Anda di halaman 1dari 20

compilaes doutrinais VERBOJURIDICO

MESTRADO EM DIREITO VERTENTE: CINCIAS JURDICO-PROCESSUAIS

Priso preventiva: a ultima ratio


ngelaTaranta 05122010

verbojuridico

______________ DEZEMBRO 2010

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 2

Priso Preventiva: A ltima Ratio


Dra. ngela Taranta

ndice

Nota de abertura 3 1. Conceito de priso preventiva e sua natureza cautelar 4 2. Restrio e permisso constitucional 4 3. Princpios estruturantes das medidas de coaco em geral ... 6 4. Binmio: deteno e priso preventiva . 7 5. Condies e procedimento de aplicabilidade 9 6. Cumulabilidade . 12 7. Desconto na pena .. 12 8. Prazos de priso preventiva ... 13 8.1. Prazos de durao mxima . 13 8.2. Suspenso do decurso dos prazos .. 14 8.3. Suspenso da execuo .. 14 8.4. Esgotamento do prazo . 15 9. Reexame e substituio . 15 10. Impugnao das decises sobre priso preventiva e os seus efeitos . 16 11. Extino da medida ... 17 Nota conclusiva .. 18 Bibliografia ..... 19 Jurisprudncia ..... 20

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 3

Nota de abertura

O propsito do presente estudo jurdico destina-se, concretamente, ao esclarecimento sobre a sistemtica que compreende o instituto da priso preventiva e a aplicabilidade do respectivo meio como ultima ratio para a realizao das finalidades previstas no ordenamento adjectivo criminal. A escolha deste tema senciente deve-se necessidade de reunir, de forma categrica e elementar, alguns factores e princpios necessrios que compreendem a figura da priso preventiva nos dias de hoje. Esta medida, se no passado teve uma maior incidncia de aplicao, hoje em dia, com a disponibilizao de modernos meios de controlo com vista imposio de uma medida subsidiria (obrigao de permanncia na habitao; pulseira electrnica), a sua aplicao tem sido substancialmente reduzida. A metodologia utilizada para esta investigao consistiu no estudo jurdico, com teor pragmtico, sobre todos os condicionalismos necessrios que envolvem a imposio da medida de coaco mais privativa existente em toda ordem jurdica, junto de vrias fontes, tais como: livros, peridicos electrnicos, revistas cientficas e acrdos. A finalidade deste estudo procura reflectir, em concreto, o conflito existente entre o jus puniendi do Estado e o jus libertatis do cidado.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 4

1. Conceito de priso preventiva e sua natureza cautelar No decurso do processo penal existe a possibilidade de ocorrerem situaes em que se verifique a exigncia legal (desde que aferidos determinados pressupostos) de privao da liberdade do arguido mediante a aplicao de um determinado meio de coaco, mesmo antes de ser proferida uma deciso judicial condenatria. Ora, o recurso aos meios de coaco deve ser orientado pelos princpios da legalidade, da proporcionalidade e adequao e da necessidade enunciados nos artigos 191. e 193. do Cdigo de Processo Penal. As medidas de coaco inserem-se dentro de um conjunto de medidas de natureza cautelar com vista a garantir o decurso do processo penal sem incidentes (cfr. art. 27. da Constituio da Repblica Portuguesa e art. 191. do Cdigo do Processo Penal). perante este circunstancialismo que no instituto da priso preventiva se afirma com acentuado comprometimento todos estes princpios, especialmente o da necessidade e concomitantemente o seu carcter excepcional, subsidirio e no obrigatrio, dando-se, assim, prevalncia aplicao da medida de coaco: obrigao de permanncia na habitao (cfr. art. 193. n. 3 do Cdigo do Processo Penal) na senda do disposto nos artigos 27., n. 3 e 28., n. 2, ambos da Constituio da Repblica Portuguesa.

A priso preventiva, prevista no artigo 202. do Cdigo de Processo Penal, encontra-se elencada como a medida mais grave e privativa da liberdade do arguido no grupo das medidas de coaco estabelecidas no nosso ordenamento processual penal.

Em concluso, podemos afirmar que, o mecanismo jurdico adoptado para efeitos de aplicao da medida de coaco mais adequada, proporcional e estritamente necessria procura reflectir o respeito pelos ideais democrticos da sociedade.

2. Restrio e permisso constitucional A Constituio da Repblica Portuguesa consagra no artigo 27. o direito liberdade e segurana. No entanto, de acordo com o artigo 27., n. 1 da Constituio da Repblica Portuguesa (doravante, CRP) Todos tm direito liberdade e segurana, acrescentando-se no seu n. 2

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 5

que Ningum pode ser total ou parcialmente privado da liberdade, a no ser em consequncia de sentena judicial condenatria pela prtica de acto punido por lei com pena de priso ou de aplicao judicial de medida de segurana1. As restries ao direito liberdade que se traduzem em medidas restritivas e privativas instituem uma excepo ao princpio constitucional segundo o qual ningum pode ser, total ou parcialmente, privado da liberdade, a no ser em consequncia de sentena judicial condenatria pela prtica de um crime punido com pena de priso ou com medida de segurana (princpio da presuno de inocncia, cfr. art. 27. da CRP). Estas medidas constituem restries a um direito fundamental integrante da categoria dos direitos, liberdades e garantias e esto sujeitas s regras do artigo 18., n. 2 da Constituio da Repblica Portuguesa2, no podendo a lei criar outras medidas para alm das previstas nos n.s 2 e 3 do artigo 27.: princpio da tipicidade constitucional dos meios privativos e restritivos da liberdade. O nosso sistema normativo constitucional reconhece expressamente o princpio da subsidiariedade da priso preventiva e o seu carcter excepcional, no obrigatrio, interligando-se, na sua aplicao, com o princpio da presuno de inocncia daqueles a quem residualmente aplicada, no devendo ser esta aplicada ou mantida sempre que possa ser aplicada outra medida de coaco mais favorvel prevista na lei (cfr. art. 28., n. 2 da CRP). Com efeito, o Cdigo de Processo Penal (doravante, CPP), para alm de acentuar a natureza excepcional e residual da priso preventiva (cfr. arts. 193., n.2 e 202., n.1 do CPP), estabelece um regime exaustivo sobre a execuo desta medida de coaco, sujeitando-a ao reexame dos respectivos pressupostos, de trs em trs meses (cfr. art. 213. do CPP) e preceitua

