Anda di halaman 1dari 16

1

A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM SEGUNDO CALVINO


Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa

O mundo foi originalmente criado para este propsito, que todas as partes dele se destinem felicidade do homem como seu grande objeto. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo, Paracletos, 1999, Vol. 1, (Sl 8.6), p. 172. Deus nos criou e ps neste mundo para ser glorificado em ns. E coisa justa que toda nossa vida se destine sua glria. Joo Calvino, Catecismo de Genebra, Perg. 2. In: Catecismos de la Iglesia Reformada, Buenos Aires, La Aurora, 1962, p. 29. Sabemos que somos postos sobre a Terra para louvar a Deus com uma s mente e uma s boca, e que esse o propsito de nossa vida. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 6.5), p. 129.

INTRODUO:
No quinto sculo antes de Cristo, o filsofo sofista grego Protgoras (c. 480-410 a.C.), disse: "O homem a medida de todas as coisas, das que so enquanto so, e das que 1 no so enquanto no so. A Renascena se caracteriza pela tentativa de vivenciar este conceito. Neste perodo houve uma "virada antropolgica". Deus cedeu lugar ao homem, deixando de ser o centro das atenes; o "homem virtuoso" passou a ocupar o trono da histria. "O homem pelo homem para o homem"; este , de certa forma, o lema implcito do Humanismo Renascentista. Este "antropocentrismo refletido", se retrata no homem renascentista, profundamente otimista no que se refere sua capacidade; ele se julga em plenas condies de planejar o seu prprio futuro, sua existncia individual, aproximar-se da perfeio; tudo est em suas mos, nada lhe escapa. Marclio Ficino (1433-1499), considerava o homem como uma "sntese de todas as maravilhas do universo"; ou, na sua expresso, "copula mundi" ("Nexo do mundo"). O homem passou a ser considerado como o centro do mundo, a imagem completa de 2 todas as coisas; o livro da natureza. Assim, o homem no deve ficar olhando para as alturas mas, para dentro de si mesmo; h uma mudana de tica e perspectiva e, consequentemente de valores. Deste modo, a metafsica substituda pela introspeco, os olhares baixam do cu para o homem em sua concretude e beleza. Esta mudana, refletiu-se em todas as reas do conhecimento
1

Apud Plato, Teeteto, 152a. Aristteles, diz: "O princpio (...) expresso por Protgoras, que afirmava ser o homem a medida de todas as coisas (...) outra coisa no seno que aquilo que parece a cada um tambm o certamente. Mas, se isto verdade, conclui-se que a mesma cousa e no ao mesmo tempo e que boa e m ao mesmo tempo, e, assim, desta maneira, rene em si todos os opostos, porque amide uma cousa parece bela a uns e feia a outros, e deve valer como medida o que parece a cada um." (Metafsica, XI, 6. 1 062. Vd. tambm, Plato, Eutidemo, 286).

Vd. Ren Descartes, Discurso do Mtodo, So Paulo, Abril Cultural, (Os Pensadores, XVI), 1973, I, p. 41.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

2 humano; o homem tornou-se o tema geral e central do saber: o corpo humano passou a ser reproduzido em telas; alguns artistas visando conhecer mais exatamente os rgos do corpo humano, para poder retrat-los melhor em suas obras , praticaram a dissecao de cadveres (Leonardo da Vinci). No campo educacional, surgem grandes mestres, preocupados com a formao do homem; originando-se da, obras sobre o comportamento humano; "a escritura de tratados acerca da educao dos prncipes, outrora tarefa dos telogos, agora passa tambm a ser, naturalmente, assunto dos 3 humanistas. O prazer "carnal" por sua vez, passa a ser apreciado em detrimento do propagado 4 Enfim, o "ascetismo" medieval: O Renascimento foi, sem dvida, sensual..... homem o tema e senhor da histria; j no espera favores divinos; antes, pelo contrrio, emprega seu talento pessoal para conseguir realizar os seus desejos; j no mero espectador passivo do universo, mas seu agente, lutando para o modificar, melhorar e recriar. O humanismo renascentista eminentemente ativista. Este otimismo no era gratuito; ele estava acompanhado pela nova forma de ler, entender e criticar a literatura e a arte antigas; as lnguas da Europa tornam-se aos poucos, no grande veculo de comunicao das idias, a imprensa floresce, a navegao conhece seu sucesso atravs das descobertas de novos continentes. Coprnico (14735 1543) e Galileu Galilei (1564-1642) revolucionam a astronomia com uma nova 6 compreenso do sistema solar ..., enfim, tudo aponta para a capacidade do homem em seus avanos vitoriosos; aparentemente, para este no h limites; ele o centro de todas as coisas... Creio que Francis A. Schaeffer (1912-1984), resume bem o antropocentrismo do Humanismo, dizendo que o "Humanismo a colocao do homem como centro de 7 todas as coisas, fazendo-o a medida de todas as coisas. De fato, a centralizao do homem, a busca de sua essncia como fim ltimo de todas as coisas, no poderia nem pode gerar valores permanentes. Ainda hoje, curiosamente, somos muitas vezes levados a pensar no homem "como a medida de todas as coisas": como se a soluo de todos os seus problemas estivesse simplesmente na capacidade de olhar para dentro de si. Ora, no estamos dizendo que a reflexo e a auto-anlise no sejam relevantes, antes, o que estamos propondo, que a essncia do homem no pode ser simplesmente determinada em si e por si; preciso uma dimenso verdadeiramente teolgica, para que possamos entender melhor o que somos. A genuna antropologia deve ser sempre e incondicionalmente teocntrica!

3 4 5 6 7

J. Burckhardt, A Cultura do Renascimento na Itlia: Um Ensaio, So Paulo, Companhia das Letras, 1991, p. 163-164. Jean Delumeau, A Civilizao do Renascimento, Lisboa, Editoral Estampa, 1984, Vol. I, p. 23. Vd. Jean Delumeau, A Civilizao do Renascimento, Vol. II, p. 144-146.

