Anda di halaman 1dari 4

O que observar

Durante a observao em sala de aula, preciso verificar como se desenvolvem as interaes entre professores, alunos e contedos e de que forma elas podem se tornar tema da formao continuada na escola. Abaixo esto algumas questes que podem servir de roteiro para essa prtica. elacione as frases com destaque colorido com as explicaes nos t!picos abaixo do quadro. Pauta de observao de sala de aula "ome do professor ########################### Disciplina ########################### $ontedo da aula ########################### Data da observao ########################### 1. A interao entre os alunos e o contedo % & contedo adequado 's necessidades de aprendi(agem da turma) % As atividades e os problemas propostos so desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fcil e, para outros, muito dif*cil) % + a retomada de con,ecimentos trabal,ados em aulas anteriores como um ponto de partida para facilitar novas aprendi(agens ou as atividades apenas colocam em -ogo o que - con,ecido pela turma) % &s recursos utili(ados so adequados ao contedo) % $omo est organi(ado o tempo da aula) .oram reservados per*odos de durao suficiente para os alunos fa(erem anotaes, exporem as dvidas, debaterem e resolverem problemas) 2. A interao entre o professor e os alunos % &s ob-etivos de aprendi(agem de curto e longo pra(os dos contedos em questo esto claros para a turma) % As propostas de atividades foram entendidas por todos) /eria necessrio o professor explicar outra ve( e de outra maneira) As informaes dadas por ele so suficientes para promover o avano do grupo) % As intervenes so feitas no momento certo e cont0m informaes que a-udam os alunos a refletir) % & professor aguarda os alunos terminarem o racioc*nio ou demonstra ansiedade para dar as respostas finais, impedindo a evoluo do

pensamento) % As ,ip!teses e os erros que surgem so levados em considerao para a elaborao de novos problemas) % As dvidas individuais so sociali(adas e usadas como oportunidades de aprendi(agem para toda a turma) 3. A interao dos alunos com os colegas % &s alunos se sentem ' vontade para colocar suas ,ip!teses e opinies na discusso) % "as atividades em dupla ou em grupo, , uma troca produtiva entre os alunos) % $om que critrios a classe organi(ada) % &s alunos escutam uns aos outros) Para pensar em novas abordagens 1roblemas adequados so os que representam um desafio poss*vel. &u se-a, no podem ser to fceis a ponto de serem solucionados sem esforo nem to dif*ceis que se tornem desestimulantes. 2uando 345 da turma acerta sem dificuldade as questes propostas, ,ora de lanar novos desafios. /e mais da metade no encontra soluo, preciso orientar o professor para que ele tente novas abordagens e a-ud%lo a diversificar as atividades. Como usar bem o material pedag gico 6apas, slides, ilustraes, fotos e v*deos precisam ser adequados ao contedo trabal,ado, utili(ados em momentos certos e ter qualidade tcnica. 2uando alguma dessas coisas no acontece, busque com o professor novas ferramentas ou indique maneiras mais eficientes de usar as - disponibili(adas pela escola. "o caso de recursos tecnol!gicos, sempre recomendvel test%los antes da aula. !m busca de clare"a e ob#etividade 6uitas dificuldades que aparecem durante os momentos de aprendi(agem t0m origem em uma proposta confusa, mal elaborada ou comunicada de forma ineficiente. Durante a observao, anote as falas do professor para posteriormente discutir a clare(a e a pertin0ncia das propostas. 1ara torn% las mais claras, geralmente so necessrias mudanas simples, como a substituio das palavras dif*ceis.

$a"er do erro uma oportunidade de ensinar Durante a observao, anote os erros e as dvidas apresentados pelos alunos e verifique se o professor consegue fa(er com que as dificuldades individuais se-am oportunidades de avano para todo o grupo. &s erros e as intervenes dos professores tambm podem ser registrados para a temati(ao da prtica durante os encontros coletivos e os individuais. A#uda na formao de grupos 7 preciso observar se as duplas ou os grupos foram formados aleat!ria ou intencionalmente. A escol,a dos pares precisa ser plane-ada e a formao vai variar de acordo com os contedos. Ao perceber que um agrupamento no produtivo, analise com o professor o perfil dos alunos e a-ude a montar outros mais efica(es. Para cada situao% um grupo Ao perceber uma inadequao entre a organi(ao da sala e o contedo, voc0 pode indicar, na devolutiva, outras formas de dispor os alunos. 8m roda, em duplas, trios ou quartetos. A forma como a turma trabal,a deve estar relacionada aos ob-etivos pedag!gicos. 9eralmente, grupos grandes servem para sociali(ar estratgias, mas no para trocar informaes. : quando o ob-etivo colocar os con,ecimentos de cada aluno em -ogo, o mel,or so as atividades individuais.

AS QUATRO VELAS
albanosousanogueira@sapo.pt http://deixadeusentrar.blogspot. o! Quatro "elas esta"a! #uei!ando al!a!ente. O a!biente esta"a t$o silen ioso #ue se podia ou"ir o di%logo entre elas. A &ri!eira Vela disse: ' Eu sou a &A( e apesar da !inha lu)* as pessoas n$o onsegue! !anter'!e a esa. +E! seguida* a sua ha!a* de"agarinho apagou' se total!ente,.

A segunda "ela disse: ' Eu sou A -.. /n0eli)!ente sou sup1r0lua para !uitas pessoas. Elas n$o #uere! saber de 2eus* por isso* n$o 0a) sentido ontinuar #uei!ando. +Ao ter!inar a sua 0ala* u! "ento bateu le"e!ente sobre ela e a ha!a apagou'se, 3aixinho e triste a 45 "ela !ani0estou'se: ' Eu sou o A6OR* n$o tenho !ais 0or7as para #uei!ar. As pessoas deixa!''!e de lado* por#ue s8 se "9e! a elas !es!as* es#ue e! at1 a#ueles #ue est$o : sua "olta. E ta!b1! se apagou. 2e repente* hegou u!a rian7a e "iu as 4 "elas apagadas... ' Que 1 isto; Vo 9s de"e! 0i ar a esas e #uei!ar at1 ao 0i!. Ent$o a Quarta "ela 0alou:' <$o tenhas !edo* rian7a. En#uanto eu esti"er a esa* podere!os a ender as outras "elas... &ausa para re0lex$o... Quando apaga!os as ha!as da &a)* da -1 e do A!or* ainda assi! ne! tudo est% perdido... Algu!a oisa h%'de ter restado dentro da gente. E isto te! #ue ser preser"ado* a i!a de tudo... Est$o a rian7a pegou na "ela da esperan7a e a endeu no"a!ente as #ue esta"a! apagadas... +As #uatro "elas 0i a! a esas., Que a "ela da Esperan7a nun a se apague dentro de ti. Ela 1 a lu) ao 0undo do t=nel. O a!inho da 0eli idade pre isa* antes* ser pa"i!entada o! a esperan7a. A 0eli idade ne! se!pre bate : nossa porta. &ara t9'la 1 pre iso u!a bus a in essante e* ao en ontr%'la ter a orage! de tra)9'la para dentro de n8s.

Anda mungkin juga menyukai