Anda di halaman 1dari 41

EMPREENDEDORISMO

Tema 4 Criando um Plano de Negcios Eficiente Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Um bom plano de negcios deve mostrar claramente a competncia da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma ideia realmente inovadora; culminando em um negcio economicamente vivel, com projees financeiras realistas.

A estrutura analisada ser esta:


1. Capa. 2. Sumrio. 3. Sumrio executivo. 4. Descrio da empresa. 5. Produtos e servios. 6. Mercado e competidores. 7.Marketing e vendas. 8.Anlise estratgica. 9.Plano Financeiro. 10.Anexos.

Capa
Nome da empresa. Endereo da empresa. Telefone da empresa (com DDD) Endereo eletrnico Logotipo Nomes, cargos, endereos e telefones dos proprietrios da empresa Ms e ano em que o plano foi feito. Nmero da cpia Nome de quem fez o plano de negcios

www.empresaideal.com.br empreaideal@empresaideal.com.br

Fonte: PLT

Sumrio
I. Sumrio executivo II. Descrio da empresa III. Produtos e servios IV. Mercado e competidores V. Marketing e vendas VI. Anlise estratgica VII.Plano Financeiro VIII.Anexos 2 4 8 10 14 18 20 28

Sumrio Executivo
Para auxiliar na preparao, procure responder s seguintes perguntas: O qu? Qual o propsito do seu plano? O que voc est apresentado? O que a sua empresa? Qual seu produto/ servio?

Sumrio Executivo
Onde? Onde sua empresa est localizada? Onde est seu mercado/ clientes? Por qu? Por que voc precisa do dinheiro requisitado? Como? Como voc empregar o dinheiro na sua empresa? Como est a sade financeira de seu negcio? Como est crescendo a sua empresa?

Sumrio Executivo
Quanto? De quanto dinheiro voc necessita? Como se dar o retorno sobre o investimento? Quando? Quando seu negcio foi criado? Quando voc precisar dispor do capital requisitado? Quando ocorrer o pagamento do emprstimo obtido?

Descrio da Empresa
Descreva a empresa procurando mostrar o porqu de sua criao, qual o seu propsito, a natureza dos servios ou produtos fornecidos, como ela se desenvolveu ou se desenvolver, qual o modelo de negcios e os sues diferenciais.

Produtos e Servios
Se voc um fabricante ou atacadista: faa uma descrio detalhada do desenvolvimento do produto a partir do recebimento da matriaprima, at o produto acabado.

Produtos e Servios
Se voc um varejista: descreva os produtos ou famlias de produtos que so vendidos por sua empresa e quais so seus principais fornecedores, por que foram escolhidos, onde se localizam e o prazo que voc recebe cada lote.

Ciclo de vida de um produto

Fitas VHS

Ciclos de vida dos produtos


Os produtos tm ciclos de vida cada vez mais curtos. Alguns produtos so revitalizados atravs da diferenciao e da segmentao do mercado.

15

Abordagem do Boston Consulting Group BCG


Utilizando a matriz BCG, uma empresa pode classificar todas as suas Unidades Estratgicas de Negcios UENs.

Matriz de crescimento/ participao do BCG


Taxa de crescimento do mercado

Alta

Estrela

Dvida

Baixa

Vaca leiteira
Grande

Abacaxi
Pequena

Participao de mercado relativa

Abordagem do Boston Consulting Group BCG


Estrela: constitui negcios ou produtos de alto crescimento e alta participao. A estrela frequentemente precisa de pesados investimentos para financiar seu rpido crescimento. Vaca leiteira: constitui negcios ou produtos de baixo crescimento e alta participao. Essas UENs estabelecidas e bem-sucedidas precisam de menos investimento.

Abordagem do Boston Consulting Group BCG


Dvida: constitui unidades de negcios de pequena participao em mercados de alto crescimento. Requer uma boa quantia de dinheiro para manter sua participao. Abacaxi: constitui negcios ou produtos de baixo crescimento e pequena participao. Pode gerar dinheiro suficiente para se manter, mas no assegura grandes fontes de recursos.

Abordagem do Boston Consulting Group BCG


Os dez crculos na matriz crescimento/participao representam que a empresa possui dez atuais UENs. A rea de cada crculo proporcional as vendas em dinheiro da UEN que representa.

Abordagem do Boston Consulting Group BCG


Felizmente, a empresa possui duas vacas leiteiras de bom tamanho, cujos rendimentos podem ajudar a financiar as dvidas, as estrelas e os abacaxis da empresa.

