Anda di halaman 1dari 32

MUSEU DE TOPOGRAFIA PROF.

LAUREANO IBRAHIM CHAFFE DEPARTAMENTO DE GEODSIA UFRGS

CALENDRIOS ISLAMICOS
Texto original:
http://www.calendario.cnt.br/calendarios.htm
Ampliao e ilustrao de autoria de; Iran Carlos Stalliviere Corra Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe

1- FUNDAMENTOS DO ISLAMISMO Alm de ser especificamente uma religio, fundada por Maom, tambm um grande projeto organizacional de toda uma sociedade, sintetizada no vocbulo Isl, ou a submisso a Al, ou "Allah" em rabe. Genericamente, no Ocidente, os seguidores do Isl so chamados Maometanos ou Muulmanos, ou seja, aqueles que submetem a Deus. O pice dessa religio o fundamento em um completo e absoluto monotesmo, sendo o dogma muulmano expressado em: No h outro Deus seno Al, e Maom o seu ltimo profeta Os seguidores do islamismo baseiam-se em duas portentosas obras, o Alcoro e o Suna.

*Maom recebe o anjo Gabriel*

O Alcoro (recitao), livro sagrado, revelado pelo anjo Gabriel ao profeta Maom, compe-se de 6.226 versos e 114 captulos; j o segundo a Suna, refere-se a uma coletnea de preceitos, com base nos AHADITH (ditos e feitos) do profeta Maom.

*Cpia do Alcoro Sculo XIII* O maometismo originou-se da revelao divina, por intermdio do arcanjo Gabriel, efetuada pormenorizadamente a Maom, considerado o ltimo dos profetas, sendo Ado o primeiro e, Jesus Cristo, como um dos mais perfeitos. O ponto culminante dessa religio a afirmao de um absoluto monotesmo, sendo os principais deveres de todos os muulmanos, resumidos nos seguintes: Dar testemunho da Unidade de Deus e da mensagem proftica de Maom; Professar regularmente as oraes dirias; basicamente, trs so as classes das oraes: 1a) OBRIGATRIA (FARD) Compreendendo as cinco oraes dirias, a comunitria do meio dia de sexta-feira e as oraes fnebres. Excluindo-se as excees plenamente justificveis, todo o muulmano, homem ou mulher, devem oferecer as oraes, seguindo o cronograma a seguir:

A) A orao das primeiras horas da manh (Salat al Fajr) podem ser efetuadas em qualquer momento aps o amanhecer e antes da sada do Sol, num perodo total de duas horas; B) A orao do meio-dia (Salatu-Zuhr) podem ser efetuadas em qualquer momento depois que o Sol iniciar o seu declnio a partir do Znite (acima das nossas cabeas) at, aproximadamente, a metade do caminho do seu ocaso. Elucidativo os exemplos que extramos da obra "LUCES SOBRE EL ISL", editada pelo El Centro Islmico en Espan. "Por exemplo, se o sol se pe s 7h da tarde, o tempo de orao comea pouco depois das 12h do meio-dia e continua at pouco depois das 3h30m da tarde. Pouco depois inicia o tempo da seguinte orao. Entretanto, existem calendrios que dizem a hora exata de cada orao. Se no se dispe de nenhum se deve recorrer ao melhor critrio de cada um" Quanto orao do meio-dia, tambm da mesma obra citada, extramos a seguinte nota: "Os muulmanos dos fusos horrios de vero parecem encontrar algumas dificuldades e confuso a respeito hora correta da orao comunitria de sexta-feira (Jum'ah). O problema pode ser resolvido facilmente fixando hora da orao entre a 1h15m e 2h30m da tarde ao longo de todo o ano. Deste modo, no ser necessrio trocar hora de inverno a vero. Recomendamos firmemente a nossos irmos para que possam planejar em seus horrios semanais como tarefa permanente. Idntico ajuste pode fazer respeito s assemblias dominicais de meio-dia." C) A orao da metade da tarde (Salatu al Assr), que comea logo depois do trmino do tempo da orao do meio dia, extendendo-se at ao anoitecer. D) A orao do anoitecer (Salat al Magreb). Imediatamente aps o anoitecer, extendendo-se at que, no horizonte ocidental, desaparea o resplendor vermelho (crepsculo) e dura em mdia, de uma hora e vinte ou trinta minutos. E) A orao da noite (Salat al Ychaa). Inicia-se aproximadamente aps uma hora e meia aps o pr-do-sol, continuando at antes do amanhecer.

2a) SUPLICANTES OU ROGATIVAS (WAJIB Y SUNNAH) Constituem-se das oraes que acompanham obrigatrios e as assemblias dos grandes festivais. 3a) ORAES OPCIONAIS Correspondem s preces espontneas que podem ser feitas a qualquer instante do dia e da noite. Pagar o necessitados. imposto religioso (Zakat), destinado aos mais os servios

O conceito da palavra (Zakat) amplo e o seu alcance transcendental, sendo mesmo um dos sustentculos do islamismo. Esse imposto, obviamente distingue-se e, excludente dos chamados tributos oficiais e, para compreend-lo, em que pese s complexas fontes da religio e aspectos regionais, principalmente os econmicos, enumeram-se: Todo o muulmano, homem ou mulher, possuidor de um determinado valor (varivel para cada pas), seja em dinheiro, mercadoria ou bens, no final de cada ano, no mnimo, deve contribuir com o ZAKAT, com a percentagem de 2,5 %. Deixando-se de lado conceitos puramente econmicos, tributrios ou contbeis, fixando-se nos altrusticos, perfeitamente em sintonia com o sagrado Alcoro, os procedimentos devem ser: No fim do ano, o percentual de 2,5 % como contribuio ao Zakat, efetuar-se- sobre o lucro lquido, aps acrescer os ganhos e deduzir as despesas pessoais e familiares. Quanto ao patrimnio imobilizado, como casas, apartamentos, sociedades etc., o percentual ser calculado sobre o lquido dos eventuais ganhos e no obviamente, sobre o total dos bens; porm, em caso de ganhos desses bens, o imposto religioso ser calculado tambm pelo lquido. Recorrendo mais uma vez ao livro "Luzes sobre El Islan", classificam-se como justos receptores do Zakat:

O Sagrado Coro classifica os ajustes receptores do Zakat do modo seguinte: 1. Los musulmanes pobres, para mitigar su escassez. 2. Los musulmanes necesitados, para proveerles de medios con los que poder ganar su subsistencia. 3. Los nuevos musulmanes conversos, para permitirles estabilizarse y satisfacer sus nuevas necesidades. 4. Los musulmanes prisioneros de guerra, para liberarlos mediante el pago de rescate. 5. Los musulmanes endeudados, para descargarlos de las obligaciones contradas por necesidades apremiantes. 6. Para pagar los salarios de los empleados musulmanes nombrados por un gobernador musulmn para el cobro del Zakat. 7. Los musulmanes al servicio de la causa de Dios, por medio de la investigacin, estudio e propagacin se dedica a cubrir sus gastos y ayudarles a continuar sus servicios. 8. Los musulmanes viajeros, que se encuentran perdidos en una tierra extraa y requieren asistencia. Observar o jejum (Saum) durante o ms de RAMADAN. Fazer peregrinao (Hayy) a Meca, ao menos uma vez na vida. Os muulmanos dividem-se em dois grandes grupos: Os Sunitas e os Xiitas Grosso modo, essa diviso originou-se da disputa pelo direito de sucesso a Maom. O fulcro divergente resume-se na essncia diretiva. Enquanto para os Sunitas, apenas um chefe civil e poltico, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente comunidade como um todo, para os Xiitas, o lder sucessor (Im), alm de herdeiro, o virtual alavancador da misso espiritual de Maom. Independentemente das divergncias polticas, entretanto, tanto Sunitas como Xiitas, com diferenas de pequena monta, guiam-se pela leis fundamentais do Isl. Embora perfeitamente coesos, aceitando Al como Deus nico, Maom como legtimo fundador e inspirador do islamismo, o Coro como livro sagrado, parcelas pequenas dos estimados 850 milhes de seguidores, divergem em aceitarem ou no a Suna como textos

sagrados e, em maior ou menor rigidez, quanto s normas recitadas no Coro. Desses segmentos divisionistas, destacam-se por ordem alfabtica: bahais, chafeitas, drusos, hambaditas, hanafitas, ismaelitas, malequitas e zeiitas. Concluindo, cerca de 85 % dos seguidores do islamismo so sunitas. 2- QUEM FOI MAOM? O nome Maom a corruptela hispnica do nome Muhammad; nasceu entre os anos de 569 e 571 da Era Comum, na cidade de Meca, falecendo no ano de 632. Originava-se de uma famlia pobre, os Axemitas, da tribo Coraixita. Ficou rfo demasiado cedo, com apenas seis anos de idade; sendo desde ento, criado pelo av Abd al-Motalib que, aps a sua morte, foi substitudo pelo tio Abu Talib na educao do menino. Ainda sob a tutela do av, foi viver no deserto, aprendendo a lngua e os costumes dos bedunos, bem como suas necessidades, tanto materiais como espirituais.

Quando tinha aproximadamente 15 anos de idade, regressou a cidade de Meca, agora sob a responsabilidade do tio, que sob sua assessoria, o introduz no comrcio de caravana. Sem maiores conhecimentos, pode-se imaginar que tal comrcio exigia do praticante habilidades diversas, inclusive militares, no combate aos assaltos at certo ponto freqentes ocorridos contra tais expedies. Afirma-se que Maom suplantou todos os obstculos, tornando-se um exmio caravaneiro.

Alm de grande experincia comercial obtida como guia dessas expedies, auxiliando os hbeis comerciantes, rumo ao norte e ao sul, com as duas caravanas anuais que partiam de Meca rumo Sria, no vero, e ao Imen, no inverno, deu a Maom muito prestigio pessoal, tornando-se, naturalmente, um bom partido. Com a idade de vinte e cinco anos, desposa Cadija, j nas proximidades dos quarenta anos, uma viva com muitas posses. Diz os registros histricos que aps o casamento, Maom deixou as caravanas, tornando-se um vendedor de frutas, em Meca, como scio de um ponto comercial. Possuidor de um carisma, de uma simpatia pessoal contagiante, embora aparentemente iletrado, perspicaz, timo senso prtico, caridoso, muito acima da mdia, faz de Maom, ainda prximo dos vinte e cinco anos, um personagem de grande reputao. Cidados bem mais velhos, coisa difcil por aqueles tempos, recorriam aos seus conselhos sobre questes do dia-a-dia e, no raro, sobre ajudas financeiras e at religiosas. Avanando no tempo, no interregno da converso de Maom, muito se escreveu e pode-se conjeturar das formas mais variadas, sem contudo formalizar-se uma idia mais precisa dos verdadeiros motivos que o influenciaram. Consta que o prprio profeta, sempre foi reticente sobre os fundamentais motivos que o levaram a converso. A Arbia, pennsula rida localizada no Oriente Mdio, banhada no Sul pelo Oceano ndico, a Oeste pelo Mar Vermelho, a Leste pelo Golfo Prsico. Ao Norte, a Arbia pr-islmica, politesta, limitava-se com a Palestina e, sofria fortes influncias de fora, principalmente do Imprio Bizantino, do cristianismo, bem como, da religio do Imprio Persa, a masdesta, dualista por excelncia, admitindo dois princpios antagnicos; o da vida e da felicidade e o do mal e do infortnio, o primeiro personificado em Ormuzd, o segundo em Ahriman. Outras influncias religiosas eram abissnias e judaicas. Na chamada Arbia litornea, contrapondo-se com a Arbia do deserto, pelos aspectos circunstanciais, alm de mais produtiva, principalmente em Adem, um movimentado entreposto de produtos

provenientes do Oriente, principalmente estrangeiros.

ocorriam

inmeros

mercadores,

Esse intercmbio com vrios pases, era o sustentculo econmico das populaes litorneas, principalmente as de Yatreb (posteriormente Medina, a cidade do profeta) e Meca, fazendo com que, inclusive, houvesse grande disputa comercial entre elas, mais precisamente na atrao dos bedunos, povos rabes do deserto. Por ser um centro religioso e de peregrinao (Poo Sagrado, Vale da Mina, Monte Arafat), Meca levava considervel dianteira.

*A Caaba em Meca* A Caaba, famoso templo instalado em Meca, local em que as tribos rabes mantinham os seus inmeros dolos (mais de 360), no qual, segundo a lenda foi construdo por Abrao (Ibraim, em rabe). Cultivava-se no templo, particularmente, uma pedra negra, a qual, segundo a tradio, originava-se do Cu, tendo sido transferida para a Caaba, pelo arcanjo Gabriel. Segundo a lenda, consideravam-na como sendo o centro da Terra, e a sua negritude, provocada pelos homens, em funo de seus pecados. Em grande nmero, os bedunos, praticavam um rituoso cerimonial: ao chegarem a Meca,

No Vale da Mina, apedrejavam o demnio (segundo a lenda, foi nesse local que Ismael, ao ser tentado pelo demnio, expulsou-o com pedradas); dirigiam-se ao Monte Arafat, local onde, em meditao, passavam a noite; bebiam a gua sagrada do poo; finalmente,

beijavam a Pedra Negra, dando a seguir, sete voltas ao redor da Caaba.

*A Pedra Negra* Aps esse cerimonial, os bedunos consideravam-se purificados e prontos a comercializarem na feira, nas circunvizinhanas do templo. Os ricos comerciantes da cidade, pertencentes tribo dos Coraixitas, alm dos guardies do templo, detinham o monoplio da feira. Mas voltemos Arbia, no pr-islmismo, tentando diagnosticar os assuntos macros que fizeram com que o Alcoro fosse revelado ao Profeta Maom. A Pennsula Arbica estava dividida por dois imprios, o dos romanos e dos persas; as lutas entre os prprios rabes eram intensas, provocando danos, mgoas e desejos de vingana, praticamente irreversveis. O Botin (saque dos bens dos vencidos) provenientes das batalhas, o animismo, a idolatria, o politesmo, no campo religioso, dividiam mais e mais o povo, formando grupos, cada vez mais fanticos e ao mesmo tempo antagnicos. O reflexo na vida social era catastrfico; a poligamia desenfreada, a poliandria, os excessos obscenos, assassnios, corrupo, roubos, toda a sorte de desvios, minavam e destruam, cada vez mais, o que ainda restava de dignidade do povo rabe. Foi sob esse cenrio desolador que surgiu os fundamentos islmicos.

