Anda di halaman 1dari 6

1 Notas: 1 Considerando as formas e regimes de Governos descritos abaixo, sinalize APENAS a FORMA que no corresponde Estrutura poltica brasileira.

Escolher uma resposta. a. No sistema Parlamentarista, a funo do chefe meramente poltica; seu papel de coordenador e rbitro. O Poder Executivo est a cargo do gabinete ou conselho de ministros, e o ministrio ou gabinete, tem suas tarefas dependentes do apoio da maioria parlamentar. Por essas razes, os ministros so escolhidos entre os componentes do parlamento, surgindo da uma perfeita colaborao entre o poder Executivo e o Legislativo, ou seja, entre Governo e Parlamento b. O regime presidencialista compatvel com a forma de governo republicana. No regime presidencialista, o chefe de Estado e chefe de Governo o Presidente da Repblica, que no exerce um cargo vitalcio ou hereditrio, mas sim um mandato durante o qual responde pelos atos que pratica. o Presidente da Repblica que escolhe os ministros das casas. c. No presidencialismo, o rgo legislativo e o rgo executivo so visivelmente separados entre si, sem que nenhuma relao de dependncia poltica os una, haja vista que o governante no pode dissolver o parlamento sob pretexto algum, mesmo que se mantenha numa posio contrria opinio da maioria do povo; de sua parte, o parlamento tambm no pode destituir o governante, ainda que este assuma atitudes contrrias vontade coletiva. Entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo no h, pois, a mnima subordinao poltica d. A Repblica surge como oposio Monarquia. O chefe de Estado no vitalcio, eleito pelo povo e, portanto, o seu poder emana deste e deve ser usado em prol deste; o cargo no hereditrio e ele tem responsabilidade pelos seus atos, podendo ser processado e perder o mandato. forma de governo na qual os que exercem as funes executiva e legislativa so eleitos pelo povo e. A Monarquia o governo de um s indivduo. A Chefia do governo est confiada a essa pessoa mesmo que ela sofra a influncia de algum grupo. Existem trs caractersticas bsicas que definem uma Monarquia: I) Vitaliciedade, ou seja, o Monarca impera por tempo indeterminado (sem prazo); II) Hereditariedade, ou seja, a sucesso de um Monarca se d dentro de parmetros hereditrios (consanguinidade); III) Irresponsabilidade, ou seja, diante do fato de que o Monarca no eleito devemos elaborar que, nessa forma de governo, o poder no emana do povo, portanto, o mesmo no responde por seus atos, no deve satisfaes aos governados porque no tem a preocupao de aparecer como representante da vontade do povo a quem ele governa (Correto )

Resposta Correta: A Monarquia o governo de um s indivduo. A Chefia do governo est confiada a essa pessoa mesmo que ela sofra a influncia de algum grupo.

Comentrio resposta correta:Em verdade a Monarquia uma FORMA de h muito tempo no existente em nossa histria. Hoje vivemos a Repblica.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 Os elementos essenciais do Estado so:

Escolher uma resposta. a. Independncia financeira b. Independncia, territrio e reconhecimento externo c. Democracia, territrio e povo d. Populao, territrio, governo e soberania. (Correto) e. Povo, governo democrtico e independncia poltica. Resposta Correta: Populao, territrio, governo e soberania

Comentrio resposta correta: Na definio de Gilberto Vieira Cotrim, que consta de nossa bibliografia complementar ao livro-texto, Estado a instituio poltico-administrativa dirigida por governo soberano com poderes pblicos sobre a sociedade (Povo) que habita seu territrio. A finalidade do Estado deve ser a promoo do bem comum.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1

(Provo/MEC, 1997) O regime presidencialista diferencia-se do regime parlamentarista porque no presidencialismo o Presidente da Repblica :

Escolher uma resposta. a. Chefe de Estado e de Governo, enquanto no parlamentarismo h a distino entre a chefia de Estado e a chefia de Governo, sendo que esta tem responsabilidade poltica perante o Parlamento. ( Correto) b. Chefe de Estado, sendo auxiliado pelos Ministros de Estado, todos tendo responsabilidade poltica por seus atos. c. Chefe de Estado, sendo auxiliado pelos Ministros de Estado, somente o Presidente tendo responsabilidade poltica por seus atos. d. Chefe de Estado e de Governo, enquanto no parlamentarismo h a distino entre a chefia de Estado e chefia de Governo, inexistindo qualquer forma de responsabilizao poltica. e. Chefe de Estado e de Governo, enquanto no parlamentarismo o Chefe de Estado o Primeiro-Ministro, ficando a funo de Chefe de Governo para o Presidente do Parlamento. Resposta Correta: Chefe de Estado e de Governo, enquanto no parlamentarismo h a distino entre a chefia de Estado e a chefia de Governo, sendo que esta tem responsabilidade poltica perante o Parlamento.

