Anda di halaman 1dari 162

APOLOGTICA

CONCEITO GERAL DE APOLOGTICA

1.1. Definio

A apologtica a cincia ou disciplina racional que se esfora por apresentar a defesa da f religiosa, existindo dentro e fora da Igreja crist. O termo usado em contraste com polmica, que um debate efetuado entre cristos a fim de determinar a verdadeira posio crist sobre alguma questo espec fica. !resumivelmente, a apologtica aborda quest"es defendidas por alguma f religiosa espec fica, como o cristianismo, mas que so negadas pelos incrdulos. #o uso comum, a palavra usualmente empregada para indicar a defesa do cristianismo. !ositivamente, a apologtica tenta elaborar e defender uma viso crist de $eus, da alma e do mundo, uma viso apoiada por racioc nios reputados capa%es de convencer os no&cristos da veracidade das doutrinas envolvidas.

#egativamente, trata&se de uni esforo para antecipar poss veis pontos de ataque defendendo as doutrinas crists contra tais ataques. A palavra. O termo vem do grego, apologia, 'defesa(, uma resposta ao ataque )At *+.,,!d ..,+/. O famoso di0logo de !lato, a Apologia, exp"e a defesa de 12crates diante de seus acusadores.

3ase b blica. Alguns fa%em oposio a qualquer defesa da f crist, supondo que o con4ecimento da verdade por meio da revelao perfeito, e no requer qualquer racioc nio 4umano em sua defesa. !orm, a idia que a revelao, coada por mentes 4umanas, perfeita, capa% assim de produ%ir um perfeito corpo de verdades con4ecidas, no passa de um dogma formulado pelo 4omem, e no uma doutrina da pr2pria 3 blia. $e fato, essa idia urna apologia em favor de um dos modos de se obter con4ecimento. 5m qualquer inst6ncia em que algum argumento apresentado nas 5scrituras, no diretamente alicerado sobre algum texto de prova, dentro da 3 blia, uma apologia dentro dos livros sacros.

7omemos como exemplo o primeiro cap tulo da ep stola aos 8omanos. !aulo mostra a culpa e a impossibilidade de defesa dos pagos, diante da mente divina. 5le erige uma apologia em favor de certas idias b0sicas, e muitos cap tulos das ep stolas de !aulo podem ser encarados por esse prisma.

9otivos b blicos em favor da apologtica. ,/ O trec4o de ,!d ..,: fa% esta declarao direta. '... estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir ra%o da esperana que 40 em v2s(. ;ica entendido que tal resposta conter0 racioc nios acerca da f, e no apenas textos de prova extra dos da 3 blia. */ 1egundo salientamos acima, no #ovo 7estamento 40 muita apologia, e em certo sentido, o pr2prio volume sagrado uma apologia em prol da nova religio, em conflito com o antigo juda smo e com o paganismo. O cristianismo enfrentou um sistema 4eleni%ador, no qual a filosofia tin4a grande peso. #o dcimo stimo cap tulo de Atos, !aulo no 4esitou em apelar diretamente < apologtica,

utili%ando argumentos filos2ficos, procurando convencer os atenienses. O evangel4o de =ucas uma apologia escrita para um oficial romano, a fim de procurar conquistar posio oficial para a nova f, fa%endo assim estacar a perseguio. '... para que ten4as plena certe%a das verdades em que foste instru do( )=c ,.>/. 5ssa era a certe%a que =ucas procurou transmitir aos seus leitores.

As pr2prias denomina"es crists so atividades apologticas. Alguns tm imaginado que a apologia uma espcie de 'ausncia de f(, e no de defesa de f. 7ais pessoas partem do pressuposto que a f no precisa ser defendida. 9as com isso olvidam&se que os 4omens interpretam a f das mais variadas maneiras. ?ual a f que no precisa ser defendida@ 1e algum retrucar que a f b blica, devemo&nos lembrar que as denomina"es que se utili%am a 3 blia como autorit0ria esto longe de concordar com a nature%a exata da f que emerge das p0ginas da 3 blia. 9uito mais se verifica quando sa mos para fora das fronteiras da igreja

crist e conversamos com incrdulos bem&informados acerca da 'f(. 5les tm informa"es suficientes para saber que tal f, em qualquer forma que ela assuma, tem tal forma precisamente por causa de uma apologia por detr0s da mesma que caracteri%a alguma denominao particular. Aada denominao tem sua pr2pria apologia que d0 forma <s suas doutrinas e ao seu sistema, a despeito da reivindicao de que aquilo que exposto apenas a f b blica. 5sses fatos no anulam nem a f e nem a verdade, mas requerem uma cuidadosa apologia a respeito da f, examinando&a, definindo&a e promovendo&a. A nature%a do con4ecimento fora&nos a apelar para a apologtica. O con4ecimento no tem uma Bnica origem. Antes, pode ser adquirido por estes meiosC ,/ A observao emp rica, baseada nos sentidos- */ a intuio, visto que o 4omem um ser que tem cincia, e que mesmo sem investigao sabe de certas coisas, tal como sucede com $eus- ./ a ra%o, com a qual o 4omem foi dotado, pode penetrar em enigmas e desencavar a verdade, < parte da experincia pr0tica ou emp rica formal- >/ a revelao, que con4ecimento outorgado como dom de $eus. A revelao uma subcategoria do misticismo. $eus

d0 con4ecimento por meio de 4omens santos, atravs de vis"es, profecias, son4os, etc. )experincia m stica/, redu%idas < forma escrita, tornando&se um =ivro 1agrado. 7udo isso se sucede, mas o con4ecimento mais amplo do que isso, derivando&se de mais de uma direo. Ademais, a ra%o e a intuio nunca cessam de examinar o con4ecimento que nos c4ega atravs da revelao, porquanto 40 revela"es incompletas, 4avendo at mesmo revela"es que no so v0lidas. 5m outras palavras, na busca pela verdade, precisamos de muitas fontes, de muitos meios. O fato de que o con4ecimento c4ega at n2s atravs de grande diversidade de meios, demonstra a nossa necessidade de uma apologia mediante a qual possamos testar, avaliar e defender a verdade. Der os artigos separados como o empirismo, a intuio, o racionalismo, o misticismo e con4ecimento, fontes de. O pal0cio do con4ecimento tem multas portas e janelas atravs das quais as informa"es entram e saem. =imitar esse pal0cio a uma Bnica porta )a revelao, e a f baseada na revelao/ contar com unia casa muito estran4a, de fato.

1.2. Viso Histrica da Apologtica

$eve&se entender desde o princ pio que a apologtica necessariamente envolve o investigador na filosofia, formal e erudita, ou popular e individualista. Assim que, quando algum comea a apresentar um argumento baseado em racioc nio, j0 est0 falando como um fil2sofo, quer queira quer no queira. 7ertuliano con4ecia a filosofia, e usava argumentos filos2ficos contra os fil2sofos incrdulos. !ortanto, ele era um fil2sofo que argumentava contra a filosofia. !orm, se descrevermos pontos de vista 4ist2ricos relativos < apologtica, para todos os prop2sitos pr0ticos isso equivaler0 a descrever aquilo que v0rios pais da Igreja e cristos posteriores pensavam sobre a filosofia. ?uanto mais uma pessoa distanciar&se da filosofia, menos valor dar0 < apologtica, como uma atividade legitima para os cristos.