Provavelmente, em funo das suas andanas, contatos com vrios povos e religies, Maom ficou muito impressionado com a fora emanada do judasmo e do cristianismo, principalmente quanto ao monotesmo e as suas virtudes reais. Comea formar naquele esprito de luz, uma idia sobre a organizao de um sistema religioso. Maom passou a ter procedimentos no convencionais, com ataques que o faziam contorcer-se, prostando-se no terreno; passava noites no monte Hira, perto de Meca, em total meditao. Foi num desses retiros espirituais, j aos 40 anos de idade, no ms de Ramadn, agosto de 610 da Era Comum, que foi-lhe revelado, sob a interveno do arcanjo Gabriel, ser ele escolhido por Deus para a nova misso. Consta que as trs primeiras suratas do Alcoro foram reveladas e registradas em pergaminho, substitudos posteriormente por revelaes orais, quando Maom entrava em transe, envolvido em cobertores que o faziam suar demasiadamente. Essas revelaes, ocorreram desde o princpio da Misso de Maom, at o seu falecimento, extendendo-se pois, por vinte e trs anos. Por recomendaes, nos trs primeiros anos aps as primeiras divulgaes, Maom restringiu seus ensinamentos doutrinrios e revelaes divinas a um pequeno grupo de iniciados, principalmente aos seus parentes, ao todo, aproximadamente oitenta pessoas. Encorajado pessoalmente, estimulado por seguidores mais ardentes, Maom, por volta do ano de 616, ainda com parcimnia, arrisca-se a vos mais altos, ou seja, comea a pregao pblica propriamente dita. Os sermes proferidos por Maom eram contundentes, criticavam objetivamente os costumes religiosos de Meca, acompanhados dos princpios religiosos j delineados, inspirados na crena de um s Deus. Como novidade, no incio da pregao, at mesmo os coraixitas ficaram muito impressionados; porm, com o passar do tempo, prevendo o que iriam perder, passaram a menosprez-lo, uma primeira etapa, para em seguida, promoverem perseguies ao Profeta e, aos seguidores, provenientes em sua grande maioria, das camadas mais pobres da populao.

Fomentando o monotesmo como uma das premissas da nova religio, colocava-se em risco os atrativos que Meca exercia sobre os rabes, principalmente bedunos, os quais poderiam derivar-se para outras regies, prejudicando sensivelmente os fortes interesses econmicos dos coraixitas. Essa nova crena figurava como um grande perigo para os donos do poder, surgindo uma forte oposio ao Profeta; por paradoxal que parea, um dos seus mais ferrenhos contendores era Abu Lhab, um dos filhos de Abdul Mutalleb, tio de Maom, o qual foi taxativamente excomungado no livro sagrado do Alcoro (Surata 111). Com o passar do tempo, a crise aumentava e, na noite de quinta para a sexta 15/16 de julho de 622 da Era Comum, Maom foi obrigado a fugir para Iatrib (depois Medina), onde tribos rabes viviam em conflitos entre si e tambm com as tribos hebraicas; na verdade, Maom foi convidado anteriormente pelas autoridades constitudas de Iatrib, como ltimo recurso para restabelecerem uma harmonia, para por fim a uma srie de desmandos . Essa fuga (Hgira-Hijra em rabe) o marco inicial (16/07/622) da era islmica e, conseqentemente, do calendrio, sistemtica e procedimentos que sero sobejamente analisados mais adiante. Em Iatrib, no prazo de oito anos, no sem muita luta, Maom conseguiu organizar os muulmanos em comunidade; nesse nterim, de 623 a 624 da Era Comum, organizou expedies (constam dos registros, um total de seis), institucionalizando, o dogma da guerra santa (Djihad), atacando as caravanas que originavam-se de Meca. Numa natural reao, as foras constitudas e dominantes de Meca, inmeras vezes e com derrotas, tentaram desmobilizar o Profeta, at que por fim, os coraixitas submeteram-se tambm ao Deus Al. Finalmente, Maom, com um contingente aproximado de 10.000 adeptos, no ano de 630 da Era Comum, retorna triunfalmente a cidade que o praticamente expulsou. Na tomada da cidade, foram destrudas todas as imagens que no local eram adoradas, respeitando-se, porm, a Caaba. Dessa forma, nesse ano de 630, nasceu verdadeiramente o Isl. Maom morre dois anos aps o evento da conquista de Meca, em 632, tendo a primazia de ter consolidado toda uma comunidade,

religiosamente unificada e politicamente organizada, estribada nos preceitos do livro Sagrado Alcoro. 3) A VERTIGINOSA EXPANSO DO ISLAMISMO (APS MAOM) Consta dos anais que as revelaes dadas a Maom no foram, evidentemente, de uma s vez; elas eram divulgadas pouco a pouco e era costume, que ao divulg-las aos seus amigos mais chegados, exigia que as decorassem e, com o auxlio de amanuenses (escreventes) as registrassem. de conhecimento oficial que a primeira revelao deu-se, no ms de Ramadn do ano Primeiro da Misso, em agosto de 610 da nossa era, por meio do arcanjo Gabriel. As revelaes efetuaram-se tanto em Meca, antes da fuga, como em Medina em nmero de cento e quatorze suratas, e o ordenamento delas no foi, necessariamente, efetuado pelo Profeta. Maom, possuidor de uma memria privilegiada, recitava, principalmente no ms inteiro de Ramad, todas as suratas at aquele momento reveladas e, conforme as necessidades, ordenava-as adequadamente, a fim de receber as novas revelaes. No ltimo ano da sua vida, o Profeta, atravs da solicitao divina, recitou todas as suratas duas vezes. Muitos dos seguidores de Maom, sabiam tambm e recitavam os versos apenas recorrendo memria. Divulgam os doutos no assunto que, no h uma data precisa de quando deu-se o incio dos registros e de que, muito provavelmente, e at por lgica, pois ainda no havia seguidores, as primeiras revelaes foram armazenadas tempos depois. Consta, porm, que nos ltimos dezoito anos da existncia terrena do Profeta, alm do crescimento dos seguidores, multiplicavam-se as cpias dos textos sagrados. Logo aps a morte de Maom, em que pese o fortalecimento do Isl, somente a Arbia estava convertida, algumas tribos rabes estavam revoltas e, muitos dos seguidores do Profeta, principalmente os que sabiam o Alcoro de cor (Hafizes), foram eliminados. Abu Bakr, o primeiro califa (632-634), fiel amigo de Maom, os quais fugiram juntos para Medina, com receio que a morte do Hafizes,

pudesse confundir os divinos preceitos do Alcoro, resolve fomentar, incentivar e assessorar os registros ainda recentes das revelaes.

