Anda di halaman 1dari 13

FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC)

Cruzeiro-SP 2011

2 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

CAPTULO I
DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaborao, apresentao e avaliao do trabalho de concluso dos cursos de graduao e especializao, da Faculdade de Cincias Humanas de Cruzeiro, adiante apenas Faculdade, sob a forma de Monografia. Pargrafo nico. A aprovao em trabalho de concluso de curso, adiante apenas Monografia, indispensvel para a colao de grau de qualquer aluno matriculado nos cursos de graduao e especializao da Faculdade. Art. 2 A Monografia consiste em pesquisa individual, orientada em qualquer rea do conhecimento, no mbito dos cursos de graduao e especializao. Art. 3 Os objetivos gerais da Monografia so os de propiciar aos alunos dos cursos de graduao a ocasio de demonstrar o grau de habilitao adquirido, o aprofundamento temtico, o aprimoramento da capacidade de interpretao e de crtica, o estmulo produo cientfica, consulta de bibliografia especializada.

CAPTULO II
DO COORDENADOR DE PESQUISAS E MONOGRAFIAS Art. 4 A atividade Monografia desenvolvida sob a coordenao de professor, indicado pelos Coordenadores de Cursos e designado pelo Diretor da Faculdade. 1 O Coordenador de Monografias auxiliado, em suas atividades, pelos professores-orientadores, indicados por ele e designados pelo Diretor da Faculdade. 2 A carga horria administrativa atribuda ao Coordenador de Monografias fixada pela Diretoria da Faculdade, mediante indicao dos Coordenadores de Curso. 3 O Coordenador de Monografias substitudo, em suas faltas e impedimentos eventuais, por um dos professores orientadores, designado pelo Diretor da Faculdade. Art. 5 Ao Coordenador de Monografias compete: I - elaborar o calendrio de todas as atividades relativas Monografia, como trabalho de concluso de curso; II - atender aos alunos matriculados nas atividades atinentes Monografia; III - encaminhar os projetos de pesquisa ao Comit de tica e Pesquisa (CEP);
REGULAMENTO DO TCC

3 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

IV - proporcionar, com a participao dos professores-orientadores, orientao bsica aos alunos em fase de iniciao do projeto da Monografia, como trabalho de concluso do curso; V - elaborar e encaminhar aos professores-orientadores as fichas de frequncia e de avaliao das atividades atinentes Monografia; VI - convocar, sempre que necessrio, reunies com os professores orientadores e alunos matriculados nas disciplinas atinentes Monografia; VII - indicar professores-orientadores para os alunos, quando estes no fizerem a escolha; VIII - manter, na Coordenadoria de Monografias, arquivo atualizado com os projetos de monografia em desenvolvimento e as monografias concludas e aprovadas; IX - manter atualizado o livro de atas das reunies das bancas examinadoras; X - providenciar o encaminhamento Biblioteca de, no mnimo, uma cpia encadernada da monografia aprovada; XI - tomar, no mbito de sua competncia, todas as demais medidas necessrias ao efetivo cumprimento deste Regulamento; XI - designar as bancas examinadoras das Monografias; XII - apresentar s Coordenadorias de Curso relatrio relativo s suas atividades.

CAPTULO III
DOS PROFESSORES-ORIENTADORES Art. 6 A Monografia desenvolvida sob a orientao de um professor para cada grupo de 10 (dez) alunos por perodo letivo. Pargrafo nico. Aos professores-orientadores sero alocadas horas, em sua jornada semanal de trabalho, para o exerccio de suas atividades extraclasse. Art. 7 Cabe ao aluno escolher o professor-orientador, devendo, para esse efeito, realizar o convite, levando em considerao os prazos estabelecidos neste Regulamento para a entrega do projeto de monografia. 1 Ao assinar o projeto de monografia, o professor est aceitando a sua orientao.

