Anda di halaman 1dari 7

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes


ATA 2014 AULA 1: PRINCPIOS e ORGANIZAO ADMINISTRATIVA

d) a impessoalidade. e) a legalidade 3 - ESAF - AFC (CGU)/Auditoria e Fiscalizao/Geral/2012 (e mais 7 concursos) O princpio que instrumentaliza a Administrao para a reviso de seus prprios atos, consubstanciando um meio adicional de controle da sua atuao e, no que toca ao controle de legalidade, representando potencial reduo do congestionamento do Poder Judicirio, denomina-se a) Razoabilidade. b) Proporcionalidade. c) Autotutela. d) Eficincia. e) Eficcia. 4 - ESAF - AFRFB/2012 A possibilidade jurdica de submeter-se efetivamente qualquer leso de direito e, por extenso, as ameaas de leso de direito a algum tipo de controle denomina-se a) Princpio da legalidade. b) Princpio da sindicabilidade. c) Princpio da responsividade. d) Princpio da sancionabilidade. e) Princpio da subsidiariedade.

1 - ESAF - TA (DNIT)/Administrativa/2013 Segundo Meirelles (1985), administrar gerir interesses segundo a lei, a moral e a finalidade dos bens entregues guarda e conservao alheias. Se os bens e interesses geridos so individuais, realizase a administrao privada; se so coletivos, realiza-se a administrao pblica. Neste contexto, assinale a opo que no apresenta um dos princpios que norteiam a Administrao Pblica. a) Legalidade: presa aos mandamentos da lei, deles no podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato. b) Impessoalidade: qualquer atividade de gesto pblica deve ser dirigida a todos os cidados, sem determinao de pessoa ou discriminao de qualquer natureza. c) Finalidade: impe-se administrao pblica a prtica de atos voltados para o interesse pblico. d) Habilidade: por parte daqueles encarregados das operaes, para dirigir e coordenar estas operaes a fim de que sejam cumpridos os planos. e) Igualdade: todos os cidados so iguais perante a lei e, portanto, perante a administrao pblica.

2 - ESAF - ATRFB/Geral/2012 (e mais 1 concurso) A Smula n. 473 do Supremo Tribunal Federal STF enuncia: "A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial". Por meio da Smula n. 473, o STF consagrou a) a autotutela. b) a eficincia. c) a publicidade.

5 - ESAF - AFT/2006 Em face dos princpios constitucionais da Administrao Pblica, pode-se afirmar que: I. a exigncia constitucional de concurso pblico para provimento de cargos pblicos reflete a aplicao efetiva do princpio da impessoalidade. II. o princpio da legalidade, segundo o qual o agente pblico deve atuar de acordo com o que a lei determina, incompatvel com a discricionariedade administrativa. III. um ato praticado com o intuito de favorecer algum pode ser legal do ponto de vista formal, mas, certamente, comprometido com a moralidade administrativa, sob o aspecto material.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

IV. o gerenciamento de recursos pblicos sem preocupao de obter deles o melhor resultado possvel, no atendimento do interesse pblico, afronta o princpio da eficincia. V. a nomeao de um parente prximo para um cargo em comisso de livre nomeao e exonerao no afronta qualquer princpio da Administrao Pblica, desde que o nomeado preencha os requisitos estabelecidos em lei para o referido cargo. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II e IV. c) apenas as afirmativas I, III e IV. d) apenas as afirmativas I, III e V. e) apenas as afirmativas II, III e V.

8 - ESAF - FR (Pref RJ)/2010 Referente aos princpios da Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Tendo em vista o carter restritivo da medida, necessria lei formal para coibir a prtica de nepotismo no mbito da Administrao Pblica, tornando-se invivel, assim, sustentar tal bice com base na aplicao direta dos princpios previstos no art. 37, caput, da Constituio Federal. b) Entre os princpios da Administrao Pblica previstos expressamente na Constituio Federal, encontram-se os da publicidade e da eficcia. c) vivel impedir, excepcionalmente, o desfazimento de um ato, a princpio, contrrio ao Ordenamento Jurdico, com base no princpio da segurana jurdica. d) O princpio da autotutela consiste na obrigatoriedade de o agente pblico, independentemente da sua vontade, sempre defender o ato administrativo quando impugnado judicialmente, em face da indisponibilidade do interesse defendido. e) O devido processo legal no preceito a ser observado na esfera administrativa, mas apenas no mbito judicial.

