Anda di halaman 1dari 6

PROVA OBJETIVA

LNGUA PORTUGUESA TEXTO QUALIDADE DE VIDA Estudo de uma tipologia textual Educao/UFRJ (E) pertencentes aos habitantes das cidades grandes. 02 - A vantagem da vida no campo sobre a vida na cidade s NO aparece no(na): (A) (B) (C) (D) (E) tranqilidade do ambiente; alimentao saudvel; relao humana; qualificao profissional; ligaes duradouras.

de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regies rurais , em alguns a spectos, superior da zona urbana, porque no campo inexiste a agitao das grandes metrpoles, h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, alm do mais, as pessoas dispem de maior tempo para estabelecer relaes humanas mais profundas e duradouras. Ningum desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrpole intenso. O esprito de concorrncia, a busca de se obter uma melhor qualificao profissional, enfim, a conquista de novos espaos lana o ambiente urbano em meio a um turbilho de constantes solicitaes. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrrio do que se poderia dizer sobre os moradores da zona rural. Por outro lado, nas reas campestres h maior qualidade de alimentos saudveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gneros alimentcios colhidos antes do tempo de maturao, para garantir maior durabilidade durante o perodo de transporte e comercializao. Ainda convm lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivncia habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatos j expostos, de pouco tempo dispem para alimentar relaes humanas mais profundas. Por isso tudo, entendemos que a zona rural proporciona a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranqilidade. S nos resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos no venham a se agravar com o passar do tempo.

03 - Cada pargrafo do texto apresenta uma funo. Indique a funo que est ERRADAMENTE indicada: (A) (B) (C) (D) (E) 1.pargrafo: afirmao geral e argumentos; 2. pargrafo: desenvolvimento do 1o. argumento; 3. pargrafo: desenvolvimento do 2 o. argumento; 4.pargrafo: desenvolvimento do 3 o. argumento; 5.pargrafo: resumo dos pargrafos anteriores.

04 - Em lugar de dizer que no campo h tranqilidade, o autor do texto diz que ali inexiste a agitao, que possui o mesmo sentido, mas dito de forma negativa. O item em que a correspondncia entre forma negativa e positiva INADEQUADA : (A) Ningum desconhece... todos sabem; (B) ...no venham a se agravar venham a reduzir-se; (C) ...de pouco tempo dispem... no dispem de muito tempo; (D) de conhecimento geral... no de conhecimento amplo; (E) ...o ritmo de trabalho intenso.- o ritmo de trabalho no lento.

05 - h maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados; o item cuja forma mais adequada e equivalente a esta frase : (A) h maiores possibilidades de alimentos adequados se obterem; (B) h maiores possibilidades de alimentos adequados serem obtidos; (C) h maiores possibilidades de ser obtido alimentos adequados;

01 - As opinies presentes no primeiro pargrafo do texto (sobre a qualidade de vida nas regies rurais) so: (A) (B) (C) (D) fruto da anlise do autor do texto; resultantes dos vrios estudos feitos pelo autor; parte de um saber j estabelecido; do conhecimento exclusivo da populao rural;

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(D) h maiores possibilidades de que se obtenha alimentos adequados; (E) h maiores possibilidades de se obtiverem alimentos adequados. 06 - O ltimo pargrafo do texto se inicia por Por isso tudo; essa expresso se refere a: (A) todas as idias afirmadas anteriormente; (B) todos os estudos feitos sobre a vida rural; (C) vantagem de nos alimentarmos com produtos mais saudveis; (D) desvantagem da agitao dos grandes centros; (E) qualidade dos relacionamentos humanos no campo. 11 - Segundo o terceiro pargrafo, os frutos so colhidos antes do tempo de maturaoporque: (A) (B) (C) (D) (E) s so consumidos aps algum tempo; resistem mais a mudanas climticas; necessitam de mais tempo para amadurecer; frutos maduros no agradam aos consumidores; no h tempo de colher todos os frutos ao mesmo tempo. (C) ritmo de trabalho; (D) conquista de novos espaos; (E) qualidade de alimentos saudveis.

