ser sujeito passivo da pretenso punitiva.

DEFENSOR:

O defensor o sujeito que realiza os atos em que consiste a defesa. A defesa, por sua vez, toda atividade da parte acusada de oposio atuao da pretenso punitiva A figura do advogado prevista no artigo 133 da CF dizendo que o advogado indispensvel administrao da justia.

Prev salienta no art. 5

LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Necessidade da defesa: A presena do defensor imprescindvel. Pouco importa esteja o acusado ausente. Pouco importa seja ele revel. Assim, preceitua o art. 261 do CPP: Nenhum acusado, ainda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor. O no-cumprimento desse preceito acarreta a nulidade do processo, conforme prev o art. 564, III, alnea c, do CPP.

Espcies de defesa: 1. Genrica ou material: levado a efeito pela prpria parte, mediante atos constitutivos de aes ou omisses; 2. Especfica ou tcnica: promovida por pessoa especializada.

Tipos de Defensores: a. Defensor Constitudo nomeado pelo ru atravs de procurao ou indicado no momento do interrogatrio, sendo dispensado o mandato (art. 266); b. Procurador o advogado que representa a parte em juzo, legalmente habilitado e inscrito na OAB. c. Defensor Ad Hoc nomeado pelo juiz para realizao de determinados atos face a ausncia do defensor constitudo (procurador); d. Defensor Pblico quele reservado aos necessitados (CF art. 134 e Lei n1.060/50); e. Defensor Dativo nomeado pelo juiz queles que podendo no constituram procurador. Trata-se de mumus pblico que s pode ser recusado por motivo justo, sob pena de multa e ofcio a OAB para providncias de carter disciplinar (art. 264 do CPP) O defensor dativo no pode substabelecer e tem o dever de defesa escrita e razes finais. Ao ru revel, que possui advogado constitudo, no se nomear defensor dativo, s se aquele renunciar. O advogado tem o dever de aceitar a indicao como defensor dativo, salvo motivo relevante (estar impedido, ser procurador da outra parte, etc.).

Abandono da Causa pelo defensor: Foi alterado o artigo 265, "caput", do CPP, substituindo-se a sano de multa de cem a quinhentos ris por sano de multa de 10 a 100 salrios mnimos, para o defensor que abandona a causa, sem motivo imperioso. Trata-se apenas de atualizao monetria.

Substituio do defensor: O pargrafo nico do art. 265 foi desdobrado nos 1 e 2, tendo a previso agora que, antes de designar defensor para o ato ("ad hoc"), o juiz deve aguardar, at o incio da audincia, a apresentao da justificativa pelo advogado que no compareceu a ele, previso que no existia antes. Assim, ao invs de determinar que a audincia no ser adiada no caso de ausncia injustificada do defensor (antigo pargrafo nico), o dispositivo disciplina o adiamento daquela, o qual poder ocorrer na hiptese de nocomparecimento motivado do causdico, competindo a esse provar o impedimento at a abertura da audincia, sob pena de prosseguimento da instruo processual com a nomeao de substituto para o ato. Prestigia-se, com a mudana, a defesa do ru pelo defensor de sua escolha. Somente se o defensor se ausentar sem apresentar justificativa at o incio da audincia que haver a substituio do defensor.

Curador (art. 262): Conceito: Curador aquele nomeado para atuar em favor do inimputvel, tanto na fase policial, como na ao. Anteriormente era nomeado para o acusado menor de 21 anos, mas este dispositivo foi revogado, j que h capacidade civil a partir dos 18 anos. Agora somente ser nomeado curador na hiptese que se instaura incidente de insanidade mental. Os menores de 18 anos so penalmente inimputveis (art.27 - critrio biolgico), ficando sujeitos apenas as medidas do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), conforme art. 226 da CRFB/88. O autor de ato infracional

deve ser acompanhado em todos os atos por representante do Ministrio Publico, como prev o ECA.

Natureza jurdica da funo do defensor:

O defensor , apenas, representante do imputado. A sua funo, ensina Frederico Marques, a de assistir tecnicamente ao ru e a de represent-lo no processo.