1 Este dispositivo constitucional e todos os restantes preceitos legais respeitantes aos direitos fundamentais devem, segundo o preceituado no art. 16., n. 2 da Constituio da Repblica Portuguesa, ser interpretados e integrados de harmonia com a Declarao Universal dos Direitos do Homem (doravante, DUDH). Este princpio constitucional encontra-se em conformidade com os direitos fundamentais liberdade e segurana regulados na DUDH (cfr. art. 3. da DUDH). Igualmente prev o art. 9. da mesma Declarao que Ningum pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Igualmente, no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos (doravante, PIDCP), o art. 9., n. 1, cita que Todo o indivduo tem direito liberdade e segurana da sua pessoa. Ningum pode ser objecto de priso ou deteno arbitrria. Ningum pode ser privado da sua liberdade a no ser por motivo e em conformidade com processos previstos na lei.. Por sua vez, a Conveno Europeia dos Direitos do Homem (doravante, CEDH) consagra no seu art. 5., n. 1 que Toda a pessoa tem direito liberdade e segurana, enumerando as respectivas excepes, mas sempre mediante procedimento legal, sendo um deles Se se tratar da deteno legal de um menor, feita com o propsito de o educar sob vigilncia, ou da sua deteno legal com o fim de o fazer comparecer perante a autoridade competente (cfr. art. 5., n. 1, al. d) da CEDH). 2 Alis, conforme resulta do art. 165., n. 1, als. b) e c) da CRP, a competncia legislativa sobre os direitos, liberdades e garantias e todo o regime geral dos actos ilcitos de mera ordenao social e do respectivo processo so da exclusiva competncia da Assembleia da Repblica, salvo autorizao ao Governo. Sendo a Assembleia da Repblica um dos rgos de soberania consagrados na Constituio, para alm do Presidente da Repblica, do Governo e dos Tribunais, , nos termos da lei fundamental, a assembleia representativa de todos os cidados portugueses.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 6

a concepo da sua necessidade pela inadequao ou insuficincia de outras medidas de coaco menos gravosas, revelando-se como uma medida residual.

3. Princpios estruturantes das medidas de coaco em geral Na sequncia das alteraes introduzidas pela Lei n. 48/2007 de 29 de Agosto, o legislador do novo texto penal adjectivo manteve os princpios da legalidade ou tipicidade e da sua necessidade das medidas de coaco (cfr. art. 191. do CPP), ao consagrar que somente exigncias processuais de natureza cautelar fundamentam a diminuio, total ou parcial, da liberdade das pessoas.

Na esteira da Constituio, qualquer medida restritiva ter que assumir sempre um carcter excepcional, to-s sendo admitida quando estiver em causa a defesa ou proteco de outros direitos, tambm, constitucionalmente garantidos e na medida necessria prossecuo dos fins que com esses meios se pretende acautelar (cfr. art. 18., n. 2 da CRP), proibindo-se, assim, o excesso das medidas relativamente aos fins pretendidos.

O princpio da proporcionalidade em sentido lato, tambm, designado como princpio da proibio do excesso, tem consagrao constitucional no n. 2 do art. 18. da CRP e encontrase, igualmente, previsto e decomposto no art. 193. do CPP, ancorando os seguintes princpios: princpio da conformidade ou adequao, uma vez que as medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias devem revelar-se como um meio adequado para a prossecuo dos fins pretendidos, com salvaguarda de outros direitos ou bens constitucionalmente protegidos; princpio da exigibilidade ou da necessidade, pois essas medidas restritivas tm de ser exigidas para alcanar as finalidades em vista; princpio da justa medida ou proporcionalidade em sentido restrito, ou seja, no podero ser aplicadas medidas excessivas para alcanar os fins pretendidos, exigindo-se sempre uma ponderao entre as desvantagens dos meios em relao s vantagens do fim; e, por fim, a par destes princpios surge, tambm, o princpio da subsidiariedade, id est, somente dever-se- recorrer s medidas detentivas em ultima ratio e aps a certificao de que nenhuma medida de coaco menos gravosa suficiente para garantir a satisfao das exigncias cautelares (cfr. art. 193., n. 2 do CPP). Neste mbito, FREDERICO ISASCA3 expe a importncia de referir mais dois princpios: o da jurisdicionalizao, que visa assegurar a mxima objectividade e imparcialidade na restrio de direitos, liberdades e garantias em processo penal, atribuindo a um juiz, em
Cfr. ISASCA, Frederico A priso preventiva e as restantes medidas de coaco. In PALMA, Maria Fernanda, coord. - Jornadas de Direito Processual Penal e Direitos Fundamentais. Lisboa : Livraria Almedina Coimbra, 2004. 448p. ISBN 972-40-2217-X. p. 99-108.
3

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 7

exclusivo e de forma indelegvel - salvo o termo de identidade e residncia4 que, tambm, pode ser aplicado pelo Ministrio Pblico e pelos rgos de Policia Criminal segundo os termos do n. 1 do art. 194. e 196. do CPP -, a competncia para a aplicao das medidas de coaco; e o da cumulao, pois sempre que a cumulao de duas ou mais medidas de coaco se revele suficiente e adequada para cumprir as finalidades constantes do art. 204. do CPP, em face da aplicao de uma medida mais gravosa, dever optar-se pela cumulao, em prejuzo da medida mais gravosa. Igualmente, cumpre destacarmos que o princpio da presuno de inocncia, previsto nos n.s 2 e 3 do art. 27. da CRP, uma garantia fundamental e, por isso, a imposio de limitaes liberdade s pode ser admitida na medida da sua estrita necessidade para a realizao dos fins do processo. O mesmo preceito legal determina a impossibilidade de se impor ao arguido qualquer medida de coaco restritiva do seu direito de liberdade, que se traje de execuo de pena, antes de ser proferida a sentena condenatria transitada em julgado. Probe-se, desta forma, a aplicao da designada pena antecipada.

