Anda di halaman 1dari 39

Transcrito pela Food Design*

Portaria n 177, de 4 de maro de 1999 DOU. de 08/03/1999

O Secretrio de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, no uso de suas atribuies legais e considerando: a necessidade do constante aperfeioamento das aes de controle sanitrio de alimentos visando a proteo da sade da populao; a importncia de compatibilizar a legislao nacional com os instrumentos harmonizados no mbito do MERCOSUL, Res GMC 19/94, 12/95, 35/97, 56/97 e 47/98; o Regulamento Geral de embalagens e equipamentos destinados a entrar em contato com alimentos que determine a necessidade de regulamento especfico sobre embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos, resolve:

Art. 1 Aprovar o Regulamento Tcnico " Disposies Gerais Para Embalagens e Equipamentos Celulsicos em Contato com Alimentos" e seus Anexos: Anexo I - Regulamento Tcnico - Lista Positiva para Embalagens e Equipamentos Celulsicos em Contato com Alimentos. Anexo II - Regulamento Tcnico - Migrao Total de Embalagens e Equipamentos Celulsicos. Anexo III - Regulamento Tcnico - Determinao de Migrao de Branqueadores Fluorescentes em Papel, Cartolina e Carto. Anexo IV - Regulamento Tcnico - Determinao de Migrao de Corantes em Papel, Cartolina e Carto. Anexo V - Regulamento Tcnico - Papis de Filtro Para Coco e Filtrao a Quente.

Art. 2 O no cumprimento do disposto na presente Portaria, incluindo o Regulamento Tcnico e seus Anexos, implica nas sanes previstas na legislao vigente.

Art. 3 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio, em especial a Portaria SVS/MS 29/96.

GONZALO VECINA NETO


* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

REGULAMENTO TCNICO DISPOSIES GERAIS PARA EMBALAGENS E EQUIPAMENTOS CELULOSICOS EM CONTATO COM ALIMENTOS

1. ALCANCE O presente Regulamento Tcnico aplica-se s embalagens e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos e matrias-primas para alimentos, inclusive aqueles materiais celulsicos revestidos ou tratados superficialmente com parafinas, resinas polimricas e outros. Aplica-se tambm embalagens e equipamentos de uso domstico, elaborados ou revestidos com papel e carto, ou embalagens compostas por vrios tipos de materiais, sempre que a face em contato com alimentos seja celulsica. Excluem-se aquelas embalagens e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos que necessariamente so descascados para seu consumo (por exemplo: ctricos, nozes com cascas, cocos, abacaxi, meles, etc.) sempre e quando se assegure que no modifiquem as caractersticas organolticas do alimento e no cedam substncias prejudiciais para a sade. No se aplica s embalagens secundrias fabricadas com papel, cartolina e carto, sempre que se assegure que no entram em contato com alimentos.

2. DISPOSIES GERAIS 2.1. As embalagens e equipamentos celulsicos a que se refere este Regulamento Tcnico, devem ser fabricados seguindo Boas Prticas de Fabricao, compatveis com sua utilizao para contato direto com alimentos. 2.2. Para a fabricao de embalagens a que se refere o presente regulamento, somente podem ser utilizadas as substncias includas na "Lista Positiva para Embalagens e Equipamentos Celulsicos em Contato com Alimentos" ( Anexo I desta Portaria), a "Lista Positiva de Resinas e Polmeros para Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos" e na "Lista Positiva de Aditivos para Materiais Plsticos Destinados Elaborao de Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos". As substncias utilizadas devem cumprir ainda, com as restries de uso, os limites de migrao e os limites de composio especificamente indicados nos regulamentos tcnicos correspondentes. 2.3. A "Lista Positiva para Embalagens e Equipamentos Celulsicos em Contato com Alimentos" (Anexo I desta Portaria) poder ser atualizada para a incluso ou excluso de substncias ajustando-se aos critrios e mecanismos descritos no Apndice, deste Regulamento. 2.4. As embalagens e equipamentos celulsicos, nas condies previsveis de uso, no devem ceder aos alimentos substncias que representem um risco sade humana, em quantidades
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

superiores aos limites de migrao total e especfica. No caso de haver migrao de substncias, estas no devem ainda ocasionar modificaes inaceitveis na composio dos alimentos ou nas caractersticas sensoriais dos mesmos. 2.5. Os limites de migrao total previstos para todas as embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos esto estabelecidos no Anexo II desta Portaria. 2.6. Para assegurar a adeso das juntas da embalagem, so permitidos unicamente aqueles adesivos cujos componentes constem do Regulamento Tcnico vigente sobre Adesivos utilizados na Fabricao de Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos. 2.7. Para as embalagens e equipamentos celulsicos adotam-se as mesmas classificaes de alimentos e simulantes de alimentos descritos no Regulamento Tcnico especfico vigente referente a Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos. 2.8. Todo fabricante que deseje efetuar o acoplamento de material celulsico entre si ou com outros materiais para a elaborao de laminados, deve assegurar que o material e a substncia de acoplamento para a laminao do mesmo cumpram com os requisitos estabelecidos no Regulamento Tcnico especfico indicado no item 2.6. 2.9. As embalagens e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos podem utilizar em sua massa os corantes e pigmentos que cumpram com o Anexo I desta Portaria. 2.10. Nas embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos no devem ser detectadas bifenilas policloradas em nveis iguais ou superiores a 5 mg/kg (calculados como bifenilas policloradas 60). ITEM SUBSTITUIDO PELA Resoluo RDC n. 130, de 10 de maio de 2002 pelo seguinte: Nas embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos no devem ser detectadas bifenilas policloradas em nveis iguais ou superiores a 5mg/kg nem pentaclorofenol em nveis iguais ou superiores a 0,10 mg/kg de papel. Alm disto, as embalagens e equipamentos celulsicos no devem transferir aos alimentos constituintes antimicrobianos. 2.11. Os papis para filtrao, infuso e coco esto sujeitos a requisitos especiais descritos no Anexo V desta Portaria. 2.12. As embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos devem cumprir com os limites de migrao especfica para os elementos: Cdmio (Cd), Arsnio (As), Cromo (Cr), Mercrio (Hg) e Chumbo(Pb). Alm disso, devem cumprir com os limites de migrao especfica para os elementos relacionados abaixo, quando estes formem parte da composio das embalagens e equipamentos celulsicos: Antimnio (Sb) Boro (B) Prata (Ag) Brio (Ba) Zinco (Zn) Cobre (Cu) Estanho (Sn) Fluor (F)

Os limites de migrao especfica esto estabelecidos no Regulamento Tcnico vigente correspondente a "Contaminantes em Alimentos".
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

A metodologia analtica para os ensaios de migrao dos elementos mencionados se encontra descrita no Regulamento Tcnico correspondente a Ensaios de Migrao Especfica de Embalagens e Equipamentos Celulsicos em Contato com Alimentos. Os limites de migrao especfica citados se aplicam em todos os casos, exceto quando as embalagens e equipamentos celulsicos se destinam a alimentos secos e no gordurosos. 2.13. As embalagens e equipamentos celulsicos devem seguir os padres microbiolgicos compatveis com os alimentos com os quais entraro em contato. 2.14. As embalagens, produtos semi-elaborados (produtos intermedirios) e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos devem ser registrados pela Autoridade Competente. 2.15. Todas as modificaes de composio nas embalagens e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos devem ser submetidas Autoridade Competente para sua aprovao. 2.16. Os usurios de embalagens e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos, somente podero usar aqueles produtos aprovados pela Autoridade Competente.

APNDICE A Lista Positiva para Embalagens e Equipamentos Celulsicos em Contato com Alimentos poder ser modificada: As propostas de modificao da Lista Positiva devem ser apresentadas Autoridade Sanitria com as devidas justificativas. Para a incluso ou excluso de novos componentes, considera-se as seguintes referncias: OMS, FAO, Comisso do CODEX ALIMENTARIUS, Unio Europia, Food and Drug Administration FDA , BGVV da Alemanha e legislao italiana. Adotar-se-o as limitaes de composio, migrao especfica e restries de uso considerando as referncias mencionadas no item 2. No caso de se fixarem limites de migrao especfica e composio, devem ser estabelecidos os mtodos analticos correspondentes.

ANEXO I LISTA POSITIVA DE COMPONENTES PARA EMBALAGENS E EQUIPAMENTOS CELULSICOS EM CONTATO COM ALIMENTOS
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

PRIMEIRA PARTE INTRODUO Para a fabricao de embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos somente podem ser utilizadas as substncias abaixo relacionadas e, nos casos especficos, as substncias relacionadas nas Listas Positivas de Polmeros e Resinas e de Aditivos para embalagens e equipamentos plsticos em contato com alimentos, no caso das fibras sintticas utilizadas como matrias primas fibrosas, no de materiais plsticos utilizados como recobrimento e nos utilizados como agentes de colagem interna e superficial. Em todos os casos devem ser cumpridos os limites de composio e de migrao especfica correspondentes, assim como as restries de uso indicadas. A presente lista contm todas as matrias primas permitidas para a fabricao de papis, cartolinas e cartes em contato com alimentos, estando includas tambm as polpas moldadas, indicando em cada caso as restries correspondentes. A verificao dos limites de composio e de migrao especfica devem ser efetuados de acordo com os mtodos estabelecidos nos Regulamentos Tcnicos correspondentes. Quando ainda no tenham sido fixados os mtodos oficiais, podem ser utilizados provisoriamente mtodos analticos confiveis e validados, que possuam um limite de deteco adequado. No caso em que determinados auxiliares de processos de fabricao estejam sujeitos restries, os valores indicados sempre se referem matria fibrosa seca, a menos que seja indicada outra especificao. No caso em que os valores indicados faam referncia ao produto terminado (papel, cartolina ou carto), considera-se como produto terminado seco. As porcentagens, exceto no caso do grau de substituio, se referem a relao m/m. Quando os auxiliares do processo de fabricao utilizados na elaborao de papis, cartolinas ou cartes contenham diferentes limites, dependendo da funo que desempenham, os mesmos no so acumulativos e no caso de serem usados para vrias funes, deve ser considerado, como valor mximo tolervel, o maior dos limites indicados. O papel elaborado com fibra vegetal branqueada tratado com cido sulfrico (tipo pergaminho/ papel vegetal) deve cumprir, alm dos requisitos estabelecidos para todos os materiais celulsicos, aqueles que figuram na terceira parte deste anexo, no item XIV. O papel destinado fabricao de sachs para infuses ou para filtrao quente deve cumprir com o Anexo V desta Portaria. Os adesivos utilizados para a unio de materiais celulsicos entre si ou com outro tipo de material, na fabricao de embalagens e equipamentos em contato com alimentos devem cumprir com o Regulamento Tcnico correspondente a Adesivos utilizados na fabricao de artigos que entraro em contato com alimentos.

