Anda di halaman 1dari 36

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

CONCURSO PBLICO
CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CARREIRA DOS SERVIDORES TCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CEFET-MG, CEFET-RIO POMBA, CEFET-UBERABA, EAF-BARBACENA, EAF-INCONFIDENTES, EAF-MACHADO, EAF-SALINAS E EAF-UBERLNDIA 2007

AUXILIAR EM ADMINISTRAO
NO ABRA ESTE CADERNO ANTES DA ORDEM DO FISCAL

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

Concurso Pblico 2007

INSTRUES 1. No abra este caderno de questes antes da ordem do fiscal. 2. A prova ter 4 horas de durao, improrrogveis, incluindo o tempo necessrio para marcar a resposta de cada questo das provas de Lngua Portuguesa, de Portugus Especfico, de Legislao, de Informtica Bsica, de Conhecimentos Especficos e para elaborar a Redao. 3. Este caderno contm 45 questes de mltipla escolha, apresentando 4 opes cada uma, assim distribudas: Prova de Lngua Portuguesa, 8 questes, numeradas de 01 a 08. Prova de Portugus Especfico, 5 questes, numeradas de 09 a 13. Prova de Legislao, 8 questes, numeradas de 14 a 21. Prova de Informtica Bsica, 4 questes, numeradas de 22 a 25. Prova de Conhecimentos Especficos, 20 questes, numeradas de 26 a 45. 4. Nenhuma folha dever ser destacada durante a realizao das provas. 5. Leia, atentamente, cada questo antes de responder a ela. 6. No perca tempo com questo cuja resposta lhe parea difcil; volte a ela, quando lhe sobrar tempo. 7. Quando necessrio, faa os clculos e os rascunhos neste caderno de questes, sem uso de mquina de calcular. 8. Marque a folha de respostas, preenchendo, atentamente, a opo correta, apresentada em uma das letras (a, b, c, ou d) com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 9. O nmero de respostas dever coincidir com o nmero de questes. 10. O candidato devolver este caderno de questes e a folha de respostas identificada com o nome e o nmero de inscrio. 11. O gabarito e a relao dos candidatos aprovados sero divulgados nos quadros de avisos da instituio em que voc fez sua inscrio e no site http://www.concursota.cefetmg.br

Concurso Pblico 2007

LNGUA PORTUGUESA As questes de nmeros (01) a (04) referem-se ao texto que se segue. INTELIGNCIA NA TV Ao completar 18 anos, o americano j assistiu a 40 mil assassinatos e 200 mil agresses. Essa mais uma das estatsticas que municiam o tiroteio contra um dos sacos de pancadas prediletos dos americanos: emissoras comerciais. Apoiada em centenas de pesquisas sobre o efeito negativo da TV na formao das crianas, a ofensiva de pais, professores, psiclogos e mdicos se espalhou pelo pas, obtendo uma vitria expressiva. [...] Os americanos mostram nas pesquisas que desejam mais educao na TV, responsabilizada pela degenerao dos costumes, a comear pela violncia. Na verdade, so dezenas as causas da violncia, agindo de forma diferente em cada comunidade. Mas apenas uma mulasem-cabea deixaria de reconhecer que o bombardeio dirio de lixo visual influencia, em algum grau, negativamente. H toneladas de experincias de psiclogos que submeteram crianas a vdeos sangrentos e, rapidamente, constataram aumento da agressividade. A exposio excessiva a cenas violentas no cinema e na TV age no inconsciente das pessoas, contribuindo para o aumento da agressividade e tornando-as cada vez mais insensveis violncia.
(Gilberto Dimenstein. Aprendiz do futuro - Cidadania hoje e amanh. So Paulo: tica, 1997. P.76)

Concurso Pblico 2007

QUESTO 01 NO se encontra no texto a idia de que a) crianas expostas a filmes violentos tornam-se mais agressivas, conforme experincias de psiclogos. b) a iniciativa dos americanos contra efeitos negativos da TV alastrou-se pelos Estados Unidos. c) os americanos responsabilizam a TV pela decadncia dos costumes. d) as causas da violncia repercutem da mesma maneira nas comunidades.