Vd. Philip Schaff & David S. Schaff, History of the Christian Church, Peabody, Massachusetts, Hendrickson Publishers, 1996, Vol. VI, p. 561. F.A. Schaeffer, Manifesto Cristo, Braslia, DF., Editora Refgio, 1985, p. 27.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

3 Calvino (1509-1564), comentando o desejo humano por lisonjas, acrescenta que, quando o homem se detm em si mesmo, no prosseguindo em suas investigaes, permanece absorto na sua ignorncia. "...Nada h que a natureza humana mais cobice que ser afagada de lisonjas. E, por isso, onde ouve seus predicados revestir-se de grande realce, para esse rumo propende com demasiada credulidade. Portanto, no de admirar que, neste ponto, se haja transviado, de maneira profundamente danosa, a maioria esmagadora dos homens. Ora, uma vez que ingnito a todos os mortais mais do que cego amor de si mesmos, de muito bom grado se persuadem de que nada neles existe que, com justia, deva ser abominado. Destarte, mesmo sem influncia de fora, por toda parte obtm crdito esta opinio de todo v: que o homem a si amplamente suficiente para viver bem e venturosamente (...). Da, porque tem sido, destarte, acolhido com o grande aplauso de quase todos os sculos que, com seu encmio, haja mui favoravelmente exaltado a excelncia da natureza humana (...). Portanto, se algum d ouvidos a tais mestres que nos detm em somente mirarmos nossas boas qualidades, no avanar no conhecimento de si prprio, ao contrrio, 8 precipitar-se- na mais ruinosa ignorncia." O Humanismo renascentista, sem dvida, tomou uma parte importante da realidade, todavia, em geral, esqueceu-se da principal e, o mais trgico de tudo, que o esquecido Aquele Quem d sentido a tudo o mais... Calvino, compartilha da viso da grandeza do homem; no entanto, o seu ponto de partida Deus. Um aspecto de extrema relevncia em sua teologia, o conceito da imagem e semelhana divina no homem. sobre esta perspectiva que versa este ensaio embrionrio.

1. O HOMEM FOI CRIADO APS DELIBERAO:


O faamos de Deus, conforme usado em Gnesis 1.26, (hc,[}n"), (naaseh), qal, imperfeito, indica, segundo Calvino, que o homem foi criado aps deliberao ou, como ele diz mais frente, consulta. "At aqui Deus tem se apresentado simplesmente como comandante; agora, quando ele se aproxima do mais excelente de todas as suas obras, 9 ele entra em consulta. Calvino diz que Deus poderia ter criado o homem ordenando pela sua simples palavra, o que desejasse que fosse feito, "mas ele escolheu dar esse tributo excelncia do homem, com o qual, em certo sentido, entraria em consulta a respeito de sua criao.
10

8 9

J. Calvino, As Institutas, So Paulo, Casa Editora Presbiteriana, 1985, II.1.2.

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Grand Rapids, Michigan, Eerdamans Publishing Co., 1996 (Reprinted), Vol. 1, p. 91. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 91.

10

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

1.1. Deus Consulta a Si Mesmo:


Calvino diz que os judeus so ridculos por acharem que Deus consultou a terra ou os 11 anjos. Ele pergunta: Fomos criados imagem da terra ou dos anjos? Moiss no exclui todas as criaturas, quando ele declara que Ado foi criado imagem de Deus? Desse modo, para Calvino Deus consulta a si mesmo: "Mas desde que o Senhor no necessita de conselheiro, no h dvida de que ele consultou a si mesmo. (...) Deus no convoca conselheiro alheio; da ns inferimos que ele acha em si mesmo alguma coisa 12 distinta; como, na verdade, sua eterna sabedoria e poder residem nele.

1.2. Essa a mais alta honra que Deus conferiu ao Homem:


O fato de Deus ter criado o homem aps deliberao, tem dois objetivos na concepo de Calvino: 1) nos ensinar que o prprio Deus se encarregou de fazer algo grande e 13 maravilhoso; 2) dirigir a nossa ateno para a dignidade de nossa natureza. Assim, ele conclui: "Verdadeiramente existem muitas coisas nesta natureza corrupta que pode induzir ao desprezo; mas se voc corretamente pesa todas as circunstncias, o homem , entre outras criaturas, uma certa preeminente espcie da Divina sabedoria, justia, e bondade, o qual merecidamente chamado pelos antigos de mikri/kosmoj (sic!) 14 'um mundo em miniatura. Comentando Gnesis 5.1, Calvino diz que Moiss repetiu o que ele havia dito antes, porque a excelncia e a dignidade desse favor no poderia ser suficientemente celebrada. Foi sempre uma grande coisa, que o principal lugar entre as criaturas foi 15 dado ao homem. Em Ado temos uma demonstrao eloqente da justia divina: Ado foi inicialmente criado imagem de Deus, para que pudesse refletir, como por um espelho, a justia 16 divina.

11 12 13 14 15 16

Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 92. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26) p. 92..

Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 92. Cf. Joo Calvino, As Institutas, So Paulo, Casa Editora Presbiteriana, 1985, I.15.3. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 92. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 227. Vd. J. Calvino, As Institutas, II.1.1. Joo Calvino, Efsios, So Paulo, Paracletos, 1998, (Ef 4.24), p. 142.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

2. O SIGNIFICADO "SEMELHANA":

DAS

PALAVRAS

"IMAGEM"

Calvino passa a discutir sobre qual seria o significado das palavras imagem e semelhana. Teriam elas significados diferentes ou no? Calvino conhece a opinio dos telogos de sua poca. Para a maior parte deles, a palavra "imagem" deve ser distinguida da palavra "semelhana". A distino comum pode ser colocada da seguinte forma: imagem existe na substncia; semelhana existe no acidente de alguma coisa. Isto seria o mesmo que dizer: imagem diz respeito queles talentos que Deus tem conferido sobre toda natureza humana; semelhana diz 17 respeito aos dons gratuitos. No entanto, Calvino no concorda com essa distino.
19
e

18

Os termos imagem meelec

(lm) e semelhana tUm:D (D mth) usados no texto de Gnesis, so entendidos como sinnimos, sendo empregados para se referirem, de forma enftica, ao ser humano como um todo, com todas as suas caractersticas essenciais; uma verdadeira imagem. Calvino, aps criticar queles que procuravam fazer uma distino inexistente entre estas palavras, diz: Quando, pois, Deus decretou criar o homem Sua imagem, porque no era to claro, explicitamente o repete nesta breve locuo: semelhana, como se estivesse a dizer que iria fazer um homem no qual, mediante esculpidas marcas de semelhana, se haveria de a Si Prprio representar como em uma imagem. Por isso, referindo o mesmo pouco depois, Moiss repete duas vezes a frase imagem de Deus, 21 omitida a meno de semelhana. As duas palavras so simplesmente explicativas uma da outra; uma define a outra, denotando uma semelhana exata, correspondendo ao original divino. Por isso, imagem e semelhana so usadas indistintamente nas Escrituras, referindo-se ao homem. (Vejam-se: Gn 5.1,3; 9.6; 1Co 11.7; Cl 3.10; Tg 3.9). Portanto, seja qual for a possvel diferena existente entre os termos, nada de essencial indica. Ento, perguntamos: o que significa "imagem" e "semelhana" para Calvino?

20

17 18

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 93.

Ver: John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 93. Mais frente Calvino ressalta alguns pontos que sustentam sua idia, afirmando: 1) sabemos que era costume entre os Hebreus repetir a mesma coisa em palavras diferentes; 2) A frase mostra que o segundo termo foi acrescido por causa da explicao; 3) No captulo cinco, "semelhana" usada no lugar da palavra "imagem".
19 20 21

A LXX traduz aqui por ei)kwn. A LXX traduz aqui por o(moi/wsij. Joo Calvino, As Institutas, I.15.3.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

2.1. O que ela no :


2.1.1. NO TEM A VER COM O FSICO: Calvino afirma que existem alguns telogos que procedem com um pouco mais de sutileza e dizem que a imagem de Deus no corprea; contudo, erram ao manterem que a imagem de Deus est no corpo do homem porque a sua admirvel feitura brilha 22 claramente. No entanto, o homem foi feito conforme a Deus no mediante influxo 23 de substncia, mas pela graa e poder do Esprito. Sendo assim, o homem no foi feito da mesma substncia de Deus, apenas foi-lhe concedido alguns de Seus atributos. Continuando esta linha de raciocnio, diz: Contemplando a glria de Cristo, estamos sendo transformados, como pelo Esprito do Senhor, Que, certamente, opera em ns, na mesma imagem Sua, contudo, no assim 24 que nos renda consubstanciais a Deus. Desta forma, dizer que o homem foi criado por Deus segundo o prprio modelo divino (Ef 4.24) no significa dizer que o homem seja fisicamente igual a Deus; Deus no tem forma, esprito (Jo 4.24), nem significa que seja da mesma essncia, visto que esta incomunicvel (Ef 4.24). 2.1.2. NO CONSISTE SOMENTE NO DOMNIO SOBRE O MUNDO: Calvino critica a Crisstomo que sustentava que imagem de Deus consiste somente no domnio que Deus conferiu ao homem, para que ele agisse como vice-gerente de Deus no governo do mundo (1Co 11.7). Ele entende que esta apenas uma pequena poro 25 da imagem de Deus no homem.

2.2. O Que Ela :


2.2.1. CONSISTE EM "RETIDO" E "VERDADEIRA SANTIDADE": De acordo com Efsios 4.24 e Colossenses 3.10, a imagem consiste em "retido" e 26 "verdadeira santidade. Isto, porque Paulo diz que pelo Evangelho somos transformados imagem de Deus (2 Co 3.18). Calvino explica o que significa "retido" e "verdadeira santidade". Ele diz: "Portanto, por essa palavra, a perfeio de nossa natureza completa designada, como ela apareceu quando Ado foi dotado de um correto julgamento, tinha afeies em harmonia com a razo, tinha todos os sentidos sos e bem regulados, e

22 23 24 25 26

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 94. J. Calvino, As Institutas I.15.5. J. Calvino, As Institutas I.15.5. Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94. Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

7 O homem tinha sua claridade verdadeiramente excedido em tudo o que bom. espiritual, retido de corao e integridade em todas a suas partes, onde devido a 28 queda todos essas reas foram afetadas. 2.2.2. CONSISTE DE IMORTALIDADE: O homem imortal (possui uma essncia imortal) e mesmo depois da queda possui tanto a imortalidade como o senso dela. A conscincia que discerne entre o bem e o mal 29 respondendo ao juzo de Deus um sinal do senso de imortalidade do homem. 2.2.3. CONSISTE DE INTELIGNCIA, RAZO E AFEIES: Calvino descreve a imagem de Deus da seguinte forma: "Pois havia uma adaptao das vrias partes da alma, que correspondia com suas vrias funes. Na mente, perfeita inteligncia florescia e reinava, retido assistia como sua parceira, e todos os sentidos eram preparados e moldados para a adequada obedincia razo; e no corpo havia uma adequada correspondncia com essa ordem interna. (...) Mas aqui a questo em referncia quela glria de Deus que peculiarmente brilha na natureza humana, onde a 30 mente, a vontade, e todos os sentidos representam a ordem Divina. A imagem e semelhana refletem, em Ado, caractersticas prprias atravs das quais ele poderia se relacionar consigo mesmo, com o mundo e com Deus. A imagem de Deus uma precondio essencial para o seu relacionamento com Deus, e expressa, tambm, a sua natureza essencial: o homem o que , por ser a imagem de Deus: no existiria humanidade seno pelo fato de ser a imagem de Deus; esta a nossa existncia autntica e toda inclusiva. Portanto, o homem no simplesmente possui a imagem de Deus, como algo externo ou acessrio, antes, ele a prpria imagem de Deus. Como tal, o homem reflete a justia e a santidade de Deus: a expresso mais nobre e 31 sumamente admirvel de Sua justia, e sabedoria e bondade.
27