REGULAMENTO DO TCC

4 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Art. 8 Na situao em que o aluno no encontre nenhum professor que se disponha a assumir a sua orientao, cabe ao Coordenador de Monografias decidir a respeito. Pargrafo nico. Na indicao de professores-orientadores, o Coordenador de Monografias deve levar em considerao, sempre que possvel, a distribuio de acordo com as reas de interesse dos professores, bem como a distribuio equitativa de orientandos entre eles. Art. 9 Cada professor pode orientar, no mximo, 10 (dez) alunos por perodo letivo. Art. 10. A substituio de orientador s permitida quando outro docente assumir formalmente a orientao, mediante aquiescncia expressa do professor substitudo. Pargrafo nico. da competncia do Coordenador de Monografias a soluo de casos especiais, podendo, se entender necessrio, encaminh-los para anlise pelos Coordenadores de Curso. Art. 11. O professor-orientador tem, entre outros, os seguintes deveres especficos: I - frequentar as reunies convocadas pelo Coordenador de Monografias; II - atender semanalmente seus alunos orientandos, em horrio previamente fixado; III - entregar Secretaria do Curso as fichas de frequncia e de avaliao devidamente preenchidas e assinadas; IV - analisar e avaliar os relatrios parciais mensais que lhes forem entregues pelos orientandos; V - participar das defesas para as quais estiver designado; VI - assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas de avaliao das Monografias e as atas finais das sesses de defesa; VII - requerer ao Coordenador de Monografias a incluso das monografias de seus orientandos na pauta anual de defesas; VIII - cumprir e fazer cumprir este Regulamento. Art. 12. A responsabilidade pela elaborao da Monografia integralmente do aluno, o que no exime o professor-orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas neste atividade de orientao. Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto nos artigos 14 e 23 deste Regulamento autoriza o professor a desligar-se dos encargos de orientao, por meio de comunicao oficial ao Coordenador de Monografias. regulamento, as atribuies decorrentes da sua

REGULAMENTO DO TCC

5 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

CAPTULO IV
DOS ALUNOS EM FASE DE REALIZAO DA MONOGRAFIA Art. 13. Considera-se aluno em fase de realizao da monografia aquele regularmente matriculado na atividade Monografia, que integra o currculo dos cursos de graduao. Art. 14. O aluno em fase de realizao da Monografia tem, entre outros, os seguintes deveres especficos: I - frequentar as reunies convocadas pelo Coordenador de Monografias ou pelo seu orientador; II - manter contatos, no mnimo quinzenais, com o professor-orientador para discusso e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas; III - cumprir o calendrio divulgado pelo Coordenador de Monografias para entrega de projetos, relatrios parciais e verso final da Monografia; IV - entregar ao orientador relatrios parciais mensais sobre as atividades desenvolvidas; V - elaborar a verso definitiva de sua Monografia, de acordo com o presente Regulamento e as instrues do seu orientador e do Coordenador de Monografias; VI - entregar ao Coordenador de Monografias, ao final do perodo em que estiver matriculado na disciplina respectiva, trs cpias de sua monografia, como trabalho de concluso de curso, devidamente assinadas pelo orientador. Uma cpia encadernada e duas em formato espiral; VII - comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar e defender a Monografia; VIII - cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

CAPTULO V
DOS PR-REQUISITOS E DAS VAGAS Art. 15. Para se matricular na atividade Monografia, o aluno dos cursos de graduao devem ter cursado, com aproveitamento, cerca de 80% (oitenta por cento) das disciplinas e atividades do curso. Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto neste artigo implica o cancelamento automtico da matrcula na respectiva atividade.

REGULAMENTO DO TCC

6 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Art. 16. A matrcula na atividade Monografia atribui ao aluno o direito de escrev-la e defend-la, conforme calendrio estabelecido pela Coordenadoria de Monografia, tendo por base o calendrio acadmico da Faculdade. Art. 17. Tm preferncia na matrcula os alunos dos cursos de graduao que tiverem concludo todas as disciplinas oferecidas no ltimo ano letivo, sucedendo-se a esses os que tiverem concludo a fase imediatamente anterior e assim sucessivamente. Art. 18. O nmero total de vagas oferecidas, por perodo, para a atividade de Monografia deve ser, no mnimo, igual ao nmero de vagas iniciais do curso.

