Anda di halaman 1dari 58

Foras internas

Objetivos da aula:
Mostrar como usar o mtodo de sees para determinar as cargas internas em um membro. Generalizar esse procedimento formulando equaes que podem ser representadas de modo que descrevam o cisalhamento e o momento interno ao longo de um membro.

slide 1

Foras internas desenvolvidas em membros estruturais


Para projetar um membro estrutural ou mecnico, preciso conhecer a carga atuando dentro do membro, a fim de garantir que o material possa resistir a essa carga. As cargas internas podem ser determinadas usando o mtodo das sees. Para ilustrar esse mtodo, considere a viga na figura abaixo. Quais as foras internas que atuam na seo a-a em B?

Ao seccionar a viga em a-a , as cargas internas que atuam em B sero expostas e se tornaro externas no diagrama de corpo livre de cada segmento.
slide 2

Foras internas desenvolvidas em membros estruturais


De acordo com a terceira lei de Newton, essas cargas devem atuar em direes opostas em cada segmento, conforme mostra a figura abaixo:

Aqui as direes foram escolhidas aleatoriamente. A verdadeira direo deve sair das condies de equilbrio Fx=0 Fy=0 e MB=0

slide 3

Foras internas desenvolvidas em membros estruturais


Em duas dimenses, mostramos que existem trs resultantes de carga internas:

slide 4

Foras internas desenvolvidas em membros estruturais


Em 3D as componentes x, y e z dessas cargas aparecem na figura abaixo:

slide 5

Conveno de sinais
Os engenheiros geralmente usam uma conveno de sinal para informar as trs cargas internas N, V e M. N positiva se causa trao V positiva se causa giro no sentido horrio M positiva se causa curvatura para cima

slide 6

Procedimentos para anlise


Reaes de suporte Antes que o membro seja seccionado, pode ser preciso primeiro determinar suas reaes de apoio, de modo que as equaes de equilbrio possam ser usadas para solucionar as cargas internas somente depois que o membro for seccionado.

slide 7

Procedimentos para anlise


Diagrama de corpo livre Mantenha todas as cargas distribudas, momentos e foras que atuam sobre o membro em seus locais exatos, depois passe um corte imaginrio pelo membro, perpendicular ao seu eixo, no ponto onde as cargas internas devem ser determinadas. Depois que o corte foi feito, desenhe um diagrama de corpo livre do segmento que tem o menor nmero de cargas sobre ele e indique as componentes das resultantes da fora e do momento de binrio na seo transversal, conforme a conveno de sinal estabelecida.

slide 8

Procedimentos para anlise


Equaes de equilbrio Os momentos devem ser somados na seo. Desse modo, as foras normal e cortante na seco so eliminadas, e podemos obter uma soluo direta para o momento. Se a soluo das equaes de equilbrio gerar um escalar negativo, o sentido dessa quantidade oposto ao que mostrado no diagrama de corpo livre.

slide 9

Exemplo 1 (7.1)
Determine a fora normal, o esforo cortante interno e o momento fletor nos pontos C e D da viga. Assuma que o apoio em B seja um rolete. O ponto C est localizado logo direita da carga de 40 kN

slide 10

Exemplo 1

slide 11

Exemplo 1

slide 12

Exemplo 2 (7.18)
Determine a fora normal, o esforo cortante e o momento fletor nos pontos D e E da viga. O ponto D est localizado esquerda do suporte de rolete em B, onde o momento de binrio atua.

slide 13

Exemplo 2

slide 14

Exemplo 2

slide 15

Equaes e diagramas de esforo cortante e momento fletor


Vigas so membros estruturais projetados para suportar cargas aplicadas perpendiculares aos seus eixos. Em geral, elas so longas e retas, e possuem uma rea da seo transversal constante. Normalmente so classificadas de acordo com a forma como so apoiadas.

slide 16

Equaes e diagramas de esforo cortante e momento fletor


Por exemplo, viga simplesmente apoiada com um pino em uma extremidade e com um rolete na outra:

slide 17

Equaes e diagramas de esforo cortante e momento fletor


As funes de esforo cortante e momento fletor sero vlidas somente dentro das regies de O at a para x1, de a at b para x2 e de b a L para x3. Se as funes resultantes de x forem desenhadas, os grficos sero chamados de diagrama de esforo cortante e diagrama de momento fletor:

slide 18

Procedimentos para anlise


Reaes de suporte Determine todas as foras reativas e momentos de binrio que atuam sobre a viga e resolva todas as foras em componentes que atuam perpendiculares e paralelos ao eixo da viga.