,/ 7ertuliano. 1upun4a que a filosofia produto da mente pag, e conseqEentemente, inBtil para defender a f crist. Isso equivale a ignorarC a/ a base b blica da apologtica- e b/ que no 40 ra%o pela qual no possa 4aver uma atividade filos2fica crist. 1e a ra%o vem da parte de $eus, e se algum a usa de maneira sistem0tica, j0 estar0 agindo como um fil2sofo, utili%ando&se de um dom divinamente outorgado. !odemos evitar os abusos. Fouve pais latinos, como Arn2bio, =act6ncio e outros que seguiram a idia de 7ertuliano.

*/ Os pais alexandrinos. Alemente, Or genes etc. !roposital e 4abilidosamente eles usavam a filosofia platGnica e est2ica para dar < f crist uma expresso filos2fica. A filosofia pode aguar os conceitos teol2gicos. ?ualquer pessoa que ten4a estudado ;ilosofia pode us0&la para definir, aclarar e aprimorar seus con4ecimentos teol2gicos. Hm te2logo que ten4a estudado filosofia pode tornar&se um mel4or te2logo. !odemos evitar os abusos.

./ Agostin4o ensinava que a filosofia uma criada Btil que pode ser empregada em favor da f religiosa, esclarecendo&a e defendendo&a.

>/ 7om0s de Aquino foi um apologeta refinado. 1ua obra 1uma contra Ientiles defendeu a f crist contra a maneira materialista e no&espiritual como certos fil2sofos 0rabes )como Averr2is/, utili%avam a filosofia de Arist2teles. A apologtica de 7om0s de Aquino foi to bem&sucedida que se transformou em uma fora dominante durante sculos, na Igreja ocidental.

:/ Os ataques desfec4ados por de stas e racionalistas contra a f crist produ%iram apologetas modernos como o bispo Josep4 3utler, da Igreja anglicana. 1ua famosa obra, Analogia da 8eligio, urna obra apologtica.

+/ Karl 3art4 e sua escola )in cio e meados do sculo LL/ tomaram uma posio negativa em relao < apologtica, argumentando que tal atividade reflete uma espcie de 'falta de f(, porquanto a f no requereria defesa, por no estar alicerada sobre a ra%o 4umana e a filosofia. !orm, ao expressar&se assim, 3art4 fa%ia a apologia de seu ponto de vista particular do con4ecimento e da f. 9uitas pessoas, outrossim, no tin4am certe%a se a f de 3art4 era adequada, ou representasse qualquer acBmulo consider0vel de verdade, pelo que se tornou necess0ria toda a forma de atividade apologtica para esclarecer as coisas.

M/ 8udolf 3ultmann resolveu redefinir a Nerigma )pregao/ do #ovo 7estamento, erigindo uma apologtica elaborada a fim de levar avante o seu prop2sito. Alguns pensam que ele c4egou a ponto de querer satisfa%er todas as categorias do pensamento moderno, assim debilitando a mensagem que vem mediante a revelao, ao admitir dBvidas demais e ao promover revis"es evidentemente desnecess0rias.

?uando a Igreja enfrenta os ataques dos ateus, dos agn2sticas, dos empiristas radicais, dos positivistas, dos relativistas, ento torna&se mister que a apologtica continue sendo considerada um ramo da teologia crist. #unca bastante di%er 'f somente(, porque a pr2pria f definida por uma atividade apologtica, consciente ou inconscientemente.

1.3. Apologetas (Apologistas)

O termo usado para falar sobre aqueles pais da igreja cujas obras tiveram o intuito de defender a f e a Igreja crist contra os ataques. 5sses ataques eram lanados pelo juda smo, pelo paganismo, pelo estado, e tambm pela filosofia grega de v0rias escolas. Aomo 2bvio, muitos cristos subseqEentes e contempor6neos podem ser c4amados apologetas. Der o artigo intitulado, Apologtica, onde isso demonstrado sob o tituloC Diso 4ist2rica da apologtica. 9as, quando usamos as

palavras 'os apologetas(, estas indicam os primeiros pais da Igreja que se atarefaram nessa atividade.

,/ 7emos a pregao de !edro, proveniente do sculo II d.A., de autor descon4ecido, que defendeu o cristianismo diante do juda smo e do paganismo. 7eve larga distribuio e tornou&se parte do livro de Aristides )que descrevemos abaixo/. #esse livro, os crentes so denominados 'terceira raa(. 9as foram preservados apenas alguns fragmentos.

*/ 9ais ou menos da mesma poca, temos o livro c4amado ?uadratus, escrito em defesa do cristianismo contra os abusos do estado romano. ;oi apresentado ao imperador Adriano, na esperana de obter mel4or tratamento para os cristos, por parte das autoridades romanas. O livro foi escrito em Atenas, cerca de ,*: d.A. Apenas uma sentena do mesmo foi preservada para n2s.

./ Aristides defendeu o cristianismo contra o paganismo. 5le era ateniense e escreveu em cerca de ,>M d.A. 1ua apologia foi endereada ao imperador AntGnio. A 'raa( crist ali c4amada de raa superior e digna de tratamento 4umanit0rio. A obra desapareceu, excetuando uma traduo sir aca e uma reproduo livre, no grego, no romance medieval de 3arla e Joasafe. A obra ataca as formas de adorao entre os caldeus, os gregos, os eg pcios e os judeus, exaltando o cristianismo acima dessas formas, tanto quanto < pr2pria adorao quanto < moral.

>/ Justino 90rtir. 1ua apologia )escrita cerca de ,:O d.A./ foi endereada a Adriano e a 9arco Aurlio. 7omava a posio de que a filosofia grega, apesar de Btil, era incompleta, e que esse produto no terminado aperfeioado e suplantado em Aristo e 1ua revelao. !ara Justino, o cristianismo era a verdadeira filosofia. A filosofia grega era encarada sob a mesma lu% que a lei judaica & precursora de algo superior.

:/ Aristo, meados do sculo II d.A., de !ela, na !eria, escreveu um livro que no c4egou at n2s, mas que, de acordo com Or genes, mostrava que as profecias judaicas cumpriram&se em Jesus. Justino fe% uso dessa apologia em sua obra.

+/ Aten0goras, fins do sculo II d.A., escreveu contra o paganismo, o estado romano e a filosofia grega. 5ndereou seu livro a 9arco Aurlio, esperando poder mel4orar o tratamento conferido aos cristos. 5ssa obra inclu a argumentos em prol da ressurreio dos mortos.

M/ 7aciano, disc pulo de Justino 90rtir, exibiu consider0vel antagonismo contra a filosofia grega, em seus argumentos em prol da superioridade do cristianismo.

P/ 7e2filo de Antioquia, que escreveu um pouco mais tarde, seguiu o camin4o tril4ado por 7aciano.

Q/ 9inBcio ;lix )fins do sculo II ou comeo do sculo III d.A./, em contraste com 7aciano, procurou demonstrar que os cristos so os mel4ores fil2sofos- quando os fil2sofos so bons, parecem&se mais com os cristos.

,O/ 7ertuliano )falecido no sculo III d.A./ atacou a filosofia com argumentos filos2ficos, e os fil2sofos nunca o perdoaram por esse motivo. 5le atacou a subst6ncia e o esp rito da filosofia grega, bem como o gnosticismo e o paganismo em geral. Aonsiderava a filosofia produto da mente pag, julgando&a inBtil como apoio < f. 5xaltava a f na revelao, mas fal4ou quando no percebeu que a f e a filosofia devem ser sujeitas <

pesquisa da ra%o, a fim de que o falso seja separado do verdadeiro, e que o verdadeiro seja mais bem compreendido.