QUESTO 02 Segundo o texto, os americanos a) julgam que a TV no concorre para o aumento da agressividade. b) desprezam a experincia de psiclogos. c) lutam por uma TV mais educativa. d) valorizam emissoras comerciais.

Concurso Pblico 2007

QUESTO 03 A palavra sublinhada NO pode ser substituda pela que est entre parnteses em: a) (...) e rapidamente constataram aumento da agressividade (VERIFICARAM) b) (...) responsabilizada pela degenerao de costumes (...) (DEGRADAO) c) (...) so dezenas as causas da violncia, (...) (OS DOS)
RESULTA-

d) (...) obtendo uma vitria expressiva (...) (UM TRIUNFO)

QUESTO 04 Passando-se as frases retiradas do texto para o plural, fez-se a concordncia verbal correta em: a) (...) deixariam de reconhecer que os bombardeios dirios de lixo visual influencia, em algum grau, negativamente. b) As exposies excessivas a cenas violentas no cinema e na TV age no inconsciente das pessoas (...) c) (...) as ofensivas de pais, professores, psiclogos e mdicos se espalhou pelo pas (...) d) Ao completar 18 anos, os americanos j assistiram na televiso a 40.000 assassinatos (...)

Concurso Pblico 2007

QUESTO 05 A concordncia verbal est correta em: a) Vossa Excelncia, em seu mandato, fez pouco na rea social. b) Os Estados Unidos recusa-se a negociar com Cuba. c) Fazem algumas horas que ele chegou. d) Houveram tumultos na Escola.

QUESTO 06 H verbo no presente do indicativo em: a) (...) Contribuindo para o aumento da agressividade (...) b) (...) o americano j assistiu a 40.000 assassinatos (...) c) H toneladas de experincias de psiclogos (...) d) Mas apenas uma mula-sem-cabea deixaria de reconhecer (...)

QUESTO 07 A concordncia nominal est de acordo com a norma culta em: a) Os documentos em anexo devem ser arquivados. b) Elas mesmos resolveram executar a tarefa. c) H menas pessoas do que imaginvamos. d) Helosa est meia doente.

Concurso Pblico 2007

QUESTO 08 Analise a colocao do pronome oblquo nas seguintes oraes. I. Ningum apaixona-se de propsito. II. Aquele sonho jamais se concretizou. III. Todos calaram-se imediatamente. IV. No se falar mais no assunto. V. Quem contou-lhe essa histria? VI. Voc nunca me falou sobre isso. VII. Me deram um lindo presente. VIII. Deus o ajude! Esto corretos os itens a) IV, V, VI,VIII. b) II, IV, VI, VIII. c) I, II, III, IV. d) III, IV, V, VI.

Concurso Pblico 2007

LNGUA PORTUGUESA ESPECFICA QUESTO 09 A palavra entre parnteses NO exemplifica a regra em: a) Devem ser acentuados todos os vocbulos proparoxtonos. (AMVEL) b) Devem ser acentuados os vocbulos oxtonos terminados por em ou ens. (DESDM) c) Devem ser acentuados os vocbulos paroxtonos terminados em r, x, n, l. (NCTAR) d) Devem ser acentuados os vocbulos paroxtonos terminados em um ou uns. (LBUM)

QUESTO 10 O texto est corretamente pontuado em: a) Joo, funcionrio do Departamento do Pessoal, avisou que, durante esta semana, no trabalhar porque est doente. b) Joo, funcionrio do Departamento do Pessoal avisou que, durante esta semana, no trabalhar porque est doente. c) Joo, funcionrio do Departamento do Pessoal, avisou que durante esta semana, no trabalhar porque est doente. d) Joo, funcionrio do Departamento do Pessoal, avisou, que durante esta semana, no trabalhar porque est doente.

10

Concurso Pblico 2007

QUESTO 11 "Se eu tiver tempo, farei o trabalho." Se a forma tiver for substituda por tivesse, a forma farei, de acordo com a norma culta, dever ser alterada para: a) faria. b) fazia. c) fao. d) fiz.

QUESTO 12 A palavra ou expresso sublinhada foi escrita corretamente em: a) Somente atravz de discusses resolveremos o problema. b) Apartir de dezembro, trabalharemos seis horas por dia. c) necessrio compreender os adolescentes. d) No h previlgio para servidor algum.

