Anda di halaman 1dari 30

Oiapoque

Uma das mais conhecidas e no positivamente lotaes do DPF, a cidade de Oiapoque a de pior estrutura entre as lotaes possveis. Se o estado do Amap j uma ilha, sem acesso por rodovias, em Oiapoque se chega apenas aps andar mais de 600 km de Macap, sendo que destes, 110 km so de estrada de cho. Por outro lado, a lotao tem suas vantagens, o que demonstra que todos os lugares tm seus pontos positivos e negativos.

1 Dados Oficiais do municpio (IBGE 2010)


Tipo de Cidade: Interior, Fronteira (Guiana Francesa) Populao: 20.509 (estimado 23.000 em 2013), sendo que 67,5% urbana Proporo de mulheres para homens na cidade: 0,93 M/H Criao: 1945 rea Territorial: 22.625,18 km2 Distncia at a capital: 600 km PIB: 264.592 Rendimento mdio mensal per capita: R$ 828,81 Nmero de pessoas com rendimentos acima de 30 salrios: 61 IDHM: 0,658 (2000: 0,537, 1991: 0,388) Nmero de casas na cidade: 9137 Nmero de apartamentos na cidade: 116 Perfil da Populao: Brancos 17,5%, Negros 6,11%, Pardos 48,6%, Indgena 27,1%, Amarelos 0,6% Frota de Veculos: 631 automveis, 160 caminhonetes, 935 motocicletas, total: 2048 Estabelecimentos de sade: 23

2 - Histrico do municpio
Durante o perodo colonial, o municpio de Oiapoque era parte da Capitania do Cabo Norte. Nos primrdios do sculo XVI, os portugueses da Amrica travam lutas com outros europeus, para estabelecer domnio territorial ao sul do rio Oiapoque - na poca conhecido como Vicente Pinzn - e ao norte do rio Amazonas, para expandir os imprios colonizadores que cada grupo representava. Os primitivos habitantes da regio so antepassados dos povos Waipi, que ocupavam a extenso territorial do rio Oiapoque, dos Galibi e Palikur, concentrados no vale do rio Ua e seus afluentes. O municpio de Oiapoque originou-se da morada de um mestio, em data que no se pode precisar, de nome Emile Martinic, o primeiro habitante no-ndio do municpio. Sabe-se que a localidade passou a ser conhecida como "Martinica"; e, ainda hoje, no raro ouvir essa designao, notadamente de habitantes mais antigos. Em 1907, o Governo Federal criou o Primeiro Destacamento Militar do municpio, que servia de abrigo a presos polticos. Alguns anos depois, esse destacamento foi transferido para Santo Antnio, atual distrito de Clevelndia do Norte, com a denominao de Colnia Militar. Para consolidar a soberania nacional sobre as reas limtrofes, face ao contestado franco-brasileiro, foi, ento, erguido um monumento ptria, indicativo do marco inicial do territrio brasileiro. A palavra Oiapoque tem origem tupi-guarany, sendo uma derivao do termo oiap-oca, que significa casa dos Waipi.

3 Dados do DPF

Pontuao da Lotao: 4 Adicional de Fronteira: Com certeza sim Municpios na jurisdio: 2 (Oiapoque e Caloene) Efetivo total: 1/10 DPF: 1/10 APF: 1/10 EPF: 3/10 PPF: 5/10 PCF: 0/10 Quantidade de Inquritos: 1/10 (menor do Brasil) Quantidade de Inquritos por EPF: 1/10 (menor do Brasil) Quantidade de Inquritos por DPF: 1/10 (menor do Brasil)

4 Descrio da lotao
4.1 Estrutura e caractersticas
Como j dito anteriormente, a estrutura da cidade de Oiapoque uma das piores entre as lotaes do DPF, se no a pior. Comentando item a item, temos: Custo de vida: no alto, embora alguns itens sejam caros na cidade, visto a dificuldade de o comrcio trazer mercadorias de outras regies. Acaba gastando muito pouco quem reside em Oiapoque, pois no h muito onde se gastar (poucas opes de lazer, poucas opes de compra, etc.), de forma que um bom local para se guardar dinheiro. Os gastos maiores acabam ficando com passagens areas para quem deseja ver a famlia sempre.

Residncia e preo de aluguel: Devido a maioria dos policiais residirem nas casas funcionais (so 4 casas funcionais, com 3 quartos em cada), este um ponto positivo. Os valores de aluguis no mdios (uma casa com 2 quartos aluga-se por 800 a 1000 reais, em mdia), mas o grande nmero de servidores pblicos residentes na cidade e a pequena disponibilidade de bons imveis dificulta um pouco essa questo.

