Anda di halaman 1dari 28

Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais

Cartilha do Produtor de Leite

Boas Prticas de Ordenha

APRESENTAO

Produzir um leite com qualidade mais rentvel para o produtor! Os cuidados para produzir leite de boa qualidade aumentam a preveno da mastite e reduzem os custos do seu tratamento. O pagamento por qualidade uma realidade no Brasil. Cada vez mais, os laticnios vm adotando tabelas de classificao para pagamento do produtor de acordo com alguns aspectos de qualidade do leite. As bonificaes destes programas representam uma tima oportunidade de aumento de ganhos para o produtor, visto que a adoo de medidas que favorecem a qualidade do leite so de baixo custo e contribuem para sua profissionalizao. Esta cartilha apresenta os cuidados para obter leite de boa qualidade, chamando ateno para os cuidados com a mastite e para os procedimentos de higiene que reduzem a carga microbiana do leite.
Custo da qualidade Os custos com a qualidade representam em torno de 1% do custo de produo do leite!!!

Custo de produo do leite


Qualidade 1%

Demais itens 99%

Mas afinal, o que um leite de boa qualidade?

Um leite de boa qualidade aquele que:


No apresenta risco para a sade humana. Tem um bom rendimento industrial. Produz produtos de qualidade e boa durabilidade.

Sem essas caractersticas, o leite tem baixo valor e a indstria ter prejuzos que sero divididos com o produtor. Dessa forma, o preo pago pelo leite ao produtor reduzido.
Ento como conseguir um bom preo pela qualidade?

O primeiro passo conhecer o que afeta a qualidade do leite na fazenda. Depois seguir o princpio da preveno, afinal, prevenir sempre mais barato que remediar. preciso tambm conhecer e entender a proposta de pagamento por qualidade do laticnio e, se for preciso, pedir explicao e questionar o responsvel tcnico.
A qualidade do leite afetada por trs fatores principais:

Carga microbiana

Sanidade animal

Composio do leite

A seguir, esto apresentados alguns pontos fundamentais para manter a qualidade do leite. 3

A COMPOSIO DO LEITE Os componentes do leite com maior valor econmico so a gordura e a protena. Afinal, estes componentes so a base para a grande diversidade de produtos que podem ser obtidos com o processamento do leite, como por exemplo, os diferentes tipos de queijos, o creme, a manteiga, os iogurtes, etc. Assim, muitas indstrias adotam a bonificao para maiores teores de protena e gordura. As quantidades de protena e de gordura do leite esto ligadas gentica e, principalmente, alimentao do rebanho. Porm, complicado e caro para o produtor tentar aumentar esses teores em curto prazo.
O que o produtor deve fazer para manter a quantidade de protena e gordura do leite?

ficar atento quantidade e qualidade do volumoso oferecido aos animais; no fazer alteraes bruscas na alimentao do gado.

importante que o produtor procure alimentar suas vacas de acordo com a produo de leite para evitar desperdcio e aproveitar bem o potencial dos seus animais. A tabela abaixo apresenta as quantidades de alguns componentes do leite exigidas pela Instruo Normativa no 62 de 2011.
Composio mnima do leite cru refrigerado segundo a IN 62 (2011) Gordura Protena Extrato seco desengordurado (ESD) 3,0% 2,9% 8,4%

A composio do leite tambm afetada pela mastite que reduz a quantidade de casena, principal protena para a produo de queijos, e, em muitos casos, reduz tambm o teor de gordura do leite. A SADE DO REBANHO
Um rebanho saudvel produz um leite saudvel.

