Anda di halaman 1dari 118

BIOSSEGURANA

Dr. Alberto Rafael Rodrigues Pereira Jnior Fisioterapeuta (Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais); Ps - Graduando em Neuropsicologia (Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais); Ps Graduado em Geriatria e Gerontologia (UFMG); Terapia Manual (Manual Concepts Institute Austrlia); Kinesio Taping (International Kinesio Taping Association - USA); Pilates Clnico (APPI Inglaterra); Auriculoacupuntura (ABACO CBA). Reeducao Postural Global RPG; Docente W&A CURSOS; Docente Escola IDEAL; Membro da Associao Mineira de Fisioterapeutas AMF; Proprietrio da Clnica de Fisioterapia Clinic Fisioterapia.

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
Cincia surgida no sculo XX, voltada para o controle e a minimizao de risco advindos da prtica de diferentes tecnologias.
(ComissoTcnica Nacional de Biossegurana CTNBio).

DEFINI DEFINIO
um conjunto de medidas voltadas para preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes s atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios que podem comprometer a sade do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos

ONDE EST EST A BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA ?


Hospitais; Indstrias; Veterinrias; Laboratrios; Hemocentros; Universidades; Engenharia De Segurana; Medicina Do Trabalho; Sade Do Trabalhador; Higiene Industrial; Infeco Hospitalar; CIPA.

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
NR - NORMAS REGULAMENTADORAS
NR-1: Disposies Gerais NR-2: Inspeo Prvia NR-3: Embargo e Interdio NR-4: SESMT NR-5: CIPA NR-6: EPI NR-7: Exames Mdicos NR-8: Edificaes NR-9: Riscos Ambientais NR-10: Instalaes e Servios de Eletricidade

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
NR-11: Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR-12: Mquinas e Equipamentos NR-13: Vasos Sob Presso NR-14: Fornos NR-15: Atividades e Operaes Insalubres NR-16: Atividades e Operaes Perigosas NR-17: Ergonomia NR-18: Obras de Construo, Demolio e Reparos NR-19: Explosivos NR-20: Combustveis Lquidos e Inflamveis NR-21: Trabalhos a Cu Aberto NR-22: Trabalhos Subterrneos

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
NR-23: Proteo Contra Incndios NR-24: Condies Sanitrias dos Locais de Trabalho NR-25: Resduos Industriais NR-26: Sinalizao de Segurana NR-27: Registro de Profissionais NR-28: Fiscalizao e Penalidades NR-29: Segurana e Sade no Trabalho Porturio NR-30: Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio NR-31: Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados NR-32: Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade

CONCEITOS DE BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA


INFECO CRUZADA
transmitida de paciente para paciente ou paciente para profissional e vice-versa.

FMITE
Qualquer item, exceto alimentos, que possa disseminar infeco. Ex: Roupas de cama, vesturio, pratos e talheres.

CONCEITOS DE BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA


LIMPEZA Processo de remoo de material estranho de superfcies e objetos. Normalmente feita com gua e sabo. DEGERMAO Remoo ou reduo do nmero de microorganismos da pele por meios qumicos-mecnicos. Ex: Exemplo das mo antes de aplicar um injetvel. SANIFICAO Diminuio dos germes patognicos a um nvel considerado isento de perigo. Ex: Sanificao de consultrios, refeitrios, laboratrios.

CONCEITOS DE BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA


ASSEPSIA Procedimento ou conjunto de procedimentos que visam impedir a penetrao de microorganismos num local que no os contenha. Ex: Assepsia de um material cirrgico a ser usado. ANTI-SEPSIA Inibio do crescimento em tecidos vivos, atravs de substncias bacteriostticas ou bactericidas aplicadas principalmente em superfcies cutneas ou mucosas e em feridas infectadas. Ex: Anti-sepsia de um local a ser aplicado uma injeo.

CONCEITOS DE BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA


DESINFECO
Consiste na destruio, remoo ou reduo dos microorganismos presentes no material inanimado. A desinfeco no implica na destruio de todos os microorganismos.

ESTERILIZAO
o processo de destruio de todas as formas de vida, presentes em um material por meio de agentes qumicos ou fsicos.

TIPOS DE DESINFEC DESINFECO


DESINFECO DE BAIXO NVEL
Consiste no uso de mtodos que promovem a morte de algumas bactrias, vrus, protozorios e fungos. Porm algumas formas patolgicas sobrevivem, como o Mycobacterium Tuberculosis, alguns vrus, alm de esporos bacterianos. lcool etlico 70% e lcool isoproplico.