CAPTULO VI
DO PROJETO DE MONOGRAFIA Art. 19. O aluno deve elaborar seu projeto de monografia de acordo com este Regulamento e com as recomendaes do seu professor-orientador. Pargrafo nico. A estrutura formal do projeto deve seguir os critrios tcnicos estabelecidos no Manual de Orientao Cientfica da FACIC. Art. 20. A estrutura do projeto de monografia compe-se de: I - Apresentao; II - Objeto; III - Objetivos; IV - Justificativas; V - Reviso bibliogrfica (estado de arte); VI - Proposta metodolgica; VII - Cronograma de atividades; VIII - Levantamento bibliogrfico inicial; IX - Instrumentos de pesquisa (quando houver pesquisa de campo); X - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (quando houver pesquisa de campo). Art. 21. O projeto de monografia deve ser entregue ao Coordenador de Monografias, em trs vias, assinadas pelo orientador responsvel, com, no mnimo, 15 (quinze) dias de antecedncia do incio do perodo regular de matrcula.

REGULAMENTO DO TCC

7 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

1 Cabe ao Coordenador de Monografias a avaliao e a aprovao dos projetos apresentados pelos alunos, para que esses possam obter matrcula na atividade Monografia. 2 O projeto reprovado deve ser devolvido ao aluno no prazo de 05 (cinco) dias, para que seja reformulado ou refeito e possa ser entregue novamente ao Coordenador de Monografias antes do trmino do perodo regular de matrcula. 3 Sendo o projeto novamente reprovado, o aluno tem sua matrcula na disciplina definitivamente negada no perodo letivo respectivo. 4 Aprovado o projeto de monografia, um exemplar arquivado na Coordenadoria de Monografia, outro enviado ao professor-orientador e o terceiro enviado a um Comit de tica e Pesquisa (CEP). Art. 22. Aprovado o projeto de monografia, a mudana de tema s permitida mediante a elaborao de um novo projeto e preenchimento dos seguintes requisitos: I - ocorrer a mudana dentro de um prazo no superior a 15 (quinze) dias, contados da data de incio do perodo letivo; II - haver a aprovao do professor-orientador e novo parecer favorvel do CEP; III - existir a concordncia do professor-orientador em continuar com a orientao, ou a concordncia expressa de outro docente em substitu-lo; IV - haver a aprovao do Coordenador de Monografias. Pargrafo nico. Pequenas mudanas que no comprometam as linhas bsicas do projeto so permitidas a qualquer tempo, desde que com autorizao do orientador.

CAPTULO VII
DOS RELATRIOS PARCIAIS Art. 23. Os relatrios bimestrais parciais, sobre o desenvolvimento da Monografia, devem conter informaes detalhadas acerca das pesquisas e estudos realizados, no perodo respectivo, na forma definida pelo professor orientador, sendo-lhe entregues at o dcimo dia til de cada ms.

REGULAMENTO DO TCC

8 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

CAPTULO VIII
DA MONOGRAFIA Art. 24. A Monografia deve ser elaborada considerando-se: I - na sua estrutura formal, os critrios tcnicos estabelecidos no Manual de Orientao de Orientao Metodolgica para Trabalhos Acadmicos da FACIC; II - no seu contedo, as finalidades estabelecidas no art. 3 deste Regulamento e a vinculao direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento na rea dos cursos de graduao, preferencialmente aqueles identificados pelas linhas de pesquisa dos cursos. Art. 25. A estrutura da Monografia compe-se de: I Capa; II - Folha de rosto; II - Folha de aprovao; III - Resumo; IV - Sumrio; V - Introduo; VI - Desenvolvimento, contendo necessariamente a reviso bibliogrfica; VII - consideraes finais (ou concluso); VIII referncias; IX - apndices e anexos (quando for o caso). Art. 26. As cpias da Monografia encaminhadas s bancas examinadoras devem ser apresentadas preenchendo os seguintes requisitos: I - impressa em espao um e meio, em papel branco tamanho A4, letra tipo times new Roman ou arial, tamanho 12, ou equivalente; II - As margens utilizadas devem conter as seguintes medidas: 3 cm no lado esquerdo; 2 cm no lado direito (tendo como referncia a pessoa que escreve); 3 cm na parte superior; 2 cm na parte inferior; III - encadernada em capa dura com a cor especfica do curso; IV - o corpo do trabalho (introduo, desenvolvimento e concluso) deve possuir, no mnimo, 50 (cinquenta) e, no mximo, 100 (cem) pginas de texto escrito.