Nos rebanhos brasileiros existem doenas que representam grande preocupao. Entre as mais importantes esto a tuberculose, a brucelose e a mastite. Para o controle da brucelose e da tuberculose, o governo brasileiro mantm programas de controle de diagnstico e de vacinao que o produtor tem que seguir risca para garantir a sade do rebanho. No entanto, o diagnstico, a preveno e o tratamento da mastite esto nas mos dos produtores. E como esta uma doena que compromete a produo, afeta a composio e aumenta o risco de transmisso de doenas pelo leite, est diretamente ligada ao lucro do produtor. O organismo da vaca produz clulas de defesa para combater a mastite elevando a contagem de clulas somticas ou CCS no leite. E esta CCS, medida em clulas/mL que avaliada nas amostras de leite de cada produtor.
A CCS indica a sade do bere A mastite pode reduzir a produo de leite de uma vaca em at 20%!!!

Isso quer dizer que uma vaca que produz 15 litros de leite por dia pode ter sua produo reduzida em 3 litros. Esta reduo representa 90 litros em um ms!!!
5

Prazo para adequao da CCS do leite segundo a IN 62 (2011) Regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste Regies Norte e Nordeste CCS - Contagem de clulas somticas 1/1/2012 a 30/6/2014 1/1/2013 a 30/6/2015 600.000 clulas/mL 1/7/2014 a 30/6/2016 1/7/2015 a 30/6/2017 500.000 clulas/mL A partir de 1/7/2016 A partir de 1/7/2017 400.00 clulas/mL

Prevenindo a mastite

- realizar ordenha com bastante higiene; - adotar linha de ordenha, de modo que animais doentes sejam os ltimos; - identificar os animais com mastite (teste da caneca telada); - desinfetar os tetos antes da ordenha (pr-dipping); - esgotar o leite do bere aps a ordenha; - desinfetar os tetos depois da ordenha (ps-dipping); - descartar as vacas que tm mastite com frequncia; - ter cuidado com a introduo de animais no rebanho.
Tratando a mastite

- tratar imediatamente todos os animais com mastite clnica; - utilizar somente medicamentos recomendados por mdicos veterinrios; - realizar o tratamento da vaca seca.
Prevenindo a presena de resduos de antibiticos no leite

- respeitar o prazo de carncia do medicamento; - utilizar o medicamento de acordo com a dosagem recomendada; - marcar o animal em tratamento.
6

A CARGA MICROBIANA Leite com elevada carga de microrganismos aumenta o risco para sade humana e compromete a qualidade dos produtos processados.
Fatores relacionados com a alta carga microbiana: -

falta de higiene na ordenha; m higienizao de equipamentos e utenslios; contaminao da gua; resfriamento inadequado do leite.

Carga microbiana

Higiene na ordenha

Equipamentos e utenslios

Contaminao da gua

Resfriamento do leite

Temperatura

Tempo

A alta quantidade de microrganismos encontrada no leite, ocasionada por um ou mais desses fatores, detectada na amostra de leite como contagem bacteriana total ou CBT.
A CBT aponta para falhas na higiene e/ou na refrigerao

A CBT medida em UFC/mL, que significa quantas unidades formadoras de colnias (de microrganismos) existem em um mililitro de leite.
7

Contagem bacteriana total do leite cru refrigerado segundo a IN 62 (2011)


Regies Sul, Sudeste e 1/1/2012 a 1/7/2014 a A partir de Centro-Oeste 30/6/2014 30/6/2016 1/7/2016 Regies Norte e 1/1/2013 a 1/7/2015 a A partir de Nordeste 30/6/2015 30/6/2017 1/7/2017 CBT Contagem 600.000 UFC/mL 300.000 UFC/mL 100.000 UFC/mL bacteriana total

LOCAL DE ORDENHA - o local de ordenha deve ser arejado, com boa ventilao; - o piso deve facilitar o escoamento de gua; - a instalao deve dispor de torneiras com gua potvel, sabo, toalhas de papel em local acessvel; - mangueiras devem ser mantidas penduradas, evitando que fiquem jogadas ao cho; - fiao eltrica exposta deve ser eliminada; - o local de ordenha deve ser limpo diariamente, removendo o esterco e demais sujidades para evitar a proliferao de moscas e outros insetos; - deve-se usar recipiente apropriado para descartar lixo;

- no permita que outros animais (gatos, cachorros, patos, galinhas, porcos, etc.) tenham acesso ao local de ordenha; - uma vez por ms realize a desinfeco do local de ordenha polvilhando cal virgem nos pisos aps a limpeza diria; - aps cada ordenha o local deve ser limpo, retirando-se todo o esterco para um local afastado da sala de ordenha.

