Anda di halaman 1dari 20

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGNCIAS INDCE

Programa de Brigada de Incndio NBR 14276/06 Sinopse e objetivo do curso de brigada de incndio 03 03

Alarmes, sistema de som, iluminao de 04 Emergncia e porta corta fogo Os procedimentos para brigadistas contidos nesta apostila esto baseados no MANUAL DE COMBATE A INCNDIO EM INDSTRIA - 1 Edio 2006 - Volume 5 - MCII - PMESP - CC, e nas mais recentes recomendaes ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas N14.276/06, de acordo com a Lei 6.514 do Ministrio do Trabalho em sua Norma Regulamentadora NR 23. Rota de fuga, ponto de encontro e recomendaes gerais Plano de atendimento a emergncias O Fogo e seus elementos composio do ar e faixa de combusto do oxignio Combusto - conceito e tipos Calor e seus efeitos Formas de transmisso do calor Fontes causadoras de incndio Classes de incndio Tipos de agentes extintores Agentes extintores portteis e sobre rodas Diretor de Ensino Magno A. A. Roriz Editor de Produo Fabrcio I. Miranda Ilustraes Getty Images / Photo Stock / Taxi Images / Acervo RESGATE Reviso Tcnica Clei W. F. Santiago Diagramao: Romolo G. Albuquerque Mtodos de extino de incndios Mangueiras de incndio Inspeo e manuteno de mangueiras Acondicionamento de Mangueiras e hidrantes Abrigos e seus acessrios Exerccios e avaliao de reao Glossrio Gabarito e avaliao do curso Certificado 05 06 07 08 09 10 10 11 11 12 13 13 14 15 16 17 18 19 20 02

A Resgate Treinamentos, entretanto, no garante e no assume qualquer responsabilidade pela exausto e eficcia das informaes, procedimentos e recomendaes contidas nesta obra. Outras medidas de segurana adicionais podem ser necessrias para circunstancias particulares.

RESGATE TREINAMENTOS LTDA. Rua Dom Pedro II, 549 sala 107 Ed. Center Gloria Shopping - Glria Vila Velha - ES - Brasil - Cep 29122-300 Telefax (27) 3289-1973 Home Page na internet: www.resgate.com.br Msn/E-Mail: atendimento@resgate.com.br

PROGRAMA DE BRIGADA DE INCNDIO


A brigada de incndio se caracteriza por um grupo organizado de pessoas, voluntrias ou no, treinadas e capacitadas para atuar na preveno, abandono e combate a um princpio de incndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma rea pr-estabelecida.

SINOPSE DO CURSO
Este programa aborda contedos e praticas bsicas relativas ao conceito, tcnicas e procedimentos referentes ao atendimento realizado pela brigada de incndio, ate a chegada do bombeiro industrial.

OBJETIVO
Reconhecer uma emergncia de incndio, as caractersticas do processo de queima e a rpida ao em seu principio, impedindo assim a continuidade do mesmo, evitando tomar propores maiores, preservando vidas e patrimnios. 03

ALARMES DE INCNDIO

PLANO DE ATENDIMENTO PORTAS A EMERGNCIAS CORTA-FOGO

Os alarmes de incndio podem ser manuais ou automticos. Os detectores de fumaa, de calor ou de tempe-ratura acionam automaticamente o aviso. O alarme deve ser audvel em todos os setores da rea abrangida pelo sistema de segurana. As verificaes nos alarmes precisam ser feitas periodicamente. A edificao deve contar com um plano de ao para otimizar os procedimentos de abandono do local, quando do acionamento do alarme.

SISTEMA DE SOM E INTERFONIA

Os sistemas de som e interfonia devem ser includos no plano de abandono do local e devem ser verificados e mantidos em funcionamento.