Acessibilidade: pssima, entre as duas piores do pas. Para chegar na cidade preciso se viajar mais de 600 km depois de chegar em Macap (pela BR 156, que est sendo construda h mais de 60 anos e mesmo assim continua sem previso de trmino do asfaltamento) e esse percurso envolve 110 km de estrada de terra, onde no raridade carros e o nibus que vai para a cidade atolarem. So duas opes basicamente: ou se pega o nibus (que sai de Macap no final da tarde todos os dias e na hora do almoo e no final da tarde de Oiapoque) ou se paga um fretado (geralmente feito por pick ups 4x4), dividindo com outros passageiros, neste ltimo caso. O nibus custa 100 reais e as viagens de fretado costumam sair por 150 reais. A viagem costuma demorar 8 horas na poca sem chuva e 12 horas na poca de chuvas (embora possa demorar mais ainda, dependendo de quanto o nibus atole). Como depois que se chega a Macap preciso pegar um voo, que geralmente demora, para outro local,

impossvel se chegar com menos de 2 dias de viagem h outros estados do pas. A acessibilidade juntamente com a quase inexistncia de internet so os dois pontos que mais incomodam a longo prazo aqueles que so lotados na cidade.

Sade: somente um hospital pblico na cidade, mais alguns postos de sade e muitos poucos mdicos disponveis (no momento apenas 2 mdicos brasileiros e 5 cubanos). Qualquer doena mais grave precisa ser tratada na capital, Macap, distante 600 km. Se o caso for ainda mais grave, sequer em Macap ser possvel o tratamento. Uma das grandes deficincias da cidade o que dificulta muito que familiares, especialmente aqueles com enfermidades e crianas pequenas, residam com o policial lotado em Oiapoque.

Trnsito e ruas: praticamente inexistente. A quase todos os lugares pode-se chegar a p na cidade. Quem tiver carro, ter maiores facilidades, mas o desgaste do carro muito grande, visto a quantidade de buracos nas ruas. As ruas mais longe do centro so de terra e podem virar atoleiros.

Aeroporto: Possui um pequeno aeroporto, mas no h voos comerciais. Somente chegam avies trazendo carga (malote dos Correios, etc.) e avies militares s vezes. H algum tempo foi negociado para se fazer um voo para Macap ou Belm, mas o custo da viagem (prximo a 500 reais) deixou inacessvel esta opo.

Transporte Fluvial: para se passar atualmente para a Guiana necessrio se pegar catraias (pequenos barcos) que demoram em torno de 10 minutos e custam 10 reais por viagem. Fora isso, no h muito para onde se ir pelo rio Oiapoque.

Criminalidade: muito baixa. A cidade , no geral, bastante segura. Alm da Polcia Federal, existem na cidade: PRF, Polcia Civil, Polcia Militar, Bombeiros, Exrcito e at algum tempo atrs at mesmo a Fora Nacional. O fato de a cidade ser isolada dificulta a criminalidade e o trfico de drogas no grande entre Brasil e Guiana.

Alimentao e abastecimento: no h supermercados na cidade, apenas mercados pequenos e vendas menores (mercantis). No existe grande variedade de produtos e alguns produtos (como verduras, frutas, sorvetes, etc.) so bem limitados. No lado francs (a cidade de So Jorge) existem dois mercados de propriedade de chineses, que vendem alguns produtos diferentes (como sorvete Magnum, chocolates e produtos industrializados franceses, vinhos). Quanto s opes de almoo e jantar, existem cerca de 4 restaurantes razoveis por quilo, mais 2 bares/restaurantes que abrem somente noite e mais 4 restaurantes com preos um pouco mais caro. Variando-se entre esses, possvel se ter alguma variedade. Porm, nada de muitas opes. Quem for vegetariano, no ter para onde ir praticamente.

Lazer: no h, como de se esperar, cinema, shopping, etc. Os lugares para se ir so os restaurantes que abrem noite (dois lugares atualmente com esse perfil), onde s vezes h msica ao vivo nos finais de semana ou transmisso dos UFCs nos dias desses eventos. No final de semana existem alguns balnerios onde se pode ir para nadar no rio e fazer uma programao diferente. Na verdade, no h muitas opes de lazer. Assistir Sky, jogar videogame, sair para beber, churrascos com os colegas e ir para festas essas so algumas das opes que se arruma para passar o tempo. As festas so comuns no Oiapoque, havendo uma vida noturna agitada na cidade. s vezes ocorre algum evento diferente na cidade, como quermesses, lutas de MMA, algumas festas diferentes, etc. No carnaval as comemoraes so animadas geralmente. Existem duas academias na cidade e uma academia para treinar MMA.

Turismo: embora o fluxo de guianenses e franceses na cidade de Oiapoque seja at ponto grande, no h muitas opes de lazer na cidade. Depois de alguns dias se conhece tudo e muitos lugares no tem porque se ir mais de uma vez. O turismo na cidade muito mal aproveitado, pela pequena iniciativa da populao local e pelos poucos incentivos adequados para que se explore o potencial da regio.

