Anda di halaman 1dari 7

Comunicao interpessoal

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Comunicao
Tipos[Expandir]

Meios[Expandir]

Profisses[Expandir]

Disciplinas[Expandir]

Conceitos[Expandir]

Elementos[Expandir]

Temas e Questes[Expandir]

Tecnologia[Expandir]

Escolas[Expandir]

Categoria

ve

A comunicao interpessoal um mtodo de comunicao que promove a troca de informaes entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informaes baseadas em seu repertrio cultural, sua formao educacional, vivncias, emoes, toda a "bagagem" que traz consigo. O processo de comunicao prev, obrigatoriamente, a existncia mnima de um emissor e de um receptor.

Cada qual tem seu repertrio cultural exclusivo e, portanto, transmitir a informao segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agir da mesma maneira, segundo o seu prprio filtro cultural. A fim de minimizar esses choques culturais, convencionou-se ferramentas e meios de mltiplas utilizaes que passam a ser usados pelas pessoas na comunicao interpessoal. Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mmica, os computadores, a escrita, a lngua, os telefones e o rdio. Como em todo processo de comunicao, os rudos existentes devem ser minimizados pelo melhor nvel de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informao em questo. A escolha dos meios de comunicao e a utilizao das ferramentas disponveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor ndice de rudos possvel. Uma vez transmitida a informao, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento. O importante na comunicao interpessoal o cuidado e a preocupao dos interlocutores na transmisso dos dados ou das informaes em questo para que se obtenha o sucesso no processo desejado. O sucesso na comunicao no depende s da forma como a mensagem transmitida, a compreenso dela fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de culturadiversificada, e o que s vezes parece obvio para voc para seu interlocutor no . Devemos sempre ser objetivos e claros na nossa comunicao, nunca presumindo que "ele j sabe, e no preciso ficar explicando, porque isso obvio." A comunicao depois de transmitida de forma correta ao seu interlocutor, deve ter um acompanhamento para ele saber se est agindo de forma correta, ou se precisa corrigir ou melhorar, esse processo chamamos de feedback.

Comunicao Interpessoal em Negcios[editar | editar cdigo-fonte]


Este artigo ou seco contm uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde maro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maro de 2010). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior.
Qual ser o objectivo da comunicao Produzir aceitao, gerar consentimentos e fazer-se entender, nem sempre nos comunicamos eficientemente de facto. Os processos de comunicao ocorrem em trs fluxos: -FLUXO DESCENDENTE;

-FLUXO ASCENDENTE; -FLUXO LATERAL; E duas direes: -VERTICAL; -HORIZONTAL; Alguns autores chegam a citar um quarto tipo de fluxo - a comunicao diagonal -, pois existe uma troca de comunicao entre lderes que tomam decises, porm no se localizam sobre o mesmo plano de hierarquia na organizao. Destaca-se que a organizao lida com trs grupos de variveis para obter a sua eficincia organizacional. No primeiro, esto as variveis causais, como, por exemplo, a estratgia de liderana, as habilidades, o comportamento e as decises da administrao, os programas e a estrutura da organizao. o segundo envolve as variveis de ordem intervenientes, que representam a condio actual do estado interno e se reflectem em capacidades como motivaes, comunicaes, capacidades de interaco. O terceiro abrange as variveis de produo, custos, vendas,lucros. No fluxo da comunicao descendente, as mensagens saem do topo decisrio e descem at s bases. Como saber qual o tipo de fluxo de comunicao mais eficaz? Vai depender do tipo, do volume e da direco da comunicao para constituir o centro de excelncia organizacional, utilizando a comunicao como vantagem competitiva. Ocorre que as pessoas que esto nas organizaes no tm um profundo conhecimento sobre o assunto. Logo, no podero definir os fluxos, identificando qual ser o mais eficiente e o mais eficaz; ento, a comunicao deixa de ter o seu processo correcto e passa a ser uma desvantagem na organizao. A partir do momento em que os colaboradores se acostumarem a trabalhar no fluxo da comunicao horizontal, ser muito difcil reverter esta situao. Comunicao Interpessoal Se formos simplificar, a comunicao Comunicao Interpessoal em Negcios nada mais que a comunicao entre as pessoas que esto procurando o mesmo objectivo num processo comportamental. So descobertas as variveis internas de cada colaborador, as relaes existentes entre as pessoas envolvidas, suas intenes e expectativas; da surgem as regras dos jogos interpessoais. As relaes so eminentemente horizontais. E, no nvel organizacional estas so eminentemente verticais.