*Califa Abu Bakr* Para isso, aps consultar as principais autoridades, confiou a Zayd Ibn Thabit, primeiro escriba das revelaes ditadas pelo prprio Maom, compilar uma cpia oficial de todo o texto. No campo expansionista, o califa Abu Bakr, aps dominar os revoltosos, completa a conquista da Arbia e penetra no sul da Palestina, avanando em direo Sria e Prsia. Omar I (Abu Hafsah Ibn el Khattab), sucessor de Abu Bakr, segundo califa, de 634 a 644, conquistou a Sria, a Prsia e o Egito, instituindo a era da Hgira (16/07/622). Como outras eras, a Hgira prolptica, ou seja, foi instituda depois que se deu o fato homenageado. Omar foi substitudo por Otomo (Othman), terceiro califa, de 644 a 656, ligado aos coraixitas, tendo perseguido os parentes de Maom. Consta ter sido o primeiro califa que enviou expedies as ilhas do Mediterrneo; foi assassinado por Mohamed, filho de Abu Bakr. Por ocasio do terceiro califado, foram distribudas, sem muito critrio, cpias de exemplares do Alcoro, aos novos territrios em contato com os preceitos do Isl, cuja grande maioria, alega-se, no haviam nem visto e muito menos ouvido Maom.

Por diversos fatores, com predominncia da lngua, distncia geogrfica etc., surgiram formas, tanto na recitao como na entonao, muito prejudiciais aos conceitos originais. Otomo interveio e prontamente solucionou o impasse; alm de consultar autoridades no assunto, formou um comit de quatro eruditos, instrudos diretamente pelos originais escribas das Revelaes. Todos os originais conhecidos foram recolhidos e substitudos por exemplares que preservavam o mesmo dialeto usado pelo Profeta. Desde quela poca, prevalece at os dias atuais, a mesma estrutura normatizada, sem mudanas de palavras, pontuao, sinais e ordenao. Posteriormente, Ali, marido de Ftima, primo e genro de Maom (parece ter sido o discpulo preferido), tornou-se de 656 a 661, o quarto califa. A guerra entre axemitas e coraixitas deu continuidade; Ali foi assassinado em Cufa, numa mesquita, tendo Moaviyya Omada, antigo secretrio de Maom, governador da Sria, tomado o poder, declarando-o hereditrio, tornando-se assim, o primeiro califa Omada. A capital foi transferida para Damasco; nasce a dinastia Omada (660-750), perodo que, o mundo rabe expandiu-se de forma fantstica. Sinteticamente, as conquistas foram: O Turquesto, a regio do Iran, aproximando-se da ndia. No reinado de Abdul Malik (685-705), em 697, Cartago foi destruda. O sexto califa, Al-Walid (705-715), terminou de conquistar a Sria e, consolidou a juno da Palestina e da Prsia. Magreb (Norte da frica) foi conquistada e, na miscigenao das raas, invasores e locais, convertidos ao islamismo, destacaram-se os Mouros. A expanso na frica foi fator fundamental, uma verdadeira base para avano, agora ruma Europa. O primeiro pais europeu conquistado foi a Espanha (Hispnia), cognominada Al-Andalus. Na ocasio, dominava a Espanha, posteriormente a queda do Imprio Romano, Rodrigo ou Roderico, rei dos Visigodos germnicos. Numa sangrenta batalha (711), do Criso ou de Guadalete, Tarik-

Ibn-Ziyad, um norte-africano, convertido ao islamismo, pisa pela primeira vez o solo do continente europeu; a batalha foi ganha pelos invasores, com exceo da regio montanhosa das Astrias, onde refugiaram-se os Visigodos. Com a resistncia havida nas montanhas, os muulmanos tentam avanar rumo Glia, tendo sido derrotados, em Poitiers, no ano de 732, pelo prncipe franco Carlos Martel. A dinastia Omada, em virtude de desavenas internas, em 750 termina; surge em seu lugar, a dinastia Abssida (750-1258). A capital transferida novamente, agora para Bagd, provocando praticamente a primeira diviso do Isl. Abd-al-Raaman I, da dinastia Omada, refugia-se na Espanha, fundando o Emirado de Crdoba (756); nascia assim o primeiro Estado independente no vasto Imprio Muulmano. Durante o seu emirado (756-788), concedeu aos cristos, mediante o pagamento de uma taxa especfica, a to sonhada liberdade de culto. Na poca, na localidade, conforme registros, conviviam em harmonia absoluta, cristos, judeus e, logicamente, muulmanos. A dinastia Abssidas, constituda de 37 califas rabes, fundada por Abulabas, reinou de 751 a 754 e, pelas suas crueldades, recebeu o cognome de O Sanguinrio. Seu irmo e sucessor foi Almanor (754-775); fundou Bagd, em 772, tornando-se esta cidade, como vimos, a capital do califado. Consta ter introduzido, na corte, o ritual persa e, no campo poltico, a administrao tpica bizantina e persa, cujo chefe ou ministro era denominado Vizir. O Imprio Muulmano atingiu o seu pice no califado de HruneAl Rxede (786-809), temido pelos seus inimigos (bizantinos, persas, barmecidas, etc.) e querido pelos seus sditos. Hrune foi amigo pessoal de Carlos Magno, benevolente, sapiente e tambm dono de uma notvel eloqncia; no seu convvio dirio, proliferavam sbios, literatos e grandes poetas. Foi personificado como heri em muitos contos das Mil e Uma Noites.

Mas apesar disso o enfraquecimento do Imprio, pelas divises, continuava; em 788, Marrocos rompe com o Isl, surgindo os Tatimitas, dinastia muulmana, descendente de Ftima, filha de Maom, cujos partcipes, reinaram na frica do Norte de 909 a 1171. O primeiro fatimita foi Obeid-Al, conquistador do Magrebe e da Siclia; o ltimo foi Added-ibn-Yussuf. No seu maior apogeu, no sculo X, esse Imprio abrangia: frica do Norte, Egito, Malta, Sardenha, Siclia, Sria e algumas ilhas do Mediterrneo. O califado de Bagd, partindo do ano de 1055, foi subjugado pelos seljcidas, descendentes do chefe turco Seljuque. Por fim, os mongis, em 1258, praticamente destruram a cidade de Bagd. Muito embora, com teocracia, o Imprio Islmico teve o seu declnio, como fora religiosa continuou a crescer. 3) O CALENDRIO ISLMICO PROPRIAMENTE DITO Antes da Era da Hgira, o calendrio dos rabes era lunissolar, com 12 meses lunares, com adio de um ms intercalar, o qual, servia para conciliar, nos parmetros da poca, com o ciclo solar. Consta que suas estruturas fundamentaram-se nos conhecimentos da chamada cosmologia primitiva, principalmente grega. No entanto, Maom, mediante as revelaes obtidas, abominou as intercalaes, embora conciliatrias, plenamente convencido que tais interferncias no ciclo natural da Lua, contradizia a vontade de Deus. O Profeta passou a exigir ento, um calendrio puramente lunar, sem inseres artificiais. Todavia, a bem da verdade, no conseguimos estabelecer, com preciso, em que data foi introduzido o calendrio que prevalece at os nossos dias e, quem foi o seu efetivo inventor. Sabe-se porm, como j vimos, que a Era da Hgira (16/07/622) foi estabelecida por Omar I, segundo califa (634 a 644), em 632, posteriormente morte de Maom.