07 - O item que NO serve de sinnimo dos demais : (A) (B) (C) (D) (E) zona urbana; cidade; metrpole; grande centro; concentrao. 12 - Segundo o terceiro pargrafo do texto o homem da cidade come frutos que: (A) (B) (C) (D) (E) ainda no esto maduros; levam mais tempo de amadurecimento; custam mais caro; so mais resistentes ao transporte; so colhidos antes da hora adequada.

08 - A frase final do texto revela: (A) (B) (C) (D) (E) dvida; esperana; certeza; temor; opinio.

13 - A agitao da vida urbana s NO est presente na(no): (A) (B) (C) (D) (E) busca de sucesso profissional; concorrncia exacerbada; luta por um melhor espao; consumo de alimentos no-maduros; falta de solidariedade.

09 - A expresso pelos fatos j expostos, p resente no quarto pargrafo, indica: (A) (B) (C) (D) (E) causa; conseqncia; modo; meio; comparao.

14 - O texto deve ser classificado, por seu contedo e estrutura, como: (A) expositivo: apresenta idias consideradas verdadeiras; (B) argumentativo: defende uma idia com argumentos; (C) didtico: preocupa-se em ensinar algo de valor definitivo; (D) potico: mostra liricamente a vantagem do campo sobre a cidade; (E) descritivo: mostra as caractersticas fsicas de ambientes.
3

10 - O termo sublinhado que tem uma funo diferente da que est presente nos demais : (A) qualidade de vida; (B) agitao das grandes cidades;

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(B) (C) (D) (E) 33,33%; 35,00%; 65,00%; 66,66%.

TCNICO EM EDIFICAES 15 - A carga que atua sobre a estrutura da edificao em funo do seu uso denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) mvel; permanente; transitria; acidental; incidental. 19 - Para construir uma parede de meia vez com 3,6 metros d e altura e 5,0 metros de largura, o nmero de tijolos cermicos furados 10x20x20 cm necessrios igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 234; 306; 450; 612; 900.

16 - As barras de armadura em lajes de concreto no interior do edifcio e revestido com argamassa de espessura mnima de 1 cm devem ter um cobrimento mnimo de: (A) (B) (C) (D) (E) 0,5 cm; 1,0 cm; 1,5 cm; 2,0 cm; 2,5 cm.

20 - As calhas inclinadas que acompanham a inclinao do telhado servindo para captar o escoamento das guas pluviais p roveniente do encontro de dois planos de gua denominado: (A) (B) (C) (D) (E) calha de beiral; calha de platibanda; rinco ou gua furtada; rufos com pingadeiras; rufos simples.

17 - Em estruturas de concreto armado, a retirada de frmas e escoramento nas faces laterais no dever ser feita antes do seguinte nmero de dias: (A) (B) (C) (D) (E) 28; 21; 14; 7; 3.

21 - Em um sistema de captao de guas pluviais, as calhas de beiral e platibanda devem ter uma inclinao uniforme mnima de: (A) (B) (C) (D) (E) 0,5%; 0,75%; 1,0%; 1,5%; 2,0%.

18 - Considere um terreno retangular de 12 m de alinhamento frontal e 30 m de alinhamento lateral que, com a construo de uma edificao, ficou com a rea livre de 234 m2. A taxa de ocupao do terreno corresponde a: (A) 30,00%;

22 - Um corpo em que as foras atuantes tendem a separar as molculas no sentido de seu eixo de aplicao est submetido ao seguinte tipo de esforo mecnico:

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(A) (B) (C) (D) (E) compresso; trao; flexo; toro; cisalhamento. (C) o pixote; (D) a marreta; (E) o martelo.

27 - A abertura mxima admissvel para fissura em peas protegidas de concreto armado de: (A) 0,1mm; (B) 0,2mm; (C) 0,3mm; (D) 0,4mm; (E) 0,5mm. 28 - Os gastos realizados com mo-de-obra, materiais e equipamentos so considerados custos: (A) (B) (C) (D) (E) semivariveis; variveis; fixos; indiretos; diretos.

23 - Na anlise granulomtrica dos agregados, a soma das porcentagens retidas numa determinada peneira e nas que lhe ficam acima na numerao denominada: (A) (B) (C) (D) (E) dimetro mximo; dimetro mnimo; porcentagem retida; porcentagem acumulada; mdulo de finura.