SEGUNDA PARTE - LISTA POSITIVA


* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

1. MATRIAS PRIMAS FIBROSAS: 1.1 Fibras celulsicas de primeiro uso, naturais (pasta celulsica qumica, mecnica, semiquimica, quimio-termo-mecnica, termo-mecnica e quimio-mecnica, branqueadas, semibranqueadas ou no branqueadas) ou artificiais. Admite-se o emprego de antraquinona, desde que no exceda a 30 mg/kg no produto final (calculado na base seca). 1.2 Fibras sintticas de primeiro uso: devem cumprir com as Listas Positivas de Polmeros e Resinas e de Aditivos para embalagens e equipamentos plsticos em contato com alimentos. 1.3 Fibras celulsicas provenientes de material reprocessado dentro da produo industrial de embalagens e equipamentos celulsicos destinados a entrar em contato com alimentos. 1.4 Fibras celulsicas provenientes de material reciclado, que cumpram com as exigncias descritas no Regulamento Tcnico sobre Fibras Celulsicas provenientes de Material Reciclado. 2. MATRIAS PRIMAS NO FIBROSAS: ( Cargas Minerais) Substncias minerais naturais e sintticas insoluveis em gua, incuas sade. 2.1 Carbonato de clcio ou de magnsio. 2.2 Dixido de silcio. 2.3 Silicatos de sdio, potssio, magnsio, clcio, alumnio e ferro e seus compostos mistos (inclusive os minerais naturais como talco e caulim). 2.4 Sulfato de clcio. 2.5 Sulfoaluminato de clcio (branco Satin) 2.6 Sulfato de brio: Brio soluvel em HCl 0,1 N, mximo 0,01 %. 2.7 Dixido de titnio. 2.8 xido frrico.

3. SUBSTNCIAS AUXILIARES: 3.1 Agentes de colagem interna e superficial: 3.1.1 Breu e "tall oil" refinado, e seus derivados com cido malico e/ou fumrico e/ou formaldedo: mximo 3 % em relao ao peso do produto final. (I) 3.1.2 Casena, gelatina, protenas de soja ou milho, isentos de conservantes a base de boro.

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.1.3 Amidos: A soma das impurezas mencionadas nos itens (VII) e (VIII), no deve ser maior do que 50 mg/kg de amido. Dentro do termo amido se incluem as fculas. 3.1.3.1 Amidos e amidos alimentcios modificados: amidos degradados, eterificados e esterificados (inclusive fosfatados) e outros amidos, excludos os amidos e amidos modificados com cido brico e seus compostos. 3.1.3.2 Amidos e amidos alimentcios modificados ( por ex: catinicos, anfteros ), tratados com os reagentes abaixo especificados, mesmo que tais reagentes utilizem quantidades menores que as especificadas e que cumpram as determinaes da composio do amido estabelecido. a) persulfato de amnia: no deve exceder 0,3 % m/m. Em amidos alcalinos no deve exceder 0,6% m/m. b) cloreto de (4-clorobuteno-2) trimetilamonio: no deve exceder 5% m/m. O amido aqui mencionado deve ser usado como agente de colagem interna. c) cloridrato de b -dietilamina-cloroetano: no deve exceder 4% m/m. d) metacrilato de dimetilaminoetil: no deve exceder 3 % m/m. e) dimetiloletileno uria: no deve exceder 0,375 % m/m. O amido aqui mencionado deve ser usado como agente de colagem interna. f) cloreto de 2,3-epoxipropiltrimetilamonio: no deve exceder 5% m/m. g) xido de etileno:No amido modificado no deve exceder 3% m/m em massa das unidades derivadas do xido de etileno . h) cido fosfrico ( no deve exceder 6% m/m) e uria (no deve exceder 20 % m/m). O amido aqui mencionado deve ser usado somente como agente de colagem interna e na fabricao de embalagens destinadas a entrar em contato com os seguintes alimentos: produtos lcteos e seus derivados, emulses de gua em leo com baixo ou alto teor de gordura, leos e gorduras de baixa umidade, produtos de panificao e slidos secos com superfcies que contenham substncias gordurosas. i) acetato de vinla: para acetato de amido, tratado com este reativo. O amido deve conter no mximo: 2,5% de grupos acetila. j) cloreto de 3-cloro-2-hidroxipropil-trimetilamonia ou cloreto de glicidiltrimetilamonia. O amido deve conter no mximo: 0,5 % m/m de nitrognio e no mximo 1 mg/kg de epicloridrina. k) xido de propileno: para a obteno de teres de amido neutro. O amido deve conter no mximo 1 mg/kg de propilenocloridrina, com grau mximo de substituio de 0,2%.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

l) acetato monoclorado: teres aninicos de amido. O amido deve conter no mximo 0,4% de glicolato de sdio com grau mximo de substituio de 0,08%. 3.1.4 teres de celulose 3.1.5 Sal sdico de carboximetilcelulose tcnicamente pura. Os agregados de glicolato de sdio devem ser eliminados completamente durante a fabricao de papis, cartolinas e cartes. 3.1.6 Alginatos, monogalactanos e teres galactomannicos ( ver 4.4.9). Os teres galactomannicos podem conter no mximo 5,0% de glicolato de sdio, desde que o mesmo seja eliminado totalmente no processo de fabricao de papis, cartolinas e cartes. 3.1.7 Silicato de sdio e gel de alumina 3.1.8 Disperses de ceras microcristalinas e parafinas: mximo 2% em relao ao produto final, na massa de papel ou na superfcie. Deve cumprir com o Regulamento Tcnico referente a Ceras e Parafinas em contato com alimentos. 3.1.9 Disperses de materiais plsticos: devem cumprir com as Listas Positivas de Polmeros e Resinas e de Aditivos para embalagens e equipamentos plsticos em contato com alimentos, no mximo de 1 % na massa e na superfcie, em relao a substncia seca da disperso e em relao ao produto final. Para papis revestidos no mximo de 4%. 3.1.10 Dmeros de alquilcetenos com comprimento de cadeia dos radicais alqulicos de C10 a C18: mximo na massa, 0,5 % em relao ao produto final. 3.1.11 Produtos de condensao de uria, melamina e cido W -aminocaprico com formaldedo no mximo de 1,0 % no produto final. (I) 3.1.12 Sais sdicos e amoniacais de polmeros mistos de ster monoisopropilico de cido malico (aprox. 29%), cido acrlico (aprox. 16%) e estireno (aprox. 59%) no mximo de 0,5% em relao a massa seca do produto final. 3.1.13 Sal de amnio de um copolmero de anidrido malico, ster monoisoproplico de cido malico e diisobutileno no mximo de 0,5% em relao a massa seca do produto final. 3.1.14 Sal de amnio de um copolmero de estireno (aprox.60%), cido acrlico (aprox.23%) e cido malico (aprox. 17%) no mximo de 0,5% em relao a massa seca do produto final. 3.1.15 Sal dissdico de um polmero misto de estireno (50%) e cido malico (50%) no mximo de 0,7% referente a massa seca do produto final. 3.1.16 Poliuretanos catinicos, solveis em gua, obtidos a partir de monoestearato de glicerila, toluenodiisocianato e N-metil dietanolamina ou poliuretanos aninicos, solveis em gua, obtidos a partir de monoestearato de glicerila, toluenodiisocianato, cido dimetilpropinico e N-metil dietanolamina com peso molecular mdio de 10.000. Mximo 0,15% em relao ao peso da fibra seca. (XII)
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.1.17 Poliuretano catinico, solveis em gua, obtidos a partir de monoestearato de glicerila,toluenodiisocianato e N-metil dietanolamina e reticulado com epicloridrina. Peso molecular mdio 100.000. Mximo: 0,6% em relao ao peso da fibra seca. (II) (XII) 3.2 Agentes de reteno e drenagem 3.2.1 Poliacrilamida: mximo 0,1%. A poliacrilamida empregada deve conter no mximo 0,1% do monmero acrilamida. 3.2.2 Polietilenoimina: mximo 0,5%. (IV) 3.2.3 cidos lignosulfnicos, assim como seus sais de amnio, clcio, magnsio e sdio, mximo 1% do total. 3.2.4 Polialquilaminas e amidas catinicas reticuladas: mximo de 4% no conjunto dos aditivos formados pelos itens a, b, c, d, e, f, g, h, i e j abaixo: a) Resina poliamina-epicloridrina diaminopropilmetilamina. (II) sintetizada a partir de epicloridrina e

b) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir de epicloridrina, cido adpico, caprolactama, dietilenotriamina e/ou etilenodiamina. (II) c) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir de cido adpico, dietilenotriamina e epicloridrina ou uma mistura de epicloridrina com amonaco.(II) d) Resina poliamida-poliamina-epicloridrina sintetizada a partir de epicloridrina, ster dimetlico do cido adpico e dietilenotriamina.(II) e) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir de epicloridrina, dietilenotriamina, cido adpico e etilenoimina. (III) f) Resina poliamida-poliamina-dicloroetano sintetizada a partir de dicloroetano e uma amida de cido adpico, caprolactama e dietilenotriamina. g) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir do cido adpico, dietilenotriamina e uma mistura de epicloridrina e dimetilamina: mximo 0,2%. (II) h) Resina poliamina-epicloridrina, sintetizada a partir de poliepicloridrina, dietilenotriamina e uma mistura de epicloridrina e dimetilamina: mximo 0,2%. (II) i) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir de epicloridrina, dietilenotriamina, cido adpico, etilenoimina e polietilenoglicol: mximo 0,2%. (III)

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

j) Resina poliamida-poliamina-epicloridrina sintetizada a partir de epicloridrina, ster dimetlico do cido adpico, ster dimetlico do cido glutmico, gluconato dimetlico, dietilenotriamina: mximo 2%. (II) k) Resina poliamida-poliamina-dicloroetano sintetizada a partir do cido adpico, dietilenotriamina e dicloroetano: mximo 0,2%. l) Resina poliamida-poliamina-dicloroetano sintetizada a partir de cido adpico, dietilenotriamina e uma mistura de etilenodiamina, dietilenotriamina, trietilenotetramina, tetraetilenopentamina, pentaetilenohexamina, aminoetilpiperazina e 1,2-dicloroetano: mximo 0,2%. m) Resina poliamina-dicloroetano, sintetizada a partir de bis(3-aminopropil)-metilamina e 1,2-dicloroetano: mximo 0,2%. n) Resina poliamida-polieteramina-epicloridrina sintetizada a partir de dietilenotriamina, caprolactama, cido adpico, polietilenoglicol e epicloridrina: mximo 0,2%. (II)