4. Binmio: deteno e priso preventiva Como vimos a referir, conquanto o art. 27. da CRP expressamente consagre e salvaguarde o direito de todos os cidados liberdade e segurana, o seu n. 3 no deixa de contemplar algumas restries ao princpio fundamental da liberdade, como o exerccio da deteno em determinados casos e condies, por demanda da defesa de valores fundamentais da prpria comunidade, cuja liberdade e segurana se planeia salvaguardar. A deteno prevista no art. 254. do CPP constitui uma medida cautelar de privao da liberdade pessoal, no necessariamente dependente de mandado judicial, com natureza precria e excepcional, emergente da deciso judicial interlocutria, ou seja, entre a validao judicial da deteno e a deciso condenatria, dirigida prossecuo de finalidades taxativamente enumeradas na lei. Por seu turno, a priso preventiva j um meio de privao da liberdade embora, tambm, de carcter excepcional, provisrio e subsidirio decretada pelo juiz como meio de coaco em processo penal.
Com a reforma do Cdigo de Processo Penal de 1929, operada pelo Decreto-Lei n. 185/72, de 31 de Maio, todo o contedo relativo s medidas de coaco no Cdigo de Processo Penal foi alterado, esclarecendo-se, tambm, que o termo de identidade e residncia no era uma medida de coaco, mas to-s uma forma de proceder identificao do arguido para este ser encontrado e alertado das suas incumbncias no acto processual. O termo de identidade e residncia , actualmente, uma medida de coaco obrigatria (tanto, nos casos de crime doloso como negligente), destinada, sobretudo, a garantir a disponibilidade do arguido para o cumprimento das finalidades processuais e a nica que pode ser aplicada pelo Ministrio Pblico ou, por via da delegao de competncia (cfr. art. 207. do CPP) por rgos de Polcia Criminal, j que no depende dos critrios de adequao e proporcionalidade a que alude o art. 193. do referente Cdigo.
4

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 8

Neste contexto, podemos entender que estes dois institutos se distinguem quanto sua natureza, finalidade, durao, competncia de procedimento e qualidade processual das pessoas a que podem ser impostas.

Quanto natureza, enquanto a deteno se traduz numa medida cautelar, a priso preventiva constitui uma medida de coaco processual, ou seja, a primeira medida no exige, como exige a ltima, a existncia de um processo penal.

Comparativamente s finalidades, estas so completamente distintas a cada uma destas duas figuras em apreo, pois os fim subjacentes priso preventiva visam evitar a fuga ou perigo de fuga, perigo de perturbao do decurso do inqurito ou da instruo processual, ou perigo da perturbao da ordem e a tranquilidade pblicas ou de continuao da actividade criminosa. A deteno visa, explicitamente (cfr. art. 254. do CPP), o cumprimento de uma das seguintes finalidades: apresentar o detido a julgamento sob forma sumria; ser presente ao juiz competente para primeiro interrogatrio judicial com vista a aplicao ou execuo de uma medida de coaco; ou assegurar a presena imediata ou, no sendo possvel, no mais curto prazo, a um determinado acto processual.

Relativamente aos prazos de durao, os prazos da priso preventiva so fixados em meses e anos (cfr. art. 215. do CPP), ao passo que os prazos da deteno repercutem-se apenas em horas, fixando-se o seu mximo em 24 horas ou 48 horas, conforme se trate de assegurar a presena do detido, perante autoridade judiciria, em acto processual ou de apresentar o arguido para julgamento em processo sumrio, para primeiro interrogatrio judicial ou para aplicao de medida de coaco (cfr. art. 254., n. 1 do CPP).

No que concerne competncia para proceder ou ordenar a deteno e a priso preventiva, a imposio da priso preventiva cabe exclusivamente ao juiz e pressupe despacho prvio devidamente fundamentado (cfr. arts. 202., n.s 1 e 268., n. 1, al. b) do CPP), ao passo que na deteno pode proceder qualquer autoridade judiciria, qualquer entidade policial ou qualquer pessoa nos caso de flagrante delito (cfr. art. 255. do CPP) sendo ordenada pelo juiz ou pelo Ministrio Pblico e, em casos muito especficos, pelos rgos de Policia Criminal, sendo certo que no pressupe a emisso de um despacho prvio, devendo, quando este no exista, ser validado a posteriori.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 9

No que respeita qualidade dos sujeitos passivos, a priso preventiva apenas pode ser aplicada ao arguido, j a deteno tanto pode recair sobre o arguido, como sobre o suspeito ou outro interveniente processual (testemunhas, ofendido, etc.), dependendo da concreta finalidade a que se destina. Por fim, importa salientar que esta distino demonstra-se pertinente no que respeita entidade competente para conhecer o pedido do habeas corpus, consoante estejamos perante deteno ilegal ou priso ilegal (cfr. arts. 220. e 222. do CPP). Identicamente quanto ao modo de execuo de cada uma: a deteno executa-se sem mandado (flagrante delito) ou com mandado de deteno, ao passo que a priso preventiva executada mediante mandado de captura.

5. Condies e procedimento de aplicabilidade Pela sua natureza cautelar e considerando o carcter excepcional da priso preventiva, as medidas de coaco apenas podem ser aplicadas com vista ao cumprimento dos pericula libertatis referidos no art. 204. do CPP. Estes pressupostos tm de ser reais e baseados em factos concretos que demonstrem que a liberdade do agente representa um perigo real para o andamento do processo criminal e no em suposies ou meros juzos de valor. Pois so estes os alicerces que fundamentam a aplicao de quaisquer medidas de coaco, excepo do termo de identidade e residncia regulado no art. 196. do supra referido diploma legal. Para aplicao da priso preventiva devem verificar-se os seguintes pressupostos: existncia de um dos requisitos gerais no cumulativos estabelecidos no art. 204.5; existncia de fortes indcios da prtica de crime doloso, punvel com pena de priso cujo limite mximo seja superior a cinco anos (cfr. art. 202., n. 1, al. a) do CPP)6; ou tratar-se de pessoa que tiver

Id est: a) fuga ou perigo de fuga; b) perigo de perturbao do decurso inqurito ou da instruo do processo e, nomeadamente perigo para a aquisio, conservao ou veracidade da prova; c) ou perigo de perturbao da ordem e da tranquilidade pblicas ou da continuao da actividade.