Abordagem do Boston Consulting Group BCG


Estratgias: A empresa pode investir mais na unidade de negcio com o objetivo de aumentar sua participao; Pode investir apenas o suficiente para manter a participao atual da UEN; Pode tirar o mximo de proveito da UEN, retirando seu fluxo de caixa de curto prazo sem se preocupar com os efeitos que isso pode causar no longo prazo.

Quais so as quatro reas de conhecimento ou categorias de informao, que formam o Plano de Negcios?
Resumo do projeto; Potencial de mercado; Comunicao e venda; Viabilidade econmica.

Quais so os fatores negativos que influenciam a inovao nas organizaes, a gerao de novos empreendedores, o planejamento, o desenvolvimento de um bom plano de negcios?
Ausncia de polticas de reconhecimento e recompensa; Falta de comprometimento; Falta de incentivo de chefes; Despreparo e desinteresse dos funcionrios; Escassez de recursos.

Indique algumas ferramentas do marketing que so utilizadas no Plano de Negcios, para se ter um maior conhecimento interno e externo da empresa:
Composto de Marketing. Anlise SWOT.

Cite algumas caractersticas do plano de negcios:


O plano de negcios identifica os riscos e prope planos para minimiz-los e at mesmo evit-los. Identifica seus pontos fortes e fracos em relao concorrncia e ao ambiente de negcio em que se vai atuar.

FINALIZANDO: Mercado e competidores

A anlise de mercado considerada por muitos uma das mais importantes sees do plano de negcios, e, tambm, a mais difcil de fazer.

Anlise e segmentao de mercado


Dividir mercados. Grupos menores: semelhantes necessidades; desejos; percepo de valores; comportamento de compra.

Anlise e segmentao dos consumidores


Segmentao Geogrfica (Onde esto os clientes?): Regio: pas, estado, cidade, bairros e outros. Clima: tropical, frio, quente, mido e outros. Segmentao por perfil (como eles so?): Idade, sexo, tamanho da famlia, educao, ocupao, renda, nacionalidade, religio e outros.

Anlise e segmentao dos consumidores


Segmentao por estilo de vida (como vivem e o que fazem?): passatempos, hbitos ao assistir tv, hbitos de consumo, atividades sociais e culturais e outros. Segmentao por personalidade (como eles agem?): pode-se classificar em 5 tipos: Inovadores; Primeiros adeptos; Maioria inicial; Maioria tardia; Retardatrios.

Marketing e vendas
As estratgias de marketing so os meios e mtodos que a empresa dever utilizar para atingir seus objetivos. Essas estratgias geralmente se referem ao composto do marketing, ou os 4Ps: produto, preo, praa e propaganda.

Composto

de

Marketing
Produto
Qualidade Embalagem Design Marca Adaptao

Ps

Propaganda
Feiras e Eventos Misses Comerciais Propaganda

Preo
Preo Crditos Pagamentos Descontos Servios

Praa
Canais de Distribuio Armazenamento Transporte Logstica

34

Composto de Marketing
Quem consome os produtos, nas condies determinadas nos 4Ps, so os clientes. O setor de marketing tambm deve se preocupar em entender as suas necessidades. Para entender o ponto de vista do cliente sobre essas ferramentas

Composto de Marketing
Os 4 Ps da empresa relacionados com os 4 Cs dos clientes. Produto: Cliente (soluo para ele) Preo: Custo (para o cliente) Propaganda: Comunicao Praa (Place): Convenincia

Marketing e Vendas
O Plano de Negcios deve mostrar que o empreendedor conhece sua empresa internamente e o que deve fazer para driblar os fatores externos. Por isso importante fazer um panorama atravs da anlise SWOT.

Anlise da concorrncia Marketing e vendas

pt.wikipedia.org

Anlise SWOT

Foras: Quais so suas vantagens? O que voc faz bem? De que recursos relevantes voc dispe? Fraquezas: O que voc poderia melhorar? O que voc faz mal? O que voc deve evitar?

Anlise SWOT

Oportunidades: Onde esto as boas oportunidades? Quais as tendncias interessantes que voc conhece? Ameaas: Que obstculos voc enfrenta? O que sua competio est fazendo? As especificaes requeridas para seus trabalhos, produtos ou servios esto mudando? Mudanas na tecnologia esto ameaando sua posio?

Plano Financeiro

aconselhvel que o empreendedor recorra a uma assessoria contbil e financeira para auxili-lo nessa tarefa. Principais demonstrativos: Balano patrimonial; Demonstrativo de resultados; Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Anda mungkin juga menyukai