,,/ Irineu, bem como seu disc pulo, Fip2lito, defendeu o cristianismo contra os gn+sticos, muito poderosos na sua poca. Der o artigo sobre o gnosticismo. 1ua obra principal nessa lin4a foi Aontra as Feresias )cerca de ,PO d.A./. O original grego se perdeu, excetuando fragmentos, preservados nos escritos de Fip2lito, 5usbio e 5pif6nio. 7odavia, a obra foi preservada inteira em uma traduo latina. 7rata&se da mais completa declarao acerca das fantasias gn2sticas. 1ua exposio pode ser c4amada de primei &a exposio sistem0tica das crenas crists. Irineu foi um dos mais influentes cristos da Igreja antenicena.

,*/ Arn2bio ).OO d.A./ tin4a a filosofia e a ra%o 4umana em baixo conceito. Atacou a idia platGnica da preexistncia da alma e defendeu o

criacionismo )ver o artigo a respeito/. 1ua obra principal Adversus Ientes.

,./ =act6ncio e 5usbio de Aes0rea )III e ID sculos da era crist/ deram continuao < tradio apologtica, exaltando o cristianismo em face do paganismo e do juda smo. 5usbio foi um origenista da segunda gerao, decidido aderente da teologia filos2fica do =ogos, embora tivesse v0rias idias no&ortodoxas acerca da divindade de Aristo. 1ua principal contribuio a sua Fist2ria 5clesi0stica. 1uas obras apologticas, embora de menor valor, encontraram lugar na 4ist2ria liter0ria crist. )3 A 5 5! !/.

1.4. Escolas Histricas

#o decurso da 4ist2ria crist, a apologtica tem adotado v0rios estilos. !oder amos dividi&los em duas classes geraisC a subjetiva e a objetiva.

1.4.1. A Escola !"#eti$a

5sta inclui grandes pensadores. tais como =utero. !ascal. =essing. KierNgaard. 3runner e 3art4. Ieralmente expressam a dBvida de que o descrente possa ser 'levado a crer atravs de argumentos(. 8essaltam pelo contr0rio, a experincia pessoal impar da graa, o encontro interior e subjetivo com $eus. 7ais pensadores raramente tm reverente temor da sabedoria 4umana. 9as, pelo contr0rio, de modo geral rejeitam a filosofia tradicional e a l2gica cl0ssica. e ressaltam o trans&racional e o paradoxal. !ouco l4es importa a teologia natural e as provas te stas, principalmente porque sentem que o pecado cegou de tal maneira os ol4os do 4omem que

o seu racioc nio no pode funcionar de modo apropriado. 1egundo a met0fora de =utero, a ra%o uma meretri%.

!ensadores da escola subjetiva apreciam fortemente o problema da averiguao. =essing falou em nome de muitos deles quando ressaltou que 'as verdades acidentais da 4ist2ria nunca podero se tornar < prova de verdades necess0rias da ra%o(. O problema de se passar de fatos contingentes )isto , possivelmente falsos/ da 4ist2ria para a certe%a religiosa interior profunda tem sido c4amado 'o fosso de =essing(.

KierNegaard queixou&se de que a verdade 4ist2rica incompar0vel a uma deciso eterna, apaixonada. A passagem da 4ist2ria para a certe%a religiosa um 'salto( de uma dimenso para outro tipo de realidade. $isse que toda a apologtica tem a simples inteno de tornar plaus vel o

cristianismo. 9as tais provas so vs. porque 'defender alguma coisa sempre desacredit0&la(.

9esmo assim, apesar de todo o seu antiintelectualismo, KierNegaard ainda tin4a um tipo de apologtica para o cristianismo, defesa esta que foi desenvolvida por estran4o que parea do pr2prio absurdo da afirmao crist.

O pr2prio fato de que alguma pessoa ter crido que $eus apareceu na terra na figura 4umilde de um 4omem to estarrecedor que fornece uma ocasio para outras pessoas compartil4arem da f. #en4um outro movimento j0 sugeriu que baseamos a felicidade dos seres 4umanos no seu relacionamento com um evento que ocorreu na 4ist2ria. KierNegaard ac4a, portanto, que semel4ante idia 'no subiu ao corao de 4omem algum(.

At mesmo !ascal que desconsiderava as provas metaf sicas da existncia da $eus e preferia as 'ra%"es do corao(, c4egou por fim, a fa%er uma defesa interessante da f crist. #as suas '!enses( recomendou a religio b blica por ter ela um conceito profundo da nature%a do 4omem. A maioria das religi"es e filosofias ou ratifica o orgul4o estulto do 4omem, ou o condena ao desespero. 1omente o cristianismo estabelece a verdadeira grande%a do 4omem atravs da doutrina da imagem de $eus, ao passo que, ao mesmo tempo, explica suas presentes tendncias malignas atravs da doutrina da queda.

5 somos informados de que, a despeito do #einR enrgico proferido por ele, 40 uma apologtica adormecida debaixo de mil4"es de palavras na obra A4urc4 $ogmatics )'$ogm0tica 5clesi0stica(/. de Karl 3art4.

1.4.2. A Escola %"#eti$a

5sta coloca o problema da averiguao claramente no 6mbito dos fatos objetivos. 5nfati%a as realidades externas & as provas te stas, os milagres, as profecias, a 3 blia e a pessoa de Jesus Aristo. 5xiste, no entanto, uma distino crucial entre duas escolas dentro do campo objetivista.

1.4.2.1. A Escola da &eologia 'at!ral

5ntre todos os grupos, este adota a viso mais animada da ra%o 4umana. Inclui pensadores tais como 7om0s de Aquino, Josep4 3utler. ;. 8. 7ennant, e Silliam !aleT. !or tr0s de todos estes pensadores 40 uma tradio emp rica na filosofia que remonta at Arist2teles. 7ais pensadores crem no pecado original, mas raras ve%es questionam a competncia b0sica da ra%o na filosofia. U poss vel que o racioc nio ten4a sido enfraquecido pela queda, mas, por certo, no foi gravemente aleijado.

Aquino procurava pontos de concord6ncia entre a filosofia e a religio, insistindo em que a existncia de $eus podia ser demonstrada pela ra%o, mas que tambm era revelada nas 5scrituras. 5mpregava. nas suas provas da existncia de $eus, trs vers"es do argumento cosmol2gico e o argumento teleol2gico.

#a sua AnalogT of 8eligion )'Analogia da 8eligio(/ V,M.+W, 3utler usou a abordagem tomista b0sica, mas a diluiu um pouco com sua nfase na probabilidade.,'o pr2prio guia da vida(. $esta maneira, desenvolveu uma epistemologia muito pr2xima da atitude pragm0tica do cientista. 3utler argumentou que a clare%a geomtrica tem pouco lugar nas esferas da moral e da religio. 1e algum ficar ofendido pela nfase dada < probabilidade, que simplesmente reflita no fato de que a maior parte da vida baseada nela. O 4omem raramente lida com verdades absolutas e demonstrativas.

Apologistas desta escola sempre tm uma abordagem ingnua e simplista <s evidncias a favor do cristianismo. Ac4am que uma apresentao simples e direta dos fatos )milagres, profecias/ bastar0 para persuadir o descrente.

1.4.2.2. A Escola da (e$elao

5sta inclui gigantes da f, tais como Agostin4o, Aalvino, Abrao KuTper e 5. J. Aarnell. 5stes pensadores geralmente recon4ecem que as evidncias objetivas )os milagres, as provas da existncia de $eus, as profecias/ so importantes na tarefa apologtica, mas insistem em que o 4omem no& regenerado no pode ser convertido meramente pelo fato de ser exposto <s provas, porque o pecado enfraqueceu gravemente o racioc nio 4umano. 1er0 necess0rio um ato especial do 5sp rito 1anto para permitir que as evidncias sejam efica%es.

