Anda di halaman 1dari 7

T2

Formao em HTPC

TEXTO: Situao de Aprendizagem


Percursos para aprendizagem significativa. Adalberto Ribeiro

CEMEB
(...) o trabalho docente competente um trabalho que faz bem. a q u e l e em que o

........................................................ Prof. ........................................................

docente mobiliza todas as dimenses de sua ao com o objetivo de proporcionar algo bom para si

mesmo, para os alunos e para sociedade. Ele utiliza todos os recursos de que dispe e o faz de maneira crtica, consciente e comprometida c o m a s n e c e s s i d a d e s concretas do contexto social em que vive e desenvolve seu ofcio.

Terezinha Azerdo Rios. SMEC/UAB ITAPEVI 2014

Situao de Aprendizagem
Em um sentido amplo e considerando o que j estudamos sobre currculo oculto, tudo que acontece na escola se constitui em Situao de Aprendizagem. A festinha do dia das mes ou a festa da primavera, o intervalo e a hora da merenda so e sero sempre situaes formativas, situaes de aprendizagem. Antes de prosseguirmos neste assunto, vamos fazer um desvio necessrio para falar de Qualidade. A Professora Terezinha Rios em seu livro: Compreender e ensinar: por uma docncia da melhor qualidade, ao falar de qualidade, nos faz uma provocao: Qualidade ou qualidades? Qualidade um conceito multidimensional, ou seja: se refere a um conjunto de propriedades e atributos de algo. Por exemplo, a qualidade da gua de uma determinada fonte implica em um conjunto das propriedades e atributos que constituem as caractersticas dessa gua. As propriedades so inerentes ao produto gua: quantidade de sais minerais, capacidade de conduzir eletricidade; densidade; cor; gosto; cheiro e etc. J os atributos so subjetivos, atribudos por algum e podem variar: gostosa, leve... Acontece que estamos acostumados a pensar e associar Qualidade a coisa boa. Ser? Se a gua da fonte estiver contaminada com bactrias ou agrotxico, ela ainda ter qualidades, inclusive estes agentes contaminantes faro parte da qualidade dessa gua. Ela ter mais esta qualidade. Um mvel de madeira, mandado fazer e com durabilidade de 10 anos tem qualidade e um mvel de madeira feito em srie e comprado pronto, com durabilidade cinco vezes menor, no tem? Ambos tm qualidades, e muitas! Propriedades da madeira usada; dos acessrios; do sistema de fixao; da tinta usada para revestimento e atributos como barato; caro, bonito, feio... Ambos tm! Qualidade ento no um adjetivo. No sinnimo de coisa boa como comumente pensamos. A autora usa j no ttulo de seu livro, (...) docncia da melhor qualidade. Voltemos ao exemplo da festinha da escola que, como dissemos, sempre uma situao de aprendizagem. A msica que escolhemos pra tocar; O volume do som; A decorao; As iguarias que so servidas;

Situao de Aprendizagem
A forma como estas iguarias so servidas; O destino imediato do lixo gerado pelo consumo dessas iguarias; A forma de participao das crianas. Quantas coisas mais acontecem em uma festinha (que s um exemplo) e que constituem a Qualidade da situao, e tem importncia fundamental na formao dessas crianas? Formamos pessoas que se conformam e aprendem a tomar como natural o som muito alto e desconfortvel? Ela , portanto uma situao de aprendizagem e com muitas qualidades, porm, atribuir um adjetivo a essas qualidades requer pensar e reparar na intencionalidade educativa que faria desta situao de aprendizagem: a festinha uma Situao de Aprendizagem da melhor qualidade?

Vamos ao ponto: Quais as propriedades e atributos de uma Situao de Aprendizagem da Melhor qualidade?