ASSISTENTE DE ACUSAO (art 268 do CPP)

Noes gerais: Assistente da acusao a vtima, seu representante legal ou, no caso de morte, qualquer uma das pessoas referidas no artigo 31 do CPP. Assistncia uma intervenincia adesiva facultativa (art. 269 e 273 do CPP). O assistente no exerce munus pblico, no est sujeito aos impedimentos ou restries relativas ao Juiz, aos jurados ou MP. No admisso do assistente: S possvel em ao penal pblica. Na ao privada, o ofendido figura como parte necessria, e, assim, no possvel sua interveno como assistente em tal caso. Inconcebvel ser assistente de si prprio. Admisso do assistente nas Contravenes Penais: Hoje, as contravenes penais, integrando um rol das infraes de menor potencial ofensivo, subordinam-se s regras do Juizado Especial Criminal. Assim, na fase preliminar da transao, no haver assistente. Contudo, se for instaurado o procedimento sumarssimo, nada impede sua interveno, a teor do art. 268 do CPP.

Momento da admisso do assistente: Nos termos do art. 268 do CPP, desde o recebimento da denncia e enquanto no transitar em julgado a sentena, poder o ofendido ou seu representante legal habilitar-se no processo como assistente. Assistente de acusao dos processos de competncia do jri: se o assistente quiser intervir no plenrio de julgamento, dever requerer sua habilitao com 3 dias de antecedncia, conforme dispe o pargrafo nico do art. 447 do CPP. Competncia para habilitao do assistente: Nos processos da competncia do juiz singular, o pedido dirigido ao prprio juiz. No Tribunal do Jri, a quem estiver a frente do processo. Nos processos de competncia dos Tribunais Superiores, o pedido dever ser dirigido ao relator, pois este ser o juiz de instruo, com atribuies que o Cdigo confere aos Juzes singulares. Concordncia do Ministrio Pblico: O Juiz, ao receber o requerimento e antes de se pronunciar sobre o pedido, dever, nos termos do artigo 272 do CPP, ouvir o MP. Aps, o juiz seja qual for o parecer, dar o seu despacho, admitindo ou no a interveno do assistente. Recurso: Nos termos do art. 273 do CPP, do despacho que admitir, ou no, o assistente, no caber recurso, devendo, entretanto, constar dos autos o pedido e a deciso. Alguns autores entendem ser admissvel Mandado de Segurana: Tribunal de Justia de So Paulo, quais sejam Vicente Greco e Guilherme de Souza Nucci e Mirabete.

Funo do assistente: Uma vez habilitado no processo e dependendo da fase processual em que ocorrer sua interveno, as atividades processuais do assistente consistiro em:

Propor meios de provas, tais como exames percias, busca e apreenso, acareaes, reconhecimento, juntada de documentos. Antes de decidir

sobre a realizao das provas requeridas pelo assistente, dever o Juiz ouvir o MP, segundo preceitua o 1 do art. 271 do CPP; No poder arrolar testemunhas, por fora do comando normativo do artigo 41 do CPP; Requerer reperguntas s testemunhas, pouco importando se arroladas pela acusao ou pela defesa; Aditar as alegaes finais do MP; Participar dos debates orais; Arrazoar os recursos interpostos pelo rgo do MP; Contra-arrazoar os recursos interpostos pela defesa; Arrazoar os recursos por ele prprio interpostos.

De acordo com o art. 271, o assistente poder recorrer em trs casos: 1. quando o Juiz julgar extinta a punibilidade; 2. quando o Juiz impronunciar o ru; 3. quando houver sentena absolutria, seja da competncia do Juiz singular, seja da competncia do Tribunal do Jri.

Prazo para recurso do assistente: Nos recursos de apelao e recurso em sentido estrito ( artigo 584, 1 e 598 do CPP), se o assistente habilitou-se no processo, seu prazo o mesmo do MP, ou seja 5 dias, fluindo, entretanto, quando se esgotar o prazo daquele. Do contrrio, a regra a do pargrafo nico do artigo 589 do CPP. Se no estiver habilitado ser de 15 dias.

