Anda di halaman 1dari 55

Redes e Noes de Hardware

Mdulo II

Parabns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Voc est investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o comeo de um grande sucesso em sua carreira.

Desejamos boa sorte e bom estudo!

Em caso de dvidas, contate-nos pelo site www.Cursos24Horas.com.br

Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Sumrio
Unidade 3 Componentes da rede e sua estrutura ......................................................... 3 3.1 Hubs, switches e roteadores.............................................................................. 4 3.2 Hardwares e softwares utilizados na implantao das redes ............................ 11 3.3 O Modelo de Referncia OSI para Protocolos de Rede ................................... 19 Unidade 4 Configurao de redes em diferentes sistemas operacionais..................... 31 4.1 Instalao da rede TCP/IP no Windows 9X .................................................... 32 4.2 Como configurar a rede no Windows XP........................................................ 39 4.3 Como configurar a rede domstica no Windows 7 .......................................... 49 Concluso ................................................................................................................... 53

Unidade 3 Componentes da rede e sua estrutura


Ol! Nesta unidade, aprenderemos conceitos bsicos em redes, ou seja, quais so os elementos fsicos que a compe alm dos cabos e placas e quais so os softwares e hardwares necessrios para se ter uma rede. Em seguida, veremos o que o modelo de referncia OSI para protocolos de rede, que a base de como as redes so estruturadas. Voc tambm aprender o que o protocolo TCP/IP, sem dvida o mais utilizado nas redes de todo mundo. Bom estudo!

3.1 Hubs, switches e roteadores

Os hub s, switches e roteadores so equipamentos que fazem a conexo dos computadores nas redes, porm, sendo diferentes entre si. A diferena entre eles reside menos na aparncia do que na funcionalidade. Vamos ver as diferenas entre esses dispositivos e quando usar cada um.

Hub Os hubs conectam os computadores de uma LAN, sendo que seu funcionamento o mais simples entre os trs dispositivos citados: ele distribui o sinal recebido de um computador para os outros. Quando o hub est distribuindo os dados que recebeu de uma determinada mquina, as outras no conseguem transmitir sinal. Elas s podem faz-lo depois que o hub envia todos os dados para os computadores. Um hub pode ser de vrios tipos. O que o diferencia o nmero de entradas (ou portas) para os terminais que ele possui: existem aparelhos com 8, 16, 24 ou 32 portas. Isso varia de acordo com o fabricante e o modelo do hub. Eles tambm variam de acordo com a taxa de transferncia que suportam, existindo hubs para o padro Ethernet, de 10 Mbps e Faz Ethernet, de 100 Mpbs.

Os hubs mostrados acima so utilizados em redes que fazem uso dos cabos de par tranado. Em geral, os hubs possuem uma porta adicional chamada Uplink, como possvel observar na figura acima, que permite que voc conecte outros hubs, switches ou roteadores ao aparelho. Se for usar a porta Uplink, voc no dever fazer conexo com a porta n 8. Hub s so indicados para o uso em redes corporativas pequenas, com poucos computadores, ou em redes domsticas.

Switch O switch se assemelha ao hub, mas a diferena entre os dois que o switch passa as informaes apenas para a mquina determinada pelo computador que est enviando os dados. Isso se d porque esse aparelho cria um canal de comunicao entre quem est enviando e quem deve receber. A vantagem deste canal de comunicao que a rede inteira no fica bloqueada quando um computador est enviando informaes, o que aumenta a velocidade de transferncia de dados da rede, pois possibilita que duas mquinas enviem informaes ao mesmo tempo.

Existe um dispositivo chamado hub switch , que possui preo similar ao hub e uma espcie de switch econmico, que pode ser usado em uma rede de at 24 terminais. Por isso, o hub est sendo cada vez menos utilizado. Os switches so indicados para redes pequenas e mdias, onde o uso do roteador no necessrio.

Roteador O roteador o dispositivo mais sofisticado em relao aos dois anteriores, pois, alm de executar as mesmas funes do switch , ele pode escolher o melhor caminho que os dados devem fazer para chegar ao destino. O roteador escolhe as rotas mais curtas e menos congestionadas, o que melhora muito o desempenho da rede. Existem dois tipos de roteadores: Esttico: o tipo mais barato e seleciona o menor caminho sem considerar se o trfego de dados est intenso (o que pode diminuir a taxa de transferncia); Dinmico : este roteador o mais sofisticado e tambm o mais caro, pois considera a taxa de transferncia do caminho selecionado, trabalhando para que a informao siga a rota menos congestionada. Alguns roteadores dinmicos compactam os dados para que eles sejam enviados mais rapidamente pela rede.

Outra funo do roteador, que s pode ser feita por ele, a ligao da LAN Internet, pois o mesmo capaz de fazer a ligao entre duas redes com protocolos diferentes. O aparelho da figura acima possui mltiplas funes: tem conexo com a Internet banda larga, porta serial para conexo com modem, no caso da banda larga no estar disponvel, e uma porta paralela que pode servir de ligao com a impressora. Desta forma, atravs do uso deste roteador com oito portas RJ-45, possvel se conectar Internet (banda larga e telefnica), a outros computadores e impressora, assim como a hubs e switches. Abaixo, apresentamos o exemplo de uma rede interligada por um roteador:

Aqui so apresentadas trs redes: A, B e C, que podem estar fisicamente prximas umas das outras ou separadas. Quando o roteador recebe informaes de uma das redes, ele procura a rede de destino e envia as informaes pela porta correta. Na figura abaixo, observamos uma rede mais complexa:

Os nmeros 1, 2 e 3 indicam roteadores diferentes, enquanto as letras A a F indicam redes diferentes. Se uma informao precisa ser enviada da rede A para a rede F, vrios caminhos diferentes podem ser escolhidos. Por exemplo, se a rede D estiver congestionada, o roteador escolher o caminho A 1 B 3 F e no o caminho A 1 D 3 F. No caso de as redes B e D estarem com baixa taxa de transmisso de dados, devido a algum congestionamento de informaes, os roteadores faro o caminho A 1 C 2 E 3 F que, ainda que seja mais comprido, ser o mais rpido. Alm de conectar terminais atravs de cabos, os roteadores interligam as mquinas atravs de redes sem fio, que esto se tornando cada vez mais comuns. As redes cabeadas chegam taxa de at 100 Mpbs, enquanto as redes sem fio alcanam, no mximo, 10 Mbps. Contudo, essa velocidade tem se mostrado satisfatria para a maioria das operaes feitas pela rede. As redes sem fio so conectadas atravs de um ponto de acesso, dispositivo sem fio que transmite o sinal em radiofrequncia para os computadores que possuem placa de rede Wireless ou cartes PCMCIA sem fio.