O requisito especfico consiste, geralmente, na existncia de fortes indcios de crime doloso punvel com pena de priso de mximo superior a 5 anos (cfr. art. 201., n. 1, al. a) do CPP). No entanto, nos casos de crimes dolosos de terrorismo, criminalidade violenta ou altamente organizada, punveis com pena de priso de mximo superior a trs anos, legalmente possvel a imposio desta medida de coaco (cfr. art. 202. 1, b) do CPP). O terrorismo encontra-se definido na al. i) do art. 1. do CPP e a definio de "criminalidade violenta" est presente na al. j) do art. 1. do mesmo corpo de leis. As questes surgem em relao aos crimes punveis com pena mxima superior a trs anos, mas inferior a cinco, nomeadamente as ofensas integridade fsica simples e que acabam por ser qualificadas, ex vi da interveno do n. 2, do art. 132. do CP (cfr. arts. 143., 145. n. 1, al. a) e n. 2, do CP). No previsto na al. j) do art. 1. exige que as condutas dolosas que se dirigirem contra a vida, a integridade fsica ou a liberdade das pessoas, sejam punveis com penas de priso de mximo igual ou superior a 5 anos. No entanto, a al. b) do art. 202., prescreve, a contrario sensu da al. j) do art. 1., ao admitir a aplicao de priso preventiva a condutas no integradas no conceito de criminalidade violenta, desde que punveis com pena de priso de mximo superior a trs anos. A Jurisprudncia entende que, face al. j) do art. 1., no aplicvel a priso preventiva aos crimes de ofensa integridade fsica qualificada (cfr., art. 145. n. 1, al. a) e n. 2, do CP). Relativamente criminalidade altamente organizada, esta encontra-se prescrita pela al. m) do art. 1. do CPP.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 10

penetrado ou permanea irregularmente em territrio nacional, ou contra a qual estiver em curso processo de extradio7. Naturalmente importa salientar que esta aplicao to-s tem lugar quando verificada a inadequao e insuficincia das medidas anteriormente previstas e s nesse caso, pode, ento, o juiz impor ao arguido a priso preventiva; posto que, para alm disso, se verifique a exigncia de fumus comissi delicti, mediante a existncia de fortes indcios da prtica de crimes dolosos8, aos quais correspondam molduras penais no mximo superior a cinco anos ou trs anos de priso, conforme as als. a) e b), respectivamente, ou, independentemente da moldura penal, quando se verificar a situao prevista na al. c), e, ainda na situao especfica prevista no art. 203., n.2 do CPP. Caso o arguido, sujeito priso preventiva, sofrer de anomalia psquica, o juiz pode impor, ouvindo o defensor e, sempre que possvel, um familiar, enquanto a anomalia psquica se mantiver, em vez da priso preventiva tenha lugar o internamento em hospital psiquitrico ou outra instituio anloga adequada com vista a adoptar as respectivas medidas cautelares necessrias preveno de perigo de fuga ou perigo de cometimento de novos crimes9 (cfr. art. 202., n. 2 do CPP). No podemos olvidar, que o art. 116., n. 2 prev a possibilidade de aplicao de priso preventiva ao arguido que vier a faltar diligncia para a qual tenha sido regularmente convocado. Se o juiz tiver elementos para presumir que uma determinada pessoa pretende ausentar-se aplicao ou execuo da priso preventiva, pode, nesse pice, aplicar-lhe, at que a execuo daquela medida se efective, alguma ou algumas das restantes medidas de coaco previstas nos arts. 198. e 220. (cfr. art. 210. do CPP). Foquemo-nos, agora, nos casos em que o arguido tenha em curso um programa de tratamento de toxicodependncia. Nestas situaes no imposta a priso preventiva, salvo se existirem, em concreto, necessidades cautelares de especial relevncia (cfr. art. 55., n. 4 do Decreto-Lei n. 15/93, de 22 de Janeiro). No obstante o arguido haja sido considerado toxicodependente e a priso tiver de ser ordenada, a sua execuo realizar-se- em zona apropriada do estabelecimento prisional (cfr. art. 55. n. 5 do Decreto-Lei n. 15/93, de 22 de Janeiro).

O processo de extradio regulado pela lei especial (cfr. art. 233. do CPP e Decreto-Lei n. 43/91, de 22 de Janeiro). Questiona-se, momentaneamente, se a avaliao indiciria que permite a afirmao da existncia de fortes indcios, para efeito da aplicao de uma medida de coaco, ter um contedo mais ou menos exigente. Efectivamente o que necessrio que face aos elementos de prova disponveis seja possvel formar a convico quase absoluta de que foi o acusado o autor do crime.
9 8

Cfr. Lei n. 36/98, de 24 de Julho (Lei de Sade Mental).

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 11

Alm disso, o postulado do n. 2 do art. 202. parece afastar a regra geral do n. 2 do art. 192., ambos do CPP, que impede a aplicao da priso preventiva sempre que se verifique causas de iseno da responsabilidade criminal, como o caso da inimputabilidade.

Todas as medidas de coaco so aplicadas por despacho judicial, com excepo do termo de identidade e residncia que, tambm, pode ser aplicado pelo Ministrio Pblico e pelos rgos de Policia Criminal, segundo os termos do n. 1 do art. 194. e 196. do CPP, precedido de audio do arguido, ex vi do princpio do contraditrio, no sujeita a critrios de oportunidade ou discricionariedade. O arguido s no ser ouvido nos casos de impossibilidade devidamente fundamentada (cfr. art. 194., n.3 do CPP). No caso de ter sido aplicada medida de coaco sem prvia audio do arguido e, posteriormente, este for detido para execuo da medida, deve ser apresentado ao juiz competente para interrogatrio, conforme resulta do art. 254. 1. al. a) do CPP, a fim de se pronunciar sobre a medida que lhe foi aplicada sem prvia audio.

