Anda di halaman 1dari 22

A pessoa como sujeito de direitos na sociedade da informao: garantia fundamental de acesso ao trabalho das pessoas com deficincia The

person as subject of rights in the information society: fundamental guarantee of access to employment for people with disabilities.
PEZZELLA, Maria Cristina Cereser * BUBLITZ, Michelle Dias ** Resumo: A realidade atual revela uma mudana de paradigma social e laboral manifestada por meio do uso das novas tecnologias propulsoras da Sociedade da Informao, razo pela qual se observa que a premissa de que tambm por meio do trabalho que a pessoa alcana sua dignidade uma verdade de primordial importncia, medida que os indivduos participando ativamente da vida em sociedade so reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres e devem ser considerados positivamente dentro de suas diferenas, eis que o verdadeiro alicerce de todos os direitos constitucionalmente conferidos se encontra baseado no princpio da igualdade face ao princpio da dignidade da pessoa humana. Palavras-chave: Pessoa. Sujeito de direitos. Direito ao trabalho. Incluso social.
*

Abstract: The current reality reveals a paradigm shift in social and employment manifested through the use of new technologies, driving the Information Society, which is why, we observe that the assumption that it is also through the work that the person reaches their dignity is a fact of prime importance, in that individuals actively participating in social life remain recognized as individuals with rights and duties and should be regarded positively within their differences, behold, the very foundation of all constitutional rights conferred found based on the principle of equality before the principle of human dignity. Keywords: People. Subject of rights. Right to work. Social inclusion.

Advogada; Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paran (UFPR) (2002); Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1998). Graduada em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1988); professora de Ps-graduao em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); coordenadora/ Lder do Grupo de Estudos e Pesquisas (CNPq) intitulado Direitos Fundamentais Civis: A Ampliao dos Direitos Subjetivos Unoesc; avaliadora do INEP/MEC e supervisora do SESu/MEC. ** Advogada; Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade IDC - Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC) (2009); graduada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Campus de Canoas,RS (2008); integrante qualificada como Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (CNPq) intitulado Direitos Fundamentais Civis: A Ampliao dos Direitos Subjetivos, sediado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), , sob coordenao da Dra. Profa. Maria Cristina Cereser Pezzella; integrante qualificada como Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (CNPq) intitulado Novas Tecnologias e Relaes de Trabalho sob coordenao da Dra. Profa. Denise Pires Fincato, sediado na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS); integrante qualificada como Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais (CNPq) sob coordenao do Dr. Prof. Ingo Wolfgang Sarlet e do Dr. Prof. Carlos Alberto Molinaro - PUCRS. 69

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

Introduo A incluso social das pessoas com deficincia por meio da insero ao mercado de trabalho tema de grande relevncia, eis que tambm pelo trabalho que a pessoa obtm boa parte do necessrio sua subsistncia e assegura o viver com dignidade. Entendendo que o trabalho fundamental para o exerccio da cidadania e tambm para o alcance da dignidade humana, a Constituio Federal de 1988 estabeleceu como um dos pilares de sustentao da ordem econmica nacional a valorizao do trabalho, com a finalidade de propiciar existncia digna e distribuir justia social por meio da reduo das desigualdades sociais. Assim, o critrio fundamental para um discernimento a respeito de uma estrutura social a dignidade humana. Com o intuito de facilitar e proporcionar melhores condies para as pessoas com deficincia na obteno de uma vaga no mercado de trabalho, a Lei n. 8.213/91, no artigo 93, estabeleceu uma poltica de cotas a ser obedecida pelas empresas privadas, sendo esta determinada de acordo com o nmero de trabalhadores contratados. s peculiaridades observadas para esse tipo de prestao de servios destaca-se como principal vantagem: a ausncia de deslocamento do empregado at o local de trabalho, o que gera a possibilidade de insero de trabalhadores com deficincias no mercado de trabalho. As vantagens podem se revestir de desvantagens para alguns trabalhadores, trazendo a questo do isolamento social. Por derradeiro, observa-se que o trabalho se modificou ao longo do tempo, a medida que as tecnologias de informao e de comunicao, formadoras da Sociedade da Informao, tornaram-se um elemento indissocivel do desenvolvimento da atividade econmica, constituindo-se, igualmente, em um fator cada vez mais importante na organizao e estruturao das sociedades modernas. Esse novo modelo de organizao das sociedades assenta em um modo de desenvolvimento social e econmico em que a informao, como meio de criao de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produo de riqueza e na contribuio para o bem-estar e qualidade de vida dos cidados. Condio para a Sociedade da Informao avanar a possibilidade de todos poderem aceder s Tecnologias de Informao e Comunicao, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensveis s comunicaes pessoais, de trabalho e de lazer.

1 Surgimento da discusso da pessoa humana como sujeito de direitos Na sociedade atual vrios so os pontos de vista a respeito da dignidade da pessoa humana, os quais podem ser representados pelas mais diversas leituras de seus autores e seus singulares enfrentamentos, elaborados, mormente, durante as discusses que os elevaram ao reconhecimento constitucional deste princpio.1 A Constituio Federal de 1988, como norma diretriz do ordenamento jurdico, ao caracterizar o Estado Brasileiro como Democrtico de Direito, fez representar a participao de todos os indivduos na sua concreo diria, bem como elevou a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho a fundamentos da nao, objetivando o bem comum, por meio da construo de uma sociedade livre, justa e solidria, com reduo de desigualdades sociais.
No essencial, sigo a obra de Ingo Wolfgang Sarlet para enfrentar as vrias concepes da dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais contidos na Constituio Brasileira de 1988. Ver, para maiores esclarecimentos, Sarlet (2001).
1

70

A pessoa como sujeito de direitos...

Em um contexto de tamanha desigualdade social, no causa surpresa a sociedade ouvir falar do patamar de analfabetismo, desemprego e discriminao. Todas essas expresses so amplamente verificadas quando se busca analisar a histria dos indivduos inseridos na Sociedade da Informao. Necessrio se faz perquirir sobre o momento histrico2 em que a pessoa humana nasce como sujeito de direitos para no passo seguinte compreender o contedo e o significado atual da noo de dignidade da pessoa humana. A pessoa humana somente se compreende na sua inteireza quando visualizada em sua plenitude, na sua dignidade. Na antiguidade clssica, a ideia de dignidade da pessoa humanarelacionava-se com a posio social ocupada pelo indivduo e o seu grau dereconhecimento pelos demais membros da comunidade; por tal razo, naquelemomento histrico foi possvel falar em quantificao e modulao da dignidade, compreendendo-se inclusive admitir a existncia de pessoas mais dignas do que outras.3 O surgimento da discusso a respeito do direito subjetivo somente tem razo de existir quando se tem os reconhecimentos poltico, social e jurdico da pessoa humana como sujeitos de direitos a serem protegidos e tutelados nas relaes com o Estado e entre os particulares. Anteriormente ao reconhecimento de todas as pessoas como seres de direitos e obrigaes, sequer poderia ser conferida expresso dignidade da pessoa humana uma compreenso que pudesse abranger a todos, pois algumas pessoas ainda estavam na seara de serem consideradas objetos de direitos de outros. No se restringe esta compreenso a um passado muito distante quando nem todos eram considerados cidados, mas existem momentos ainda prximos no tempo como no caso dos ndios, dos negros e das mulheres que tinham sua capacidade restringida, e ainda em algumas sociedades contemporneas so gravados de uma srie de injustificveis e inadmissveis restries. A importncia do pensamento de Michel Villey a respeito dos direitos subjetivos e sua crtica aos direitos humanos no so de todos conhecidas, e, em certo modo de ser, so muito propcias para que se tenha em mente a realizao dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. Compreender essa discusso que se travou na histria, implica compreender melhor a evoluo do que inicialmente se chamou de direitos humanos e quais as razes jurdicas que levaram a uma transmutao no apenas na esfera semntica, como tambm na expectativa poltica, social e jurdica da efetividade da proteo dos direitos lesados ou ameaados de leso. Sujeito de direitos e deveres so, na compreenso de Michel Villey, conforme descreve Alejandro Guzmn Brito et al.:
En efecto, segn Villey, la nocin de derecho subjetivo tena que nacer como tal, entre aquellos filsofos que a fines de la Edad Media y en la Epoca Moderna han emprendido una lucha contra la filosofa aristotlico-tomista; contra esa filosofa objetivista y realista, la escuela nominalista y la moderna oponen un mundo de individuos aislados entre s, que slo se interconexionan por el nombre comn pero no por esencias o naturalezas comunes. Al orden del derecho natural clsico, al carcter natural de la Sociedad de que aqul parta, los modernos oponen el estado presocial, tambin natural, pero en donde lo natural deja de ser precisamente la Sociedad y pasa a ser el individuo con sus plenas liberdades y poderes. Porque hay que hacer notar que la doctrina del derecho subjetivo nace y se desarrolla tambin como una doctrina del derecho natural; slo que si en la concepcin antigua el derecho natural era lo justo objetivo, de modo que misin del derecho positivo era la determinacin de la parte justa de cada cual, en la doutrina del derecho subjetivo lo natural son precisamente los derechos subjetivos: el hombre, y sus derechos aislado y en contra de todos los dems hombres, constituir un estado natural; y aunque a dicho estado se ha superpuesto
No que toca ao aspecto da investigao histrica, sigo o pensamento de Michel Villey fundado nas palestras desenvolvidas pelo autor na Universidade de Valparaso, posteriormente publicadas sob o ttulo Estudios en torno a la nocin de derecho subjetivo, sob traduo de Alejandro Guzmn Brito et al., Chile: Ediciones Universitarias de Valparaiso, 1976. 3 Podlech, (1989 apud SARLET, 2001, p. 30).
2