Leitura Complementar Anatomia de um roteador banda larga Autores: Gabriel Torres e Cssio Lima Roteadores de banda larga esto ficando cada vez mais populares e graas ao lanamento de chips controladores com alta capacidade de integrao um roteador de banda larga hoje precisa apenas alguns componentes para ser fabricado o que excelente para reduzir o preo deste equipamento. Vamos ver como um roteador de banda larga por dentro.

Figura 1: Por dentro de um roteador de banda larga. Como voc pode ver na Figura 1, poucos componentes so usados. Isto acontece porque o chip maior, o controlador (tambm conhecido como chip do roteador) o responsvel por praticamente tudo, basicamente combinando as funes 9

de roteador, switch e firewall. Os outros dois chips menores so memrias, uma RAM e uma ROM. Na Figura 2 voc pode ver um resumo do que existe dentro de um roteador de banda larga.

Figura 2: Anatomia de um roteador de banda larga. Em nosso roteador o chip controlador um Marvell 88E6208, como voc pode ver na Figura 3. Como j mencionamos, este o chip responsvel por todas as funcionalidades do roteador (roteador, switch , firewall etc.). Alguns roteadores podem ter menos componentes se o chip controlador principal tiver memria RAM e/ou FlashROM integradas.

Figura 3: Chip controlador.


Fonte: Clube do Hardware. http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Anatomia-de-um-Roteador-de-Banda-Larga/1330/1 (Introduo)

10

3.2 Hardwares e softwares utilizados na implantao das redes

Atualmente, os sistemas operacionais j possuem embutidos os softwares necessrios para que o usurio tenha acesso a uma rede. Alm desse software, o fabricante tambm disponibiliza alguns hardwares para acesso s redes, assim como drivers utilitrios. Drivers da placa de rede, por exemplo, acompanham o sistema operacional Windows, que compatvel com vrios tipos de placas de rede, o mesmo acontecendo com o Linux. Se o usurio tiver uma verso antiga do Windows e quiser instalar uma placa que foi lanada posteriormente ao modelo que possui, ele pode ir ao site da Microsoft e fazer o download dos drivers necessrios para tornar o seu sistema operacional compatvel com a placa que deseja instalar. Se o computador for novo (depois do Windows XP ou Windows 7, por exemplo), ele j ter os drivers instalados. Para verificar a funcionalidade dos drivers da placa de rede, o usurio deve ir ao Gerenciador de Dispositivos, atravs do caminho: Menu Iniciar Painel de Controle Ferramentas Administrativas Gerenciamento do Computador Gerenciador de Dispositivos Adaptadores de Rede.

11

O exemplo acima para Windows XP. Porm, para localizar o seu gerenciador de dispositivos, voc pode ir na busca do seu computador e digitar Gerenciador de Dispositivos ou Gerenciamento do Computador, uma vez que a nomenclatura varia de acordo com a verso do sistema operacional. No nosso exemplo, utilizamos a VIA Compatable Fast Ethernet Adapter. Ao clicar duas vezes no nome da placa, voc ver os dados detalhados da sua placa de rede, conforme figura abaixo:

12

Nessa janela, voc poder ver se o seu dispositivo est funcionando corretamente. Se ele no estiver, o usurio deve selecionar a opo soluo de problemas que, em geral, indica a instalao de um dispositivo que torne a placa compatvel com seu computador. Na guia Driver, o usurio ir encontrar as seguintes opes: Detalhes do driver: como o prprio nome j diz, fornece os dados referentes ao driver em questo; Atualizar driver: comando para instalar atualizaes do driver e novos dispositivos;

13

Reverter driver: este comando acionado caso o driver instalado no esteja funcionando corretamente ou se estiver causando problemas rede; Desinstalar: esse boto desativa os drivers da placa de rede.

No caso do usurio do computador possuir uma placa de CPU muito antiga, ou se tiver perdido o CD ou dispositivo para instalar drivers novos, ele dever ir ao site da fabricante da placa para obter novos drivers. Os principais fabricantes de placas de redes e de chips so: 3COM: www.3com.com; D-Link: www.dlink.com; Intel: www.intel.com; Cisco: www.cisco.com; SMC: www.smc.com; Realtek: www.realtek.com; Adaptec: www.adaptec.com.

14

Leitura Complementar Introduo ao Wireless USB (WUSB) Autores: Gabriel Torres e Cssio Lima Os produtos Wireless USB (WUSB) esto finalmente chegando ao mercado e neste artigo voc aprender mais sobre esta tecnologia e ver alguns exemplos da utilizao desses equipamentos. O objetivo do Wireless USB conectar perifricos tais como impressoras, discos rgidos externos, placas de som, tocadores de mdia e at mesmo monitores de vdeo ao micro sem a utilizao de fios. Isto pode ser feito de duas formas. Se o micro e/ou o dispositivo no tiver suporte ao WUSB, voc precisar instalar um adaptador para converter uma porta USB convencional em uma porta WUSB. Se o micro e/ou o dispositivo j tiver suporte ao WUSB ou seja, se eles j vierem com uma antena WUSB nenhum dispositivo extra ser necessrio. At 127 perifricos podem ser conectados usando uma nica antena no micro. A taxa de transferncia mxima terica do WUSB a mesma do barramento USB 2.0: 480 Mbps (60 MB/s) se o dispositivo estiver em um raio de 3 metros de distncia do micro ou 110 Mbps (13,75 MB/s) se o dispositivo estiver em um raio de 10 metros de distncia do micro. Como voc pode ver, quanto maior a distncia o dispositivo estiver do micro, menor ser a sua taxa de transferncia. O Bluetooth outra tecnologia que permite a conexo entre o micro e perifricos sem a necessidade da utilizao de fios. Atualmente, no entanto, a tecnologia Bluetooth voltada apenas para dispositivos de baixa velocidade, j que sua taxa de transferncia mxima de 1 Mbps (128 KB/s) ou 3 Mbps (384 MB/s), dependendo na gerao do Bluetooth (1 e 2 com EDR, Enhanced Data Rate ou Taxa de Transferncia de Dados Aprimorada, respectivamente). A prxima gerao da tecnologia Bluetooth ter a mesma taxa de transferncia do barramento WUSB, mas ela ainda no est disponvel.