11

Concurso Pblico 2007

QUESTO 13 Leia as frases: I - O Coordenador entregou o problema para mim examinar. II - O chefe passou uma tarefa para eu fazer. III - Ele falava consigo mesmo. IV - Entre eu e voc no h desentendimentos. Quanto ao emprego do pronome pessoal, esto corretas. a) II e III. b) I e IV. c) III e IV. d) I, II e III.

12

Concurso Pblico 2007

LEGISLAO QUESTO 14 Quanto responsabilidade do servidor, correto afirmar que a(o) a) responsabilidade ser afastada no caso de absolvio criminal. b) responsabilidade decorrente de ato comissivo doloso que resulte em prejuzo a terceiros. c) servidor responder, tratando-se de dano, diretamente perante a Fazenda Pblica. d) servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies.

QUESTO 15 Quanto ao concurso pblico podemos afirmar que a) o concurso poder ser de provas e ttulos. b) a inscrio do candidato sempre condicionada ao pagamento do valor fixado no edital. c) o concurso pblico ter validade de at 4 (quatro) anos, no podendo ser prorrogada sua validade. d) novo concurso poder ser aberto mesmo havendo candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado.

13

Concurso Pblico 2007

QUESTO 16 A Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos, EXCETO a(os) a) cidadania. b) soberania. c) dignidade da pessoa humana. d) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa pblica.

QUESTO 17 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade dos seguintes direitos: a) vida, liberdade, propriedade, isonomia, ao direito civil. b) vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. c) vida, particularidade, libertinagem, igualdade, segurana e propriedade. d) vida, individualidade, igualdade, liberdade de crena, segurana jurdica e propriedade.

14

Concurso Pblico 2007

QUESTO 18 direito dos trabalhadores urbanos e rurais e dos servidores pblicos, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: a) fundo de garantia do tempo de servio. b) seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio. c) salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei. d) relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos.

QUESTO 19 So estveis os servidores a) nomeados para cargo de provimento em comisso ou em virtude de concurso pblico aps dez anos de efetivo exerccio. b) nomeados para cargo de provimento efetivo independente de concurso pblico aps trs anos de efetivo exerccio. c) nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico aps trs anos de efetivo exerccio. d) nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa aps dez anos de efetivo exerccio.

15

Concurso Pblico 2007

QUESTO 20 Peculato a) apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. b) solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. c) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. d) deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

16

Concurso Pblico 2007

QUESTO 21 So deveres fundamentais do servidor pblico, EXCETO: a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular. b) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para si ou para quem desejar beneficiar. c) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral. d) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio.

17

Concurso Pblico 2007

INFORMTICA BSICA QUESTO 22 Com relao ao editor de texto MS Word 2000, correto afirmar que a) a insero de figuras somente pode ser feita por arquivos. b) a insero de tabelas feita atravs do menu Ferramentas. c) os modelos de documentos (*.dot) no podem ser alterados pelo usurio. d) documentos podem ser salvos para serem abertos em verses anteriores.

QUESTO 23 No MS Excel 2000, o componente que exibe as coordenadas das clulas selecionadas e o texto ou frmula nelas utilizados conhecido como barra de a) ttulos. b) frmula. c) planilhas. d) ferramentas.

18

Concurso Pblico 2007

QUESTO 24 No sistema operacional Windows 98, em relao ao painel de controle, existe um item que contm as informaes sobre os padres desejados pelo usurio, como idioma, formato de moeda, nmero, data, entre outros. Esse item conhecido como a) sistema. b) multimdias. c) configuraes regionais. d) opes de acessibilidade.

19

Concurso Pblico 2007

QUESTO 25 Analise as afirmativas abaixo com relao aos gerenciadores de correio eletrnico Outlook Express e Kmail. I. Ao responder uma mensagem de correio eletrnico, se escolhermos a opo "Responder", a mensagem ser enviada a todas as pessoas que esto na lista do e-mail recebido. II. Quando enviamos uma mensagem para um determinado email como "Cco", significa que estamos enviando a mensagem como cpia original para a pessoa. III. possvel configurar o correio eletrnico para solicitar confirmao de leitura do destinatrio, sempre que for necessrio. IV. O catlogo de endereos do correio eletrnico admite cadastramento de qualquer endereo de e-mail que no esteja em quarentena. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) a) III. b) I e II. c) III e IV. d) II , III e IV.

