Anda di halaman 1dari 29

PROCESSO SELETIVO - UFPR LITORAL 2008

15/06/2008
01 - O aquecimento global e as alteraes climticas de hoje so de um tipo novo. So causados pela ao do homem. Mas ns tivemos de nos adaptar a mudanas no clima por centenas de milhares de anos. Sobrevivemos por 1,5 milho de anos idade do gelo. Os ltimos 10 mil anos foram os mais estveis em termos climticos dos ltimos 750 mil anos. O que me surpreende ver tantos especialistas falando sobre as mudanas atuais sem olhar para a Histria. No percebem quo vulnerveis ns somos em comparao a um imprio de 500 anos atrs, porque nunca existiram tantos seres humanos e porque vivemos em cidades numa civilizao industrial. Os efeitos do clima atingem bilhes de pessoas. Estudar o clima passado saber como outros povos se adaptaram s mudanas. obter pistas sobre o que fazer no futuro.
(Revista poca, 12 maio 2008.)

De acordo com o texto, correto afirmar: *a) b) c) d) e) Com relao s mudanas climticas, somos mais vulnerveis hoje do que ramos antigamente. No houve mudanas climticas nos ltimos 10 mil anos. Com relao s mudanas climticas, somos vulnerveis hoje tanto quanto ramos antigamente. Com relao s mudanas climticas, somos menos vulnerveis hoje do que ramos antigamente. A quantidade de seres humanos no planeta hoje (bilhes de pessoas) uma prova de que as alteraes climticas no constituem risco ao ser humano.

O texto a seguir referncia para as questes 02 e 03. O exame de imputabilidade penal serve para avaliar se um acusado capaz de responder pelo seu crime, ou seja, um imputvel penal. Tambm utilizado para mostrar que a vtima era incapaz de se defender contra o crime. Por exemplo, uma criana menor de idade no pode segundo a lei ser responsabilizada por um crime. No entanto, se um crime for cometido contra uma criana indefesa, o exame tambm realizado, mas para incriminar o agressor. 02 - De acordo com o texto, o exame de imputabilidade penal tem: a) *b) c) d) e) uma nica finalidade. duas finalidades. trs finalidades. quatro finalidades. cinco finalidades.

03 - Considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O exame de imputabilidade penal feito em adultos. O exame de imputabilidade penal feito na vtima. O exame de imputabilidade penal feito no acusado. O exame de imputabilidade penal feito em crianas.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

04 - Nem tudo vantagem no processo de civilizao. Com o tempo, o homem teve atenuados alguns de seus instintos mais primordiais. Os outros animais, no. Muitos deles, inclusive, utilizam seus sensores para se comunicar com outros seres de sua espcie. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) A atenuao de alguns instintos mais primordiais uma desvantagem dos animais em relao aos seres humanos. A atenuao de alguns instintos mais primordiais uma desvantagem tanto de seres humanos quanto de animais. A atenuao de alguns instintos mais primordiais propiciou o processo de civilizao dos seres humanos. A atenuao de alguns instintos mais primordiais uma desvantagem dos seres humanos em relao aos animais. Os instintos mais primordiais permitem a comunicao entre as espcies.

05 - Com relao onda separatista que ocorreu recentemente na Bolvia, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, relacionando as respostas com as respectivas perguntas. (Revista da Semana, 12 maio 2008.) 1. 2. 3. 4. O estatuto separatista? A votao foi calma? Outros departamentos seguiro Santa Cruz? O que acontecer agora? ( ) H dois cenrios possveis. No primeiro, Santa Cruz declara autonomia total em relao a La Paz. No segundo, os rebeldes ganham fora para pressionar o governo a voltar mesa de negociaes. ( ) No, mas tambm no houve o banho de sangue esperado. ( ) Segundo seus autores, no. Eles alegam que desejam apenas mais autonomia administrativa para a regio. ( ) Sim. Cinco dos nove departamentos bolivianos, o equivalente aos estados brasileiros, esto estudando referendos similares.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 4 1 3 2. 4 2 1 3. 3 2 4 1. 4 3 1 2. 2 3 4 1.

O texto a seguir referncia para as questes 06 e 07. Especialistas descrevem a trajetria da psicanalista Melanie Klein em livro Se perguntssemos aos estudiosos da rea qual teria sido, depois de Freud (18561939) e ultrapassando-o, o autor que mais contribuiu para que se compreenda o funcionamento psquico do inconsciente, no haveria dvidas quanto resposta: Melanie Klein (Lus Cludio Figueiredo e Elisa Maria de Ulha Cintra). Melane Klein (18821960), psicanalista austraca, referenciada como a responsvel por lanar as bases e desenvolver a tcnica da anlise de crianas. De fato, essa meno no equivocada, porm no faz jus sua obra. Sua experincia com crianas possibilitou ampliar o campo da clnica psicanaltica para reas tidas, por Freud, como inacessveis ao tratamento: pacientes psicticos e autistas. Mas a austraca trouxe tambm um novo estilo de trabalho para o atendimento de pacientes neurticos adultos. Ou seja, todo o campo foi transformado.
(www.folhaonline.com.br)

06 - Assinale a alternativa que expressa a opinio de Lus Cludio Figueiredo e Elisa Maria de Ulha Cintra sobre Melanie Klein. *a) b) c) d) e) Psicanalista que desenvolveu estudos importantes sobre o funcionamento psquico do inconsciente. Autora que contribuiu com Freud nos seus estudos sobre o inconsciente. Psicanalista que estudou os especialistas de sua rea para descrever o funcionamento do inconsciente. Autora que escreveu sobre Freud e disponibilizou suas teorias sobre o inconsciente. Psicanalista que deixou para trs os ensinamentos de Freud sobre o funcionamento psquico do inconsciente.

07 - Com relao afirmativa De fato, essa meno no equivocada, porm no faz jus sua obra, correto afirmar: A referncia que se faz a M. Klein por ter sido responsvel por crianas foi um grande engano. Isso no faz justia sua obra. b) As tcnicas de M. Klein em crianas tm conduzido a distores sobre o funcionamento do inconsciente. *c) A aluso que se faz a M. Klein como responsvel por desenvolver a tcnica de anlise em crianas no est errada. Sua obra, no entanto, vai alm desse aspecto. d) As tcnicas de anlise em crianas tm gerado muitas dvidas em especialistas. Sua obra no apresenta clareza a respeito do assunto. e) O estudo de M. Klein sobre crianas no equivocado. Sua obra, no entanto, no se aprofunda nesse tema. O texto a seguir referncia para as questes 08 e 09. Rio de Janeiro. A Faculdade de Arquitetura da UFRJ, na Praia Vermelha, estava lotada. Acenderam-se as luzes e de cada janela do anfiteatro foi desfraldada uma bandeira, formando o nome do evento: a noite, do amor, do sorriso e da flor. Era 20 de maio de 1960, e Ronaldo Bscoli anunciava: Esse realmente o primeiro festival de bossa nova mesmo. No se espantem. bossa nova mesmo. Muita gente estava ali para ver Joo Gilberto, que acabara de estourar nas rdios com clssicos instantneos como Samba de Uma Nota S, Corcovado e O Pato. Alm dele, participariam Tom Jobim, Nara Leo, Dorival, Nana e Dori Caymmi, Srgio Ricardo, Johnny Alf, Pedrinho Mattar, entre outros. Muitos sabiam que o anncio de Bscoli era uma resposta a outro show que aconteceria no mesmo dia, na PUC. Ele e Carlos Lyra vinham se desentendendo desde que Lyra gravara um disco solo pela Philips, abandonando os companheiros da bossa, que se reuniam para gravar pela Odeon. Segundo Bscoli, Carlinhos s programara o show na mesma data para atrapalhar. Cac Diegues, presidente do diretrio acadmico de Direito da PUC, viu logo que em matria de atraes a Faculdade de Arquitetura ganhava de goleada. No show de Lyra estariam presentes Alade Costa e Oscar Castro Neves representando a bossa nova, alm de Juca Chaves. Prevendo falta de pblico, Diegues autorizou a entrada de uma escola de samba na universidade. Os dois shows lotaram. Mas foi o da Faculdade de Arquitetura que entrou para a histria como o primeiro festival de bossa nova. verdade que alguns nomes citados no cartaz no compareceram, como Tom Jobim e Dorival Caymmi. Mas isso no desanimou a platia, afoita para ver Joo Gilberto, que mais uma vez botara o pas de joelhos ao recm-lanar o LP O Amor, o Sorriso e a Flor.
(Brasil almanaque de cultura popular, n 109, maio 2008.)

a)

08 - Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, relacionando os personagens com os respectivos shows de que participaram em 20/05/1960. 1. 2. Faculdade de Arquitetura da UFRJ. PUC. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Juca Chaves Ronaldo Bscoli Cac Diegues Carlos Lyra Joo Gilberto

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) *e) 2 1 1 2 1. 1 2 1 2 2. 2 2 1 1 1. 1 2 1 1 2. 2 1 2 2 1.

09 - De acordo com o texto, correto afirmar: a) b) *c) d) e) O show da PUC foi um fracasso de pblico. O show da Faculdade de Arquitetura contou com a participao de uma escola de samba. O show da Faculdade de Arquitetura tirou seu nome do disco lanado por Joo Gilberto. Carlos Lyra abandonou os companheiros no show da PUC. Apesar de ser o artista principal, Joo Gilberto no compareceu ao show da Faculdade de Arquitetura, assim como Tom Jobim e Dorival Caymmi.

10 - Determine a seqncia correta do texto que inicia com a seguinte afirmativa: Qualquer boa livraria oferece milhares de ttulos sobre globalizao. ( ) ( ) ( ) ( ) Mas todos concordam em um ponto: a globalizao o principal fenmeno da era em que vivemos. Agora o capital circula livremente e a tecnologia equilibrou o jogo. A concorrncia um fenmeno global e cruel. Alguns so elogiosos e outros chamam a ateno para os perigos decorrentes dela. Antigamente as economias dos Estados Unidos ou europias eram protegidas pelas fronteiras.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 3 2 4 1. 2 4 1 3. 4 1 3 2. 1 3 2 4. 3 4 1 2.

11 - Considere as seguintes informaes: 1. 2. 3. 4. O cascudo um peixe barato do Pantanal. O cascudo pode virar sucesso internacional. Pesquisadores da Embrapa descobriram que as ovas do cascudo rendem um timo caviar. O caviar feito com as ovas do cascudo ser apresentado a comerciantes e donos de restaurante de diversos pases.