15

A rede sem fio USB funciona na faixa de freqncia UWB (Ultra Wide Band ou Banda Ultra-Larga, que vai de 3,1 GHz a 10,6 GHz), enquanto que a tecnologia Bluetooth funciona na freqncia de 2,4 GHz, a mesma usada pelas redes sem fio IEEE 802.11 (Wi-Fi).

Exemplos de utilizao Agora voc ver alguns exemplos reais da utilizao do WUSB. Como mencionamos, se o micro no tiver suporte nativo ao WUSB voc precisar comprar e instalar um adaptador WUSB, dispositivo mostrado na Figura 1.

Figura 1: Adaptador WUSB instalado em um notebook. A mesma coisa vale para os perifricos USB; voc precisa transform-los em dispositivos WUSB usando um hub WUSB, igual ao da Figura 2 fabricado pela IOGEAR. O bacana do hub que voc pode conectar vrios perifricos USB mesma antena, dispensando assim a necessidade de comprar antenas adicionais para cada produto. Neste exemplo ns temos uma impressora conectada ao hub WUSB e, portanto, a conexo entre eles se d de maneira sem fio.

16

Figura 2: Hub WUSB. O WUSB permite a voc conectar seu micro ao monitor de vdeo sem o uso de fios, o que uma aplicao sensacional. A ASUS anunciou um monitor LCD com suporte nativo conectividade WUSB, como mostrado na Figura 3. Voc pode conectar qualquer tipo de monitor usando um adaptador WUSB, mostrado na Figura 4.

Figura 3: Monitor LCD da ASUS com suporte nativo ao WUSB.

17

Figura 4: Adaptador permite que monitores de vdeo sejam conectado ao micro usando WUSB. Na Figura 5, ns temos outro exemplo, desta vez uma placa de som externa com suporte ao WUSB. A propsito, ns vimos uma demonstrao desta placa de som em conjunto com o monitor sem fio da Figura 3 e o udio e vdeo estiveram o tempo todo sincronizados.

Figura 5: Placa de som externa com suporte nativo ao WUSB.


Fonte: Clube do Hardware. http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Introducao-ao-Wireless-USB-WUSB/1551/1

18

3.3 O Modelo de Referncia OSI para Protocolos de Rede


A partir da segunda metade da dcada de 1970, o uso e o desenvolvimento de redes de computadores passou a ser cada vez maior dentro das organizaes corporativas. A reduo dos custos dos equipamentos (hardwares) e o reconhecido potencial de interligao entre terminais de computadores provocaram um rpido crescimento no segmento de redes. Passou a ser evidente que, para utilizar o imenso potencial que as redes ofereciam, era necessrio que fossem estabelecidos padres internacionais garantindo aos computadores interligados falar a mesma lngua para se comunicar. Por isso, em 1978, a Organizao Internacional para Normalizao International Organization for Standarization (ISO) criou um comit tcnico de processamento de informao, o TC97, que reconhecia a necessidade de criar padres nicos para que os computadores pudessem se interligar. Nesta poca, existiam muitas redes diferentes e, por isso, era necessrio criar um padro que pudesse unir estes sistemas. Ainda em 1978, o TC97 criou um subcomit, o SC16, que visava trabalhar com a interconexo de sistemas abertos, ou open system interconnection (OSI). A estratgia do SC16, para definir uma estrutura aberta de troca de informaes (ou arquitetura de rede, como os especialistas definem essa estrutura), era de construir um modelo de sistema capaz de trocar informaes com outro sistema de arquitetura aberta. Para isso, esses sistemas teriam que ser divididos em camadas, sendo que cada camada responsvel por uma etapa do processamento da informao. Dessa forma, o projeto da SC16 se resumia estruturao de cada camada, ou seja, da definio de seu trabalho e da forma como ela se comunica, sendo que cada camada se comunica apenas com outras duas, a que vem imediatamente antes ou a que vem imediatamente depois, o que organiza o trabalho do sistema. 19

O resultado deste trabalho conhecido como o modelo de referncia para interconexo de sistemas de arquitetura aberta (em ingls Reference Model for Open System Interconnection), ou RM-OSI (no curso usaremos apenas a sigla OSI). O impacto do modelo de referncia OSI foi to importante para o desenvolvimento das redes de computadores que, em 1983, a ISO o adotou como modelo padro internacional para interligao entre redes sob a sigla ISO 7498. Muitas pessoas confundem ISO com OSI, pois as duas siglas contm as mesmas letras em ordem diferente, mas memorize que ISO a organizao que desenvolve e reconhece os padres internacionais de qualidade e operacionalidade, enquanto OSI designa um modelo de referncia para o desenvolvimento de protocolos. O protocolo aquela lngua comum qual nos referimos, que todas as redes devem ter para poder se comunicar. Quando as redes possuem o mesmo protocolo, ou seja, quando falam a mesma linguagem, possvel que troquem dados atravs da rede. Vamos ver o que acontece quando o usurio de um computador faz uma tarefa simples como enviar um e-mail. Quando o usurio aperta no boto enviar, o programa de e-mail que ele est utilizando, chamado cliente de e-mail, manda os dados (ou seja, as informaes contidas na mensagem que est sendo enviada) para a pilha de protocolos, que faz vrios trabalhos que descreveremos neste captulo. Depois de realizar esse trabalho, os dados, j decodificados, so enviados para o meio de transmisso de rede, isto , o cabo, no caso do usurio possuir conexo com a Internet com cabeamento, ou o ar, no caso de possuir uma rede sem fio. O servidor de email recebe os dados, processa e envia para o programa de e-mail que o usurio possuir. O modelo de referncia OSI tem o papel de padronizar a ordem em que a pilha de protocolos realiza os trabalhos para se comunicar com as outras redes. Se duas redes possurem protocolos diferentes, mas ambos tenham sido desenvolvidos baseados no 20