#o se deve tirar desta idia a concluso de que a escola da revelao considera sem valor as evidncias externas. !elo contr0rio, a obra do 5sp rito pressup"e a 3 blia e o Jesus Aristo 4ist2rico, ambos externos. 5mbora a f seja, em grande medida, algo criado pelo 5sp rito 1anto, permanece a verdade de que no se pode t&la < parte dos fatos. 8esumindoC o 5sp rito 1anto a causa suficiente da f, ao passo que os fatos so uma causa necess0ria da f.

A escola da revelao, portanto, extrai sua percepo tanto da escola subjetiva quanto da escola da teologia natural. $a primeira, adquirem uma desconfiana da ra%o no regenerada, e da segunda, uma apreciao apropriada do papel dos fatos na f crist. Aonforme disse =uteroC 'Antes da f e do con4ecimento de $eus, a ra%o trevas, mas nos crentes um instrumento excelente. Assim como todos os dons e os instrumentos da nature%a so maus nos mpios, assim tambm so bons nos crentes(.

!or estran4o que parea, as duas escolas objetivistas usam o mesmo corpo de evidncias quando praticam a apologticaC simplesmente tm diferenas de opini"es sobre como e quando as provas convencem o descrente. #o decurso dos sculos, apologistas cristos da escola objetivista tm usado um vasto materialC ),/ !rovas te stas & os argumentos ontol2gico, cosmol2gico, teleol2gico e moral. )*/ !rofecias do A.7. X predi"es a respeito do 9essias judeu cumpridas em Aristo, tais como Is Q.+- 9q :.,&.- e Yc Q.Q&,O. )./ 9ilagres b blicos & sinais do poder de $eus que ocorrem em agrupamentos grandes nas 5scrituras, sendo que os dois maiores se centrali%am no Zxodo e na vinda de Aristo. )>/ A pessoa de Aristo & a personalidade e car0ter incompar0veis de Aristo, ilustrados por 1eu amor e solicitude por pessoas de todos os tipos, especialmente os proscritos. ):/ Os ensinos de Aristo & as doutrinas sem igual, os belos ditos e par0bolas de Jesus. )+/ A ressurreio de Aristo & o maior milagre das 5scrituras, o alicerce de todo o edif cio da apologtica. )M/ A 4ist2ria da cristandade & a influncia benigna da f crist sobre a raa 4umana.

1.). A 'at!re*a do Antigo &esta+ento

#o obstante ser a 3 blia o livro mais vendido no mundo inteiro, nem por isso todo povo tem perfeito con4ecimento dela, muito especialmente no 3rasil. =ida pelos pregadores e mesmo pelos crentes, dela se valendo muitos para reforar as suas opini"es em matria de moral e mesmo filosofia, ainda assim se pensa que a 3 blia livro para ser interpretado por especialistas em matria de exegese. 5ste ponto de vista e especialmente verdadeiro quanto ao Antigo 7estamento. At certo ponto, so respons0veis por tais idias os intrpretes inexperientes, que procuram colocar o Antigo 7estamento dentro do #ovo ou vice&versa, ignorando a situao 4ist2rica de cada parte. 1e o A.7. apenas o #ovo em 4ier2glifos, ento muito mais f0cil ler apenas o #ovo 7estamento e despre%ar o Antigo. ?ualquer estudo feito < margem da 4ist2ria do Antigo 7estamento a mesma coisa que l4e tirar a vida e formar um esqueleto.

9uitos dos cr ticos tm dado sua contribuio a esta maneira de entender o Antigo 7estamento e de criar uma antipatia de todo desnecess0ria . 9uitos deles decompuseram&no em pedaos, como se estivessem fa%endo um estudo anatGmico, tirando&l4e toda a conexo 4ist2rica e destruindo a verdade ou relegando&a a um plano de segunda categoria. Hm grande escritor disseC 'eles comearam com um canivete e terminaram com um mac4ado- ou como outro afirmou(C 'eles foram atiados pelas fascinantes cavila"es da vaidade 4umana.( 7odavia, valiosa contribuio foi feita ao estudo do Antigo 7estamento no sentido de que imposs vel interpretar uma passagem deslocada do seu lugar e do sentido 4ist2rico- e o estudo destes cr ticos tem sido feito de tal modo que todo o peso e o valor das verdades espirituais foram totalmente negligenciados. A sua nfase evolucionista levou&os < convico de que apenas pequenas por"es do Antigo 7estamento so dignas de estudoC as dos profetas do oitavo sculo antes de Aristo, quando o Antigo 7estamento alcanou o seu ponto culminante. 5ntretanto, para os escritores do #ovo 7estamento, o Antigo tin4a outro valor muito diferente. #o se detiveram apenas nos livros do

Antigo 7estamento que mais se aproximavam dos ensinos de Jesus, mas contemplaram a 4ist2ria dos 4ebreus no seu todo, culminando com a revelao de $eus ao Israel espiritual, por meio da encarnao do ;il4o. 5m Jesus mesmo encontramos essa atitude. 5le sempre considerou as 5scrituras como um todo e nunca como uma compilao.

Outros, por sua ve%, diminuem o Antigo 7estamento, quando o comparam com o #ovo 7estamento. Afirmam que, sendo o #ovo 7estamento o cumprimento do Antigo, o estudo das 5scrituras judaicas de pequena valia. 7al opinio to estulta como a do estudante que imaginasse comear o seu estudo da linguagem do Antigo 7estamento numa classe de Febraico adiantado, na suposio de que somente num estudo avanado que se pode compreender a revelao completa. A verdade que, para se compreender o 4ebraico, tem de se passar pelo vale preliminar da iniciao desta l ngua. $o mesmo modo, os que pretendem entender o #ovo 7estamento ignorando o Antigo so pass veis de penalidades, pelas

injustias e incompreens"es de suas interpreta"es. 7al atitude tem levado muitos eruditos a interpretar o #ovo 7estamento segundo a literatura e pensamento gregos, ignorando ou pretendendo ignorar o conceito e a nature%a 4ebraica, que l4e deram origem. 5sta tem sido a caracter stica feio da 4ist2ria do pensamento cristo. #os Bltimos anos, entretanto, a maior nfase da erudio neotestament0ria tem sido posta na unidade essencial da 3 blia. Aomo um escritor muito bem disseC '#en4um progresso ou compreenso do cristianismo primitivo ser0 poss vel, a menos que a arca da exegese do #ovo 7estamento seja recondu%ida de sua m0 troca nas terras dos filisteus ao porto seguro das 5scrituras cl0ssicas do Antigo 7estamento, < =ei e aos !rofetas.( Aontrariamente, o Antigo 7estamento no deve ser estudado independente do #ovo, porque este que abre a porta de muitos mistrios do Antigo 7estamento, inclusive do plano e prop2sito que presidiram a sua revelao.

7alve% a maior dificuldade que uma pessoa que deseja compreender o Antigo 7estamento encontre seja justamente a inadequada compreenso de sua literatura. O meio pelo qual os escritores comunicaram os seus pensamentos foi a linguagem. A arte de falar a principal bno pela qual as idias de uma pessoa podem ser comunicadas a outra. A linguagem, por sua ve%, tem suas formas definidas, as quais levam consigo suas leis e seus modos de interpretao. 1e um escritor b blico usou um tipo particular de literatura, o seu pensamento deve ser interpretado de acordo com as leis universais da linguagem, daquele modo de expresso. A menos que uma pessoa seja capa% de determinar se certa passagem uma ousada imaginao potica ou apenas prosaica declarao de um fato cient fico, a sua interpretao deve, necessariamente, ser prec0ria. 1e tal fato no puder ser devidamente determinado, o significado da passagem deve permanecer em dBvida.