71

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

un pacto social, las exigencias del individuo siguen siendo la fuente de los derechos subjetivos, que deben ser analizadas por el jurista y el legislador con el fin de determinar los derechos de cada cual. De acuerdo con este modo de pensar, el dominio, p. ej., ya no ser ms la parte justa de cosas repartidas entre todos, sino que el poder mismo que se ejerce sobre las cosas en propio provecho.4

A essncia do pensamento de Michel Villey5 consiste em advogar a tese de que o direito antigo no conheceu a ideia de direito subjetivo e que esta tem origem moderna. Na busca da origem dos direitos subjetivos, o autor realiza toda uma investigao histrica e filosfica, perpassando o pensamento romano e o ambiente espiritual e individualista cristo. Compreende que as pessoas com necessidade de se defender e se salvaguardar diante da catstrofe do poder pblico apenas na desordem da Alta Idade Mdia podem encontrar o conjunto de elementos que teriam sido propcios para o nascimento da noo de direito subjetivo.6 Defende Michel Villey7 que pelo fato de o direito romano no conter a acepo subjetiva de Direito, no se deve concluir sua total inexistncia, mas, supor que esta acepo teria um lugar, muito secundrio, e que ela no se afirma com suficiente nitidez. Comenta a exposio terica do Corpus juris que o leitor pode extrair os sentidos sempre na esteira do direito objetivo. Michel Villey tambm adverte para que se afastem as tradues simplistas de jus lidas conforme o interesse do intrprete que pretendeu conferir a este vocbulo um significado que os romanos no haviam ainda imaginado. Por essa razo, ele busca encontrar a primeira afirmao que pretende conferir de fato os contornos dessa nova forma de compreender o direito do seu ponto de vista subjetivo; vale referir, da pessoa sujeito de direitos, detentora de faculdades e escolhas (e deveres), e no mais a concepo objetiva em que os papis sociais estavam previamente delimitados e estratificados frente a variveis muito pouco alterveis.8 O mundo que se faz nascer dos direitos subjetivos cria faculdades, possibilidades antes ainda desconhecidas ou garimpadas apenas por exceo, e no como regra formal de considerar todos iguais, mesmo que essa igualdade compreenda uma afirmao meramente retrica. Em virtude da pesquisa realizada por Michel Villey, este acredita ter encontrado a primeira afirmao textual desse novo conceito nos escritos de Guillermo de Occam, in verbis:
[] redactados con ocasin de la querella de la pobreza que tambin enfrent a la orden franciscana y al Papado (una querella realmente singular, como que se trataba nada menos que de rechazar el ttulo de proprietario por parte de cada uno de los contendientes). De l, la nocin pas a los filsofos neotomistas, como Surez o De Soto; entre los juristas, aparece tmidamente en Grotius, pero con gran empuje en Pufendorf o Gassendi. Hobbes construye todo su sistema sobre esta nocin.9

A compreenso e a delimitao do conceito de direitos fundamentais10 foram sendo construdas na realidade social com o surgimento do mundo moderno, nos sculos XV e XVI; trata-se de conceito
Villey (1976, p. 17-18). Villey (1976, p. 18). 6 Villey (1976, p. 19). 7 Villey (1976, p. 19). 8 Villey (1976, p. 35). 9 Villey (1976, p. 19). 10 usual encontrar a terminologia que emprega a expresso direitos humanos vinculada proteo dos direitos das pessoas; a opo pela designao direitos fundamentais se deve ao fato de serem direitos positivados. Embora no integre as preocupaes especficas do presente texto, a tese recolhe e apreende as diversas possibilidades tericas e prticas ligadas aos direitos humanos, neles reconhecendo, quer luz da teoria crtica, quer sob o influxo da praxis de militncia em favor de sua proteo, uma premissa fundamental no desenho social, histrico e jurdico da sociedade brasileira e da Amrica Latina, abertura, plural e multicultural.
4 5

72

A pessoa como sujeito de direitos...

histrico, por isso foi sendo costurado em conjunto com a realidade e submetido a esses elementos que concorrem para a sua percepo pelo Direito Positivo. Conforme Jos Felipe Ledur, o reconhecimento destes direitos j havia sido anteriormente praticado. Mas refere o autor que:
[...] muito antes de os direitos fundamentais terem sido reconhecidos nas mencionadas Declaraes, estavam eles presentes na cultura de sociedades ocidentais e no-ocidentais, desde a antigidade, embora sem o carter de generalidade que passaram a ter, ao serem positivados nas Declaraes de direitos citadas.11

Visualizar os direitos fundamentais significa considerar a organizao econmica pr-capitalista, primeiro, e a capitalista, depois; nem o poder poltico, o Estado e as caractersticas fundamentais da cultura moderna, o individualismo, o racionalismo, o naturalismo e assim por diante.12 A edificao e consolidao dos direitos civis, a afirmao da autonomia individual e de um espao livre da interferncia do Estado, assim como no aspecto poltico que se determinou o surgimento concomitante ao do Estado moderno,13 no sculo XVIII, e dos direitos fundamentais clssicos. Com surgimento do Estado, mesmo que da perspectiva meramente formal, a substancial alterao que se faz compreender que surge o indivduo como senhor de direitos, pois o indivduo deixa de ser sdito para ser cidado e objetiva-se a relao entre o cidado e o Estado construindo-se um vnculo poltico-jurdico entre ambos, o qual determina que aquele assuma a soberania. Como sintetiza Ledur: No estabelecimento de direitos e deveres entre o indivduo e o Estado est a origem do Estado moderno.14 Construdo e imposto, por fora das presses de variadas ordens, ao soberano absolutista o respeito ao direito vida, liberdade e garantia da propriedade. Circunscrevem-se aos direitos fundamentais clssicos os identificados como direitos de liberdade, por expressarem a idia de um espao privado vital no sujeito violao pelo Estado. Sublinha Ledur que:
[...] esse espao expresso da idia de autonomia do indivduo diante do Estado. A autonomia tem uma contrapartida, ou seja, a pessoa passa a ter responsabilidade pela preservao e aprimoramento da sua esfera existencial. Assim, alm de estar vedada a violao estatal do espao vital da pessoa, a possibilidade da subsistncia do paternalismo nas relaes entre o indivduo e o Estado eliminada.15

