Anda di halaman 1dari 2

Histria Geral O feudalismo O feudalismo foi um modo de organizao social e poltico baseado nas relaes servo-contratuais (servis).

Tem suas origens na decadncia do Imprio Romano. Predominou na Europa durante a Idade Mdia. Segundo o terico escocs do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regies da Europa. 1) Periodizao: Sc. III - VIII - formao do Feudalismo tem incio com as primeiras invases brbaras; Sc. VIII - XI - apogeu do Feudalismo; Sc. XI - XV - decadncia. Nesse perodo foi institudo um novo sistema de trabalho denominado colonato, no qual o trabalhador poderia usufruir das terras dos grandes senhores, porm seriam obrigados a ceder uma parte do que produziam ao proprietrio das terras, isto , os trabalhadores rurais tornaram-se servos dos grandes Senhores de terras; estava surgindo um regime de servido que pouco a pouco iria predominar a Europa feudal. Os colonos foram se constituindo em vilas romanas que eram conhecidas como grandes centros rurais. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhes dava. Os camponeses cuidavam da agropecuria dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, alm da proteo contra ataques brbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedgio, exceto quando para l se dirigiam a fim de cuidar das terras do Senhor Feudal. 2) Sociedade: No sistema feudal, a condio social era irreversvel, ou seja, o indivduo que nasciam servos morriam servos, o mesmo valia para as famlias dos senhores feudais. Sendo assim, a sociedade feudal era formada por estamentos bsicos: Senhores: era a classe formada pelos senhores feudais, que eram os proprietrios do feudo. Tinha poder sobre os servos, alm de grande influncia poltica local. Servos: so os trabalhadores do feudo que ficavam presos s suas terras recebendo proteo dos senhores e direito de utilizao de terras frteis. Eram totalmente dependentes dos senhores feudais. Alm desses estamentos, podemos considerar outros, como os escravos, populao que com o tempo foi extinta devido proibio eclesistica de escravizar cristos. Os viles, que tambm trabalhavam para os senhores feudais, mas eram livres, podendo abandonar as terras quando desejassem. E os ministeriais, que eram os administradores dos feudos, em ateno ao proprietrio. Outra pequena populao era constituda pelos mercadores e arteses.

3) As principais obrigaes dos servos consistiam em. Corveia: trabalho compulsrio nas terras do senhor (manso senhorial) em alguns dias da semana; Talha: parte da produo do servo deveria ser entregue ao nobre, geralmente um tero da produo; Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes; Capitao: imposto pago por cada membro da famlia (por cabea); Tosto de Pedro ou dzimo: 10% da produo do servo eram pago Igreja, utilizado para a manuteno da capela local; Censo: tributo que os viles (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza; Taxa de Justia: os servos e os viles deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre; Formariage: quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, regra tambm vlida para quando um parente do nobre iria casar. Todo casamento que ocorresse entre servos deveria ser aceito pelo suserano. No sul da Frana, especificamente, o Senhor poderia ou no determinar que a noite de npcias de uma serva seria para o usufruto dele prprio e no do marido oficial. Tal fato era incomum no restante da Europa, pois a igreja o combatia com veemncia; Mo Morta: era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da famlia servil, em caso do falecimento do pai ou da famlia; Albergagem: obrigao do servo em hospedar o senhor feudal caso fosse necessrio. Muitas cidades europeias da Idade Mdia tornaram-se livres das relaes servis e do predomnio dos nobres. Essas cidades chamavam-se burgos. Por motivos polticos, os "burgueses" (habitantes dos burgos) recebiam frequentemente o apoio dos reis que, muitas vezes, estavam em conflito com os nobres. Na lngua alem, o ditado Stadtluft macht frei ("O ar da cidade liberta") ilustra este fenmeno. Em Bruges, por exemplo, conta-se que certa vez um servo escapou da comitiva do conde de Flandres e fugiu por entre a multido. Ao tentar reagir, ordenando que perseguissem o fugitivo, o conde foi vaiado pelos "burgueses" e obrigado a sair da cidade. Desta maneira, o servo em questo tornou-se livre. 4) As instituies religiosas A igreja exerceu uma grande influncia na Europa durante o perodo da Idade Mdia. No sistema feudal, a Igreja apresentava teorias sobre as relaes sociais, que segundo ela, era natural a existncia da nobreza senhorial e dos servos e viles dentro de uma sociedade crist. A igreja assumia o ensino, os padres eram os educadores que transmitiam o conhecimento aos nobres com base na Bblia, as aulas eram oferecidas nos mosteiros e escolas paroquiais. Alm disso, era a Igreja que decidia as questes legais do perodo e administrava a economia.

Anda mungkin juga menyukai