Anda di halaman 1dari 5

Profissional de Tcnico de Viticultura e Enologia Nome: _________________________________ N___ T____10 ano

Ficha de Trabalho: Estudo dos rgos da videira Gomo, gema ou olho Chama-se gomo, boto, olho, rebento ou gema, formao inicial de um ramo das plantas, formado por clulas meristemticas (clulas com capacidade de se multiplicar e crescer), no estado embrionrio formando uma estrutura ovide, cnica ou subesfrica frequentemente protegida do exterior pela lanugem e por duas escamas. Os gomos podem formar-se na axila de uma folha ou na extremidade dum ramo ou do caule e podem origem a um novo ramo ou a uma flor (que um ramo modificado para as funes da reproduo). Uma vez formado, um gomo pode ficar por algum tempo dormente, ou pode formar um ramo imediatamente.
gomo, boto, olho, rebento ou gema

Em muitas plantas, no se formam escamas nos gomos, que so ento chamados gomos nus. Noutras plantas herbceas, os gomos so ainda mais reduzidos, muitas vezes consistindo apenas em massas de clulas indiferenciadas nas axilas das folhas. Um repolho, no entanto, uma gema terminal ou apical excepcionalmente grande, enquanto as couves de Bruxelas so gemas laterais.

Viticultura 2013/2014

Pgina 1 de 5

O gomo ou gema da videira composto, sendo o principal chamado de primrio, que d origem a um gomo primrio ou vegetativo; os outros dois so chamados de secundrios, que geralmente se desenvolvem quando ocorrer algum dano com o gomo primrio (geada, granizo, vento, dano nos gomos superiores), os quais do origem a gomos que podem ser frteis ou no. Em geral, so mais frteis nas variedades americanas e hbridas que nas vinferas europeias.

Gomo 1

Gomo 2

Gomo 2

Pecolo da folha

Na videira as gemas aparecem colocadas na axila do pecolo das folhas, por cima da sua insero. Na axila de cada folha existem realmente duas gemas, em que uma, a mais abaulada e achatada, no se desenvolve no mesmo ano da sua formao, e por tanto, uma gema latente ou hibernante. A outra gema, mais afilada e menos volumosa, a gema pronta ou antecipada, que pode no se desenvolver no mesmo ano em que aparece, mas se o faz, d origem a um ramo lateral antecipado chamado de neta. 1- pmpano principal; 2- neta; 3- gema latente; 4- gema pronta que no germinou e quando o fizer dar lugar a uma neta. Quando as gemas prontas se desenvolvem e do lugar s netas, estas esto sempre situadas por debaixo das gemas latentes, considerando o sentido do crescimento do pmpano. Organizao de uma gema axilar: 1- gema pronta ou antecipada; 2- gema latente ou franca; 3- 1 gomo secundrio; 4-gomo primrio; 5- 2 gomo secundrio; 6- insero do pecolo da folha.

Viticultura 2013/2014

Pgina 2 de 5

A germinao e desenvolvimento acidental de pmpanos que nascem sobre a madeira velha indicam a existncia de gemas latentes por baixo do sber, e tm a sua origem em gemas prontas ou antecipadas do sarmento, que no germinaram na altura devida, ou, mais frequentemente, a partir de gemas basilares e cegas que se mantiveram dormentes, isto , sem se desenvolver. Os gomos da videira localizam-se nas axilas das folhas, na posio lateral do ramo, inseridas junto aos ns. 1. Classificao das gemas quanto natureza Gemas folheares- so gemas que do origem a ramos que vo apresentar folhas e gavinhas; Gemas mistas- so gemas que vo dar origem a ramos com folhas, cachos e gavinhas. 2. Classificao das gemas quanto idade Gema pronta ou antecipada- so gemas que se formam nas axilas das folhas dos ramos em crescimento e que evoluem pouco tempo depois da sua formao, dando origem s netas (ramo antecipado, que pode ser estril, pouco ou muito frtil, segundo a casta); formam-se na primavera-vero, cerca de uma dezena de dias antes dos gomos ou gemas francas. As gemas prontas, nas axilas das folhas, localizam-se ligeiramente descentralizados e abaixo da gema franca. Gomos hibernantes ou latentes- desenvolvem-se tambm nas axilas das folhas dos ramos em crescimento, sobre os gomos prontos. Estes gomos s rebentam no ano seguinte ao da sua formao e os ramos deles provenientes chamam-se pmpanos; Gomos dormentes- so aqueles que ficam mais de um ano por rebentar ou podem mesmo no chegar a rebentar. Do origem aos chamados ramos ladres. O gomo , portanto, o embrio de um ramo. A sua formao d-se ao longo do perodo vegetativo, aproximadamente at meados de Julho. medida que decorre o seu desenvolvimento inicia-se a respectiva diferenciao, isto , a formao de inflorescncias. Esta diferenciao tem lugar durante os meses de Maio e Junho do ano precedente ao abrolhamento e favorecida por dias quentes e soalheiros.

Inflorescncia - maneira como as flores esto dispostas numa planta. Abrolhamento - rebentao dos gomos.
Fertilidade dos gomos A fertilidade definida pelo nmero de esboos de inflorescncias que um gomo contm e est dependente de diversos fatores:

Viticultura 2013/2014

Pgina 3 de 5

Natureza do gomo os gomos hibernantes so os mais frteis; Localizao do gomo no sarmento a fertilidade mais elevada nos gomos situados no tero mdio da vara; Casta o nmero de inflorescncias por gomo varia de casta para casta, para alm disso, existem castas com maior fertilidade nos gomos prximos da base e outras nos gomos mais afastados; Vigor da videira a fertilidade aumenta geralmente com o vigor; Condies climticas as condies climticas ocorridas nos meses de Maio e Junho vo influenciar a diferenciao do gomo.

1. Refere o que um gomo. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. D sinnimos de gomo. ___________________________________________________________ 3. Classifica os gomos da videira quanto: 3.1. natureza: ______________________________________________________ ______________________________________________________ 3.2. idade: ______________________________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________

4. Faz a legenda das figuras seguintes:

1 2

4 5 6 3

123456-

__________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________

Viticultura 2013/2014

Pgina 4 de 5

2 3 4 2 1 1234________________________ ________________________ ________________________ ________________________

1.

1- ________________________ 2- ________________________ 3- ________________________ 3.

2.

5. Indica os fatores que afetam a fertilidade dos gomos. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Viticultura 2013/2014

Pgina 5 de 5

Anda mungkin juga menyukai