TIPOS DE DESINFEC DESINFECO


DESINFECO DE MDIO NVEL Consiste no uso de mtodos que promovem a mesma eficincia da desinfeco de mdio nvel, mais a extermino de bactrias mais resistentes como o Mycobacterium tuberculosis, a maioria dos vrus (inclusive o VHB). Porm, alguns vrus e os esporos bacterianos sobrevivem. Alcool etlico 70% e lcool isoproplico.

TIPOS DE DESINFEC DESINFECO


DESINFECO DE ALTO NVEL Consiste no uso de mtodos que promovem a eliminao de quase todas as bactrias, vrus, fungos, e agentes patolgicos em geral. Porm alguns vrus e esporos mais resistentes ainda sobreviem. Glutaraldedo 2% por 30 minutos.

MTODOS DE ESTERILIZA ESTERILIZAO


Calor seco (estufa): 1h a 170C ou 2h a 160C;

Calor mido (autoclave): Vapor sob presso.


15 at 30 minutos 121 131C.

Poder maior de esterilizao.

MTODOS DE ESTERILIZA ESTERILIZAO


RADIAO um mtodo constitudo por raios emitidos por uma fonte artificial, sob a forma de ondas eletromagnticas. Podem ser: Raios Ultravioleta: As lmpadas de raios ultravioletas so usados em ambientes de manipulao de produtos estreis (solues parenterais ou ainda quimioterpicos) e para sanificao de ambientes contaminados (quarto de isolamento de doentes infectocontagiosos).

MTODOS DE ESTERILIZA ESTERILIZAO


PROCESSOS QUMICOS
xido de Etileno por 4 horas. Glutaraldedo 2% por 10 horas. Soluo de Formaldedo 38% por 18 horas.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
ARTIGOS CRTICOS: procedimentos invasivos. Necessria esterilizao. Ex: agulhas, instrumental cirrgico, solues injetveis, espculos ginecolgicos, cateteres venosos, etc. ARTIGOS SEMI-CRTICOS: entram em contato com mucosas ou pele ntegra. Necessria desinfeco de mdio ou de alto nvel ou esterilizao. Ex: SNG, ponteiras de otoscpio, artigos assistncia respiratria.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
ARTIGOS NO-CRTICOS: contato apenas com pele ntegra ou no entram em contato com o paciente. Limpeza ou desinfeco de mdio ou de baixo nvel.
Ex: termmetro, comadres, cubas, etc.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
LIMPEZA: Remoo de sujidade visvel.
Etapa essencial e indispensvel, precede a desinfeco. PRODUTOS UTILIZADOS:
Detergentes enzimticos para artigos hospitalares ; Detergente lquido, neutro e biodegradvel; Desincrostante em p ou lquido; Perxido de hidrognio (10 %) gua oxigenada lquida Lubrificante; Desoxidante; lcool a 70% - gel;

MTODOS: manual e mecnica.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
DESINFECO: o processo de destruio de microrganismos como bactrias na forma vegetativa (no esporulada), fungos, vrus e protozorios. Este processo no destri esporos bacterianos.
Tempo: entre 10 e 30 minutos ocorre a destruio. TRS NVEIS:
Desinfeco de alto nvel; Desinfeco de mdio nvel; Desinfeco de baixo nvel.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
TRS NVEIS DE DESINFECO
Desinfeco de alto nvel: destri todas as formas vegetativas de microganismos, inclusive Mycobacterium tuberculosis, vrus, fungos e uma parte dos esporos.
Como exemplo: glutaraldedo 2%, perxido de hidrognio 36%, formaldedo 1-8%, cido peractico e composto clorado a 10.000 ppm.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
TRS NVEIS DE DESINFECO
Desinfeco de mdio nvel: inativa o bacilo da tuberculose, bactrias na forma vegetativa , a maioria dos vrus e fungos, exceto esporos bacterianos.
Exemplo: compostos clorados de 500 a 5000 ppm, lcool 70%.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
TRS NVEIS DE DESINFECO
Desinfeco de baixo nvel: elimina a maioria das bactrias, alguns vrus como o HIV, o da hepatite B e hepatite C, fungos. No destri microrganismos resistentes como bacilo da tuberculose e esporos bacterianos.
Como exemplo: compostos fenlicos 0,5-3%, compostos de iodo, quaternrio de amnia

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
DESINFECO: Glutaraldedo a 2% e c. Peractico a 0,2% so os mais utilizados; Desvantagens: diluio do produto, toxicidade, nveis de concentrao, etc.

