Anda di halaman 1dari 12

Informtica Educativa no Ensino da Matemtica Estudo de Geometria com o Software GeoGebra.

Introduo O ensino de matemtica infelizmente ainda valoriza a repetio, ou seja, os alunos realizam diversos exerccios para memorizao de uma atividade. Cabe ao professor o papel de ajudar o aluno a desenvolver o seu conhecimento atravs de mltiplas experincias cognitivas e no somente o processo de memorizao. Com a introduo das tecnologias nas escolas o professor obrigado a diversificar a sua didtica, a sua metodologia, pois, dessa forma estar disponibilizando para o aluno uma nova forma de aprendizado. Penteado (2010) faz reflexes sobre a necessidade da mudana na prtica docente dos professores para que estes faam uso da tecnologia informtica. Vrios softwares foram desenvolvidos para tornar mais significativo o processo de ensino-aprendizagem para o aluno e para tornar as aulas dos professores mais dinamizadas e interessantes. Conforme o que afirma Moran (2000,p.138) onde ... a tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. O objetivo central, neste trabalho, mostrar uma metodologia diferenciada para o ensino de conceitos de geometria, utilizando o software GeoGebra, que um software de geometria dinmica que combina conceitos de geometria e lgebra. O GeoGebra foi desenvolvido por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente escolar. Caracteriza-se por ser um software de fcil utilizao pelo aluno, com interface bastante simples o que facilita a interao do aluno com o programa. As construes feitas com esse programa, diferentemente do que acontece com a rgua e compasso tradicional so dinmicas e interativas, pois permitem ao aluno construir arestas, figuras, arrastar figuras, etc. Sendo possvel visualizar as propriedades geomtricas, assim como esses recursos possibilitam que o aluno modifique seus conceitos durante essas interaes. Conforme D'ambrosio (1986,p.110) "o professor em suas aulas, atravs da informtica, deve estimular a atitude experimental (observao, teste, controle de variveis,...) ao lado, e ao mesmo nvel da atitude matemtica (hiptese, prova, verificao)". Com o auxlio desse software o professor e o aluno pode investigar descobrir e confirmar os resultados de atividades por meio de exemplos facilmente elaborados no programa. Uma vez que o aluno realize uma construo, pontos, retas, crculos, etc... Estes

podem ser deslocados na tela, manipulados, mas mesmo assim mantm as suas propriedades geomtricas (pertinncia, perpendicularismo, paralelismo, etc.) previamente estabelecidas, possibilitando que o aluno construa o seu prprio conhecimento atravs de experincias realizadas. Conforme Kenski (2007)

As novas tecnologias de comunicao (TICs), sobretudo a televiso e o computador movimentam a educao e provocam novas mediaes entre a abordagem do professor, a compreenso do aluno e o contedo veiculado. A imagem, o som e o movimento oferecem informaes mais realistas em relao ao que est sendo ensinado. Quando bem utilizadas, provocam alterao dos comportamentos de professores e alunos, levando-os ao melhor conhecimento e maior aprofundamento do contedo estudado.(Kenski,2007,p.45)

Percebe-se que com a insero do software matemtico GeoGebra, as aulas de geometria ficam mais interessantes, motivadas, com maior participao dos alunos em aula e entre eles, o contedo se torna mais interessante, de fcil assimilao pelo aluno visto que neste ambiente o aluno possui a liberdade de testar o que aprendeu em sala de aula.

Metodologia. Este trabalho teve inicio em uma pesquisa de mestrado como um estudo piloto realizado em uma escola da rede estadual de ensino, envolvendo duas turmas do 5 ano do ensino fundamental .
A pesquisa corresponde a um estudo descritivo do tipo experimental com abordagem qualitativa, pelo fato de podermos ter informaes mais detalhadas sobre as situaes vivenciadas em sala de aula, com a utilizao de softwares educacionais e o estudo da geometria. Nossa pesquisa corresponde ao que dizem Ldke e Andr (1986):

[...] a pesquisa qualitativa supe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situao que est sendo investigada, via de regra do trabalho investigativo de campo. (LDKE; ANDR, 1986,p.11).

Procuramos realizar juntamente os professores e alunos atividades orientadas e com o auxlio do livro didtico que utilizassem o software GeoGebra a fim de desenvolver nos alunos maior afinidade e aprendizagem com os conceitos da geometria. Para a realizao dessas atividades os alunos manipulavam o software, onde tinham a possibilidade de

visualizar os teoremas e conceitos da geometria plana estudados anteriormente em sala de aula.