Assinale a alternativa que junta essas informaes num texto que NO est de acordo com as normas da escrita padro. Pesquisadores da Embrapa descobriram que as ovas de cascudo, um peixe barato do Pantanal, rendem um timo caviar. Com a sua apresentao a comerciantes e donos de restaurante de diversos pases, o cascudo pode virar sucesso internacional. b) O cascudo, um peixe barato do Pantanal, pode virar sucesso internacional. Pesquisadores da Embrapa descobriram que as suas ovas rendem um timo caviar, que ser apresentado a comerciantes e donos de restaurante de diversos pases. *c) O cascudo, um peixe barato do Pantanal, pode virar sucesso internacional, onde os pesquisadores da Embrapa descobriram que as ovas do mesmo rendem um timo caviar, e vo estar apresentando ele a comerciantes e donos de restaurante de diversos pases. d) Quando for apresentado a comerciantes e donos de restaurante de diversos pases, o cascudo, um peixe barato do Pantanal, pode virar sucesso internacional. que cientistas da Embrapa descobriram que as suas ovas rendem um timo caviar. e) Pesquisadores da Embrapa podem fazer com que o cascudo, um peixe barato do Pantanal, vire sucesso internacional. Eles descobriram que as suas ovas rendem um timo caviar e vo apresent-lo a comerciantes e donos de restaurante de diversos pases. a)

12 - Assinale a alternativa que est corretamente pontuada. Logo depois de cruzar a linha de chegada em segundo, Eight Belles a nica gua entre os vinte cavalos que disputavam o Kentucky Derby uma das principais corridas de cavalos dos Estados Unidos, teve um colapso, e caiu quebrando as duas patas da frente obrigando os veterinrios a sacrific-la ainda na pista. b) Logo depois de cruzar a linha de chegada, em segundo Eight Belles, a nica gua entre os vinte cavalos que disputavam o Kentucky Derby, uma das principais corridas de cavalos dos Estados Unidos teve um colapso e caiu, quebrando as duas patas da frente obrigando, os veterinrios, a sacrific-la ainda na pista. c) Logo depois, de cruzar a linha de chegada, em segundo, Eight Belles a nica gua entre os vinte cavalos, que disputavam o Kentucky Derby, uma das principais corridas de cavalos dos Estados Unidos, teve um colapso e caiu quebrando as duas patas da frente, obrigando os veterinrios a sacrific-la, ainda na pista. d) Logo depois de cruzar, a linha de chegada, em segundo, Eight Belles, a nica gua, entre os vinte cavalos que disputavam o Kentucky Derby, uma das principais corridas de cavalos dos Estados Unidos, teve um colapso, e caiu, quebrando as duas patas da frente, obrigando, os veterinrios, a sacrific-la, ainda na pista. *e) Logo depois de cruzar a linha de chegada, em segundo, Eight Belles, a nica gua entre os vinte cavalos que disputavam o Kentucky Derby, uma das principais corridas de cavalos dos Estados Unidos, teve um colapso e caiu, quebrando as duas patas da frente, obrigando os veterinrios a sacrific-la ainda na pista. 13 - A realidade e a imagem O arranha-cu sobe no ar puro lavado pela chuva E desce refletido na poa de lama do ptio. Entre a realidade e a imagem, no cho seco que as separa, Quatro pombas passeiam. Sobre o poema acima, de Manuel Bandeira, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O poema se apresenta como uma quadra de versos brancos e sem mtrica, o que o liga diretamente poesia popular, a preferida do poeta, e que formalmente mais livre e de temtica simples e cotidiana. A temtica urbana rara na poesia de Manuel Bandeira, mais afeito a temas de um lirismo clssico e amoroso desenvolvidos em poemas narrativos de forma tradicional. Pertencente gerao modernista, o autor, no entanto, desenvolve ao longo de sua obra caractersticas muito diferentes do iderio central do movimento, como prova o poema acima. Ao reproduzir uma imagem com um prdio, uma poa e quatro pombas, o poema compe um retrato, a princpio meramente realista, mas que revela a poeticidade presente em pequenos detalhes. a)

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 4 verdadeira.

14 - Considere as afirmativas abaixo, referentes a Memrias de um Sargento de Milcias. 1. Apenas tinha feito ao Leonardo um pequeno favor em ocasio em que este se achava embaraado por causa de umas irregularidades em uns autos que se lhe atribua, e que a comadre o aconselhou de procur-lo mesmo sem o conhecer, a ttulo de que era muito bom homem e amigo de servir a todos. A passagem menciona a lgica do favor, caracterstica que estrutura a sociedade brasileira e que organiza a estrutura do enredo. Em contraste com a malandragem do personagem principal, Luisinha concentra as virtudes e qualidades fsicas da tpica herona romntica, enquanto o pai de Leonardo encarna o ideal de um chefe de famlia. Entretanto vamos satisfazer o leitor, que h de talvez ter curiosidade de saber onde se meteu o pequeno. O trecho em que o narrador se dirige ao leitor ilustra uma tcnica tpica das publicaes seriadas, como o folhetim, atravs das quais foram veiculados vrios romances de escritores do perodo, incluindo Memrias de um sargento de milcias. Narrado em terceira pessoa e situado no incio do sculo XIX, o romance de Manuel Antonio de Almeida adota o ponto de vista crtico de Leonardo para descrever cenas da vida carioca.

2. 3.

4.

Assinale a alternativa correta. *a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras.

15 - Em relao ao fragmento abaixo, extrado do Captulo 12 de Dom Casmurro, considere as afirmativas que se seguem: Quando me perguntava se sonhara com ela na vspera, e eu dizia que no, ouvia-lhe contar que sonhara comigo, e eram aventuras extraordinrias, que subamos ao Corcovado pelo ar, que danvamos na lua, ou ento que os anjos vinham perguntar-nos pelos nomes, a fim de os dar a outros anjos que acabavam de nascer. Em todos esses sonhos andvamos unidinhos. Os que eu tinha com ela no eram assim, apenas reproduziam a nossa familiaridade, e muita vez no passavam da simples repetio do dia, alguma frase, algum gesto. Tambm eu os contava. Capitu um dia notou a diferena, dizendo que os dela eram mais bonitos que os meus; eu, depois de certa hesitao, disse-lhe que eram como a pessoa que sonhava... Fez-se cor de pitanga. 1. 2. 3. 4. Dom Casmurro obra de transio entre as fases romntica e realista da fico de Machado de Assis. A esttica romntica predomina nos captulos iniciais, que abordam o relacionamento de Bentinho e Capitu a partir de uma viso idealizada do amor. Percebe-se no texto a influncia do iderio simbolista, principalmente pela referncia a anjos e pela viso da lua como espao mgico. O trecho transcrito mostra que Capitu se mostrava romntica e sonhadora na adolescncia, ao contrrio do narrador-protagonista, que sempre encarou a vida de uma perspectiva desencantada e ctica. O fragmento exemplifica o gosto da menina Capitu pelas aventuras e sua capacidade de fugir aos padres convencionais. Essa tendncia colabora para que, no final, Bentinho conclua que a Capitu adulta, capaz de tralo, j estava dentro da Capitu menina.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

16 - Considere o trecho do livro S. Bernardo transcrito abaixo, extrado do momento em que Paulo Honrio se encontra sozinho em sua propriedade, depois da morte de Madalena. Certo dia, na horta, espiava um formigo que se exercitava em marchas e contramarchas inconseqentes. Inconseqentes para mim, est visto, que ignorava as intenes dele.
(RAMOS, Graciliano. S. Bernardo. 44 ed. Rio de Janeiro: Record, 1985, p. 167.)

O formigo remete s caractersticas de que personagem? Madalena, cuja vida parece inconseqente para Paulo Honrio, porque se constitua de marchas e contramarchas entre a escola normal e a casa da tia, com quem vivia. b) Padilha, que vivia isolado na escola de S. Bernardo e vagava em marchas e contramarchas pela propriedade, sem se relacionar nem com o patro nem com outros empregados. c) Paulo Honrio, no perodo em que era pobre e vivia em marchas e contramarchas inconseqentes entre a casa da me Margarida e a cadeia, onde aprendeu a ler. *d) D. Glria, que consumiu sua vida em afazeres menores e aparentemente inconseqentes, como vender bilhetes do cinema ou copiar os assentamentos de batismo. e) Padre Silvestre, cujo comportamento oscila em marchas e contramarchas inconseqentes entre a f catlica que deveria orientar sua vida e sua convico poltica comunista. 17 - Considere o fragmento a seguir, extrado de Como e porque sou romancista, de Jos de Alencar: Em 1845, voltou-me o prurido de escritor; mas esse ano foi consagrado mania, que ento grassava, de baironizar. Todo estudante de alguma imaginao queria ser um Byron; e tinha por destino inexorvel copiar ou traduzir o bardo ingls. Confesso que no me sentia o menor jeito para essa transfuso; talvez pelo meu gnio taciturno e concentrado que j tinha em si melancolia de sobejo, para no carecer desse emprstimo. Assim que nunca passei de algumas peas ligeiras, das quais no me figurava heri e nem mesmo autor; pois divertia-me em escrev-las, com o nome de Byron, Hugo ou Lamartine, nas paredes de meu aposento, Rua de Santa Tereza, onde alguns camaradas daquele tempo, ainda hoje meus bons amigos, os Doutores Costa Pinto e Jos Brusque talvez se recordem de as terem lido. Era um discurso aos ilustres poetas atribuir-lhes versos de confeco minha; mas a broxa do caiador, incumbido de limpar a casa pouco tempo depois de minha partida, vingou-os desse inocente estratagema, com que nesse tempo eu libava a delcia mais suave para o escritor: ouvir ignoto o louvor de seu trabalho. Que satisfao ntima no tive eu, quando um estudante que era ento o inseparvel amigo de Otaviano e seu irmo em letras, mas hoje chama-se o Baro de Ourm, releu com entusiasmo uma dessas poesias, seduzido sem dvida, pelo nome de pseudo-autor! natural que hoje nem se lembre desse pormenor; e mal saiba que todos os cumprimentos que depois recebi de sua cortesia, nenhum valia aquele espontneo movimento. Em relao a esse fragmento, assinale a alternativa correta. Evocando seus primeiros tempos como estudante na faculdade de Direito em So Paulo, Alencar salienta a importncia de seus primeiros exerccios na poesia, vertente que seria dominante no conjunto de sua produo literria. *b) A ressonncia de Byron no Brasil, atestada por Alencar j em 1845, atravessaria a dcada seguinte, influenciando a gerao de poetas que teve em lvares de Azevedo um dos seus nomes mais expressivos de nossa poesia romntica. c) A ateno aos modelos consolidados nas obras dos grandes mestres, traduzidos e copiados na produo jovem de Alencar, do conta das inspiraes clssicas que marcam sua formao literria, reconhecveis igualmente em sua fico e em seu teatro. d) A referncia broxa do caiador, incumbido de limpar a casa pouco tempo depois de minha partida, constitui-se em aluso velada censura, resultante das perseguies polticas que Alencar e sua famlia viveram nessa poca. a) a)

e)

Sublinhando seu gnio taciturno e concentrado e sua melancolia de sobejo [i.e. de sobra], Alencar define os caracteres centrais de sua escrita madura: sentimentalismo egocntrico, ambientado em cenrios de inspirao europia, com castelos gticos e cavaleiros medievais decalcados da fico inglesa.

18 - O ttulo da pea de Suassuna, O santo e a porca, deve-se ao fato de que: *a) entre suas posses, Eurico tem uma porca de madeira, na qual guarda suas economias, e esta porca permanece prxima esttua de Santo Antnio, de quem Eurico devoto. b) na sua fazenda, Eurico cria porcos. A porca parideira morre e ele pede a ajuda de Padre Ccero, que considerado santo pelos nordestinos. c) Santo Antnio protetor da fazenda de Eurico. A primeira vara que nasce toda dedicada ao santo, sendo a porca mais gorda doada igreja que leva o nome do santo. d) Ariano Suassuna nordestino. Pretende homenagear Santo Antnio, fazendo com que este ressuscite a porca Dod, animal de estimao de Eurico. e) na tradio do Nordeste, onde transcorre a ao da pea, a porca smbolo do mal, pela sujeira em que vive, e Padre Ccero representa o bem, pela pureza de sua vida. 19 - Uma pesquisa mostra que numa escola estadual com 800 alunos, 380 preferem Geografia, 250 Matemtica e 100 gostam de ambas as matrias. O nmero de alunos que preferem outras disciplinas de: a) b) *c) d) e) 250. 260. 270. 290. 280. 3 [f(g(-2))-g(f(0))] : 4

20 - Considere as funes f, g: IR IR definidas por f(x) = x2 + 10 e g(x) = 2x, ento o valor de a) b) c) d) *e) 20 16,5 8,5 6 4,5

21 - Analisando os dados estatsticos referentes ao crescimento populacional de uma cidade, um pesquisador props uma equao para o clculo aproximado do nmero de habitantes em funo do tempo, dada pela expresso

S(t ) = 42

30 t

sendo S(t) a populao, em milhares de pessoas, transcorrido um perodo de t anos (t>0). Com base nessas informaes, correto afirmar que o crescimento populacional dessa cidade durante o sexto ano ser de:
*a) b) c) d) e) 37.000 pessoas. 31.200 pessoas. 10.000 pessoas. 5.000 pessoas. 12.000 pessoas.

