Anda di halaman 1dari 8

Para que filosofia da educao?

- 11 teses
Hans-Georg Flickinger*
Resumo: O trabalho estabelece onze teses sobre a filosofia da educao. Aponta, entre outros, a "necessidade de uma postura refletida" na educao e a compreenso dos "pressupostos e implicaes" da prxis educativa. O autor cogita a dispensa da disciplina filosofia da educao mediante a realizao da postura refletida no agir educativo. Palavras-chave: educao-filosofia, postura refletida, agir educacional, crtica. Abstract: The article proposes eleven theses on philosophy of education. It points up to the "needs of a reflexive posture", among others prerequisites, in educaton and to the understanding of the "presupositions and implications"of the educatiobnal praxis. The author thinks that the course on philosophy of education should be cancelled once the developmento of the "reflexive thinking" in the "educational action"has been realized. Key words: Philosophy-Education, reflexive attitude, educational action. I Tese

Qualquer resposta pergunta "para que Filosofia da Educao?" exige, em primeiro lugar, o entendimento referente ao contedo desse termo. Pois a pergunta pressupe uma diferena especfica entre Filosofia e Teoria da Educao, diferena esta a partir da qual deveria ser possvel compreender a funo da reflexo filosfica, dentro do campo amplo do agir pedaggico e suas fundamentaes tericas.

Comentrio
Uma concepo da Filosofia da Educao, que atribusse importncia tarefa de raciocinar meramente sobre os problemas do agir pedaggico, levaria a resultados opostos queles de uma outra que injetasse
. Prat. da Universidade de Kessel, Alemanha.

PERSPECTIVA.

Florianpolis, v.16, n. 29, p. 15 - 22, jan./jun. 1998

16 Hans-Georg Flickinger
uma postura filosfica para dentro do trabalho educacional. No primeiro caso, poder-se-ia falar da Filosofia da Educao no sentido de um instrumento apenas de esclarecimento dos impasses, dos caminhos equivocados ou de cegueira terica na prtica educacional, tal como na sua fundamentao, ao passo que no segundo caso, a Filosofia da Educao resultaria na tomada de conscincia quanto necessidade de uma postura refletida enquanto constitutiva do procedimento educacional.

11 Tese
Pela expresso "Filosofia da Educao" entendo a preocupao intelectual capaz de levar os integrantes do processo educativo a um comportamento refletido que os obrigue a dar-se conta dos pressupostos e das implicaes, determinantes do perfil profissional do educador. Sem tal comportamento, os profissionais da rea ficaro presos a uma racionalidade que, de modo oculto, orienta seu agir.

Comentrio
A opo indicada deve-se ao fato de existirem, na rea da Pedagogia, muitas concepes diversas quanto ao que seja o educador, cada uma delas comprometida com paradigmas cientficos muito difetentes, os quais desenham suas prprias lgicas prtica educacional. A ntima dependncia da racionalidade do agir profissional, em relao construo do perfil do educador, cria o perigo da prescrio de princpios, cuja legitimidade v-se aceita incondicionalmente. Com isso, cresce o risco de o educador querer impor suas normas profissionais a um processo que vive, na verdade, da mxima abertura em relao aos caminhos de aprendizagem e formao pessoal.

111 Tese
Ao falar de um comportamento refletido, quero refutar a compreenso da Filosofia da Educao enquanto rea diferenciada dentro do leque temtico da Educao. Muito pelo contrrio, trata-se, ao meu ver, de uma postura que deveria penetrar todos os nveis do procedimento educativo imprimindo a cada um a qualidade do agir consciente. A Filosofia assumiria, neste caso, a funo de providenciar as ferramentas intelectuais capa-

Para que filosofia da educao? -11 teses -17


zes de quebrar o domnio de uma racionalidade meramente instrumental.

Comentrio
Sendo o mundo moderno regido pelo domnio da racionalidade instrumental, marcada, por sua vez, pela postura objetificadora do sujeito conhecedor, a funo da Filosofia da Educao no pode desembocar naquela de rbitro quanto ao melhor entendimento do processo educacional ou de seus pressupostos tericos. Em vez de assumir o lugar ou de uma metateoria, ou de uma fundamentao terica do agir profissional do educador, Filosofia da Educao cabe a tarefa de tornar transparente, para os prprios atores, a dependncia de seu agir e de suas convices tericas, em relao ao contexto de seu mundo objetivo que, longe de ser apenas detenninado por eles, orienta sua prpria vida profissional.

IV Tese
A postura refletida prpria ao pensamento filosfico, j que a Filosofia cumpre a tarefa de esclarecer o pensamento sobre si mesmo, i. , sobre sua validade objetiva e os pressupostos que legitimam suas concluses. Se tomarmos o conceito da reflexo a srio - a saber, como movimento que, aps experimentar a si mesmo no mundo objetivo, volta sua origem - a Filosofia marca o campo por excelncia da revelao das condies possibilitadoras de uma postura refletida.