PROCESSO FSICO Termodesinfeco

PROCESSO QUMICO lcool, aldedos, hipoclorito de sdio, etc

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
ESTERILIZAO
o processo utilizado para completa destruio de microrganismos, incluindo todas as suas formas, inclusive as esporuladas, com a finalidade de prevenir infeces e contaminaes decorrentes de procedimentos cirrgicos e invasivos com utilizao de artigos crticos.

VOLTANDO...
Biossegurana um conjunto de medidas voltadas para a preveno de riscos...

O QUE RISCO?

RISCO E PERIGO
RISCO o perigo mediado pelo conhecimento que se tem da situao. o que temos como prevenir. PERIGO existe enquanto no se conhece a situao. o desconhecido ou mal conhecido.

ATIVIDADE DE RISCO SO AS CAPAZES DE PROPORCIONAR DANO, DOENA OU MORTE.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


Os agentes causadores de doenas do trabalho podem ser: Fsicos; Qumicos; Ergonmicos; Mecnicos; Biolgicos.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


A exposio a agentes fsicos tais como: Calor; Rudo; Radiaes diversas.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


A agentes qumicos, por exemplo: Benzeno; Asbesto; Fumos metlicos; cidos.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


A agentes ergonmicos, como: Movimentos repetitivos;

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


A agentes biolgicos: Bactrias; Fungos; Bacilos.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


A agentes mecnicos ou de acidentes: Arranjos fsicos inadequados; Mquinas sem proteo; Iluminao deficiente.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO

Para evitar a ocorrncia de doenas, a melhor maneira a preveno.

RISCO DE ACIDENTE

ALGUNS EXEMPLOS DE ACIDENTES DE TRABALHO EM POTENCIAL

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


Para a elaborao do Mapa de Riscos, convencionou-se atribuir uma cor para cada tipo de risco e represent-lo em crculos com diferentes tamanhos (grande, mdio e pequeno), que evidenciam o grau de riscos.

ERGONOMIA E A SEGURANA DO TRABALHO


As cores usadas nos mapas de riscos so: VERDE: Risco fsico. VERMELHO: Risco qumico. MARROM: Risco biolgico. AMARELO: Risco ergonmico. AZUL: Risco de acidentes.

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
ACIDENTE ACIDENTES NOTIFICADOS PROFISSIONAL - RJ SEGUNDO CATEGORIA

35%-enfermagem de nvel mdio 18%-mdicos 15%-estagirios 13%-equipe de limpeza 6%-enfermeiros 5%-laboratoristas 2%-odontlogos
Fonte: Relatrio da SMS da pref. do RJ 1997-2001

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
DE ONDE VM A FALTA DE CONHECIMENTO?
Instruo inadequada; Superviso ineficiente; Prticas inadequadas; Mau uso de EPI; Trabalho falho; No observao de normas.

COMO NOS PROTEGER DURANTE O TRABALHO EM SADE


PRECAUES PADRO
Lavagem das Mos Manipulao de Instrumentos e Materiais Manipulao de Materiais Cortantes e de Puno Ambiente e Equipamentos Roupas e Campos de Uso no Paciente Vacinao

MANIPULAO DE INSTRUMENTOS E MATERIAIS CORTANTES E DE PUNO


Instrumentos devem caixas ser prfuro-cortantes descartados rgidas em e

apropriadas,

impermeveis que devem ser colocadas prximo a rea em que os materiais so usados.

MANIPULAO DE INSTRUMENTOS E MATERIAIS CORTANTES E DE PUNO


Nunca deve-se reencapar agulhas aps o uso. No remover com as mos agulhas usadas das seringas descartveis e no as quebrar ou entortar. Para a reutilizao de seringa anestsica descartvel reencapar a agulha introduzindo-a no interior da tampa e pressionando a tampa ao encontro da parede da bandeja clnica de forma a nunca utilizar a mo

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA

EPIs

BARREIRAS DE CONTEN CONTENO


BARREIRAS PRIMRIAS Equipamento de Proteo Individual-EPI So empregados para proteger o profissional de sade do contato com agentes infecciosos, txicos ou corrosivos, calor excessivo, fogo e outros perigos. A roupa e o equipamento servem, tambm, para evitar a contaminao do material em experimento ou em produo.

EPI
Toucas: Deve cobrir todo o cabelo e orelhas.

Sapato fechado: Evita queda de materiais txico ou contaminantes nos ps.

EPI

Avental: Evita o contato da pele e roupas pessoais com microorganismos do campo de trabalho. Seu uso deve ser restrito ao local de trabalho.

EPI
Sapatilhas descartveis: Utilizadas para no levar material ou retirar material contaminado para o local de trabalho.

EPIEPI-Respirador

EPI
culos: Proteo mecnica contra substncias qumicas e biolgicas.