20

Concurso Pblico 2007

CONHECIMENTOS ESPECFICOS QUESTO 26 Um comerciante aplicou, a juros simples, R$ 500,00 em uma caderneta de poupana que tem rendimento de 12% ao ano. O seu capital, aps dois anos, em reais, ser de a) 620 b) 720 c) 820 d) 920

QUESTO 27 Uma estudante pagou R$ 68,00 por quatro CDs. O nmero de CDs que ela compraria com a quantia de R$ 102,00 a) 5 b) 6 c) 7 d) 8

21

Concurso Pblico 2007

QUESTO 28 O aumento de 15% no preo do pacote de acar que custa R$ 3,00 , em reais, igual a a) 0,05 b) 0,35 c) 0,45 d) 0,70

QUESTO 29 A capacidade, em litros, de um reservatrio que comporta 7,500 m3 de gua, a) 7,500 b) 75,00 c) 750,0 d) 7 500

22

Concurso Pblico 2007

QUESTO 30 Um prmio da Mega Sena foi de cinco milhes, cinqenta e cinco mil e cinco reais. A escrita do nmero correspondente a esse valor a) 5505 b) 55505 c) 505505 d) 5055005

QUESTO 31 Em uma conta de luz, a taxa de transmisso 4,10%. Sabendo que essa taxa corresponde a R$ 1,58, o valor total a pagar , em reais, a) 15,80 b) 38,53 c) 41,00 d) 51,27

23

Concurso Pblico 2007

Nas questes (32) e (33) use os dados do grfico abaixo.


HISTRICO DO CONSUMO DE ENERGIA ELTRICA
100 80 60 kW h 40 20 0 FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO 84 87 85 89 93 67 83

QUESTO 32 A mdia mensal de energia eltrica consumida no intervalo de tempo demonstrado, em kW h, a) 81 b) 82 c) 83 d) 84

QUESTO 33 A mdia diria de energia eltrica no ms de junho foi, em kW h/dia, de a) 3,1 b) 3,2 c) 3,3 d) 3,4
24

Concurso Pblico 2007

QUESTO 34 Marcando o aniversrio da Oficina Cultural, no dia 11 de setembro, a Prefeitura de Uberlndia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, de 10 a 14 de setembro, o Projeto Mercado Oficina. O projeto rene todos os eventos da Oficina Cultural (Arauto Potico Musical, Sarau Mineiro, Dana na Oficina) em uma nica semana. Na ocasio, tambm acontece a mostra dos trabalhos realizados durante o ano nas oficinas ministradas no espao, que estar aberta para visitao na semana de 10 a 14 de setembro, das 12h s 21h 30min. Com base no texto acima, o tempo total de visitao ao "Mercado Oficina" foi de a) 40h b) 46h 50min c) 47h 30min d) 50h

QUESTO 35 3 do comprimento e a 8 diferena entre suas dimenses 2 km. A rea desse terreno, A largura de um terreno retangular em km2, igual a a) 1,44 b) 3,20 c) 3,84 d) 8,80
25

Concurso Pblico 2007

QUESTO 36 Um dos lados de uma avenida cuja extenso de um quilmetro e meio foi arborizado de uma extremidade a outra, mantendo-se entre as rvores uma distncia de 25m. O nmero de rvores plantadas foi a) 35 b) 40 c) 60 d) 75

QUESTO 37 Uma praa que tem formato de um tringulo retngulo possui rea de 0,30 dam2, e um dos lados, correspondente a um cateto do tringulo, mede 1,2 dam. O comprimento de arame necessrio para cerc-la, utilizando trs fios na cerca, em metros, a) 90 b) 51 c) 34 d) 20