OSI, elas podero se comunicar. Caso contrrio, esses dois sistemas no conseguiro se comunicar. Fizemos referncia pilha de protocolos porque, na realidade dentro de um protocolo, como o TCP/IP, no existe um nico protocolo em funcionamento, mas vrios trabalhando em conjunto para decodificar e enviar dados. Portanto, a denominao mais adequada pilha de protocolos, justamente porque eles se sobrepem e trabalham conjuntamente. O modelo de referncia OSI divido em sete camadas. importante lembrar que os protocolos mais utilizados atualmente, como IPX/SPX, NetBEUI e TCP/IP (o mais amplamente utilizado no mundo atualmente), no seguem exatamente todas as funes determinadas pelo padro OSI, mas fazem uso de algumas partes deste modelo. O OSI uma referncia, uma espcie de protocolo ideal, mas no adotado pelas empresas em sua totalidade. No padro OSI, cada camada do protocolo responsvel por uma funo especfica, ou seja, faz um tipo de processamento, sendo que cada camada s pode trocar dados apenas com a camada acima ou abaixo dela. Por exemplo, a camada nmero 4 troca informaes apenas com as camadas 3 e 5 e nunca troca dados diretamente com a camada 1, 2, 6 ou 7. Quando o computador quer transmitir dados para a rede, uma determinada camada recebe as informaes daquela que est acima dela, acrescenta as informaes que ela deve processar e passa esses dados para a camada inferior a ela. Analogamente, quando o computador recebe informaes, elas vm de baixo para cima, ou seja, a camada abaixo processa os dados recebidos de acordo com as suas funes especficas e envia a informao para a camada que est acima dela. O trao fundamental do modelo de referncia OSI que cada uma dessas camadas possui informaes de controle que devem ser adicionadas aos dados caso eles 21

estejam sendo transmitidos, ou que devem ser removidos das informaes quando elas chegam ao computador para que ele possa processar os dados. Agora que conhecemos os aspectos fundamentais do modelo OSI, vamos ver detalhadamente como a informao processada. Na ilustrao a seguir, veja como funciona o modelo de referncia OSI. Os programas, ou seja, as aplicaes que o usurio mexe no seu computador trocam informaes apenas com a camada aplicao. As informaes so processadas, conforme descrito, atravs do caminho programa aplicao apresentao sesso transporte rede link de dados fsica meio de transmisso (cabo ou ar). Muitos tcnicos se referem ao meio de transmisso, logo aps a camada fsica, como camada 0.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/O-Modelo-de-Referencia-OSI-paraProtocolos-de-Rede/1349/1

22

As camadas so divididas em trs grupos, conforme ilustrado, que possuem as seguintes funes: Grupo de rede: so as camadas 1, 2 e 3, que trabalham com o envio e o recebimento dos dados da rede; Transporte: trabalho realizado pelo nvel 4 que, quando a mquina est recebendo informaes, responsvel por tornar os dados vindos da rede em um formato inteligvel para o computador. como se a camada de transporte traduzisse as informaes recebidas para um formato compreensvel para a mquina que recebe os dados. Quando os dados e as informaes esto sendo transmitidos na rede, eles vm e vo em pacotes, pois isso facilita o processo de envio e recebimento. A camada 4 traduz os pacotes de informaes que recebe atravs da organizao dos mesmos. No caso do computador estar enviando informaes rede, a camada de transporte seleciona os dados e os organiza em pacotes para serem transmitidos; Grupo de aplicao : so as camadas 5, 6 e 7, aquelas que esto em contato mais prximo com as aplicaes (ou programas) no computador. Essas camadas recebem as informaes dos pacotes e as traduzem novamente para o formato utilizado pelo programa que est sendo utilizado. Funes de cada camada do Modelo de Referncia OSI Vamos ver agora as funes especficas de cada camada, supondo que o computador est enviando dados para a rede. No caso da mquina estar recebendo informaes, conforme vimos, o processo acontece de baixo para cima, sendo que as camadas tm a funo de processar as informaes pelas quais elas so responsveis. Camada 7 (APLICAO): Ela responsvel pela comunicao entre o programa no computador que est enviando ou recebendo informaes e os demais nveis do protocolo. Se o usurio estiver mandando uma mensagem, por exemplo, 23

atravs de qualquer programa, esta a camada com a qual o programa de mensagens entra em contato direto; Camada 6 (APRESENTAO): O trabalho desta camada traduzir a solicitao da aplicao para uma lngua que possa ser entendida pela pilha de protocolos, para que seja possvel transmitir a informao para os demais nveis. Por esse motivo, a camada 6 pode ser chamada tambm de camada de traduo. Em alguns protocolos, a camada de apresentao tambm pode ser responsvel pela compresso dos dados e/ou pela sua criptografia. A compresso das informaes faz com que elas sejam transmitidas mais rapidamente, o que aumenta a taxa de transferncia de dados da rede. O processo de criptografar uma informao traduzi-la para uma linguagem que s pode ser decodificada pelo receptor dos dados, o que aumenta a segurana do envio e recebimento de informaes. Caso a informao seja criptografada, ela ser transmitida desta forma a partir do nvel 6 at o 1 e ser decodificada apenas na mquina destinada a receber as informaes; Camada 5 (SESSO): No momento em que as informaes passam pela camada de sesso, os dois computadores interligados pela rede se comunicam e definem como os dados sero passados do transmissor para o receptor, fazendo marcaes nas informaes que esto sendo passadas. Se a rede cair, por exemplo, quando as duas mquinas voltarem a se comunicar, os dados sero transmitidos a partir do momento em que a comunicao foi cortada. Se voc est fazendo o download de um arquivo, por exemplo, e a Internet parar de funcionar, quando a comunicao for reestabelecida, o arquivo voltar a ser carregado sem a necessidade de reiniciar o download ;

OBS.: Importante ressaltar que nem todas as redes adotam esta etapa do modelo de referncia OSI, sendo necessrio, neste caso, recarregar as informaes a partir do incio quando as redes falham.