Hma vista de ol4os < 3 blia em portugus revelar0 que bem pouco aux lio poder0 obter um leitor para descobrir o tipo de literatura de uma passagem qualquer. 1e abrirmos a 3 blia em qualquer ponto, verificaremos que ela foi arbitrariamente dividida em cap tulos, livros e versos. #o compreendendo que os cap tulos e versos foram colocados para facilitar a leitura, o leitor comum concluir0 que aquelas divis"es sempre fi%eram parte da 3 blia, sabendo n2s, entretanto, que o original no tin4a nem cap tulos nem versos. Aertamente tais coisas ajudam a compreender as 5scrituras, mas a literatura sagrada sofreu muito por causa de tal desmembramento. Imagine&se o que aconteceria se os poemas de 7ennison fossem editados em cap tulos e versos, sem qualquer considerao para com o arranjo original. 5ntretanto, foi justamente isto que aconteceu com a 3 blia.

F0 alguns que consideram o estudo liter0rio das 5scrituras como desaconsel40vel, como se a admirao da bele%a de uma flor prejudicasse a apreciao do seu admir0vel odor. Antes de qualquer coisa poder ser

admirada, deve ser capa% de atrair. O manejo teol2gico das 5scrituras tem destru do muito da sua bele%a e atrao. #ecessitamos renovar a apreciao da bele%a das narrativas b blicas, porque isso o mesmo que abrir a porta < reali%ao da revelao fundamental. U uma tragdia da moderna civili%ao que os estudantes dos colgios e universidades ten4am sido ensinados a apreciar as bele%as e sublimidades das obras de 3Tron e 14aNespeare, 3ro[ning e outros e ten4am permanecido inteiramente ignorantes da grande%a e magnitude da maior literatura que o mundo j0 con4eceu, s2 porque esta se encontra na 3 blia. 1e tal literatura estivesse em qualquer outro livro, o mundo inteiro se curvaria ante ela.

1.,. -rinc.pios de /nterpretao

A discusso precedente deu nfase a certos mtodos que o estudante deve seguir na interpretao do Antigo 7estamento, quer seja uma

passagem quer seja o seu todo. O estudo deve ser feito com todo o cuidado. Ao tentar interpretar uma passagem ou descobrir a significao de um trec4o das 5scrituras 4ebraicas, devem determinar&se os seguintes pontos, expostos na ordem de sua import6ncia. ,/ A posio 4ist2rica do escritor. Isto inclui a 4ist2ria da poca e as condi"es sociais e religiosas prevalecentes. 7anto quanto poss vel, deve& se con4ecer a vida particular do autor e, se poss vel, os seus antecedentes.

*/ A l ngua original em que o autor se expressou. U imposs vel tradu%ir uma l ngua noutra, porque toda traduo implica numa interpretao. O con4ecimento do 4ebraico essencial a quem quiser uma exposio sadia do Antigo 7estamento. #o caso de no se poder obter tal con4ecimento, o estudante deve munir&se dos mel4ores coment0rios poss veis sobre o texto 4ebraico.

./ O contexto da passagem. Os escritores sagrados no escreveram cada vers culo no v0cuo, mas certamente seguiram a l2gica e a ra%o, passando de um verso a outro. Aada vers culo deve relacionar&se com os outros, de que fa% parte. Aada passagem deve ser estudada < lu% que o livro mesmo oferece- e cada livro deve ser examinado com todos os demais, em sua relao com a revelao progressiva do Antigo 7estamento.

>/ A nature%a da literatura. Aomo foi sugerido na seo anterior, o tipo de literatura em estudo da maior import6ncia para a boa compreenso de uma determinada passagem do Antigo 7estamento.

:/ As rela"es existentes com o seu futuro cumprimento. O estudo cr tico do Antigo 7estamento, com a sua nfase sobre a 4ist2ria apenas, tem levado muitos a contentarem&se com esta concluso. #em Jesus nem os

escritores do #ovo 7estamento procederam dessa forma. Assim como a vida de um 4omem torna expl cita as suas tendncias da inf6ncia, o #ovo 7estamento revela as verdades escondidas no Antigo. 9uitas verdades, que nem os pr2prios autores nem os expositores judaicos descobriram em muitas declara"es do Antigo 7estamento, s2 se tornaram claras em Jesus Aristo. $eve&se ter todo o cuidado para no ler numa passagem do D.7. os ensinos que s2 o #ovo contem- no obstante, deve ficar claro que Jesus a c4ave do bom entendimento dos son4os dos profetas. !ortanto, deve&se determinar primeiro o que a passagem teria significado para o escritor e para a sua gerao. $epois, procurar saber que relao ter0 com o plano eterno de $eus, que o pr2prio escritor talve% no compreendesse mas que agora, para os que vivem na plenitude da lu% da revelao, claro.

1.0. 1.ng!as %riginais

7odo o #ovo 7estamento se encontra em grego, qualquer que ten4a sido o poss vel original de 9ateus, 7iago e outros escritores neotestament0rios. O Antigo 7estamento foi escrito por 4omens que falaram e escreveram 4ebraico. O 4ebraico a l ngua original do Antigo 7estamento, exceto + cap tulos em $aniel )*.>&M.*P/- mais ou menos trs de 5sdras )>.P&+.,PM.,*&,+/, e um verso em Jeremias ),O.,,/. 7odos estes cap tulos se encontram em aramaico, l ngua irm do 4ebraico. 1e qualquer pessoa desejar ler toda a 3 blia no original, deve aprender grego, 4ebraico e aramaico.

1.2. Estado do &e3to He"raico

$urante mais de dois mil anos, os judeus tiveram o encargo de preservarem as suas 5scrituras 1agradas, e devemos di%er que eles foram extremamente %elosos em conservar&l4es a pure%a original. #en4um

esforo e sacrif cio mesmo foram poupados para que o sagrado texto fosse mantido incorrupt vel. A isto deve&se adicionar que, por mais de uma ve%, as 1agradas 5scrituras estiveram em grande perigo. Ant oco 5pif6nio )cerca de ,+M a.A./ queimou todas as c2pias de manuscritos que pode encontrar. $urante o terr vel cerco de Jerusalm pelos romanos, em MO a.$., muitos outros foram tambm destru dos. #o obstante o %elo e cuidado na conservao e pure%a do texto, admite&se que alguns erros tivessem sido cometidos na transcrio dos manuscritos antes da poca de 5sdras e seus escribas. Aomo se sabe, os manuscritos antigos eram copiados < mo e no 4averia cuidado que bastasse para evitar um ou outro erro. 7odavia, podemos di%er que nen4um manuscrito cl0ssico apresenta a pure%a que nos do os manuscritos sagrados. 1abemos que os manuscritos, depois de copiados, eram submetidos a uma reviso rigorosa, para os escoimar de qualquer engano intencional.

O manuscrito completo mais antigo que possu mos da 3 blia 4ebraica data do ano ,OOO a.A. mais ou menos, mas alguns dos manuscritos que possu mos so do sculo quarto da nossa era, escritos em grego. 5xistem alguns fragmentos de manuscritos em grego e 4ebraico datados do sculo segundo. 8ecentemente, foi descoberto um manuscrito completo de Isa as em 4ebraico, cuja data est0 sendo fixada entre *OO a.A. e ,OO a.A.