As portas corta-fogo so prprias para isolamento e proteo de fuga, retardando a propagao do fogo e da fumaa. Elas devem resistir ao calor de 60 minutos, no mnimo (verifique se est afixado o selo de confor-midade da ABTN). Toda porta corta-fogo deve abrir sempre no sentido de sada das pessoas. Seu fechamento deve ser completo. Alm disso, elas nunca devem ser trancadas com cadeados ou fechaduras e no devem ser usados calos, cunhas ou qualquer outro artifcio para mant-las abertas. No se esquea de verificar constantemente o estado das molas, trincos, maanetas e folhas da porta. Corredores, escadas, rampas, passagens entre prdios geminados e sadas so rotas de fuga e estas devem sempre ser mantidas desobstrudas e bem sinalizadas. A inspeo das portas precisa ser realizada semanalmente.

ILUMINAO DE EMERGNCIA

A iluminao de emergncia, que entra em funcionamento quando falta energia eltrica, pode ser alimenta-da por gerador ou bateria de acumuladores (no automotiva). A iluminao de emergncia obrigatria nos elevadores, faa constantemente a reviso dos pontos de iluminao. Se possvel, toda a semana.

04

ROTA DE FUGA
Via considerada mais segura por onde devem se evadir os colaboradores das reas j atingidas ou passveis de se tornarem reas de emergncia. Estas rotas devem ser divulgadas a todos, atravs do processo de integrao.

PLANO DE ATENDIMENTO RECOMENDAES A EMERGNCIAS GERAIS


Em caso de simulado ou incndio adotar os seguintes procedimentos:
manter a calma; caminhar em ordem sem atropelos; no correr e no empurrar; no gritar e no fazer algazarras; no ficar na frente de pessoas em pnico, se

ROTA DE FUGA

no puder acalm-las, evite-as.


todos os empregados, independente do cargo

que ocupar na empresa, devem seguir rigorosamente as instrues do brigadista;


nunca voltar para apanhar objetos; Ao sair de

um lugar, fechar as portas e janelas sem tranc-las;

PONTO DE ENCONTRO

PONTO DE ENCONTRO

no se afastar dos outros e no parar nos an-

dares;
levar consigo os visitantes que estiverem em

seu local de trabalho;


no acender ou apagar luzes, principalmente

se sentir cheiro de gs;


deixar a rua e as entradas livres para a ao

dos bombeiros e do socorro mdico;


ver como seguro, local pr-determinado pela

Local sinalizado, onde se recebe maiores instrues de como ser o procedimento adotado de acordo com o tipo de emergncia, do retorno ao local de trabalho ou mesmo abandono da rea industrial, devendo ser contabilizado a quantidade de colaboradores neste local, e se possvel o tempo de chegada de todos ao local.

brigada e aguardar novas instrues; Em locais com mais de um pavimento:


nunca utilizar o elevador; no subir, procurar sempre descer; no utilizar as escadas de emergncia, descer

sempre utilizando o lado direito da escada;


no saltar mesmo que esteja com queimadu-

ras ou intoxicaes. 05

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGNCIAS


Conhea o plano de emergncia do seu setor de trabalho, saiba como acionar corretamente a central de atendimento a emergncias.

INSTALAES/ EQUIPAMENTOS DE EMERGNCIAS


O Corpo de Bombeiro Industrial conta com diversas unidades de combate a incndio, equipadas de acordo com as necessidades especficas da empresa.

ACIONANDO A CENTRAL DE EMERGNCIAS


O Servio mdico tambm conta com ambulncias equipadas e pessoal treinado para atendimento a acidentes e males sbitos.

Identifique-se, seja objetivo.

Informe:
o que aconteceu (qual o tipo de acidente), O nmero de vitimas envolvidas. O local exato, (observe placa de sinalizao)

e pelo menos dois pontos de referncias conhecidos naquele local.


Caso esteja longe de um ramal , ligue direta-

mente do celular para 3333-5190. 06

FOGO
Fogo uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reao exotrmica de oxidao, que emite radiao eletromagntica nas faixas do infravermelho e do visvel. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiao e decorrente da combusto.

FAIXA DE COMBUSTO - O2 ELEMENTOS DO FOGO


So exigidos trs ingredientes bsicos para criar um fogo:
Combustvel Comburente - Oxignio Calor.

07

COMBUSTO
Combusto ou queima uma reao qumica exotrmica entre uma substncia (o combustvel) e um gs (o comburente), usualmente o oxignio, para liberar calor.

PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGNCIAS INCOMPLETA


Na combusto incompleta no h o suprimento de oxignio adequado para que ela ocorra de forma completa. O reagente ir queimar em oxignio, mas poder produzir inmeros produtos. Quando um hidrocarboneto queima em oxignio, a reao gerar dixido de carbono, monxido de carbono, gua, e vrios outros compostos como xidos de nitrognio. Tambm h liberao de tomos de carbono, sob a forma de fuligem. A combusto incompleta muito mais comum que a completa e produz um grande nmero de subprodutos. No caso de queima de combustvel em automveis, esses subprodutos podem ser muito prejudiciais sade e ao meio ambiente.

LENTA
A combusto lenta uma forma de queima que acontece a baixas temperaturas. A respirao celular e formao de ferrugem so exemplos de combustes lentas.

TURBULENTA
A combusto turbulenta caracterizada por fluxos turbulentos. a mais usada na indstria (ex: turbinas de gs, motores a diesel, etc.), pois a turbulncia ajuda o combustvel a se misturar com o comburente.

COMPLETA
Em uma combusto completa, o reagente ir queimar no oxignio, produzindo um nmero limitado de produtos.

Quando um hidrocarboneto queima no oxignio, a reao gerar apenas dixido de carbono e gua. Quando elementos como carbono, nitrognio, enxofre e ferro so queimados, o resultado ser os xidos mais comuns. O carbono ir gerar o dixido de carbono. Nitrognio ir gerar o dixido de nitrognio. Enxofre ir gerar dixido de enxofre. Ferro ir gerar xido de ferro III. A combusto completa normalmente impossvel de atingir, a menos que a reao ocorra em situaes cuidadosamente controladas, como, por exemplo, em um laboratrio.

ESPONTNEA
O auto-aquecimento de substncias, capaz de provocar combusto espontnea, causado pela reao da substncia com oxignio e o calor gerado no dispersado com suficiente rapidez. Ocorre combusto espontnea quando a taxa de produo de calor excede a taxa de perda e a temperatura de auto-ignio atingida.

08

CALOR
Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico.

PLANO DE ATENDIMENTO AUMENTO A EMERGNCIAS DE VOLUME


Todos os corpos na natureza esto sujeitos a este fenmeno, uns mais outros menos. Geralmente quando esquentamos algum corpo, ou alguma substncia, esta tende a aumentar seu volume (expanso trmica). E se esfriarmos algum corpo ou substncia esta tende a diminuir seu volume (contrao trmica).

TEMPERATURA
PONTO DE FULGOR: a temperatura( uma para cada combustvel), na qual um combustvel desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas no em quantidade suficiente para manter a combusto. PONTO DE COMBUSTO: a temperatura do combustvel acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor, e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor. PONTO DE IGNIO: a temperatura necessria para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustvel.

MUDANA DE ESTADO

ALTERAES FISIOLCIAS
A desidratao ocorre quando o corpo humano no tem gua suficiente para realizar suas funes normais. Ela pode ser leve e causar sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabea, fadiga, podendo levar morte. Indivduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que fora o corao a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos mdicos de taquicardia.

FULGOR

COMBUSTO

IGNICO

09

FORMAS DE TRANSMISSO DE CALOR

FONTES CAUSADORAS DE INCNDIO

ATRITO

ELETRICIDADE

QUMICA

ACIDENTE

10

CLASSES DE INCNDIO
H cinco classes de incndio, identificadas pelas letras A, B, C, D, K.

PLANO DE ATENDIMENTO AGENTES A EMERGNCIAS EXTINTORES GUA


Age inicialmente por resfriamento, absorvendo o calor quando aquecida pelo fogo, transformando-se totalmente em vapor a aproximadamente 100C. Sua ao por abafamento ocorre devido sua capacidade de transformao na razo de 1 litro de gua para 1.500 litros de vapor.

CLASSE A
Assim identificado o fogo em materiais slidos comuns, como madeira, papel, tecido e borracha. Deixa como resduos cinzas e brasas. O mtodo mais comum para extingui-lo costumava ser o resfriamento por gua. Novas tecnologias utilizam o p ABC para o combate de incndio classe A.