Clima: basicamente h duas estaes no ano. Na poca do inverno (pega de novembro at abril principalmente), chove muito e a temperatura fica em torno dos 26 graus. comum chover mais de 5 vezes ao dia e dificilmente fica sem chuvas em algum dia. No vero, principalmente no meio do ano do ano, as chuvas diminuem e a temperatura passa dos 30 graus. O sol terrvel nessa poca e necessrio se ter ar condicionado em casa (embora mesmo no inverno seja preciso ficar com ar ligado para deixar mais agradvel a temperatura).

Internet e telefonia: no existe praticamente internet na cidade. Mesmo a internet da delegacia pssima. Os cabos de fibra tica j esto na cidade, vindos da Guiana, mas no ser instalada a internet de alta velocidade at que chegue a fiao em Macap (um absurdo, digase de passagem...). O sinal de telefonia irregular, sendo comum algumas operadoras ficarem dias fora do ar (s vezes, uma semana, como j aconteceu com a TIM). As operadoras presentes em Oiapoque so TIM, Oi e Claro e comum se ter os trs chips, por conta da dificuldade com sinal. No caminho para Macap existem diversos locais que no tem sinal de telefonia. Alis, Oiapoque no tem conexo com o sistema eltrico nacional, sendo mantido por geradores a diesel e quando acaba a energia comum cair o sinal de telefonia.

Faculdades: recentemente foram abertos 7 cursos universitrios pela Universidade Federal do Amap (UNIFAP), entre eles o de Direito.

Educao: no h colgios particulares (somente pblicos estaduais) e a qualidade do ensino nas escolas da cidade baixa.

Facilidade para se arrumar emprego: somente h empregos melhores no servio pblico. Fora isso, caso se pense em abrir algum negcio prprio. Os comrcios da cidade pagam muito pouco e essa no uma boa opo de emprego.

Vagas nos ltimos concursos: sempre h vagas para Oiapoque nas academias, desde que a delegacia passou a funcionar normalmente. comum que quase todos servidores saiam da cidade na poca do concurso de remoo para a vinda dos recm-nomeados. Nos concursos de 2009 e 2012 foram mais de 10 vagas para a cidade. Somente no deve haver vagas para Peritos. A cidade costuma ser uma das ltimas trs a ser escolhida (foi a ltima em 2009 e a antepenltima em 2012).

4.2 Condies de trabalho

O efetivo pequeno e o nmero de inquritos tambm. Assim, Oiapoque tem algumas caractersticas que so praticamente prprias entre todas as lotaes do pas. As condies atuais de trabalho na delegacia so interessantes, o que tem ajudado para o bom desempenho e qualidade de vida dos servidores lotados. No geral, h bom entrosamento entre as pessoas da equipe e comum se fazer churrascos com a participao de todos policiais. O clima de greve e briga do Departamento no costuma influenciar as delegacias mais distantes, que chegam a ser esquecidas pelos sindicatos. Assim, em termos de clima e condies de trabalho, Oiapoque um dos melhores lugares para quem est entrando no Departamento.

4.3 Outros Dados Relevantes 4.3.1 A Guiana Francesa


Curiosidade de muitos que no conhecem Oiapoque, a verdade que quem mora em Oiapoque vai muito pouco a Guiana Francesa. A cidade do outro lado do rio So Jorge uma cidade muito pequena e, embora bem organizada, apresenta ainda menos atrativos do que o Oiapoque. Por outro lado, a capital da Guiana, Caiena, fica muito distante de Oiapoque e, pior do que isso, preciso ter visto para entrar na Guiana. Alm disso, os preos em euro no so atrativos para essa viagem. Portanto, poucos servidores de Oiapoque j foram at Caiena. Quanto a So Jorge, mostrado nas fotos abaixo, os poucos atrativos so realizar compras nos mercados, para comprar algo diferente, de vez em quando.

4.3.2 Clevelndia do Norte


Antiga priso governamental, hoje destacamento do exrcito brasileiro, Clevelndia do Norte fica em um distrito de Oiapoque. O contato com a Polcia Federal no muito grande, entretanto. Em Clevelndia fica o estande de tiro que usado pela Polcia Federal para os treinamentos, aps a autorizao do Exrcito.

4.3.3 A ponte Brasil-Guiana


A ponte que liga os dois pases est fechada, mas deve abrir no primeiro semestre de 2014, permitindo a passagem de carros e se tornando, provavelmente, a principal rota de migrao. Com isso, deve aumentar a quantidade de flagrantes e inquritos na delegacia, alm de ser necessrio o aumento do efetivo na cidade. Assim, esta uma mudana relevante no cotidiano da lotao.

5 - Concluso
Oiapoque, embora o terror da escolha de vagas na ANP, est longe de ser o que muitos dizem. Para quem solteiro uma lotao aceitvel, que permite se conseguir boa pontuao para a remoo e apresenta, em linhas gerais, um custo de vida baixo. Para quem tem famlia e pretende traz-la para sua futura lotao, entretanto, no uma boa opo, pela estrutura deficiente na cidade. Os piores pontos relativos lotao so a difcil acessibilidade e a pequena opo de lazer, incluindo a pssima (se no quase inexistente) internet.

Anda mungkin juga menyukai