O texto 9assortico moderno, com as suas muit ssimas e variadas cita"es e diferentes leituras, tudo isto posto < margem, uma indicao da necessidade da cr tica textual do D. 7estamento. 1. 3aer e ;ran% $elit%c4, de tempo em tempo e por mais de vinte anos, publicaram, em parte, uma edio do texto 9assortico e A. $. Iinsburg o autor de uma publicao completa do mesmo texto. Kittel, por sua ve%, publicou uma edio completa da 3 blia 4ebraica. As notas de rodap que ele apresentou falam bastante do estado do antigo texto nas vers"es antigas e

sobre as opini"es dos cr ticos modernos. 5sta e a mel4or edio da 3 blia 4ebraica para estudo cr tico.

Os antigos 4ebreus escreviam sem vogais. 5ste era o texto usado nas sinagogas, em forma de rolos. 9ais ou menos no sexto sculo A.$. )acreditam alguns que fosse no oitavo/, o atual sistema de pontuao do texto, c4amado de vogais, foi inventado pelos escribas 9assoretas, e as c2pias das 5scrituras, desde essa poca, vm todas acompan4adas dessa pontuao. As 3 blias 4ebraicas modernas seguem o sistema palest nico de pontuao, usando vogais ou pontos acima das letras, no centro e embaixo. O sistema babilGnico era superlinear. A ausncia de vogais deu margem a muita ambigEidade, depois que o 4ebraico deixou de ser l ngua falada, e por isso mesmo foram inventados estes sinais. A 1eptuaginta oferece&nos bastantes evidncias de que o texto era lido e entendido de modos diferentes, ao tempo em que foi feita )cerca de *PO a.A/.

1.4. Di$is5es do Antigo &esta+ento

A diviso que os judeus fa%em do Antigo 7estamento compreende trs partesC

,/ A =eiC os cinco livros de 9oiss. 5sta parte sempre foi a mais altamente distinguida pelos judeus e considerada como o fundamento da 3 blia.

*/ Os !rofetasC ),/ Os primeiros profetas & Josu, Jui%es, 1amuel e 8eise )*/ os Bltimos profetas & Jeremias, 5%equiel, Isa as e os do%e profetas menores.

./ Os 5scritos )Fagi2grafos/, compreendendoC ),/ Os =ivros !oticosC 1almos, !rovrbios, J2- e )*/ os Ainco 8olosC A6nticos, 8ute, =amenta"es, 5clesiastes e 5ster. )./ $aniel, 5sdras, #eemias e ArGnicas. A maneira de contar os livros, por parte dos judeus, tambm nos oferece algumas diferenas. Aontando 5sdras e #eemias como um livro, e os do%e profetas como um tambm, fa%iam eles o seu A6non de *> livros. 8eunindo Ju %es e 8ute, =amenta"es e Jeremias, fa%iam ** livros, justamente o nBmero das letras do seu alfabeto. O livro de $aniel, que se encontra na terceira parte, e, portanto, entre os c4amados 5scritos, no foi considerado proftico. !ensam uns que o livro mais 4ist2ria que profecia e o seu autor foi mais pol tico que profeta. Outros ac4am que, sendo um livro apocal ptico e 4ist2rico, ficaria mel4or entre os Fagi2grafos. U certo que os cr ticos tm outra opinio, para explicar a colocao deste profeta entre os livros da terceira coleo. $i%em eles que o $aniel que escreveu este livro no foi o $aniel caldeu e sim outro $aniel, talve% do tempo dos 9acabeus, e como o A6non j0 estaria fec4ado a este tempo, foi o livro apenas adicionado a terceira parte. 5sta maneira de interpretar a posio

do livro de $aniel no parece correta, pois os judeus sempre consideraram este livro como produto do $aniel da Aaldia, e a opinio dos judeus deve valer mais que o dos cr ticos modernos, que pouco sabem das coisas daqueles dias.

1.16. !+7rio da Histria do 89non do Antigo &esta+ento

Ao examinarmos as evidncias a respeito da incluso de um livro entre os considerados sagrados pelos judeus, devemos observar as trs divis"es em que se agrupa a 3 blia Febraica, como j0 notamos acima. A =ei, por sua pr2pria nature%a e antiguidade, deveria ocupar o primeiro lugar. ?uando ela foi considerada como divina instituio, no sabemos. 1abemos, sim, que 9oiss recebeu de $eus a maior parte do material nela contido, e que este material foi desde logo considerado autori%ado. Alguns profetas, especialmente Osias e Am2s, pertencentes no oitavo sculo,

revelam&se familiares com os ensinos do !entateuco, e quando o $euteronGmio foi encontrado no templo, por ocasio da reforma de Josias, foi tambm considerado divinamente inspirado, pelo povo e pelo rei, isto em +*, a.A.

Ao tempo de 5sdras e #eemias )cerca de >OO a.A./, a =ei tin4a aceitao universal como livro inspirado entre os judeus. Aertamente, deve ter sido assim considerado por muitos anos ou 1culos antes, mas no temos informa"es diretas a respeito disso, pelas seguintes ra%"esC

,/ O !entateuco 1amaritano data do cisma reali%ado por ocasio da reconstruo da cidade de Jerusalm, quando, ao que se acredita, foi levado para l0 pelo renegado 1ambalate. =ogo, devia ser considerado como 5scritura, muito tempo antes. Os samaritanos sustentam datar de M** a.A.- os cr ticos, porm, negam&l4e esta idade, por considera"es da

nature%a do manuscrito. 7odavia, mesmo que o manuscrito do !entateuco 1amaritano seja de data posterior, nada impede que o texto seja muito mais antigo.

*/ A =ei foi lida por 5sdras, desde a alva ate. ao meio&dia- isto no deve ser entendido no sentido de apenas um dia de sol )#eem. PC./. 5sta leitura no importou na sua canoni%ao, como querem fa%er entender alguns cr ticos, mas apenas levou o povo a reafirmar a sua fidelidade a =ei dos seus pais. !or causa de sua infidelidade a esta mesma =ei e que eles tin4am sido levados em cativeiro. 5, agora que se preparavam para recomear a sua 4ist2ria, convin4a que se dessem conta da sua import6ncia na vida nacional.

./ Os escritos p2s&ex licos, durante e depois de 5sdras, todos se referem < =ei, com especial reverncia )9l >.>/. Aonclu mos que a =ei era 40

muitos anos considerada canGnica, e a sua inobserv6ncia tin4a dado causa aos sofrimentos do povo.

Os !rofetas deviam ter sido o segundo grupo de livros a ser aceito como divinamente inspirado. #o pr2logo ao 5clesi0stico, Jesus 3en 1iraque )cerca de ,.* a.A./ escreve que os judeus tin4am j0 trs divis"es na sua 3 blia FebraicaC a =ei, os !rofetas e os outros livros. #o mesmo livro de 5clesi0stico, Jesus 3en 1iraque, o avG )cerca de ,PO a.A./, menciona Jeremias, Isa as, 5%equiel e os do%e !rofetas 9enores, e d0 evidncias de que o A6non j0 estava fec4ado naquela poca. 9uito naturalmente os profetas individualmente, desde 40 muito, tin4am sido considerados inspirados, o mesmo se podendo di%er dos demais livros que receberam a sua aceitao pelo povo, como inspirados, em virtude da funo dos seus autores. Assim temos provas de que, como A6non, a 3 blia Febraica estava completa no ano ,PO a.A. ?uantos anos ou sculos antes teria ela sido assim considerada, no sabemos.