Contudo, como as relaes jurdicas se travam entre pessoas desiguais, o Estado deve atuar de maneira a proteger, tutelar e prover as necessidades com vistas sempre a reequilibrar as relaes no plano concreto dos fatos que se desenvolvem no cotidiano. A importncia que a sociedade confere dignidade da pessoa humana nas relaes pessoais, privadas e de maneira mais ampla com o macrossistema da cultura social e jurdica, enfrentando a sua repercusso concreta e efetiva, est imbricada com a potencialidade que se atribui capacitao de quem compe, em ltima anlise, a sociedade.
Ledur (1988, p. 27-28). Peces-Barba (1988, p. 195). 13 Historiadores contemporneos referem que o aparecimento do Estado seria a passagem da fase selvagem para a civilidade. Essa compreenso se funda na doutrina jusnaturalista, em especial na obra de Hobbes que considerava o estado de natureza como antecedente do estado civil. Existem outras teorias que tm por objetivo explicar o surgimento do Estado, entre elas a marxista, que compreende que o Estado nasce a partir da dominao exercida pela classe proprietria sobre os que dela so excludos. 14 Ledur (1988, p. 30). 15 Ledur (1988, p. 30-31).
11 12

73

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

Dessa forma, quanto mais protegida a dignidade da pessoa humana, mais desenvolvida culturalmente a sociedade e mais prxima de uma realizao efetiva das possibilidades de seus formadores. Uma sociedade que no perquire, no discute e no confere possibilidades para uma ampliada discusso social e jurdica da importncia da pessoa em sua plenitude, e, por assim dizer, integral na perspectiva fsica e psquica, deixa de cumprir o seu principal papel: o desenvolvimento integral da pessoa. Razo pela qual se faz indispensvel partir do ponto de vista da obra desenvolvida pelo pensamento do filsofo alemo Immanuel Kant, que compreende que somente aos seres racionais foi conferida a faculdade de se guiar por princpios. Refere o autor:
[...] tudo na natureza age segundo leis. S um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representao das leis, isso , segundo princpios, ou; s ele tem uma vontade. Como para derivar as aces das leis necessria a razo a vontade no outra coisa seno razo prtica. Se a razo determina infalivelmente a vontade, as aces de um tal ser, que so conhecidas como objectivamente necessrias, so tambm subjectivamente necessrias, isso , a vontade a faculdade de escolher s aquilo que a razo, independentemente da inclinao, reconhece como praticamente necessrio, quer dizer, como bom.16

Na perspectiva do autor, ao longo de sua obra, pode ser esclarecida a amplitude do papel do ser por meio do seu ato de vontade, apontando os seus contornos:
[...] a vontade uma espcie de causalidade dos seres vivos, enquanto racionais, e a liberdade seria a propriedade desta causalidade, pela qual ela pode ser eficiente, independentemente de causas estranhas que a determinem; assim como necessidade natural a propriedade da causalidade de todos os seres irracionais de serem determinados atividade pela influncia de causas estranhas.17

Compreender a dignidade da pessoa humana envolve uma sria discusso no campo das idias na esfera jurdico-constitucional e no campo de todas as relaes na esfera do direito infraconstitucional, inclusive, alm de outras repercusses do pleno desenvolvimento da pessoa na perspectiva fsica, emocional, intelectual, psquica e afetiva; porm, este estudo no tem essa dimenso e permite-se deixarde enfrent-la de forma extensiva.

2 O reconhecimento da dignidade da pessoa humana enquanto mola propulsora do direito igualdade entre os sujeitos de direitos A dignidade da pessoa humana, enquanto fundamento do Estado Democrtico de Direito em que se constitui o Brasil18 possui valor supremo de democracia, como quer entender Jos Afonso da Silva,19 uma vez que, qualquer que seja o aspecto pelo qual o tema seja enfocado, sobressai a dignidade da pessoa humana como valor supremo que fundamenta todo o ordenamento jurdico brasileiro. Os fundamentos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 seus fundamentos so, entre outros: a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e o pluralismo poltico, constantes do artigo 1, incisos III, IV e V. Igualmente, a Constituio reconhece como direitos sociais,
Kant (1995, p. 47). Kant (1995, p. 93). 18 Romita (2009). 19 Silva (1998, p. 93-107).
16 17

74

A pessoa como sujeito de direitos...

previstos no artigo 6, a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social e a assistncia aos desamparados. Ainda, proclama que a ordem econmica se funda na valorizao do trabalho humano e tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados, entre outros princpios, o da reduo das desigualdades regionais e sociais e a busca do pleno emprego, conforme disposto no artigo 170, incisos VII e VIII. No que se refere ordem social, a Carta Magna assevera que ela tem como base o primado do trabalho e como objetivos o bem-estar e a justia social (artigo 193), alm de promover o bem de todos, sem qualquer tipo de preconceito ou quaisquer outras formas de discriminao (artigo 3, incisos I, III e IV).20 Nesse passo, contextualizam-se os denominados direitos sociais (fundamentais) na ordem constitucional. Todo o elenco dos direitos fundamentais inscritos na Constituio Brasileira de 1988 direito objetivo. Em sentido estrito, os direitos fundamentais sociais se funcionalizam como direitos prestacionais e como direitos de defesa, dirigidos a todos os sujeitos (singulares ou plurais) enquanto conformados sua concretude, desde uma igualdade substantiva. Os direitos sociais incorporam cinco grandes propostas estabilizadoras das relaes inter-humanas: I. II. III. IV. V. VI. aqueles relativos ao trabalho; seguridade, includos os direitos fundamentais sade, previdncia e assistncia social; educao e cultura; aos atribudos famlia, includos os das crianas e dos adolescentes, bem como aos idosos; aqueles relativos ao meio ambiente; aqueles relativos moradia.

Na Constituio Brasileira, os direitos sociais esto localizados no Captulo II do Ttulo II; sendo que o Ttulo II da Constituio lista os direitos e garantias fundamentais. O Estatuto Constitucional de 1988 consagrou a seguridade como um direito fundamental21 da pessoa humana, vale dizer, a Carta alm de contemplar a seguridade como bem jurdico passvel de tutela constitucional, consagrou a previdncia como direito fundamental, concedendo-lhe uma qualificada proteo jurdica. Nesse passo, Ingo Wolfgang Sarlet afirma que tanto a Constituio quanto os Direitos Fundamentais compem [...] condio de existncia e medida da legitimidade de um autntico Estado Democrtico e Social de Direito, tal qual como consagrado tambm em nosso direito constitucional positivo e vigente.22 Nessa linha argumentativa, insiste-se que h de se ter uma noo bem delineada sobre direitos humanos e sobre direitos fundamentais. Por isso repete-se: em um primeiro momento, afirma-se que os direitos humanos so os resultados de processos culturais de emancipao do ser humano na luta constante pela dignidade do humano; de outra parte, direitos fundamentais so os resultados de processos culturais de regulao das conquistas alcanadas pelos processos emancipatrios. Portanto, os direitos fundamentais no so a to s positivao dos direitos humanos, so mais; so garantias das conquistas que aqueles alcanaram, pois os direitos humanos cabem dentro dos direitos fundamentais, mas deles extravasam; so tambm processos regulatrios no necessariamente vinculados aos direitos humanos, por vezes, revestem garantias derivadas de outros direitos fundamentais,
Romita (1998). Para Ingo Wolfgang Sarlet, os direitos fundamentais integram, portanto, ao lado da definio da forma de Estado, do sistema de governo e da organizao do poder, a essncia do Estado Constitucional, constituindo, nesse sentido, no apenas parte da Constituio formal, mas tambm elemento nuclear da Constituio material. Ver Sarlet (2004, p. 35-36). 22 Sarlet (2004, p.72).
20 21

75

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

e at mesmo de direitos humanos ainda no albergados pela fundamentalidade constitucional, ou albergados e inscritos em normas de sobre ou superdireito. Imprescindvel, pois, demarcar o conceito de direitos fundamentais que no pode ser confundido com o conceito de direitos humanos. Essa identidade de titular, durante muitos anos, provocou impreciso conceitual, mas atualmente no restam mais dvidas de que se tratam de noes jurdicas distintas. desde o princpio da dignidade humana que se pode discorrer em relao aos direitos fundamentais e mais, quanto aos direitos humanos, ncleo essencial de ambos. A respeito da dignidade, em especial, remete-se ao ensaio elaborado em coautoria entre Carlos Alberto Molinaro e Maringela Milhoranza,23 no qual foi referido que mais que personalidades individuais, os seres humanos incorporam identidades coletivas em permanente mudana e contatos que se definem quotidianamente em uma dinmica de acertos e contradies. No Estado Democrtico de Direito, basilar a existncia de um sistema de direitos fundamentais, justia social, igualdade e legalidade, como tambm possvel a discusso, democrtica e instrutiva, da dogmtica jurdica. preciso entender a extenso jurdica do princpio da igualdade, vale dizer, a interpretao que se faz deve ir muito alm do que a literal, uma vez que o prprio princpio da igualdade atribui um tratamento no uniforme s pessoas. Nesse sentido, por demais conhecida a que versa a necessidade de se [...] tratar igualmente os iguais, na medida de suas igualdades e desigualmente os desiguais, na medida em que eles se desigualam.24 De fato, o contedo jurdico do princpio da igualdade dplice: igualdade formal ou perante a lei, e igualdade material ou igualdade na lei.25 A igualdade formal est consagrada no caput do artigo 5 da Constituio da Repblica, in verbis:
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (omissis).