2.3. O Fundamento Principal da Imagem est no "Corao" e na "Mente":


Calvino passa a mostrar onde reside essa "retido" e "santidade". Elas residem na mente 32 e no corao, onde "retido" e "santidade" eram mais eminentes. Conhecemos por meio da descrio bblica que o homem foi criado de forma ntegra, sem pecado algum. A queda, porm, trouxe conseqncias desastrosas imagem de Deus refletida no homem.
27 28 29 30 31 32

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94-95. J. Calvino. As Institutas, I.15.4. Ver: J. Calvino, As Institutas, I.15.2. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 95, 96. Joo Calvino, As Institutas, I.15.1. Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.25), p. 95.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

O que podemos saber com certeza, que mesmo depois da queda, a imagem de Deus 33 no foi aniquilada. A sede da imagem de Deus no homem reside em sua alma; ela 34 35 espiritual. Entretanto, esta imagem se irradia no prprio homem exterior, inclusive no seu corpo, o que faz com que a natureza do homem se sobreleva por entre 36 todas as espcies de seres animados. Portanto, que fique isso estabelecido, que a 37 imagem de Deus que se percebe ou esplende nestas marcas exteriores espiritual.

3. IMAGEM DE DEUS APS A QUEDA:


Aps a queda, mesmo o homem no regenerado continua sendo imagem e semelhana de Deus: Apesar do pecado ter sido devastador para o homem, Deus no apagou a sua 38 imagem, ainda que a tenha corrompida, alienando-o de Deus, Pelo que, embora concedamos no haja sido nele aniquilada e apagada de todo a imagem de Deus, foi ela, todavia, corrompida a tal ponto que, o que quer que resta, horrenda 39 deformidade. Sabemos, porm, que, pela queda de Ado, toda a humanidade caiu de seu primitivo estado de integridade; porque, pela queda, a imagem divina ficou quase que totalmente extinta de ns, e fomos igualmente despojados de todos os dons distintivos pelos quais teramos sido, por assim dizer, elevados condio de semideuses. Em suma, de um estado da mais sublime excelncia fomos reduzidos a uma 40 condio de miservel e humilhante destruio. verdade que ela no foi
33

Quando de seu estado original decaiu Ado, no h a mnima dvida de que por esta defeco se haja alienado de Deus. Pelo que, embora concedamos no haja sido nele aniquilada e apagada de todo a imagem de Deus, foi ela, todavia, corrompida a tal ponto que, o que quer que resta, horrenda deformidade. (J. Calvino, As Institutas, I.15.4.). verdade que ao vir a este mundo, trazemos conosco um remanescente da imagem de Deus com a qual Ado foi criado: porm esta mesma imagem est to desfigurada que estamos repletos de injustias e em nossas mentes no h seno cegueira e ignorncia. [Juan Calvino, Se Deus fuera nuestro Adversario: In: Sermones Sobre Job, Jenison, Michigan, T.E.L.L., 1988, (Sermon n 6), p. 86]. J. Calvino, As Institutas, I.15.3. J. Calvino. Institutas I.15.3. Comentando sobre este assunto Calvino diz: no deixo, certamente, de admitir que a forma exterior, at onde nos distingue e separa dos animais brutos, a Deus, ao mesmo tempo, mais intimamente nos une. Nem mais veementemente contenderei, se algum insista que sob [o conceito de] imagem de Deus se leve em conta que os outros animais enquanto que para baixo inclinados, o solo contemplam, ao homem se deu um semblante voltado para cima, e se determinou para o cu mirar e estrelas erguer os vultos eretos, contanto que fique isso estabelecido, que a imagem de Deus que se percebe ou esplende nestas marcas exteriores espiritual. (J. Calvino. Institutas I.15.3). Vd. J. Calvino, As Institutas, I.15.3. Ado tinha suas afeies ajustadas a razo, todos os sentidos afinados em reta disposio e, merc de exmios dotes, verdadeiramente refletia a excelncia de seu opfice. (J. Calvino, As Institutas, I.15.3). J. Calvino. Institutas I.15.3.

34 35

36

37 38

Pelo pecado estamos alienados de Deus. [Joo Calvino, Efsios, (Ef 1.9), p. 32]; To logo Ado alienou-se de Deus em conseqncia de seu pecado, foi ele imediatamente despojado de todas as coisas boas que recebera. [Joo Calvino, Exposio de Hebreus, So Paulo, Paracletos, 1997, (Hb 2.5), p. 57]. Ver: Joo Calvino, As Institutas, II.1.5.
39 40

Joo Calvino, As Institutas, I.15.4. Vd. Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, Barcelona, Fundacin Editorial de Literatura Reformada, 1966, p. 13; Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142.