CLASSE B
Ocorre quando a queima acontece em lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. No deixa resduos. Para extingui-lo, voc pode abafar, quebrar a reao ou ainda promover o resfriamento.

P QUIMICO
H vrias composies de ps que, quando aplicadas sobre o fogo, extinguemno, principalmente por quebra da reao em cadeia. As composies de dividem em tipo BC (lquidos inflamveis e energia eltrica); ABC (mltiplo uso, polivalente, para fogo em slidos, lquidos inflamveis e eletricidade); e D (metais combustveis).

CLASSE C
a classe de incndio em equipamentos eltricos energizados. A extino deve ser feita por agente extintor que no conduza eletricidade. importante lembrar que a maioria dos incndios classe C, uma vez eliminado o risco de choque eltrico, torna-se um incndio classe A.

CLASSE D
a classe de incndio em que o combustvel so metais pirofricos, como magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, slido, urnio e zircnio. Queima em altas temperaturas. Para apag-lo, voc necessita de ps especiais, que separam o incndio do ar atmosfrico pelo abafamento.

GS CARBNICO

Tambm chamado de (CO2) - Age por abafamento e por resfriamento, em ao secundria. um gs sem cheiro, sem cor e no conduz eletricidade. asfixiante e por isso deve-se evitar o seu uso em ambientes pequenos.

CLASSE K
Classificao do fogo em leo e gordura em cozinhas. Os agentes extintores da classe K controlam rapidamente o fogo, formando uma camada protetora na superfcie em chamas. Possuem efeito de resfriamento por vapor d gua e de inertizao resultante da formao do vapor.

11

ESPUMA MECNICA
Age primeiro por abafamento e de forma secundria por resfriamento, por ser constituda por grande quantidade de gua. Quando a espuma do tipo AFF, o lquido drenado forma um filme aquoso na superfcie do combustvel, dificultando a reignio. ideal para extinguir fogo classe B, envolvendo derivados de petrleo (heptano, querosene, leo diesel, toluol, xilol etc.). Suas caractersticas de umectao tambm a tornam eficiente na extino de fogo classe A.

AGENTES EXTINTORES PORTTEIS

De fcil manuseio, geralmente possuem capacidade de carga de at 12 Kg ou 10 litros de agente extintor. Indicados para combater princpios de incndio, esto disponveis com os diversos agentes extintores.

AGENTES EXTINTORES SOBRE RODAS


(CARRETAS) - Com capacidade para at 150 litros, estes equipamentos so maiores e por isso montados sobre as rodas.

COMPOSTOS HALOGENADOS

Normalmente so pesados para transportar e utilizam mangueira longa para descarga do agente extintor.

Compostos qumicos formados por um destes quatro elementos halogenados: bromo, cloro, flor e iodo. Provocam a quebra da reao em cadeia, mas tambm agem por abafamento. No danificam equipamentos eletrnicos sensveis.Atualmente, para proteger a camada de oznio, os compostos halogenados mais utilizados so os chamados HCFCs. 12

MTODOS DE EXTINO DE INCNDIOS


Os mtodos de extino do incndio visam eliminar um ou mais componentes do tringulo do fogo. Na ausncia de qualquer um desses trs componentes, o fogo se extinguir.

MANGUEIRAS DE INCNDIO
Atualmente o mercado brasileiro conta com mangueiras de incndio que possuem a marca de conformidade ABNT.

RESFRIAMENTO
Esse mtodo consiste em jogarmos gua no local em chamas provocando seu resfriamento e conseqentemente eliminando o componente "calor" do tringulo do fogo..

Ela garantia que o fabricante atende aos quesitos da norma NBR 11861 na ntegra.

RESFRIAMENTO
Quando abafamos o fogo, impedimos que o oxignio participe da reao. Logo, ao retirarmos esse componente comburente (oxignio) do tringulo, tambm extinguimos o fogo.

Ela garante que as mangueiras foram ensaiadas hidrosttica e individualmente pelo fabricante. Portanto, o consumidor no precisa efetuar o teste hidrosttico inicial antes de coloc-las em uso. Ao receber mangueiras de incndio, certifique-se de que as duas extremidades contenham a seguinte marcao: Nome do fabricante, Modelo, NBR 11861, Tipo, Ms e Ano de fabricao.