O arguido antecipadamente informado dos direitos que lhe assistem dos motivos da deteno e dos factos concretos que lhe so imputados. Durante o inqurito, o juiz no pode aplicar uma medida de coaco mais grave do que a requerida pelo Ministrio Pblico, sob pena de nulidade (cfr. art. 194., n.2)10. Caso o juiz impor uma medida de coaco inferior requerida pelo Ministrio Pblico, ou no aplique nenhuma medida de coaco, a deciso judicial irrecorrvel (cfr. arts. 219. n. 3 e 407. n. 1, al c)), pois somente o arguido tem legitimidade para recorrer e a legitimidade do Ministrio Pblico est subordinada ao benefcio do arguido (cfr. art. 219. n. 1).

Caso os interessados na arguio no estejam presentes no acto, e dado que a arguio da nulidade no tem, nestas circunstncias, prazo especial marcado, aplica-se para a arguio o prazo geral de 10 dias (cfr. art. 105., n. 1 do CPP).

Se a nulidade arguida for indeferida resta ao Ministrio Pblico e/ou ao arguido interpor recurso do despacho que praticou a nulidade.

10

Desde logo, o juiz est vinculado gravidade mxima da medida aplicvel, ou seja, o juiz no pode no aplicar medida de coaco mais grave do que a requerida pelo Ministrio Pblico, mas pode aplicar qualquer uma de todas aquelas que forem menos gravosas e dentro destas a que for mais adequada. Assim, parece-nos que se o juiz exceder a concretizao da medida requerida pelo Ministrio Pblico, ferem-se os princpios da adequao, proporcionalidade e necessidade e de aplicao mnima e extraordinria, princpios inerentes ao requerimento do Ministrio Pblico.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 12

A deciso que impute a medida tomar em conta a proporcionalidade entre a medida e a gravidade do crime.

O despacho ser ferido de nulidade se no contiver na sua fundamentao os seguintes elementos: a descrio dos factos concretos imputados ao arguido (v.g.: tempo, local, modo, relatrios de vigilncia, depoimentos de testemunhas, autos de reconhecimento, etc.); a indicao dos elementos do processo que incriminam os factos imputados, desde que a sua comunicao no impea a descoberta da verdade ou origine perigo para a vida, a integridade fsica ou psquica ou a liberdade dos participantes processuais ou das vtimas do crime; a qualificao jurdica dos factos imputados; a referncia aos factos concretos que preenchem os pressupostos de aplicao da medida.

Este despacho notificado ao arguido, com a advertncia das consequncias de incumprimento das obrigaes que lhe sejam impostas (cfr. art. 194., n. 7 do CPP). Se for aplicada priso preventiva comunicado de imediato ao defensor e a um familiar do arguido ou a pessoa da sua confiana. Durante o interrogatrio judicial e no prazo de interposio de recurso, o arguido e o seu defensor podem consultar no processo os fundamentos de aplicao da medida de coaco. A priso preventiva pode ser aplicada em qualquer momento, desde que seja feita a constituio de arguido, antes ou depois da formao da pronncia, at trnsito em julgado da sentena.

6. Cumulabilidade Apenas permitida a cumulao da priso preventiva com o termo de identidade e residncia, com a suspenso do exerccio de profisso, de funo, de actividade e de direitos (cfr. art. 199, n.1, promio do CPP) e com a proibio de contactos com determinadas pessoas (cfr. art. 200., n. 1, al d), 1. parte, por interpretao extensiva do art. 201., n. 2 do CPP).

7. Desconto na pena O instituto do desconto regulado nos arts. 80. e 82. do Cdigo Penal (doravante, CP) assentam na ideia bsica segundo a qual privaes de qualquer tipo que o agente tenha sofrido em razo do facto ou factos que integram ou deveriam integrar o objecto de um processo penal devem, por imperativos de justia material, ser imputados ou descontados na pena a que, naquele processo, o agente venha a ser condenado.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 13

O tempo de priso preventiva sofrido pelo arguido descontado por inteiro no cumprimento da pena de priso que venha a ser aplicada (cfr. art. 80., n. 1 do CP), semelhana do que se sucede com a deteno e a obrigao de permanncia na habitao11
12

e se lhe for aplicada

pena de multa, a priso preventiva ser descontada razo de um dia de priso por, pelo menos, um dia de multa (cfr. art. 80. n. 2 do CP). Todavia, a norma do artigo 80. do CP pode suscitar algumas complicaes em caso de concurso de infraces, julgadas em processos diferentes. Designadamente no caso do cmulo em primeira instncia, tendo sido ordenada ou mantida a priso preventiva o processo subir em recurso, sendo o arguido absolvido por algum dos crimes em concurso pelo qual tinha sofrido priso preventiva no respectivo processo.

8. Prazos de priso preventiva A priso preventiva com as alteraes da Lei n. 48/2007, de 29 de Agosto passou a ser aplicvel a crimes dolosos punveis com pena superior a cinco anos e, ainda, em situaes de terrorismo, criminalidade violenta ou altamente organizada a que correspondam penas de priso com mximo superior a trs anos (cfr. art. 202., n. 1 do CPP). Os seus prazos de durao mxima esto previstos no art. 215. do CPP, realando-se, neste preceito legal, a necessidade de, na sua contagem, inclurem-se os perodos aos quais o arguido teve sujeito obrigao de permanncia na habitao. Por se tratar de uma medida privativa da liberdade so mais reduzidos os prazos de durao mxima, tanto na fase de inqurito e da instruo (cfr. arts. 276., n. 1 e 306., n. 1 do CPP), como as prprias datas para a realizao do debate instrutrio (se a instruo tiver sido requerida) ou para audincia de julgamento, so designadas com precedncia sobre quaisquer outros processos (cfr. arts. 297., n. 2 e 312., n.3 do CPP).