slide 19

Procedimentos para anlise


Funes de esforo cortante e momento Especifique coordenadas separadas x tendo uma origem na extremidade esquerda da viga e estendendo-se para regies da viga entre foras concentradas e/ou momentos de binrio, ou onde a carga distribuda contnua. Seccione a viga a cada distncia x e desenhe o diagrama de corpo livre de um dos segmentos. Cuide para que V e M apaream atuando em seu sentido positivo, de acordo com a conveno de sinal.

slide 20

Procedimentos para anlise


Funes de esforo cortante e momento O esforo cortante V obtido perpendiculares ao eixo da viga. somando-se as foras

O momento M obtido somando-se os momentos em relao a extremidade seccionada do segmento.

slide 21

Procedimentos para anlise


Diagramas de esforo cortante e momento fletor Desenhe o diagrama do esforo cortante (V versus x) e o diagrama de momento (M versus x). Se os valores calculados das funes descrevendo V e M forem positivos, os valores so desenhados acima do eixo x, enquanto valores negativos so desenhados abaixo do eixo x. Geralmente, conveniente fazer os grficos dos diagramas de esforo cortante e momento fletor diretamente abaixo do diagrama de corpo livre da viga.

slide 22

Exemplo 3 (7.49)
Determine os diagramas de esforo cortante e de momento fletor para a viga.

slide 23

Exemplo 3

slide 24

Exemplo 3

slide 25

Relaes entre carga distribuda, esforo cortante e momento fletor


Carga distribuda Considere a viga AD mostrada na figura a seguir:

slide 26

Relaes entre carga distribuda, esforo cortante e momento fletor


Um diagrama de corpo livre para um pequeno segmento da viga tendo um tamanho x escolhido em um ponto x ao longo da viga, que no est sujeito a uma fora ou momento de binrio concentrado

slide 27

Relaes entre carga distribuda, esforo cortante e momento fletor


Consideramos que a fora de esforo cortante e o momento fletor interno mostrados no diagrama de corpo livre atuam no sentido positivo, de acordo com a conveno de sinal estabelecida. A carga distribuda foi substituda por uma fora resultante F = w(x) x, que atua a uma distncia fracionria k(x) a partir da extremidade direita, onde 0 < k < 1 [por exemplo, se w(x) for uniforme, k = 1/2 ].

slide 28

Relao entre a carga distribuda e o esforo cortante

Se reescrevermos a equao acima na forma dV = w(x)dx e realizarmos a integrao entre dois pontos quaisquer B e C na viga, veremos que:

slide 29

Relao entre esforo cortante e momento

Se essa equao for reescrita na forma dM = V dx e integrada entre dois pontos B e C quaisquer na viga, temos:

slide 30

Fora
Um diagrama de corpo livre de um segmento pequeno da viga na figura abaixo, tomado sob uma das foras, mostrado na figura seguinte:

slide 31

Fora
Aqui, o equilbrio de foras requer: +Fy = 0; V = F Como a variao no esforo cortante positiva, o diagrama de esforo cortante saltar para cima quando F atuar para cima na viga. De modo semelhante, o salto no esforo cortante (V) para baixo quando F atua para baixo.

slide 32

Momento de binrio
Considerando x 0, o momento de equilbrio requer:

Assim, a variao no momento positiva, ou o diagrama do momento saltar para cima se M0 estiver no sentido horrio. De modo semelhante, o salto M para baixo quando M0 est em sentido anti-horrio.

slide 33

Pontos importantes
A inclinao do diagrama de esforo cortante em um ponto igual intensidade da carga distribuda, onde a carga distribuda positiva para cima, ou seja, dV/dx = w(x). Se uma fora concentrada atua para cima na viga, o esforo cortante saltar para cima pelo mesmo valor. A variao no esforo cortante V entre dois pontos igual rea sob a curva de carga distribuda entre os pontos. A inclinao do diagrama de momento em um ponto igual ao esforo cortante, ou seja, dM/dx = V. A variao no momento M entre dois pontos igual rea sob o diagrama de esforo cortante entre os dois pontos. Se um momento de binrio no sentido horrio atuar sobre a viga, o esforo cortante no ser afetado; porm, o diagrama de momento fletor saltar para cima com a mesma quantidade.
slide 34