HIGIENE DO ORDENHADOR
Uma ordenha higinica responsabilidade do ordenhador!

manter as unhas cortadas e limpas; no fumar durante a ordenha; usar touca ou bon para evitar queda de cabelos no leite; lavar as mos e braos antes de iniciar a ordenha; lavar as mos sempre que suj-las durante a ordenha.

Esses cuidados so importantes tanto para ordenha manual quanto para ordenha mecnica.
9

CONDUO DOS ANIMAIS PARA A ORDENHA A conduo dos animais deve ser feita com calma e tranquilidade. A rotina de conduo dos animais, com leves ou suaves toques na traseira ou flancos favorecem a descida do leite e aumentam a produo.
O estresse diminui a produo de leite!

Movimentos bruscos, situaes que causem sensao de medo ou deixem o animal acuado comprometem a descida do leite. Desse modo, a vaca esconde o leite, o que leva a prejuzos na produo e aumenta o risco de mastite.

A rotina ideal aquela em que os animais tenham vontade de ser ordenhados!

LINHA DE ORDENHA A linha de ordenha importante para evitar contaminaes entre os animais e a mistura de leite de animais sadios com leite de animais em tratamento.
10

Mas o que linha de ordenha?

A linha de ordenha consiste em criar uma ordem para ordenhar os animais, ou seja: - ordenhar primeiro as vacas mais jovens e sadias; - em seguida ordenhe as demais vacas sadias; - por ltimo, ordenhe as vacas com mastite clnica e as vacas em tratamento. ORDENHA A seguir, esto descritos os passos para uma boa ordenha.
1. Descarte dos trs primeiros jatos de leite de cada teto Os trs primeiros jatos de cada teto devem ser descartados, pois so os mais contaminados.

Descartar os primeiros jatos em caneca de fundo telado para o diagnstico da mastite clnica.

11

Teste da caneca telada ou de fundo preto Os trs primeiros jatos de cada teto so os mais contaminados e devem ser avaliados. Observe se h a presena de grumos, cogulos, pus ou sangue.

Leite normal

Leite suspeito de animal com mastite clnica

O teste da caneca de fundo preto deve ser realizado em todas as ordenhas, em todos os animais. Alm de servir para o diagnstico da forma clnica da mastite, estimula a descida do leite. A presena de grumos e/ou cogulos indica que o animal est com mastite e dever ser ordenhado por ltimo, depois que os animais sadios forem ordenhados. O leite dever ser descartado e deve-se dar incio ao tratamento da mastite.
O leite do teste da caneca deve ser sempre descartado! Mas no jogue no cho!

Periodicamente deve ser realizado o teste da raquete ou CMT (California Mastitis Test ), para identificar ocorrncia de mastite subclnica.
12

2. Limpeza dos tetos

Os tetos devem ser preparados para a ordenha.

O produtor deve lavar somente os tetos com gua em abundncia e depois mergulh-los em soluo desinfetante, com auxlio de uma caneca sem retorno o chamado pr-dipping. O desinfetante mais empregado no pr-dipping o cloro. Assim, os tetos devem estar limpos e secos para serem ordenhados.
Nunca jogue gua em todo o bere! 3. Pr-dipping

Para preparar a soluo clorada a ser utilizada na desinfeco dos tetos preciso conhecer a concentrao do cloro comercial que ser utilizado. A soluo clorada para o pr-dipping deve conter de 800 a 1.200 mg/L de cloro ativo. Para seu preparo, verifique no rtulo da soluo comercial a porcentagem de cloro ativo e faa a diluio necessria em gua de boa qualidade.
13