22 - O dono de uma estufa de hidroponia (retangular) decidiu aumentar o comprimento dessa estufa em 25% de seu tamanho original, e a largura em 20%. O acrscimo correspondente em rea ser de:
a) b) c) *d) e) 40%. 32%. 80%. 50%. 45%.

23 - Dada a equao x 3y z = 4, o valor de p para que a tripla (p + 1, 3, 0) seja soluo dessa equao ser:
a) *b) c) d) e) 15. 12. 10. 9. 13.

24 - Um prisma, cuja base um tringulo eqiltero, tem volume de 120 cm3 e est inscrito num cilindro reto. Sabe-se que a aresta da base do prisma mede 4 cm. Os valores correspondentes altura dos slidos e o raio do crculo do cilindro so, respectivamente: 5 3 a) 3 3 cm e cm 3
b) c) *d) e)
10 3 cm e 3 cm e

2 3 cm 3

2 3 cm 3 4 3 cm 3 4 3 cm 3

10 3 cm e 3 3 cm e

25 - Dados os pontos A(3,1) e B(2,4) no plano cartesiano, qual deve ser o valor de x para que o ponto M(x,2) seja eqidistante de A e B?
a) b) c) d) *e) 3 8 1 2 1

26 - Aps uma reunio do conselho escolar de uma instituio, os 20 professores presentes decidem formar grupos menores para aprofundar as discusses e encaminhar propostas. De quantas formas diferentes esses 20 professores podem dividir-se em grupos de 4 professores para iniciar as discusses?
*a) b) c) d) e) 4.845. 1.140. 15.504. 116.280. 190.

27 - Na seqncia abaixo, esto representados algebricamente os trs primeiros termos de uma progresso aritmtica de razo 12:

( 2x 1, x + 7, + 16 )
O valor de x e a soma dos oito primeiros termos dessa seqncia sero, respectivamente:
a) *b) c) d) e) 1 e 254. 4 e 264. 7 e 284. 9 e 275. 6 e 256.

x 4

28 - Com base nos conceitos modernos de tempo e espao, assinale a alternativa correta.
Existe um tempo objetivo que pode ser medido ou percebido somente por um ser vivo, ou seja, ele existe objetivamente no mundo desde que haja algo vivo e presente para perceb-lo ou medi-lo. Na ausncia dos seres vivos, o tempo objetivo perderia seu significado, pois no haveria algum capaz de se certificar que ele continua passando. b) Existe um tempo absoluto independente da existncia do ser humano, do referencial adotado e de qualquer movimento dos objetos. c) O conceito de simultaneidade para a teoria da relatividade especial s faz sentido para eventos que ocorrem no mesmo lugar, pois esse tempo absoluto. d) Numa ampulheta, os gros de areia caem porque esto sob a ao da fora que alguns gros fazem sobre os outros, sendo essa a causa da queda. J numa clepsidra relgio dgua , a gua cai devido ao efeito da gravidade. *e) A termodinmica e a mecnica estatstica entendem o conceito de tempo de uma forma nova, com uma abordagem de natureza probabilstica, e oferecem a explicao para uma direo preferencial na passagem do tempo a seta do tempo , com sua irreversibilidade temporal. a)

29 - Em relao aos conceitos da atrao gravitacional, assinale a alternativa correta.


a) Em situaes em que h uma aparente "ausncia de peso", no poderamos escrever uma carta, pois no haveria fora de contato, que tem origem na fora gravitacional. b) Existe somente a gravidade e no a atrao gravitacional, pois, se esta existisse, objetos como avies ou bales cairiam. c) Uma espaonave em rbita, ao redor do planeta Terra, ao mesmo tempo em que atrada pela Terra devido fora da ao gravitacional, tambm repelida pela fora centrfuga. *d) O empuxo uma fora exercida de baixo para cima sobre os corpos que esto imersos em fluidos. Quando um corpo est imerso num fluido, o empuxo anula parte da fora da gravidade e os corpos, aparentemente, se tornam mais leves. e) A acelerao da gravidade provoca somente um aumento na velocidade dos objetos.

30 - Considere o seguinte texto:


Nuvens de tempestades e relmpagos? A origem de uma nuvem est no calor que irradiado pelo Sol, atingindo a superfcie de nosso planeta. Esse calor evapora a gua. O vapor sobe, por ser menos denso que o ar ao nvel do mar. Ao encontrar regies mais frias da atmosfera, o vapor se condensa, formando minsculas gotinhas de gua, granizo e gelo, que compem ento as nuvens. Somente as nuvens de tempestades, conhecidas como cmulos-nimbus, possuem os ingredientes necessrios para produzir relmpagos: ventos intensos, grande extenso vertical e partculas de gelo, granizo e gua em diversos tamanhos.
(Adaptado de Fsica na Escola, v. 2, n. 1, 2001.)

Em relao aos fenmenos trmicos e eltricos associados s tempestades e relmpagos, assinale a alternativa correta.
*a) Quando as cargas eltricas que surgem do atrito entre as partculas de gelo no interior da nuvem se acumulam muito, o ar que as circunda no consegue mais isol-las eletricamente e acontecem as descargas eltricas entre regies de cargas de sinais opostos. b) Os pra-raios, inventados por Benjamin Franklin, repelem os raios, evitando que atinjam nossas residncias. c) Os raios que descem terra so devidos induo de cargas de sinais opostos no solo e so somente descentes, isto , se dirigem somente ao solo. d) O trovo foi explicado pelo grego Lucrcio (9855 a.C.) e surge devido coliso entre as nuvens. e) As ondas eletromagnticas produzidas pelos raios situam-se apenas na faixa do visvel, no interferindo nas comunicaes de rdio AM ou FM.

31 - Com relao s idias de Galileu Galilei (15641642) sobre o movimento dos corpos em queda e s idias das leis de Newton, assinale a alternativa correta.
No vcuo, corpos mais pesados caem mais rapidamente na razo direta de suas massas e na razo inversa de suas densidades. b) A fora gravitacional entre dois corpos, que rege os seus movimentos, diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional a distncia que os separa. c) De acordo com as leis da gravitao, os planetas descrevem rbitas elpticas, em que o Sol ocupa um dos focos. Isso explica porque vero quando a Terra est mais prxima do Sol. *d) A Lua gravita em sua rbita em torno da Terra, no entrando em movimento retilneo, devido fora da gravidade. e) Na poca de Galileu, acreditava-se que a Terra era o local dos pecados e das coisas imperfeitas, enquanto o cu representava o paraso e a perfeio. Galileu usou a sua fsica para corroborar essas idias e as defendia publicamente. a)

32 - Com relao aos conceitos sobre a ptica fsica, assinale a alternativa correta.
a) b) A velocidade da luz no vcuo vale cerca de 3,0010 m/s. No espectro visvel, a cor de maior comprimento de onda o violeta, seguida pelo azul, pelo ciano, pelo verde, pelo amarelo, pelo laranja e pelo vermelho, sendo este a de menor comprimento de onda. c) A luz, quando passa de um meio para outro com ndice de refrao diferente, tem a sua freqncia alterada, mas seu comprimento de onda permanece o mesmo. *d) Quando a luz passa de um meio com ndice de refrao maior para outro com ndice de refrao menor, a sua freqncia permanece a mesma, mas seu comprimento de onda aumenta. e) O nome que um observador d cor atribuda s regies do espectro visvel no algo arbitrrio, pois a conveno de cor um conceito fsico mensurvel e absoluto e independente da sensao visual.
9

33 - Com base no estudo das lentes na ptica geomtrica, correto afirmar.


A mquina fotogrfica, assim como o olho humano, recebe a imagem atravs de um orifcio que regula a intensidade das cores separadamente. Na mquina fotogrfica, esse orifcio recebe o nome de diafragma. b) O escritor ingls H.G. Wells escreveu o livro de fico O Homem Invisvel, cujo personagem no podia ser visto pelas pessoas. Uma forma possvel de observ-lo poderia ser atravs de uma cmera ou telescpio sensveis ao mesmo espectro eletromagntico visvel pelo olho humano. *c) Num telescpio, podemos observar um objeto muito distante, pois a imagem formada pela lente objetiva de grande distncia focal fica posicionada sobre o seu foco imagem, comportando-se como objeto para a lente ocular de menor distncia focal. d) Num microscpio composto, uma convergente de distncia focal da ordem de milmetros, denominada objetiva porque est prxima ao objeto, associada a uma segunda lente, divergente, denominada ocular porque est prxima ao olho, que funciona como lupa. e) Num microscpio simples, tambm chamado de lupa, a imagem de um objeto colocado frente da lente, entre o foco e o vrtice, real e maior que o objeto. a)

34 - Em relao s grandezas utilizadas na Fsica e considerando as normas do Sistema Internacional de Unidades (S.I.), assinale a alternativa correta.
A grandeza fsica freqncia, que tem como unidade o hertz (Hz), definida como o nmero de vezes que um fenmeno peridico se repete no intervalo de 0,1 segundo. b) O momento linear, ou quantidade de movimento linear, nos fornece a energia necessria para mover um corpo de massa de um quilograma durante o tempo de um segundo. c) O mol, definido como a quantidade de matria de um sistema que contm tantas entidades elementares quantos so os tomos contidos em 0,012 quilograma de carbono 12, no pertence s unidades-base do Sistema Internacional de Unidades. *d) As unidades, quando escritas por extenso, comeam por letra minscula, mesmo quando tm o nome de um cientista, por exemplo: kelvin, newton. A exceo a essa regra a unidade de temperatura Celsius. e) Certa grandeza fsica definida como a razo entre a variao da energia de uma onda sonora pelo tempo em que ocorre essa variao. Para que o produto com outra grandeza seja uma grandeza fsica adimensional, ento deve 2 2 ser dada por kgm s , no Sistema Internacional de Unidades (S.I.). a)

35 - Em relao aos conceitos fundamentais da matria e sobre as evolues das idias da Fsica, assinale a alternativa correta.
No modelo de cosmos dos gregos, da poca de Aristteles, a fumaa, o vento, a terra e a gua eram considerados os elementos fundamentais do universo. A explicao que todos estavam em harmonia, pois o vento eleva a fumaa e a gua umedece a terra. b) O modelo mais recente para o tomo, o modelo da nuvem de eltrons do sculo XX, pode ser assim descrito: existe um elemento central o ncleo em torno do qual os eltrons se movimentam em rbitas bem definidas. esse modelo descrito que explica corretamente por que os eltrons no caem em direo ao ncleo. c) No modelo cosmolgico atual, o Sol apenas uma estrela entre as muitas que existem em nossa galxia, e nossa galxia tem uma posio preferencial dentro do Universo, podendo ser considerada a mais velha das galxias j estudadas. d) Desde a Antiguidade, muitos povos relacionam os eclipses a mitos e lendas. O eclipse que provocava o maior temor era o eclipse total do Sol. Para que ocorra um eclipse solar, necessrio que o Sol esteja situado entre a Lua e a Terra. *e) As partculas fundamentais, portadoras da informao sobre os campos eletromagnticos, chamadas de ftons, carregam consigo uma energia que diretamente proporcional freqncia de vibrao. a)

36 - Dois culos de sol so colocados sobrepostos e expostos ao Sol, conforme a figura a seguir:

Em relao ao fenmeno observado, assinale a alternativa correta.