3.2.5 Poliamidamina catinica de alto peso molecular, sintetizada a partir de trietilenotetramina e cido adpico com 15% de ter monometlico de dietilenoglicol como diluente ou de uma mistura de 70 partes de soluo de poliamidamina com 30 partes de leo de cetceo sulfatado: mximo 0,2% calculado como poliamidamina. 3.2.6 a) Mistura de : Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir do cido adpico, dietilenotriamina e uma mistura de epicloridrina e dimetilamina: mximo 0,05% referente ao peso seco (II), polioxietilenos lineares, de alto peso molecular: mximo 0,015% referente ao papel seco e um produto de condensao de cido xilolsulfnico, dihidroxidifenilsulfnico e formaldedo (sais de sdio e amnio): mximo 0,1% referente ao papel seco.(I) b) Mistura de : Resina poliamida-epicloridrina, preparada a partir do cido adpico, dietilenotriamina e uma mistura de epicloridrina e dimetilamina: mximo 0,05% referente ao papel seco (II), polioxietilenos lineares de alto peso molecular: mximo 0,015% referente ao papel seco e um produto de condensao de cido beta-naftalenosulfnico, fenol e formaldedo, como sal de sdio: mximo 0,06% referente ao papel seco.(I) 3.2.7 Produto de reao de poliacrilamida com formaldeido e dimetilamina: mximo 0,06% referente ao produto final seco. O contedo residual do monmero acrilamida no deve ultrapassar 0,1% em relao ao produto da reao da poliacrilamida com formaldedo e dimetilamina. No extrato aquoso do produto final no deve ser detectado dimetilamina. Limite de 0,002 mg/dm2. (I) 3.2.8 Copolmero de N,N,N-trimetilamoniopropilacrilamida e acrilamida : mximo 0,05%. Contedo residual de acrilamida 0,05 mg/kg no produto final.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.2.9 Alquilarilsulfonatos: mximo 1,0%. Devem ser eliminados no processo de fabricao de papel. 3.2.10 Disperses siliconadas de parafina: mximo 0,5%, referente a massa seca da disperso. O silicone deve atender os requisitos especificados em 3.4.1. 3.2.11 Cloreto de polidimetildialilamnio: mximo 0,5%. A resina final deve ter um contedo de nitrognio de 8,66 0,4 % sobre a massa seca e a viscosidade mnima em soluo aquosa (40% m/m) de 1000 centipoises, medido em viscosmetro de Brookfield, modelo LVF, usando haste de n 3 e a rotao de 30 r.p.m. O monmero residual no deve exceder de 1 % m/m do polmero na base seca. 3.2.12 Dicloreto de poli(oxietilenodimetilimino) etileno (dimetilimino) etileno: A soluo do polmero slido em gua destilada a 25C tem uma viscosidade intrnseca superior a 0,15 dl / g (FDA 176.170). Utilizado como agente de reteno em drenagem no mximo 0,1% m/m de fibra seca no produto final.(XV) 3.2.13 Resina poliamina-epicloridrina sintetizada pela reao de epicloridrina com N.N.N.Ntetrametiletilenodiamina e monometilamina, com um contedo de nitrognio entre 11,6 e 14,8 %, um contedo de cloro entre 20,8 e 26,4 % e uma viscosidade minma em soluo aquosa de 25% m/m de 500 centipoises a 25C, determinada com um viscosimetro Brookfield , srie LV,usando uma haste de n 2 e a rotao de 12 r.p.m. Limitao mxima: 0,12 % referente massa da fibra seca do papel, carto ou cartolina. (XV) 3.2.14 Goma guar modificada pelo tratamento com cloridrato de b -dietilamina-cloroetano: Utilizado somente como agente de reteno e drenagem. 3.2.15 Goma guar modificada pelo tratamento com quantidades inferiores a 25% m/m de cloreto de 2,3-epoxipropilmetilamonio: o produto final deve conter no mximo 4,5% de cloro e 3% de nitrognio, viscosidade minma em soluo aquosa a 1% em peso de 1000 centipoise a 25C, usando um viscosimetro Brookfield, srie RV, com uma haste de n. 4 e a rotao de 20 r.p.m. No deve exceder a 0,15 % em peso de fibra seca. Pode ser utilizado 0,3% m/m para papis, cartolinas e cartes destinados a entrar em contato com alimentos no alcolicos e no gordurosos, incluindo: alimentos aquosos cidos e no cidos (podendo conter sal e acar), inclusive as emulses de leo em gua; produtos de panificao midos que contenham gorduras e leo na superfcie e os alimentos slidos secos que no contenham gordura e leo em sua superfcie.(XV) 3.3 Agentes dispersantes e de flotao. Os aditivos auxiliares mencionados em 3.3.1. a 3.3.9. podem ser usados no mximo 1% de cada um , sendo que o total no deve exceder a 3%. 3.3.1 Polivinilpirrolidona: peso molecular mnimo de 11000. 3.3.2 Alquilsulfonatos (de C10 a C20).
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.3.3 Alquilarilsulfonatos: mximo 1,0%. Devem ser eliminados no processo de fabricao do papel. 3.3.4 Sais alcalinos de cidos fosfricos predominantemente de condensao linear (polifosfatos):o contedo de fosfatos condensados cclicos (metafosfatos) no deve ultrapassar a 0,8%. 3.3.5 teres alqulicos de poliglicis e/ou teres alquilfenlicos de poliglicis com 6 a 12 grupos oxietilnicos. 3.3.6 leo de rcino sulfonado e leo de rcino sulfatado. 3.3.7 Produtos de condensao de cidos sulfnicos aromticos com formaldedo. (I) 3.3.8 cido lignosulfnico e sais de clcio, magnsio, sdio e amnio. 3.3.9 Laurilsulfato de sdio. 3.3.10 Poliacrilato de sdio: mximo 0,5%. 3.3.11 Dioctilsulfosuccianato de sdio. 3.4 Antiespumantes: 3.4.1 Organopolisiloxanos com grupos metila e/ou fenlicos (leos de silicone): mximo 0,1% com viscosidade no inferior a 100 mm2.s-1 a 20C. 3.4.2 Tributilfosfato e/ou triisobutilfosfato e/ou trietilfosfato: mximo 0,1% 3.4.3 lcool aliftico superior (C8 a C26), inclusive em forma emulsionada. As solues aquosas contendo 20 a 25 % de agentes antiespumantes podem conter adicionalmente como emulsionantes um mximo de 2% de parafinas lquidas e um total de 2% de alquil e alquilariloxietilatos e seus steres de cido sulfrico. As parafinas lquidas devem cumprir com o Regulamento Tcnico referente a Ceras e Parafinas em contato com alimentos. 3.4.4 steres de cidos graxos com lcoois mono e polivalentes (C1-C18) e steres de cidos graxos com polietilenoglicol e polipropilenoglicol. 3.4.5 Alquilsulfonamidas (C10 a C20). 3.4.6 Parafinas liquidas: mximo 0,1%. Devem cumprir com o Regulamento Tcnico referente a Ceras e Parafinas em contato com alimentos. 3.4.7 Slica. (XIII)

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.4.8 Triglicerdios graxos e os cidos, lcoois, dmeros, mono e diglicerdios derivados de: sebo bovino, gordura de porco, leo de : algodo, arroz, cco, milho, amendoim, colza, linhaa, palma, rcino, soja, mostarda, peixe, cetceo e "tall oil". (XIII) 3.4.9 Produtos da reao de dimetil e metilhidrognio siloxanos e silicones com polietilenoglicolpolipropilenoglicol monoalilteres.(XIII) 3.4.10 Ceras de petrleo. Devem cumprir as especificaes de FDA 178.3710 a 178.3720 (XIII) 3.4.11 leo mineral. Devem cumprir as especificaes de FDA 178.3620 (XIII) 3.4.12 Querosene . (XIII) 3.5 Agentes Antimicrobianos 3.5.1 Hipoclorito de sdio, clorito de sdio, perxido de sdio e de hidrognio, sulfito cido de sdio e cido peroxiactico: mximo 0,1% referente fibra seca. O extrato do produto final no deve dar reao positiva de hipoclorito, clorito, perxido e sulfito. (*) 3.5.2 Soluo aquosa de 0,15% de steres de cido p-hidroxibenzico (steres metlico, etlico e n-proplico assim como seus sais de sdio) em perxido de hidrognio (35% m/m): mx: 15 mg de ster por kg de produto final, e no deve exercer efeito conservante sobre o alimento. No devem ser dectados perxidos no extrato do produto final. (*) 3.5.3 1,4-Bis-(bromoacetoxi) buteno: no extrato do produto final no deve detectar-se mais do que 0,01 mg de bromo por dm2. 3.5.4 Disulfeto de tetrametiltiurama. (V) (*) 3.5.5 3,5-dimetil-tetrahidro-1,3,5-tiodiazin-2-tiona. (V) (*) 3.5.6 2-bromo-4-hidroxiacetofenona. (V) (*) 3.5.7 Cianoditioimidocarbonato dissdico e/ou N-metil-ditiocarbamato de potssio. (VI) (*) 3.5.8 Metileno-bis-tiocianato. (V) (*) 3.5.9 N-hidroximetil-N'-metil-ditiocarbamato de potssio e 2-mercapto-benzotiazol sdico: No extrato do produto final ambos no devem ser detetados, assim como, seus produtos de transformao, em particular metiltiouria, N,N'-dimetil-tiouria e ditiocarbamato. (*) 3.5.10 Hexafluorsilicato de sdio: No extrato do produto final no devem ser detectado ons de fluoreto. (*) 3.5.11 Cloreto de cido 2-oxo-2-(4-hidroxi-fenil)-acetilhidroxmico. (V) (*) 3.5.12 1-Bromo-3-cloro-5, 5-dimetilhidantoina: mximo 0,04% referente fibra seca. No se deve detectar hipoclorito e hipobromito no produto final.(*)
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.5.13 2-Bromo-2-nitropropanodiol-(1,3): mximo 0,003 % referente fibra seca. (V) (*) 3.5.14 Mistura de: a) 5-cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona (aprox. 3 partes) e 2-metil-4-isotiazolin-3-ona( aprox. 1 parte): Mximo (no total) 0,0004% referente fibra seca. b) N.N'-dihidroximetilenocarbamida: mximo 0,0125% referente fibra seca, 1,6-dihidroxi-2,5dioxahexano: mximo 0,029 % referente fibra seca, 5-cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona: mximo 0,00045% referente fibra seca e 2-metil-4-isotiazolin-3-ona; mximo 0,00015 % referente fibra seca. No extrato do produto final no deve ser detectado mais de 1,0 mg/dm2 de formaldedo e no mais de 0,0005 mg/dm2 de isotiazolinonas. 3.5.15 2,2-Dibromo-3-nitrilo-propionamida: mximo 0,0045 %, referente fibra seca. (V) (*) 3.5.16 Mistura de fenil -(2-cloro-2-ciano vinil) sulfona (aprox. 80%), fenil-(1,2-dicloro-2-ciano vinil) sulfona (aprox. 10%) e 2-fenil-sulfonilpropionitrilo (aprox. 10%): total mximo 0,001% referente fibra seca. Estas substncias e o produto de decomposio fenil sulfonilacetonitrilo no devem ser detectados no extrato do produto final. (*) 3.5.17 1.2-benzoisotiazolina-3-ona: mximo 0,15 mg/dm2. (V): limite de 5 m g/dm2. 3.5.18 1.2-dibromo-2,4-dicianobutano, mximo 0,005%. (V): limite de 0,6 m g/dm2. 3.5.19 4,5-dicloro-(3H)-1,2-ditiol-3-ona: mximo 0,004 %, referente fibra seca. (V): limite de 2,0 mg/kg. 3.5.20 b -bromo-b -nitroestireno, mximo 0,045 %, referente fibra seca. (V): limite de 0,06 mg/kg no produto final. 3.5.21 Glutadialdeido: mximo 2,5%. No produto final, mximo de 2 mg /Kg do produto. 3.5.22 Cloreto de didecil-dimetil amonia: mximo 0,5% em relao fibra seca. 3.5.23 N-hidroximetil-N'-metil-ditiocarbamato de potssio. (X) 3.5.24 Cloreto de N-alquil (C12-C18) dimetilbenzil amnia. (X) 3.5.25 Dimetilditiocarbamato de sdio e potssio. (X) 3.5.26 2-tiocianometilbenzotiazol. (X) 3.6 Conservantes: Os conservantes citados em 3.6.1 a 3.6.5 devem ser utilizados somente nas quantidades necessrias para proteger de deteriorao as matrias primas, os auxiliares de fabricao e os agentes de acabamento da embalagem. No se deve exercer uma ao conservadora sobre o alimento atravs da adio destes produtos.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3.6.1 cido srbico 3.6.2 cido frmico 3.6.3 steres etlico e proplico do cido p-hidroxibenzico. 3.6.4 cido benzico 3.6.5 Composto com 70 % de lcool benzlico e 30 % de formaldeido. (I) 3.6.6 Metaborato de brio: somente para revestimento e para papis, cartolinas e cartes destinados a entrar em contato com alimentos slidos secos. 3.7. Agentes estabilizantes (precipitantes) , de fixao, apergaminhantes e os demais no classificados nos itens 3.1 a 3.6 3.7.1 Sulfato de alumnio 3.7.2 cido sulfrico 3.7.3 Formiato de alumnio 3.7.4 Oxicloreto de alumnio 3.7.5 Aluminato de sdio 3.7.6 Tanino 3.7.7 Produtos de condensao da uria, diciandiamida e melamina com formaldedo: mximo 1,0%. (I) 3.7.8 Produtos de condensao de cidos sulfnicos aromticos com formaldedo: mximo 1,0%. (I) 3.7.9 Sais sdicos de cido etilenodiaminotetractico, de cido dietilenotriaminopentactico e de cido N-hidroxietiletilenodiaminotriactico. 3.7.10 Hidrxido de amnio 3.7.11 Carbonato, bicarbonato e fosfato de sdio. 3.7.12 Anidrido carbnico ( dixido de carbono). 3.7.13 Hidrxido de sdio 3.7.14 cido glucnico
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