Como veremos detalhadamente, os calendarstas admitem ser a revoluo sindica mdia da Lua, prximo a: 29,530555555... dias por lunao

islmicos

Aceita-se a revoluo sindica da Lua atualmente como sendo de: 29,5305888531 dias mdios por lunao. Ou seja, uma diferena de 2,87695584000 segundos por lunao ou, 1 dia a cada 30.031,743529 lunaes, ou ainda, em 2.502,64529608 anos islmicos. 4) SISTEMA OPERACIONAL 4.1- COMPOSIO DO ANO O ano compe-se de 12 meses (12 lunaes) de 354 ou 355 dias; a nominao, ordem seqencial e quantidades de dias a seguinte: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Moharrem Zfar Rabi I Rabi II Yumada I Yumada II Reyeb Chaban Ramadn Chual Dulkada Dulhiya 30 29 30 29 30 29 30 29 30 29 30 29 dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias dias ou 30 dias (incio do ano) tm,

Os meses, a partir de alternadamente, 30 ou 29 dias.

Moharrem

Os anos com 354 dias so comuns, e os com 355 so abundantes; o acrscimo de 1 dia ocorre sempre no ltimo ms Dulhiya. O comeo de um dia considerado ao pr-do-sol ou seja, o dia considerado a partir do pr-do-sol do dia civil precedente. Em sntese, para os no islmicos, um dia convencionado de 24 horas, engloba, para exemplificar, a segunda metade da noite, todo o dia e, a primeira metade da noite, ou seja, a noite que contnua, pertence na realidade h dois dias.

Para os no islmicos, a passagem do ano, na hiptese de 1996 para 1997, ao declinarmos a noite, teramos de faz-lo da seguinte forma: A noite de 31/12/1996 para a noite de 01/01/1997 J entre os islmicos, por exemplo, a noite de Primeiro de Moharrem, primeiro dia do ano 1418 (09/05/1997), teve o seu incio aps o pr-do sol, do dia 30 de Dulhiya (ano abundante), ltimo dia do ano de 1417 (08/05/1997). Ateno pois, principalmente historiadores, quando tratar-se de um acontecimento: Por exemplo:Se um fato ocorreu, em uma noite do dia Primeiro de Rabi I do ano de 1040, comparativamente ao calendrio gregoriano, o evento ocorreu aps o pr-do-sol do dia 8 de outubro de 1630, uma tera, para 9 de outubro, j numa quarta, da meia noite a alvorada. O calendrio em epgrafe , de todos os calendrios vigentes com tal alcance e prestgio, o nico que podemos considerar de puramente lunar. Teoricamente, todo o primeiro dia de cada ms, com seu incio ao pr-do-sol, ser prenncio de Lua Nova ou novilnio visual. Conclusse pois, que em um ano islmico manifestam-se 12 lunaes. Embora elementar para muitos, convm ressaltarmos que a Lua Nova astronmica, d-se quando o astro encontra-se em conjuno, ou seja, entre a Terra e o Sol, fenmeno tecnicamente designado de: siza inferior

LUA NOVA

Nesse instante, por motivos bvios, no h possibilidade, sem instrumentao, de determinarmos essa manifestao; na prtica, para a observao visual do incio da fase, registra-se em mdia, o transcorrer de aproximadamente, 40 horas do instante da conjuno.

Tradicionalmente, as visadas, em cada lugar, para diagnosticar o surgimento dos primeiros reflexos da Lua, eram efetuadas por dois religiosos credenciados. Atualmente, a data no qual Ramadn comea, pode variar de data do calendrio e, a Lua Nova observada do Observatrio Naval, localizado no Cairo. Gostaramos, entretanto, de alertar o prezado visitante para o seguinte: Divulga-se, mesmo existindo pouca literatura especifica sobre o assunto, de que o calendrio islmico flexiona-se apenas no ltimo ms, o Dulhiya, passando de 29 para 30 dias, em 11 vezes em cada ciclo de 30 anos. Tal afirmao no condiz com a veracidade sistmica! Vejamos qual o motivo. Como vimos em linhas anteriores, entre o fenmeno tipicamente astronmico e o visual, em apenas algumas horas tal manifestao ocorre. Em decorrncia de tal fato, e no poderia ser ao contrrio, consta dos anais histricos, ser tal tema, um dos mais discutidos no Isl. As observaes festivas ou respeitosas, deveriam ser estipuladas mediante observaes, conforme prescrio do Profeta, ou mediante clculos astronmicos? Os ismaelitas, por exemplo, so de opinio divergente de outras ramificaes que insistem categoricamente em OBSERVAR o aparecimento da Lua. Por conveno, prevalecendo o bom senso, estabeleceu-se que o Ramadn ter o seu comeo, na Lua Nova ou como queiram, no novilnio, em observaes visuais obtidas pelo Observatrio Naval. Essa determinao, sem afetar absolutamente as outras normas e procedimentos aplicados ao calendrio, faz com que o ms de Ramadn dure 30 ou 29 dias e, o ms anterior, o Chaban, respectivamente 29 ou 30 dias. Em sntese, quando Ramadn tm 29 dias, o ms de Chaban ter 30, no influenciando a quantidade de dias no ano.

Exemplo: Em 1936 (Hgira 1355), Chaban teve 30 dias (15 de novembro, um domingo) e Ramadn 29 dias, sendo o dia Primeiro, 16 de novembro uma segunda. 4.2- OS CICLOS DO CALENDRIO O sistema de calendrio islmico, estrutura-se em um ciclo de 30 anos com um total de 360 meses e, conseqentemente, o mesmo nmero de lunaes. Cada ciclo de 30 anos, compe-se de um total de 10.631 dias, fazendo-se com que, cada lunao seja de 29,5305555555...dias mdios, contra os 29,5305898531 dias mdios aceitos pela astronomia. Sendo os meses compostos seqencial e, alternadamente, de 30 e 29 dias, recorreu-se a um artifcio engenhosos e muito prtico, para obter-se essa aproximao. Sistematicamente, em cada ciclo de 30 anos, as seqncias dos 2,5,7,10,13,16,18,21,24,26 e 29 anos, constituem-se em anos abundantes, com o ltimo ms do ano, Dulhiya, contendo 30 dias, na seguinte composio: 19 anos de 354 dias = 6.726 dias 11 anos de 355 dias = 3.905 dias Ciclo de 30 anos = 10.631 dias Oficialmente, o calendrio e o ciclo, tiveram o seu incio em 16 de julho do ano 622 da Era Comum, numa sexta- feira. Atualmente, no ano de 2002/2003, 1423 ano islmico, um ano comum de 354 dias, 13 da seqncia de 30 anos, estamos no 48 ciclo da Hgira. O calendrio lunar islmico, prtico e preciso, como vimos, de uma eventual defasagem de 1 dia em 2.502,6452969 anos, quando correlacionado com o calendrio solar gregoriano (atual), apresentanos alguns elementos complicadores, os quais, observados com ateno, so de uma certa maneira, facilmente dirimidos.