Comentrio resposta certa: No regime presidencialista, o chefe de Estado e chefe de Governo o Presidente da Repblica e os ministros das casas sero escolhidos por ele. No regime parlamentarista, se o sistema de governo for monrquico, o chefe de Estado ser o rei, o imperador ou outro soberano, e o chefe de Governo ser o Primeiro Ministro (Ex.: Inglaterra). Mas se o sistema de governo for democrtico (Ex.: Frana) os chefes de Estado e Governo sero a mesma pessoa, ou seja, o Primeiro-Ministro. No sistema parlamentar, a funo do chefe de Governo poltica; seu papel de coordenador e rbitro, pois o Poder Executivo composto pelo Ministrio ou gabinete de Ministros, que tm suas tarefas dependentes do apoio da maioria parlamentar.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 4 Notas: 1 Ler abaixo, o texto extrado de:

http://www.algosobre.com.br/index2.php?option=com_content&task=view&id=403&pop=1& page=0&Itemid=36 acesso em 22 de jan. 2011.

O Parlamentarismo estabelece a primazia do Parlamento no governo: caberia ao Parlamento, portanto, no s o poder Legislativo, mas tambm, o Executivo, liderado por um primeiroministro eleito por maioria parlamentar de seu partido. Caso seu partido perca a maioria parlamentar, o primeiro-ministro substitudo por outro parlamentar membro do partido de maior sustentao (maioria) no parlamento.

Questao4-1No Brasil, a prtica parlamentarista chegou a ser estabelecida em dois perodos histricos distintos: no perodo imperial e no perodo republicano.

No Brasil Imperial, a prtica parlamentarista entra em vigor no 2 Reinado, no perodo entre os anos de 1847 e 1889. O presidente do Conselho de Ministros, um membro do partido majoritrio no Parlamento, indicado pelo Imperador. No entanto, os preceitos do Parlamentarismo nesse perodo so relativizados pelo poder do Imperador. Atravs da Constituio ento vigente, era concedido ao Imperador um tipo de poder bastante particular: o Poder Moderador concedia ao Imperador o direito de fechar a Cmara e convocar novas eleies, agindo de acordo com suas tendncias polticas pessoais. Portanto, no caso de queda do partido mais prximo s tendncias polticas imperiais, o Imperador poderia favorecer seu partido atravs do fechamento da Cmara. Essa prtica parlamentar chegou ao fim com o advento da Repblica no Brasil, em 1889.

A segunda experincia parlamentarista no Brasil durou pouco mais de um ano, tendo sido implantada tambm de maneira artificial, em 1961: a renncia de Jnio Quadros ao cargo da presidncia da Repblica levaria Joo Goulart, o vice-presidente, ao governo. No entanto, alguns setores polticos e militares no aderiram posse de Goulart: o regime parlamentarista hbrido foi imposto como condio sine qua non para a posse do presidente. O presidencialismo, um ano mais tarde, foi resgatado atravs do plebiscito conclamado por Goulart, realizado em janeiro de 1963.

Questao4-2Mais recentemente, a Constituio de 1988 previu um plebiscito a ser realizado em 1993 para a escolha sobre regime (Repblica ou Monarquia) e forma de governo (Presidencialismo ou Parlamentarismo). No houve alterao do regime e forma de governo atravs desse plebiscito, que confirmou a manuteno do sistema de governo pr-existente.

Diante do texto e atravs de pesquisa na internet sobre plebiscito, histria poltica brasileira e promulgao da nossa constituio mais recente, assinale a informao correta:

Escolher uma resposta. a. O texto relata a existncia de um regime de governo que nunca existiu em nosso pas. b. O texto informa uma inverdade sobre a data da ltima Constituio Brasileira. A correta seria 2008. c. O texto determina que em breve, teremos novo plebiscito. d. O texto relata uma verdade histrica sobre nossos regimes de governo e a manuteno do presidencialismo. ( Correto) e. O texto relata que o regime parlamentarista s foi adotado durante o Imprio. Resposta Correta: O texto relata uma verdade histrica sobre nossos regimes de governo e a manuteno do presidencialismo.

Comentrio resposta correta: Ao ler o texto e realizar a pesquisa da veracidade das informaes, voc ir perceber que j passamos por esse regime de governo.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 5 Notas: 1 Assinale a assertiva incorreta, nas definies de Nelson Palaia: Escolher uma resposta. a. Povo corresponde queles indivduos sujeitos soberania do Estado, incluindo os estrangeiros com situao jurdica irregular e os transeuntes, viajantes e turistas, ligados a outras Naes ou Estados. (Correto) b. Soberania " o poder de Governo ou comando designado com um elemento formal do Estado." c. Assinale esta se todas as assertivas acima estiverem de acordo com as definies de Nelson Palaia.

d. Cidadania, a qualidade do indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. e. Nao, se compe de dois elementos essenciais: I) uma ideia de bem comum e de ordem jurdica; II) um povo, que viva em comunho sob o imprio dessa ideia. (Resposta Correta:)) Povo "corresponde queles indivduos sujeitos soberania do Estado, incluindo os estrangeiros com situao jurdica irregular e os transeuntes, viajantes e turistas, ligados a outras Naes ou Estados."

Comentrio resposta correta: Os elementos essenciais que compem um Estado so: Nao, governo, povo, territrio, soberania e cidadania.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 6 Notas: 1 A Monarquia pode ser:

Escolher uma resposta. a. Republicana. b. Imprescritvel c. Indivisvel d. Relativa e. Constitucional ( Correto) Resposta Correta: Constitucional.

Comentrio resposta correta: Os elementos essenciais que compem um Estado so: Nao, governo, povo, territrio, soberania e cidadania.

Correto Notas relativas a este envio: 1/1.

Anda mungkin juga menyukai