ISOLAMENTO
Separando o combustvel dos demais componentes do fogo, isolando-o, como na abertura de uma trilha (acero) na mata, por exemplo, o fogo no passa, impedindo que se forme o tringulo.

A falta dessa marcao em uma das extremidades pode indicar que a mangueira de incndio foi adulterada. Nesse caso o produto perdeu a garantia do fabricante e a marca de conformidade da ABNT.

13

SELEO DA MANGUEIRA
A escolha correta de uma mangueira de incndio fundamental para um desempenho adequado e maior durabilidade do produto. A norma NBR 11861 classifica as mangueiras em 5 tipos, de acordo com o local de aplicao e presso de trabalho: Mangueira Tipo 1: Destina-se a edifcios residenciais. Mangueira Tipo 2: Destina-se a edifcios comerciais, industriais e ao Corpo de Bombeiros Mangueira Tipo 3: Destina-se rea naval, industrial e ao Corpo de Bombeiros. Mangueira Tipo 4: Destina-se rea industrial, onde desejvel uma maior resistncia abraso. Mangueira Tipo 5: Destina-se rea industrial, onde desejvel uma alta resistncia abraso e superfcies quentes. Recomendaes Importantes: No arrastar a mangueira sem presso. Isso causa furos e vincos. A mangueira de incndio deve ser usada por pessoal treinado As mangueiras devem ser armazenadas em armrios ou abrigos, longe dos raios solares. No utilizar as mangueiras para nenhum outro fim, como lavagem de garagem ou ptio.

INSPEO E MANUTENO DE MANGUEIRAS


Toda mangueira, quando em uso (em prontido para combate a incndio), deve ser inspecionada a cada 3 (trs) meses e ensaiada hidrostaticamente a cada 12 (doze) meses, conforme a norma NBR 12779. Estes servios devem ser realizados por profissional ou empresa especializada. DURANTE O USO: Evitar a passagem da mangueira sobre cantos vivos, objetos cortante ou pontiagudos, que possam danific-la. No curvar acentuadamente a extremidade conectada com o hidrante. Isso pode causar o desempatamento da mangueira (unio). Cuidado com golpes de arete na linha causados por entrada de bomba ou fechamento abrupto de vlvulas e esguicho (segundo a norma americana NFPA 1962, a presso pode atingir sete vezes, ou mais, a presso esttica de trabalho). Isso pode romper ou desempatar uma mangueira. Quando no for possvel evitar a passagem de veculos sobre a mangueira, deve ser utilizado um dispositivo de passagem de nvel. Recomendamos o dispositivo sugerido pela Norma NBR 2779.

14

ACONDICIONAMENTO DE MANGUEIRAS
So maneiras de dispor as mangueiras, em funo da sua utilizao: Em espiral: prpria para o armazenamento, devido ao fato de apresentar uma dobra suave, que provoca pouco desgaste no duto. Uso desaconselhvel em operaes de incndio, tendo em vista a demora ao estend-la e a inconvenincia de lan-la, o que pode causar avarias na junta de unio.

HIDRANTES
Hidrantes de coluna, instalados nos passeios pblicos, so dotados de juntas de unio para conexo com mangotes, mangueiras ou mangueirotes. Sua abertura feita atravs de um registro de gaveta cujo comando colocado ao lado do hidrante. Possui uma expedio de 100m e duas de 63mm. Tem, sobre os hidrantes subterrneos, a vantagem de permitir captao de maior volume de gua, alm de oferecer visibilidade e no ser facilmente obstrudo. As expedies possuem tampes que exigem uma chave especial para remov-los. A finalidade dos hidrantes dos edifcios residenciais e industriais permitir o incio do combate a incndios pelos prprios usurios, antes da chegada dos bombeiros, e ainda facilitar o servio destes no recalque de gua, principalmente em construes elevadas. Os hidrantes industriais podem ser alimentados por caixa dgua elevada ou por sistema subterrneo; podem ser de coluna ou de parede. Os hidrantes de coluna so instalados sobre o piso e, os de parede, dentro de abrigos ou projetados para fora da parede. Podem ser simples ou mltiplos, se possurem uma ou mais expedies.