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo, Paracletos, 1999, Vol. 1, (Sl 8.5), p. 169. Ver: Joo Calvino, As Institutas, II.1.5.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

9 totalmente extinta; mas, infelizmente, quo nfima a poro dela que ainda permanece 41 em meio miservel subverso e runas da queda. Permanecem, portanto, no homem, vestgios do Seu Criador: O primeiro homem foi criado por Deus em retido; em sua queda, porm, arrastou-nos a uma corrupo to profunda, que toda e qualquer luz que lhe foi originalmente concedida ficou totalmente obscurecida. (...) S quando aliado ao conhecimento de Deus que alguns dos dotes a ns conferido do alto se pode dizer que possui alguma excelncia real. parte disso, eles se acham viciados por aquele contgio do pecado que no deixou sequer um vestgio no homem de sua 42 integridade original. Antes de pecar, Ado tinha uma compreenso genuna a respeito de Deus. No entanto, aps a sua rebelio, ficou privado da verdadeira luz divina, na ausncia da qual nada 43 h seno tremenda escurido. A Queda trouxe srias conseqncias: a morte e a escravido. Como a morte espiritual no outra coisa seno o estado de alienao em que a alma subsiste em relao a Deus, j nascemos todos mortos, bem como vivemos 44 mortos at que nos tornamos participantes da vida de Cristo. O gnero humano, depois que foi arruinado pela queda de Ado, ficou no s privado de um estado to distinto e honrado, e despojado de seu primevo domnio, mas est tambm mantido 45 cativo sob uma degradante e ignomnia escravido. Todos ns estamos perdidos 46 em Ado. No teremos uma idia adequada do domnio do pecado, a menos que nos convenamos dele como algo que se estende a cada parte da alma, e reconheamos que tanto a mente quanto o corao humanos se tm tornado completamente 47 corrompidos. O homem, em sua queda, foi despojado de sua justia original, sua razo foi obscurecida, sua vontade, pervertida, e que, sendo reduzido, a este estado de corrupo, trouxe filhos ao mundo semelhantes a ele em carter. Se porventura algum objetar, dizendo que essa gerao se confina aos corpos, e que as almas jamais podero derivar uns dos outros algo em comum, eu responderia que Ado, quanto em sua criao foi dotado com os dons do Esprito, no mantinha um carter privativo ou isolado, mas que era o representante de toda a humanidade, que pode ser considerado como tendo sido dotado com esses dons em sua pessoa; e deste conceito necessariamente se segue que, quando ele caiu, todos ns, juntamente com ele, 48 perdemos nossa integridade original. Quando refletimos sobre as causas do pecado devemos estar atentos ao fato de que a nossa runa se deve imputar depravao de nossa natureza, no natureza em si,
41 42 43 44 45 46 47 48

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.5), p. 169. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo, Paracletos, 1999, Vol. 2, (Sl 62.9), p. 579. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.18), p. 137. Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.1), p. 51. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.6), p. 171. Joo Calvino, Efsios, (Ef 1.4), p. 24. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 2, (Sl 51.5), p. 431.

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 2, (Sl 51.5), p. 431-432. Ver: John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, Grand Rapids, Michigan, Baker Book House Company, 1996, (Calvin's Commentaries, Vol. XXII), (Tg 3.9) p. 323.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

10 em sua condio original, para que no lhe lancemos a acusao contra o prprio 49 Deus, autor dessa natureza. Portanto, a responsabilidade nossa, no de Deus: S uma exceo se deve fazer, a saber: que a causa do pecado, as razes do qual sempre reside no prprio pecador; no tm sua origem em Deus, pois resulta sempre verdadeiro que A tua runa, Israel, vem de ti, e s de mim o teu socorro [Os 50 13.9]. O pecado atingiu a todos os homens; Pecado no algo peculiar a uns poucos, seno 51 que permeia o mundo inteiro e ao homem todo: No tocante ao reino de Deus e a tudo quanto se acha relacionado vida espiritual, a luz da razo humana difere pouqussimo das trevas; pois, antes de ser-lhe mostrado o caminho, ela extinta; e sua perspiccia no mais digna que a cegueira, pois quando vai em busca do resultado, ele no existe. Pois os princpios verdadeiros so como as centelhas; essas, porm, so apagadas pela depravao da natureza antes que sejam postas em seu verdadeiro uso. 52 Nascemos pecadores, diferentemente de Ado: Agora no nascemos tais como Ado fora inicialmente criado, seno que somos a semente adulterada do homem degenerado 53 e pecaminoso. O pecado continuar em toda a nossa peregrinao terrena a exercer influncia sobre ns; por isso, qualquer conceito de perfeccionismo espiritual, que declare que o crente no mais peca, antibblico. A Palavra de Deus ensina enfaticamente que ns pecamos, 54 mesmo aps o nosso novo nascimento. O que nos distingue da nossa antiga condio que no mais temos prazer no pecado; podemos at dizer que o pecado um acidente 55 de percurso na vida dos regenerados. Antes o pecado comandava o nosso pensar e agir, agora ele ainda nos influencia, todavia no mais reina. "O pecado deixa apenas de 56 reinar, no, contudo de neles habitar. Desta forma, podemos dizer, que mesmo o homem regenerado, continua "totalmente depravado"; em todas as reas do seu ser h o estigma do pecado; todavia, no de forma to intensa como no no-regenerado.
49 50 51 52 53 54

Joo Calvino, As Institutas, II.1.10 Joo Calvino, Exposio de Romanos, So Paulo, Paracletos, 1997, (Rm 1.24), p. 71. Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.2), p. 52. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.17), p. 134-135. Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.3), p. 56.

Quanto trazemos ainda conosco de nossa carne algo que no podemos ignorar, pois ainda que a nossa habitao est no cu, todavia somos ainda peregrinos na terra. [J. Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 13.14), p. 462].