O fenmeno observado somente ocorre com ondas eletromagnticas provenientes do Sol, pois elas so nopolarizadas, sendo formadas por campos eltricos que oscilam em diferentes direes. *b) Num filtro polarizador, as componentes do campo eltrico paralelas direo de polarizao so transmitidas por ele, enquanto que as componentes perpendiculares so absorvidas. c) O fenmeno apresentado na figura acima, com uma regio completamente escurecida, pode ser observado para qualquer posio relativa entre os culos. d) O som, por se tratar de uma onda, apresenta tambm o mesmo comportamento apresentado pela luz solar, inclusive o fenmeno de polarizao da imagem acima. e) Os culos que possuem o filtro de polarizao eliminam as cores dos objetos, possibilitando somente a passagem de tons de cinza atravs das suas lentes. a)

10

37 - De acordo com a viso que os sulistas tinham do programa do primeiro Partido Republicano, a liberdade para possuir escravos negros seria um dos fundamentos da verdadeira liberdade republicana. Como decorrncia dessa viso, ganhou corpo a concepo de que a capacidade legal para participar do jogo poltico norte-americano era um atributo exclusivo dos homens brancos, o que, por seu turno, muito contribuiu para o enrijecimento das clivagens raciais. Entre as dcadas de 1790 e 1820, criou-se um corpo de leis escravistas relativamente unificado nos diversos estados do sul, que incorporou uma ideologia abertamente racista. (MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionrios da mente: senhores, letrados e o controle
dos escravos nas Amricas, 16601860. So Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 245.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revoluo Americana, considere as afirmativas a seguir: 1. 2. 3. 4. Nos EUA, a necessidade de se estabelecer uma legislao escravista ps-independncia demonstra que a escravido esteve sob intenso questionamento frente enunciao dos direitos dos homens vida, liberdade e busca da felicidade. A Guerra de Secesso representou a ltima batalha da Revoluo Americana, travada para ampliar a aplicao dos princpios abstratos da Declarao de Independncia, isto , para abolir a escravido e integrar os negros sociedade estadunidense. O denominado perodo da Reconstruo, aps a Guerra da Secesso, foi o momento da implantao de medidas sociais e polticas que promoveram a incorporao do negro sociedade estadunidense, garantindo assim a estabilidade dos EUA ao longo dos sculos XIX e XX. O republicanismo do perodo, que defendia um regime baseado no conjunto dos cidados livres, independentes e proprietrios, representava uma interpretao senhorial das idias iluministas de liberdade e emancipao.

Assinale a alternativa correta.


a) *b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

38 - Sobre a Guerra do Contestado, episdio ocorrido no Brasil entre os anos 19121916, correto afirmar que foi uma revolta em que vrias expedies militares governistas enfrentaram:
a) b) c) *d) e) marinheiros, liderados pelo almirante Custdio de Melo. jagunos, liderados pelo beato Antnio Conselheiro. cangaceiros, liderados pelo bandoleiro Lampio. jagunos, liderados pelo monge Jos Maria. soldados, liderados pelo capito Lus Carlos Prestes.

39 - No estado do Paran, as mudanas socioculturais que originaram migraes importantes dos stios e praias caiaras para as cidades comearam a se intensificar nas dcadas de 19301950, quando foram construdas as primeiras estradas de rodagem que ligaram o litoral ao planalto. (Pimentel, Alexandre, Gramani, Daniela e Corra, Joana
(orgs.). Museu vivo do fandango. Rio de Janeiro: Associao Cultural Cabur, 2006, p. 17.)

Sobre o impacto dessas mudanas nas relaes sociais do litoral paranaense, correto afirmar:
O progresso derivado da intensificao da ocupao territorial foi responsvel pela preservao da Mata Atlntica na regio, que, graas ao migratria, permaneceu com a sua cobertura vegetal original. *b) A construo das estradas de rodagem facilitou a chegada na regio de grupos imobilirios e de grileiros, que expulsaram as populaes caiaras de seus stios e praias e avanaram sobre as terras devolutas ou da Unio. c) Um incentivo importante para a sobrevivncia da cultura caiara foi a chegada regio das Igrejas pentecostais, que auxiliaram na recuperao das festas seculares responsveis pela sociabilidade das comunidades litorneas. d) Com a criao das reas de Proteo Ambientais, resultantes das mudanas na poltica ambiental do pas, as populaes caiaras remanescentes tiveram o seu modo de vida tradicional assegurado no interior da Mata Atlntica. e) A expanso da atividade turstica no litoral paranaense, sobretudo a partir dos anos 70 do sculo XX, foi fundamental para que os habitantes nativos preservassem as suas atividades econmicas tradicionais, baseadas na roa, na pesca e na coleta. a)

11

40 - Com a reproduo pelo jornal holands Het Parool de trechos do dirio de Anne Frank, o mundo conheceu a tragdia de uma adolescente vtima dos alemes durante a Segunda Guerra Mundial. Sobre o holocausto nazista, considere as afirmativas a seguir: 1. 2. 3. 4. O campo de Auschwitz, alm de campo de concentrao, era tambm um local de extermnio de idosos, crianas e de todos aqueles que fossem considerados inaptos para o trabalho. O dirio de Anne Frank foi utilizado para difamar os reais objetivos da criao dos campos de concentrao na Segunda Guerra Mundial, contribuindo para difundir uma propaganda enganosa dos alemes pelos seus inimigos. Alm das pessoas executadas em cmaras de gs, milhares de pessoas morreram em campos de concentrao nazista por causa de doenas como o tifo. A ideologia nazista destacava que os alemes pertenciam raa ariana, segundo eles considerada superior e predestinada a comandar o mundo.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

Leia o texto, observe as imagens e responda s questes 41 e 42.

Andando na contramo da maioria da populao de So Paulo, h um grupo de pessoas na cidade que quer - e gosta que o trnsito pare a cada esquina. Para os vendedores de rua da capital paulista, os congestionamentos e o trnsito catico so bons: dali que eles tiram seu ganha-po. [...] No h estatstica na Companhia de Engenharia de Trfego (CET), no IBGE e nem na prefeitura sobre esses comerciantes informais das ruas da cidade. Mas, diariamente, e especialmente nos horrios de pico de trnsito, um verdadeiro exrcito de vendedores vai a campo com seu arsenal de apetrechos e bugigangas, teis ou no aos motoristas. [...] Sem falar nas exibies de malabarismo comuns em alguns cruzamentos, e nos limpadores de vidro. [...] Para o professor da Unicamp e pesquisador do Ceset (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho), Amilton Moretto, esses so indcios de que o trfego intenso est impulsionando o trabalho no farol e gerando formas de estruturao. [...] O trnsito complicado uma demanda potencial para esses trabalhadores. Se estiver tudo parado, h tempo para vender". (Ana Sachs. Para os vendedores de rua que atuam nos cruzamentos de So Paulo, congestionamento sinnimo de lucro. Disponvel em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/transito/2008/04/2 8.)

12

41 - Sobre o processo de urbanizao no Brasil contemporneo, considere as afirmativas a seguir: 1. 2. 3. 4. No texto, a expresso andando na contramo da maioria da populao destaca um aspecto fundamental do cotidiano das pessoas nas grandes cidades modernas: a diversidade de interesses resultantes das contradies do meio social. A utilizao dos bordes pelos comerciantes informais faz parte de uma estratgia de aproximao com o potencial consumidor, estratgia que tenta, geralmente de forma bem-humorada, atenuar o clima tenso do trnsito urbano congestionado. O contexto retratado pelas imagens e pelo texto de Ana Sachs reaviva a histrica descrio feita pelos padres da Companhia de Jesus sobre o planalto de Piratininga, bero de origem da cidade de So Paulo: "ares frios e temperados como os de Espanha" e "uma terra mui sadia, fresca e de boas guas". Malabaristas de cruzamentos e vendedores de rua so exemplos consistentes de uma preocupao com o espao urbano que confere s grandes capitais uma imagem associada ao progresso e justia social.

Assinale a alternativa correta.


*a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

42 - Com base nos conhecimentos sobre os problemas urbanos na atualidade, correto afirmar:
O congestionamento nas grandes cidades acaba proporcionando uma soluo definitiva para o problema do desemprego nas capitais, o que deve levar o Estado a regulamentar a ocupao dos ambulantes que atuam nas ruas e no trfego intenso existente nos semforos. b) O ambulante de rua uma modalidade de economia informal que deve ser incentivada pelo Estado, pois beneficia tanto os vendedores, que comercializam inmeros produtos, quanto os motoristas retidos nos congestionamentos, que assim no precisam pagar impostos pela aquisio das mercadorias. *c) Os trabalhadores que atuam na informalidade enfrentam riscos sociais constantes, na medida em que esto desprotegidos pelas leis trabalhistas e vulnerveis a causas fortuitas que afetem a sua capacidade de trabalho, como, por exemplo, o desgaste fsico decorrente da chegada da velhice. d) O vendedor ambulante o principal responsvel pelos congestionamentos nas grandes metrpoles, pois contribui de forma decisiva para impedir ou dificultar o trnsito nos locais que deveriam ser exclusivamente destinados circulao de veculos. e) A partir de 1990, ocorreram mudanas substanciais no mercado de trabalho brasileiro, provocando alteraes na economia que foram responsveis pelo desestmulo ao trabalho informal, obrigando os vendedores de rua a recolher impostos e contribuir para a previdncia social. a)

43 - O Haiti, pas localizado na Amrica Central insular (Grandes Antilhas), passou a receber a interveno do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas em 2004. A ONU instituiu a Operao Minustah (United Nations Stabilization Mission Haiti) para garantir a segurana e alguma estabilidade, de modo a restabelecer um processo poltico e constitucional no pas. Sobre a misso da ONU no Haiti, correto afirmar:
a) A Operao Minustah visa governar o pas at que os haitianos estejam em condies de realizar uma reforma poltica das suas instituies e de desarmar os grupos paramilitares. b) Os problemas sociais do Haiti foram assumidos com prioridade mxima pela comunidade internacional, o que viabiliza a rpida soluo da crise naquele pas. c) O Brasil teve de assumir o comando das tropas no Haiti por conta da sua obrigao de pas com assento permanente no conselho de segurana da ONU. *d) O Haiti mantm um elevado grau de violncia, o que leva a crer que os seus problemas de segurana esto longe de serem resolvidos pela misso da ONU. e) O envio de soldados brasileiros para o Haiti uma forma de treinamento militar, que deve ser aproveitada no combate ao crime organizado em favelas no Brasil.

