Anda di halaman 1dari 5

Instituio: Centro Federal de Educao Tecnolgica Professor Celso Suckow da Fonseca Departamento: DEPEL Curso: Engenharia Industrial Eltrica

nfase: Eletrotcnica Professor:Joo Moor Disciplina:Medidas de sistema de Energia Trabalho:AC power theory from Poyting Theorem(resumo) Nome:Diogo das neves Bezerra matrcula:0821464GEL

Neste resumo sobre a teoria de potncias em CA usando teorema de Poyting de autoria de Francisco de Leon, IEEE e Jos Cohen atravs do mtodo utilizado no artigo so possveis identificar e decompor as energias de um circuito monofsico (componentes de energia).Energia instantnea est diretamente relacionada assim como energia armazenada est relacionada a potncia reativa. Para um maior entendimento importante relembrar que o teorema de Poyting expressa a lei da conservao da energia. O artigo citado est de acordo com as equaes de maxwell. Introduo do artigo A real definio de potncia vem sendo objetivo de muitos estudos h mais de 100 anos.A partir do final do sculo 19,onde Steinmetz demonstrou a maior parte do conhecimento disponvel sobre este tema vem ocorrendo a anos rodados de discusses para tentar chegar a um consenso sobre problemas em relao a verdadeira de definio de potncia, fator de potncia em circuitos desequilibrados, definies de potncia reativa para circuitos no lineares. Sobre este assunto j existem mais de 200 trabalhos, entre eles podemos citar o do IEEE, trabalhos dos autores Emanuel,Czanecki entre outros. Neste artigo de autoria de Francisco de Leon,IEEE e Jos Cohen proposto a teoria de potncia Instantnea derivados da eq.de Maxwell e baseado no teorema de Poyting. 1-Energia transformada gera a potncia ativa. 2-Energia que armazenada em campos eletromagnticos d-se na potncia reativa.Importante lembrar que existem publicaes a favor e contra o teorema de Poyting, embora para os autores do artigo no apenas uma mera ferramenta matemtica. importante frisar que o artigo frisa circuitos monofsicos no lineares. Teoria de Potncias Instntaneas(Fsica) Nesta teoria,o fluxo de potncia deve ser analisado de acordo com as eq. de Maxwell por meio do vetor de Poyting. A equao que maior explicita a transferncia em uma fonte carga :

Os termos da equao do lado esquerdo visto como a potncia total transferido. O 1 termo do lado direito positivo da eq. representa as outras formas de energia de acordo com a lei de

Joule e o 2 termo corresponde as variaes no tempo da energia armazenada nos campos eltricos e magnticos. importante lembrar que o termo energia reativa instantnea usado neste trabalho a referir-se a taxa de variao de energia instantnea armazenada. (A)Elementos de circuitos para potncia Instntanea Quando a resistncia e a corrente atravs de um resistor so conhecidas,a potncia Instntanea .

Um indutor ideal restaura a energia em seu campo magntico de acordo com Maxwell.

Do mesmo jeito um capacitor armazena o campo eltrico .

(B)Identificao dos componentes de potncia de acordo com a tenso terminal e medio das correntes. Na prtica os elementos de circuitos de carga no so conhecidos,a carga composta por um arranjo complexo de elementos de circuitos e interruptores.Alm do mais um circuito com cargas comutados assumir que a energia dissipada por resistores e que a energia armazenado por indutores.A potncia para um circuito R-L srie linear :

Atravs da frmula acima obtemos outras consequentes:

(C)Retificador de Meia onda alimentando uma carga RL

A fig. acima mostra a tenso de entrada de entrada e corrente que produz uma meia onda que alimenta uma carga RL srie. (d) Retificadores paralelos alimentando cargas R-L com a mesma constante de tempo.As fig. Abaixo ilustram os tipos de circuitos.

(e)Casos gerais de duas cargas RL com constantes de tempo diferente Exemplo apresentado na figura a seguir

(f)Tenso de excitao no senoidal A tenso em um sistema de potncia em maioria dos casos senoidal.Mas para o mtodo proposto neste artigo mostrado um caso com tenso de terceira harmnica.O exemplo abaixo em r=2ohms e L=5mH ajuda a entender o caso.

(g)Cargas capacitivas A maioria das cargas em um sistema de potncia so indutivos,a tcnica identificada proposta foi escrita para cargas indutivas.A carga equivalente para o capacitor pode ser escrita como:

Anda mungkin juga menyukai