Co-ru: Segundo a regra do art. 270, o co-ru no mesmo processo no poder intervir como assistente da acusao. Notificao e intimao: Uma vez habilitado no processo, dever o assistente ser notificado para os atos processuais. Todavia, como prescreve o 2 do artigo 271, quando da notificao do assistente este deixar de comparecer a qualquer dos atos da instruo ou do julgamento, sem motivo de fora maior, devidamente comprovado, o processo prosseguir independentemente de nova notificao. A intimao e a notificao se fazem nos termos do 1 do art. 370 do CPP.

Quem pode ser assistente? Enumerao taxativa: a) o ofendido ou seu representante legal (at mesmo 18 a 21 anos) b) cnjuge; c) ascendente; d) descendente; e e) irmo do ofendido. S na omisso dos parentes mais prximos excluem os mais remotos. Temse admitido assistncia mltipla, como por exemplo, de me e irmo do ofendido, de viva e filha. Quem no pode ser assistente? a) esplio; b) companheira ou concubina; c) co-ru no mesmo processo (art.270); d) de quem no vtima.

Admisso do assistente:

Admisso pode ser realizada em qualquer momento processual, aps recebida a denncia. A admisso indevida de assistente s anula o processo se prejudicar o ru, desde que argida no momento oportuno.

A ouvida do MP sobre a legalidade da admisso ou deficincia de documentos (certido de nascimento, casamento), a falta de audincia do MP no invalida a admisso do assistente e sua manifestao no vincula o juiz. Poderes do assistente: a) propor meio de prova b) requerer testemunhas (exceto as arroladas na denncia) c) fazer debate oral e) articulador - razes finais e) arrazoar recursos f) recorrer supletivamente ao MP (se sentena condenatria) Vedaes: a) antes do incio da ao penal (IP) b) co-ru no mesmo processo c) s cabe para ofendido ou vtima. Inexiste para poder pblico d) sentena, ainda, no transitada e julgada (art. 269) e) para participar do jri, s at 3 dias antes do julgamento (art. 447) Cabimento: a) contravenes penais b) crimes contra administrao pblica c) crimes contra a f pblica d) crimes contra a sade pblica e) crimes previstos na lei 4.611/65, que devem se desenrolar perante o juzo e no da delegacia de polcia.

Descabimento - no se admite: a) sentenas de pronncia b) de absolvio sumria c) do desaforamento d) deciso que rejeita aditamento de denncia e) que conclui pela incompetncia do juiz f) despacho que concede fiana g) deciso proferida em reviso criminal h) Habeas corpus e Mandado de Segurana

DOS AUXILIARES DA JUSTIA (art. 274 a 281 do CPP):

Conceito: So pessoas convocadas a colaborar com a justia, praticando atos necessrios ao desenvolvimento do processo e consecuo de seus fins, por dever funcional ou em situaes eventuais. So os escreventes, agentes cartorrios, os escrives etc. Como os funcionrios judicirios so servidores pblicos e, por isso, o seu papel objetivo e impessoal, assim o sendo, incidem sobre esses funcionrios as mesmas regras obstacularizadoras de suas participaes nos procedimentos, segundo se tornem impedimentos ou suspeitos, haja vista disciplina prevalecente para juzes e representantes do MP

Classificao: 1) Permanentes: funcionrios aplicao analgica das mesmas regras atinentes ao juiz

Ex. escrivo, oficiais de justia, peritos e intrpretes, depositrios, escreventes, etc. 2) Eventuais tambm subordinados disciplina judiciria. Ex. terceiros: testemunhas, imprensa, correios, etc.

PERITOS E INTRPRETES

Os peritos e os intrpretes so uma categoria especial de servidores pblicos judicirios, pois suas funes so de atribuio transitria. Exercem uma funo tcnica e especfica, e no meramente burocrtica. Exemplo: Uma percia mdica, ou de engenharia, ou de contabilidade, enfim, toda espcie cientfica comporta peritagem. Essa matria est disciplinada nos arts. 275 at o 281, do CPP. O art.279, do CPP, prev os momentos em que o perito no pode funcionar. Os intrpretes sofrem a mesma disciplina dos peritos.

Anda mungkin juga menyukai