6 - ESAF - AFC (CGU)/2001 O regime jurdico-administrativo abrange diversos princpios. Entre os princpios abaixo, assinale aquele que se vincula limitao da discricionariedade administrativa. a) impessoalidade b) presuno de legitimidade c) razoabilidade d) hierarquia e) segurana jurdica

9 - ESAF - APO (MPOG)/Planejamento e Oramento/2010 (e mais 1 concurso) A observncia da adequao e da exigibilidade, por parte do agente pblico, constitui fundamento do seguinte princpio da Administrao Pblica: a) Publicidade. b) Moralidade. c) Legalidade. d) Proporcionalidade. e) Impessoalidade. 10 - ESAF - AFRE CE/2007 Selecione a opo que apresenta corretamente princpios constitucionais de natureza tica. a) Eficincia um princpio tico e moral que se acentua a partir da dcada de 70, associado reivindicao geral de democracia

7 - ESAF - Ag Exec (CVM)/2010 O princpio da Administrao Pblica que se fundamenta na ideia de que as restries liberdade ou propriedade privadas somente so legtimas quando forem necessrias e indispensveis ao atendimento do interesse pblico denomina-se: a) legalidade. b) publicidade. c) proporcionalidade. d) moralidade. e) eficincia.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

administrativa, e significa dar transparncia s aes de governo. b) O princpio da publicidade diz respeito ao direito do cidado de receber dos rgos pblicos informaes do seu interesse particular ou de interesse coletivo e geral. c) O princpio da continuidade justifica a proibio de greve dos servidores pblicos, conforme Constituio de 1988 que remete lei especfica as punies e penalidades advindas da greve. d) Segundo o princpio da impessoalidade, o rgo pblico pode agir por fatores pessoais e subjetivos, dando cumprimento aos princpios da legalidade e isonomia que rege o direito administrativo. e) O princpio da moralidade administrativa obriga que todo funcionrio pblico aja conforme a lei, utilizando efi cazmente o errio pblico proveniente de impostos pagos pelo cidado. 11 - ESAF - ACE/Grupo 1/2012 (e mais 5 concursos) Determinado municpio da federao brasileira, visando dar cumprimento a sua estratgia organizacional, implantou o programa denominado Administrao Transparente. Uma das aes do referido programa consistiu na divulgao da remunerao bruta mensal, com o respectivo nome de cada servidor da municipalidade em stio eletrnico da internet. A partir da leitura do caso concreto acima narrado, assinale a opo que melhor exprima a posio do Supremo Tribunal Federal - STF acerca do tema. a) A atuao do municpio encontra-se em consonncia com o princpio da publicidade administrativa. b) A atuao do municpio viola a segurana dos servidores. c) A atuao do municpio fere a intimidade dos servidores. d) A remunerao bruta mensal no um dado diretamente ligado funo pblica. e) Em nome da transparncia, o municpio est autorizado a proceder a divulgao da remunerao bruta do servidor e do respectivo CPF.

12 ESAF AFRFB/Tributria e Aduaneira/2005 (e mais 1 concurso) Os princpios constitucionais da legalidade e da moralidade vinculam-se, originalmente, noo de administrao a) patrimonialista. b) descentralizada. c) gerencial. d) centralizada. e) burocrtica.

13 - ESAF - Ana Sist (MIN)/Informtica e Redes/2012 (e mais 10 concursos) A doutrina ptria costuma classificar a prestao de servios pblicos entre concentrados e desconcentrados, centralizados e descentralizados. Tendo em conta tal classificao, correto afirmar que o servio pblico realizado por rgo com competncia especfica para tanto, integrante da estrutura de uma entidade que compe a administrao indireta titular de tal servio, configura uma prestao de servios a) descentralizada por colaborao. b) concentrada descentralizada. c) desconcentrada centralizada. d) concentrada centralizada. e) desconcentrada descentralizada. 14 - ESAF - ATA MF/2012 Analise os casos concretos narrados a seguir e classifique os como sendo resultado de um dos fenmenos listados de acordo com o seguinte cdigo: C = centralizao D = descentralizao DCON = desconcentrao. Aps a anlise, assinale a opo que contenha a sequncia correta. 1.1. Servio de verificao da regularidade fiscal perante o fisco federal e fornecimento da respectiva certido negativa de dbitos, prestado pela Receita Federal do Brasil. ( ) 1.2. Extino de unidades de atendimento descentralizadas de determinado rgo pblico federal para que o atendimento