A igualdade perante a lei est reiterada no artigo 7 da Constituio da Repblica. De tal modo, a igualdade material ou na lei representa uma autorizao para desigualar em busca da igualdade, diante da necessidade de conferir proteo especial aos direitos de certas pessoas ou grupos.26 Assim, o princpio da igualdade nada mais faz do que ventilar situaes, de forma que as pessoas compreendidas venham a ser tratadas por critrios diferentes e que, para alguns, sejam deferidos determinados direitos e obrigaes que no assistem a outros; os pontos de diferena que se atribuem para discriminar determinadas situaes devem ser decorrentes de aptides pessoais e no de outros critrios individuais personalssimos como raa e sexo, por exemplo.27 A dignidade da pessoa humana deve ser vista como o direito individual protetivo de receber tratamento igualitrio, no sentido de tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, suprindo as carncias fsicas, intelectuais, econmicas ou sociais.

Milhoranza e Molinaro (2007, p. 60-61). Ciszewski (2005, p. 46). 25 Costa (2008, p. 9). 26 Costa (2008, p. 9). 27 Ciszewski (2005).
23 24

76

A pessoa como sujeito de direitos...

Em sntese, de extrema relevncia o estudo da aplicao dos direitos fundamentais nas relaes de emprego, eis que, por meio do trabalho que a pessoa obtm boa parte do necessrio sua subsistncia e assegura o direito dignidade da pessoa humana.

3 O direito fundamental ao trabalho da pessoa com deficincia e a dignidade da pessoa humana Desse modo, reconhecer o trabalho como direito fundamental a todos os grupos sociais se torna imprescindvel, como forma de salvaguarda de sua dignidade, vinculado ao princpio da igualdade no seu aspecto material, ou seja, dependente de aes discriminatrias positivas, com o objetivo de corrigir desigualdades.28 O direito fundamental ao trabalho consiste na promoo de igualdade de oportunidades por meios capazes de mudar as regras do jogo do mercado de trabalho que no visam ao reconhecimento de igualdade de tratamento, mas aos meios necessrios para torn-la efetiva. No que pertine aplicao dos direitos fundamentais nas relaes de emprego, de incio, conveniente destacar que, conforme Manoel Jorge e Silva Neto, o exame dos Princpios Fundamentais do Estado brasileiro deve preceder o estudo da incorporao dos direitos fundamentais ao contrato de trabalho, em razo de que tais postulados servem de vetores interpretativos da prpria Constituio e da legislao trabalhista.29 Para Queiroz Junior, o princpio da dignidade da pessoa humana deve ser considerado como fundamento de todo o sistema de direitos fundamentais, vez que esses se constituem em [...] exigncias, concretizaes e desdobramentos da dignidade da pessoa humana e com fundamento nesta devem ser interpretados.30 Sayo Romita chama a ateno para um paradoxo, no sentido de que nos estudos sobre relaes de trabalho, quase no se v referncia aos direitos humanos, embora o obreiro seja uma pessoa que no deixa de ter tal condio quando inserido no mbito da relao empregatcia.31 A questo da incidncia dos direitos fundamentais nas relaes de emprego possui clara e indiscutvel justificativa: o objeto da relao de emprego o trabalho e no o trabalhador. Contudo, resta impossvel se desmembrar tais figuras, motivo pelo qual o trabalhador detm a proteo dos direitos fundamentais como cidado e, especificamente como trabalhador. Assim, conclui-se com serenidade que os direitos fundamentais ocupam papel fundamental no ordenamento jurdico ptrio, configurandose como parmetro dentro do qual devem ser interpretadas todas as normas trabalhistas.32 Ainda sobre a aplicao dos direitos fundamentais nas relaes de emprego, registra-se existir situaes concretas que se configuram como ntidos desdobramentos da aplicao dos direitos fundamentais nas relaes de emprego, considerando o carter de pessoa humana do trabalhador. Observa-se que o trabalho, enquanto necessidade intrnseca dos seres humanos, pois por meio dele que a pessoa obtm parte do necessrio sua subsistncia e assegura o direito dignidade da pessoa humana, modificou-se ao longo do tempo. As tecnologias de informao e de comunicao tornaram-se um elemento indissocivel do desenvolvimento da atividade econmica em todo o mundo,
Costa (2008). Silva Neto (2005, p. 15). 30 Queiroz Junior (2006, p. 85). 31 Romita (2007, p. 208). 32 Ges (2009, p. 94).
28 29

77

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

constituindo-se, igualmente, em um fator cada vez mais importante na organizao e estruturao das sociedades modernas. Constata-se que a sociedade moderna se caracteriza por um processo de constante inovao tecnolgica que transformou os meios de comunicao pela velocidade no acesso s informaes. A inovao proporcionada pela comunicao via satlite e pelas novas infraestruturas de telecomunicaes so exemplos tpicos da Sociedade da Informao.

4 A terminologia adotada para as pessoas com deficincia Indiscutvel a divergncia terminolgica sobre a conceituao dada ao grupo social das pessoas com deficincia, razo pela qual, percorrer-se- a trajetria dos termos utilizados ao longo da histria. Sassaki deixa claro que [...] jamais houve ou haver um nico termo correto [...]. A razo disto reside no fato de que a cada poca so utilizados termos cujo significado seja compatvel com os valores vigentes em cada sociedade [...].33 No passado, os termos que predominavam na sociedade eram aleijado, defeituoso, incapacitado, invlido, excepcional, retardado, dentre outros; enfatizando a deficincia mais do que a pessoa.34, 35 Passou-se a utilizar o termo deficiente por influncia do Ano Internacional e da Dcada das Pessoas Deficientes, estabelecido pela Organizao das Naes Unidas (ONU), apenas a partir de 1981. Em meados dos anos 1980, entraram em uso as expresses pessoa portadora de deficincia e portadores de deficincia. Por volta da metade da dcada de 1990, a terminologia utilizada passou a ser pessoas com deficincia, que permanece at hoje.36 A pergunta que no quer calar tem sido esta: Qual o termo correto: pessoa portadora de deficincia, pessoa portadora de necessidades especiais ou pessoa com deficincia? Responder esta pergunta to objetiva simplesmente trabalhoso, por incrvel que possa parecer. A doutrina e a legislao ainda hoje discutem a melhor terminologia. Sustenta Luiz Alberto David Arajo que a [...] expresso pessoas portadoras de deficincia tem o condo de diminuir o estigma da deficincia, ressaltando o conceito de pessoa; mais leve, mais elegante, e diminui a situao de desvantagem que caracteriza esse grupo de indivduos.37 Guilherme Jos Purvin de Figueiredo afirma que [...] atualmente, a expresso pessoa portadora de deficincia comea a ser questionada, propondo-se, alternativamente, sua substituio por portadores de necessidades especiais.38 Tal terminologia adotada pela Constituio Federal de 1988 e pela legislao ptria em vigor. Em relao expresso pessoas com necessidades especiais, destaca-se que os simpatizantes de tal terminologia enfatizam que o significado das palavras deficiente e deficincia est intimamente ligado falta, carncia de algo, o que levaria impropriedade da terminologia pessoas portadoras de deficincia. Ainda, sustenta-se que deficincia antnimo de eficincia, razo pela qual vincular a pessoa deficincia que porta leva concluso de que tal pessoa no eficiente.39
Sassaki (2005). Goldfarb (2009, p. 30). 35 Gonalves (2001). 36 Silva (2011). 37 Arajo (2011). 38 Figueiredo (1997, p. 47). 39 Goldfarb (2009, p. 31).
33 34

78

A pessoa como sujeito de direitos...