24 - Considere uma laje de concreto armado com 20 cm de altura, por 6 m de largura e 4,5 m de comprimento; adotando-se o peso especfico do concreto armado de 2.500 kgf/m3, o peso da laje igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 10.500 kgf; 11.200 kgf; 12.300 kgf; 13.200 kgf; 13.500 kgf.

29 - Um edifcio de apartamentos com 10 pavimentos, quatro apartamentos por pavimento, deve ter dimensionados os reservatrios levando em considerao: em cada apartamento residiro seis pessoas; o consumo dirio por pessoa de 200 litros; a reserva tcnica de incndio de 20%; os reservatrios devero prever consumo de dois dias; o reservatrio inferior dever armazenar 60% e o superior, 40% do consumo total.

25 - O instrumento tico destinado a medir com preciso ngulos horizontais e verticais o: (A) (B) (C) (D) (E) nvel de bolha; nvel tico; nvel de borracha; teodolito; clinmetro.

A capacidade, em litros, do reservatrio inferior e superior , respectivamente, de: (A) (B) (C) (D) (E) 69.120 e 46.080; 63.360 e 42.240; 74.880 e 40.320; 68.640 e 36.960; 64.000 e 41.600.

26 - A ferramenta utilizada para cortar e desbastar concreto, rasgar alvenaria e cortar vergalhes finos : (A) a ponteira; (B) a talhadeira;

30 - A tubulao derivada da coluna de distribuio e destinada a alimentar os sub-ramais denomina-se:

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(A) (B) (C) (D) (E) barrilete; ramal predial; ramal; rede de distribuio; alimentador predial. (B) (C) (D) (E) 841x594; 594x420; 420x297; 210x297.

31 - Em um circuito terminal, para ligarmos uma tomada de corrente de uso geral necessitamos dos condutores: (A) (B) (C) (D) (E) fase e retorno; fase e neutro; neutro e retorno; fase, neutro e retorno; fase, neutro e terra.

36 - Um pilar de seo circular com raio de 30 centmetros e altura de 4,0 metros; considerando p = 3,14 ter volume, em metros cbicos, igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 113,04; 1,1304; 11,304; 376,80; 3,7680.

32 - Na instalao predial de pra-raios em edificaes onde no h risco de exploso ou material inflamvel, a resistncia eltrica mxima do eletrodo de terra : (A) (B) (C) (D) (E) 1O 5O 7O 10 O 12 O

37 - O reservatrio superior com capacidade de 7.500 litros de gua est protegido com cobertura do telhado de 1,2m de altura; sabendo-se que a base retangular, as medidas do reservatrio so: (A) (B) (C) (D) (E) 2,5x2,0x1,5 m; 2,0x2,5x1,5 m; 1,5x2,5x2,0 m; 2,0x1,5x2,5 m; 2,5x3,0x1,0 m.

33 - Documento escrito do projeto de arquitetura que descreve os materiais de construes a serem utilizados, indica os locais e as tcnicas exigidas para o seu emprego : (A) (B) (C) (D) (E) a discriminao tcnica; a especificao tcnica; a lista de materiais; o caderno de encargos; o memorial justificativo.

38 - O conjunto de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio das instalaes sanitrias em um canteiro de obras deve ser instalado na proporo de um conjunto para cada grupo (ou frao) do seguinte nmero de trabalhadores: (A) (B) (C) (D) (E) 20; 30; 40; 50; 60.

34 - Na representao grfica de arquitetura, a linha situada alm do plano de trabalho : (A) (B) (C) (D) (E) contnua e larga; contnua e estreita; tracejada e estreita; tracejada e um ponto estreita; traceja da e dois pontos estreita.

39 - A elaborao e o cumprimento do PCMAT Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo so obrigatrios a partir do seguinte nmero de trabalhadores: (A) (B) (C) (D) dois; cinco; dez; quinze;
6

35 - O formato A3 usual para o desenho de arquitetura possui as dimenses, em milmetros, de: (A) 1189x841;

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

PROVA OBJETIVA
(E) vinte.

40 - O adicional sobre o salrio mnimo assegurado ao trabalhador em condies de insalubridade de grau mximo de: (A) (B) (C) (D) (E) 40%; 30%; 25%; 20%; 10%.

www.pciconcursos.com.br

REALIZAO

Anda mungkin juga menyukai