Prepare o volume suficiente de soluo apenas para uma ordenha, a sobra de soluo dever ser descartada. Abaixo segue a sugesto de preparo de 5 L de soluo clorada com 1.000 mg/L de cloro ativo:
Concentrao de cloro comercial (%) 2 5 10 12 15 20 Volume a ser diludo em 5 litros de gua 250 mL 100 mL 50 mL 42 mL 33 mL 25 mL

Se a concentrao da soluo clorada ficar abaixo da recomendada, o pr-dipping ter seu efeito reduzido. Por outro lado, se a concentrao for excessiva pode causar leses na pele do teto do animal.
A soluo clorada para o pr-dipping deve ser preparada em, no mximo, 30 minutos antes de cada ordenha! Recomenda-se o uso de canecas sem retorno, porque este modelo impede que a soluo aplicada volte para dentro da caneca.

14

O tempo mnimo de contato da soluo sanitizante com os tetos deve ser de 30 segundos.

Aps a ordenha, o restante de soluo clorada preparada deve ser descartado, pois o cloro muito voltil e at a prxima ordenha a concentrao da soluo j no ser a mesma.

4. Secagem dos tetos com papel toalha descartvel

Aps a aplicao do sanitizante e respeitando seu tempo de ao (30 segundos), os tetos devem ser secos com papel toalha descartvel.
Nunca use panos ou papel de jornal!

Os tetos devem ser completamente secos para prevenir o deslizamento das teteiras durante a ordenha. Os papis toalha usados devem ser descartados em local adequado, pois so potenciais fontes de contaminao.

Jogue os papis usados no lixo!

15

5. Ordenha

Deve ser mantida uma rotina de ordenha para no deixar o animal esperando por muito tempo antes de ser ordenhado. A ordenha pode ser manual ou mecnica, o importante que se tenha higiene. O conjunto de teteiras deve ser posicionado corretamente para evitar a entrada de ar e diminuir os riscos de contaminao do leite e dos tetos. Seguir as recomendaes do fabricante quanto troca de peas e manuteno da ordenhadeira. As teteiras devem ser trocadas sempre que as borrachas apresentarem-se rachadas, ressecadas. Os casos de deslizamento ou queda de teteiras devem ser atendidos rapidamente para evitar contaminao. Retirar as teteiras dos tetos assim que cessar o fluxo de leite.
6. Ps-dipping

A imerso dos tetos da vaca em um sanitizante aps a ordenha reduz o nmero de bactrias que ficam aderidas superfcie do teto. Desse modo, reduz-se a contaminao de uma vaca para outra diminuindo o nmero de novos casos de infeces. O sanitizante mais empregado no ps-dipping o iodo em combinao com um composto emoliente, como a glicerina. Isso evita irritao da pele e melhora a adeso do iodo superfcie.

16

O produto deve cobrir pelo menos 2/3 do teto. O ps-dipping essencial para preveno de mastite! 7. Alimente os animais aps a ordenha

Alimente os animais aps a ordenha para que permaneam em p, pois isso evita que eles se deitem enquanto o esfncter do teto ainda est aberto. Se os animais deitarem logo aps a ordenha, existe um grande risco de contaminao e ocorrncia de mastite.

HIGIENIZAO DE EQUIPAMENTOS E UTENSLIOS A higienizao composta por duas etapas: lavagem e desinfeco. Para uma boa higienizao, o produtor deve ficar atento com: - tempo adequado para cada etapa; - temperatura ideal das solues de limpeza; - concentrao do detergente e do sanitizante; - ao fsica para remoo de resduos.
17

Energia trmica

Tempo

Higienizao

Energia Qumica

Equipamentos e utenslios devem ser higienizados logo aps o uso!

