Anda di halaman 1dari 6

ESTUDO DIRIGIDO: O SISTEMA CARDIOVASCULAR,

1. Explique as funes do sistema cardiovascular. As funes do sistema cardiovascular so:

Transporte de gases: os pulmes, responsveis pela obteno de oxignio e pela eliminao de dixido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.

Transporte de nutrientes: no tubo digestrio, os nutrientes resultantes da digesto passam atravs de um fino epitlio e alcanam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes so levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o lquido intersticial que banha as clulas.

Transporte de resduos metablicos: a atividade metablica das clulas do corpo origina resduos, mas apenas alguns rgos podem elimin-los para o meio externo. O transporte dessas substncias, de onde so formadas at os rgos de excreo feito pelo sangue.

Transporte de hormnios: hormnios so substncias secretadas por certos rgos, distribudas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros rgos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lanada no sangue. Um de seus efeitos estimular a contrao da vescula biliar e a liberao da bile no duodeno.

Transporte de calor: o sangue tambm utilizado na distribuio homognea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manuteno de uma temperatura adequada em todas as regies; permite ainda levar calor at a superfcie corporal, onde pode ser dissipado.

Intercmbio de materiais: algumas substncias so produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Clulas do fgado, por exemplo, armazenam molculas de glicognio,

que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras clulas do corpo.

Distribuio de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e clulas fagocitrias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.

Coagulao sangunea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaos de um tipo celular da medula ssea (megacaricito), com funo na coagulao sangunea. O sangue contm ainda fatores de coagulao, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguneo.

2. Cite os rgos que compem o sistema cardiovascular Os principais componentes do sistema circulatrio so: corao, vasos sanguneos, sangue, vasos linfticos e linfa. 3. Defina: a) Artrias e arterolas: Artrias: so vasos de parede espessa que saem do corao levando sangue para os rgos e tecidos do corpo. Compem-se de trs camadas: a mais interna, chamada endotlio, formada por uma nica camada de clulas achatadas; a mediana, constituda por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elsticas. As arterolas: So as ltimas partes do sistema arteriolar. Sua estrutura similar s artrias, sendo a capa mdia principalmente muscular, pelo que se espera que haja mudanas ativas e no passivas em seu calibre. Portanto a quantidade de sangue que chega camada capilar pode aumentar ou diminuir em resposta s necessidades dos tecidos e, s vezes, em resposta atividade emocional. b) Veias e Vnulas:

Veias: so vasos que chegam ao corao, trazendo o sangue dos rgos e tecidos. A parede das veias, como a das artrias, tambm formada por trs camadas. A diferena, porm, que a camada muscular e a conjuntiva so menos espessas que suas correspondentes arteriais. Alm disso,

diferentemente das artrias, as veias de maior calibre apresentam vlvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garante sua circulao em um nico sentido. Vnula: veia de pequeno calibre (0,2 a 1 mm) que estabelece a ligao entre os capilares e as veias de maior calibre. O sangue que circula nas vnulas tem uma presso muito baixa, 15 mm Hg, uma vez que a presso sangunea produzida pelo corao dissipada ao longo das arterolas e capilares. Nas vnulas de dimetro mais reduzido ocorrem tambm trocas gasosas entre o sangue e os tecidos. c) Capilares: so vasos de pequeno calibre que ligam as extremidades das arterolas s extremidades das vnulas. A parede dos capilares possui uma nica camada de clulas, correspondente ao endotlio das artrias e veias. d) Vasos linfticos: vasos semelhantes s veias (vasos linfticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o lquido tissular que no retornou aos capilares sangneos, filtrando-o e reconduzindo-o circulao sangnea. 4. Descreva as caractersticas do sistema cardiovascular dos mamferos. O sistema circulatrio do mamfero consiste em um rgo central de impulso, dividido em quatro compartimentos, o corao, e em um sistema de vasos para a circulao do sangue. Os vasos que levam sangue do corao para os rgos so chamados artrias e aqueles que trazem sangue dos rgos para o corao, veias. Um outro sistema recolhe parte do fludo tissular, que constitui a linfa, e o transporta em direo s veias, so os vasos linfticos. A circulao dos mamferos fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. A eficincia na circulao do sangue favorece a homeotermia corporal.