Aduchada: de fcil manuseio, tanto no combate a incndio, como no transporte. O desgaste do duto pequeno por ter apenas uma dobra.

Em ziguezague: Acondicionamento prprio pra

uso de linhas prontas, na parte superior da viatura (em compartimentos especficos). O desgaste do duto maior devido ao nmero de dobras.

15

ABRIGOS

CONEXO STORZ
Conexo storz (engate rpido) para equipamentos de combate a incndio, de acordo com os padres do Corpo de Bombeiros e I.R.B. ( Instituto de Resseguros do Brasil), normas DIN, utilizvel para acoplamentos de hidrantes (vlvula globo angular mangueira)

Utilizados para acondicionamento de materiais como mangueiras, chave storz e esguichos. O ideal que tenha fcil visualizao dos matrias contidos, assim como listagem dos mesmos em sua rea interna, seu uso deve ser exclusivamente em caso de sinistros, sua violao e/ou uso desnecessrios podem ser considerados como ato de vandalismo, sendo sujeito as penalidades previstas em legislao especifica, assim como penalidades da prpria empresa.

CHAVE STORZ

ESGUICHO
Ideal para utilizao no sistema de hidrantes com acoplamentos de mangueiras de incndio, esguicho e outros acessrios que tenham conexo tipo storz de 1.1/2" ou 2.1/2" Facilita soltar mangueiras e conexes tipo storz com engate rpido.

DERIVANTE

O esguicho um dispositivo que possibilita o trabalho com jato regulvel onde a vazo de lanamento se d a uma presso determinada pelo ajuste da forma do jato. Quando se faz alterao da forma do jato slido para meia neblina ou neblina total, ocorre mudana de vazo e presso, ocasionado pela alterao do seu orifcio de descarga. Utilizado para dividir a linha de combate em mais duas linhas, podendo ser fechado para reposicionamento da linha de 1.1/2" ou 2.1/2, caso seja necessrio.

16

PR TESTE:
1. Qual a cor da tubulao do sistema de hidrantes?