44 - Setores representativos da sociedade civil esto se organizando em defesa da manuteno da reserva Raposa Serra do Sol e pela retirada dos no-ndios da regio. A Confederao Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), a Associao Brasileira de Organizaes No-Governamentais (Abong), o Frum em Defesa dos Direitos Indgenas (FDDI), [...] a Associao Brasileira de Antropologia (ABA) e outras 31 entidades divulgaram nota apoiando a desintruso da rea e exigindo que se respeite o Estado Democrtico de Direito em Roraima. (Em Questo. Secretaria de Comunicao Social da Presidncia da Repblica, n 643b Braslia, 8 de maio de 2008.) Sobre a relao entre os conflitos agrrios no Brasil e a demarcao das terras indgenas, correto afirmar:
A manuteno da reserva Raposa Serra do Sol possibilitar uma soluo definitiva para a questo das terras na regio, pois elas passaro a ser propriedade privada dos povos indgenas. b) Com a edio do Plano Amaznia Sustentvel (PAS), as comunidades indgenas podero usufruir das terras demarcadas da maneira que melhor lhes convier, inclusive extraindo e vendendo a madeira para o seu sustento. c) Os vrios segmentos organizados da sociedade brasileira reivindicam, a partir da demarcao das terras indgenas, a posse e soberania da Floresta Amaznica para os povos indgenas que nela habitam. d) Os polticos profissionais de Roraima apiam sem restries a desintruso da rea indgena, pois os ndios so hoje os grandes responsveis pelas riquezas produzidas no Estado. *e) A retirada dos no-ndios da reserva Raposa Serra do Sol possibilitaria a demarcao das terras em uma rea contnua, o que fundamental para a reproduo da cultura dos povos indgenas. a)

13

45 - O Tibete uma regio da sia Central isolada principalmente devido a sua altitude, o que favoreceu o surgimento de uma civilizao bem especfica e com mais de dois mil anos de histria prpria. A realizao dos Jogos Olmpicos de Pequim, que acontecer em agosto de 2008, transformou-se numa oportunidade para o movimento nacionalista do Tibete realizar manifestaes e atrair a ateno internacional. Sobre esses acontecimentos recentes, correto afirmar:
Os monges tibetanos vm protestando porque so radicalmente contrrios realizao dos Jogos Olmpicos nos locais sagrados da China. b) O mundo tem acesso s informaes sobre as manifestaes no Tibete porque elas esto sendo amplamente divulgadas pelas autoridades do governo chins. c) Nos ltimos anos, o regime comunista chins rompeu o isolamento tibetano e estabeleceu naquela regio um eficiente sistema de comunicao com o mundo ocidental. *d) Os protestos dos nacionalistas tibetanos reivindicam o fim do domnio da China sobre a regio, que reconhecida como autnoma, mas permanece submissa Pequim. e) O governo chins se ope aos protestos no Tibete porque entende que o Dalai-Lama, por ser um lder religioso, no deve se envolver com as manifestaes polticas. a)

46 - Observe o mapa a seguir:

Principais bacias petrolferas comprovadas ou estimadas reas e corredores de biodiversidade terrestres e marinhos guas superficiais e aqferos importantes Bases militares existentes e programadas

(Adaptado de: GONALVES, Carlos Walter Porto. A Globalizao da Natureza e a Natureza da Globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. p. 294.)

Com base no mapa, assinale a alternativa que apresenta corretamente trs fenmenos intrnsecos s informaes cartografadas.
a) b) *c) d) e) Preservao ambiental, ecologia, revoluo verde. Recursos naturais, guerra contra o mal, terrorismo. Recursos naturais, geopoltica, controle territorial. Natureza, devastao, conscincia ambiental. Preservao ambiental, tecnologia, soberania de Estado.

14

47 - Com base em conhecimentos sobre a Amrica do Sul e os Estados Unidos, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. Os Estados Unidos tm uma relao de domnio geopoltico com os pases que compem a Amrica do Sul. A Amrica do Sul se contraps geopoltica estadunidense a partir da constituio dos regimes militares que tornaram independente a economia da regio. A despeito da histrica ajuda humanitria por parte dos Estados Unidos, verifica-se a persistncia da pobreza na Amrica do Sul, resultante da nfima presena de recursos naturais em seus territrios.

Assinale a alternativa correta.


a) *b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

48 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Produz resduos em grande quantidade que, quando no tratados adequadamente, provocam a poluio qumica e orgnica das guas urbanas. Causa danos socioambientais e culturais que, alm de eliminar a flora e a fauna, tambm expulsa populaes ribeirinhas. Pode poluir as guas por derrame de leos combustveis, da carga transportada, sobretudo se a mesma for txica. Sua modernizao nos anos 70 do sculo XX intensificou a poluio das guas e a degradao do solo, pelo manejo inadequado dos insumos e equipamentos. Atividades marcadamente sazonais que costumam produzir grande quantidade de resduos slidos e impactos socioambientais. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Transporte hidrovirio. Produo agrcola e agropecuria. Uso industrial e domstico das guas. Atividades tursticas em balnerios. Produo de energia hidreltrica.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo.
*a) b) c) d) e) 3 4 1 5 2. 1 2 5 3 4. 5 3 2 4 1. 4 5 1 2 3. 2 1 3 5 4.

49 - Assinale a alternativa que apresenta os fatores locacionais que empreendimentos como shopping centers e hipermercados consideram determinantes em seu processo de expanso territorial.
a) b) c) *d) e) Acessibilidade, proximidade das fontes de matria-prima e preo da mo-de-obra para as indstrias produtoras. Uso do solo urbano, abundncia de recursos naturais e proximidade dos pontos de escoamento da produo. Proximidade de reas fornecedoras de mercadorias, tipologia de uso do solo e acessibilidade. Densidade demogrfica, renda familiar e acessibilidade. Uso do solo urbano, presena de reas urbanas em pousio e de indstrias de base.

50 - Assinale a alternativa que apresenta as reas em que o clima tropical ocorre, bem como suas caractersticas.
encontrado em lugares onde predominam altas altitudes e no extremo do Alasca, com mdias trmicas inferiores a 0 C e baixa pluviosidade. b) encontrado no continente asitico. Possui temperaturas elevadas o ano todo com mdia em torno de 25 C e alta pluviosidade na poca das mones. *c) encontrado em vrias reas da Amrica do Sul, com temperaturas mdias superiores a 20 C e pluviosidade variando entre 1000 e 2000 mm anuais. d) encontrado na poro oeste dos Estados Unidos, no extremo norte do Mxico e no Planalto da Patagnia, com baixa pluviosidade (250 e 500 mm anuais) e grande variao de temperatura em um mesmo dia. e) encontrado na costa leste da Amrica do Norte e da frica, com alta pluviosidade no vero, seguido de inverno frio e seco. a)

51 - Segundo Eric Hobsbawm, em seu livro Era dos extremos (1995), na dcada de 80 do sculo XX, apenas trs regies do globo permaneciam essencialmente dominadas por aldeias e campos. Assinale a alternativa que indica essas reas.
a) b) c) d) *e) Continente Asitico, norte e sul da frica, ndia. Amrica Latina, Rssia, Oceania. China, Amrica do Sul, leste da Austrlia. Europa do leste, Oriente Mdio, leste da sia. frica subsaariana, sul e sudeste da sia continental, China.

15

52 - Considere a tira:

(Fonte: HENFIL. A volta de Ubaldo o paranico. 2. ed. So Paulo: Gerao Editorial, 1994. p. 5253.)

Assinale a alternativa que capta o tema da tira acima.


a) O conjunto das indstrias sustentado pelo movimento do consumo em geral e pelo sistema-mundo que concebe os humanos como fatores de produo e consumo. (Ruy Moreira, 2004) b) A quantidade de dinheiro disponvel para gastar continua a dividir as pessoas. A isso se somam os tipos de gosto, prazer e prticas que elas buscam. (Agnes Heller, 1998) c) O ato de construir e manter espaos est submetido a regras, sendo a ideologia dominante um dos elementos norteadores de sua organizao. (Milton Santos, 2007) *d) O processo de globalizao e a conduta dos mercados financeiros mundiais interferem nas incertezas das economiasmundo locais. (Zygmunt Bauman, 1999) e) Com o aumento de pessoas sem moradia, houve instabilidades provocadas pelos deslocamentos sociais e espaciais que resultaram em confrontos com traos racistas ou tnicos. (David Harvey, 2003)

53 - O texto a seguir descreve um bloco econmico:


[...] uma das organizaes que mais avanou, pois no se limitou circulao de mercadorias e capitais. Servios e pessoas podem circular livremente, podendo os trabalhadores se empregar em outros pases, gozando de uma legislao trabalhista nica para todo o bloco. Sua organizao econmica inclui a adoo de uma moeda nica utilizada por doze pases [...]. (Fonte: Vrios Autores. Geografia. Curitiba: SEED-PR, 2006. p. 5758.)

Assinale a alternativa que apresenta o bloco descrito.


a) b) c) *d) e) NAFTA Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte. MERCOSUL Mercado Comum do Sul. APEC Cooperao Econmica da sia e do Pacfico. UE Unio Europia. CEI Comunidade de Estados Independentes.

16

54 - Considere a imagem a seguir:

(Fonte: Woo (1994) apud CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 496.)

Com base na imagem e nos conhecimentos geocartogrficos, assinale a alternativa que indica o tema do diagrama.
a) *b) c) d) e) Espao virtual. Espao de fluxos. Espaos segregados. Auto-suficincia espacial das cidades. Espao cristalizado.

55 - Sobre o modelo atmico de Rutherford, assinale a alternativa correta.


a) b) c) *d) e) A partir desse modelo, o tomo passa a ter cargas eltricas. Nesse modelo, o tomo indivisvel como uma bola de bilhar. Nesse modelo, o tomo tem um ncleo que ocupa a maior parte do volume atmico. Nesse modelo, o tomo tem uma eletrosfera que ocupa a maior parte do volume atmico. A partir desse modelo, o tomo tem eltrons que se movimentam ao redor do ncleo em trajetrias circulares.

56 - Sobre a densidade, assinale a alternativa correta.


Em massas iguais de substncias com diferentes densidades, quanto maior a densidade, maior ser o volume da substncia. b) Em volumes iguais de substncias com diferentes densidades, quanto menor a densidade, maior ser a massa da substncia. c) Adicionando-se um prego e um pedao de isopor de mesmo valor de massa em gua, observa-se a flutuao do pedao de isopor pelo fato de ser mais leve. *d) Objetos slidos de densidade inferior a da gua iro flutuar na gua independentemente da massa do objeto. e) gua em estado slido mais densa que gua em estado lquido. a)

17

57 - A concentrao das solues pode ser expressa de vrias maneiras. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta. (Dados: H = 1 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol; Na = 23 g/mol; K = 39 g/mol; I = 127 g/mol)
Uma soluo aquosa de CH3OH 100 g/mL e uma soluo aquosa de C6H12O6 100 g/mL tm a mesma quantidade de molculas de soluto por volume de soluo. b) Uma soluo aquosa de NaOH 0,20 mol/L e uma soluo aquosa de KI 0,10 mol/L no tm a mesma quantidade de ons de soluto por volume de soluo. *c) A massa molar de uma substncia indica a massa em gramas necessria para que 6x1023 unidades dessa massa estejam presentes. d) Massas iguais de diferentes espcies qumicas sempre resultaro na mesma quantidade de partculas. e) A concentrao em partes por milho (ppm) indica a quantidade de partculas de determinada espcie numa amostra. a)

58 - O conhecimento sobre a velocidade das reaes qumicas auxilia no desenvolvimento de processos industriais. Considerando processos no-contnuos, assinale a alternativa correta.
A concentrao dos reagentes tende a aumentar com o tempo. Na representao grfica das concentraes dos participantes da transformao qumica, a concentrao dos produtos representada por uma reta decrescente. *c) Quanto maior for a concentrao dos reagentes, maior ser a velocidade de uma reao qumica. d) Quanto maior for a energia de ativao de uma reao, mais rpida ser a reao. e) Quanto maior a superfcie de contato entre os reagentes, menor ser a velocidade da reao. a) b)

59 - A respeito da distribuio eletrnica e da tabela peridica, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O elemento com configurao eletrnica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p3 pertence famlia 15 da tabela peridica. O elemento qumico magnsio (Z = 12) pertence ao terceiro perodo da tabela peridica. O ction trivalente do alumnio (Z = 13) possui configurao eletrnica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p4. O nion bivalente do enxofre (Z = 16) possui configurao eletrnica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) *e) Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

60 - As pilhas so importantes produtos na sociedade de hoje. Sobre as pilhas eletroqumicas, assinale a alternativa correta.
a) *b) c) d) e) No eletrodo conhecido como ctodo ocorre a semi-reao de oxidao. O plo positivo da pilha ctodo. Para que ocorra reao qumica nas pilhas, necessrio fornecer energia eltrica ao circuito. O fluxo de eltrons pela parte do circuito externo da pilha ocorre do plo positivo para o negativo. Nas pilhas ocorre a eletrlise.