4. AUXILIARES ESPECIAIS para PAPIS 4.1 Agentes melhoradores das propriedades mecnicas de resistncia a mido: 4.1.1 Glioxal: No extrato do produto acabado pode ser detectado no mximo 1,5 mg/dm2 de glioxal. 4.1.2 Resina uria-formaldedo.(I) 4.1.3 Resina melamina-formaldedo. (I) 4.1.4 Resina uria-melamina-formaldedo.(I) 4.1.5 Polialquilenaminas e amidas catinicas reticuladas (ver 3.2.4): mximo 4,0 % m/m no total. a) Resina poliamina-epicloridrina sintetizada diaminopropilmetilamina (ver 3.2.4.a). (II) a partir da epicloridrina e

b) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir da epicloridrina, cido adpico, caprolactama, dietilenotriamina e/ou etilenodiamina ( ver 3.2.4. b). (II) c) Resina poliamida-epicloridrina sintetizada a partir do cido adpico, dietilenotriamina e epicloridrina e uma mistura de epicloridrina e hidrxido de amnia (ver 3.2.4. c). (II) d) Resina poliamida-poliamina-epicloridrina sintetizada a partir da epicloridrina, ster dimetlico de cido adpico e dietilenotriamina (ver 3.2.4. d). (II) e) Resina poliamida-poliamina-epicloridrina sintetizada a partir de epicloridrina, uma amida de cido adpico e diaminopropilmetilamina. (II) f) Resina poliamida-epicloridrina, obtida da epicloridrina, dietilenotriamina, cido adpico, etilenimina e polietilenoglicol: mximo 0,2 % m/m. (III) 4.2 Agentes de reteno de umidade Podem ser utilizados os aditivos descritos de 4.2.1. a 4.2.9. desde que a aplicao seja de 7% m/m no mximo. 4.2.1 Glicerina 4.2.2 Sorbitol, manitol, xilitol 4.2.3 Sacarose, glicose, xarope de glicose, xarope de acar invertido 4.2.4 Cloreto de sdio, cloreto de clcio 4.2.5 Polietilenoglicol: com no mximo 0,2% m/m de monoetilenoglicol.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

4.2.6 Uria 4.2.7 Nitrato de sdio, somente em combinao com uria. 4.2.8 Polipropilenoglicol. 4.2.9 Propilenoglicol 4.2.10 Dioctilsulfosuccianato de sdio 4.3 Pigmentos, corantes e branqueadores ticos: 4.3.1 Pigmentos, corantes: so permitidos aqueles que se enquadram no Regulamento Tcnico Disposies Gerais para Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos e no Regulamento Tcnico Corantes e Pigmentos em Embalagens e Equipamentos Plsticos. 4.3.2 Branquadores ticos: no devem migrar para o alimento e devem cumprir com o Regulamento Tcnico sobre Determinao de Migrao de Branqueadores Fluorescentes em Papel, Cartolina e Carto. No caso de derivados sulfonados de estilbeno: na massa ou na superfcie no mximo 0,3% m/m em relao ao produto final. 4.4 Agentes de revestimento e auxiliares de superfcie. 4.4.1 Materiais plsticos (pelculas, revestimento por extruso, solues, lacas, disperses) que cumpram com os Regulamentos Tcnicos de Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos. No caso de papis, cartolinas e cartes revestidos com plstico em que os alimentos estejam em contato diretamente com o revestimento de plstico, devem responder unicamente s exigncias para embalagens e equipamentos plsticos, desde que no haja migrao de aditivos provenientes dos papis, cartolinas e cartes. 4.4.2 Parafinas, ceras microcristalinas, poliolefinas e politerpenos de baixo peso molecular: devem cumprir o Regulamento Tcnico sobre Ceras e Parafinas em contato com alimentos. 4.4.3 lcool polivinlico: viscosidade da soluo aquosa 4 % m/m a 20 C , no inferior a 5 centipoises. 4.4.4 Fosfato de bis (N-etil-2-perfluoralquil-sulfonamido etil)-amnio com no mais do que 15% de fosfato de mono (N-etil-2-perfluoralquil-sulfonamido etil)-amnio, compreendendo as seguintes condies: - O contedo dos grupos alquila de C8 em ambos os compostos deve ser maior do que 95%, referente ao contedo total de grupos alquila. - Os papis, cartolinas e cartes tratados com estes compostos no podem estar em contato com alimentos alcolicos.

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

- Para papis, cartolinas e cartes que entram em contato com alimentos no alcolicos temperaturas menores que 66 C, o mximo permitido 8,3 mg/dm2 (correspondente a 4,4mg/dm2 de flor). - Para papis, cartolinas e cartes que entram em contato com alimentos no alcolicos temperaturas maiores que 66 C, o mximo permitido 4,3 mg/dm2 (correspondente a 2,2mg/dm2 de flor). 4.4.5 Complexos de tricloreto de cromo com cidos graxos saturados de cadeia linear de C14 e superior: mximo 0,4 mg/dm2 expresso em cromo. No extrato aquoso a frio dos produtos finais deve ser detectado no mximo 0,004 mg/dm2 de cromo trivalente e no deve ser detectado cromo hexavalente.(*) 4.4.6 Sais de cidos graxos (C12 a C20) de amnio, alumnio, clcio, potssio e sdio. 4.4.7 Casena (ver 3.1.2) e protenas vegetais. A soma das impurezas estabelecidas em (VII) no deve ser superior a 50 mg/kg. (IX) 4.4.8 Amidos: Todos os amidos mencionados em 3.1.3 devem cumprir com as especificaes ali estabelecidas. 4.4.9 Manogalactanos e teres galactomannicos (ver 3.1.6): A soma das impurezas estabelecidas em (VII) e (VIII) no deve ser maior do que 50 mg/kg. (IX) (XI) 4.4.10 Sal sdico de carboximetilcelulose pura: A soma das impurezas mencionadas em (VII) e (VIII) no deve ser maior de 50 mg/kg. (IX) (XI) 4.4.11 Metilcelulose: A soma das impurezas estabelecidas em (VII) e (VIII) no deve ser maior do que 50 mg/kg. 4.4.12 Hidroxietilcelulose: A soma das impurezas estabelecidas em (VII) e (VIII) no deve ser maior do que 50 mg/kg. 4.4.13 Alginatos: A soma das impurezas estabelecidas em (VII) e (VIII) no deve ser maior do que 50 mg/kg. 4.4.14 Goma xantana: Deve cumprir as exigncias para aditivos alimentares. 4.4.15 Substncias minerais naturais e sintticas insolveis em gua incuas sade: conforme itens 2.1 a 2.7. 4.4.16 Agentes antiespumantes: conforme item 3.4. 4.4.17 Agentes dispersantes: conforme item 3.3.

TERCEIRA PARTE - RESTRIES


* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

(I) No extrato do produto final pode ser detectado no mximo 1,0 mg/dm2 de formaldedo. (II) No deve ser detectada epicloridrina (limite : 0,1 mg/kg). (III) No deve ser detectada etilenoimina nem epicloridrina (limite para ambas substncias: 0,1 mg/kg). (IV) No deve ser detectada etilenoimina ( limite: 0,1 mg/kg) (V) Esta substncia auxiliar no deve ser detectada no extrato do produto final. (VI) Ambas substncias auxiliares no devem ser detectadas no extrato do produto final.