2. Cite trs elementos que formam o tetraedro do fogo:

3. Quais so os mtodos de extino do fogo?

4. Qual o tipo de extintor existente na edificao ideal para combater incndio classe A?

5. Qual o telefone para acionamento do Corpo de Bombeiros Industrial?

6. As portas corta-fogo de uma escada de segurana podem permanecer abertas?

7. Qual o contedo dos abrigos ( de incndio)?

8. Quais as formas de transmisso do calor?

9. Cite trs tipos de combusto?

10. Que tipo de mangueira indicado para rea Industrial?

17

GLOSSRIO
ABRIGO Compartimento destinado ao acondicionamento de hidrante e de equipamentos de combate a incndio. ALARME Dispositivo eltrico destinado a produzir sons de alerta aos ocupantes de uma edificao, por ocasio de uma emergncia qualquer. BOMBA DE COMBATE A INCNDIOS (BCI) Aparelho hidrulico especial destinado a recalcar gua. BOMBA AUXILIAR Aparelho hidrulico especial destinado a suprir deficincia de presso em uma instalao hidrulica de proteo contra incndio. CASA DE BOMBA DE INCNDIO um compartimento destinado especificamente ao abrigo de bombas de incndio ou auxiliar e demais apetrechos complementares a seu funcionamento. CANALIZAO Tubos destinados a conduzir gua para alimentar os equipamentos de combate a incndio. CASTELO DGUA Reservatrio dgua elevado e localizado, geralmente, fora da construo, destinado a abastecer uma edificao ou agrupamento de edificaes. CHAVE DE MANGUEIRA Destina-se a completar o acoplamento e desacoplamento das juntas de unio das mangueiras. EDIFICAO Construo destinada a abrigar qualquer atividade humana, materiais ou equipamentos. ESGUICHO Pea metlica adaptada extremidade da linha das mangueiras, destinada a dar forma e direo ao jato d gua. EXTINTOR DE INCNDIO Equipamento de combate a princpio de incndios; existem de vrios tipos, tamanhos, modelos e processos de funcionamento. HIDRANTE Ponto de tomada dgua provido de vlvula de manobra e unio tipo engate rpido. HIDRANTE URBANO DE COLUNA Dispositivo existente na rede hidrulica pblica que possibilita a captao de gua para os servios de combate a incndios. Possui trs expedies para conexo de mangueiras ou mangote e sua altura fica entre 500 e 760 mm, contados a partir do nvel do solo. HIDRANTE DE PAREDE (HP) Dispositivo instalado no sistema hidrulico preventivo das edificaes para ser utilizado pela populao quando do combate a princpios de incndios. HIDRANTE INDUSTRIAL (HI) Dispositivo instalado no sistema hidrulico preventivo das indstrias para ser utilizado pelos funcionrios ou brigada de incndio quando do combate a princpios de incndios. HIDRANTE DE RECALQUE (HR) Dispositivo existente no sistema hidrulico preventivo das edificaes para uso exclusivo do Corpo de Bombeiros, a fim de succionar ou recalcar gua. MANGUEIRA Condutor flexvel para conduzir gua do hidrante ao esguicho. PRESSOSTATO dispositivo que permite o acionamento automtico das bombas de combate a incndios. RESERVA TCNICA DE INCNDIO (RTI) Volume dgua do reservatrio, previsto para permitir o primeiro combate a incndios, durante um determinado tempo. RESERVATRIO Compartimento destinado a armazenamento dgua. REQUINTE Pequena pea de metal, de forma cnica, tendo fios de rosca na parte interna da base, pelos quais so atarraxados na ponta do esguicho. o aparelho graduador e formador do jato. SISTEMA DE CHUVEIROS AUTOMTICOS (SPRINKLER) Instalao hidrulica de combate a incndio, constituda de reservatrio, canalizaes, vlvulas, acessrios diversos para combate de incndios por asperso de gua. SISTEMA HIDRULICO PREVENTIVO (SHP) Instalao hidrulica predial de combate a incndio para ser manuseada pelos ocupantes das edificaes, at a chegada do Corpo de Bombeiros. CHUVEIRO AUTOMTICO (SPRINKLER) Pea dotada de dispositivo sensvel a elevao de temperatura e destinado a espargir gua sobre o incndio. UNIO TIPO ENGATE RPIDO (JUNTA STORZ) Pea destinada ao acoplamento de equipamentos por encaixe de (um quarto) de volta.

18

DATA: NOME: NOTA: EMPRESA:

GABARITO DA PROVA

ASPECTOS ORGANIZACIONAIS
1 Em relao aos horrios: Foram cumpridos? ( ) Sim ( ) No Foi favorvel aos seus interesses? ( ) Sim ( ) No Se NO, quais os dias e horrios que voc sugere: ______________________________________________ 2 Em relao a carga horria do curso foram Curtos ( ) Longos ( ) Suficientes ( )

E dos intervalos? ( ) ( ) ( ) Sugesto: ______________________________________________ 3 - A sala de aula estava: ( ) tima ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim Por qu? ______________________________________________ 4 - Como voc avalia a organizao do curso? tima Boa Regular Fraca ( ) ( ) ( ) ( ) 5 - Avalie o(s) instrutor(es) quanto a (o): tima Pontualidade ( ) ( ) Conhecimento Tcnico ( ) ( ) Didtica ( ) ( ) Clareza na Exposio ( ) ( ) Esclarecimento de Dvidas ( ) ( ) Cumpriu o cronograma ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Boa Regular Fraca

6 - Avalie a qualidade do material didtico utilizado (assine aqueles utilizados) tima Boa Regular Fraca Matrias expostas ( ) ( ) ( ) ( ) Abordagem dos tpicos ( ) ( ) ( ) ( ) Casos e Exerccios ( ) ( ) ( ) ( ) Slides/Transparncias ( ) ( ) ( ) ( ) Livros ou apostilas ( ) ( ) ( ) ( ) Vdeos ( ) ( ) ( ) ( ) Outros: ( ) ( ) ( ) ( )

19

Anda mungkin juga menyukai