Os 5scritos ou Fagi2grafos foram o Bltimo grupo de livros a ser aprovado como um todo. A referncia definida de Jesus 3en 1iraque )avG/ a 'outros livros( indica isso perfeitamente. A incluso de qualquer livro nesta seo, nesta poca ou mesmo posteriormente, no significa que ele fosse escrito depois, porque bem poderia at estar escrito 40 muito.

1.11. :!ando foi concl!.da a terceira parte da ;."lia <e"raica=

As referncias que temos em 9acabeus, Josefo e em o #ovo 7estamento indicam que Jesus e os ap2stolos possu am o Antigo 7estamento substancialmente, como n2s o temos 4oje. A data da verso dos =LL pode esclarecer este assunto- todavia acreditam alguns que ela no foi terminada antes do ano ,OO antes de Aristo ou mesmo mais tarde.

#o 40 qualquer evidncia de que os livros Ap2crifos, que aparecem na Dulgata =atina, tivessem sido inclu dos na coleo sagrada dos judeus. JerGnimo mesmo, que fe% a verso, nega esta validade.

O estudante deve notar que, at ao primeiro sculo da era crist, no 4avia qualquer corpo organi%ado com o encargo de determinar quais os livros que deviam ou no deviam ser sagrados. #o 40 qualquer evidncia de que j0 alguma ve% existisse tal grupo de 4omens. O Aonc lio de J6nia )A.$. QO, ,,P/, composto de eruditos judeus, no determinou a extenso do A6non 4ebraico, como pretendem certos cr ticos. O que eles discutiram foi a respeito de certos livros que j0 se encontravam l0, e esta discusso no versou sobre a autoria de alguns livros que se ac4avam no A6non. $iscutir a autoria de um livro e a canonicidade do mesmo livro so assuntos fundamentalmente diferentes. O mundo inteiro deu a sua aprovao ao A6non 4ebraico muitos sculos antes de os cr ticos comearem a discutir

tais assuntos. =ivros ap2s livro foram aceitos pelo povo como inspirados, dentre de%enas de outros que assim no foram considerados, e a base para esta aceitao )de uns/ e rejeio )de outros/ teria dependido do car0ter dos mesmos livros e seus autores, relacionados com a passada revelao divina. $eus mesmo deve ter tido a sua parte nesta seleo, como a teve em tantos outros assuntos, de modo que a formao do A6non 4ebraico e neotestament0rio no foi um processo 4ist2rico propriamente dito, mas um ato divino, quer na c4amada dos seus autores quer na seleo dentre muitos outros livros existentes.

1.12. A /nfali"ilidade dos A!tgrafos %riginais

!recisamos, como pr2ximo passo, levantar a perguntaC que tipo de registro este 40 de ser@ Hm contendo erros de v0rios tipos, ou um registro livre de qualquer erro@ 1e esta revelao escrita contm erros, ento dificilmente

poder0 cumprir seu pr2prio prop2sito, o de transmitir aos 4omens de maneira digna de confiana, a vontade de $eus para a sua salvao. !or que assim@ !orque um erro comprovado numa parte fa% surgir < possibilidade de 4aver erros em outras partes da 3 blia, sob exame, acaba sendo uma mistura de verdade e erro, ento fica sendo um livro como qualquer outro.

1em dBvida, 40 verdades em todos os demais documentos religiosos con4ecidos aos 4omensC o Alcoro, os Dedas, os Hpanic4ades, os Analetas, a Il ada e a Odissia, muito embora que esta verdade possa coexistir com uma abund6ncia de erros. O que se deve fa%er com livros deste tipo, que contm verdades e erros@ A Bnica coisa que se pode fa%er sujeit0&lo < faculdade cr tica do racioc nio 4umano. $entro dos seus limites apropriados, bem entendido, o poder de racioc nio do ser 4umano tem uma funo leg tima e necess0ria em aquilatar as evidncias apresentadas nestes documentos, para descobrir se so consistentes com

a alegada origem divina. #este caso, uma questo de recon4ecer a identidade daquilo que se apresenta como sendo uma revelao, averiguando se a palavra de $eus ou no. O racioc nio 4umano competente, aplicando&se as regras de contradi"es internas e os demais c6nones da l2gica, para julgar as evidncias, para determinar se os pr2prios textos e os dados ali registrados se condi%em com as reivindica"es da sua origem divina.

9as coisa bem diferente quando o racioc nio 4umano quer emitir seu julgamento sobre a revelao divina como tal, para determinar sua veracidade ou falsidade. 7ais julgamentos s2 poderiam ser v0lidos se quem julga possui um con4ecimento de verdade metaf sica que superior aquele da pr2pria revelao. #outras palavras, o 4omem precisaria saber mais sobre $eus e a alma e valores espirituais se quisesse emitir um Ju %o v0lido quanto <s verdades da 3 blia. 9as isto obviamente no o caso, conforme foi indicado previamente, e por isto mesmo, o 4omem depende

totalmente da revelao divina para receber este con4ecimento to importante. !or este motivo, a Bnica maneira pela qual esta revelao pode c4egar ao 4omem numa forma que possa ser empregada e merecedora de confiana, sem ter que depender da exatido do julgamento 4umano to fal vel, seria como revelao infal vel. 1eno, no poderia cumprir seu prop2sito de ser s manifestao, digna de confiana, da verdade divina.

1.12.1. A &rans+isso do &e3to no 'ecessaria+ente /nfal.$el

#este ponto precisamos fa%er uma distino. A infalibilidade )ou a iseno de todo erro/ s2 se reivindica necessariamente para os manuscritos originais )os aut2grafos/ dos livros b blicos. ;orosamente, eram isentos de todo e qualquer erro, se no, no poderiam ter sido inspirados por $eus, o $eus da verdade, pois n\5le no 40 treva nen4uma. $eus nunca poderia

ter inspirado um autor 4umano das 5scrituras escrever algo errado ou falso.

9as, que se pode di%er do texto da 3 blia, conforme o possu mos agora@ 1er0 que o texto necessariamente livre de todos os erros, de qualquer tipo@ #o quando se trata de erros de copistas, pois realmente descobrimos discrep6ncias entre as c2pias manuscritas que tm entre aquelas que datam dos primeiros sculos. Alguns erros de pena decerto se introdu%iram nas primeiras c2pias feitas dos manuscritos originais, e erros adicionais t picos da transmisso do texto conseguiram entrar nas c2pias das c2pias. U quase inevit0vel que isto ten4a sido o caso. #o 40 nen4um 4omem que pode sentar&se e copiar o texto de um livro inteiro sem surgir algum erro de algum tipo. )?uem duvida desta declarao, pode fa%er a experinciaR/. 1eria nada menos do que um milagre, garantir a infalibilidade da c2pia de um manuscrito original. Aceitando&se o fato que erros se infiltram em nossos textos conforme os temos em mos, como podem

servir como meio certeiro de desvendar a vontade de $eus@ 1er0 que no voltamos ao problema dos livros que contm uma mistura de verdade e de erro@ $e modo nen4um, pois 40 uma grande diferena entre um documento que era errado desde o princ pio, e um documento que comeou correto mas que depois foi erroneamente copiado. ?ualquer pessoa pode ler uma carta de um amigo ou parente, e ac4ar nele errin4os comuns como 'em( no lugar de 'um(, 'por( no lugar de 'para(, e pode, por meio de um processo simples de correo < lu% do contexto, facilmente c4egar ao verdadeiro sentido daquilo que o autor queria di%er. 12 se os erros que entraram no texto so to srios que pervertem totalmente o sentido, que a mensagem desvia&se da verdade. 9as se a carta c4egou da parte de um correspondente, que estava confuso, errado ou desejando iludir, ento os erros e as falsas informa"es que contm seriam irremedi0veis, e o leitor seria prejudicado por ela.