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

passe a ser feito exclusivamente na unidade central. ( ) 1.3. Servios oficiais de estatstica, geografia, geologia e cartografia, prestados em mbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatstica IBGE. ( ) a) D / C / DCON b) C / DCON / D c) DCON / D / C d) D / DCON / C e) DCON / C / D

17 - FGV - TL (SEN)/Apoio Tcnico e Administrativo/Administrao/2008 (e mais 1 concurso) Em relao aos rgos pblicos, correto afirmar que: a) so reparties internas das pessoas de direito pblico, s quais a ordem jurdica atribui personalidade jurdica. b) no tm capacidade de ser parte em processos judiciais em virtude da ausncia de personalidade jurdica. c) de natureza colegiada s produzem externamente a sua vontade com os votos da totalidade de seus membros. d) s podem conter, em seus respectivos quadros, servidores estatutrios, dotados ou no de estabilidade. e) so compartimentos internos das pessoas de direito pblico destitudos de personalidade jurdica, mas dotados de competncia especfica. 18 - ESAF - ATA MF/2012 Acerca da organizao do Estado e da Administrao, analise as afirmativas abaixo, diagnosticando se so verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opo que apresente a sequncia correta. ( ) Entidades administrativas so as pessoas jurdicas que integram a Administrao Pblica formal brasileira, sem dispor de autonomia poltica. ( ) Uma entidade administrativa recebe suas competncias da lei que a cria ou autoriza a sua criao. Tais competncias podem ser de mera execuo de leis e excepcionalmente legislativas strito sensu. ( ) As entidades administrativas no so hierarquicamente subordinadas pessoa poltica instituidora. ( ) Entidades administrativas so pessoas jurdicas que compem a administrao direta. a) V, V, V, F b) V, F, V, F c) F, V, V, F d) V, F, F, V e) V, V, F, V

15 ESAF AFRFB/Tributria e Aduaneira/2005 (e mais 1 concurso) Assinale, entre as seguintes definies, aquela que pode ser considerada correta como a de rgo pblico. a) Unidade personalizada, composta de agentes pblicos, com competncias especficas. b) Centro funcional, integrante da estrutura de uma entidade, com personalidade jurdica de direito pblico. c) Conjunto de agentes pblicos hierarquicamente organizados. d) Centro de competncias, com patrimnio, responsabilidades e agentes prprios, criado para uma determinada atividade. e) Unidade organizacional, composta de agentes e competncias, sem personalidade jurdica.

16 - ESAF - Ag Exec (CVM)/2010 So caractersticas dos rgos pblicos, exceto: a) integrarem a estrutura de uma entidade poltica, ou administrativa. b) serem desprovidos de personalidade jurdica. c) poderem firmar contrato de gesto, nos termos do art. 37, 8 da Constituio Federal. d) resultarem da descentralizao. e) no possurem patrimnio prprio.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

19 - ESAF - ATRFB/Geral/2012 (e mais 1 concurso) No compe a Administrao Pblica Federal Direta a) a Secretaria da Receita Federal do Brasil. b) a Presidncia da Repblica. c) o Tribunal Regional Eleitoral. d) o Ministrio dos Esportes. e) a Caixa Econmica Federal.

22 - ESAF - ATRFB/Geral/2012 (e mais 1 concurso) Quanto s autarquias no modelo da organizao administrativa brasileira, incorreto afirmar que a) possuem personalidade jurdica. b) so subordinadas hierarquicamente ao seu rgo supervisor. c) so criadas por lei. d) compem a administrao pblica indireta. e) podem ser federais, estaduais, distritais e municipais. 23 - FGV - Adv (SEN)/2008 Das afirmativas a seguir, apenas uma est correta. Assinale-a. a) O regime especial que incide sobre as autarquias qualificadas como agncias reguladoras decorre do fato de que todo o perfil jurdico-organizacional dessas entidades est contemplado na lei instituidora. b) Empresa pblica, instituda sob forma societria, admite que sociedade de economia mista ou outra empresa pblica, entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado, participem de seu capital social. c) Sentenas proferidas contra autarquias dispensam o oferecimento de recurso voluntrio, em virtude de sua obrigatria sujeio ao duplo grau de jurisdio por meio da remessa ex officio do processo ao tribunal de instncia superior. d) As fundaes governamentais de direito pblico no esto abrangidas pela prerrogativa da imunidade tributria, relativa aos impostos sobre a renda, o patrimnio e os servios federais, estaduais e municipais, vinculados a suas finalidades essenciais. e) No se considera sociedade de economia mista a sociedade annima cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, a uma outra pessoa, qualificada como sociedade de economia mista, ainda que a instituio daquela tenha sido autorizada por lei.