24

Camada 4 (TRANSPORTE): Afirmamos, anteriormente, que os dados so transmitidos em forma de pacotes. Enquanto a camada 5 transforma as informaes em grandes pacotes, a camada de transporte divide novamente esses pacotes em tamanhos menores. Quando uma mquina recebe esses pacotinhos, a camada 4 os organiza na forma do dado original. Ela organiza os diversos pequenos pacotes e corrige os erros. O nvel de transporte responsvel pela ligao entre o grupo de aplicao e o grupo de rede. Enquanto o grupo de aplicao responsvel pelo processamento dos dados que esto nos pacotes, o grupo de rede est mais preocupado com a forma que as informaes sero enviadas e recebidas na rede; Camada 3 (REDE): O nvel de rede da arquitetura OSI faz o trabalho de colocar o endereo nos pacotes, ou seja, determinar para onde vo as informaes, assim como o caminho que elas devero percorrer para chegar ao destino. A camada de rede define o caminho considerando o fluxo de rede, ou seja, considera o trajeto menos congestionado e o nvel de prioridade da informao; Camada 2 (LINK DE DADOS): O nvel de link de dados recebe os pacotinhos da camada de rede e os converte em um quadro que ser transmitido pela rede, informando, neste quadro, dados como o endereo da placa de rede que est enviando a informao, o endereo da placa que receber os pacotes e dados de controle, que servem para informar se as informaes chegaram corretamente. Esse quadro enviado ao nvel fsico e transformado em sinais eltricos ou eletromagnticos, que sero enviados atravs do cabo ou do ar, dependendo do tipo de conexo que o usurio possuir. Quando o computador recebe esses dados, a sua camada de link de dados verifica se tudo chegou em ordem e, se isso no aconteceu, ele envia uma mensagem ao nvel de link de dados que enviou as informaes para que elas sejam retransmitidas. A camada 2 tambm chamada de camada de enlance; Camada 1 (FSICA): O nvel fsico recebe o quadro do nvel de enlance e o transforma em um tipo de sinal determinado para ser enviado que seja compatvel com o meio usado para a conexo de rede. Por exemplo, se a conexo for via cabo, a camada 25

fsica transformar os quadros em sinais eltricos. Se a transmisso for feita via fibra ptica, o quadro ser transformado em sinais luminosos; se for utilizada uma conexo Wireless, pelo ar, o quadro ser convertido em sinais eletromagnticos. Quando a camada 1 recebe as informaes, ela faz o processo contrrio, convertendo os sinais em quadros, para que o nvel de enlance de seu protocolo possa verificar se as informaes chegaram corretamente.

3.4 O funcionamento do protocolo TCP/IP


Conforme voc viu no curso, o protocolo a linguagem utilizada pelos computadores para que eles se comuniquem e a mais utilizada o Protocolo TCP/IP. Vamos aprender os conceitos bsicos desse protocolo, presente em quase todos os computadores atualmente. Partindo do que vimos no captulo sobre o modelo de referncia OSI, o processo de transformar uma informao recebida e/ou enviada de um computador para o outro no um nico protocolo, mas uma pilha de protocolos, pois existem vrios nveis realizando trabalhos diferentes para tornar as informaes inteligveis. O prprio TCP/IP se refere a dois protocolos diferentes: TCP a sigla para transmission control protocol, ou protocolo de controle de transmisso, e IP se refere sigla internet protocol, ou protocolo de internet. Mas esses dois no so os nicos protocolos que compem o TCP/IP. Ele composto de uma pilha de outras linguagens, como o FTP, HTTP, SMT e UDP. Voc lembra da estrutura do modelo de referncia OSI? Vamos agora comparlo com a arquitetura do protocolo TCP/IP:

26

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1351

Conforme vemos na figura, o TCP/IP possui quatro nveis de processamento de dados. Assim como no OSI, os programas do computador se comunicam diretamente com o nvel aplicao. nessa camada que esto os protocolos: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), ou protocolo de transferncia simples de e-mail. Responsvel pela decodificao de e-mails; FTP (File Transfer Protocol), ou protocolo de transferncia de arquivos. Responsvel pela transferncia de arquivos; HTTP (Hypertext Transfer Protocol), ou protocolo de transferncia de hipertexto. Protocolo que permite a navegao na Internet. Cada protocolo recebe as informaes especficas do programa pelo qual ele responsvel. Por exemplo, se voc quer entrar na Internet, ao abrir o navegador, esse programa se comunicar diretamente com o protocolo HTTP. Se quiser enviar um email atravs do seu programa de envio de e-mail, ele mandar os dados para o protocolo SMTP.

27

Depois que o protocolo especfico para a solicitao do programa processa o dado enviado, o nvel aplicao entra em contato com a camada transporte, que nesse caso constituda do protocolo TCP. As funes do TCP so: Dividir os dados em pacotes; Enviar os pacotes para a camada inferior (Internet); Quando o computador est recebendo informaes, o TCP organiza os pacotes; Tambm verifica se os dados contidos nos pacotes chegaram em ordem e em perfeito estado, ou seja, se no foram corrompidos durante a transferncia. Resumidamente, a comunicao do programa ou do aplicativo do computador at chegar ao protocolo TCP a seguinte:

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=17521

Depois que o TCP fez seu trabalho, os dados so transmitidos para a camada Internet, que coloca o endereo de envio das informaes nos pacotes divididos pela camada superior, assim como identifica o computador que est enviando as

28

informaes. Os endereos virtuais (de destino e de envio) so conhecidos como endereos IP. Quando o IP est identificando o pacote de dados, as informaes so transmitidas para a camada interface com a rede, que faz um trabalho anlogo ao nvel fsico do modelo de referncia OSI, ou seja, transforma os pacotes em meios fsicos de transmisso pela rede.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=17523

Perceba, na figura acima, que, a cada camada que o dado passa, uma informao adicionada a ele para que seja transmitida. No caso do recebimento de informaes, cada nvel ir retirar aquele pedao de informao pelo qual responsvel. Caso o computador utilize a rede Ethernet, no nvel de interface com a rede, encontraremos os seguintes protocolos: LLC (Controle do Link Lgico); Controle de Acesso ao Meio (MAC); Protocolo fsico.

29

As informaes passam por esses protocolos e so enviadas rede na forma de quadros, assim como ocorre no modelo de referncia OSI.

30

Unidade 4 Configurao de redes em diferentes sistemas operacionais


Ol! Nesta unidade, vamos aprender como configurar as redes em diferentes sistemas operacionais. Comearemos com a famlia Windows 9X, que se refere aos sistemas operacionais Windows 95, Windows 98 e Windows ME. Em seguida, aprenderemos quais so os passos para a configurao no Windows XP. No final da unidade, veremos como configurar uma rede e como configurar uma rede domstica no Windows 7, alm de saber quais so seus benefcios. Bom estudo!

