Anda di halaman 1dari 11

RESENHA ANA BEATRIZ SOARES DA SILVA

BELM OUTUBRO - 2012

ANA BEATRIZ SOARES DA SILVA

RESENHA

Trabalho apresentado ao Professor (a) Celma Chaves, da disciplina Teoria da Histria e Arquitetura I, da turma 0 0!0, turno vespertino do curso de Arquitetura e "rbanismo#

Universidade Federa d! "ar# Be $% & '1 de O()(*r! de 2012

1-INTRODU+,O

$esenha feita do cap%tulo &As '(rias Idades do )spa*o+ (cap%tulo ) do livro &,aber 'er a Arquitetura+, de -runo .evi#

AS V-RIAS IDADES DO ES"A+O

A histria do desenvolvimento da arquitetura se mistura com a histria da civili/a*0o, com base na sua cultura espacial ou no seu 1osto arquitet2nico# 3o processo histrico4art%stico h( pressupostos a se levar em considera*0o5
1- Pressupostos sociais: resultados de um programa construtivo, fundamentado basicamente nas condies econmica e nos costumes. 2- Pressupostos intelectuais: inclui a coletividade, o individuo e aquilo que ele almeja dentro da sociedade, religi o, mundo, etc. !- Pressupostos t"cnicos: progresso nas t"cnicas e organi#aes construtivas as suas aplicaes no artesanato e na ind$stria. %- & mundo figurativo e est"tico: o conjunto das concepes e interpretaes da arte e o vocabul'rio figurativo que, em cada "poca, forma a l(ngua de onde os poetas e)traem palavras e frases para e)primir, em linguagem individual, as suas criaes.

Todos estes fatores, analisados no con6unto de suas rela*7es vari(veis, Apresentam a cena sobre a qual nasce a arquitetura# ,0o sempre os Produtos da coe8ist9ncia e do equil%brio de todos os componentes de Civili/a*0o em que sur1em# Aps isso, analisa4se a histria dos monumentos esquematicamente na# ,e1uinte classifica*0o apro8imativa5
*n'lise urban(stica: diferenas e caracter(sticas dos espaos e)teriores antes e depois da constru o dos monumentos. *n'lise arquitetnica: " a +istoria da concep o espacial *n'lise volum"trica: " o estudo do inv,lucro mural que contem o espao *n'lise dos elementos decorativos: escultura e pintura aplicadas - arquitetura *n'lise da escala s o as relaes dimensionais do edif(cio com o par.metro +umano

1. * escala +umana dos gregos /gnor.ncia do espao interior, a gl,ria na escala +umana. /gnor.ncia do espao interior: o espao interior, nunca foi pensado, do ponto de vista criativo, porque n o respondia -s funes e interesses sociais. o templo grego n o era concebido como a casa dos fi"is, mas como a morada impenetr'vel dos deuses. 0ns consideraram a nega o do espao, e outros a e)alta o da escala +umana: quem investigar arquitetonicamente o templo grego buscando, sobretudo uma concep o espacial fugir' +orrori#ado, indicando-o como e)emplar de n oarquitetura. 1as quem se apro)ima do Part+enon, o admira como uma grande escultura.

2. & espao est'tico da antiga 2oma 3 grandiosa na organi#a o de seus espaos interiores 2oma, no dom(nio de outras terras, absorve a arquitetura das terras conquistadas. 4ovas t"cnicas construtivas, consci5ncia cenogr'fica, fecundidade inventiva fa# da arquitetura romana uma enciclop"dia morfol,gica da arquitetura. & espao romano " pensado estaticamente, com escala inumana e monumental, independente do observador, demonstra o poder do imp"rio e sua superioridade, autoridade.

!. * diretri# +umana do espao crist o 2euniram na igreja a escala +umana dos gregos e a consci5ncia do espao interior romano. Produ#indo uma revolu o funcional 6oda a concep o planim"trica e espacial tem uma $nica medida de car'ter din.mico: " guiada pelo ol+ar do observador. * diferena entre a escala +umana grega e a crist " que a primeira " est'tica e a segunda respeita o dinamismo do +omem.

%. *rquitetura bi#antina: & tema basilical e)alta-se e e)aspera-se no per(odo bi#antino

4a bas(lica longitudinal se negam as relaes verticais 7ilata o do espao interior.

8. * barb'rica interrup o dos ritmos 6r5s s"culos, entre o bi#antinismo para o rom.nico, c+eios de invases, lutas e ditaduras, que s o vistos como produtores de monumentos aparentemente toscos, vulgares. * eleva o do presbit"rio 9capela-mor: ; interromper o comprimento do ambiente /ntrodu o do ambulacro ou deambulat,rio 9galeria que circunda o altar-mor: ; articular o edif(cio, torn'-lo um organismo mais comple)o em detrimento de uma vis o espacial unit'ria. & engrossamento das paredes & gosto pelo material bruto, ladril+os, pedras 'speras, cal+aus 9sei)os:. * invers o da inten o espacial e dos adjetivos decorativos.

<. 1"trica rom.nica =stamos diante de um conjunto rom.nico caracteri#ado por dois fatos: - a concatena o de todos os elementos do edif(cio: a arquitetura dei)a de agir em termos de superf(cie e se e)prime em termos de estruturas. - a m"trica espacial: uma unidade de arcadas tridimensionais em si mesmas, englobando o espao interior dentro de si.

