Anda di halaman 1dari 3

Resoluo das atividades complementares Qumica

Q45 Curvas de titulao


p. 64

1 (ITA-SP) Duas solues aquosas (I e II) contm, respectivamente, quantidades iguais (em mol) e desconhecidas de um cido forte, K .. 1, e de um cido fraco, K 10210 (K 5 constante de dissociao do cido). Na temperatura constante de 25 C, essas solues so tituladas com uma soluo aquosa 0,1 mol L21 de NaOH. A titulao acompanhada pela medio das respectivas condutncias eltricas das solues resultantes. Qual das opes abaixo contm a figura com o par de curvas que melhor representa a variao da condutncia eltrica (Cond.) com o volume de NaOH (VNaOH) adicionado s solues I e II, respectivamente? I I a) c) e) I
Cond. Cond. II II Cond. I e II II VNaOH

VNaOH

VNaOH

b)
Cond.

II

Cond.

d)
II

VNaOH

VNaOH

Resoluo: Titulao de um cido forte (curva I). A condutncia eltrica vai diminuindo at o ponto de equivalncia. A partir desse ponto, a condutncia volta a aumentar porque vai havendo um excesso de hidrxido de sdio (substncia que confere soluo uma condutncia elevada). Titulao de um cido fraco (curva II). O cido fraco confere soluo uma condutncia eltrica baixa. Por esse motivo a condutncia inicial baixa. medida que se vai adicionando titulante (NaOH), a condutncia vai aumentando porque o sal formado tem condutncia mais alta que a soluo inicial. Do ponto de equivalncia em diante, o hidrxido de sdio passa a estar presente em excesso, o que faz com que a condutncia aumente mais acentuadamente. Como os cidos tinham inicialmente as mesmas concentraes, o volume de base gasto na neutralizao de ambos o mesmo.

2 (Unifesp-SP) Os resultados da titulao de 25,0 mililitros de uma soluo 0,10 mol/L do cido CH3COOH por adio gradativa de soluo de NaOH 0,10 mol/L esto representados no grfico. Com base nos dados apresentados nesse grfico, foram feitas as afirmaes: I. O ponto A corresponde ao pH da soluo inicial do cido, sendo igual a 1. C pH B II. O ponto B corresponde neutralizao parcial do cido, e a soluo resultante um tampo. III. O ponto C corresponde ao ponto de neutralizao do cido pela base, sendo seu pH maior que 7. correto o que se afirma em: a) I, apenas. c) I e II, apenas. e) I, II e III. A b) II, apenas. d) II e III, apenas. 5 10 15 20 25 30 0
Volume de NaOH 0,10 mol/L, em mL

Resoluo: I. Falsa. O pH da soluo inicial de cido actico no 1. Esse valor corresponderia a uma soluo 0,1 mol/L de cido forte (considerando-o totalmente ionizado). Como o cido actico fraco, o pH da soluo inicial ser significativamente maior que 1. II. Verdadeira. III. Verdadeira.

(PUC-MG) Considere o grfico que representa a variao do pH de uma B A soluo 0,1 mol/L de NaOH, quando se adiciona gradualmente uma soluo 0,1 mol/L de HC,. Analise as afirmaes. C I. O ponto A corresponde ao pH inicial da base. II. O ponto C corresponde ao pH de neutralizao do NaOH pelo HC,. D E III. O ponto B corresponde neutralizao parcial do NaOH. IV. O ponto D corresponde ao pH da mistura com excesso de NaOH. Volume de HC V. O ponto E corresponde concentrao final da base. Assinale: a) se somente I estiver correta. d) se somente I, II, III e V estiverem corretas. b) se somente II e V estiverem corretas. e) se todas as alternativas estiverem corretas. c) se somente I, II e III estiverem corretas. Resoluo: I. Verdadeira. II. Verdadeira. III. Verdadeira. IV. Falsa. O ponto D corresponde ao pH da mistura com excesso de HC,. V. Falsa. O ponto E corresponde concentrao final da mistura.

pH

4 (UFPE) Considere o grfico que representa a variao do pH de uma soluo 0,1M de HC, quando se adiciona gradualmente uma soluo 0,1M de NaOH.
pH d e

b Volume de NaOH

Assinale os itens corretos. a) O ponto e corresponde ao pH inicial do cido. b) O ponto c corresponde ao pH de neutralizao do HC, pelo NaOH. c) O ponto a corresponde concentrao final do HC,. d) O ponto b corresponde neutralizao parcial do HC,. e) O ponto d corresponde ao pH da mistura com excesso de NaOH. Resoluo: Esto corretos os itens: b; d; e. a Falsa. O ponto e corresponde a uma soluo em que o titulante (NaOH) est presente em excesso. c Falsa. O ponto a corresponde concentrao final do HC,.

Anda mungkin juga menyukai