31

4.1 Instalao da rede TCP/IP no Windows 9X

O Windows 9X a famlia do sistema operacional da empresa Microsoft que engloba os seguintes sistemas operacionais: Windows 95; Windows 98; Windows ME.

Atualmente, esses sistemas operacionais no so mais comercializados pela Microsoft, pois existem verses mais atuais dos sistemas, como o Windows XP e o Windows 7. Mas muitos usurios ainda possuem sistemas da famlia 9X e, por isso, veremos a seguir como configurar uma rede nesse sistema operacional. Adiante no curso, aprenderemos como faz-lo para sistemas mais modernos. Para que seu Windows 9X possa acessar a Internet, ou para conect-lo a uma rede que faa uso do TCP/IP, preciso que o usurio instale e configure essa linguagem na sua mquina. Se este o seu caso, primeiramente verifique se o seu computador possui placa de rede instalada na placa-me. Se no possuir, adquira uma placa de rede compatvel com a marca da placa-me e instale-a com o computador desligado. Ao iniciar a mquina, o sistema operacional reconhecer automaticamente o novo hardware e pedir que o driver correspondente seja instalado. Se o prprio Windows no possuir esse driver, ele indicar qual dever ser usado. Em geral, o driver correspondente vem junto com o computador, em forma de CD ou disquete (para as mquinas mais antigas). Se no encontrar o dispositivo em nenhuma dessas formas, v ao site da fabricante da sua placa-me e faa o download do driver adequado. 32

Agora que voc j tem a placa de rede devidamente instalada, vamos aprender como configurar o protocolo. Primeiramente, voc deve acessar o cone rede, a partir do caminho: Menu Iniciar Painel de Controle Rede. Esse programa vai exibir a placa de rede instalada no computador, conforme a figura abaixo:

Ao selecionar o boto adicionar, voc escolher o componente de rede que instalar no seu computador, que, no nosso caso, ser o protocolo. Selecione esta opo e aperte novamente no cone adicionar.

33

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=11995

Em seguida, voc ser direcionado para uma janela com dois campos: fabricantes e protocolos de rede. Escolha Microsoft no primeiro campo (fabricantes) e TCP/IP no campo de protocolo. Aperte OK.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=12002

A partir deste momento, o protocolo TCP/IP estar instalado no computador, ainda precisando ser configurado. Para configurar o protocolo, acesse a listagem de componentes instalados e selecione TCP/IP Propriedades. Dever aparecer a seguinte janela:

34

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=11990

Na caixa endereo IP, selecione a opo obter um endereo de IP automaticamente, caso voc possua um servidor DHCP. Um servidor desse tipo aquele que possui um servidor central que envia as configuraes de rede automaticamente para todas as mquinas que compem a rede, sem a necessidade de configur-la manualmente. Caso o endereo de IP tenha sido fornecido pelo administrador da rede, coloque manualmente o endereo e o nmero da mscara de sub-rede (lembramos que as duas sequncias numricas devem ter sido fornecidas pelo administrador da rede). Na aba configurao WINS, selecione desativar esta opo caso no haja servidor WINS na sua rede. Assim como no caso acima, se o administrador do seu

35

servidor possuir este tipo de configurao, ele dever fornecer o nmero e voc deve coloc-lo nos campos correspondentes, ativando a configurao WINS. Esta opo serve para dar um apelido placa conectada rede e um elemento auxiliar dentro das redes da Microsoft e das redes Linux.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=11976

O campo identificao do escopo dever ficar em branco, a no ser que o administrador pea explicitamente que voc preencha este campo. No caso da sua rede possuir servidor DHCP, marque a opo utilizar DHCP para resoluo WINS (pergunte ao administrador da rede sobre a necessidade de marcar essa opo). Agora vamos passar para a funo gateway. Nesse campo, dever ser colocado o endereo de IP padro do computador. O sistema operacional Windows reconhece esse 36

endereo padro, pois ele j vem configurado na mquina. Portanto, no preencha nada nessa opo, pois ela j deve estar configurada pelo prprio computador. Caso a opo no esteja preenchida, entre em contato com o fornecedor do sistema operacional.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=11984

Em seguida, v para aba Avanado. Se o TCP/IP for o nico protocolo instalado na sua rede, a opo definir este protocolo como padro j estar selecionada e o usurio no deve tirar a marcao.

37

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=11991

Na aba de configurao DNS, caso o seu servidor no possua DNS, selecione a opo desativar DNS; se ele possuir essa opo, marque a ativao do componente. O administrador da rede dever fornecer a voc os seguintes parmetros para serem preenchidos nas guias: Nome do host (que identificar o computador na rede); Nome do domnio; Ordem de pesquisa do servidor DNS e do sufixo.

38

A nica informao que voc precisa colocar nessa aba, necessariamente, a denominao do host, pois, para o servidor no sistema operacional Windows 95, que tem como protocolo o TCP/IP, necessria essa informao para funcionar.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=11986

Este foi o ltimo passo para instalar o protocolo TCP/IP no seu computador. A partir de agora, sua mquina est configurada com este protocolo e pronta para se comunicar na mesma linguagem de toda rede TCP/IP.

4.2 Como configurar a rede no Windows XP

O primeiro passo para configurar uma rede no sistema operacional Windows XP e instalar uma rede em qualquer sistema operacional, verificar se todos os cabos esto conectados corretamente. Veja no cone conexo de rede, atravs do caminho Menu 39

Iniciar Painel de Controle Meus Locais de Rede Exibir Conexes de Rede. Dependendo da sua verso do Windows, o caminho ser Menu Iniciar Painel de Controle Conexes de Rede. Se o cabo estiver desconectado, ou se o hub, roteador ou switch estiver desligado, a conexo de rede informar o erro, conforme a figura abaixo:

Caso esteja indicado que h uma falha na conexo, verifique os cabos e os terminais. Se o seu computador for disponibilizar Internet para outras mquinas, preciso que antes ele esteja configurado para acess-la e que o acesso tenha sido testado. Quando o computador est habilitado a ter acesso Internet e ela j est disponvel, na caixa no Painel de Conexes aparece o cone Conexo com a Internet:

40

Para configurar a rede manualmente no Windows XP, depois que a placa de rede tiver sido instalada, devemos ir rea de conexes de rede e verificar qual o modem e o provedor com a Internet. V ao cone da conexo com a Internet, aperte com o boto direito e selecione Propriedades. O quadro deve aparecer para voc da seguinte maneira:

41

Essa janela mostra que todos os componentes da rede esto instalados e so automaticamente adicionados ao sistema quando instalamos a placa de rede. Para ter acesso Internet, assim como rede local, basta que o protocolo TCP/IP esteja instalado. S ser necessrio instalar outros protocolos caso o usurio queira ter acesso a uma rede que faz uso de outros protocolos. Caso queira instalar outro protocolo, basta selecionar o cone Instalar e clicar em Protocolo e em seguida Adicionar. Nesse momento, aparecer uma lista mostrando quais so os protocolos compatveis com a conexo que o usurio est fazendo uso, conforme abaixo:

42

No exemplo acima, selecionamos o protocolo IPX/SPX/NetBIOS, que o protocolo mais utilizado em redes que compartilham jogos. Caso exista algum protocolo no computador que no ir utilizar, voc poder desinstal-lo selecionando o boto Desinstalar, ou, simplesmente, desmarcando o item da lista. Se apenas desmarcar, o protocolo continuar instalado, mas no ser mais usado na configurao atual. 43

Para acessar as configuraes de uma conexo discada, acesse o quadro de conexes de rede e selecione com o boto direito do mouse Propriedades. V para a guia Rede, conforme mostra a figura abaixo:

Conforme j dissemos, para conectar Internet, basta que o protocolo TCP/IP esteja habilitado. Mas importante que voc mantenha selecionado o Agendador de Pacotes QoS, pois ele deve estar presente em todas as conexes. Se voc deseja instalar uma rede com o assistente de rede do Windows XP, v ao painel de controle e selecione Conexes de Rede. No lado esquerdo da janela, aparece a opo Configurar uma Rede Domstica ou de Pequena Empresa, veja:

44

Inicialmente, o usurio seguir as instrues de verificar se os seguintes itens esto disponveis no computador e, se no estiverem, ele dever habilit-los antes de prosseguir: Instalao das placas de rede; Instalao do modem e dos cabos; Ativar os computadores que compartilharo a rede, as impressoras e os modens externos; Conexo com a Internet.

Isso verificado, damos sequncia adio da rede. Em seguida, o assistente perguntar se o usurio deseja compartilhar a conexo com a Internet com os outros usurios. Caso queira, marque a primeira opo. 45

No quadro seguinte, precisaremos dar um nome e uma descrio para o computador, sendo que ela funciona apenas como um descritivo que visa facilitar a visualizao do usurio. O nome do computador na rede o fator mais importante, pois ser utilizado para atribuio do endereo IP na rede. Quando recebemos o computador, ele vem com um nome configurado pelo tcnico que o configurou. No exemplo abaixo, o nome do computador ANTONIO032E27C.

Em seguida, atribuiremos o nome do grupo de trabalho. O nome sugerido pelo assistente MSHOME, mas voc poder alter-lo, se desejar. O prximo passo o assistente perguntar ao usurio se deseja compartilhar arquivos e impressoras com outros computadores. Verifique a necessidade da sua rede e escolha se quer compartilhar estes dispositivos ou no. A seguir, o assistente mostra todas as configuraes escolhidas pelo usurio. Verifique se todas esto de acordo com os parmetros escolhidos e, se desejar realizar 46

alguma alterao, aperte em Voltar. Se estiver tudo de acordo com as configuraes escolhidas, selecione Avanar.

Ao selecionar Avanar, o assistente avisar ao usurio que necessrio executar os mesmos passos em todos os computadores que faro parte da rede. Caso voc faa isso em outro sistema operacional que no seja o Windows XP, o assistente para configurao de rede lhe d a opo de criar um disco de configurao de rede, de usar o disco que voc j possui (caso j tenha feito o disco), de usar o CD do Windows XP original ou de apenas concluir o assistente. Se estiver no primeiro computador a ser configurado, crie o disco e faa os mesmos passos nos outros terminais da rede, com a exceo de que neste ltimo passo voc no ir precisar criar outro disco de configurao de rede. Assim, a rede estar configurada.

47

Por fim, caso voc queira compartilhar pastas na sua rede, basta que voc aperte com o boto direito sobre o cone da pasta e selecione a opo Compartilhamento e segurana, conforme abaixo:

O usurio poder marcar a opo Compartilhar esta pasta na rede e, se quiser que outras pessoas possam editar os arquivos da pasta, marque tambm a opo permitir que usurios da rede alterem meus arquivos. Essa opo no deve ser escolhida caso o usurio queira que os arquivos estejam disponveis apenas como leitura. Essas pastas ficam disponveis na pasta Meus locais de rede. Em uma empresa, essa funo da rede muito til, pois funcionrios de diferentes setores podem visualizar o andamento dos trabalhos em cada setor da empresa. Alm disso, esse dispositivo diminui o tempo que um funcionrio gasta para passar o arquivo para outro e diminui tambm o fluxo na rede, aumentando seu desempenho.

48

4.3 Como configurar a rede domstica no Windows 7


O Windows 7 possui uma configurao chamada Grupo Domstico, que facilita a configurao de uma rede entre os computadores. O grupo domstico permite que os usurios compartilhem arquivos, impressoras e Internet em uma LAN. Tambm possvel transmitir mdias para os dispositivos dentro de casa como televisores ou porta retrato eletrnico (desde que esses aparelhos estejam aptos a receber informaes deste tipo).

Para acessar o grupo domstico, faa o caminho Menu Iniciar Rede e Internet Grupo domstico.

Para ter o grupo domstico no Windows 7 preciso que voc j tenha configurado a rede anteriormente, pois o grupo domstico uma fase posterior da rede. Para isso, os passos no so to diferentes dos outros sistemas operacionais que j mostramos.