"Portanto, assim so os filhos de Deus libertados da servido do pecado mediante a regenerao: no que, como se j havendo adquirido plena posse da liberdade, nada mais de perturbao sintam de sua carne; pelo contrrio, que lhes permaneam perptua causa de luto de onde sejam postos em xeque, mas ainda melhor apreendam sua fraqueza. E nesta matria entre si acordam todos os escritores de juzo mais so: subsistir no homem regenerado uma acendalha de mal, de onde brotem incessantemente desejos que a pecar o atraiam e excitem. Confessam, ademais, que a tal ponto so, destarte, mantidos enredados os santos por essa enfermidade de concupiscncia que no possam obstar que freqentemente sintam comiches e sejam incitados ou licenciosidade, ou avareza, ou ambio, ou a outros vcios." (Joo Calvino, As Institutas, III.3.10).
56

55

Joo Calvino, As Institutas, III.3.11.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

11

4. RESTAURAO:
A imagem de Deus foi corrompida pela queda e, restaurada atravs da salvao em 57 Cristo, onde o objetivo nos fazer a imagem e semelhana dEle. Desta forma Cristo nos remodela imagem de Deus. Detalhemos isso: Como se pode depreender, na presente condio, os homens se acham num deplorvel estado a menos que Deus os trate misericordiosamente, no debitando seus pecados em 58 sua conta. No entanto, Deus concede-nos o Evangelho, que poderoso reconciliar59 nos com Ele. Portanto, sem o Evangelho, todos permaneceremos malditos e mortos 60 vista de Deus. No entanto, O propsito do evangelho a restaurao da imagem 61 de Deus em ns, a qual fora cancelada pelo pecado. Portanto, o caminho que resta ao homem, destitudo de sua glria primeva, o reconhecimento de sua misria e torne 62 humildemente para Deus, tributando-lhe glria. Se na criao de Ado vemos estampada a graa de Deus, em nossa restaurao espiritual, atravs da regenerao, contemplamos a manifestao da graa de forma 64 muito mais rica e poderosa do que na primeira [criao]. Comentando 2Co 3.18, interpreta: A partcula de comparao como: aponta para o 65 mtodo de nossa transformao na imagem de Deus, isto , atravs da ao transformadora, renovadora do Esprito Santo, por intermdio do evangelho. No 66 evangelho temos uma revelao aberta de Deus. O apstolo Paulo reala a fora renovadora desta revelao e a necessidade de nosso progresso dirio nela. Assim, o evangelho no seria morte nem contemplao infrutfera, porque, atravs dele somos 67 transformados na imagem de Deus; justamente por este Evangelho que podemos
63

57

, por isso, o comeo da recuperao da salvao temo-lo nesta restaurao que conseguimos atravs de Cristo, que, por esta causa, tambm chamado Segundo Ado, por isso que nos restitui verdadeira e completa integridade. (J. Calvino, As Institutas I.15.4). Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 32.1), p. 39.

58 59

Pela lei Deus exige o que lhe devido, todavia no concede nenhum poder para cumpri-la. Entretanto, por meio do Evangelho os homens so regenerados e reconciliados com Deus atravs da graciosa remisso de seus pecados, de modo que ele o ministrio da justia e da vida. [Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo, Paracletos, 1995, (2Co 3.7), p. 70]. Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, So Paulo, Paracletos, 1996, (1Co 4.15), p. 143. O fato de que o Evangelho aroma de morte para os mpios no vem tanto de sua prpria natureza, mas da prpria perversidade humana. Ao determinar um caminho de salvao, ele elimina a confiana em quaisquer outros caminhos. [Joo Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 1.16), p. 58]. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78-79. Vd. As Institutas, III.6.1. Cf. Joo Calvino, As Institutas, II.2.1.

60

61 62 63 64 65 66 67

Ver: Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.7-9), p. 173-174; J. Calvino, As Institutas I.15.5; Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, So Paulo, Novo Sculo, 2000, p. 37. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

12 no s conhecer a Deus, mas ser transformados, progressivamente, na Sua imagem. A 69 regenerao objetiva a nossa conformao imagem de Cristo. Ela restaurada no homem ao longo de toda a nossa vida, porque Deus fez sua glria brilhar em ns 70 paulatinamente. Portanto, a nica maneira de entrarmos no reino de Cristo pela 71 renovao segundo a prpria imagem de Cristo. necessrio dizer que ela 72 [imagem] nos ser restaurada por meio de Cristo. Este crescimento se findar na Segunda Vinda de Cristo, quando seremos transformados definitivamente na Sua imagem: Agora comeamos a exibir a imagem de Cristo, e somos transformados nela diria e paulatinamente; porm, esta imagem depende da regenerao espiritual. Mas, depois, seremos restaurados plenitude, quer em nosso corpo, quer em nossa alma; o que agora teve incio ser levado completao, e 73 alcanaremos, em realidade, o que agora apenas esperamos.
68

5) ALGUMAS IMPLICAES: 5.1. O Valor do Homem


O homem deve ser respeitado, amado e ajudado porque a imagem de Deus. Por mais indigno que seja, devemos considerar: A imagem de Deus nele digna de 75 dispormos a ns mesmos e nossas posses a ele. Por isso, No temos de pensar continuamente nas maldades do homem, mas, antes, darmos conta de que ele 76 portador da imagem de Deus. Deus, ao criar o homem, deu uma demonstrao de sua graa infinita e mais que amor paternal para com ele, o que deve oportunamente extasiar-nos com real espanto; e embora, mediante a queda do homem, essa feliz condio tenha ficado quase que totalmente em runa, no obstante ainda h nele alguns vestgios da liberalidade divina ento demonstrada para com ele, o que suficiente para encher77 nos de pasmo. A Escritura nos ajuda com um excelente argumento, ensinando74

68

Que tampouco estas coisas acontecem todas de uma vez, mas que, por meio da imagem de um progresso contnuo, crescemos no conhecimento de Deus e na conformidade da imagem do seu Filho. Este o significado de glria em glria [Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78}. Ado perdeu a imagem que originalmente recebera; portanto, necessrio dizer que ela nos ser restaurada por meio de Cristo. Por isso o apstolo ensina que o propsito na regenerao guiar-nos de volta do erro quele fim para o qual fomos criados. [Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142]. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 79. Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 15.50), p. 488. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142. Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 15.49), p. 488. Ver: Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 37-38. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 38. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 38. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.7-9), p. 173-174.