Comentrio
Em contrapartida s demais reas cientficas, preocupadas com o entendimento adequado de algo a elas externo, objetivo, a Filosofia debrua-se sobre si mesma, a fim de expor o procedimento do pensar enquanto tal. Por isso, os filsofos chamados clssicos - p. e., Plato, Kant, Hegel -, embora por caminhos diversos, encontram na autotematizao do pensamento seu cerne comum, fazendo da reflexo sua postura primordial. Postura essa que, de fato, leva constituio de seu "objeto", qual seja, o prprio processo do pensar, submetendo-o continuamente sua auto-reformulao, devido s experincias feitas consigo mesmo. Processo e "objeto" dependem, assim, um do outro, modificando-se mutuamente.

18 Hans-Georg Flickinger

VTese
A Filosofia da Educao legitima sua importncia para esta rea pela prtica exemplar de um procedimento autocrtico. Procedimento este que exige, antes de tudo, a aceitao de trs mximas: 1) a capacidade de um olhar distante em relao a si mesmo, 2) aquela de arriscar e pr em cheque os prprios pressupostos e enfim 3) a de deixarse irritar, de modo produtivo, pelo questionamento de concepes diferentes. Nascido da disposio do sujeito em abrir-se a perspectivas alheias, o procedimento autocrtico visa a melhor compreenso do prprio ponto-de-vista.

Comentrio
Se quisermos compreender a nossa prpria posio tomando-a mais transparente para ns mesmos, ser necessrio abandonar a preocupao exclusiva com nosso ponto-de-vista, estabelecendo uma certa distncia interpretativa em relao ao nosso agir particular. Tal distncia, porm, s se constri pela tomada a srio de outros olhares que carregam em si convices divergentes. Atravs da perspectiva alheia, somos forados a revisar a legitimidade de nossa prpria postura, tendo de fundament-la com muito mais rigor. Essa abordagem distanciada de ns por ns mesmos marca uma das condies imprescindveis de qualquer procedimento hermenutico de autocompreenso.

VI Tese
A insero da postura refletida na rea do agir educacional no coincide - importante notar - com uma crtica pela crtica, a crtica a qualquer custo. Pois essa desembocaria em atitude meramente negadora desrespeitando o que h de mais importante no olhar crtico, ou seja, o autoesclarecimento no confronto com a posio criticada a fim de, iluminando-a tambm a ela, fortalecer-se simultaneamente em novo patamar.

Comentrio
Contra qualquer modismo de uma postura crtica a qualquer custo, a reflexo filosfica no faz da posio criticada um objeto seu, em relao ao qual lhe caberia denunciar os pressupostos ideolgicos.

, .

Para que filosofia da educao? - 11 teses 19


Pois, neste caso, a Filosofia, ela mesma, participaria na luta entre ideologias, assumindo a funo de rbitro superior, o que seria equivocado. Pelo contrrio, a postura refletida, prpria Filosofia, exige uma disposio de penetrar a lgica imanente da posio criticada, a fim de fortalec-la o mximo possvel, antes de se outorgar, imediatamente, o direito de abandon-la como se fosse insustentvel. A luta argumentativa passa pelo fortalecimento da outra posio, encarando-a enquanto provocao produtiva.

VII Tese
Os mais acirrados conflitos dentro da rea da Educao, ocorrem devido falta de consenso em torno a um paradigma epistemolgico, motivando os profissionais a buscarem apoio em outras cincias, tais como a Sociologia, a Psicologia, as Cincias Polticas ou, mesmo, as Cincias Naturais. Cria-se, com isso, uma guerra espistemolgica pautada pela tendncia de estabelecer supremacia de uma viso frente outra, base de denncias ideolgicas mtuas. Contra tal comportamento, dever-se-ia tentar compreender o alcance e a limitao objetivos das posies discordantes. Compreenso esta que s se torna possvel base do que acabo de indicar enquanto postura refletida.

Comentrio
O mais tardar desde as investigaes de Paul Feyerabend ("Contra o Mtodo"), sabe-se que no h possibilidade de argumentar racionalmente em favor de uma determinada posio epistemolgica, sem incorrer em petio de princpio. Frente a isto, resta-nos confrontar as diversas concepes com seus prprios limites de validade objetiva, levando-as a concretizar o alcance delimitado de sua efetuao. Temos nesse processo a estrutura argumentativa exemplarmente praticada pela reflexo filosfica, ou seja, o procedimento autocompreensivo.