(VII) Estas substncias podem conter os contaminantes abaixo relacionados com limites estabelecidos: Arsnio; 3 mg/kg Chumbo: 10 mg/kg Mercrio: 2 mg/kg Cdmio: 2 mg/kg (VIII) Estas substncias podem conter no mximo: Zinco: 25 mg/kg Zinco e cobre somados: 50 mg/kg (IX) Estas exigncias correspondem unicamente a agentes para melhoramento e revestimento de superfcie. No caso destes agentes estarem relacionados com outras propriedades, considerar as exigncias ali estabelecidas. (X) Estes agentes devem ser adicionados gua usada no processo de fabricao de papel, cartolina e carto e a quantidade utilizada no deve exceder a necessria para obter o efeito tcnico desejado. (XI) Glicolato de sdio: mximo de 0,5% m/m. (XII) Na fabricao de poliuretanos se permite a utilizao de no mximo 0,03% m/m de diacetato de butil estanho como agente de colagem. O papel pode conter no mximo 0,3 m g/dm2 desta substncia. No extrato do produto final no devem ser detectadas aminas primrias aromticas. (*) (XIII) A quantidade de agente anti-espumante adicionada durante o processo de fabricao no deve exceder a quantidade necessria para se obter o efeito tcnico desejado. (XIV) Requisitos especiais para papel fabricado com fibras vegetais branqueadas tratadas com cido sulfrico: deve responder s seguintes especificaes: a) Acidez, expressa em cido sulfrico, mximo 0,02 % m/m. b) Umidade: mximo 10,0 % m/m. c) Cinzas: mximo 0,60% m/m. d) Extrato aquoso: mximo 1,50% m/m.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

e) Substncias redutoras (expressa em glicose): mximo 0,20% m/m. f) Arsnio como As, limite de composio: mximo 2mg/kg. Cobre total como Cu, limite de composio: mximo 30 mg/kg. Cobre solvel em gua como Cu, limite de migrao especfica: mximo 10 mg/kg. Ferro total como Fe, limite de composio: mximo 70 mg/kg. Ferro solvel em gua como Fe, limite de migrao especfica: mximo 15 mg/kg. Chumbo como Pb, limite de composio: mximo 20 mg/kg. g) Formaldedo. (I) h) cido brico e outros anti-spticos, no detectveis. (*) (XV) Deve ser empregado antes da operao de formao de folha. (*) Substncias para as quais devem ser estabelecidos limites.

ANEXO II ENSAIOS DE MIGRAO TOTAL DE EMBALAGENS E EQUIPAMENTOS CELULSICOS DESTINADOS A ENTRAR EM CONTATO COM ALIMENTOS 1. ALCANCE Este regulamento tcnico se aplica a embalagens e equipamentos celulsicos no revestidos ou revestidos com pigmentos minerais, parafinas e/ou resinas polimricas destinados a entrar em contato com alimentos.

2. FUNDAMENTO Este mtodo se baseia na quantificao gravimtrica do resduo total extrado do material celulsico aps contato com simulantes de alimentos sob condies reais de emprego do material.

3. CONDIES DE EXTRAO Para os ensaios de migrao devero ser utilizados os simulantes descritos no Anexo V da Portaria referente a Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos, sendo que o simulante D ser apenas o n-heptano. O contato dos materiais celulsicos com os simulantes, nas condies de tempo e temperatura selecionadas na Tabela 1, ser realizado de maneira a que reproduza as condies normais e previsveis de uso na elaborao, fracionamento, armazenamento, distribuio, comercializao e consumo dos alimentos. As anlises devem ser efetuadas em quadruplicata, acompanhadas pela anlise de um branco.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

a. elaborao - condies que se verifiquem por perodos relativamente curtos, tais como: pasteurizao, esterilizao, acondicionamento a quente, etc. b. armazenamento - contato prolongado durante o armazenamento temperatura ambiente ou de refrigerao. c. consumo - aquecimento do alimento na prpria embalagem antes da ingesto; utilizao de utenslios domsticos de matria celulsica em contato com alimentos. Se uma embalagem ou equipamento de material celulsico utilizado em vrias condies de contato da Tabela 1, os ensaios de migrao sero realizados submetendo-se as amostras sucessivamente a estas condies de teste, usando-se o mesmo solvente. Para um determinado tempo de contato, se o material celulsico passa nos ensaios de migrao a uma determinada temperatura, no necessrio efetuar o teste a uma temperatura menor. Para uma determinada temperatura de contato, se o material celulsico passa nos ensaios de migrao a um determinado tempo de contato, no necessrio efetuar o teste a um tempo menor. Sempre que as condies de temperatura e tempo no estejam especificadas nas condies impostas na Tabela 1, devem ser seguidas as condies reais de uso. Para manter as amostras na temperatura selecionada, podem ser utilizados, dependendo do caso, congelador, refrigerador, banho-maria, estufa, autoclave ou forno de microondas.

4. REAGENTES - gua destilada e desmineralizada - n-heptano p.a. - soluo de cido actico a 3% (v/v) - soluo alcolica a 15% (v/v) ou concentrao mais prxima do alimento, preparada a partir de lcool etlico 95% diludo com gua destilada e desmineralizada - clorofrmio p.a. 5. PROCEDIMENTO 5.1. EXTRAO 5.1.1. Sempre que a embalagem, equipamento ou material permitir, realizar a extrao diretamente nele, segundo o mtodo seguinte: 5.1.1.1. EQUIPAMENTOS a) erlenmeyer; b) cpsula de platina ou de vidro borosilicato; c) estufa;
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

d) chapa de aquecimento; e) balana analtica com sensibilidade de 0,1 mg; f) dessecador. 5.1.1.2. PROCEDIMENTO - Utilizar um nmero de embalagens ou equipamentos tal que a superfcie a ser analisada seja de pelo menos 600 cm . - Colocar o simulante escolhido em uma relao de 0,3 mL/cm de superfcie analisada, na temperatura selecionada segundo a Tabela 1, cobrir ou fechar o recipiente e deixar na temperatura de ensaio pelo tempo indicado. - No final do perodo de contato, deixar chegar temperatura ambiente, juntar o solvente de cada uma das embalagens ou equipamentos utilizados em cada ensaio em um erlenmeyer ou bquer limpo. - Lavar as amostras com uma pequena quantidade de solvente limpo e agregar os lquidos de lavagem ao recipiente. Evaporar o solvente at aproximadamente 100 mL e transferir para uma cpsula tarada de platina ou vidro borossilicato. - Lavar o erlenmeyer ou 3 vezes com pequenas pores do solvente utilizado, agregando os lquidos de lavagem cpsula. - Evaporar o contedo da cpsula at poucos mL, evitando perdas, em uma chapa de aquecimento. - Os ltimos mililitros devem ser evaporados em estufa a 105 C. - Esfriar a cpsula em dessecador por 30 minutos e pesar o resduo com preciso de 0,1 mg. - Calcular a migrao total em mg/dm de superfcie da embalagem analisada segundo o item 5.3. - Quando a migrao total exceder o limite estabalecido no item 7, prosseguir com a extrao do resduo solvel em clorofrmio, segundo o item 5.3. 5.1.2. Sempre que a embalagem, equipamento ou material no permitir a realizao da extrao segundo o item 5.1.1, no caso de materiais sem impresso e sem revestimento com pigmentos minerais (sem coating), realizar a extrao seguindo o mtodo seguinte: 5.1.2.1. EQUIPAMENTOS a) Banho-maria termostatizado, com temperatura variando de 20 a 50 C ( 1 C) (com capacidade para que um bquer de 800 mL fique parcialmente submerso); b) Balana analtica com sensibilidade de 0,1 mg; c) Pinas; d) Chapas de aquecimento; e) Estufa; f) Mufla; g) Clips para papel n 2; h) Bquer de 800 mL com vidro de relgio; i) Cpsula de 250 mL; j) 5 telas quadradas de pelo menos 40 cm cada uma, de ao inoxidvel n 316; k) Suporte para conter vrias amostras; l) Arame capaz de sustentar o sistema de fixao das amostras.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

5.1.2.2. PROCEDIMENTO Para cada um dos ensaios de extrao, cortar precisamente 8 amostras quadradas, iguais s telas, de 40cm , no mnimo. Montar cuidadosamente as 8 amostras e as telas metlicas em forma de sanduche, de modo a que o lado de contato com o alimento de cada amostra fique sempre em contato com a tela, como descrito: tela, amostra, amostra, tela, amostra, amostra, tela, etc.. Prender o sanduche cuidadosamente com um clips de papel n 2, deixando um espao suficiente no topo para poder atravessar o arame. Colocar todo o conjunto em um bquer de 800 mL, contendo 100 mL do solvente simulante apropriado, em um banho-maria com a temperatura desejada, cobrir com um vidro de relgio e deixar o tempo necessrio. Depois do acondicionamento, usando as pinas, cuidadosamente, retirar o sanduche, prender no suporte e deixar escorrendo sobre o prprio solvente simulante utilizado no teste. Quando o solvente j tiver escorrido, transferir o mesmo para uma cpsula de 250 mL tarada. Lavar o bquer de 800 mL trs vezes usando no mais que 50 mL do solvente utilizado no ensaio. Determinar o resduo no voltil total extrado como descrito no item 5.2.

5.1.3. Sempre que a embalagem, equipamento ou material no permita realizar a extrao segundo o item 5.1.1 e no caso de materiais com impresso externa e/ou revestidos com pigmentos minerais e/ou revestidos ou tratados superficialmente com parafinas e/ou laminados cuja face interna de material celulsico, realizar a extrao segundo o mtodo seguinte. 5.1.3.1. EQUIPAMENTOS a) Dispositivo que permita a fixao da amostra de forma que o contato com o simulante seja apenas do lado de interesse, como por exemplo, na (Figura 1) ou a cela descrita no "Official Methods of Analysis Official Analytical Chemists" - 13 th Ed. (1980) Sec. 21.010 - 21.015; b) Copos de vidro com borda recoberta por uma fita de teflon; c) Bquers. 5.1.3.2. PROCEDIMENTO - Corte a amostra nas dimenses compatveis com os dispositivos empregados. O nmero de amostras para cada determinao deve ter uma rea total de contato de pelo menos 600 cm . - Coloque os solventes simulantes em um nmero adequado de copos de vidro com borda recoberta por fita teflon, de modo que no total se utilize um volume de 100 mL, e se mantenha a relao rea/volume em cada um dos copos. Colocar a amostra sobre o copo e adaptar o conjunto no dispositivo de fixao. (Figura 1). Inverter o dispositivo para que haja contato do solvente com a amostra. Fazer um branco substituindo a amostra por placa de vidro para verificar se houve migrao dos elementos da fita de vedao para o solvente. Deixar em contato pelo tempo e temperatura estipulados na Tabela 1. Inverter o dispositivo para a posio normal e deixar transcorrer o tempo necessrio.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

Retirar as amostras e juntar as alquotas de solvente em um bquer tarado. Lavar os copos de vidro com mais de 20 mL, por copo, do solvente utilizado no teste. Determinar o resduo total no voltil extrado como descrito no item 5.2.