>. &s contrastes dimensionais e a continuidade do g,tico 3 um erro di#er que o g,tico " um simples derivado do rom.nico, ou mel+or, o seu amadurecimento. =)iste um tema espacial que distingue a arquitetura g,tica da rom.nica: o contraste das foras dimensionais. Pela primeira ve# na +istoria da arquitetura, os artistas concebem espaos que est o em ant(tese polemica com a escala +umana e que produ#em no observador, n o uma mera contempla o, mas um estado de esp(rito de desequil(brio, de afetos e solicitaes contradit,rios, de luta.

4o g,tico, coe)istem e constatam numa ant(tese silenciosa, mas aguda, duas diretri#es: a vertical e a longitudinal.

?. *s leis e as medidas do espao do s"culo @A Busca-se uma ordem, uma lei, uma disciplina contra a incomensurabilidade, a infinitude, a dispers o do espao g,tico, e a casualidade do rom.nico. * renascena foi o bero da mais ousada e)peri5ncia moderna Pela primeira ve#, j' n o " o edif(cio que possui o +omem, mas este que, aprendendo a lei simples do espao, possui o segredo do edif(cio. =nt o se lanam as bases do pensamento moderno na constru o, segundo o qual " o +omem que dita leis ao edif(cio, e n o o contrario

C. Aolumetria e pl'stica do s"culo @A/ &s motivos culturais e arqueol,gicos predominam. 7esenvolve-se a vis o do espao absoluto. /mposi o dos espaos interiores. Doncreti#a-se um novo sentido de volumetria, do equil(brio est'tico e formal das massas. 6riunfam o volume e a pl'stica.

1E. & movimento e a interpenetra o no espao barroco & barroco " a libera o espacial. 3 a liberta o mental das regras dos tratadistas, das convenes, da geometria elementar e da estaticidade. 3 liberta o a simetria e da ant(tese entre espaos interior e e)terior Dria uma nova concep o espacial 6odo o muro se ondula e dobra para criar um novo espao. & movimento barroco n o " conquista espacial, " um conquistar espacial na medida em que representa espao, volumetria e elementos decorativos em a o.

11. & espao urban(stico do s"c. @/@.

7o ponto de vista dos espaos interiores, o s"c. @/@ apresenta variaes de gosto, mas nunca novas concepes. 3 uma "poca de mediocridade inventiva e de esterilidade po"tica. 2epresenta em sua generalidade a fal5ncia total do espao interior e por isto da arquitetura. * verdadeira reden o do s"c. @/@ reali#a-se nos espaos e)teriores, isto ", na urban(stica. & s"c. @/@, pelo menos, tentou refrear o desastre urban(stico, esclareceu os problemas e props as primeiras solues para a cidade moderna.

12. * Fplanta livreF e o espao org.nico da idade moderna =spao moderno se fundamenta na Gplanta livreH * arquitetura moderna reprodu# o son+o g,tico no espao e, e)plorando a nova t"cnica para reali#ar as suas intuies art(sticas, estabelece com os amplos vitrais, que se tornaram agora paredes de vidro, o contato absoluto entre os espaos interior e e)terior. Passa do plano est'tico da casa antiga para o livre e el'stico do edif(cio moderno. & espao moderno reassume, portanto: - o desejo g,tico da continuidade espacial e do estudo minucioso da arquitetura, como consequ5ncia de uma refle) o social. - retoma toda a e)peri5ncia barroca das paredes onduladas e do movimento volum"trico, por consideraes funcionais que se superam imagens po"ticas, nas quais a massa das paredes barroca " substitu(da por divis,rias muito mais leves, - retoma a m"trica espacial da renascena em edif(cios industriais e coletivos, bem como, tamb"m da renascena, o gosto pelas divises modulares, tradu#indo-o nos termos do atual programa arquitetnico. 6endo em comum o tema planta livre, as duas grandes correntes espaciais da arquitetura moderna entendem o espao de forma diferente: - o funcionalismo 9Ie Dorbusier:: apenas racionalmente. * arquitetura funcional respondeu, na *m"rica e na =uropa, -s e)ig5ncias mec.nicas e da civili#a o industrial, com a Fcasa de todosF padroni#ada e annima. - o movimento org.nico 9JranK IoLd Mrig+t:: organicamente e com plena +umanidade. * arquitetura org.nica responde 's e)ig5ncias funcionais mais comple)as, isto ", funcional n o s, com rela o ' t"cnica e - utilidade, mas psicologia do +omem. 3 lei da cultura arquitetnica org.nica a escala +umana, o

rep$dio de toda a arquitetura que se sobrepe ao +omem ou que " independente dele. /nstancia social, coletiva e individual, que guia e inspira a urban(stica e a arquitetura moderna, em sua origem funcionalista e em sua evolu o org.nica, ", de fato, um grande movimento religioso, um movimento que lana o apelo de uma cena f(sica integrada, para uma urban(stica e uma arquitetura que sejam sinal e promessa, ou pelo menos conforto, para a nossa civili#a o.

Anda mungkin juga menyukai