Aventais, mscaras, culos, calados e gorros.

64

Luvas

COMO E QUANDO USAR LUVAS?


Usar luvas de procedimento, no estril, quando houver possibilidade de tocar em sangue, fludos corporais, membranas mucosas, pele no ntegra e qualquer item contaminado, de todos os clientes; Lavar as mos imediatamente aps a retirada das luvas; Trocar as luvas entre um procedimento e outro; Calar as luvas imediatamente antes do cuidado a ser executado, evitando contaminao prvia das mesmas;

COMO E QUANDO USAR LUVAS?


Estando de luvas, no manipule objetos fora do campo de trabalho; Retirar as luvas imediatamente aps o trmino da atividade; Remov-las sem tocar na parte externa das mesmas; Usar luvas adequadas para cada procedimento. - Luvas cirrgicas estreis; - Luvas de procedimentos no estreis.

Luvas de procedimentos

LUVAS
Luvas cirrgicas

Luvas de borracha

BIOSSEGURAN BIOSSEGURANA
NORMAS GERAIS DE BIOSSEGURANA Prender cabelos longos; proteger barba; Evitar o uso de calados abertos; Manter unhas cortadas; Evitar usar jias ou adereos; Evitar o uso de lentes de contato; Lavar as mos; No comer e beber em ambiente laboratorial; No fumar, aplicar cosmticos nem pentear os cabelos em ambiente laboratorial;

BOAS PR PRTICAS LABORATORIAIS

BOAS PR PRTICAS LABORATORIAIS

BOAS PR PRTICAS LABORATORIAIS

BOAS PR PRTICAS LABORATORIAIS

BOAS PR PRTICAS LABORATORIAIS

ALGUNS IMPREVISTOS NO SO TO IMPREVIS IMPREVISVEIS ASSIM.

RISCO BIOL BIOLGICO COMO MINIMIZAR O RISCO?


Conhecimento/ Conscientizao Equipamentos de Proteo Individual Precaues padro e especiais

RISCO BIOL BIOLGICO CONHECIMENTO/ CONSCIENTIZA CONSCIENTIZAO


Conhecer os possveis agentes etiolgicos e os meios de transmisso Lavagem das mos Imunizaes Manuseio e descarte de prfuro-cortantes Conhecer a rotina para atendimento de acidentes com material biolgico Conhecer as limitaes da profilaxia ps exposio

RISCO BIOL BIOLGICO


APS UM CONTATO COM MATERIAL CONTAMINADO, QUAIS SO MEUS RISCOS DE ADQUIRIR UMA DOENA INFECCIOSA?

RISCOS
Vrios fatores determinam o risco de transmisso:
Agente etiolgico (patgeno envolvido); Tipo e tempo de exposio; Quantidade de sangue no material contaminado; Quantidade de vrus presente no mesmo sangue; Ferimentos mais profundos

BIOSSEGURANA
A MELHOR PREVENO NO SE ACIDENTAR!

HIGIENIZA HIGIENIZAO DAS MOS

O QUE HIGIENIZA HIGIENIZAO DAS MOS?


a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade. Higienizao das mos = lavagem das mos

INDICA INDICAO DA LAVAGEM DAS MOS


Aps tocar fluidos, secrees e itens contaminados; Aps a retirada das luvas; Antes de procedimentos no paciente; Entre contatos com pacientes; Entre procedimentos num mesmo paciente; Antes e depois de atos fisiolgicos; Antes do preparo de soros e medicaes.

As tcnicas de higienizao das mos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam. Podem ser divididas em: Higienizao simples das mos. Higienizao anti-sptica das mos. Frico de anti-sptico nas mos. Anti-sepsia cirrgica ou preparo pr-operatrio A eficcia da higienizao das mos depende da durao e da tcnica empregada.

Antes de iniciar qualquer uma dessas tcnicas, necessrio retirar jias (anis, pulseiras, relgio), pois sob tais objetos podem acumular microrganismos. (Exigncia da NR-32)

85

HIGIENIZAO SIMPLES DAS MOS


FINALIDADE
Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as clulas mortas, retirando a sujidade que propcia permanncia e proliferao de microrganismos. Durao do procedimento: 40 a 60 seg.

LAVAGEM DAS MOS


Na lavagem rotineira das mo o uso de sabo neutro o suficiente para a remoo da sujeira, da flora transitria e parte da flora residente.

Maior concentrao bacteriana: pontas dos dedos, meio dos dedos e polegares.