O ciclo do calendrio solar gregoriano de 400 anos mais 1 dia; isso significa que a repetio dos dias dos meses com os dias das semanas, somente dar-se-o, depois de transcorridos 146.097 dias. Corresponder os dois sistemas, islmicos e gregoriano, em seqncias cclicas, seguramente impraticvel. Todavia, se por alguma razo queiram estabelecer um perodo, onde os ciclos fossem harmnicos, poderiam recorrer do seguinte artifcio: Ciclo islmico de 30 anos (10.631 dias) X ciclo gregoriano (146.097 dias) = 1.553.157.207 dias ou, 146.097 ciclos islmicos de 30 anos ou, para finalizar 10.631 ciclos gregorianos de 400 anos mais 1 dia. Independentemente da impossibilidade prtica de se estabelecer harmonias cclicas entre os sistemas, para enriquecer com dados estatsticos o presente trabalho, divulgaremos um levantamento efetuado em 1500 anos islmicos; pelo ineditismo, guardadas as devidas propores, os dados que divulgaremos, de alguma forma podero ser teis: DIAS TRANSCORRIDOS EM 1500 ANOS ISLMICOS (HGIRA 1 A 1500)
A) DA HGIRA 1 AT O FINAL DO CALENDRIO JULIANO 350.721 dias (16/07/622 - sexta-feira at 4/10/1582 - quinta-feira) B) DA INTRODUO DO CALENDRIO GREGORIANO AT O FINAL DO ANO DE 1999 (*) 15/10/1582 (sexta-feira) at 31/12/1999 (sexta-feira) 152.384 dias Nota:- a tabulao acima, 31/12/1999, apenas circunstancial, no existindo nenhuma caracterstica especial, a no ser, como marco de final do milnio C) DO ANO 2000 AT FINAL DO CICLO 50 28.445 dias 1/01/2000 (sbado) at 16/11/2077 (tera-feira) TOTAL DE DIAS EM 1500 ANOS ISLMICOS 531.550 dias

(*) Nem todos os pases adotaram o calendrio gregoriano na mesma data. FREQNCIA DOS MESES EM QUE DEU-SE O PRIMEIRO DO ANO (PRIMEIRO DE MOHARREM) (HGIRA 1 A 1500)
JANEIRO FEVEREIRO MARO 129 ANOS 117 127

ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

124 130 122 129 126 120 128 120 128

TOTAL

1.500 ANOS

FREQNCIA DOS DIAS DAS SEMANAS EM QUE DEU-SE O PRIMEIRO DO ANO (PRIMEIRO DE MOHARREM) (HGIRA 1 A 1500)
SEXTA-FEIRA SBADO DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA TOTAL 215 213 216 215 214 214 213 1.500 ANOS

Levando-se em considerao que o ciclo solar mdio do calendrio gregoriano corresponde a 365,2425 dias (146.097 dias/400 anos) e o ano lunar mdio 354,3666666667 dias (10.631/30), tambm na mdia, a retroao do calendrio islmico para o gregoriano anualmente de 10,8758333334 dias; isso corresponde a aproximadamente um ano gregoriano a cada 33,5829438358 anos. Para consolidar os conhecimentos esclarecermos ainda o seguinte: j adquiridos, convm

Como j sabemos, o calendrio islmico, essencialmente lunar, em relao ao gregoriano que solar, distancia-se anualmente, em mdia 10,876 dias, fator esse que torna o primeiro sistema muito especial. Cada um dos 12 meses islmicos e, conseqentemente, cada um dos 354 ou 355 dias do ano, desliza pelo calendrio gregoriano sistematicamente; qualquer data, em anos subseqentes, incidir automaticamente em todos os 12 meses gregorianos. Em mdia, uma data do calendrio islmico, rotativamente, incidir em dois ou trs meses idnticos, do calendrio gregoriano; com

menor incidncia verdade, um acontecimento islmico repetir-se- em um mesmo ano gregoriano. Por exemplo, o Ano Novo (Primeiro de Moharrem) de 1397 da Hgira e o 1398 foram celebrados em janeiro e dezembro, respectivamente nos dias 3 e 23 do ano de 1976. Para se ter uma idia, em 1500 anos islmicos, essa particularidade ocorrer apenas 44 vezes em 50 ciclos de 30 anos, ou seja, uma incidncia em cada ciclo; as excees, em nmero de 6, deram-se nos ciclos 5, 14, 23, 24, 33, e 42. Para um perfeito entendimento dessa particular rotatividade, analisemos como se comporta o ms de Ramadn, o ms do jejum, um dos mais importantes para os adeptos, em relao as estaes do ano e, por conseqncia, do calendrio solar gregoriano. Os ciclos escolhidos, por serem contemporneos, foram os 48 e 49 (parcial), cobrindo do ano islmico 1411 a 1445, correlacionados de 24 de julho de 1990 a 7 de julho de 2024 gregorianos; vejamos o resultado apurado no planilhamento a seguir: ROTATIVIDADE DO MS SAGRADO DE RAMADN DURANTE AS ESTAES DO ANO (AMOSTRAGEM RETIRADA DOS CICLOS 48 E 49 -PARCIAL- DE 30 ANOS)
HGIRA 1411 1412 1413 1414 1415 1416 1417 1418 1419 1420 1421 1422 1423 1424 1425 1426 1427 1428 1429 PRIMEIRO DE RAMADN 17/03/1991 5/03/1992 23/02/1993 12/02/1994 1/02/1995 22/01/1996 10/01/1997 31/12/1997 20/12/1998 9/12/1999 28/11/2000 17/11/2001 6/11/2002 27/10/2003 15/10/2004 4/10/2005 24/09/2006 13/09/2007 2/09/2008 30 DE RAMADN 15/04/1991 3/04/1992 24/03/1993 13/03/1994 2/03/1995 20/02/1996 8/02/1997 29/01/1998 18/01/1999 7/01/2000 27/12/2000 16/12/2001 5/12/2002 25/11/2003 13/11/2004 2/11/2005 23/10/2006 12/10/2007 1/10/2008 ESTAES DO ANO VERO/OUTONO VERO/OUTONO VERO/OUTONO VERO VERO VERO VERO VERO PRIMAVERA/VERO PRIMAVERA/VERO PRIMAVERA/VERO PRIMAVERA PRIMAVERA PRIMAVERA PRIMAVERA PRIMAVERA PRIMAVERA INVERNO/PRIMAVERA INVERNO/PRIMAVERA

1430 1431 1432 1433 1434 1435 1436 1437 1438 1439 1440 1441 1442 1443 1444 1445

22/08/2009 11/08/2010 1/08/2011 20/07/2012 9/07/2013 29/06/2014 18/06/2015 7/06/2016 27/05/2017 16/05/2018 6/05/2019 24/04/2020 13/04/2021 3/04/2022 23/03/2023 11/03/2024

20/09/2009 9/09/2010 20/08/2011 18/08/2012 7/08/2013 28/07/2014 17/07/2015 6/07/2016 25/06/2017 14/06/2018 4/06/2019 23/05/2020 12/05/2021 2/05/2022 21/04/2023 9/04/2024

INVERNO INVERNO INVERNO INVERNO INVERNO INVERNO OUTONO/INVERNO OUTONO/INVERNO OUTONO/INVERNO OUTONO OUTONO OUTONO OUTONO OUTONO OUTONO VERO/OUTONO