Comunicao nos Negcios No mundo dos negcios, que, por sua vez, precisa de lderes que emitam informaes pelos canais aos receptores certos. Os executivos, de maneira geral, precisam de ter a comunicao e a capacidade de raciocnio como elementos diferenciadores de outras qualidades, j que o raciocnio est ligado a solues de problemas e no, ao contrrio do que se pensa, a valores quantitativos. O que faz levantar-se com vontade de ir trabalhar e procurar solues para os problemas? a motivao, a percepo de como se visto pelos superiores. A percepo de satisfao de alguns colaboradores em relao organizao em que actuam est intrinsecamente ligada quantidade e qualidade de informao e comunicao que recebida. Ou seja, a organizao mantm uma comunicao aberta, transparente de credibilidade? O trabalho estimulante, o colaborador consegue obter novas habilidades? Existe acesso a tomada de decises? Oportunidades para cargos de gerncia? Oportunidades de progressos? Por ltimo, mas no menos importante, a comunicao com o seu chefe tem efeito? Ou seja, se consegue colocar as suas frustraes e solicitaes e elas so entendidas? Ou a comunicao feita em mo nica, em que s se comunica? Para ter uma ideia da reteno de informao, quando realizamos a comunicao escrita por meio de texto, somente a primeira parte (as primeiras seis linhas) feita pelos registos mentais existentes em cada um, pela percepo que cada um tem. Ou sela, o destinatrio acumula a nova informao com a antiga, que j est na memria. Referncias bibliogrficas - Drucker. P. F., Managing the non-profit organization, Nova Iork. Harper Business, 1992. - Hersey, P.; Blanchard, K. H. Psicologia para administradores de empresas, So Paulo: EPU, 1986

Processo de comunicao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Comunicao
Tipos[Expandir]

Meios[Expandir]

Profisses[Expandir]

Disciplinas[Expandir]

Conceitos[Expandir]

Elementos[Expandir]

Temas e Questes[Expandir]

Tecnologia[Expandir]

Escolas[Expandir]

Categoria

ve

O processo de Comunicao, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), atravs de uma chamada exemplo telefone . O receptor interpretar a mensagem que pode ter chegado at ele com algum tipo de barreira (rudo, bloqueio, filtragem) e, a partir da, dar o feedback ou resposta, completando o processo de comunicao. Elementos da Comunidade: - Codificar: transformar, num cdigo conhecido, a inteno da comunicao ou elaborar um sistema de signo ou um Significado quem aparenta objetivos comuns.; - Descodificar: decifrar a mensagem, operao que depende do repertrio (conjunto estruturado de informao) de cada pessoa; - Feedback: corresponde informao que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor. -Linguagem verbal: as dificuldades de comunicao ocorrem quando as palavras tm graus distintos de abstrao e variedade de sentido. O significado das palavras no est nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertrio de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras); -Linguagem no-verbal: as pessoas no se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoao so tambm importantes: so os elementos no verbais da comunicao. Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de poca para poca.