5.2. DETERMINAO DO RESDUO TOTAL Evaporar o solvente em chapa de aquecimento at aproximadamente 5 mL que devero ser totalmente evaporados em uma estufa a aproximadamente 105 C. Esfriar o bquer em dessecador por 30 minutos e pesar o resduo em uma balana analtica com preciso de 0,1 mg. Tirar o peso obtido no teste, do branco, obtendo um resduo total (R). O peso do branco deve ser < 1,0 mg/100 mL e < 30% do peso do resduo total. Calcular migrao total em mg/cm de amostra, de acordo com o descrito no item 6. Quando a migrao total exceder o limite estabelecido no item 7, prosseguir com a extrao do resduo solvel em clorofrmio. 5.3. EXTRAO DO RESDUO SOLVEL EM CLOROFRMIO Adicionar 50 mL de clorofrmio p.a. ao resduo total (R ) obtido no item 5.2. Aquecer cuidadosamente e filtrar atravs de um papel de filtro Whatman n 41 (ou equivalente) utilizando um funil de vidro. Coletar o filtrado em uma cpsula de porcelana ou platina limpa e tarada. Lavar o bquer e o papel de filtro com uma segunda poro de clorofrmio e juntar ao filtrado original. Evaporar at poucos mL em uma chapa de aquecimento. Os ltimos mL devero ser evaporados em uma estufa a aproximadamente 105 C. Esfriar a cpsula em dessecador por 30 minutos e pesar com preciso de 0,1 mg para obter o resduo solvel em clorofrmio (R'). Este resduo R' deve substituir o R nas equaes descritas no item 6. Quando a migrao total calculada com o resduo solvel em clorofrmio (R') exceder o limite estabelecido no item 7 devese proceder a correo para o zinco. A correo para ceras, vaselinas e leos minerais necessria no caso em que estes faam parte da composio da amostra. 5.4. DETERMINAO DO RESDUO SOLVEL EM CLOROFRMIO PARA ZINCO Calcinar o respeito solvel em clorofrmio obtido em cpsula de platina por aquecimento em bico tipo Meeker ou em mufla temperatura equivalente, para destruir a matria orgnica e deixar ao rubro por aproximadamente 1minuto. Esfriar ao ar durante 3 minutos e posteriormente em dessecador por 30 minutos. Pesar com preciso de 0,1 mg. Esta cinza analisada para determinar o zinco de acordo com o mtodo A.O.A.C. ou outro equivalente. Expressar o contedo de zinco na cinza, como oleato de zinco e subtrair esta quantidade do resduo solvel em clorofrmio (R'), para obter o valor do resduo solvel em clorofrmio corrigido para zinco (R'') Este R'' substitui o R' nas equaes apresentadas no item 6. 5.5. DETERMINAO DO RESDUO SOLVEL EM CLOROFRMIO CORRIGIDO PARA CERAS, VASELINAS E LEOS MINERAIS 5.5.1. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS a) Coluna cromatogrfica padro de 100 mm de dimetro interno por 60 cm (ou bureta padro de 50 mL com dimetro interno de 10-11 mm) com uma vlvula reguladora de vidro, resina de perfluorcarbono ou equivalente. A coluna (ou bureta) pode ser opcionalmente equipada com disco de vidro sinterizado e o topo da coluna pode ser opcionalmente ajustado com reserva de 100 mm de solvente; L de vidro fina;

b)

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

c) d) e) f) g)

Areia fina; xido de alumnio grau cromatogrfico (80-200 mesh); Proveta; Sulfato de sdio anidro; Heptano.

5.5.2. PREPARAO DA COLUNA Colocar uma pequena poro de vidro fina no fundo da coluna (ou bureta) se esta no estiver equipada com disco de vidro sinterizado. Colocar uma camada de 15-20 mm de areia fina. Medir 15 mm de xido de alumnio grau cromatogrfico (80-200 mesh) num cilindro graduado. Para medir bata cuidadosamente o cilindro para acomodar o xido de alumnio. Transferir o xido de alumnio para a coluna cromatogrfica batendo levemente durante e depois da transferncia. Coloque sobre a camada de xido de alumnio uma camada de 1 a 1,5 cm de sulfato de sdio anidro e no topo colocar uma poro de l de vidro, de 6-10 mm. A seguir adicione 25 mL de heptano na coluna com a vlvula reguladora aberta para permitir que o heptano passe atravs da coluna at o nvel do lquido atingir o topo da coluna e ento feche a vlvula.

5.5.3. PROCEDIMENTO PARA O RESDUO SOLVEL EM CLOROFRMIO PESANDO 0,5 g OU MENOS - Dissolver o resduo solvel em clorofrmio obtido no item 5.3, adicionando 20 mL de heptano e mexendo se necessrio. Aquecer cuidadosamente at dissolver o resduo. - O heptano pode ser adicionado at 50 mL para auxiliar a dissoluo do resduo. - Esfriar at a temperatura ambiente (se a soluo se tornar turva, usar o procedimento descrito no item 5.4, para obter uma alquota soluo de heptano que contenha 0,1 - 0,5 g de resduo solvel em clorofrmio. - Transferir o heptano para a coluna. Enxaguar o frasco com 10 mL de heptano e adicionar coluna - Deixar o lquido passar atravs da coluna, gotejando em torno de 2 mL/minuto e coletar a amostra eluda em bquer limpo e tarado. - Quando o nvel do lquido alcanar o topo da coluna, fechar a vlvula reguladora temporariamente. - Enxaguar o frasco que continha a amostra com 10-15 mL de heptano e adicion-los a coluna. - Eluir a coluna com mais heptano, coletando no total aproximadamente 100 mL de solvente. - Evaporar em chapa de aquecimento o heptano eludo da coluna at aproximadamente de 5 mL. - Secar o restante em estufa a 105 C por minutos. - Esfriar o frasco em dessecador por 30 minutos e pesar o resduo com preciso de 0,1 mg. - Subtrair o peso obtido, do peso do resduo solvel em clorofrmio (R') para obter o resduo corrigido para cera, vaselina e leos minerais (RR'). Este RR' substitui o R' nas equaes apresentadas no item 6.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

5.5.4.PROCEDIMENTO PARA O RESDUO SOLVEL EM CLOROFRMIO PESANDO MAIS QUE 0,5 g - Dissolver o resduo solvel em clorofrmio seguindo o mesmo procedimento descrito no item 5.5.3 usando uma maior quantidade de heptano. - Transferir a soluo de heptano para um balo volumtrico de tamanho apropriado e ajustar o volume com adio de heptano (exemplo: balo volumtrico de 250 mL para 2,5 g de resduo). - Pipetar uma alquota (50 mL) calculada para conter 0,1 - 0,5 g de resduo solvel em clorofrmio e analisar cromatograficamente como descrito no item 5.5.3. Neste caso, o resduo seco pesado de heptano deve ser multiplicado pelo fator de diluio para obter o peso do resduo de cera, vaselina e leo mineral a ser subtrado do peso do resduo solvel em clorofrmio (R') para obter a correo de resduo solvel em clorofrmio para cera, vaselina e leo mineral (RR'). - Este RR' substitui R' na equao apresentada no item 6. No caso do extrato solvel em clorofrmio que contenha ceras de alto ponto de fuso (ponto de fuso maior que 77 C), pode ser necessrio uma diluio da soluo de heptano, em que uma alquota de 50 mL possa conter somente 0,1 - 0,2 g de resduo solvel em clorofrmio.

6. CLCULOS 6.1. No caso do solvente simulante utilizado ser gua, solues de cido actico ou solues alcolicas, a migrao total calculada de acordo com a seguinte frmula:

Q = ___R____ S x 100 Onde: Q = Migrao Total em mg/dm R = Massa do resduo total em mg S = Superfcie de amostra testada em cm

6.2. No caso do solvente simulante utilizado ser n-heptano, a migrao total calculada da seguinte maneira: Q = _R x 100 S x F Onde: Q = Migrao total em mg/dm R = Massa do resduo total, em mg S = Superfcie da amostra testada, em cm
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

F = 5, que corresponde ao fator de correo devido relao de maior extrao do n-heptano quando comparada com a extrao, nas mesmas condies, por um alimento oleoso ou gorduroso Nota: R', R'' e RR' substituem R na equao quando for necessrio

7. LIMITE O limite de migrao total para embalagens e equipamentos celulsicos em contato com alimentos, com as correes indicadas neste Regulamento Tcnico, de 8 mg/dm . TABELA 1 CONDIES PARA OS ENSAIOS DE MIGRAO CONDIES DE ENSAIO Condies de contato real de uso SIMULANTE A gua destilada SIMULANTE B cido actico a 3% (p/v) 20 C/48 hs 50 C/24 hs 40 C/24 hs 40 C/2 hs 65 C/2 hs 100 C/30 min 120 C/2 hs SIMULANTE C etanol a 15% (v/v) 20 C/48 hs 50 C/24 hs 40 C/24 hs 40 C/2 hs 65 C/2 hs ------------------SIMULANTE D n-heptano (I) 20 C/30 min 20 C/30 min 20 C/15 min 20 C/15 min 40 C/30 min 50 C/30 min 65 C/2 hs

A contato prolongado 20 C/48 hs t > 24 hs T < 5 C 5 C < T < 40 50 C/24 hs C B. contato breve 2 hs < t < 24 hs a T amb. 40 C/24 hs

C. contato momentneo t < 2 hs 40 C/2 hs a temperatura ambiente D. elaborao 40 C < T < 80 C 80 C < T < 100 C T > 100 C E. envasado a quente T > 70 C 65 C/2 hs 100 C/30 min 120 C/2 hs

Encher a T de encher a T de ebulio e esfriar a ebulio e 38 C esfriar a 38 C

----------

50 C/15 min

No caso de material celulsico revestido com parafina no necessrio o ensaio de migrao total com o simulante n-heptano

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

ANEXO III DETERMINAO DE MIGRAO DE BRANQUEADORES FLUORESCENTES EM PAPEL, CARTOLINA E CARTO 1. Alcance Este Regulamento Tcnico descreve procedimentos para anlise de papel, cartolina e carto contendo branqueadores fluorescentes em sua formulao e que se destinam a entrar em contato com alimentos. Dois procedimentos so apresentados. Procedimento A, para contato de longa durao( por exemplo embalagem de alimentos) e Procedimento B, para contato de curta durao ( por exemplo papis de cozinha, guardanapos). Este ensaio no se aplica a papel, cartolina e carto destinados a entrar em contato com alimentos secos no gordurosos, classificados como Tipo VI no Anexo V da Portaria referente a Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos.

2. Fundamento do mtodo Uma amostra mantida em contato com folhas de fibra de vidro que foram saturados com um simulante e mantidos sob presso por um tempo determinado. A mancha da folha de fibra de vidro avaliada com uma srie de folhas de comparao com branqueadores fluorescentes. Os simulantes usados so gua, cido actico diludo e leo de oliva.