61 - Sobre os compostos de carbono e suas classificaes, assinale a alternativa INCORRETA.


a) b) *c) d) e) O benzeno possui cadeia aromtica. O ciclobutano possui cadeia alicclica. A propanona possui cadeia heterognea. O butano possui cadeia aberta. O metilpentano possui cadeia ramificada.

62 - Sobre as substncias orgnicas, assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) *e) Alcois, teres e amidas possuem frmula molecular com pelo menos um tomo de carbono. Cetonas, cidos carboxlicos e hidrocarbonetos possuem cadeia homognea. Aldedos, amidas e fenis podem ter cadeia aliftica. steres, cidos carboxlicos e aminas devem ter pelo menos dois tomos de carbonos na frmula molecular. Cetonas, aldedos e cidos carboxlicos devem ter tomos de oxignio e carbono unidos com ligao dupla.

63 - Assinale a alternativa que apresenta a frmula molecular de um aldedo de cadeia saturada com trs tomos de carbono.
*a) b) c) d) e) C3H6O C3H5O C3H7O C3H6O2 C3H5O2

18

64 - Seja uma refeio composta de arroz, salada de folhas verdes e um pedao de carne com uma grande camada de gordura. Sobre o processo de digesto dos alimentos apresentados, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A carne digerida principalmente pela pepsina, no estmago, e depois pela tripsina, no duodeno. A celulose proveniente das folhas verdes digerida pela boca, originando glicose e maltose. O arroz rico em carboidratos, que so degradados principalmente pela enzima amilase salivar. A camada de gordura da carne degradada, principalmente, no duodeno, pela enzima lipase, secretada pelo pncreas.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

65 - Sobre os diferentes componentes da clula vegetal, apresentados na figura abaixo, assinale a alternativa correta.

Imagem retirada do livro didtico pblico de Biologia do Estado do Paran. 2006

As estruturas representadas pelos nmeros 4 e 11 representam, respectivamente, o retculo endoplasmtico liso e o retculo endoplasmtico rugoso, organelas exclusivas de clulas vegetais. b) As estruturas 5, 6 e 7 representam, em conjunto, a organela responsvel por armazenar toda a energia da clula vegetal, na forma de gros de amido. c) As estruturas 3 e 8 so diretamente responsveis pela defesa da clula e apresentam a mesma constituio qumica: uma bicamada protica rica em carboidratos. *d) As estruturas 1, 9 e 10 so caractersticas de clulas vegetais e tm como funo, respectivamente, a sustentao celular, a fotossntese e a regulao osmtica. e) A estrutura 2 a organela responsvel por armazenar todo o material gentico da clula. Alm disso, inicia o processo de diviso celular.

a)

19

66 - O texto abaixo um fragmento adaptado de uma reportagem apresentada na BBC Brasil (em 16/05/2008) e trata da crise mundial de alimentos e biocombustveis. Petrolferas esto por trs de presso contra lcool, diz Lula
[...] Para Lula a polmica "compreensvel" e "contraditria". "Como o tema novo eu compreendo que as pessoas recusem. muito difcil as pessoas aceitarem mudanas", disse. "Mas acho muito engraado porque as pessoas querem despoluir o planeta, desaquecer o planeta, assinar o protocolo de Kyoto e quando o Brasil oferece um combustvel que no emite CO2 eles preferem utilizar um combustvel que emite CO2, ento h uma contradio", afirmou. Lula criticou os ataques aos biocombustveis como responsveis pelo aumento dos preos agrcolas e responsabilizou o aumento dos preos do petrleo pela crise. As pessoas no querem discutir quanto tempo a Europa pagou para seus produtores no produzirem, as pessoas no querem discutir quanto implica um barril de petrleo a US$ 124 no preo do frete e dos fertilizantes", afirmou.[...]

Sobre alguns temas apresentados no texto, considere as seguintes afirmativas. 1. 2. 3. 4. O protocolo de Kyoto um acordo internacional que visa eliminar a produo de CO2 no mundo. Embora na sua combusto os biocombustveis produzam CO2, este no contribui diretamente para o aumento da concentrao de CO2 na atmosfera, pois foi previamente fixado pelas plantas atravs da fotossntese. O etanol de milho, produzido principalmente pelos Estados Unidos, no pode ser considerado biocombustvel, pois o milho deveria ser utilizado apenas como alimento. A principal razo para o preo dos fertilizantes alterarem o preo dos alimentos que a maioria dos que so utilizados no mundo so produzidos na sia, e o custo de frete para transport-los muito alto.

Assinale a alternativa correta.


*a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras.

67 - O ltimo vero foi marcado pelo grande nmero de casos de dengue e febre amarela no Brasil. Sobre essas duas patogenias, assinale a alternativa correta.
A dengue causada por um protozorio, da mesma maneira que a malria, o que faz com que seja comum a re-infeco pelo agente causador da doena e ainda no exista vacina para ela. b) A febre amarela ocorre somente prximo a reas silvestres, pois o mosquito que a transmite s contrai o agente causador da doena do seu hospedeiro, que o macaco. c) Em alguns locais do Brasil, o mosquito da dengue pode ser encontrado em grande nmero, entretanto, o agente causador da doena no se prolifera, pois a gua nesses locais muito fria, impedindo-o de se desenvolver e infectar o mosquito. *d) Mosquitos da espcie Aedes aegypti podem contrair os agentes causadores tanto da febre amarela como da dengue picando pessoas infectadas. Dessa maneira, funcionam como transmissores dessas doenas. e) Uma vez que os mosquitos tm o seu ciclo de vida independente da gua, as principais campanhas de combate dengue so focadas na eliminao desses insetos atravs da pulverizao de inseticidas por agentes de sade. a)

68 - Sobre a febre amarela, considere os seguintes textos:


A vacina contra a febre amarela (17D) elaborada com o vrus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). Em 95% das pessoas, o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana aps a aplicao.Confere imunidade por, pelo menos, 10 anos (provavelmente por toda a vida). Pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. aplicada por via subcutnea na regio deltidea (brao).
(http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/fam-v.html)

Segundo o Ministrio da Sade, a imunizao vlida por dez anos e no deve ser tomada mais de uma vez no perodo. Segundo a pasta, h 31 casos de reaes adversas vacina contra febre amarela por superdosagem. Estas pessoas, segundo o ministrio, tomaram uma nova dose de vacina antes que a anterior expirasse. Em dois destes casos, os pacientes esto internados em estado grave. Existe um caso de uma pessoa que tomou a vacina anualmente desde 2004. Entre os sintomas da superdosagem listados pelo Ministrio da Sade esto febre acima de 39 C, vmito, enrijecimento dos msculos, alergia e problemas neurolgicos.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u365219.shtml)

Em relao a esse tema, assinale a alternativa correta.


O vrus da febre amarela tem um ciclo de vida de 10 anos. A vacina tem de ser reforada aps esse perodo, em virtude de os vrus atenuados, j presentes no corpo da pessoa, poderem infect-la novamente. b) Os antibiticos presentes na vacina deixam os vrus sem poder de infeco, para serem injetados em seres humanos, o que estimular cada organismo a produzir novos antibiticos que impedem a infeco por novos vrus. c) Vrus atenuados possuem uma baixa capacidade de infeco, mas com superdosagem injeta-se uma quantidade enorme de vrus a que o organismo, atravs de seu sistema imunolgico, pode no conseguir reagir. Adquire-se a doena da febre amarela na superdosagem, porque os vrus readquirem sua capacidade metablica. d) Vrus atenuados possuem seu metabolismo alterado e, portanto, so incapazes de infectar novas clulas, ao contrrio de vrus ativos que esto em plena capacidade metablica para invadir novas clulas e se reproduzir. *e) Os vrus atenuados so incapazes de infectar as clulas do corpo e provocam no sistema imunolgico uma reao que pode durar vrios anos. Desde que a pessoa seja efetivamente imunizada, uma nova dosagem em menos de 10 anos pode provocar reaes graves decorrentes dos componentes da vacina, e no a infeco pelo vrus atenuado. a)

20

69 - O grfico abaixo apresenta a variao da populao de uma espcie de inseto considerada praga numa cultura. As setas indicam a aplicao de agrotxico contra o inseto, sendo que a espessura da seta indica a quantidade de agrotxico usada.

Sobre o comportamento da populao de insetos e o uso de agrotxico representados nesse grfico, assinale a alternativa correta.
a) A primeira aplicao de agrotxico no levou a uma imediata alterao da densidade de pragas, por isso houve nova aplicao de agrotxico. b) A terceira aplicao s teve sucesso na diminuio da praga porque a dose de inseticida foi maior que as duas primeiras. c) A magnificao trfica no ecossistema est assegurada, pois a praga s ser controlada com doses maiores de agrotxico. d) As aves que se alimentam de insetos mortos por agrotxicos sofrem maior efeito do agrotxico do que o predador dessas aves. *e) Na terceira aplicao, o agricultor resolveu aplicar maior quantidade de inseticida em funo da segunda no ter surtido o efeito desejado, pois restaram os insetos resistentes quela quantidade de inseticida.

70 - Na Floresta Atlntica ocorre muito epifitismo, o que lhe confere uma exuberncia verde admirada por pessoas do mundo inteiro. So tpicas desse ambiente, plantas como bromlias, do grupo das angiospermas, e pequenas samambaias, pertencente s pteridfitas. Sobre as caractersticas dos dois grupos de plantas, assinale a alternativa correta.
a) b) As pteridfitas no possuem tecido de conduo, por isso so menos evoludas que as angiospermas. As angiospermas so dependentes da gua para que ocorra a fecundao, por isso bromlias armazenam gua em pequenos tanques nas bases de suas folhas c) Os frutos da samambaia so muitos pequenos, j os da bromlia so suculentos e servem de alimento a animais que dispersam suas sementes. *d) Pteridfitas possuem folhas vegetativas, que realizam fotossntese, e folhas reprodutivas, que alm de realizar fotossntese possuem esporos. e) A polinizao das bromlias realizada pelo plen, levado por animais como beija-flores, e a das samambaias realizada pelos esporos, levados pelo vento.

71 - Em relao ao heredograma abaixo, assinale a alternativa onde h maior probabilidade de surgir a letalidade.

10

11

12

13

a) b) c) *d) e)

No cruzamento entre 8 e 9. No cruzamento entre 2 e 13. No cruzamento entre 11 e 5. No cruzamento entre 5 e 7. No cruzamento entre 4 e 1.

21

72 - A base de produo e consumo da agricultura moderna e globalizada resulta em uma srie de impactos scioambientais. Sobre esse tema, considere as seguintes possibilidades: 1. 2. 3. 4. Aumento da populao urbana. Aumento da lixiviao de nutrientes do solo. Perda de biodiversidade. Aumento da oferta de empregos, devido necessidade crescente de mecanizao do processo produtivo.

Relacionam-se diretamente com o modelo moderno de agricultura:


a) b) c) *d) e) Somente 1 e 3. Somente 2 e 4. Somente 1, 2 e 4. Somente 1, 2 e 3. 1, 2, 3 e 4.