8.1. Prazos de durao mxima Relativamente aos prazos mximos de durao da priso preventiva, estes encontram-se previstos no art. 215. do CPP. Os prazos de durao mxima no se podem, porm, esgotar numa s fase processual, por tal esto divididos em parcelas. Nos casos-regra, a priso preventiva no pode exceder quatro
11

Anote-se que a partir do Cdigo Penal de 1995, passou a ser descontado na pena em que o arguido seja condenado, no apenas o tempo de priso preventiva, mas tambm, o tempo de deteno e o de cumprimento da obrigao de permanncia na habitao. A medida de coaco denominada obrigao de permanncia na habitao, prevista no art. 201. do CPP, concretiza-se no dever de o arguido no se ausentar, ou no se ausentar sem autorizao, da habitao prpria ou de outra em que de momento resida. A condio da aplicao da obrigao de permanncia a verificao de fortes indcios da prtica de crime doloso, punvel com pena de priso de mximo superior a trs anos.

12

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 14

meses sem que tenha sido deduzida acusao; oito meses sem que tenha sido proferida deciso instrutria, no caso de se ter procedido a instruo; um ano e dois meses sem que tenha havido condenao em primeira instncia; e um ano e seis meses sem que tenha havido condenao com trnsito em julgado.

8.2. Suspenso do decurso dos prazos O decurso destes prazos pode ser suspenso por um perodo sem limite de tempo nas condies preceituadas no art. 216. do presente Cdigo, ou seja, nos casos de doena do arguido que imponha internamento hospitalar13 e se a sua presena for essencial para as investigaes e, igualmente, pode ser suspenso por um perodo de trs meses se tiver sido ordenada a percia cujo resultado possa ser determinante para a deciso de acusao, destacando-se que a suspenso no ocorre quando tiver sido ordenada percia. Apesar da lei ser omissa quanto ao momento em que o despacho pode ordenar a suspenso do decurso dos prazos mximos de priso preventiva, tal acto no poder ser dilatado aps ser ordenada e realizada a percia e sobre a deduo da acusao j se aquele visa apurar a complexidade da percia e determinar a sua relevncia para a deduo da acusao, torna-se desnecessrio vir declarar algo que j foi efectivamente ultrapassado.

8.3. Suspenso da execuo Esta medida de coao pode ser suspensa por motivo de doena grave do arguido, de gravidez ou de puerprio. No mesmo despacho que a aplica, o juiz suspende-a e pode sujeitar o arguido obrigao de permanncia na habitao ou internamento hospitalar (cfr. art. 211., n. 2 do CPP). Esta suspenso implica uma mera apreciao judicial da necessidade ou convenincia da suspenso no caso concreto, tratando-se de uma suspenso ope judicis e no uma suspenso ope legis. Durante o prazo de suspenso o arguido fica sujeito medida de obrigao de permanncia na habitao e a quaisquer outras medidas que se revelarem adequadas ao seu estado e compatveis com ele, nomeadamente a de internamento hospitalar.

13

Relativamente ao internamento preventivo a que se reporta o n. 2 do art. 202., o qual no sendo uma medida de coaco autnoma, constitui, na prtica, uma forma de execuo da priso preventiva nas situaes em que o arguido sofre de anomalia psquica, e com ele se visa prevenir os perigos de fuga e de continuao da actividade criminosa.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 15

8.4. Esgotamento do prazo Como salientam GOMES CANOTILHO e VITAL MOREIRA14: a priso ou deteno ilegal quando ... tenham sido ultrapassados ... os prazos estabelecidos na lei para a durao da priso preventiva. O art, 28., n. 4 da Lei Fundamental determina que a priso preventiva est sujeita aos prazos estabelecidos na lei. Ou seja, teremos de recorrer ao ordenamento jurdico infraconstitucional, in casu, aos n.s 1 a 4 do art. 215. do diploma adjectivo criminal, a se descriminando variados prazos em funo das diversas fases processuais, de determinadas espcies de crimes e em razo da sua punibilidade abstracta e, por fim, da existncia de recurso para o Tribunal Constitucional ou da suspenso do processo para julgamento, em outro tribunal, de uma questo prejudicial. Por seu turno, o n. 1 do art. 217. do mesmo corpo de leis consagra a regra segundo a qual o arguido ser posto em liberdade logo que a medida de priso preventiva se extinguir. A conexo da norma legal indicada com os n.s 1 a 4 do art. 215. determinada que esgotado o prazo fixado nestes ltimos nmeros, no se poder manter a priso preventiva imposta ao arguido no procedimento concreto a que ela respeitava.

9. Reexame e substituio A medida de priso preventiva pode ser substituda pela obrigao de permanncia na habitao e, em caso de anomalia psquica do arguido, pode ser imposta a medida de internamento preventivo em hospital psiquitrico ou em outro estabelecimento anlogo (cfr. art. 202., n. 2 do CPP e art. 27., n. 3, al. b) da CRP). Este acto de substituio da competncia do juiz. No reexame dos pressupostos da priso preventiva, o que importa contestar so as circunstncias capazes de atenuar as exigncias cautelares que justificaram a imposio originria dessa medida de coaco. De acordo com art. 213., n. 1, al. a) do CPP, cumpre proceder ao reexame da subsistncia dos pressupostos que determinaram a aplicao da priso preventiva, e decidir da sua manuteno, substituio ou revogao. Os pressupostos da priso preventiva sero, assim, reexaminados segundo os termos do art. 213.: no prazo mximo de trs meses a contar da data da sua aplicao ou do ltimo reexame;
14

Cfr. GOMES CANOTILHO, J.J.; MOREIRA, Vital - Constituio da Repblica Portuguesa - Anotada - Vol. I. 4. ed. rev. Coimbra : Coimbra Editora, 2007. 1152p. ISBN: 978-972-321-4628