5. Descreva anatomicamente o corao O corao um rgo muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O corao humano, como o dos demais mamferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas trios e duas inferiores,

denominadas ventrculos. O trio direito comunica-se com o ventrculo direito atravs da vlvula tricspide. O trio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrculo esquerdo atravs da vlvula bicspide ou mitral. A funo das vlvulas cardacas garantir que o sangue siga uma nica direo, sempre dos trios para os ventrculos.

6. O que o pericrdio, miocrdio e endocrdio e quais as suas funes? Pericrdio: membrana serosa, constituda por clulas mesoendoteliais, que envolve o corao, e reflete-se sobre a si mesma, formando uma cavidade fechada com dois folhetos, o visceral e o parietal, contendo em seu interior 20-30 mL de liquido pericrdico. Sua funo fixar e proteger o corao, reduzindo sua frico com outras estruturas do mediastino e protegendo-o contra a dilatao excessiva.

Miocrdio: O miocrdio o nome do msculo que forma o corao. Trata-se de um tecido composto de clulas musculares estriadas especializadas que o diferem do tecido muscular esqueltico. O miocrdio, responsvel pela funo contrtil do corao. Endocrdio: a membrana que forra internamente as cavidades cardacas. lisa e constituda de uma s camada do endotlio. Recobre as vlvulas do corao, circunda as cordas tendneas e contnua camada que recobre os grandes vasos sanguneos. Participam da septao do corao e da formao das
valvas atrioventriculares.

7. Caracterize a pequena e grande circulao Grande circulao (sistmica) - A grande circulao, ou circuito sistmico, a designao dada parte da circulao sangunea que se inicia no ventrculo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) bombeado pela contrao do ventrculo esquerdo para a artria aorta. Esta divide-se para os rgos principais do nosso corpo (com exceo dos pulmes), onde se utiliza o oxignio. O sangue venoso, ou seja, o que pobre em oxignio, (nesta etapa da circulao, j que o mesmo no acontece na pequena circulao) volta ao corao pelas veias cavas, introduzindo-se assim na aurcula direita. Da aurcula o sangue passa para o ventrculo direito atravs do orifcio atrioventricular, onde existe a vlvula tricspide. Assim, a grande circulao comea no ventrculo esquerdo e termina no trio direito. Ventrculo esquerdo Tecidos trio direito (Corao corpo corao) Pequena circulao (Pulmonar) - Na pequena circulao, o sangue venoso que se encontra no ventrculo direito vai para as artrias pulmonares dirigindose para os pulmes percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao corao atravs das veias pulmonares, entrando no trio esquerdo. Ventrculo direito Pulmes trio esquerdo (Corao pulmo Corao).

8. Quais so as estruturas encontradas no corao, responsveis pela gerao e conduo do impulso nervoso? Fibra muscular cardaca, miocrdio atrial, nodo atrioventricular, feixe de His, fibras de Purkinge e miocrdio ventricular. 9. Explique as propriedades fisiolgicas do corao? Para que a fibra muscular cardaca se contraia, necessria a despolarizao desta mesma fibra. A ativao eltrica ordenada do corao se d pela propagao, em sequncia, de potenciais de ao despolarizantes atravs das estruturas anatmicas deste rgo. O batimento cardaco tem incio no nodo sino-atrial (SA), com um potencial de ao gerado de maneira espontnea.

Esse potencial de ao se dissemina por todo o miocrdio atrial direito, e chega ao miocrdio atrial esquerdo, levando contrao do miocrdio atrial. Em seguida, essa onda de ativao converge para a nica conexo eltrica existente entre o miocrdio atrial e o ventricular: o nodo atrioventricular (AV). Aps passar pelo nodo AV, a onda de ativao atinge o feixe de His, e passa por ele at chegar s fibras de Purkinge, que so arborizaes do feixe de His no miocrdio ventricular. Deste modo, a onda de despolarizao o impulso cardaco distribuda a todo o miocrdio dos ventrculos direito e esquerdo, determinando a contrao ventricular.

10. Defina: a) Sstole b) Distole c) Frequncia cardaca d) Taquicardia e bradicardia

Anda mungkin juga menyukai