ESPANHOL
O texto a seguir referncia para as questes 73 a 78. El Gobierno ve ilegal que se exija la falda a las enfermeras
Castigar econmicamente a una enfermera por usar pantalones atenta contra la Ley de Igualdad. Es la advertencia lanzada ayer por el Gobierno a la clnica de San Rafael, en Cdiz, donde una decena de empleadas ha denunciado la prdida de su complemento salarial de productividad por negarse a trabajar con falda. El Ejecutivo advierte de que estas prcticas pueden conllevar la apertura de un expediente e, incluso, una sancin econmica. La secretaria general de Polticas de Igualdad, Soledad Murillo, ha acusado a la cadena sanitaria Pascual de la que depende el centro, de incurrir en una discriminacin directa. El Gobierno central no fue el nico que sali en defensa de las afectadas. Dos inspectores de Trabajo visitaron la clnica a peticin de la Consejera de Empleo de la Junta de Andaluca. Los funcionarios se reunieron con el director del centro, Victor Cortezo, y con la presidenta del comit de empresa, Adela Sastre, a quienes han solicitado que recaben toda la informacin para defender sus argumentos. Pese a la mediacin de la inspeccin de Trabajo, la direccin contina sin ceder en su postura. La empresa no se ha dirigido a nosotras para nada. Tanto es as que el inspector ha preguntado si tienen intencin de modificar y el director se ha encogido de hombros, dice que la postura de Pascual es difcil de prever en caso de que retroceda en su actitud, se queja Sastre.
(http://www.elpais.com.articulo/sociedad)

73 - Segn el texto, la clnica San Rafael


a) b) c) d) *e) ha denunciado sus trabajadores al Ejecutivo. est de acuerdo con la advertencia sobre la Ley de Igualdad lanzada por el Gobierno. no permite que las personas dedicadas a la asistencia de los enfermos sean mujeres. ha solicitado al Gobierno de Cdiz que se les conceda un beneficio extra a las enfermeras. no consiente que sus enfermeras lleven pantalones durante el trabajo.

74 - Considere la siguiente frase retirada del texto: El Ejecutivo advierte de que estas prcticas pueden conllevar la apertura de un expediente e, incluso, una sancin econmica. La idea de la frase es:
*a) El Gobierno llama la atencin para dos posibles consecuencias: la apertura de un procedimento administrativo y una pena econmica. b) El Ejecutivo est dispuesto a pedir la prohibicin de prcticas que puedan traer para la clnica San Rafael sanciones econmicas. c) El Gobierno ha decidido callar frente a las prcticas de la clnica San Rafael aunque sean mtodos que puedan conllevar problemas legales y econmicos. d) El Ejecutivo piensa que las prcticas dentro de la clnica San Rafael no van a producir provecho inmediato a las enfermeras que trabajan en esa cadena sanitaria. e) El Ejecutivo se refiere a los estudios realizados con la finalidad de adquirir la habilitacin en enfermera: el coste econmico y las asignaturas.

75 - Considere las siguientes informaciones: 1. 2. 3. 4. 5. La cantidad de empleadas que ha denunciado la clnica por la prdida de parte del sueldo. La razn que ha llevado la clnica a reducir la nmina de algunas enfermeras. El nombre y apellido de la secretaria de Polticas de Igualdad. La suma de dinero que los empleados han dejado de ganar por no actuar de acuerdo con las normas de la clnica. La jornada de trabajo de los funcionarios en la clnica San Rafael.

Son informaciones presentes en el texto:


a) b) *c) d) e) 1, 3 y 4 solamente. 2, 3, 4 y 5 solamente. 1, 2 y 3 solamente. 1, 4 y 5 solamente. 2 y 5 solamente.

22

23

76 - Segn el texto, es correcto afirmar:


Despus de conocer las sanciones econmicas, la cadena sanitaria ha decidido retroceder y modificar sus prticas respecto al castigo impuesto a sus enfermeras. b) El Gobierno espaol y el centro San Rafael han acusado la cadena sanitaria Pascual por haber atentado contra la Ley de Igualdad. c) La clnica San Rafael se ha mostrado faborable a la Ley de Igualdad. d) Pascual es el nombre del presidente de la cadena sanitaria de la que depende la clnica San Rafael. *e) La clnica San rafael pertenece a un conjunto de empresas sanitarias bajo el nombre Pascual. a)

77 - En el texto, la expresin ... se ha encogido de hombros... significa que el director:


a) b) *c) d) e) ha sido sacado del centro a hombros. ha reaccionado son sumisin. est indiferente con la situacin. quiere que la situacin se arregle rpidamente. se ha retirado puesto que la situacin se mantiene difcil de controlar.

78 - Segn el texto, es correcto afirmar:


La Consejera de Empleo de la Junta de Andaluca ha visitado la clnica San Rafael para obligar a las enfermeras a trabajar con falda. b) Adela Sastre, presidenta del comit de empresa, es favorable a las medidas del gobierno central sobre la obligatoriedad del uso de la falda para las enfermeras. *c) La discriminacin directa a la que se refiere Soledad Murillo est relacionada a la prdida del complemento salarial cuando alguna enfermera se niega a trabajar con falda. d) Los inspectores de trabajo que han estado en la clnica han propuesto que el uniforme de falda, delantal y cofia sea obligatorio. e) Victor Cortezo y Adela Sastre han decidido recabar todas las pruebas para demostrar a los inspectores de Trabajo que la clnica viene actuando dentro de la ley. La actriz de Expediente X, la mtica Scully, est embarazada de su tercer hijo. La pelirroja ha confirmado los rumores que surgieron a raz de su aparicin en el festival de Cannes, el mes pasado. La actriz tiene previsto hacer una segunda adaptacin cinematogrfica de la serie de misterio de los 90: Expediente X: Quiero creer. La pelcula se estrenar el mes prximo.
(http://www.elpais.com.fotogaleria)

a)

79 - Segun la noticia, es correcto afirmar:


a) b) c) *d) e) Scully ha estado en el festival de Cannes con su tercer hijo en brazos. Scully se contradijo al informar sobre su presunto embarazo en el festival de Cannes. Durante su aparicin en el festival de Cannes, Scully ha demostrado que se senta avergonzada. Inmediatamente despus de su aparicin en el festival de Cannes, Scully ha asegurado que est encinta. Aunque no muy conocida por el pblico, Scully hizo una aparicin en el festival de Cannes para promocionar su nueva pelcula.

80 - Considere las siguientes informaciones sobre Scully: 1. 2. 3. 4. 5. Tiene el pelo rubio. Tiene pecas en la cara. Tiene otros dos hijos. Va a estrenar su segunda adaptacin de una serie de misterio de los 90 el prximo mes. Es una actriz muy famosa.

Son informaciones que estn en el texto:


a) b) *c) d) e) 1, 2 y 3 solamente. 2, 3 y 5 solamente. 3, 4 y 5 solamente. 1 y 5 solamente. 1, 2, 3 y 4 solamente.

24

INGLS

O texto a seguir referncia para as questes 73 a 77.


Vienna: Seven decades after Sigmund Freud ran away from the Nazis, Vienna has turned one of his dreams into reality: a university dedicated to psychotherapy. Admissions to the university, named after the Austrian pioneer of psychoanalysis, have increased rapidly since it opened in late 2005. Were the first university worldwide to offer a complete psychotherapy degree, which Freud wrote about in 1928 as his great dream, said Alfred Pritz, founder and rector of Sigmund Freud University. Were realizing that now. After an initial intake of some 40 students, the private college now has more than 500.
(http://www.iht.com/article)

73 - Consider the following information: 1. 2. 3. 4. 5. The city where the university is located. The number of students who have been accepted in 2005. The name of the Austrian university specialized in psychotherapy. The city Freud decided to live after he left Vienna. The relationship Freud had with the founder of the university.

What information is in the text?


a) b) *c) d) e) 1, 2 and 4 only. 2, 3, 4 and 5 only. 1, 2 and 3 only. 1, 3, 4 and 5 only. 3 and 5 only.

74 - Consider the following information: 1. 2. 3. 4. 5. The year the university started its academic activities. The teaching methods that the university followed. The field of study the university is specialized in. The year Freud wrote about psychoanalysis. The pioneer of psychoanalysis.

What information is in the text?


a) b) c) *d) e) 1, 2, 3 and 5 only. 2, 3 and 5 only. 1, 2 and 4 only. 1, 3 and 5 only. 3, 4 and 5 only.

75 - According to the text, Freuds great dream was:


*a) b) c) d) e) to have a university offering a complete degree in psychotherapy. to be the rector of the Sigmund Freuds University. to study in the first university to offer a psychotherapy degree. to be worldwide recognized as the pionner of psychoanalysis. to open a university in Vienna in 2005.

76 - According to the text:


*a) b) c) d) e) The university was given the same name as the famous Austrian psychotherapist. The university cannot admit more than 500 students. The university was based on A. Pritz educational principles. Sigmund Freud was elected the first rector of the university. Before the Vienna university opened, students had to go abroad to take a degree in psychotherapy.

25

77 - According to the text:


a) b) c) d) *e) Sigmund Freud wrote about the Nazis plans seven decades ago. The Nazis put Sigmund Freud in prison in 1934. The Nazis adopted some of Freuds ideas about psychoanalysis. Sigmund Freud and the Nazis fought for the same ideals. Sigmund Freud escaped from the Nazis in the thirties.

O texto a seguir referncia para as questes 78 a 80.


At the opening ceremony of the emergency conference on food shortages, climate change and energy held by the United Nations Food and Agriculture Organization, the US Secretary of Agriculture, Ed Schafer, talked about the benefits of biofuels and how genetically modified crops could ease world hunger. President Luiz Incio Lula da Silva of Brazil spoke for half an hour about how Brazilian biofuels were superior to the US offerings. The president of Zimbabwe, Robert Mugabe, talked about how colonialism had created food crisis. And President Mahmoud Ahmadinejad of Iran spoke of the need to inject religion into food politics. At the end of the conference, food experts as well as many representatives from poor countries wondered whether these divided forces could add up to a solution to a global problem: how to feed one billion hungry people.
(http://www.iht.com/articles)

78 - Consider the following information: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. The date of the conference. The country where the conference was held. The name of the secretary of agriculture of the United States. The length of Lulas speech. The name of the president of Iran. The theme of President Mugabes speech. The solution to food crisis.

What information is in the text?


a) *b) c) d) e) 2, 3, 5 and 7 only. 3, 4, 5 and 6 only. 1, 3, 5 and 7 only. 1, 2, 4 and 6 only. 4, 5, 6 and 7 only.

79 - Consider the following statements: 1. 2. 3. 4. 5. The purpose of the conference was to discuss food shortages, climate change and energy. The speakers in the conference did not focus their speeches on the themes proposed by the United Nations Food and Agriculture Organization. The speeches revealed the interests of the speakers countries. President Lula praised Brazilian biofuels over the North American ones. The president of Zimbabwe criticized colonialism.

Which statements are according to the text?


a) b) c) d) *e) Only statements 1, 2, 3 and 5 are according to the text. Only statements 3, 4 and 5 are according to the text. Only statements 1, 3 and 5 are according to the text. Only statements 1, 2 and 4 are according to the text. All the statements are according to the text.

80 - In the last sentence At the end of the conference [ ] whether these divided forces[] one billion hungry people, the underlined word these refers to:
*a) b) c) d) e) some representatives who spoke in the conference. the presidents from poor countries. the food crisis. food experts. hungry people.