Nota:- Conforme estudado, o ms de Ramadn, em alguns anos, para ajuste das lunaes, poder ter 29 dias; nessas hipteses, adianta-se um dia gregoriano do Primeiro de Ramadn e retira-se um do 30 dia. Nesses casos, os dias das semanas do Primeiro de Ramadn sero idnticos ao 29 dias. Sem aprofundarmos demasiadamente em detalhes, percebemos claramente na planilha acima, os seguintes aspectos: O ms escolhido para anlise, Ramadn, o Nono ms islmico, constituindo-se de 29 ou 30 dias, rotaciona pelos 12 meses do ano solar gregoriano; conseqentemente, faz com que as 4 estaes do ano tambm deslizem. Para facilitar as observaes, no que diz respeito ao Hemisfrio Sul, as 4 estaes do ano manifestam-se como segue: 21/03 21/06 23/09 22/12 4.3- FESTAS RELIGIOSAS As principais festas religiosas do islamismo so: O dia santificado a sexta feira O Ano Novo, no Primeiro de Moharrem (A Hgira, na vspera do dia Primeiro) comeo comeo comeo comeo do do da do outono inverno primavera vero

Achura (Ashuraa):- 10 de Moharrem Morte do Profeta:- 28 de Zafar Nascimento do Profeta (Mawlid al Nabi- 23 de abril de 571):- 12 de Rabi I Primeiro ano da Hgira, 622 a.D:- 14 de Rabi II Leilat Al Me'raj:- 26 de Reyeb Leilat Nisf Sha'ban:- 15 de Chaban Morte de Ftima, filha do Profeta (11 a.H):- 3 de Ramadn Morte de Cadija, esposa do Profeta (58 a.H):- 17 de Ramadn A revelao do Alcoro:- 24 de Ramadn (Ramadn o ms do jejum) A pequena Festa (Eid al-Fitr):- celebrada nos trs primeiros dias do ms Chual A Grande Festa (Eid al-Adha) ou Festa do Sacrifcio:- 10 a 13 de Dulhiya 5) O CALENDRIO ISLMICO PERMANENTE (CALISPER) Da mesma forma que o CAPEPA considerado, ou seja, uma contribuio de melhoria, o CALISPER, por analogia, tambm. Contrariamente, porm, do primeiro que origina-se de um calendrio civil, com os eventos da religio catlica subordinados aos Cmputos Eclesisticos, o calendrio islmico, subordina-se profundamente aos ditames do Isl, baseados nos preceitos transmitidos Maom, perpetuados no Coro; em sntese, o elo existente entre o calendrio e as manifestaes religiosas so indissolveis. O Calisper, em que pese a grande vantagem oferecida aos usurios, no substitui em hiptese alguma os produtos que sempre se caracterizaram pelo alto grau informativo e, pela beleza esttica, visual e grfica, popularmente denominados, em portugus, de folhinhas. Alm de sua funo primordial, informar o desenvolvimento do ano islmico em curso, tem uma serventia de se posicionar para o passado, at o incio da Hgira, como projetar-se ao futuro; quando, porm, acionado em sua funo mais exponencial, ou seja, correlacionar-se com os calendrios tanto Juliano, como gregoriano, atinge sem dvida, o auge da sua potencialidade. Fcil manuseio, portabilidade e, o melhor, baixo custo, o Calisper poder ser uma alternativa para usurios dos mais variados segmentos:

se assim o quiser Deus, Clemente, Misericordioso. 5.1- SISTEMA OPERACIONAL 5.1.1- ASPECTO FSICO DO CALISPER

O Calisper composto de duas cartelas externas (frente/verso) e uma interna, tambm impressa nas duas faces e, completando a parte fsica, duas tiras mveis; as cartelas externas, so justapostas, como se fosse um envelope. No corpo central da cartela ao lado, em uma das suas faces, esto impressos os 12 meses do calendrio islmico, em linhas alternadas, cujos espaos em branco, dispostos na horizontal so vazados. Dispostos em colunas, os dias seqenciais dos meses, estrategicamente esto dispostos em nmero de 28, obedecendo a uma matriz (28 X12), cuja ltima linha horizontal contm apenas 19 dias, perfazendo 355 dias. Como o ano islmico pode ter 354 ou 355 dias, foi utilizado um estratagema para ganho de espao; quando tiver 354 dias, simplesmente despreza-se a leitura do ltimo dia do ano (30 de Dulhiya).

Na parte frontal da cartela externa, do lado (geralmente direito) dos dias dos meses islmicos, na mesma seqncia alternativa, a indicao impressa dos nomes dos meses; tambm nas linhas intermedirias, posicionam-se os espaos vazados. Na primeira e dcima terceira linha, surgem os nomes dos meses Moharrem e Dulhiya sozinhos; nas outras, sempre teremos a impresso do nome de dois meses: Moharrem (complemento) Zafar (complemento) Rabi I (complemento) A explicao dessa anomalia simples. Como os dias seqenciais dos meses (29 ou 30 dias) esto contidos numa matriz horizontal de 28 espaos, sempre teremos que complet-los nas linhas subseqentes. Dando seqncia a complexo fsica do Calisper, temos duas tiras confeccionadas parte e que incorporam-se ao lado frontal da cartela externa. A primeira delas, menos larga, por conveno, denominada de Tira dos Dias das Semanas e a segunda, Tira dos Meses Gregorianos; a tira dos dias das semanas desliza na horizontal, na parte frontal da cartela, logo acima dos primeiros dias de Moharrem, e a dos meses gregorianos, na parte interna da cartela externa, projetando a informao dos meses, atravs dos vazamentos contidos nos espaos das laterais. Na tira dos dias das semanas, esto impressos, na mesma largura dos dias dos meses, 34 dias, da esquerda para a direita, iniciando-se pela sexta-feira e terminando em uma quarta-feira. Mediante manipulao do usurio, a tira desloca-se, de maneira a mostrar sempre 28 dias das semanas, ficando os outros seis escamoteados; comeando, por exemplo, o primeiro da esquerda sendo uma sexta-feira, o 28 da direita ser uma quinta e, assim por diante. A sustentao fsica da tira dos dias das semanas d-se por dois cortes laterais na parte frontal da cartela externa, imediatamente acima dos dias seqenciais dos meses islmicos, por onde encaixam-se as laterais direita e esquerda da tira transversal. Zafar Rabi I Rabi II

O ajuste manual da tira transversal dos dias das semanas "calibrado", mediante um cdigo de letras (explicado mais adiante) que ao transpassar um orifcio estrategicamente feito na parte frontal da cartela externa, orientar o usurio. Esse cdigo de letras impresso na lateral direita da tira transversal, aps os dias semanais, ficando dessa forma, encaixado por dentro da cartela externa. A tira mais larga, que desliza na vertical, por dentro da cartela externa, tm impresso os meses gregorianos, os quais sero projetados atravs dos espaos vazados, correlacionando-se com os meses islmicos impressos na parte frontal da cartela externa. Tambm essa tira, em cada ano pesquisado, necessita e dever ser ajustada pelo manipulador do Calisper; projetam-se atravs de um orifcio mantido na parte frontal da cartela externa, impressos na linha vertical, os nmeros codificados dos meses gregorianos. Finalmente, como parte grfica do Calisper, temos a cartela interna, portadora da configurao mais complexa, impressa dos dois lados; do lado A, com o gabarito para os anos gregorianos comuns e do B, para os bissextos. Cada um dos lados da cartela interna tm dois campos de impresses que so fundamentais para o sistema em pauta; o primeiro, na parte superior, abrangendo mais ou menos 1/3 do espao, os cdigos numricos dos meses gregorianos e na parte restante, em linhas, os nmeros dos dias mensais do calendrio gregoriano. Tanto os cdigos dos meses como os nmeros dos dias dos meses, so impressos alternativamente, janeiro, fevereiro julho, agosto maro, abril setembro, outubro e assim por diante. Todos os dgitos impressos obedecem a um cdigo de cores, os quais projetam-se atravs dos espaos vazados da cartela externa, estrategicamente posicionados logo abaixo das seqncias dos dias mensais islmicos.