69

70 71 72 73 74 75 76 77

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

13 nos a no pensar no valor real do homem, mas s em sua criao, feita conforme a 78 imagem de Deus. A ele devemos toda honra e o amor de nosso ser. Esta perspectiva dever nortear sempre a nossa considerao a respeito do ser humano: Se recordarmos que o homem foi feito imagem de Deus, devemos consider-lo como santo e sagrado, de sorte que no pode ser violado sem violar tambm, nele, a imagem 79 de Deus.

5.2. A Imagem de Deus e os Crentes:


Nos eleitos, os da famlia da f, Deus tem renovado e restaurado por meio do Esprito 80 a imagem de Deus. Atravs da regenerao, Deus cria de novo Sua imagem em seus 81 eleitos. Definindo arrependimento, escreve: O arrependimento uma regenerao espiritual cujo objetivo que a imagem de Deus, obscurecida e quase apagada em ns pela transgresso de Ado, seja restaurada. (...) Assim, pois, mediante essa regenerao, somos restabelecidos na justia de Deus, da qual tnhamos sido despojados por Ado. Pois a Deus agrada restabelecer integralmente todos os que Ele 82 adota na herana da vida eterna. Este o grande bem de Deus para os seus: Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito (Rm 8.28). O bem dos filhos de Deus tornar-se cada vez mais identificado com o seu Senhor (Rm 8.29-30). Neste propsito, at mesmo as aflies cooperam para o bem: Os sofrimentos desta vida longe esto de obstruir nossa salvao; antes, ao contrrio, so seus assistentes. (...) Embora os eleitos e os rprobos se vejam expostos, sem distino, aos mesmos males, todavia existe uma enorme diferena entre eles, pois Deus instrui os crentes pela instrumentalidade das aflies e consolida sua salvao. (...) As aflies, portanto, no devem ser um motivo para nos sentirmos entristecidos, amargurados ou sobrecarregados, a menos que tambm reprovemos a eleio do Senhor, pela qual fomos predestinados para a vida, e vivamos relutantes em levar em nosso ser a imagem do Filho de Deus, por meio da qual somos 83 preparados para a glria celestial. (grifos meus).

5.3. O Amor ao Prximo Como Uma Implicao da Imagem de Deus no Homem:


Nosso amor deve ser visivelmente estendido a toda a raa humana. Entretanto, nosso dever de amar o prximo no reside nele mesmo, mas sim na considerao que devemos dar imagem de Deus em todos, qual nada fiquemos a dever tanto de honra quanto de amor. Entretanto, essa mesma imagem deve ser mais diligentemente
78 79 80 81 82 83 84 84

Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 37. Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, p. 25. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 37. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo, Parakletos, 2002, Vol. 3, (Sl 100.1-3), p. 549. Joo Calvino, As Institutas, (1541), II.5. J. Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 8.28,29), p. 293,295. J. Calvino, Exposio de Hebreus, (HB 6.10), p. 160.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

14 observada nos domsticos da f [Gl 6.10], at onde foi ela renovada e restaurada pelo 85 Esprito de Cristo. Continuando, diz Calvino: Portanto, quem quer que seja dos homens que agora se te depare que carea de tua ajuda, causa no tens por que te furtes e assisti-lo. Dize que ele um estranho: o Senhor, no entanto, imprimiu-lhe um trao que te deve ser de um membro da famlia, em razo de que veda desprezada tua prpria carne [Is 58.7]; dize que ele desprezvel e sem valor: o Senhor, no entanto, mostra ser ele um a quem dignou da honra de Sua imagem; dize que de nenhuns servios seus ests em dvida para com ele: Deus, no entanto, como que o substabelece em Seu lugar, para com quem hajas, destarte, de reconhecer tantos e to grandes benefcios, com os quais a Si te h Ele envencilhado; dize que indigno ele de que por sua causa faas sequer o mnimo esforo, digna, no entanto, a imagem de Deus, pela qual se te recomenda ele, a que te 86 ofereas a ti prprio e a tudo que tens. Considerando a possibilidade de nos determos equivocadamente na maldade alheia, diz: Se com nosso amor cubrimos e fazemos desaparecer as faltas do prximo, considerando a beleza e a dignidade da imagem de Deus nele, seremos induzidos a 87 am-lo de corao. (Ver Hb 12.16; Gl 6.10; Is 58.7; Mt 5.44; Lc 17.3,4).

5.4. A Imagem de Deus e a Adorao:


Calvino afirma que o brilho da imagem de Deus no homem se constitui em motivo para que este O adore. Ele diz que assim como Deus deve ser adorado por todas as suas obras, Ele o deve ser especialmente pelo homem, em quem Sua imagem e glria 88 peculiarmente brilham. Ele afirma que a ofensa ao homem antes de tudo ofensa a Deus, de quem o homem portador da imagem. Deste modo, os verdadeiros adoradores honram a Deus, sem maldizer o seu prximo, que a imagem de Deus. Continua: esta hipocrisia no pode ser tolerada, quando o homem emprega a mesma lngua para adorar a Deus e maldizer o homem. No pode haver nenhum direcionamento a Deus, Seu louvor deve cessar, quando a maledicncia prevalece. Isto a profanao mpia do nome de Deus, quando a lngua virulenta contra o seu irmo e ao mesmo tempo finge adorar a Deus. Desta forma o homem no pode adorar a Deus, a maledicncia contra o nosso irmo deve ser 89 corrigida. Com o propsito de escapar desta implicao, alguns afirmavam este no um pecado de fato contra Deus, uma vez que a imagem de Deus fora deformada com o pecado. No entanto, Calvino afirma que quando algum objeta ao dizer que a imagem de Deus na natureza humana foi manchada pelo pecado de Ado, devemos, entretanto, [responder] que ela foi miseravelmente deformada, mas de uma forma que algumas de suas
85 86 87 88 89