3. Materiais e equipamentos 3.1 folhas de fibra de vidro no coloridas de 60mm x 90mm, com as seguintes caractersticas: a. gramatura : 70g/m2, b. enchimento do capilar de 190mm para 210mm, de acordo com a ISO 8787, c. livre de branqueadores fluorescentes e de aditivos para resistncia umidade, d. livre de fibras celulsicas 3.2 placas de vidro de 60mm x 90mm. 3.3 filme de polietileno no pigmentado e transparente. 3.4 massa de 1kg. 3.5 lmpada UV com filtro para UVA ( 365nm)

4 Reagentes

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

4.1.Branqueadores fluorescentes padro, no de constituio 40622, de acordo com Colour Index II, edio 1956. Uma soluo aquosa desses branqueadores deve apresentar as seguintes caractersticas, usando gua como branco: a . absorbncia: ( 0,350 0,01) ou ( 0,42 0,01) b. comprimento de onda 365nm ou 350nm c. caminho tico 1cm d. soluo de teste 10mg de branqueador fluorescente padro em 1L de gua Qualquer desvio desta absorbncia requer a realizao de ajustes quanto quantidade de branqueador empregada no item 8.1. A correo deve ser feita de acordo com a absorbncia encontrada. 4.2 gua destilada ou deionizada 4.3 cido actico aquoso 3% 4.4 leo de oliva retificado, com as caractersticas abaixo relacionadas: a .ndice de iodo ( Wijs) 80 a 88 b. indice de refrao a 25oC 1,4665 a 1,4679 c. acidez ( expressa e % cido oleico) max. 0,5% d ndice de perxido ( expresso como mili-equivalentes de oxignio por kg de leo)

5. Preparao da amostra Cortar ou picotar a amostra em pedaos de 50mm X 20mm. Devem ser obtidos cantos lisos.

6. Procedimento A ( contato de longa durao ) 6.1 Imergir duas folhas de fibra de vidro no simulante. Remover as folhas aps saturao e retirar o excesso de simulante encostando o papel na beirada do recipiente de imerso. 6.2 Deitar uma das folhas de fibra de vidro com seu lado liso voltado para cima sobre a placa de vidro. Deitar um pedao de amostra imediatamente acima e cobrir com a segunda folha de fibra de vidro saturada, de forma que o mesmo lado da folha fique em contato com o pedao de amostra. Colocar uma segunda placa de vidro em cima, envolvendo o conjunto com um filme de polietileno para prevenir que os cantos sequem. Pressionar o conjunto com uma massa de 1kg e manter por 24 horas a ( 232 ) oC protegendo contra a incidncia direta de luz. 6.3 Caso a amostra tenha gramatura superior a 140g/m2, deve-se utilizar um nmero apropriado de folhas de fibra de vidro, de modo que a gramatura total exceda ligeiramente a gramatura da amostra. O conjunto deve ser preparado como descrito no item 6.2 com cada folha de fibra de vidro sendo individualmente saturada e limpa do excesso de simulante, e organizadas de modo que o mesmo nmero de folha de fibra de vidro entre em contato com os dois lados da amostra. 6.4 Aps 24hs abrir o conjunto. Colocar as folhas de fibra de vidro horizontalmente sobre trs hastes de vidro adjacentes de dimetro entre 8 e 10mm, com o lado que esteve em contato com a
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

amostra durante o teste voltado para cima, protegendo-as da luz e deixar secar temperatura ambiente. No caso do simulante ser o leo de oliva no necessrio secar.

7. Procedimento B ( contato de curta durao ) 7.1 Imergir duas folhas de fibra de vidro no simulante. remover as folhas aps saturao e retirar o excesso de simulante encostando na beirada do recipiente de imerso. 7.2 Deitar uma das folhas de fibra de vidro com seu lado liso voltado para cima sobre a placa de vidro. Deitar um pedao de amostra imediatamente acima e cobrir com a segunda folha de fibra de vidro saturada, de forma que o mesmo lado da folha fique em contato com o pedao de amostra. Colocar uma segunda placa de vidro em cima, envolvendo o conjunto com um filme de polietileno para prevenir que os cantos sequem. Pressionar o conjunto com uma massa de 1kg e manter por 10minutos a (232) oC protegendo contra a incidncia direta de luz. 7.3 Aps 10 minutos abrir o conjunto. Colocar as folhas de fibra de vidro horizontalmente sobre trs hastes de vidro adjacentes de dimetro entre 8 e 10mm, com o lado que esteve em contato com a amostra durante o teste voltado para cima, protegendo-as da luz e deixar secar temperatura ambiente. No caso do simulante ser o leo de oliva no necessrio secar. 8. Padres 8.1 Solues para os papis de comparao: dissolver 1g do branqueador fluorescente em 80ml de gua e completar o volume para 1L. Usando essa soluo padro como base prepare a seguinte concentrao padro: grau de avaliao : 1 dissoluo do branqueador fluorescente padro: 8mL de soluo base diluda para 1L 8 mg/L de branqueador fluorescente padro

A soluo base e as diluies devem ser sempre preparadas na hora do uso. 8.2 Preparao das folhas de comparao com o branqueador fluorescente: colocar 5 gotas da soluo de branqueador descrita no item 8.1 no centro de uma folha de fibra de vidro de forma que forme um halo de aproximadamente 20mm a 30mm de dimetro. Secar com ar as folhas, no escuro. Para o teste com leo de oliva como simulante usar para comparao uma folha que tenha sido submersa em leo de oliva e em seguida pressionada brevemente entre papis de filtro secos para eliminar o excesso de leo.

9. Avaliao dos resultados 9.1 Comparar, sob incidncia de luz de lmpada ultravioleta, a colorao das folhas de fibra de vidro que entraram em contato com a amostra e a das folhas padro preparadas como descrito no item 8.2. Usar lmpada na faixa UVA para iluminar as folhas e os padres.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

Quando vrias camadas de folhas de fibra de vidro so usadas, avaliar apenas a que entrou em contato direto com a amostra. a. No caso de no se detecta fluorescncia na folha, a amostra analisada ser classificada como de Classe 0 b. No caso da fluorescncia detectada ser menor que a da folha padro Classe 1, porm no nula, a amostra deve ser classificada como Classe 1, exceto quando ocorrer as condies descritas na informao adicional. c. No caso da fluorescncia detectada ser igual ou maior que a da folha padro Classe 1, a amostra ser classificada como Classe 1. d. Caso as duas faces da amostra apresentarem resultados diferentes, estes devem ser reportados individualmente no relatrio. Nota: No caso de papel, cartolina e carto que apenas uma das faces entra em contato com produtos alimentcios ( como em embalagem ) e se esta face for conhecida, apenas esta face deve ser avaliada. Informao adicional: Pode aparecer uma pequena fluorescncia (pequenas manchas brilhantes) na folha de fibra de vidro sem que tenha ocorrido transferncia de branqueadores fluorescentes. Este fenmeno pode ocorrer por efeito de outros componentes do papel, das bordas da proveta ou pelo p do ar, o que no deve ser interpretado como migrao de branqueadores fluorescentes. Por esse motivo uma fluorescncia claramente inferior correspondente Classe 1 no necessariamente indicao da ocorrncia de migrao de branqueadores fluorescentes.

10. Resultado do teste O relatrio dever fazer referncia a este Regulamento e apresentar os seguintes itens: a. Resultados do ensaio expresso como: Classe 0: No h migrao de branqueadores fluorescentes Classe 1: H migrao de branqueadores fluorescentes b. identificao da amostra analisada c. identificao da face testada, se necessrio d. simulantes usados no teste e. qualquer desvio do procedimento descrito neste Regulamento

ANEXO IV DETERMINAO DE MIGRAO DE CORANTES EM PAPEL, CARTOLINA E CARTO


* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

1. Alcance Este Regulamento Tcnico descreve procedimentos para anlise de papel, cartolina e carto contendo corantes em sua formulao e que se destinam a entrar em contato com alimentos. Dois procedimentos so apresentados. Procedimento A, para contato de longa durao( por exemplo embalagem de alimentos) e Procedimento B, para contato de curta durao ( por exemplo: papis de cozinha, guardanapos). Este ensaio no se aplica a papel, cartolina e carto destinados a entrar em contato com alimentos secos no gordurosos, classificados como Tipo VI no Anexo III da Portaria referente a Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos.

2. Fundamento do mtodo Uma amostra mantida em contato com folhas de fibra de vidro que foram saturadas com um simulante e mantidas sob presso por um tempo determinado. A colorao que a folha de fibra de vidro adquire aps contato com a amostra avaliada comparativamente quela uma folha que no entrou em contato com a amostra. Os simulantes usados so gua, cido actico diludo e leo de oliva.

3. Materiais e equipamentos 3.1 folhas de fibra de vidro no coloridas de 60mm x 90mm, com as seguintes caractersticas: a .gramatura : 70g/m2, b. enchimento do capilar de 190mm para 210mm em dez minutos c. livre de branqueadores fluorescentes e de aditivos para resistncia umidade, d. livre de fibras celulsicas 3.2 placas de vidro de 60mm x 90mm. 3.3 filme de polietileno no pigmentado e transparente. 3.4 massa de 1kg.

4 Reagentes 4.1 gua destilada ou deionizada 4.2 cido actico aquoso 3% 4.3 leo de oliva retificado, com as caractersticas abaixo relacionadas: a .ndice de iodo ( Wijs) 80 a 88 b. indice de refrao a 25oC 1,4665 a 1,4679 c. acidez ( expressa e % cido olico) mx. 0,5% d ndice de perxido ( expresso como mili-equivalentes de oxignio por kg de leo) mx .10
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

5. Preparao da amostra Cortar a amostra em pedaos de 50mm X 20mm. Devem ser obtidos cantos lisos.

6. Procedimento A ( contato de longa durao ) 6.1 Imergir duas folhas de fibra de vidro no simulante. Remover as folhas aps saturao e retirar o excesso de simulante encostando o papel na beirada do recipiente de imerso. 6.2 Deitar uma das folhas de fibra de vidro com seu lado liso voltado para cima sobre a placa de vidro. Deitar um pedao de amostra imediatamente acima e cobrir com a segunda folha de fibra de vidro saturada, de forma que o mesmo lado da folha fique em contato com o pedao de amostra. Colocar uma segunda placa de vidro em cima, envolvendo o conjunto com um filme de polietileno para prevenir que os cantos sequem. Pressionar o conjunto com uma massa de 1kg e manter por 24 horas a ( 232 ) oC protegendo contra a incidncia direta de luz. 6.3 Caso a amostra tenha gramatura superior a 140g/m2, deve-se utilizar um nmero apropriado de folhas de fibra de vidro, de modo que a gramatura total exceda ligeiramente a gramatura da amostra. O conjunto deve ser preparado como descrito no item 6.2 com cada folha de fibra de vidro sendo individualmente saturada e limpa do excesso de simulante, e organizadas de modo que o mesmo nmero de folhas de fibra de vidro entre em contato com os dois lados da amostra. 6.4 Aps 24hs abrir o conjunto. Colocar as folhas de fibra de vidro horizontalmente sobre trs hastes de vidro adjacentes de dimetro entre 8 e 10mm, com o lado que esteve em contato com a amostra durante o teste voltado para cima, protegendo-as da luz e de ar mido e deixar secar temperatura ambiente. No caso do simulante ser o leo de oliva no necessrio secar.