No entanto, o termo pesquisado passou a ser questionado, pois, necessidades especiais quem no as tem, com ou sem deficincia?40 Essa terminologia estava relacionada s necessidades educacionais especiais de algumas crianas com deficincia, que utilizada na rea da Educao, e passou a ser difundido para todas as circunstncias, fora do ambiente escolar.41 Ainda hoje se utiliza a expresso pessoas com necessidades especiais, demonstrando-se uma transformao de tratamento que vai da invalidez e incapacidade tentativa de nominar a caracterstica peculiar da pessoa, sem estigmatiz-la. A expresso pessoa com necessidades especiais acabou por tornar-se um gnero que contm as pessoas com deficincia, mas tambm acolhe os idosos, as gestantes, enfim, qualquer situao que implique tratamento diferenciado.42 Compreende Manoel Jorge e Silva Neto43 que a expresso pessoa ou empregado portador de necessidades especiais a mais apropriada para designar a existncia de indivduos que so to ou mais capazes que outras pessoas no desempenho de sua atividade laboral. A terminologia pessoa com deficincia verificada em algumas Declaraes Internacionais e, por vezes, adotada pela doutrina. A diferena entre esta e as anteriores simples: ressalta-se a pessoa frente de sua deficincia. Constata-se que a melhor terminologia a ser utilizada pessoa com deficincia, eis que valoriza a pessoa acima de tudo, independentemente de suas condies, restando evidente a observncia aos princpios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Quanto ao termo mais adequado, opta-se pelo referencial de Sassaki que diz que [...] o conceito de deficincia no pode ser confundido com o de incapacidade [(...)]. O conceito de incapacidade denota um estado negativo de funcionamento da pessoa, resultante do ambiente humano e fsico inadequado ou inacessvel, e no um tipo de condio.44 Encontrar a terminologia mais adequada para designar um grupo de pessoas de fundamental importncia para sua proteo jurdica, pois tambm pela linguagem se revela ou se oculta o respeito ou a discriminao.

5 O conceito de deficincia face pessoa humana O conceito de deficincia vinculado pessoa humana pode ser visualizado na perspectiva doutrinria e legislativa, na esfera constitucional, infraconstitucional, internacional e comunitria; a partir do reconhecimento dos direitos humanos pautados nos princpios da dignidade da pessoa humana e da igualdade. A Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, disps sobre o apoio s pessoas com deficincia e criou um rgo para coordenao das aes do Estado para acompanhar e implementar polticas pblicas por meio da Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia Corde, mas no define quem o destinatrio destas polticas e por isso requer regulamentao. A Lei foi regulamentada pelo Decreto n. 914, de 06 de setembro de 1993, atualmente revogado pelo Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que instituiu a poltica nacional para a integrao da pessoa com deficincia. Sua aplicao e interpretao, consideradas os valores bsicos da igualdade de tratamento e oportunidade,
Rulli Neto (2002, p. 32 apud GOLDFARB, 2009, p. 31-32). Silva (2011). 42 Fonseca (2006, p. 136). 43 Silva Neto (2001, p. 189 apud GOLDFARB, 2009, p. 31). 44 Sassaki (2005).
40 41

79

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

da justia social, do respeito dignidade da pessoa humana, do bem-estar, alm de outros, indicados na Constituio Federal ou justificados pelos princpios gerais de direito, em complementao ao conceito tcnico trazido pela Lei da Pessoa Portadora de Deficincia. O Decreto n. 3.298/99, no artigo 3,45 conceitua e distingue deficincia, deficincia permanente e incapacidade. O artigo 4 do Decreto n. 3.298/99 especifica a conceituao tcnica do ponto de vista mdico das deficincias: fsica, auditiva, visual, mental e mltipla, ressalvadas as alteraes previstas no Decreto n. 5.296, de dezembro de 2004. A Organizao Mundial da Sade (OMS) definiu o conceito de deficincia como sendo [...] qualquer perda ou anormalidade de estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica46 ressaltando que tais restries no retiram o valor como pessoa humana, o poder de decidir sobre a vida e de tomar decises.47 No mbito da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), o primeiro documento que tratou da conceituao de deficincia foi a Recomendao n. 99, de 25 de junho de 1955, tendo o conceito se repetido na Recomendao n. 168, de 20 de junho de 1983, e aprimorado na Conveno n. 159, de 20 de junho de 1983. A Conveno n. 159 da OIT, que trata da reabilitao profissional e emprego das pessoas com deficincia, ratificada pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo n. 51, de 28 de agosto de 1989, e promulgada pelo Brasil por meio do Decreto n. 129, de 18 de maio de 1991, conceitua deficincia no artigo 1, parte 1; entendendo por pessoa deficiente todas aquelas cujas possibilidades de obter e conservar um emprego adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas.48 O conceito ressalta o carter funcional das deficincias fsicas ou sensoriais, estabelecendo Conveno o dever dos pases signatrios de se engajarem em atividades de integrao e de fornecerem instrumentos que viabilizem o exerccio das atividades profissionais para as pessoas que deles necessitem.49 A Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes elaborada pela Organizao das Naes Unidas por meio da Resoluo 3.447, de 9 de dezembro de 1975, traz, em seu artigo 1, a definio de pessoa deficiente. Nesse sentido, conceitua-se pessoa deficiente qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social, em decorrncia de uma deficincia, congnita ou no, em suas capacidades fsicas ou mentais.50 No entendimento da ONU, deficincia um conceito em mutao, resultado da interao entre a deficincia de uma pessoa e os obstculos que impedem sua participao na sociedade. Quanto mais obstculos, como barreiras fsicas e condutas atitudinais impeditivas de sua integrao, mais deficiente uma pessoa. No importa se a deficincia fsica, mental, sensorial, mltipla ou resultante da vulnerabilidade etria. Mede-se a deficincia pelo grau da impossibilidade de interagir com o meio da forma mais autnoma possvel.
Art. 3 do Decreto n. 3.298/99. Para os efeitos deste Decreto, considera-se: I deficincia toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padro considerado normal para o ser humano; II deficincia permanente aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um perodo de tempo suficiente para no permitir recuperao ou ter probabilidade que se altere, apesar de novos tratamentos; e III incapacidade uma reduo efetiva e acentuada da capacidade de integrao social, com necessidade de equipamentos, adaptaes, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficincia possa receber ou transmitir informaes necessrias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de funo ou atividade a ser exercida. 46 Organizao Mundial da Sade (1999 apud MARTINS, 2008, p. 102). 47 Amiralian et al. (2000, p. 97-103). 48 BRASIL (1991). 49 GUGEL (2000). 50 Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2011.
45

80

A pessoa como sujeito de direitos...