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 16

e quando for proferido despacho de acusao ou de pronncia ou deciso que conhea o objecto do processo e no determine a extino da medida aplicada. O juiz ouvir o Ministrio Pblico e o arguido, se necessrio, e poder pedir percia sobre a personalidade e relatrio social. A deciso que mantenha a medida de coao recorrvel. Com efeito, as medidas de coaco, e em especial a priso preventiva, s devem manter-se enquanto necessrias para a realizao dos fins processuais que - observados os princpios da necessidade, da adequao e da proporcionalidade - legitimam a sua aplicao ao arguido e, por isso, devem ser substitudas por outras menos graves sempre que se verifiquem alteraes das circunstncias que importaram a aplicao da medida de coao imposta. 10. Impugnao das decises sobre priso preventiva e os seus efeitos Os modos de impugnao das medidas de coao so o recurso que aplicvel a todas as medidas de coao e o habeas corpus que apenas se aplica priso preventiva. Relativamente ao recurso, o despacho que aplique, mantenha ou substitua a medida recorrvel; o despacho que indefira a aplicao, revogue ou declare extinta irrecorrvel (cfr. art. 219., n.s 1 e 3 do CPP). O prazo para recurso o prazo geral de 20 dias (cfr. art. 411. n. 1 do CPP). O recurso h-de ser motivado e sobe imediatamente, em separado para o Tribunal de hierarquia imediatamente superior (cfr. arts. 412., n. 1; 407., n. 1, al. c) e 406., n. 2) do CPP). Tem legitimidade para recorrer o arguido e o Ministrio Pblico em benefcio do arguido. Por seu turno, o habeas corpus uma providncia de natureza extraordinria cuja finalidade consiste em pr fim a situaes de privao ilegal de liberdade em curto espao de tempo, garantindo o direito liberdade (cfr. art. 31., n. 1 da CRP e arts. 220. e 222. do CPP)15. Logo que cesse a priso ilegal cessa a providncia de habeas corpus. (cfr. art. 222. do CPP). No caso de priso ilegal, o CPP estabelece que o pedido seja formulado perante o Supremo Tribunal de Justia. Tratando-se de uma providncia destinada a pr termo a violaes da liberdade, h um prazo curto, de oito dias, para o tribunal a apreciar e decidir. Note-se que a providncia excepcional de habeas corpus no se substitui e nem pode substituir-se aos recursos ordinrios, ou seja, no e nem pode ser meio adequado de pr termo a todas as situaes de ilegalidade da priso. Pois, a matria de facto sobre a qual h-de deliberar a deciso tem necessariamente de ser certa ou fundamentada, sem prejuzo de o Supremo Tribunal de Justia poder ordenar algumas diligncias (cfr. art. 223., n. 4, al. b) do
15

possvel a utilizao, simultaneamente, do recurso da deciso que aplicar a medida de coao e da providncia de habeas corpus.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 17

CPP), mas sempre sem poder substituir-se instncia de julgamento da matria de facto, sendo to-s um elemento elucidativo de eventuais lacunas de informao do quadro de facto existentes com vista deciso.

Ora, a priso preventiva confere o direito a indemnizao pelos danos sofridos (cfr. art. 255., n. 1 e 2 do CPP) desde que se verifique uma das seguintes situaes: a privao da liberdade tenha sido ilegal nos termos definidos para o habeas corpus (cfr. arts. 225., n. 1, al. a); 220., n. 1 e 222., n. 2 do CPP); a privao da liberdade se deva a ilegalidade grosseira na apreciao dos pressupostos de facto de que dependia; ou se prove que o arguido no foi agente do crime ou agiu justificadamente. Tem legitimidade para formular o pedido de indemnizao a pessoa detida ilegalmente. No entanto, se essa pessoa falecer sem renunciar ao direito, tm legitimidade para o formular o cnjuge e os descendentes ou ascendentes (cfr. art. 226., n. 2 do CPP). O pedido dever ser formulado no prazo de um ano, calculado a partir da data em que o detido foi libertado ou em que o processo penal for decidido definitivamente (cfr. art. 226., n.1 do CPP).

11. Extino da medida As medidas de coao extinguem-se, em regra geral, de imediato nas subsequentes condies: com o arquivamento do inqurito; com o despacho de no pronncia que deve conter os factos que permitem chegar concluso da insuficincia da prova indiciria (cfr. art. 308., n. 1 do CPP); com o despacho que rejeitar a acusao, caso o juiz considere manifestamente infundada a acusao segundo os termos do n. 2, al. a) do art. 311. do CPP; com a sentena absolutria; com o trnsito da sentena condenatria; e pelo decurso do prazo mximo legal de durao. Igualmente ocorre, no caso de sentena condenatria, se for aplicada pena de priso ou obrigao de permanncia na habitao em medida no superior priso sofrida, ainda que tenha sido interposto recurso, as medidas, tais como priso preventiva e obrigao de permanncia na habitao, extinguem-se imediatamente. Refira-se, por ltimo, que declarada a extino da medida, por fora do esgotamento dos prazos mximos, pode o juiz sujeitar o arguido s medidas previstas nos arts. 197. a 200., ex vi art. 217., n.s 1 e 2 do CPP.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 18

Nota conclusiva

Do que foi dito podemos concluir que a priso preventiva consiste numa privao da liberdade anterior condenao penal transitada em julgado com fins essencialmente processuais elencados no artigo 204. do CPP. Sendo uma medida coactiva, no pode ser entendida e nem imposta com um sentido punitivo, mormente com antecipao do cumprimento da pena que lhe possa vir a ser aplicada. Deve, antes, ser percebida como uma opresso necessria do direito liberdade do arguido, enquanto este constituir uma ameaa grave e sria para a prpria liberdade e segurana de terceiros. Com vista a garantir o respeito pelo cumprimento das finalidades das medidas privativas, a Organizao das Naes Unidas estabeleceu duas normas internacionais para a proteco de pessoas acusadas da prtica de crimes e/ou privadas da liberdade pelas autoridades do seu pas: a Declarao Universal dos Direitos do Homem e o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos. Com o intuito de garantir que ningum poder ser sujeito a tortura ou detido arbitrariamente e que todos tm direito a um processo equitativo e presuno de inocncia perante qualquer acusao da prtica de uma infraco penal de que sejam objecto. Em suma, podemos referenciar que o carcter excepcional das medidas de coaco tem implicaes singularmente necessrias tanto a nvel dos princpios que lhes presidem, quanto ao objectivo que visam prosseguir, bem como da natureza cautelar que lhes prpria.