49

Para configurar a rede, voc dever seguir cinco passos bsicos: 1) Selecionar o tipo de rede que ir utilizar, ou seja, com cabos ou sem fio. Atualmente, as redes sem fio vm tendo um crescimento cada vez maior nos softwares produzidos, portanto, se for possvel, selecione esta opo, pois ela tambm oferece maior mobilidade; 2) Se necessrio, instale uma placa de rede no computador. Voc tambm precisar de um roteador e um adaptador de rede, mas a maioria dos laptops j vm com esse dispositivo instalado. Para conectar-se Internet, voc dever abrir uma conta com um provedor de Internet; 3) Alguns roteadores, quando instalados, j so identificados pelo sistema operacional e voc s precisar instalar as configuraes recomendadas para que ele funcione. Mas, caso ele no seja reconhecido automaticamente pelo computador, instale o dispositivo com o CD de instalao que vem juntamente com ele; 4) Conecte o roteador com a Internet da mesma maneira como mostramos no curso como fazer conexo em rede; 5) Conecte os terminais e dispositivos rede. Depois de cumpridas essas etapas, o computador estar habilitado a conectar-se rede domstica. Primeiramente, verifique se o local de rede atual est definido como rede domstica, pois o grupo domstico s funciona quando essa configurao est habilitada. Em seguida, v ao painel de controle e em Criar um grupo domstico. Depois de seguir as etapas mostradas pelo programa, v aos outros computadores, abra a opo Grupo domstico (dentro do painel de controle) e selecione Ingressar agora. Voc poder escolher quais pastas e impressoras deseja compartilhar com os outros computadores. 50

Assim como no Windows XP, voc poder selecionar posteriormente as pastas que deseja compartilhar, selecionando a pasta com o boto direito do mouse e escolhendo a opo Compartilhamento e segurana. Nesse modelo de rede, tambm possvel colocar uma senha, que auxilia na proteo dos arquivos e impressoras compartilhadas. A senha deve ser alterada periodicamente, o que aumenta o nvel de segurana da rede. Para alterar a senha do grupo domstico, siga o caminho: Menu Iniciar Painel de Controle digite grupo domstico na caixa de pesquisa selecione Grupo Domstico selecione Alterar a senha. Ento, s alterar sua senha e a nova ser solicitada a todos os computadores que esto includos na rede domstica.

51

Encerramento
Chegamos ao final do curso de Redes e Noes de Hardware. Durante o curso, voc aprendeu os conceitos fundamentais sobre o que so e quais as funes dos elementos que compem a Informtica (hardware, software e elemento humano) e, consequentemente, o computador. Voc viu quais so os componentes das redes, suas classificaes e como montar uma rede local LAN. Aprendemos, tambm, como estruturado o modelo de referncia OSI, utilizado como padro na arquitetura de redes ao redor do mundo. Alm disso, aprendeu a configurar redes em diferentes sistemas operacionais. Assim, acreditamos que passamos os conhecimentos necessrios para que voc consiga montar e configurar uma rede, bem como para consertar falhas dentro dela e melhorar o fluxo de dados, aumentando a velocidade da sua conexo local. Ressaltamos que sempre importante continuar estudando, procurando novas informaes e atualizaes, em particular no campo da informtica, onde as inovaes acontecem diariamente.

52

Concluso
Prezado(a) Aluno(a)! Chegamos ao final do nosso curso de Redes e Noes de Hardware. Esperamos que os conhecimentos adquiridos possam ajud-lo(a) em sua carreira e no seu dia a dia. Sinta-se livre para fazer a avaliao quando estiver preparado(a). Assim que for aprovado, voc poder visualizar uma cpia de seu certificado. O original ser postado nos correios num prazo de dois a oito dias a contar do dia da concluso do curso. Esperamos que tenha gostado do curso! At a prxima!

53

Bibliografia
Livros: - Alcalde Lancharro, Eduardo. Informtica Bsica . Editora Makron Books do Brasil, So Paulo, 1991. - Carissimi, Alexandre da Silva, Rochol, Juergen e Granville, Lisandro Z. . Redes de Computadores. Editora Bookman, Porto Alegre, 2009.

Sites: - B. Piropo. Computadores XVI: Componenetes da UCP. < http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=140884> acesso em 11 de julho de 2011. - INFOWESTER. Conhecendo o Disco Rgido (HD) Parte 1 e Parte 2. < http://www.infowester.com/hds1.php> acesso em 11 de julho de 2011. - Gabriel Torres. Clube do Hardware. B--b das placas-me. < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/355> acesso em 12 de julho de 2011. - Clube do Hardware. Dicionrio CPU. < http://www.clubedohardware.com.br/dicionario/termo/115> acesso em 12 de julho de 2011. - Gabriel Torres. Clube do Hardware. Como os Processadores Funcionam. < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1145> acesso em 12 de julho de 2011. - Gabriel Torres e Cssio Lima. Clube do Hardware. Todos os Soquetes de Processadores. < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1275> acesso em 12 de julho de 2011. - Faz Fcil. Manuteno & Dicas para o computador. < http://www.fazfacil.com.br/manutencao/computador_manutencao.html> acesso em 12 de julho de 2011. - HTML STAFF. O que uma rede de computadores. < http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=15670> acesso em 13 de julho de 2011. - INFOWESTER. Diferenas entre Hub, Switch e Roteador. < http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php> acesso em 15 de julho de 2011. - Gabriel Torres e Cssio Lima. Clube do Hardware. Anatomia de um roteador banda larga (Introduo). < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Anatomiade-um-Roteador-de-Banda-Larga/1330/1> acesso em 15 de julho de 2011. 54

- Gabriel Torres e Cssio Lima. Clube do Hardware. Introduo ao Wireless USB (WUSB). < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Introducao-ao-Wireless-USBWUSB/1551/1> acesso em 15 de julho de 2011. - Gabriel Torres e Cssio Lima. Clube do Hardware. O Modelo de Referncia OSI para Protocolos de Rede. < http://www.clubedohardware.com.br/artigos/O-Modelode-Referencia-OSI-para-Protocolos-de-Rede/1349/1> acesso em 18 de julho de 2011. - Gabriel Torres e Cssio Lima. Clube do Hardware. Como o Protocolo TCP/IP Funciona - Parte 1< http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-o-ProtocoloTCP-IP-Funciona-Parte-1/1351/> acesso em 18 de julho de 2011. - Marcus Soares. Clube do Hardware. Instalao e Configurao de Redes TCP/IP no Windows 9X. < http://www.clubedohardware.com.br/printpage/Instalacao-eConfiguracao-de-Redes-TCP-IP-no-Windows-9X/608> acesso em 18 de julho de 2011.

55

Anda mungkin juga menyukai