A Organizao das Naes Unidas, em dezembro de 2006, aprovou o texto da Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficincias. O Brasil participou intensamente dos debates. O que distingue essa Conveno das outras seu contedo, realizado com ajuda direta de ONGs de pessoas com deficincia. A Conveno a respeito dos Direitos das Pessoas com Deficincia e seu respectivo Protocolo Facultativo foram ratificados pelo Congresso Nacional em 9 de julho de 2008 pelo Decreto Legislativo n. 186 e todos os seus artigos so de aplicao imediata. A Conveno no seu artigo 1 diz qual o seu propsito e define o conceito de pessoa com deficincia.51 Resta evidente que o prprio conceito de pessoa com deficincia incorporado pela Conveno carrega forte relevncia jurdica porque incorpora na tipificao das deficincias, alm dos aspectos fsicos, sensoriais, intelectuais e mentais, a conjuntura social e cultural em que o cidado com deficincia est inserido, vendo nestas o principal fator de cerceamento dos direitos humanos. Pode-se definir pessoa com deficincia como sendo aquela que, por possuir alguma limitao fsica, sensorial, mental ou mltipla, enfrenta maiores dificuldades para se inserir na sociedade e nela se manter e se desenvolver, especialmente quando comparada s pessoas que no portam tais limitaes, necessitando, pois, de medidas compensatrias com vistas a efetivar a igualdade de oportunidades e o acesso ao emprego. A pessoa com deficincia no , necessariamente, incapaz para o trabalho. Capacidade laboral e deficincia so conceitos absolutamente distintos e no devem gerar qualquer confuso. Como exemplo, pode-se citar o gnio da msica, Ludwig van Beethoven, que mesmo aps ser diagnosticado como surdo comps, entre outras, a Nona Sinfonia, considerada tanto cone quanto predecessora da msica romntica; o velejador, Lars Schmidt Grael, que mesmo aps sofrer grave acidente nutico que culminou com a mutilao de uma de suas pernas, no deixou de praticar o esporte como profisso; e, no por ltimo, mas em especial em razo da pesquisa, o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9 Regio, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, enquanto primeiro juiz cego do Brasil. A discusso acerca da deficincia se modificou para uma viso social, enfatizando a necessidade de os fundamentos e garantias constitucionais estarem disposio de toda a diversidade humana, sem excluso de qualquer grupo por qualquer motivo.

6 Evoluo no ordenamento jurdico do tratamento conferido pessoa com deficincia O ponto de partida para o reconhecimento do direito incluso social das pessoas com deficincia, em especial por meio do trabalho, ocorreu a partir da promulgao da Declarao Universal dos Direitos Humanos pela Organizao das Naes Unidas, como o mais importante instrumento representante dos direitos humanos, o qual serviu de base para as normas, tratados, convenes internacionais e diretivas comunitrias aprovados. Restou reconhecido no referido instrumento os direitos humanos, como: o direito ao trabalho, independem de previso expressa em lei e que a dignidade da pessoa humana considerada intrnseca prpria existncia humana.
Artigo 1. Propsito. O propsito da presente Conveno promover, proteger e assegurar o exerccio pleno e eqitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficincia e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de longo prazo de natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdades de condies com as demais pessoas. In: BRASIL. Decreto Legislativo n. 186, de 9 de julho de 2008. Aprova o texto da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de maro de 2007. Artigo 1. Propsito. Disponvel em:<http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/99423>. Acesso em: 18 out. 2010.
51

81

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

Passo seguinte, foi aprovada a Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes, a qual destaca o direito ao gozo de todos os direitos, sem exceo, distino ou discriminao decorrente de qualquer motivo, de maneira a assegurar o pleno respeito dignidade humana e a viabilizar o processo de insero social e integrao da pessoa portadora de deficincia no mercado de trabalho. A mesma linha de raciocnio, verifica-se na Conveno 111 da Organizao Internacional do Trabalho que arrazoa sobre discriminao em matria de emprego e profisso, e a Conveno n. 159 da Organizao Internacional do Trabalho a respeito da habilitao e reabilitao profissional e emprego de pessoas deficientes, considerando que a base para aplicao dessa poltica o princpio de igualdade de oportunidades entre os trabalhadores. A Recomendao n. 99 da Organizao Internacional do Trabalho discorre em relao a habilitao e reabilitao profissional de pessoas com deficincia, definindo a reabilitao profissional como parte de um contnuo e coordenado processo destinado a capacitar a pessoa com deficincia a obter e manter o emprego. Sinaliza a possibilidade de introduo de uma poltica de cotas, prev a referida Recomendao, que a incluso de pessoas com deficincia no mercado de trabalho deve ser promovida mediante a expressa criao de condies e possibilidades de obteno e manuteno de emprego, entre elas: contratao, por empregadores, de um percentual de pessoas com deficincia que no acarrete a dispensa de outros trabalhadores; reserva de determinadas ocupaes para pessoas com deficincia. A Recomendao n. 168 dispe sobre a readaptao profissional e o emprego das pessoas com deficincia, repetindo e complementando os preceitos contidos na Conveno n. 159 e na Recomendao n. 99, em especial, no que se refere adoo do princpio da igualdade de acesso, conservao e criao de empregos s pessoas com deficincia e contraprestao igual aos demais trabalhadores, inclusive, com uso das aes afirmativas especialmente destinadas a equilibrar trabalhadores com e sem deficincia no acesso ao mercado de trabalho. No mesmo sentido, a Recomendao n. 169 trata sobre poltica de emprego e destaca a necessidade de implementao de medidas para inserir as pessoas com deficincia no contexto de uma poltica global de emprego e reabilitao profissional. A Organizao Internacional do Trabalho elaborou um conceito vinculado possibilidade de obteno e manuteno de emprego; j a Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes traz um conceito mais amplo, voltado para as dificuldades da vida individual e social da pessoa com deficincia. Cotejando-se a legislao inerente aos pases da Amrica do Sul, bloco em que pertencente o Brasil, afere-se que a Declarao Sociolaboral do Mercosul estabelece que as pessoas com deficincia sero tratadas de forma digna e no discriminatria, favorecendo-se a sua insero na sociedade e no mercado de trabalho. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 prev normas no mbito do direito ao trabalho referentes s pessoas com deficincia, instituindo no artigo 7, inciso XXXI, e no artigo 37, inciso VIII, no rol de direitos trabalhistas, a proibio expressa de qualquer discriminao relativa a salrios e critrios de admisso de trabalhadores com deficincia, reafirmando, desse modo, o princpio da igualdade, consolidado no caput do artigo 5. No mbito da legislao infraconstitucional, cumpre destacar a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, a qual atribuiu ao Poder Pblico o dever de assegurar s pessoas com deficincia o pleno exerccio de seus direitos bsicos, entre eles: o direito educao, sade, ao trabalho, ao lazer, previdncia social e ao transporte, por exemplo. Nesse sentido, a Lei prev a adoo de legislao especfica que

82

A pessoa como sujeito de direitos...

discipline a reserva de mercado de trabalho, em favor das pessoas com deficincia, nas entidades da administrao pblica e do setor privado (artigo 2, inciso III e alneas). Seguindo o mandamento da alnea c, inciso III, artigo 2 da Lei n. 7.853/89 e a diretriz constitucional constante do inciso VIII do artigo 37, foi editada a Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que regula o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio. Impe a Lei que a Unio reserve em seus concursos at 20% das vagas s pessoas com deficincia, havendo iniciativas semelhantes nos Estados e Municpios para o regime dos servidores pblicos celetistas e estatutrios. No mesmo sentido, foi promulgada a Lei n. 8.213, em 24 de julho de 1991, que dispe sobre o Plano de Benefcios da Previdncia Social. O artigo 93 da Lei dirime em relao ao sistema de cotas na esfera privada, delimitando que a empresa com 100 ou mais empregados est obrigada a preencher de 2 a 5% dos seus cargos com trabalhadores reabilitados ou pessoas com deficincias habilitadas. Alm das cotas, esta Lei estabelece que a dispensa de trabalhador reabilitado ou pessoa com deficincia habilitada, somente pode ocorrer aps a contratao de substituto em condio semelhante. O preceito vlido mesmo para o contrato por tempo determinado regulado pela Lei n. 9.601, de 28 de janeiro de 1998. A redao criou uma polmica acerca da proteo conferida pessoa com deficincia, isto , se h no dispositivo uma modalidade de garantia provisria de emprego ou mero impedimento de dispensa, at que se contrate outro empregado nas mesmas condies e a discusso sobre a possibilidade ou no de reintegrao do empregado com deficincia dispensado. A Lei n. 8.742/93 (Lei Orgnica da Previdncia Social) reafirma no mbito da seguridade social, a garantia das pessoas com deficincia habilitao e reabilitao. Considerando a necessidade de regulamentao da Lei n. 8.213/91, merece destaque o Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, o qual instituiu a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia. O Decreto assegura pessoa com deficincia, por meio da ao conjunta do Estado e da sociedade, o pleno exerccio dos direitos bsicos. Destaca-se que o Decreto criou o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia - Conade e definiu uma srie de responsabilidades dos rgos pblicos nos campos da educao, sade, trabalho, cultura, lazer, habilitao e reabilitao profissional. Poder-se-ia ainda trazer numerosa lista de diplomas jurdicos que, de uma forma ou de outra, preveem dispositivos protetores das pessoas com deficincia, nas mais variadas situaes. Em todos, busca-se a equiparao de oportunidades da pessoa com deficincia, desde sua escolarizao, passando pela promoo individual, familiar e social, e culminando na formao profissional e na qualificao para o trabalho.