26

FRANCS
O texto a seguir referncia para as questes 73 a 76. Les Franais semballent pour le Moyen ge On le disait cruel, obscurantiste, sale On le dcouvre joyeux, festif, lumineux. Des tournois de chevaliers aux soires en taverne avec concert de rock mdival, le Moyen ge fait un carton. Ils sont fans de la vie mdivale Chaque vendredi soir aprs ses cours dans une cole de marketing, Clia Gaborieau, 22 ans, se transforme en danseuse de lan 1450 : robe volante, toffes moires, cheveux tombant en cascade comme dans une enluminure Elle a mont sa troupe en 2005 avec deux autres cingls. Leur but? Faire danser les foules sur les marchs mdivaux ou les ftes de village. Et si on sinspirait de l'homme mdival ? Saviez-vous quau tournant de lan mil, on compte environ 190 jours fris par an, sans oublier les ftes de saints locaux? me sicle, une Contrairement aux ides reues, nos aeux ne sont pas abrutis par le travail. Ils ont mme des loisirs. Au XIV ordonnance du prvt de Paris note que gens de mtier et autre petit peuple quittent leur ouvrage [] pour aller jouer la paume, la boule, aux ds, aux cartes, aux quilles et dautres divers jeux dans les cabarets. Comment peuvent-ils travailler si peu? Dabord, ils sorganisent diffremment de nous. Le rythme de travail est cal sur la dure densoleillement : une activit soutenue en t, des horaires plus rduits en hiver. Cest vident pour les paysans, mais les artisans urbains ont eux-mmes interdiction de travailler aprs la tombe du jour la lueur des bougies, cause des risques dincendie.
(http://www.caminteresse.fr/votre_magazine/n_321_jeudi_01_novembre_2007)

Vocabulrio de apoio: Cingl = fou 73 - Assinale a alternativa correta de acordo com as informaes dadas no texto acima:
*a) b) c) d) e) Os franceses esto fascinados pela Idade Mdia. O rock and roll o ritmo que embala os franceses atualmente. So cada vez mais numerosos os fs da banda cingls . O grupo de dana cingls um sucesso de marketing promocional. Clia Gaborieau abandonou os estudos aps a criao de sua trupe em 2005.

74 - propos du Moyen ge, choisissez lide qui NEST pas dans le texte.
a) b) *c) d) e) Pendant le Moyen ge rgnait la cruaut. Lhomme mdival est connu pour son manque dhygine. Au Moyen ge surgissent les bases de la notion actuelle de travail. Le Moyen ge se rvle comme tant une priode o on pouvait samuser. Lhomme mdival ralisait ses activits selon les moments de la journe et le temps quil faisait.

75 - Le texte rvle que lhomme du Moyen ge:


a) b) c) *d) e) a invent les cabarets. travaillait jusqu tard le soir. ne travaillait que 190 jours par an. avaient des activits de dlassement. navait pas la permission de jouer dans les jours fris et les ftes de saints.

76 - Com base nas informaes do texto, considere ainda as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Lhomme mdival travaillait moins quon ne le croyait. Au Moyen ge, les artisans travaillaient plus que les paysans. Au Moyen ge, les artisans urbains ne travaillaient que le soir. Au XIVme sicle, les autorits religieuses de Paris ont interdit la pratique de divers jeux.

Assinale a alternativa correta.


*a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 4 verdadeira.

27

O texto a seguir referncia para as questes 77 a 80. Les poussires du Sahara font vivre lAmazonie

Plus de 40 millions de tonnes de fines particules de sdiments sont transportes chaque anne du dsert du Sahara jusquau bassin de lAmazonie. Tel est le rsultat dune tude mene para Daniel Rosenfeld de luniversit hbraque de Jrusalem, qui sappuie sur de nouveaux outils dobservation par satellite. Sil tait connu que les sols de la fort amazonienne, pauvres en minraux et nutriments, dpendaient de lapport de poussires du Sahara, cela navait pas encore t quantifi. En utilisant un instrument de mesure innovant, le MISR (Multi-angle Imaging SpectroRadiometer), Rosenfeld a calcul la masse des nuages darosols partir de leur profondeur optique. Montrant que plus de la moiti des sdiments provenait dune rgion du Sahara dont la surface reprsente seulement 0,5% de lAmazonie : la dpression du Bodl, au nord du Tchad. Ce cratre constitue lune des plus importantes sources de poussire du globe. Reste determiner ses rserves, et partant, lesprance de vie de la fort amazonienne.
(Science & Vie n . 1074, Mars 2007, page 30)
o

77 - Com base na leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.


a) d) b) c) *e) Milhes de toneladas de sedimentos do Saara foram transportadas para a Amaznia para um estudo. O resultado do estudo mencionado no texto foi contestado por Daniel Rosenfeld; O MISR (Multi-angle Imaging SpectroRadiometer) foi desenvolvido na universidade hebraica de Jerusalm; O estudo mencionado revelou que o uso de produtos aerossol prejudica profundamente a floresta amaznica; Uma importante fonte de poeira do mundo encontra-se numa regio cuja superfcie equivale a 0,5% da Amaznia.

78 - Selon le texte, ltude ralise:


a) b) c) d) *e) constitue une grande nouvelle scientifique. permettra de lutter contre la dsertification de lAmazonie. prouve que le Sahara tait autrefois une grande fort. est un premier pas pour la reforestation du Sahara. montre quel point les sols amazoniens dpendent de lapport de poussires du Sahara.

79 - Selon les informartions prsentes dans le texte, les sols de lAmazonie:


a) *b) c) d) e) abondent en minraux et nutriments. senrichissent des sdiments venus dAfrique. deviennent plus pauvres cause de la dvastation. perdent des millions de tonnes de sdiments chaque anne. sont une des plus importantes rserves de poussire du monde.

80 - Com base nas informaes fornecidas pelo texto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. La fort amazonienne risque de devenir un dsert en raison de lapport de poussires du Sahara. Il faut interrompre lapport de poussires du Sahara pour sauver la fort amazonienne. Il y a un rapport troit entre lavenir du Sahara et celui de la fort amazonienne. liminer la dpression du Bodl permettra de sauver la fort amazonienne de la dsertification.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras.

28

ITALIANO
O texto a seguir referncia para as questes 73 a 76. Le patate e la storia
Spesso la storia dell alimentazione accompagna la storia dei popoli; la scomparsa di alcuni cibi a volte ha provocato migrazioni di intere nazioni. E' il caso della patata: importata dalla America, dagli Spagnoli, ben presto diventa in Europa un alimento fondamentale. Facile da coltivare e da conservare diventa, visto il suo alto valore energetico, il cibo fondamentale per i contadini. Ma, ci sono stati anche molti problemi. Nel 1846 in Irlanda le coltivazioni di patate sono state completamente distrutte dalla peronospora, un fungo famoso per i suoi attacchi alle viti. Inizia cos una delle pi gravi carestie, principalmente in Irlanda. Questo provoca la migrazione in massa degli Irlandesi verso l'America. Forse dunque, la storia della famiglia Kennedy, dipende da questo prezioso tubero. Loro, infatti, erano una ricca famiglia contadina del sud dell'Irlanda e se non ci fosse stata questa carestia, probabilmente non sarebbero mai emigrati. Altre volte invece le patate hanno salvato intere generazioni, come nelle guerre in Europa dopo il 1600: i soldati di Napoleone, per esempio, bruciavano i campi di grano per provocare la fame nei popoli da conquistare, ma i contadini presto sostituirono il grano con le patate, che non solo non potevano essere bruciate, ma soprattutto potevano essere conservate per anni nelle cantine.
(www.libero.it)

73 - Il testo afferma che le patate:


a) b) c) *d) e) sono state importate dalla Spagna. sono venute dall Irlanda. nascono prima in Europa. sono venute dall America. nascono pi gandi in America.

74 - Secondo il testo, lalimentazione:


*a) b) c) d) e) legata spesso alla storia di un popolo. la cosa meno importante per un popolo. di un popolo non considerata nei libri di storia. e la storia di un popolo sono indipendenti. lelemento pi importante della storia di un popolo.

75 - Nel testo si dice che la famiglia Kennedy:


*a) b) c) d) e) emigr negli Stati Uniti, a causa della malattia che distrusse le coltivazioni di patate in Irlanda. emigr negli Satati Uniti perch non voleva pi lavorare la terra in Irlanda. forse ha lasciato l Irlanda perch voleva scoprire nuovi tipi di coltivazioni. la pi numerosa famiglia irlandese che emigrata negli Stati Uniti nel 1846. sempre stata una famiglia di commercianti di patate in Irlanda e negli Stati Uniti.

76 - Il testo dice che:


a) b) c) d) *e) I soldati di Napoleone non volevano mangiare le patate. I contadini durante le guerre di Napoleone non piantavano pi le patate. L esercito di Napoelone incendi i campi di patate. Napoleone ordin che non si piantasse pi grano in Europa. Durante le guerre di Napoleone i contadini sostiturono il grano con le patate.

29

O texto a seguir referncia para as questes 77 a 80. L Enciclopedia Britannica ora parla con l accento Wiki
Alla fine lEnciclopedia Britannica ha ceduto: si sta aprendo ai contributi degli utenti, come Wikipedia, che, nel frattempo, diventata, uno dei dieci siti pi visitati della rete: nelle ricerche di Google appare spesso tra i primi risultati. Sottraendo pubblico e fama alla concorrente inglese. Se, da una parte, su internet sembra vincente il modello wiki, della collaborazione con i lettori, dallaltra invece Britannica prova a migliorare i punti deboli in una versione, per, separata da quella ufficiale. Esperti e utenti sono stati invitati a partecipare al nuovo progetto, ma ogni loro modifica sar controllata dai redattori dellenciclopedia inglese, forte dei suoi 240 anni di tradizione. E, soprattutto, chi aggiunge contenuti (testi, video, fotografie) dovr metterci la faccia, abbandonando lanonimato tipico di Wikipedia, imitando una tradizione diffusa in ambienti scientifici per il controllo delle ricerche accademiche. Chi vorr dare contributi, per arricchire la Britannica, dovr insomma esporsi con tanto di nome, cognome, foto e leventuale titolo che certifichi la competenza in una determinata matria. Ora anche gli utenti hanno lopportunit di scrivere tra le pagine dellenciclopedia pi blasonata dInghilterra, aggiungendo modifiche, link, materiali originali. Ma resta comunque, a Britannica, la parola definitiva, sulla pubblicazione online delle proposte di esperti e lettori nella versione ufficiale.
(www.liberliber.it)

77 - Il testo dice che:


a) b) c) *d) e) L enciclopedia Britannica stata venduta a Wikipedia. Wikipedia si ispirata all enciclopedia Britannica. Britannica e Wikipedia cercano di lavorare insieme. Lenciclopedia Brittanica sta seguendo in parte l esempio di Wikipedia. Wikipedia e Britannica sono entrambi grosse enciclopedie cartacee.

78 - Il testo sostiene che:


*a) b) c) d) e) I redattori della Britannica fanno un controllo di tutte le modificazioni fatte dagli utenti L enciclopedia Britannica lascia ormai tutto nelle mani dei lettori I redattori della Britannica hanno perso il controllo della situazione La Britannica pubblica il materiale che gli esperti vogliono far conoscere al pubblico, senza nessun controllo Spesso la Britannica riceve critiche dagli utenti che si sentono esclusi

79 - Nel testo c scritto che la Britannica:


*a) b) c) d) e) sta accetando le contribuzioni dei lettori. non acceta volentieri suggerimenti esterni. non cambier il suo stile tradizionale. ormai un enciclopedia superata. sta perdendo grossi fiananzimenti.

80 - Secondo il testo:
a) *b) c) d) e) Wikipedia e Britannica mantengono l anonimato dei suoi collaboratori. La Britannica esige che i suoi collaboratori si identifichino. Wikipedia pubblica le fotografie dei suoi collaboratori. Wikipedia esige il curriculum completo dei collaboratori. La Britannica spesso mantiene in segreto le sue fonti.

Anda mungkin juga menyukai