REGULAMENTO DO TCC

9 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Pargrafo nico. As Monografias que extrapolem o limite mximo estabelecido no inciso IV deste artigo devem, para apresentao, possuir a aprovao do Coordenador de Monografias, ouvido o professor-orientador. Orientador e aluno devem ser estimulados divulgao/publicao da monografia.

CAPTULO IX
DA BANCA EXAMINADORA Art. 27. A Monografia defendida pelo aluno perante banca examinadora composta pelo professor responsvel, que a preside, e por outros dois membros, designados pelos Coordenadores de Curso, mediante indicao do Coordenador de

Monografias. 1 Quando o orientador for membro da banca, ser ela composta por 04 (quatro) membros efetivos. 2 Pode fazer parte da banca examinadora um membro escolhido entre os professores de outros cursos da Faculdade, com interesse na rea de abrangncia da pesquisa, ou de cursos de outras instituies, ou, ainda, entre profissionais de nvel superior que exeram atividades afins com o tema da Monografia. 3 Quando designao da banca examinadora, deve tambm ser indicado um membro suplente, encarregado de substituir qualquer dos titulares em caso de impedimento. Art. 28. A Banca examinadora somente pode executar seus trabalhos com 03 (trs) membros presentes, no podendo 01 (um) deles ser o orientador. 1 No comparecendo algum dos professores designados para a banca examinadora, deve ser comunicado, por escrito, ao Coordenador de Monografias. 2 No havendo o comparecimento do nmero mnimo de membros da banca examinadora fixado neste artigo, deve ser marcada nova data para a defesa, sem prejuzo do cumprimento da determinao presente no pargrafo anterior. Art. 29. Todos os professores dos cursos de graduao podem ser convocados para participar das bancas examinadoras, mediante indicao do Coordenador de Monografias, aprovada pelos Coordenadores de Curso.

REGULAMENTO DO TCC

10 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Pargrafo nico. Deve, sempre que possvel, ser mantida a equidade no nmero de indicaes de cada professor para compor as bancas examinadoras, procurando, ainda, evitar-se a designao de qualquer docente para um nmero superior a 10 (dez) comisses examinadoras por perodo letivo.

CAPTULO X
DA DEFESA DA MONOGRAFIA Art. 30. As sesses de defesa das monografias, como trabalho de concluso de curso, so pblicas. Pargrafo nico. No permitido aos membros das bancas examinadoras tornarem pblicos os contedos das monografias antes de suas defesas. Art. 31. O Coordenador de Monografias deve elaborar calendrio, fixando prazos para a entrega das monografias finais, designao das bancas examinadoras e realizao das defesas. 1 Quando a Monografia for entregue com atraso, a relevncia do motivo deve ser avaliada pelo Coordenador de Monografias. 2 Comprovada a existncia de motivo justificado e a anuncia escrita do professor-orientador, pode a defesa ser adiada para o perodo letivo seguinte, em perodo especialmente previsto no calendrio e que deve anteceder o perodo destinado s defesas regulares; 3 No admitido um segundo atraso, situao na qual ser atribuda nota zero na atividade Monografia. Art. 32. Ao trmino da data limite para a entrega das cpias das monografias, o Coordenador de Monografias divulga a composio das bancas examinadoras, os horrios e as salas destinadas s suas defesas. Art. 33. Os membros das bancas examinadoras tm o prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data de sua designao, para procederem leitura das monografias. Art. 34. Na defesa, o aluno tem at 20 (vinte) minutos para apresentar seu trabalho e cada componente da banca examinadora at 10 (dez) minutos para fazer sua arguio, dispondo ainda o discente de outros 05 (cinco) minutos para responder a cada um dos examinadores.