HIGIENIZAO ANTI-SPTICA DAS MOS


FINALIDADE
Promover a remoo de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mos, com auxlio de um anti-sptico. Durao do procedimento: 40 a 60 segundos

TCNICA
A tcnica de higienizao anti-sptica igual quela utilizada para higienizao simples das mos, substituindo-se o sabo por um anti-sptico. Exemplo: anti-sptico degermante.

FRIC FRICO ANTIANTI-SPTICA DAS MOS (COM PREPARA PREPARAES ALCO ALCOLICAS)
LCOOL GEL OU LCOOL GLICERINADO

FINALIDADE Reduzir a carga microbiana das mos (no h remoo de sujidades). A utilizao de gel alcolico a 70% ou de soluo alcolica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos no estiverem visivelmente sujas. Durao do Procedimento: 20 a 30 segundos.

AntiAnti-sepsia das mos


A anti-sepsia a utilizao de um anti-sptico com ao bactericida ou bacteriosttica que ir agir na flora residente da pele. Os anti-spticos so indicados para a anti-sepsia das mos dos profissionais e para pele ou mucosa do paciente em reas onde sero realizados procedimentos invasivos ou cirrgicos.

Agentes anti-spticos
So substncias aplicadas pele para reduzir o nmero de agentes da microbiota transitria e residente.

Entre os principais anti-spticos utilizados para a higienizao das mos, destacam-se: lcoois, Clorexidina, Compostos de iodo, Iodforos e Triclosan.

IMPORTANTE
No caso de torneiras com contato fechamento, sempre utilize papel-toalha manual para

PRINCIPAIS DOEN DOENAS

HEPATITE A

HEPATITE B

MENINGITE

HIV

RISCO BIOL BIOLGICO


EXISTEM CUIDADOS APS O ACIDENTE QUE DIMINUEM O RISCO DE TRANSMISSO?

CUIDADOS
Lavagem exaustiva do local com gua e sabo; Conjuntiva ocular: irrigar intensamente com qualquer soluo estril ou gua corrente; Em caso de acidente com transfixao percutnea, deve-se deixar sangrar livremente (no se deve espremer a leso)

RISCO BIOL BIOLGICO


O que fazer em caso de exposi exposio?
1 passo: Cuidados locais 2 passo: Registro 3 passo: Avaliao da Exposio 4 passo: Avaliao da Fonte 5 passo: Manejo especfico HIV, hepatite B e C 6 passo: Acompanhamento clnico-sorolgico

RISCO BIOL BIOLGICO


EXISTE TRATAMENTO PSEXPOSIO QUE REDUZA O RISCO DE DESENVOLVER A DOENA?

TRATAMENTO P PS-EXPOSI EXPOSIO


HEPATITE B: a pessoa pode ser vacinada ou revacinada a partir do momento imediatamente aps o acidente, o que reduz o risco de infeco, se ela responder a vacina. HEPATITE C: tratamento a base de Ribavirina e Interferon, protena que estimula o sistema imunolgico a combater a doena. -Interferon Peguilado!

TRATAMENTO P PS-EXPOSI EXPOSIO


HIV: o tratamento quimioprofiltico reduz em 82% o risco de transmisso aps acidente com material contaminado com o vrus. Ele tambm realizado quando no se pode confirmar a sorologia da fonte expositora. Este tratamento deve ser iniciado dentro de 48 horas aps o acidente e mantido por 28 dias. -AZT, Lamivudina e Indinavir

RISCO BIOL BIOLGICO


E SE ALGUNS EFEITOS DAS MEDICAES FOREM PREJUDICIAIS SADE?

EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO


Todas as drogas anti-retrovirais podem levar a efeitos colaterais como nuseas, vmitos,diarria, fraqueza, cefalia, etc... Apesar disso, no se deve interromper arbitrariamente o esquema profiltico. Os esquemas profilticos para hepatite B e HIV podem ser utilizados durante a gravidez, sendo a monoterapia com AZT mais segura nesse caso.

albertorafael.junior@gmail.com

Dr. Alberto Rafael Rodrigues Pereira Jnior Fisioterapeuta (Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais); Ps - Graduando em Neuropsicologia (Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais); Ps Graduado em Geriatria e Gerontologia (UFMG); Terapia Manual (Manual Concepts Institute Austrlia); Kinesio Taping (International Kinesio Taping Association - USA); Pilates Clnico (APPI Inglaterra); Auriculoacupuntura (ABACO CBA). Reeducao Postural Global RPG; Docente W&A CURSOS; Docente Escola Ideal; Membro da Associao Mineira de Fisioterapeutas AMF; Proprietrio da Clnica de Fisioterapia Clinic Fisioterapia.

Anda mungkin juga menyukai