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 19

Bibliografia
ANTUNES, Canhoto. A priso preventiva, 01-12-2010, <http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=8720> Assembleia da Repblica. Parlamento. 01-02-2010, <http://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/default.aspx> BARBOSA, Jos Accio. A priso preventiva como meio de coaco excepcional, 01-12-2010, <http://wladimirbrito.tripod.com/id88.html> BELO, Warley. A priso preventiva e a presuno de inocncia, 01-12-2010, <http://warleybelodireitopenal.blogspot.com/2010/09/prisao-preventiva-e-presuncao-de.html> Centro para os Direitos Humanos. Departamento de Preveno do Crime e Justia Penal. Manual de normas internacionais sobre priso preventiva, 01-12-2010, http://www.gddc.pt/direitos-humanos/FP_3.pdf DIAS, Jorge de Figueiredo Direito Processual Penal, Coimbra Editora : 1974 (reimpresso em 2004) EIRAS, Henrique Processo Penal Elementar. Lisboa : Quid Juris? Sociedade Editora Lda : 2007 , 720p. ISBN 978-972-724-357-0 GARCIA, Hugo. Priso preventiva vs. priso domiciliria, 01-12-2010, <http://www.speakerscorner.org.pt/pris-o-preventiva-vs-pris-o-domicili-ria> GOMES CANOTILHO, J.J.; MOREIRA, Vital - Constituio da Repblica Portuguesa - Anotada - Vol. I. 4. ed. rev. Coimbra : Coimbra Editora, 2007. 1152p. ISBN: 978-972-321-4628 ISASCA, Frederico A priso preventiva e as restantes medidas de coaco. In PALMA, Maria Fernanda, coord. - Jornadas de Direito Processual Penal e Direitos Fundamentais. Lisboa : Livraria Almedina Coimbra, 2004. 448p. ISBN 972-40-2217-X. p. 99-108 Jusbrasil notcias. O Princpio da Presuno de Inocncia, 01-12-2010, <http://www.jusbrasil.com.br/noticias/984/o-principio-da-presuncao-de-inocencia> LEITE, Gisele. Consideraes sobre a priso preventiva, 01-12-2010, <http://www.giseleleite.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=444384> Magistrados do Ministrio Pblico Cdigo de Processo Penal Anotado, Comentrios e Notas Prticas. Coimbra : Coimbra Editora, 2009. 1222p. ISBN 978-972-32-1691-2 MAIA GONALVES, Manuel Lopes Cdigo Penal Portugus - Anotado e Comentado - Legislao Complementar. Lisboa : Livraria Almedina Coimbra, 2009. ISBN 978-972-403-777-6 MARQUES DA SILVA, Germano - Curso de Processo Penal, vol. II. Lisboa : Editora: Verbo. 2008. 414p. ISBN 978-972-221-592-3 PEREIRA, Rui. Habeas Corpus, 01-12-2010, <http://coisaseloisas.wordpress.com/2007/01/28/habeascorpus/> PINHO, David Valente Borges de Da Aco Penal, Tramitao e Formulrios. Coimbra : Coimbra Editora, 1994. 207p. PINTO, Antnio A. Pinto A Tramitao Processual Penal. Coimbra : Coimbra Editora, 2001. 1257p. ISBN 972-32-0997-7 Tribunal da Relao do Porto. Medidas de coaco e priso preventiva (aps Lei 48/2007), 01-12-2010, <http://www.trp.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=196>

NGELA TARANTA

PRISO PREVENTIVA A LTIMA RATIO : 20

ZENHA, Jos Manuel Lopes. Medidas de coao e priso preventiva (aps Lei 48/2007), 01-12-2010, <http://www.trp.pt/mp_outros/medidas-de-coacao-e-prisao-preventiva-apos-lei-48/2007.html>

Jurisprudncia
Acrdo n. 1058/05-1 de Tribunal da Relao de vora, 21 de Junho 2005 <http://jurisprudencia.vlex.pt/vid/22822403> Acrdo n. 314/04.5 TATNV do Supremo Tribunal de Justia, 12 de Junho de 2006 http://www.stj.pt/nsrepo/not/HABEAS%20CORPUS.pdf Acrdo do Processo n. 1794/09.3TBVNG-B.P1 - 1 Sec. do Tribunal de Famlia e Menores de V. N. Gaia, de 27 de Outubro de 2010 <http://www.trp.pt/jurisprudenciacrime/crime_1794/09.3tbvng-b.p1.html> Acrdo n. 720/97 do Processo n 390/97 <http://w3.tribunalconstitucional.pt/acordaos/Acordaos97/701-800/72097.htm> Acrdo do Processo n. 12/09.9TAAMM.P1 - 1 Sec., 7 de Julho de 2010, <http://www.trp.pt/jurisprudenciacrime/crime_12/09.9taamm.p1.html> Acrdo n. 584/01 do Processo n. 746/2001 <http://w3.tribunalconstitucional.pt/Acordaos/Acordaos01/501-600/58401.htm> Acrdo do Processo n. 298/93 do Tribunal da Comarca de Felgueiras <http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/7bb6634c4d72b78e802568fc003a89b0?O penDocument> Acrdo n. 142/2007 do Processo n. 54/07 <http://w3.tribunalconstitucional.pt/acordaos/Acordaos07/101-200/14207.htm> Acrdo n. 305/89 do Processo n. 305/89 <http://w3.tribunalconstitucional.pt/acordaos/Acordaos89/301-400/30589.htm> Acrdo n. 426/2008 do Processo n. 595/08 <http://w3.tribunalconstitucional.pt/acordaos/Acordaos08/401-500/42608.htm>

Anda mungkin juga menyukai