J. Calvino, Institutas III.7.6. Ver tambm: J. Calvino, Exposio de Hebreus, (HB 6.10), p. 160. J. Calvino. Institutas III.7.6. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 38. John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, (Tg 3.9) p. 322. John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, (Tg 3.9), p. 322-323.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

15 caractersticas ainda permanecem. Justia, retido e a liberdade de escolher o que bom, foram perdidas. Entretanto muitos dons excelentes, pelas quais ns superamos a rudeza, ainda permanecem. Aquele, pois que verdadeiramente adora e honra Deus, ter 90 medo de caluniar o homem. A piedade , portanto, uma relao teologicamente orientada do homem com Deus em sua devoo e reverncia e, a sua conduta biblicamente ajustada e coerente com o seu prximo. A piedade envolve comunho com Deus e o cultivo de relaes justas com os 91 nossos irmos. A obedincia a me da piedade, resume Calvino.

5.5. A Imagem de Deus e o Quinto Mandamento:


Calvino diz que a obedincia a espcie do gnero honra. A paternidade humana uma honra concedida por Deus ao ser humano; Pai de forma absoluta somente Deus. Somos pais, porque Deus outorgou fazer-[nos] participantes da honra que prpria 93 exclusivamente dEle. Portanto, ao intentar contra nosso pai ou me, fazemos guerra com Deus. Pois ele imprimiu a sua estampa neles, e o seu ttulo faz-nos saber 94 que Deus os coloca, como se estivessem, em Seu lugar. Ele afirma que quando menosprezamos nossos pais e mes, e desprezamos o cumprimento do nosso dever perante eles, Deus expressamente ofendido por isso, no apenas porque quebramos um dos mandamentos da lei, mas tambm porque desprezamos a sua majestade, a qual 95 pais e mes tem de certa forma. Ele argumenta afirmando ser este o motivo de haver severa punio na lei para os filhos desobedientes. Aqueles que desobedeciam aos seus pais no ofendiam a eles primariamente, mas afrontavam a Deus, Quem os instituiu, investindo-lhes de poder e lhes imprimindo Sua imagem. Em suma, a desobedincia aos pais, uma negao do prprio homem, que a imagem e semelhana de Deus. Quando a criana no consegue encontrar em seu corao submisso aos seus pais e mes, e Deus assim fala [condenando], para nos mostrar que este um crime to ultrajante e perverso, pois 96 como se eles estivessem completamente dispostos a abolir sua [prpria] natureza.
90 91 92 92

John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, (Tg 3.9), p. 323.

John Calvin, Commentaries of the Four Last Books of Moses, Vol. 1, Grand Rapids, Michigan, Baker Book House, (Calvins Commentaries, Vol. II), 1996 (Reprinted), (Dt 12.32), p. 453. Joo Calvino, Exposio de Efsios, (Ef 6.1), p. 178. em outro lugar, Calvino explica o significado de honrar os pais: Que os filhos sejam humildes e obedientes a seus pais, os honrem e reverenciem; que com seus prprios trabalhos lhes ajudem em suas necessidades, e que estejam a seu mandado, como so a eles obrigados [Joo Calvino, Catecismo de Genebra, Perg. 186. In: Catecismos de la Iglesia Reformada, p. 69]. Acrescenta: Pouco importa que sejam dignos ou indignos de receber esta honra, pois, sejam o que sejam, o Senhor nos deu por pai e me e deseja que lhes honremos. [Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, p. 24]. Ver: J. Calvino, As Institutas, II.8.35-36.

93

John Calvin, Sermons on Ephesians, Carlisle, Banner of the Trurth, 1987 (reimp), p. 623. Aqueles a quem faz partcipes destes ttulos ilumina-os como que com uma centelha de Seu fulgor, de sorte que sejam, cada um, dignos de honra de conformidade com sua posio de eminncia. Destarte, aquele que nos pai, nele prprio reconhecer algo divinal, porquanto no sem causa portador do ttulo divino. [Joo Calvino, As Institutas, II.8.35]. John Calvin, Sermons on Ephesians, p. 623. John Calvin, Sermons on Ephesians, p. 623. John Calvin, Sermons on Ephesians, p. 623.

94 95 96

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

16

Os filhos, portanto, cheios do Esprito, revelam a sua condio espiritual no seu relacionamento com os seus pais, amando, obedecendo e honrando-os no Senhor. A autoridade dos pais, passa, previamente pela submisso ao nosso Soberano Pai que Deus; obviamente a nossa fidelidade a Deus tem a primazia num possvel conflito de 97 senhores. A nossa vida espiritual no pode estar dissociada do nosso viver cotidiano; o Esprito deu-nos uma nova tica na qual a nossa compreenso da vida foi mudada e, conseqentemente, as nossas relaes foram refeitas luz da nossa nova compreenso e do poder do Esprito. O tratamento digno e respeitoso que conferimos aos nossos pais uma evidncia da nossa comunho com o Esprito (Cl 3.20). Essa obedincia no Senhor justa diante de Deus e, na obedincia fiel a Deus, somos abenoados por Ele mesmo. So Paulo, 01 de novembro de 2001. Colaboradores: Christian Brially de Medeiros Hermisten Maia Pereira da Costa Joo Artur dos Santos Jos Maurcio Passos Nepomuceno Marlon Antonio de Oliveira Mauro Filgueiras Filho Ricardo Rios Melo Roberto Cristian Verburg Wilson de Angelo Cunha

97

Vd. J. Calvino, As Institutas, II.8.38; Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, p. 24-25.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Anda mungkin juga menyukai