VIII Tese
Conflitos anlogos que surgem a nvel da fundamentao moral-tica do agir educacional, graas interferncia mtua de noonas individuais, profissionais e institucionais do agir, implicam numaestratgiade desresponsabilizao

20 Hans-Georg Flickinger
pelas conseqncias objetivas do agir, por parte dos profissionais, atravs da escolha mais vantajosa de um contexto normativo em detrimento dos demais. Sem determinao inconsistente da base legitimadora do prprio agir, os participantes do processo educativo perdem-se numa rede de equvocos mtuos que impossibilita toda fonua de cooperao.

Comentrio
O trabalho profissional do educador realiza-se num contexto marcado, tanto por exigncias institucionais, quanto por regras profissionais do agir e convices subjetivas, resultantes da prpria socializao pessoal do indivduo. Esses trs nveis de referncia normativa, embora constitutivos para o campo do agir, raras vezes oferecem uma base moral-tica unvoca. Pelo contrrio, o profissional tem que escolher entre as bases normativas em concorrncia, com a conseqncia de que, se no o fizer de modo consciente, vir a tornar-se um parceiro profissional pouco confivel e inconsistente. Fato este que precisa de ser esclarecido, a fim de que no se torne uma armadilha profissional recorrente.

IX Tese
Enquanto motor impulsionador de um processo auto-reflexionante, a Filosofia da Educao consegue garantir espao para o mtuo reconhecimento de horizontes de questionamento, abertos pelas diversas concepes epistemolgicas e prticas dos profissionais da rea. Ela contribui, com isso, para incentivar o debate em torna busca da identificao dos paradigmas autnticos da Educao.

Comentrio
O espectro dos emprstimos efetuados pela Educao das mais di versas reas cientficas amplo, abordando, desde a tradio positivista-behavorista at a concepo auto-organicista ou aquela da compreenso hermenutica. Testemunhando a incerteza quanto existncia de um paradigma autntico que subjazeria Pedagogia, sua busca s teria sucesso a partir do momento em que a Educao se dispusesse a abrir um espao de reflexo em torno aos motivos que at hoje levam-na a duvidar quanto base legitimadora de sua

I'

Para que filosofia da educaio? - 11 teses 21


cientificidade. Tal espao de reflexo nasce, porm, nica e exclusivamente da compreenso dos princpios que regem o agir profissional do educador, a saber, o seu prprio estar envolvido no processo da aprendizagem e da formao pessoais.

XTese
A Filosofia da Educao tem, ademais, o mrito de pr em confronto a Educao com suas prprias origens, i. , com o lugar social do dilogo no qual emerge. Dilogo esse, cujo objetivo no deveria restringir-se ampliao do conhecinlento terico e prtico, pois visa, tambm, a formao pessoal no intercmbio vital com o outro. Por isso, o dia-adia da Educao deveria reconquistar o espao do dilogo no mundo-davida, tal como exposto na velha maiutica socrtica.

Comentrio
tecnificao do processo educativo, que hoje refora a tendncia do trabalho educativo em favor da ampliao e diferenciao dos contedos, corresponde uma despersonalizao crescente que coloca a individualidade dos educadores ao segundo plano, perdendo de vista, portanto, o espao originrio da experincia educativa, i. , a linguagem vivida no dilogo. A insero da postura filosfica refletida, para dentro da auto-compreenso do processo educacional, passaria necessariamente pela recuperao de sua gnese, na idia da "Paidia"(W. Jaeger), com a possibilidade de reconsiderar, ao nvel da Pedagogia moderna, os motivos que levaram a clssica Pedagogia grega a usar conceito de tal complexidade orgnica.

XI Tese
Se a Pedagogia viesse a internalizar, na prtica educacional, a postura refletida acima descrita, levando os atores compreenso daqueles pressupostos subjacentes, que minam seu trabalho, a Filosofia da Educao teria, enfim, atingido seu objetivo mais importante, tornando-se, a

partir da, algo suprfluo no currculo da fonnao profissional. Pois, a


nica tarefa da Filosofia da Educao consiste, de verdade, na sua autosuspenso gradativa.

22 Hans-Georg Flickinger Comentrio


Em vez de lutar por sua integrao definitiva no currculo, a Filosofia da Educao deveria contribuir formao dos educadores pela prtica exemplar de uma postura refletida, no restrita ao trabalho em torno a um determinado aspecto temtico. Uma vez aceita pelo trabalho educacional como seu pressuposto inconstestvel, a postura refletida passaria a integrar o processo educativo, a ponto de tornar suprflua a necessidade da experincia filosfica, injetada enquanto disciplina ao educador. Com isso, no mais competiria dita "Filosofia da Educao" descortinar o espao do filosofar na formao profissional do educador. Este, no seu prprio fazer, estaria encharcado do ser refletido peculiar Paidia originria.

'I

Anda mungkin juga menyukai