Uma Situao de Aprendizagem requer intencionalidade, planejamento. No bojo desta intencionalidade devem estar: Objetivos pedaggicos vinculados a expectativas de aprendizagem; sondagem ou diagnstico inicial; estratgias de sensibilizao e estratgias educativas adequadas; atividades e sequncia didtica; estratgias de interveno; estratgias e critrios de avaliao.
Recomendamos que voc faa um sobrevoo no GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAES DIDTICAS: Situao de aprendizagem atividade 05 do caderno item 10 do Sumrio no Blog FOR+Pro Livro verde 4 Ano AQUI>>>

1 Objetivos Pedaggicos Currculo sempre uma escolha. Dentro do universo de conhecimento acumulado e disponvel, o currculo de um segmento de ensino um recorte deste universo que representa o conjunto de conhecimentos escolhidos pela relevncia e necessidade frente realidade de um tempo. Este conjunto de saberes traduzido em Expectativas de Aprendizagem e so distribudos de forma estruturada nos anos de durao do segmento (E.F Ciclo I; E.F Ciclo II;E.M)
Para ver a Estrutura Curricular Oficial do Ciclo I da Rede Estadual (SP) de Educao. Clique AQUI>>

Abaixo, as fotos de uma parte das expectativas de aprendizagem para Lngua Portuguesa e Matemtica que so definidas por srie/ano a partir de objetivos gerais.

Situao de Aprendizagem

Ou

Situao de Aprendizagem
Portanto, a elaborao de uma situao de aprendizagem toma como referncia uma das expectativas desta estrutura que dividida por srie/ano. Para uma turma de 4 ano, por exemplo, adota-se uma expectativa prevista para esta turma e desenvolve-se a Situao de Aprendizagem. EXEMPLO: Espera-se que ao final do 4 ano os alunos sejam capazes de: (...) Reconhecer semelhanas e diferenas entre poliedros. Este o Objetivo Pedaggico: Promover o desenvolvimento dos conhecimentos necessrios (ensinar) para que os alunos reconheam as semelhanas e diferenas entre poliedros. 2 Sondagem ou diagnstico inicial Esta etapa consiste em apresentar o tema s crianas para saber o que eles j conhecem e principalmente, identificar os Pr-conceitos que j possuem sobre o assunto. No caso do tema que envolve as figuras geomtricas, propor, por exemplo, uma brincadeira de adivinha na qual eles tenham que descrever embalagens de diversas formas. Veja proposta AQUI>> Pg. 320 Com isso, ser possvel ao professor, se apropriar dos (des) conhecimentos dos alunos tais como: lados, pontas, arestas, canto, quina, frente, lado, e etc. Nesta fase, uma etapa importante da Situao da Aprendizagem no pode ser negligenciada: a sensibilizao. 3 Estratgias de sensibilizao Consiste em criar uma forma de atrair a curiosidade, a ateno e interesse das crianas pelo tema. Pode ser uma foto, um vdeo, uma histria, um desafio, enfim, algo que lhe desperte o desejo de aprender ou fazer. No caso do nosso exemplo, o desafio de se construir ao final, um carrinho ou um rob ou um foguete ou ainda qualquer outro brinquedo para uma exposio na escola. (cuidado para no induzir ou reforar as distines arbitrrias de gnero)

Situao de Aprendizagem

4 - Atividades e sequncia didtica No contexto da aprendizagem, a escolha das atividades extremamente importante, pois, por melhor que possa ser a inteno do professor, ela pode ser interessante para uns e no para outros. Isso acontece porque uma atividade s se torna interessante ou no, pelo significado que ela representa. Para tanto, necessrio que o aluno reconhea a sua autoria na atividade que est desenvolvendo e tambm, a funcionalidade dos conceitos novos numa situao prtica e contextualizada. (nisso, a sensibilizao com proposta de construir um produto ajuda muito!) Importante destacar que atividade no pode ser entendida com sentido de tarefismo. H que se ter em mente ao propor uma atividade, que para realiz-la sejam mobilizados pelos alunos alguns conceitos novos anteriormente explicados e alguns desafios cognitivos (problemas) cujo grau de dificuldade represente estmulo aos alunos, ou seja, provoque-os a pensar, propor hipteses de soluo, errar e serem instigados a tentar de novo, recorrer as colegas, enfim, atividades calibradas para a ZDP (Vygotsky) dos alunos. 5 Estratgias de interveno Uma situao de aprendizagem pressupe apresentao de novidades conceituais e/ou atitudinais e/ou procedimentais aos alunos. As atividades precedem a sondagem inicial que tem a funo justamente de dar ao professor o conhecimento do qu os alunos j sabem e principalmente, o qu so prconceitos que precisam ser ajustados, sobre o tema. Portanto, a interveno inicial do professor