Energia Mecnica

Enxgue inicial

Lavagem com alcalino clorado

Enxgue ou lavagem com alcalino clorado

Desinfeco

Lates e utenslios

Faa um enxgue inicial com gua corrente, e, com o auxlio das buchas ou escovas macias, remova completamente todos os resduos de leite. Os lates e utenslios so higienizados manualmente, por isso o detergente a ser utilizado no deve ser agressivo pele. Prepare o detergente alcalino clorado na dosagem recomendada pelo fabricante, utilizando gua morna. Esfregue toda a superfcie interna do lato, usando buchas ou escovas macias que no risquem as superfcies, fazendo movimentos circulares do fundo para as bordas. Nunca use materiais abrasivos como escovas de cerdas duras ou palhas de ao. Elas podem causar ranhuras que podem servir de esconderijos para bactrias e outros microrganismos.
O detergente deve agir por no mnimo 10 minutos! 18

Enxgue com gua corrente por pelo menos 3 vezes at que todo resduo de detergente seja removido. A presena de resduos de detergente inibe a ao de sanitizantes, principalmente aqueles base de cloro. Alm disso, esses resduos podem contaminar o leite. Guarde os baldes ou lates em local limpo e seco, de boca virada para baixo, evitando que se encostem ao cho, at a prxima ordenha. Antes da prxima ordenha, enxgue baldes e lates em soluo base de cloro na concentrao de 200 mg/L e aguarde 15 minutos para a sua utilizao. Prepare um volume suficiente de soluo para uso imediato, uma vez que a sobra deve ser descartada. A quantidade de cloro a ser empregada varia com a concentrao da soluo comercial. Abaixo segue a sugesto de preparo de 50 L de soluo clorada com 200 mg/L de cloro ativo.
Preparo da soluo clorada a 200 mg/L Concentrao cloro comercial (%) 2 5 10 12 15 20 Volume a ser diludo em 50 litros de gua 500 mL 200 mL 100 mL 84 mL 67 mL 50 mL 19

Programa de higienizao de ordenhadeiras mecnicas


Fatores Tempo Temperatura Enxgue inicial Indeterminado gua morna 35 C a 43 C Lavagem Enxgue ou alcalina clorado lavagem cida 10 minutos 70 C inicial 50 C final 5 minutos Desinfeco 5 minutos

gua fria ou gua fria ou morna 35 C a morna 35 C a 43C 43 C

Volume

Suficiente para ter Em mdia de 5 Em mdia de 5 Suficiente para ter contato a 7 L por contato com todo a 7 L por com todo o unidade de o equipamento. unidade de equipamento. ordenha ordenha pH 10 a 11,5 80 ppm cloro ativo pH 4 100 ppm cloro ativo

Concentrao gua pura livre de minerais e bactrias. Velocidade

Balde ao p Balde ao p Balde ao p Balde ao p auxiliar com succionar um auxiliar com succionar um balde c/ gua escovao das escovao das balde com a soluo de unidades unidades canalizada injetor desinfeco ordenha ordenha de ar suco canalizada. canalizada canalizada vcuo. injetor de ar. injetor de ar. Drenar rapidamente no recircular. Recircular enquanto a soluo mantiver na temperatura ideal, aps drenar rapidamente. Recircular por 5 minutos e depois drenar. Recircular por 5 minutos e depois drenar.

Drenagem

Observaes

A lavagem Enxgue dirio, Deve ser feito As impurezas lavagem cida 30 minutos alcalina residuais so semanal. antes da deve ser feita solveis em ordenha. sempre gua e de fcil No enxaguar. remoo, assim antes da cida. boa parte do equipamento j estar limpo.

20

Tanque de expanso

Os tanques de resfriamento devem ser higienizados imediatamente aps a coleta do leite pelo caminho tanque.
O leite sobre a superfcie agora resduo!