De acordo com essas caractersticas situamos a pesquisa como um estudo de caso. Segundo Tull (1976, p. 323), um estudo de caso refere-se a uma anlise intensiva de uma situao particular. Para a realizao desta pesquisa foram utilizadas as seguintes ferramentas: fotos, gravaes, observaes, dilogos descritos e cpias dos trabalhos dos alunos.

O software GeoGebra estimula novos formas de aprendizagem de conceitos abstratos, tornando a compreenso mais simples para o aluno e este estimulado por essas atividades interage com o software possibilitando investigaes sobre propriedades, experimentos e confirmaes de resultados. O software GeoGebra permite a realizao de atividades como: construir ponto, semiretas, segmentos de retas, retas, poligonos, nculos, circunferncias, entre outras.

Resultados e Discusses

Os resultados deste trabalho foram obtidos atravs de exerccios direcionados, com a finalidade de estudar o software GeoGebra. A interface do software muito intuitiva, isto , de fcil utilizao, possui um menu e uma barra de ferramentas que permite ao aluno fcil acesso a opes que podem ser utilizadas pelo aluno como pontos, retas, poligonos, circunferncias, ngulos entre outras. Alm de trabalhar com duas janelas: a janela algbrica e a janela geomtrica. Conforme figura abaixo:

Figura 1: Tela do software GeoGebra Fonte: Dados da pesquisa

Exemplo 1 : Trabalhando com Ponto. Para trabalhar com um ponto, selecionamos na barra de ferramentas do GeoGebra a ferramenta ponto e clique na rea de visualizao

Figura 2: Tela do GeoGebra com o ponto

Para editar o ponto clique com o boto direito do mouse em cima do ponto e clique na opo "PROPRIEDADES" ser aberta uma janela conforme a figura 3 onde ser possvel trocar o nome, a cor, estilo,algebra (selecionar as coordenadas),configuraes avanadas e programao.

Figura 3 : Propriedades do Ponto.

Exemplo 2: Mover um objeto Para mover qualquer objeto na janela de visualizao basta clicar na ferramenta Mover , selecionar o objeto clicar com o boto esquerdo do mouse e mantendo-o pressionado s movimentar o objeto na tela Essa atividade foi desenvolvida com a criao de um tringulo na tela e movimentando este objeto. Para modificar a forma do tringulo basta selecionar um dos vrtices do tringulo clicar com o boto esquerdo segurar e movimentar pela tela. Exemplo 3 : Excluindo um objeto Basta selecionar o objeto com o mouse e clicar em delete para excluir o objeto, ou simplesmente teclar CTRL+Z para desfazer a operao ou ir no menu Editar Desfazer . Exemplo 4: Salvando um objeto Para salvar uma construo realizada no software basta teclar CTRL+S ou ir no menu Arquivo Gravar. Depois de uma breve introduo as funcionalidades do software GeoGebra o aluno j consegue situar-se frente ao software e desenvolver as atividades propostas em sala de aula, com uma certa desenvoltura. Atividade 1:Construir um segmento de reta com comprimento fixo. Para a realizao dessa atividade basta selecionar a ferramenta Segmento com Comprimento fixo, clicar na janela de visualizao, logo depois se abrir uma janela solicitando o comprimento do segmento e pronto.

Figura 4: Segmento com comprimento fixo

Atividade 2: Construindo retas paralelas Primeiro desenhamos um segmento de reta com a ferramenta Reta definida por Dois Pontos e traar na janela de visualizao o segmento de reta, logo aps clique na , o prximo passo clicar no segmento de reta desenhado

ferramenta Reta Paralela

anteriormente e na janela de visualizao, sua reta paralela est criada.

Figura 5: Retas paralelas

Atividade 3: Construindo um tringulo Para construir este polgono devemos selecionar a ferramenta Polgono e traar

na janela de visualizao os trs vrtices do tringulo, ainda possvel mover e alterar o formato do tringulo utilizando a ferramenta Mover Desta forma o desenho realizado

praticamente como se fosse um desenho a mo livre, podendo ter dimenses distintas conforme a vontade do usurio. Tambm podemos desenvolver esta atividade selecionando a ferramenta Polgono Regular onde o aluno aps selecionar a ferramenta clica em dois pontos na tela e

seleciona o nmero de vrtices que deseja dessa forma o programa termina de construir o polgono conforme as especificaes passadas pelo aluno.

Figura 6: Construo de Polgonos.

Atividade 4: Trabalhando com ngulos Para trabalharmos com ngulos basta selecionar a ferramenta ngulo , clicar nos

vrtices que desejamos saber o ngulo, lembrando que devemos seguir o sentido horrio.