Situao de Aprendizagem
para ensinar a novidade ser tanto melhor quanto mais atento estiver s informaes obtidas pela sondagem. Depois da introduo ao tema, o professor prope as atividades cujo desenvolvimento requer intervenes constantes, contudo, as intervenes devem se caracterizar por serem antes de tudo, questionadoras das opes dos alunos, provocando-os a pensar. Deve-se praticar a Pedagogia da Pergunta e resistir a tentao de dar respostas que anulem os desafios da atividade. Esta postura igualmente importante diante dos erros. Devemos ter em mente que no processo de aprendizagem os erros devem ser muito bem vindos, pois, so eles os principais indicadores da necessidade de interveno. Os erros, no entanto, antes de serem corrigidos pelo professor deve ser posto em dvida aos alunos, para que eles tenham oportunidade de autoavaliao. O professor, portanto, questiona a hiptese (errada), provoca o aluno a pensar sobre a sua resposta ou opo de soluo. Aprendizagem passa pelos testes de hipteses. Vejamos um exemplo prtico, ainda sobre o tema das figuras geomtricas: Se um aluno indica a quantidade de lados de uma figura e NO considera o lado que se apoia sobre a mesa, uma interveno deve questionar a resposta e propor outra maneira de contar os lados (pegando o slido nas mos, por exemplo) e no contar ao aluno a quantidade certa. Em outras palavras, deve-se oferecer um redirecionamento para o pensamento a fim de que o aluno descubra por si o seu erro. As referncias que no podem ser desprezadas so as expectativas de aprendizagem para a atividade, sabendo-se que os alunos as atingem, no por meio de informao ou discursos e sim por meio das situaes que mobilizem suas estruturas mentais. 6 Estratgias e critrios de avaliao Novamente, a estrela desta etapa so as expectativas de aprendizagem, os objetivos pedaggicos definidos para o perodo (bimestre, semana). Avalia-se, portanto, o processo de aquisio destes objetivos. As estratgias de avaliao permanente so fundamentais para as intervenes do professor no desenvolvimento das atividades, reorganizando grupos, substituindo ou incluindo novas propostas e materiais. Avaliao nesta perspectiva tem carter eminentemente formativo e est a servio da aprendizagem, sendo descartada qualquer forma de avaliao classificatria ou de carter de quantificao. Sua realizao depende muito mais das observaes atentas do professor para subsidiar, orientar as suas decises e intervenes. Lembramos que as expectativas de aprendizagem podem contemplar simultaneamente mais de uma dimenso: (conceitual, procedimental e atitudinal) e a avaliao deve alcanar todas as dimenses envolvidas. Uma situao de aprendizagem sobre o tema: Lixo e meio ambiente, por exemplo, envolve simultaneamente os conceitos de reciclagem, recursos naturais, preservao dos rios e etc.; os procedimentos de funcionamento da coleta seletiva, utilizao de cestos de lixo, reaproveitamento de materiais e as atitudes adotadas a partir dos conhecimentos adquiridos. Todos devem ser objetos de ensino, estarem presentes nas situaes de aprendizagem e serem alvos de observao, avaliao e interveno. Adalberto Ribeiro - 2014

Anda mungkin juga menyukai