7. Procedimento B ( contato de curta durao ) 7.1 Imergir duas folhas de fibra de vidro no simulante. Remover as folhas aps saturao e retirar o excesso de simulante encostando na beirada do recipiente de imerso. 7.2 Deitar uma das folhas de fibra de vidro com seu lado liso voltado para cima sobre a placa de vidro. Deitar um pedao de amostra imediatamente acima e cobrir com a segunda folha de fibra de vidro saturada, de forma que o mesmo lado da folha fique em contato com o pedao de amostra. Colocar uma segunda placa de vidro em cima, envolvendo o conjunto com um filme de polietileno para prevenir que os cantos sequem. Pressionar o conjunto com uma massa de 1kg e manter por 10minutos a (232) oC protegendo contra a incidncia direta de luz. 7.3 Aps 10 minutos abrir o conjunto. Colocar as folhas de fibra de vidro horizontalmente sobre trs hastes de vidro adjacentes de dimetro entre 8 e 10mm,de modo que o lado que esteve em contato com a amostra fique para cima, protegendo-as da luz e de ar mido e deixar secar temperatura ambiente. No caso do simulante ser o leo de oliva no necessrio secar.

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

8. Avaliao dos resultados Comparar a mancha obtida nas folhas de fibra de vidro que entraram em contato com a amostra com a colorao de folha de fibra de vidro que foi submetida ao mesmo tratamento, porm sem contato com a amostra. A avaliao deve ser feita sob luz natural incidindo a um ngulo de 45. Quando vrias camadas de folhas de fibra de vidro so usadas, avaliar apenas a que entrou em contato direto com a amostra. Caso as duas faces da amostra apresentarem resultados diferentes, estes devem ser reportados individualmente no relatrio. Nota: No caso de papel, cartolina ou carto que apenas uma das faces entra em contato com produtos alimentcios ( como em embalagem ) e se esta face for conhecida, apenas esta face deve ser avaliada. O aparecimento de manchas coloridas nas folhas de fibra de vidro que entraram em contato com a amostra significa que houve migrao.

9. Resultado do teste O relatrio dever fazer referncia a este Regulamento e apresentar os seguintes itens: a. Resultados do ensaio expresso como:positivo ou negativo quanto migrao de corante. b. identificao da amostra analisada c. identificao da face testada, se necessrio d. simulantes usados no teste e. qualquer desvio do procedimento descrito neste Regulamento f. tipo de procedimento usado.

ANEXO V PAPIS DE FILTRO PARA COCO E FILTRA0 A QUENTE

PRIMEIRA PARTE INTRODUO 1. Para a fabricao de papis de filtro para coco e filtrao a quente podem ser utilizadas as substncias includas na Lista Positiva para papis de filtro para coco e filtrao a quente em contato com alimentos, contida neste Anexo. Em todos os casos devem ser cumpridas as restries indicadas.
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

2. O presente regulamento se aplica somente para papis de gramatura inferior a 500 g/m2, destinados a entrar em contato com alimentos aquosos mas no para alimentos gordurosos. 3. As matrias-primas e auxiliares de fabricao listados nos pargrafos 1 e 2 da segunda parte podem ser usados para todos os tipos de papis considerados neste regulamento. 4. Quando no seja especificado de outra forma, as porcentagens se referem a % m/m com relao matria fibrosa seca. 5. Na terceira parte est descrito o mtodo para a preparao do extrato em gua quente.

SEGUNDA PARTE - LISTA POSITIVA PARA PAPIS DE FILTRO PARA COCO E FILTRAO A QUENTE EM CONTATO COM ALIMENTOS 1. Matrias - primas de uso geral 1.1 Fibras 1.1.1 Fibras naturais e sintticas base de celulose e derivados de celulose. 1.1.2 Fibras sintticas: devem constar na Lista Positiva de Polmeros e Resinas para Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos. a) de copolmeros de cloreto de vinila - acetato de vinila livres de plastificantes b) de polietileno c) de polipropileno d) de polister 1.2 Agentes auxiliares de filtrao 1.2.1 Dixido de silcio 1.2.2 Mistura de silicatos de alumnio, clcio e magnsio, inclusive caulim e talco (livres de fibras de amianto) 1.2.3 Sulfato de clcio 1.2.4 Dixido de titnio 1.2.5 Carbonato de clcio e magnsio 1.2.6 xido de alumnio 1.2.7 Carvo ativo, conforme as exigncias do Food Chemical Codex

2. Agentes auxiliares de fabricao


* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

2.1 Agentes antimicrobianos - no devem ser detectados no extrato aquoso a quente. O limite de deteco deve ser estabelecido. 2.1.1 Dixido de cloro 2.1.2 Clorito de sdio 2.1.3 Perxido de hidrognio 2.1.4 Perxido de sdio 2.1.5 Hidrossulfito de sdio (ditionito de sdio) 2.2 Materiais especiais para fabricao de papel 2.2.1 Poliacrilamida, desde que no contenha mais de 0,1 % de monmero de acrilamida. Como mximo 0,015 %.

2.2.2 Polialquilaminas catinicas reticuladas, a saber: a) Resina de poliamina-epicloridrina, diaminopropilmetilamina. sintetizada a partir de epicloridrina e

b) Resina de poliamida-epicloridrina, sintetizada a partir de epicloridrina, cido adpico, caprolactama, dietilenotriamina e/ou etilenodiamina. c) Resina de poliamida-epicloridrina, sintetizada a partir de cido adpico, dietilenotriamina e epicloridrina ou de uma mistura de epicloridrina e hidrxido de amnio d) Resina de poliamida - poliamina - epicloridrina, sintetizada a partir de epicloridrina , ster dimetlico do cido adpico e dietilenoditriamina. e) Resina de poliamida - poliamina - epicloridrina, sintetizada a partir de epicloridrina , uma amida do cido adpico e diaminopropilmetilamina. f) Resina de poliamida-epicloridrina, sintetizada a partir de epicloridrina, dietilenotriamina, cido adpico e etilenoimina, mximo 0,3 %. g) Resina de poliamida-epicloridrina, sintetizada a partir do cido adpico, dietilenotriamina e uma mistura de epicloridrina e dimetilamina, mximo 0,1 %. O total dos compostos 2.2.2.a) a 2.2.2.g) podem ser utilizados at o mximo de 1 %, referido fibra seca do produto acabado.

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

3. Matrias-primas e auxiliares de fabricao especiais 3.1 Para sacos de coco: 3.1.1 Produtos para pergaminhar cido sulfrico 3.1.2 Agentes neutralizantes e precipitantes a) Hidrxido de amnio b) Carbonato de sdio c) Bicarbonato de sdio d) Sulfato de alumnio e) Aluminato de sdio 3.1.3 Agentes aglutinantes Disperso de copolmeros de cloreto de vinila e metacrilato de metila. Devem constar na Lista Positiva de Polmeros e Resinas para Embalagens e Equipamentos Plsticos em Contato com Alimentos. Como mximo de 15%. 3.2 Para sachs de infuses 3.2.1 Agentes de melhoramento de superfcie e revestimento a) Carboximetilcelulose sdica b) Metilcelulose c) Hidroxietilcelulose 3.3 Para papis de filtrao a quente

3.3.1 Matrias fibrosas especiais Fibras inorgnicas base de xido de alumnio 3.3.2 Agentes precipitantes a) Sulfato de alumnio b) Aluminato de sdio

4. Requisitos especiais 4.1 Os papis no devem modificar o odor e o sabor dos alimentos. 4.2 O resduo seco total da extrao com gua quente no pode ser superior a 10 mg/ dm2 e o contedo total de nitrognio deste extrato ( determinado pelo mtodo de Kjeldahl) no pode ser superior a 0,1 mg/ dm2 .

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

4.3 No extrato com gua quente no deve ser detectado formaldedo ou glioxal, nem os metais: cdmio (Cd), arsnio (As), cromo (Cr), mercrio (Hg) e chumbo (Pb) em quantidades superiores s estabelecidas no regulamento tcnico correspondente a "Contaminantes de Alimentos".

PREPARAO DO EXTRATO EM GUA QUENTE 1. Objetivo Este regulamento descreve a preparao de um extrato em gua quente para a determinao de alguns constituintes extrados do papel, cartolina e carto destinados a entrar em contato com alimentos ou matrias-primas para alimentos.

2. Definio Extrato em gua quente - o extrato aquoso filtrado obtido aps extrao em gua quente.

3. Fundamento do mtodo A amostra cortada manualmente ou com tesoura e extrada com gua quente durante 2 hs 5 minutos em um banho termosttico a (80 2)o C, agitando de vez em quando. Aps a extrao, filtrar se necessrio. O extrato ou o filtrado obtido, denominado "extrato em gua quente", deve ser utilizado para a realizao dos ensaios especficos.

4. Reagentes gua destilada ou de pureza equivalente (a qualidade da gua utilizada deve ser adequada s exigncias do mtodo de determinao do composto extrado a ser determinado).

5. Equipamento 5.1 Balana com preciso de 0,001 g. 5.2 Frasco Erlenmeyer de 500 mL, provido de tampa esmerilhada. 5.3 Filtro de vidro sinterizado, de porosidade 4. 5.4 Kitasato de 500 mL 5.5 Balo volumtrico de 250 mL. 5.6 Proveta de 250 mL. 5.7 Luvas 5.8 Banho termostatizado para (80 2) 0 C 5.9 Tesoura no metlica adequada (necessria somente para a determinao de metais).
* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Transcrito pela Food Design*

6. Amostragem Devem ser usadas luvas para a manipulao das amostras. Usar, no mnimo, 10 g de amostra. Caso seja necessrio, utilizar uma amostra em separado para a determinao da gramatura e do teor de umidade.

7. Procedimento Cortar manualmente ou com tesoura a amostra em pedaos de 1 a 2 cm2.. Pesar (10 1) g de amostra com preciso de 0,01g. Transferir para um frasco Erlenmeyer , adicionar 200 mL de gua em ebulio e tampar . Deixar em repouso durante 2 hs 5 minutos em um banho termostatizado a (80 2)o C, agitando ocasionalmente. Decantar a amostra e lavar o frasco Erlenmeyer duas vezes com gua a 80o C. Se necessrio, filtrar o extrato a quente. Transferir o extrato e as guas de lavagem ou o filtrado para um balo volumtrico, esfriar a (23 2)o C e completar o volume com gua. Reservar para os ensaios posteriores. Caso seja necessrio, aumentar os volumes at no mximo duas vezes. Antes de realizar um novo tratamento das amostras, aquecer novamente o extrato. Se ocorrer alguma precipitao, agitar o extrato antes de tomar as alquotas.

* Este regulamento tcnico foi transcrito a partir do site da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Food Design Consultoria e Planejamento Alim. Ltda. Av. Anglica 2466, conj. 162 Higienpolis So Paulo - SP Tel./Fax: (11) 3218-1617 e 3218-1919 tel.: (11) 3120-6965 Site: www.fooddesign.com.br - E-mail: fooddesign@fooddesing.com.br

Anda mungkin juga menyukai