A comunicao verbal plenamente voluntria; o comportamento no-verbal pode ser uma reao involuntria ou um ato comunicativo propositado. Alguns psiclogos (e.g. Armindo Freitas-Magalhes, 2007) afirmam que os sinais no-verbais tm as funes especficas de regular e encadear as interaes sociais e de expressar emoes e atitudes interpessoais. a) expresso facial: no fcil avaliar as emoes de algum apenas a partir da sua expresso fisionmica. Por vezes os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos, mas muitas pessoas tentam inibir a expresso emocional. b) movimento dos olhos: desempenha um papel muito importante na comunicao. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, mas noutro contexto pode significar ameaa, provocao. Desviar os olhos quando o emissor fala uma atitude que tanto pode transmitir a idia de submisso como a de desinteresse. c) movimentos da cabea: tendem a reforar e sincronizar a emisso de mensagens. d) postura e movimentos do corpo: os movimentos corporais podem fornecer pistas mais seguras do que a expresso facial para se detectar determinados estados emocionais. Por ex.: inferiores hierrquicos adotam posturas atenciosas e mais rgidas do que os seus superiores, que tendem a mostrar-se descontrados. e) comportamentos no-verbais da voz: a entoao (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicao. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada. f) a aparncia: a aparncia de uma pessoa reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Atravs do vesturio, penteado, maquilagem, apetrechos pessoais,postura, gestos, modo de falar, etc, as pessoas criam uma projeo de como so e de como gostariam de ser tratadas. As relaes interpessoais sero menos tensas se a pessoa fornecer aos outros a sua projeo particular e se os outros respeitarem essa projeo. Relao Interpessoal - construo da identidade (ERIKSON, 1872): - implica definir quem a pessoa , quais sos seus valores e qual direo deseja seguir pela vida

Comunicao verbal
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Comunicao Verbal todo tipo de passagem ou troca de informaes por meio de linguagem escrita ou falada. O sucesso da Comunicao Verbal depende completamente da clareza das

mensagens passadas, e esta clareza est ligada compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informaes. Para que haja xito na Comunicao Verbal, seja ela escrita ou falada, o receptor da mensagem precisa compreender o que l ou ouve, para isso necessrio que a mensagem esteja em um cdigo comum ao emissor e ao receptor (mesmo idioma) e que ambos estejam no mesmo patamar de conhecimento. Quando qualquer uma dessas condies essenciais falha, h o que chamado de rudo na comunicao. Apesar dos grandes avanos tecnolgicos, a Comunicao Verbal ainda a mais usada para passar informaes, principalmente nas relaes interpessoais. Em uma empresa, por exemplo, avisos so passados com linguagem escrita, o e-mail ainda o recurso mais usado para troca de mensagens via web e em relaes familiares o dilogo permanece eficaz. Embora a Comunicao Visual seja hoje o recurso mais usado na propaganda, esta ainda utiliza de recursos verbais em alguns meios de comunicao, como, principalmente, no rdio e na televiso, e, eventualmente, na internet. Alguns recursos utilizados na Comunicao Verbal so responsveis por prender a ateno do receptor mensagem, como o caso do impacto e da curiosidade. Quando uma mensagem enviada, o emissor precisa ter o mnimo de sensibilidade para saber o efeito que causar no receptor. Quando o efeito impactante, gera uma correspondncia com a vivncia do receptor, e isso o agua a prestar mais ateno na mensagem que est recebendo. Logo, a curiosidade do receptor fundamental para que a mensagem enviada pelo emissor exera o efeito por ele desejado. A Comunicao Verbal escrita foi tambm o grande marco evolutivo na transmisso do conhecimento humano. Nas sociedades grafas o conhecimento era passado de forma oral, e isso impedia a evoluo por conta da impossibilidade de acmulo de conhecimento na memria humana, ento suporte do saber. Com o desenvolvimento da escrita, o homem passou a contar com uma memria extracorprea, que ultrapassou os limites espao-temporais na passagem de conhecimento e viabilizou a evoluo intelectual, pois, a partir de ento, a memria humana passou a ser livre para buscar novos conhecimentos. A Comunicao Verbal se diferencia das demais formas de comunicao, que tendem a apenas enviar mensagens, ao possibilitar a troca de informaes entre emissor e receptor. E sua caracterstica imediatista a faz ser majoritariamente utilizada nas relaes interpessoais. Ainda a forma mais comum de comunicao, apesar de todos os novos recursos comunicacionais.

Anda mungkin juga menyukai