7 O sistema de cotas previsto no artigo 93 da Lei n. 8.213/91 Um dos vetores para o exame da incluso social das pessoas com deficincia por meio da insero ao trabalho, na esfera privada, a Lei de Cotas ou sistema de reserva legal de vagas, a qual tende a garantir o direito fundamental ao trabalho, via disposio de vagas no mercado de trabalho, conforme dispositivo previsto no artigo 93 da Lei n. 8.213/91. O sistema de reserva legal de vagas corresponde a uma forma de ao afirmativa.52 As aes afirmativas buscam promover a igualdade e o equilbrio de oportunidades entre os diversos grupos
Segundo o glossrio do Ministrio do Trabalho e Emprego, ao afirmativa uma estratgia de poltica social ou institucional voltada a alcanar a igualdade de oportunidades entre as pessoas, distinguindo e beneficiando grupos afetados por mecanismos discriminatrios como aes empreendidas em
52

83

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

sociais, facilitando o exerccio dos direitos ao trabalho, educao, sade, ao esporte, e outros tantos que viabilizem o convvio social.53 H o sistema de cota-distribuio, no qual os empregadores pagam um valor determinado por pessoa com deficincia no empregada a fundos especialmente criados para recolher as contribuies e utiliz-las no estmulo de preenchimento de cotas e de ingresso de trabalhadores com deficincia no mercado de trabalho, com adaptao dos locais e instrumentos de trabalho, preparao dos trabalhadores e das entidades, cujo trabalho seja voltado para essa rea.54 Quanto aos beneficirios do sistema de cotas implementado por meio do artigo 93 da Lei n. 8.213/91, ratificado pelo artigo 36 do Decreto n. 3.298/99, verifica-se que esto includos no mbito de proteo todas as pessoas com deficincia habilitadas e os trabalhadores reabilitados. A Lei deixa claro que, para o preenchimento do percentual imposto, as empresas podem contratar pessoas com qualquer deficincia desde que habilitadas para o trabalho. Assim, as pessoas com formao profissional de nvel bsico, tcnico ou tecnolgico, ou curso superior, com certificao ou diplomao, legalmente credenciada pelo Ministrio da Educao, assim como os beneficirios reabilitados com certificado de concluso de processo de habilitao ou reabilitao profissional fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS. Opcionalmente, as empresas ainda podem contratar aquelas pessoas que, no tendo se submetido a processo de habilitao ou reabilitao, estejam capacitadas para o exerccio da funo.

8 A Sociedade da Informao e o direito ao trabalho da pessoa com deficincia: uma forma de conferir efetividade ao princpio da igualdade face ao princpio da dignidade da pessoa humana

A sociedade no um elemento esttico, muito pelo contrrio, est em constante mutao e como tal, a sociedade contempornea est inserida em um processo de mudana em que as novas tecnologias so as principais responsveis. Alguns autores identificam um novo paradigma de sociedade que se baseia em um bem precioso, a informao, atribuindo-lhe vrias designaes, entre elas a Sociedade da Informao. Sociedade da Informao um termo - tambm chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do sculo XX, com origem no termo Globalizao. Esse tipo de sociedade se encontra em processo de formao e expanso. Esse novo modelo de organizao das sociedades assenta-se em um modo de desenvolvimento social e econmico no qual a informao, como meio de criao de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produo de riqueza e na contribuio para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidados. Condio para a Sociedade da Informao avanar a possibilidade de todos poderem aceder s Tecnologias de Informao e Comunicao, presentes em nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensveis s comunicaes pessoais, de trabalho e de lazer. As telecomunicaes tornaram-se, portanto, imprescindveis ferramentas de trabalho, possibilitando uma srie de benefcios aptos a agilizar a transmisso de informaes, aumentar
um tempo determinado, com o objetivo de mudar positivamente a situao de desvantagem destes grupos. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br/Temas/ FiscaTrab/ProgramaCombate/Conteudo/Glossario.asp>. 53 Lopes (2005, p. 38). 54 Lopes (2005, p. 38).

84

A pessoa como sujeito de direitos...

a produo e reduzir gastos operacionais. Todas essas transformaes foram inseridas nas relaes de trabalho que no mais apresentam as caractersticas de tempo, espao e organizao que antes apresentavam, em que a energia e o esforo fsico do trabalho humano eram os responsveis pelo desenvolvimento da economia. As novas tecnologias postas em prtica no mbito laboral, em especial por meio do teletrabalho, conferem aos trabalhadores com deficincia uma chance de se inserir ou retornar ao mercado de trabalho, mediante o uso das tecnologias de informao e comunicao. A deficincia deixa de ser um obstculo a partir do momento em que o trabalhador estar trabalhando com seu conhecimento, que desconhece a limitao de espao e locomoo.55 Na tentativa de evitar com que as pessoas com deficincia sejam marginalizadas e excludas do contexto social e do mercado de trabalho, necessrio estabelecer mecanismos assecuratrios que garantam a dignidade da pessoa humana e a efetividade do princpio da igualdade. A efetividade do direito ao trabalho far com que a dignidade humana assuma ntido contedo social, medida que a criao de melhores condies de vida resultar benfica no somente para o indivduo em seu mbito particular, mas para o conjunto da sociedade.56 Rafael da Silva Marques advoga que o valor social do trabalho , ao lado da dignidade da pessoa humana, o elemento principal de toda norma pertencente a um Estado Democrtico de Direito, em virtude de este existir apenas porque h trabalho humano. Se algum pode adquirir um bem e dizer meu, porque h trabalho humano.57 O autor destaca que o trabalho, por si, no um conceito econmico, mas um elemento da existncia humana. As pessoas trabalham para, muito alm de prover sua subsistncia, suprir suas demandas, no apenas materiais, mas tambm existenciais e de vida.58 O trabalho no , portanto, apenas um elemento de produo. bem mais do que isso. algo que valoriza o ser humano e lhe traz dignidade, alm, claro, do sustento. por isso que deve ser visto, antes de tudo, como um elemento ligado de forma umbilical dignidade da pessoa humana. Valorizar o trabalho significa valorizar a pessoa humana enquanto cidado ativo na sociedade.59 A atual sociedade poder ser responsvel por grandes diferenas sociais, considerando o seu grau de exigncia. Uma vez que uma sociedade que vive do poder da informao, tendo como base as novas tecnologias, ela poder ser muito discriminatria. At algum tempo atrs, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar clculos matemticos simples, era obrigatrio para se viver em harmonia e bem-estar na sociedade, este novo cenrio mudou e as necessidades de qualificaes profissionais e acadmicas aumentaram consideravelmente. O ser humano tem a capacidade de se adaptar, e como tal, as pessoas devem desenvolver uma atitude flexvel, com conhecimentos generalistas, capazes de se formarem ao longo da vida de acordo com as suas necessidades. Pelo exposto, observa-se que o trabalho se modificou ao longo do tempo, na proporo em que as tecnologias de informao e de comunicao, formadoras da Sociedade da Informao, tornaram-se um elemento indissocivel do desenvolvimento da atividade econmica, constituindo-se, igualmente, um fator cada vez mais importante na organizao e estruturao das sociedades modernas.