REGULAMENTO DO TCC

11 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Art. 35. A atribuio das notas d-se aps o encerramento da etapa de arguio, obedecendo ao sistema de notas individuais por examinador, levando em considerao o texto escrito, a sua exposio oral e a defesa na arguio pela banca examinadora. 1 Utiliza-se, para a atribuio das notas, fichas de avaliao individuais, onde o professor ape suas notas para cada item a ser considerado. 2 A nota final do aluno o resultado da mdia aritmtica das notas atribudas pelos membros da banca examinadora. 3 Para aprovao, o aluno deve obter nota igual ou superior a sete na mdia das notas individuais atribudas pelos membros da banca examinadora. Art. 36. A banca examinadora deve reunir-se antes da sesso de defesa pblica, podendo, se aprovado por maioria, devolver a Monografia para reformulaes.

Pargrafo nico. Nessa situao, fica a defesa marcada para trinta dias aps, contados da devoluo da Monografia ao aluno, feita essa mediante protocolo.

Art. 37. A banca examinadora, por maioria, aps a defesa oral, pode sugerir ao aluno que reformule aspectos de sua Monografia. 1 Quando sugerida a reformulao de aspectos fundamentais da Monografia e aceitando o aluno o prazo para apresentar as alteraes sugeridas, este de, no mximo, 30 (trinta) dias. 2 Entregues as novas cpias da Monografia, j com as alteraes realizadas, rene-se novamente a banca examinadora, devendo ento proceder avaliao na forma prevista no artigo 35, inexistindo nova defesa oral. Art. 38. O aluno que no entregar a Monografia, ou que no se apresentar para a sua defesa oral, sem motivo justificado, na forma da legislao em vigor, est automaticamente reprovado na disciplina. Art. 39. A avaliao final, assinada pelos membros da banca examinadora e pelo aluno, deve ser registrada no livro de atas respectivo ao final da sesso de defesa e, em caso de aprovao, na cpia da Monografia destinada Biblioteca da Faculdade.

REGULAMENTO DO TCC

12 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Pargrafo nico. Compete aos Coordenadores de Curso analisar os recursos das avaliaes. Art. 40. No h recuperao da nota atribuda Monografia, sendo a reprovao, nos casos em que houver, definitiva. 1 Se reprovado, fica a critrio do aluno continuar ou no com o mesmo tema de pesquisa constante do seu projeto de monografia e com o mesmo orientador. 2 Optando por mudana de tema, deve o aluno reiniciar todo o processo para elaborao da Monografia, desde a elaborao do projeto de pesquisa. Art. 41. Ao aluno matriculado na disciplina atinente da Monografia, cujo trabalho haja sido reprovado, vedada a defesa da mesma ou de nova, qualquer que seja a alegao, no perodo da reprovao.

CAPTULO XI
DA ENTREGA DA VERSO DEFINITIVA DA MONOGRAFIA Art. 42. A verso definitiva da Monografia deve ser encaminhada ao Coordenador de Monografias em 01 (um) exemplar conforme os requisitos exigidos nos artigos 24 a 26 deste Regulamento, e deve conter todas as correes determinadas pela banca examinadora . A cpia oficial deve vir encadernada na cor estipulada para o curso, com gravao em dourado do nome do seu autor, seu ttulo e seu local e data de aprovao. As cpias (03 no total) para a Defesa Pblica devem ser entregues em formato espiral. Art. 43. A entrega da verso definitiva da Monografia requisito para a colao de grau e deve ser efetuada, no mnimo, com 15 (quinze) dias de antecedncia em relao data marcada para a formatura do seu autor.

CAPTULO XII
DISPOSIES GERAIS Art. 44. O presente Regulamento s pode ser alterado por meio de do voto da maioria absoluta dos membros do Conselho Superior, na forma do Regimento da Faculdade.

REGULAMENTO DO TCC

13 FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO FACIC

Art. 45. Compete aos Coordenadores de Curso dirimir dvidas referentes interpretao deste Regulamento, bem como suprir as suas lacunas, expedindo os atos complementares que se fizerem necessrios. Pargrafo nico. Das decises dos Coordenadores de Cursos cabe recurso ao Colegiado de Departamento.

Art. 46. Este Regulamento entrar em vigor na data de sua homologao pela Mantenedora, aps aprovao do Conselho Superior da Faculdade.

REGULAMENTO DO TCC

Anda mungkin juga menyukai