26

Concurso Pblico 2007

QUESTO 38 Em uma lanchonete, um salgado custa R$ 1,20 e um refresco R$ 0,80. Na compra de uma promoo (um salgado e um refresco) h um desconto de R$ 0,50. Ao comprar quatro promoes e dois refrescos, pagando com uma nota de R$ 50,00, o comprador receber de troco a) R$ 43,20 b) R$ 42,40 c) R$ 40,50 d) R$ 39,20

QUESTO 39 De acordo com a Lei Diretrizes e Bases de Educao, o ano letivo dever ter 800 horas/aula. Sabe-se que o mximo de faltas permitida a um aluno de 25% desse total. Se um aluno faltou a 137 horas/aula, o mximo de faltas que ainda poder ter a) 93 b) 87 c) 77 d) 63

27

Concurso Pblico 2007

QUESTO 40 Uma sala de aula tem 38 alunos, sendo 28 meninas. Perguntou-se a preferncia de cada um em relao s disciplinas Portugus e Matemtica. 25 alunos, dos quais 7 so meninos, responderam que preferem Portugus. Com esses dados, podemos concluir que o nmero de meninas que preferem Matemtica a) 3 b) 7 c) 10 d) 18

QUESTO 41 O preo de custo de um certo produto de R$ 20,00. Vendendo-se 3 500 unidades desse produto por R$ 30,00 cada um e 8 500 por R$ 24,00 cada, tem-se um lucro igual a a) R$ 66 000,00 b) R$ 69 000,00 c) R$ 72 000,00 d) R$ 75 000,00

28

Concurso Pblico 2007

QUESTO 42 Aps construir uma laje de 7 cm de espessura, o responsvel pela obra verificou que foram gastos 35 sacos de cimento com 40 kg cada um. Se a laje tivesse sido feita com 5 cm de espessura, teria sido economizado um total de cimento, em kg, de a) 400 b) 600 c) 800 d) 1000

QUESTO 43 Um funcionrio foi admitido em uma empresa no ms de agosto de 2007, ciente de que teria 15% de aumento aps um perodo de 3 meses de experincia. Sabendo-se que a empresa dever pagar, a partir de dezembro, ao funcionrio o salrio de R$ 1092,50, o salrio atual do funcionrio a) R$ 800,00 b) R$ 850,00 c) R$ 900,00 d) R$ 950,00

29

Concurso Pblico 2007

QUESTO 44 Na tabela abaixo, so apresentadas trs opes de um plano de previdncia privada, com investimentos mensais iguais por um perodo de 15 anos, com a mesma taxa de juros. Poderemos concluir que o valor de X ser

VALOR (em reais) mensal 18,00 45,00 90,00 a receber aps 15 anos 23 870,00 59 675,00 X

a) maior que R$ 100 000,00 e menor que 105 000,00. b) maior que R$ 105 000,00 e menor que 110 000,00. c) maior que R$ 110 000,00 e menor que 115 000,00. d) maior que R$ 115 000,00 e menor que 120 000,00.

30

Concurso Pblico 2007

QUESTO 45 Analise o texto abaixo. "Shopping quase s para passear" Uma pesquisa da Universidade de Braslia, realizada na capital federal, mostra como pequena a porcentagem de freqentadores de shopping centers que, de fato, fazem compras. Apenas 43% dos visitantes reparam nas vitrines. 57% dos que reparam nas vitrines param para olhar algum produto. 11% dos que param para olhar um produto entram nas lojas.
(texto adaptado da revista Veja de 15 de Agosto de 2007)

De acordo com os dados acima, suponha que, em um sbado, 150 000 pessoas visitaram um shopping center. O nmero de visitantes que parou para olhar algum produto a) 64 500 b) 36 765 c) 36 000 d) 4 050

31

Concurso Pblico 2007

32

Concurso Pblico 2007

33

Concurso Pblico 2007

34

GABARITO
01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c d d d d d d d d d d d 34. d 35. d 36. d d d d d d d d d d 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. a a a a a a a a a a b b b b b b b b b b c c c c c c c c c c d d d d d d d d d d a b c d a b c d 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. a a a a a a a a a a b b b b b b b b b b c c c c c c c c c c d d d d d d d d d d

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE MINAS GERAIS

Anda mungkin juga menyukai