Figura 7: Trabalhando com ngulos

Atividade 5: Trabalhando comprimento, distncia ou permetro Para trabalharmos com o comprimento de um polgono ou segmento de reta basta selecionar a ferramenta Distncia, Comprimento ou Permetro pontos no segmento de reta ou os vrtices do polgono. Para trabalhar com Permetro devemos selecionar a mesma ferramenta Distncia, Comprimento ou Permetro e clicar com o boto esquerdo do mouse dentro do polgono. , depois s selecionar os

Figura 8 : Distncia, Comprimento ou Permetro

Atividade 6: Descobrindo a Mediatriz Para trabalhar com a mediatriz primeiramente desenhamos um segmento de reta na janela de visualizao, aps selecionamos a ferramenta Mediatriz , logo em seguida

devemos clicar nos dois pontos que esto no segmento de reta que a mediatriz aparecer na janela de visualizao.

Figura 9: Mediatriz

Atividade 7: Trabalhando com retas Perpendiculares Para desenvolver esta atividade primeiramente selecionamos a ferramenta Reta Definida por Dois Pontos , logo depois selecionamos a ferramenta Reta Perpendicular

, depois de traado o segmento de reta basta clicar em um ponto na janela de visualizao e logo depois no segmento de reta que ser traado pelo programa a Reta Perpendicular a Reta traada anteriormente.

Figura 10: Reta Perpendicular

Atividade 8: Trabalhando com Circunferncia Selecionamos a ferramenta Circula dados Centro e Raio , clicamos em um ponto

na janela de visualizao e abrir uma janela solicitando o valor do raio. Automaticamente ser criada uma circunferncia com o raio solicitado. Para o aluno tirar a prova do tamanho do raio basta clicar na ferramenta Segmento Definido por Dois Pontos , clicar no centro da

circunferncia e em um ponto da circunferncia, logo depois selecionar a ferramenta Distncia, Comprimento ou Permetro e clicar nos pontos que fazem parte do

segmento, desta forma o aluno prova o valor do raio da circunferncia.

Figura 11: Raio da Circunferncia

Concluso Acreditamos que por meio da utilizao de um software educativo e do trabalho realizado em um ambiente informatizado, a disciplina de Matemtica torna-se mais prazerosa, motivadora e instigante possibilitando o aprendizado do aluno, pois o mesmo poder interagir com o software embasado nas discusses realizadas anteriormente em sala de aula. Concordamos com Kenski (2007), Penteado (2010) e Moran (2000) sobre a importncia da utilizao da informtica educativa em sala de aula auxiliando nas prticas docentes, favorecendo o processo de ensino aprendizagem ao promover novas experincias favorecendo assim o processo de ensino aprendizagem. Percebemos que os alunos apresentaram facilidade em trabalhar com o software GeoGebra, por esta ferramenta possuir uma interface bastante intuitiva o que favorece a interatividade e a autonomia do aluno ao desenvolver os exerccios propostos. No decorrer das aulas observamos avanos no desempenho, compreenso e resoluo das atividades por parte dos alunos o que nos mostrou que estes apresentaram maior afinidade e aprendizagem com os conceitos da geometria. Portanto cabe ao professor de Matemtica apresentar o software descrito ou qualquer outra ferramenta que auxilie o ensino da Matemtica aos seus alunos. O uso de um software estimula o desenvolvimento do raciocnio matemtico, sendo uma ferramenta de grande utilidade para os professores do ensino fundamental, mdio e universitrio e para todos os alunos que desejam utilizar um software educativo para desenvolver suas atividades e aprimorar seus estudos.

Referncias BORBA, Marcelo C, PENTEADO, Mirian G. Informtica e Educao Matemtica. 4 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2010.(Coleo Tendncias em Educao Matemtica). DAMBROSIO, Ubiratan. Da realidade ao: reflexes sobre educao e matemtica. Summus, Campinas: UNICAMP, 1986. KENSKI, Vani Moreira. Educao e tecnologias: o novo ritmo da informao.Campinas SP:Ed.Papirus, 2007 GRAVINA, M. A. A Matemtica na escola informatizada. In: BIENAL DE MATEMTICA, 2004, Bahia, Anais...UFBA, 2004. LDKE, Menga; ANDR, Marli E.D.A . Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MORAN, Jos Manuel et all.Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas-SP:Ed. Papirus, 2000. TULL, D.S, Hawkins, D.I.Marketing Reserarch, Meaning, Measurement and Method. Mecmillan Publishing CO., Inc., London.(1976). GeoGebra disponcel em: http://www.geogebra.org/cms/download

Anda mungkin juga menyukai