Como qualquer ano islmico, teoricamente pode ter o seu incio em qualquer ms gregoriano e respectivos dias, faz com que a cartela interna locomova-se tanto para cima como para baixo, bem como para a direita ou para a esquerda. providencial deixarmos claro que esse deslocamento ocorrer somente uma s vez, no ato da pesquisa do ano procurado; posteriormente, como alis todos os outros ajustes permanecero absolutamente fixos. Para o leitor mais atento a detalhes, pode parecer estranho que as linhas impressas horizontalmente, repitam meses nas linhas subseqentes; tal disposio, propositalmente provocada, tem por finalidade, reduzir a largura fsica do projeto. Como o incio do ano islmico pode, em cada ms gregoriano, manifestar-se em todos os dias dos meses e, como a matriz de 28 dias, para ajuste das semanas, delimita os meses islmicos, optou-se pelo seguinte: Com exceo das duas primeira e trs ltimas linhas da cartela interna, cada uma comporta um total de 55 dias; dessa forma, quando projeta-se, atravs dos espaos vazados da cartela externa, os 28 dias, ficam escamoteados 27 dias, ou seja, praticamente a outra metade. Evidentemente, como os meses gregorianos podem ter 28,29,30 e 31 dias, cada linha da cartela interna, poder ter dias at de trs meses. Um outro subterfgio usado, em funo das caractersticas acima, foi a projetar-se para o primeiro dia do ano islmico Moharrem, em cada linha e, em cada ms, dias gregorianos de 1 a 14; na hiptese dos restantes, a pesquisa dirigida para a linha seguinte.
LINHAS DA CARTELA INTERNA 1 3 3 5 5 7 7 9 FAIXA DOS DIAS UTILIZADOS-ANOS COMUNS (FACE A) 1 ... 14 15...31 1...11 12...28 1...11 12...31 1...8 9...30 FAIXA DOS DIAS UTILIZADOSANOS BISSEXTOS (FACE B)

MESES JANEIRO JANEIRO FEVEREIRO FEVEREIRO MARO MARO ABRIL ABRIL

12...29 1...10 11...31 1...7 8...30

9 11 11 13 2 4 4 6 6 8 8 10 10 12 12 14

MAIO MAIO JUNHO JUNHO JULHO JULHO AGOSTO AGOSTO SETEMBRO SETEMBRO OUTUBRO OUTUBRO NOVEMBRO NOVEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO

1...6 7...31 1...3 4...30 1...14 15...31 1...11 12...31 1...8 9...30 1...6 7...31 1...3 4...30 1 2...31

1...5 6...31 1a2 3...30

Para o usurio do Calisper, a aparente complexidade das tabulaes so omitidas, pois os cdigos, estrategicamente impressos, projetados atravs de um orifcio vazado, posicionado na parte frontal superior da cartela externa, informar a coordenao exigida entre dias gregorianos e islmicos, conciliando dessa forma, os dois sistemas de calendrios. 5.1.2- CODIFICAO DO CALISPER SIGLAS ALFAS E SIGLAS NUMRICAS Na sua estrutura, a configurao de cdigo aplicada ao Calisper bem simples. Basicamente, nove siglas alfas e doze numricas, do sustentao ao processo todo; de resto, os prprios dgitos numricos dos dias gregorianos, complementam o cdigo. Embelezando o produto, trs tonalidades bsicas, o verde, o azul e o vermelho, do um colorido particular e, de forma insofismvel, ajudam na perfeita manipulao do calendrio. SIGLAS ALFAS
dias dos meses gregorianos comuns dias dos meses gregorianos B (Cartela interna) bissextos 1 de Moharrem iniciando em uma C (Tira horizontal) sexta A (Cartela interna)

SIGLAS NUMRICAS
123456janeiro (cartela interna) fevereiro (cartela interna) maro (cartela interna) abril (cartela interna) maio (cartela interna) junho (cartela interna)

1 de Moharrem iniciando em uma sbado 1 de Moharrem iniciando em um E (Tira horizontal) domingo 1 de Moharrem iniciando em uma F (Tira horizontal) segunda 1 de Moharrem iniciando em uma G (Tira horizontal) tera 1 de Moharrem iniciando em uma H (Tira horizontal) quarta 1 de Moharrem iniciando em uma I (Tira horizontal) quinta D (Tira horizontal)

7- julho (cartela interna) 8- agosto (cartela interna) 9setembro (cartela interna) 10outubro (cartela interna) 11novembro (cartela interna) 12dezembro (cartela interna)

CDIGO DE CORES Alternando-se de trs em trs, as cores verde, azul e vermelho, so auxiliares preciosas do sistema, tais como: Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela Cartela interna interna interna interna interna interna interna interna interna interna interna interna e e e e e e e e e e e e tira tira tira tira tira tira tira tira tira tira tira tira vertical vertical vertical vertical vertical vertical vertical vertical vertical vertical vertical vertical

Nota:- As 12 siglas numricas, constantes da cartela interna e da tira vertical, so coloridas obedecendo ao padro acima. CDIGO CALISPER DE SEIS DGITOS Por conveno, neste trabalho, entende-se por cdigo Calisper, a conjugao de siglas. Como j estudado, basicamente o calendrio islmico tm duas frmulas: uma com 354 dias, meses alternados de 30 e 29 dias e, outra com 355 dias, adicionando-se um dia no ltimo ms Dulhiya. Entretanto, quando correlacionado complicaes multiplicam-se. com o gregoriano, as

Como o Primeiro de Moharrem (Ano novo islmico) pode, teoricamente, cair em qualquer dos 365 ou 366 dias gregorianos, as frmulas existentes, alm de ampliarem-se, provocam, pela disparidade dos calendrios envolvidos, inmeras dificuldades operacionais. Para conciliar os dois sistemas, talvez mrito maior do Calisper, necessita do apoio de um cdigo de seis dgitos, o qual, compe-se das siglas; a primeira sigla, A ou B, determina o ano gregoriano, se um ano comum ou bissexto. A segunda sigla, espao reservado para dois dgitos, utiliza-se do prprio dia seqencial dos meses gregorianos, data em que inicia-se o ano islmico, o Primeiro de Moharrem. A terceira sigla, espao reservado tambm para dois dgitos (1 a 12), indica qual o ms gregoriano a ser utilizado. A ltima sigla (C,D,E,F,G,H,I) indica qual o dia da semana gregoriana que d o incio ao primeiro dia do ano islmico; conseqentemente, posicionado o primeiro dia do ano islmico, todos os demais 354 ou 355 dias estaro perfeitamente enquadrados.

Anda mungkin juga menyukai