20 - ESAF - Ana Sist (MIN)/Informtica e Redes/2012 (e mais 10 concursos) Nos termos de nossa Constituio Federal e de acordo com a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, depende de autorizao em lei especfica: a) a instituio das empresas pblicas, das sociedades de economia mista e de fundaes, apenas. b) a instituio das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, apenas. c) a instituio das autarquias, das empresas pblicas, das sociedades de economia mista e de fundaes, apenas. d) a participao de entidades da Administrao indireta em empresa privada, bem assim a instituio das autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes e subsidirias das estatais. e) a participao de entidades da Administrao indireta em empresa privada, bem assim a instituio das empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes e subsidirias das estatais.

21 ESAF - AFTE (SET RN)/2005 O patrimnio personificado, destinado a um fim especfico, que constitui uma entidade da Administrao Pblica, com personalidade jurdica de direito pblico, cuja criao depende de prvia autorizao expressa por lei, se conceitua como sendo a) um rgo autnomo. b) um servio social autnomo. c) uma autarquia. d) uma empresa pblica. e) uma fundao pblica.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

24 - ESAF - ATRFB/2009 Marque a opo incorreta. a) O contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia. b) Quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas. c) Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta. d) Organizao social a qualificao jurdica dada a pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, e que recebe delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social. e) A Administrao Pblica, ao criar fundao de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que no for expressamente derrogado por normas de direito pblico 25 - ESAF - EPPGG/2009 Com relao s Agncias Reguladoras no Brasil, indique a opo incorreta. a) Aps a instituio do Programa de Desestatizao, em 1997, foram criadas a Agncia Nacional de Telecomunicaes, a Agncia Nacional do Petrleo e a Agncia Nacional de Energia Eltrica, todas elas para a regulamentao e controle de atividades at ento exercidas pelo Estado como monoplio. b) A funo das agncias reguladoras ditar as normas de conduo entre os agentes envolvidos: o Poder Pblico, o prestador de servios e os usurios. c) A agncia reguladora uma pessoa jurdica de direito pblico interno, geralmente constituda sob a forma de autarquia especial ou outro ente da administrao indireta. d) As agncias reguladoras so dotadas de autonomia poltica, financeira, normativa e de gesto. e) As agncias reguladoras no esto sujeitas s normas gerais de licitao.

26 - ESAF - ATPS (MPOG)/Assistncia Social/2012 (e mais 4 concursos) Com fundamento nas Leis n. 8.666/93, 10.683/03 e no Decreto-Lei n. 200/67, assinale a assertiva incorreta. a) A Reforma Administrativa brasileira teve incio com a retomada da democracia aps o golpe militar de 1964. b) As entidades compreendidas na Administrao Indireta vinculam-se ao Ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade. c) Inclui-se na rea de competncia do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, dentre outros assuntos, a administrao patrimonial. d) O procedimento licitatrio previsto na lei de licitaes (Lei n. 8.666/93) caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administrao Pblica. e) Os bens e servios produzidos no pas figuram como o primeiro critrio de preferncia, no desempate, nas licitaes realizadas em igualdade de condies. 27 - ESAF - ATPS (MPOG)/Assistncia Social/2012 (e mais 4 concursos) De acordo com a organizao administrativa disposta na Lei n. 10.683/03, so Ministros de Estado, exceto: a) o Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica. b) o Chefe da Agncia Brasileira de Inteligncia. c) o Presidente do Banco Central do Brasil. d) o Advogado-Geral da Unio. e) o titular da Secretaria de Polticas para as Mulheres.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

GABARITO 1D 2A 3C 4B 5C 6C 7C 8C 9D 10 B 11 - A 12 E 13 E 14 E 15 E 16 D 17 E 18 B 19 E 20 A 21 E 22 B 23 B 24 D 25 E 26 A 27 B

www.cers.com.br

Anda mungkin juga menyukai