A demora em iniciar o processo facilita a deposio de resduos sobre a superfcie do tanque dificultando ainda mais a higienizao.
1. Enxgue

A primeira etapa da lavagem consiste no enxgue que deve ser com gua sob presso, de preferncia morna, entre 35 C e 43 C. O objetivo remover todo o resduo de leite at que a gua saia incolor.
2. Limpeza alcalina

Em seguida deve-se iniciar a lavagem com detergente alcalino. O detergente deve ser preparado na dosagem recomendada pelo fabricante. Recomenda-se o uso de esponjas macias para remoo dos resduos, de modo que no risquem a superfcie do tanque formando ranhuras que poderiam servir de abrigo para bactrias e outros microrganismos. Especial ateno deve ser dada a tampa, agitador e vlvula de sada do tanque. A vlvula deve ser escovada com escova de nylon apropriada e, semanalmente, deve ser desmontada para higiene de suas peas.

21

O detergente deve agir por, no mnimo, 10 minutos!

Aps a ao do detergente, deve-se enxaguar toda a superfcie com gua sob presso para remoo completa do detergente, uma vez que seus resduos inibem a ao de sanificantes base de cloro, que so os mais comumente utilizados. Ao final do processo, a gua deve ser totalmente retirada.

No entre no tanque para realizar sua limpeza! Use escovas apropriadas com cabos longos!

22

3. Limpeza cida - semanal

Uma vez por semana deve-se realizar a limpeza com detergente cido para remover principalmente minerais que podem vir a formar deposies conhecidas como pedras de leite. Deve-se utilizar gua fria e a dosagem recomendada pelo fabricante. O tempo de ao deve ser de no mnimo 5 minutos. Especial ateno deve ser dada ao enxgue com gua corrente para remoo dos resduos de detergentes cidos, pois estes em contato com produtos base de cloro usados na etapa seguinte de desinfeco promovem a liberao de gs cloro que no pode ser inalado.
4. Desinfeco

A ltima etapa a desinfeco, onde o sanificante base de cloro deve ser diludo na concentrao de 200 mg/L. A soluo deve entrar em contato com toda a superfcie do tanque por pelo menos 5 minutos. Em seguida a soluo deve ser totalmente drenada. O tanque no deve ser enxaguado. Assim estar pronto para receber leite.

ATENO!!!
Troque periodicamente as escovas e esponjas utilizadas na higienizao! Esses materiais quando velhos e gastos no limpam direito e podem-se tornar focos de contaminao.

QUALIDADE DA GUA gua de qualidade essencial para a higienizao dos equipamentos e utenslios. importante que a gua seja livre de impurezas e de contaminao.
23

O produtor deve conhecer a fonte e a qualidade da sua gua!

Se a gua no for de abastecimento pblico, tratada, deve ser filtrada para retirada de sujidades e impurezas e depois adicionada de cloro. No tratamento com cloro podem ser utilizados diversos produtos: - cloro em p; - pastilhas de cloro; - gua sanitria. Adquira somente produtos que possuam registro do responsvel tcnico, registro da empresa e tambm nos rgos competentes, para garantia da sua sade e da concentrao correta da soluo. A concentrao de cloro necessria para a sanificao dos equipamentos e utenslios j foi citada anteriormente. Para o consumo humano e dos animais, a gua deve ter um teor mnimo de 0,2 mg/L de cloro residual livre.

24

Como preparar soluo clorada a 1 mg/L? Preparo da soluo clorada a 1 mg/L Concentrao cloro Volume a ser diludo em comercial (%) 500 litros de gua 2 25 mL 5 10 12 15 20 10 mL 5 mL 4 mL 3 mL 2,5 mL

RESFRIAMENTO DO LEITE O leite deve ser levado para o tanque de resfriamento o mais rpido possvel aps a ordenha.
O resfriamento do leite a 4 C deve ocorrer em, no mximo, 3 horas aps a ordenha. Durante o armazenamento, o leite deve ser mantido preferencialmente em temperatura abaixo de 4 C e acima de 2 C.

