Anda di halaman 1dari 2

FUNGO 1- Quais os critrios utilizados para a classificao das micoses?

Local da leso; Vias de penetrao; Vias de disseminao e Resposta do hospedeiro. 2- Como so classificadas as micoses? Exemplifique? Micoses superficia - ex: Pitirase versicolor; Tinha nigra; Piedra branca; Dermatofitoses Micoses subcutneas ex: Esporotricose; Cromoblastomicose; Lobomicose; Eumicetomas Micoses sistmicas ex: Paracoccidioidomicose; Histoplasmose; Coccidioidomicose

Micoses oportunsticas ex: Criptococose; Candidase 3- Como pode ser a forma de infeco das micoses sistmicas? Como elas podem levar o paciente a bito? por inalao de propgulos, produzindo leso pulmonar primria comumente assintomtica, com tendncia regresso espontnea, deixando leses residuais ou quiescentes. A disseminao hematognica depende da capacidade de resposta do hospedeiro ou da quantidade de propgulos inalados. 4- Como feito o diagnostico das dermatofitose?
O diagnstico dado pela observao das caractersticas das leses. Em certos casos fazse necessria a cultura e observao posterior com o uso de microscpio ptico para estabelecer com preciso o agente etiolgico.

5- Quais os principais reagentes/corantes utilizados na microscopia micolgica? Quais suas funes alm de corar? 6- Quais os meios de cultura mais utilizados na micologia? Descreva suas funes 7- Como realizado e para que serve o micro cultivo?

MICOBACTERIA 1- Explique o motivo para a micobacteria ser conhecida como BAAR?


Ela uma micobactria BAAR (bacilo lcool cido resistente), parasita intracelular, aerbia facultativo, que se divide a cada 16-20 horas. Este um tempo relativamente longo comparado a outras bactrias que normalmente tem suas divises contadas em minutos (por exemplo a E. coli pode-se dividir a cada 20 minutos aproximadamente).

2- Como realizado o diagnostico laboratorial da TB?(microscpico+cultura)

ENTEROBACTERIA

1- Descreva as enterobacterias estudadas e descreva as patologias relacionadas? 2- Descreva as caractersticas gerais (morfologia, fisiologias,)das enterobacterias e o meio de cultura especifico? NEISSERIAS 1- Quais as 2 especies principais e como elas causam suas respectivas patologias? Neisseria gonorrhoeae: a doena causada por esse micro-organismo denomina-se gonorria. A gonorria, considerada uma doena sexualmente transmissvel, transmitida entre os seres humanos atravs do contato ntimo das mucosas. N . gonorrhoeae pode infectar a uretra, a vagina e o nus e pode se propagar para as articulaes. Neisseria meningitidis: o agente etiolgico da enfermidade meningoccica, mais comumente chamada de bacteremia e meningite meningoccica, A meningite um processo infeccioso que acomete as meninges, sendo que nessa entidade clnica esto comprometidas a piamater, aracnide e espao subaracnideo. 2- Como realizado o diagnostico clinico e laboratorial das neisserias?(clinica + bacterioscopia + cultura)?
Faz-lhe a colheita de exsudatos rinofarngeos, sangue ou liquor. Habitualmente recorre-se ao uso de meios de transporte (exemplos: meio de Stuart, meio de Amies, etc.). Ao exame directo, a observao de diplococos Gram negativo no citoplasma de clulas inflamatrias sugestiva de Neisseria. Para o exame cultural pode recorrer-se ao agar-chocolate (LCR) ou a um caldo com fatores de crescimento (sangue). A presena de rigidez da nuca (devido inflamao das meninges), febre, cefaleias, letargia, vmitos, petquias (indicam meningococmia devido trombose de pequenos vasos indica a presena de Neisseria meningitidis. O diagnstico definitivo de meningite aguda, ou seja bacteriana]], faz-se por puno lombar. A anlise do liquor revela um predomnio de PMN, baixa glicose e elevado lactose, para alm de um aumento da presso intracraniana.

Anda mungkin juga menyukai