Darcanchy (2006, p. 42). Ledur (1998, p. 98). 57 Marques (2007, p. 146). 58 Marques (2007, p. 149). 59 Marques, (2007, p. 49).
55 56

85

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

Concluso O presente artigo possui o escopo de demonstrar que, sem dvida, diversos movimentos e fenmenos jurdicos, polticos, culturais e sociais trouxeram baila a garantia fundamental ao trabalho da pessoa com deficincia, como forma de insero social. necessrio perquirir sobre a efetividade legal, porquanto o Brasil possui leis em vigor que visam incluso social desse grupo, baseada, principalmente, na reserva de postos de trabalhos em empresas privadas e em cargos pblicos. Nessa vertente, o princpio da igualdade surge como instrumento de incluso social das pessoas com deficincia por meio das chamadas aes afirmativas. Reconhece-se ser inegvel o esforo legislativo para proteger a pessoa com deficincia e buscar meios para a sua incluso no mercado de trabalho e insero no meio social. Contudo, mesmo havendo uma fartura de dispositivos legais que visam garantir os direitos dessas pessoas, na prtica, estes no so suficientes para alcanar o objetivo almejado. A incluso social das pessoas com deficincia, por meio do trabalho, uma tarefa complexa, a qual envolve educao, qualificao, eliminao de barreiras arquitetnicas, adequao do meio ambiente de trabalho, entre outros elementos no contemplados, em princpio, no sistema de cotas por si s. Portanto, imperioso pensar no real objetivo da lei em se estabelecer cotas para essas pessoas, no sentido de apenas recepcionar um nmero de deficientes em empresas privadas ou de alcanar a igualdade entre sujeitos desiguais. Oportuno ressaltar que as colocaes expostas no presente trabalho se encontram embasadas na legislao e na doutrina. De igual forma, impende salientar que a opo por um estudo terico ocorreu ao se verificar a grande diversidade de conceitos relacionados ao tema, submersos em um contexto indito que visa, de maneira difusa, a tratar as aes de promoo incluso produtiva como refletores dos direitos e garantias fundamentais. A partir dessas premissas, concluiu-se que o tema est longe de ser pacfico, pelo contrrio, polmico e controverso.

Referncias

AMIRALIAN, Maria L T et al. Conceituando deficincia. Rev. Sade Pblica (on-line), So Paulo, v. 34, n. 1, p. 97-103, 2000.

ARAJO, Luiz Alberto David. A proteo constitucional das pessoas portadoras de deficincia. 3. ed. rev. ampl. atual. Braslia, DF, 2001. Disponvel em: <http://www.mp.rs.gov.br/dirhum/doutrina/id248.htm>. Acesso em: 17 abr. 2011.

BRASIL. Constituio: Repblica Federativa do Brasil de 1988. Braslia; DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto n. 129, de 18 de maio de 1991. Conveno 159 da OIT. Disponvel em: <HTTP://www. mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/legislacao_21.asp>. Acesso em: 19 out. 2010.

86

A pessoa como sujeito de direitos...

CISZEWSKI, Ana Claudia Vieira de Oliveira. O trabalho da pessoa portadora de deficincia. So Paulo: LTr, 2005.

COSTA, Sandra Morais de Brito. Dignidade humana e pessoa com deficincia. So Paulo: LTr, 2008.

DARCANCHY, Mara Vidigal. Teletrabalho para pessoas portadoras de necessidades especiais. So Paulo: LTr, 2006.

FIGUEIREDO, Guilherme Jos Purvin de (Coord.). Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia. So Paulo: Max Limonad, 1997. Publicao oficial do Instituto Brasileiro de Advocacia Pblica, Advocacia Pblica & Sociedade. Ano I, n. 1, p. 47, 1997.

FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. O trabalho da pessoa com deficincia: lapidao dos direitos humanos: o direito do trabalho, uma ao afirmativa. So Paulo: LTr, 2006.

GES, Mauricio de Carvalho. A equiparao salarial como instrumento garantidor da isonomia nos contratos de emprego. Porto Alegre: Verbo Jurdico, 2009.

GOLDFARB, Cibelle Linero. Pessoas portadoras de deficincia e a relao de emprego: o sistema de cotas no Brasil. Curitiba: Juru, 2009. GONALVES, Nair Lemos. O Estado de Direito do Excepcional. In: CONGRESSO NACIONAL DE FEDERAO DAS APEs, 1979, Separata sem constar editor, apud ARAJO, Luiz Alberto David Arajo. A proteo constitucional das pessoas portadoras de deficincia. 3. ed. rev. ampl. e atual. Braslia, DF, 2001. Disponvel em: <http://www.mp.rs.gov.br/dirhum/doutrina/id248.htm>. Acesso em: 17 abr. 2011.

GUGEL, Maria Aparecida. O trabalho do portador de deficincia: comentrios ao Decreto n. 3.298/99. Gnesis: revista de direito do trabalho, v. 15, n. 88, p. 564-572, abr. 2000.

KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Traduo Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 1995.

LEDUR, Jos Felipe. A realizao do direito ao trabalho. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 1988.

87

Maria Cristina Cereser e Michelle Dias Bublitz

LOPES, Glaucia Gomes Vergara. A insero do portador de deficincia no mercado de trabalho: a efetividade das leis brasileiras. So Paulo: LTr, 2005.

MARQUES, Rafael da Silva. O Valor Social do Trabalho na Ordem Econmica. Cadernos da ANAMATRA IV, Porto Alegre, n. 3, p. 49, abr./jun. 2007.

______. O Valor Social do Trabalho na Ordem Econmica, na Constituio Brasileira de 1988. So Paulo: LTr, 2007.

MARTINS, Srgio Pinto. Direitos fundamentais trabalhistas. So Paulo: Atlas, 2008.

MILHORANZA, Maringela Guerreiro; MOLINARO, Carlos Alberto. Da tutela da confiana e do cumprimento da deciso em matria de emisso de declarao de vontade e em matria de prcontrato. In: MILHORANZA, Maringela Guerreiro; PORTO, Srgio Gilberto; TESHEINER, Jos Maria Rosa (Coord.). Instrumentos de Coero e outros temas de direito processual civil estudos em homenagem aos 25 anos de docncia do Professor Dr. Araken de Assis. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

ORGANIZAO MUNDIAL SADE. Classificao Internacional das Deficincias, Incapacidades e Desvantagens. Ministrio do Emprego e da Segurana Social, Secretariado Nacional de Reabilitao. Lisboa, 1999.

PECES-BARBA, G. Escritos sobre Derechos Fundamentales. Madrid: Eudema, 1988.

PODLECH, Anmerkungen zu Art. 1 Abs I GG. In: R. Wassermann (Org.). Kommentar zum Grundgesetz der Bundesrepublik Deutschland (Alternativkommentar), 2 ed. Neuwied,: Ed. Luchterhand, 1989. v. 1. QUEIROZ JUNIOR, Hermano. Os direitos fundamentais dos trabalhadores na Constituio de 1988. So Paulo: LTr, 2006.

ROMITA, Arion Sayo. Direitos Fundamentais nas Relaes de Trabalho. 2. ed. rev. e aum. So Paulo: LTr, 2007.

______. ______. 3. ed. So Paulo: LTr, 2009.


88

A pessoa como sujeito de direitos...

______. Perspectivas do direito do trabalho no sculo XXI. In: RIBEIRO, Llia Guimares Carvalho; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Direito do trabalho: estudos em homenagem ao prof. Luiz de Pinho Pedreira da Silva (Coord.). So Paulo: LTr, 1998.

RULLI NETO, Antonio. Direitos do portador de necessidades especiais: guia para o portador de deficincia e para o profissional do direito. 2. ed. So Paulo: Fiza, 2002.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficcia dos Direitos Fundamentais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

______. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Brasileira de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Atualizaes semnticas na incluso de pessoas: Deficincia mental ou intelectual? Doena ou transtorno mental? Revista Nacional de Reabilitao, ano 9, n. 43, mar./abr. 2005.

SILVA, Jos Afonso da. A dignidade da pessoa humana como valor supremo da democracia. Revista de Direito Administrativo, v. 212, p. 93-107, 1998.

SILVA NETO, Manoel Jorge e. Direitos Fundamentais e o Contrato de Trabalho. So Paulo: LTr, 2005.

______. Proteo constitucional dos interesses trabalhistas difusos, coletivos e individuais homogneos. So Paulo: LTr, 2001.

SILVA, Maria Isabel da. Por que a terminologia pessoas com deficincia? Disponvel em: <http://www. selursocial.org.br/pages/display/porque>. Acesso em: 18 abr. 2011.

VILLEY, Michel. Estudios en torno a la nocion de derecho subjetivo. Traduo Alejandro Guzmn Brito et al. Chile: Ediciones Universitarias de Valparaiso, 1976.

89

Anda mungkin juga menyukai