Deve-se monitorar o funcionamento dos resfriadores acompanhando o tempo necessrio para refrigerar o leite das ordenhas seguintes consecutivas ao longo do armazenamento.
Estrutura para o tanque de resfriamento

O local onde fica instalado o tanque de resfriamento deve impedir a entrada de animais domsticos, como gatos, cachorros, galinhas, porcos, etc.
25

Portas, janelas e quaisquer outras aberturas devem estar protegidas com telas que impeam a entrada de pragas e insetos. Jamais armazene gros ou rao no mesmo local ou prximo de onde est o tanque de resfriamento, para que no atraiam ratos, pssaros e insetos que aumentam os riscos de contaminao do leite e dos utenslios. Para o bom funcionamento do tanque de expanso, importante posicionar o motor voltado para uma abertura que permita a ventilao e o resfriamento do lquido refrigerante do tanque de expanso.
Filtragem do leite Use filtros de nylon, inox ou plstico atxico!

Esses filtros so fceis de ser higienizados. Jamais use sacos de rao ou panos! Eles so inadequados para isso, pois no podem ser higienizados adequadamente.

26

Passo a passo da ordenha higinica Conduzir calma e tranquilamente os animais para a sala de ordenha Lavar bem as mos Realizar o teste da caneca, utilizando os trs primeiros jatos de leite Lavar somente os tetos Desinfetar os tetos - pre-dipping deixando agir por 30 segundos Secar os tetos individualmente com papel toalha desartvel Colocar as unidades de ordenha nas vacas Retirar as teteiras sem permitir a entrada de ar Desinfetar os tetos - ps-dipping cobrindo pelo menos 2/3 do teto Alimentar as vacas aps a ordenha para mant-las em p

CONCLUSO Produzir leite de boa qualidade fcil e barato, mas pode exigir algumas mudanas na rotina do produtor. Quando todas as aes se tornarem um hbito, ser mais fcil perceber todas as vantagens financeiras que a adoo das boas prticas traz para o produtor. Alm disso, o alimento oferecido para o consumidor ser de melhor qualidade e mais saudvel.
Quando as mudanas na rotina se tornarem um hbito, tudo ficar mais fcil! Produzir leite de qualidade bom para o produtor, para a indstria e para o consumidor! 27

PROJETO
Distribuio gratuita EPAMIG/DPPU/04/2012

QUALIDADE NOS CAMPOS: melhoria da qualidade do leite e capacitao de pequenos produtores da Regio de Campos das Vertentes-MG

Vanessa Agla Martins Teodoro (Coordenadora) - EPAMIG/ILCT Daniel Arantes Pereira - EPAMIG/ILCT Elisngela Michele Miguel - EPAMIG/ILCT Erivelton Resende - EPAMIG/FERN Gisela de Magalhes Machado - EPAMIG/ILCT Mauro Lcio Rezende - EPAMIG/CTSM Milena Cristina Leite Godoy - EPAMIG/FERN Pedro Henrique Baptista de Oliveira - EPAMIG/ILCT Daniel Arantes Pereira, Gisela de Magalhes Machado e Vanessa Agla Martins Teodoro Leandra Natlia de Oliveira e Sheila Aparecida Teixeira Departamento de Publicaes Fabriciano Chaves Amaral
Reviso Projeto Grfico Produo Bolsistas Autores

Equipe tcnica da EPAMIG

Rosely Aparecida Ribeiro Battista Marlene A. Ribeiro Gomide Equipe do projeto


Apoio Fotos

Realizao

Empresa de Pesquisa Agropecuria de Minas Gerais - Instituto de Laticnios Cndido Tostes Rua Tenente Luiz de Freitas, 116 - Santa Terezinha - Cep 36045-560 - Juiz de Fora, MG www.epamig.br - ilct@epamig.br - Tel.: (32) 3224 3116 28

Anda mungkin juga menyukai