Anda di halaman 1dari 2

UniversidadeFederaldoRioGrandedoNorte CentrodeCinciasExatasedaTerra DepartamentodeQumica

VISCOSIDADE DE LQUIDOS
Introduo: O coeficiente de viscosidade uma das propriedades de transporte mais relevantes na caracterizao de fluidos e definida como a constante de proporcionalidade entre o fluxo de momento e o gradiente de velocidade nadireotransversal:

J (m x ) =

dv x dz

Este conceito mais fcil de entender se imaginarmos o fluido como uma srie de camadas finas, como um baralho de cartas. O gradiente de velocidade est relacionado variao da velocidade das cartas, causado por uma fora tangencial que tende a espalhlas (tenso de cisalhamento). Uma viscosidade elevada significa que o fluido resiste bastante ao cisalhamento, ao passo que uma viscosidade baixa significa uma facilidade em espalhar o fluido,ouseja,umapequenaresistnciaaocisalhamento(portanto,umagrandefluidez). Ocoeficientedeviscosidadedependedofluidoedatemperaturaepodeserdeterminadoporequipamentos chamados de viscosmetros, os quais relacionam propriedades facilmente mensurveis viscosidade. Dentre estas propriedades encontrase o tempo de fluxo de um fluido submetido passagem atravs de um capilar. O volume (medidoaumapressoP0)escoadoporunidade de temponum tubocapilarderaiorecomprimentol, submetidoa pressesP1numaextremidadeeP2naoutradadopelafrmuladePoiseuille:

P12 P22 r 4 dV = dt 16lP0


Quandoaplicamosestafrmulaalquidos,adiferenadepressosedevealturadacoluna(presso hidrostticaP=gh),demodoqueteremos:

dV ghr 4 = dt 8l

ghr 4 t
8lV

Na prtica, porm, no precisamos ter um conhecimento muito detalhado do aparelho, uma vez que podemos calibrlo com um lquido de viscosidade conhecida. Escoando volumes iguais de dois lquidos (1) e (2) de densidades1e2,queescoamemtempost1et2,asviscosidades1e2serelacionamatravsde:

1 1t1 = 2 2t2
A viscosidade absoluta ou dinmica tem como unidade Pa.s (N.s/m2) em unidades do SI. Essa unidade normalmente expressa em mPa.s dado a sua magnitude. Outra forma conveniente, a partir do sistema CGS o Poise,sendoumPoiseiguala0,1Pa.souseja,umcentipoise(cP)iguala1mPa.s Objetivos: Determinao da densidade e da viscosidade de solues de sacarose de diferentes concentraes a temperaturaconstante,aplicandoaleidePoiseuille.

Material: ViscosmetrodeOstwald Picnmetrooubalovolumtrico Pipetadore/oupra gua(lquidoreferncia) Sacarose Procedimentos: Preparesoluesdesacarosea5%,10%,15%,20%e25%m/V. Determine a densidade de todos as solues de sacarose, inclusive para a gua. Para a determinao da densidade, utilize um picnmetro ou balo volumtrico. Pese o picnmetro vazio. Depois de pesado, encha o picnmetro com o lquido problema e peseo novamente. Atravs da frmula (d = m / v) voc obtm o valor da densidadedolquidonaquelatemperatura.(Noesqueadedescontaramassadopicnmetrovazio). Pipete 10 mL de gua para o interior do viscosmetro (limpo e desengordurado!!!) e, com o auxlio de um pipetador,succioneolquidoacimadasmarcas. Cronometreotempodeescoamentodofluido.Repitamaisduasvezesoprocedimento. Repitaoprocedimentoparatodosassoluesdesacarose(5%,10%,15%,20%e25%m/V). Tomandoaguacomoreferncia,determineocoeficientedeviscosidadedetodososlquidos. Compareosresultadosobtidosexperimentalmentecomosdadosobtidosnaliteratura. Discutaavalidadedomtodo(determinaodeviscosidadepelomtododeOstwald).

Organize as solues de sacarose de acordo com os seus coeficientes de viscosidade, relacionando as propriedadesmicroscpicas(estrutura)comaspropriedadesmacroscpicas(viscosidadeedensidade)observadas. Viscosidadesdagua: T(oC) 15 20 25 30 ResultadosExperimentais: Determinaodaviscosidadedediferenteslquidos Substncia Densidade Tempo1 Tempo2 Tempo3 Tempo (mdia) Viscosidade(cP) 1,139 1,002 0,890 0,798

Anda mungkin juga menyukai