Pontos importantes
Os pontos de esforo cortante zero representam os pontos de momento fletor mximo ou mnimo, pois dM/dx = 0. Como duas integraes de w = w(x) so envolvidas para primeiro determinar a variao no esforo cortante, V = w (x) dx, em seguida, para determinar a variao no momento, M = V dx, se a curva de carga w = w(x) um polinmio de grau n, V = V(x) ser uma curva de grau n + 1 e M = M(x) ser uma curva de grau n + 2.

slide 35

Exemplo 4 (7.74)
Determine os diagramas de esforo cortante e de momento fletor para a viga.

slide 36

Exemplo 4

slide 37

Cabos
Cabos flexveis e correntes: Combinam resistncia com leveza. Frequentemente so usados em estruturas para suportar e transmitir cargas de um membro para outro. Quando usados para suportar pontes suspensas e carretilhas, os cabos formam o principal elemento de transporte de carga da estrutura.

slide 38

Cabos
Trs casos sero considerados na anlise a seguir: Cabo sujeito a cargas concentradas Quando um cabo de peso desprezvel suporta vrias cargas concntricas, o cabo assume a forma de vrios segmentos de linha reta, cada um sujeito a uma fora de trao constante. Considere, por exemplo, o cabo mostrado na figura abaixo:

slide 39

Cabos
O problema determinar as nove incgnitas consistindo na trao em cada um dos trs segmentos, as quatro componentes da reao em A e B, e as duas quedas yC e yD nos pontos C e D. Para a soluo, podemos escrever duas equaes de equilbrio de fora em cada um dos pontos A, B, C e D. Isso resulta em um total de oito equaes. Outra possibilidade, porm, especificar uma das flechas, seja yC ou yD, ao invs do comprimento do cabo. Fazendo isso, as equaes de equilbrio so ento suficientes para obter as foras incgnitas e a flecha remanescente.

slide 40

Cabo sujeito a uma carga distribuda


Vamos considerar o cabo sem peso mostrado na figura abaixo:

slide 41

Cabo sujeito a uma carga distribuda


O diagrama de corpo livre de um segmento pequeno do cabo tendo um comprimento s mostrado na figura abaixo:

slide 42

Cabo sujeito a uma carga distribuda


A carga distribuda representada por sua fora resultante w(x)(x), que atua a uma distncia fracionria k(x) do ponto O, onde 0 < k < 1. Aplicando as equaes de equilbrio, temos:

slide 43

Cabo sujeito a uma carga distribuda


Dividindo cada uma dessas equaes por x e fazendo o limite quando x 0, e, portanto, y 0, 0 e T 0, obtemos:

slide 44

Cabo sujeito a uma carga distribuda


Integrando a primeira equao, temos:

Integrando a segunda equao, temos:

slide 45

Cabo sujeito a uma carga distribuda

Dividindo a equao

pela equao elimina T. Ento, usando a equao podemos obter a inclinao do cabo.

Realizando uma segunda integrao, temos:

slide 46

Cabos sujeitos ao seu prprio peso


Consideraremos uma funo de carga generalizada w = w(s) que atua ao longo do cabo, como mostra a figura abaixo:

slide 47

Cabos sujeitos ao seu prprio peso


O diagrama de corpo livre para um segmento pequeno s do cabo aparece na figura abaixo:

slide 48

Cabos sujeitos ao seu prprio peso


Portanto, podemos mostrar que:

Separando as variveis e integrao, obtemos:

slide 49

Exemplo 5 (7.94)
O cabo ABCD suporta a lmpada E de 10 kg e a lmpada F de 15 kg. Determine a trao mxima no cabo e a flecha yB do ponto B.

slide 50

Exemplo 5

slide 51

Exemplo 5

slide 52

Exemplo 5

slide 53

Exerccio 1 (7.3)
Determine a fora normal interna, o esforo cortante e o momento no ponto C da viga simplesmente apoiada. O ponto C est localizado direita do momento de binrio de 2,5 kNm

slide 54

Exerccio 2 (7.19)
Determine a distncia a em termos da dimenso L da viga entre os apoios A e B simetricamente posicionados, de modo que o momento interno no centro da viga seja zero.

slide 55

Exerccio 3 (7.53)
Determine os diagramas de esforo cortante e de momento fletor para a viga.

slide 56

Exerccio 4 (7.80)
Determine os diagramas de esforo cortante e de momento fletor para a viga.

slide 57

Exerccio 5 (7.95)
O cabo suporta as trs cargas mostradas. Determine as flechas yB e yD dos pontos B e D. Considere P1 = 2 kN e P2 = 1,25 kN. Desconsidere o peso do cabo.

slide 58

Anda mungkin juga menyukai