Isto levanta a questo da fidelidade da transmisso do texto b blico. F0 numerosos tipos de erros de manuscrito que o cr tico textual pode descobrir nos manuscritos antigos do Antigo 7estamento. )5stes sero discutidos no cap tulo quatro/. 5les so de nature%a to sria que corrompem a pr2pria mensagem, impossibilitando&a de transmitir o verdadeiro significado@ 1e so, ento o prop2sito de $eus foi frustradoC no conseguiu transmitir 1ua revelao de tal maneira que pessoas de gera"es posteriores pudessem compreend&la corretamente. 1e no exerceu 1ua influncia restritiva sobre os escribas que escreveram as c2pias normativas e autorativas das 5scrituras, ento corromperam e falsificaram a mensagem. 1e a mensagem foi falsificada, o prop2sito inteiro de doar 4umanidade uma revelao escrita deu em nada, pois 5scrituras assim corrompidas seriam uma mera mistura de verdade e de erro, necessariamente sujeitas a julgamentos 4umanos )quando, de fato, devem julgar o 4omem/.

7emos alguma evidncia objetiva que $eus no ten4a permitido que os erros da transmisso do texto ten4am corrompido e pervertido sua revelao@ 1im, temos, pois um estudo cuidadoso das varia"es )ou leituras diferentes/ dos v0rios manuscritos mais antigos, revela que nen4uma delas afeta uma Bnica doutrina das 5scrituras. O sistema de verdades espirituais, contido no texto geralmente aceito do antigo 7estamento em 4ebraico, no se altera nem se compromete por nen4uma das varia"es que tm sido ac4adas nos manuscritos 4ebraicos de data mais antiga que foram descobertos nas cavernas do 9ar 9orto ou em outros lugares. !ara averiguar isto, basta examinar o registro das varia"es bem atestadas que constam na edio de 8udolfo Kittel da 3 blia 4ebraica. U muito evidente que a vasta maioria delas so to insignificantes que o sentido da doutrina de cada frase no sofreu qualquer efeito.

$eve ser claramente entendido que neste respeito o Antigo 7estamento diferente de qualquer outra obra liter0ria antes da era crist sobre as quais

temos not cia. U verdade que normalmente no possu mos tantos manuscritos diferentes de produ"es pags, vindos de pocas to separadas no tempo, como o caso do Antigo 7estamento. 9as quando temos muitos manuscritos, como o caso do =ivro dos 9ortos, do 5gito, ento as varia"es so de nature%a mais extensiva e sria. $iferenas bem marcantes aparecem, por exemplo, entre o cap tulo ,: no !apiro de Ani, escrito durante a ,P] $inastia, e o !apiro de 7urino, da *+] $inastia ou posteriormente. Al0usulas inteiras so inseridas ou omitidas, e o sentido, em colunas correspondentes do texto, em certos casos inteiramente diferente. 1e no 4ouvesse a superintendncia divina da transmisso do texto 4ebraico, no 40 nen4um motivo espec fico de no 4aver semel4antes discrep6ncias e mudanas entre os manuscritos 4ebraicos que tm sculos de diferena entre eles. !osto que as duas c2pias de Isa as descobertas na AaTerna #^ , de ?umran, perto do 9ar 9orto, em ,Q>M eram mil anos mais antigas do que o mais antigo manuscrito datado, previamente con4ecido )QPO d.A./, foi constatado que eram idnticos, palavra por palavra, < nossa con4ecida 3 blia 4ebraica, em mais do que

Q:_ do texto. As varia"es, em :_, consistem mormente de 2bvios erros de pena e varia"es na ortografia. 9esmo aqueles fragmentos de $euteronGmio e de 1amuel ac4ados perto do 9ar 9orto, que apontam para uma outra fam lia de manuscritos do que aquela que subja% nosso texto 4ebraico aceito, no indicam qualquer diferena em doutrina ou em ensinamentos. #o afetam a mensagem da revelao de maneira nen4uma.

1.13. A Do!trina da /nspirao Afir+ada pelas -rprias Escrit!ras

8eivindica a 3 blia infalibilidade para si mesma@ `s ve%es tem sido levantado o argumento de que as pr2prias 5scrituras no reivindicam sua pr2pria infalibilidade. 9as a investigao cuidadosa demonstra que quando o assunto ventilado, assevera&se o fato de sua absoluta autoridade como sendo a infal vel !alavra de $eus.

9ateus :.,PC '!orque em Derdade vos digoC At que o cu e a terra passem, nem um i )a letra menor do alfabeto 4ebraico/ ou um til )um trao que fa% a distino entre certas letras 4ebraicas/ jamais passar0 da lei )isto , o Antigo 7estamento/ at que tudo se cumpra( & palavras de Aristo. Isto indica que no somente os pensamentos transmitidos pelas 5scrituras, mas as pr2prias palavras individuais, como ve culos v0lidos destes pensamentos, e conforme sua pr2pria soletrao, so dotadas de verdade infal vel, e seguramente sero cumpridas e reali%adas.

Joo ,O..:C '... e a 5scritura no pode fal4ar(, tem as mesmas implica"es do vers culo supra citado.

* 7im2teo ..,+C '7oda 5scritura inspirada por $eus )t4eopneustos/ e Btil para o ensino(. $o contexto do #ovo 7estamento pode ser facilmente estabelecido que a palavra 'escritura( )grap4e/ se refere ao A6non inteiro

dos trinta e nove livros do Antigo 7estamento, conforme 4oje os temos em mos. * !edro ..,P d0 a entender que as 5p stolas neotestament0rias de !aulo tambm go%am da mesma situao de 5scrituras inspiradas )grap4ai/.

Febreus ,.,, *C 'Favendo $eus... falado... pelos profetas... falou&nos pelo ;il4o(. 5stas palavras reivindicam para os escritos dos profetas do Antigo 7estamento a mesma infalibilidade que pertence <s mensagens do pr2prio Aristo, registradas no #ovo 7estamento.

, !edro ,.,O, ,,C ';oi a respeito desta salvao que os profetas )do Antigo 7estamento/ indagaram e inquiriram, os quais profeti%aram acerca da graa a v2s outros destinada, investigando atentamente qual a ocasio ou quais as circunst6ncias oportunas, indicadas pelo 5sp rito de Aristo, que neles estava, ao dar de antemo testemun4o sobre os sofrimentos

referentes a Aristo, e sobre as gl2rias que os seguiriam(. 5st0 impl cito aqui que o 5sp rito 1anto estava nos autores do Antigo 7estamento, e que 5le os guiou para que compusessem palavras de verdade infal vel cujo cumprimento era garantido, ainda que os autores 4umanos no entendessem plenamente tudo aquilo que as palavras divinamente orientadas realmente significassem. !or causa de vers culos como estes, precisamos, ao interpretar as 5scrituras, procurar estabelecer no somente a inteno do autor 4umano que escreveu as palavras, mas tambm )e mais importante/ a inteno do Autor divino que orientou a composio das mesmas.

* !edro ,.*,C '#unca jamais qualquer profecia )as 5scrituras profticas do Antigo 7estamento/ foi dada por vontade 4umana, entretanto 4omens falaram da parte de $eus movidos )literalmente, levadas adiante, como a nau vela levada pelos ventos/ pelo 5sp rito 1anto(. #aquilo que falavam )conforme est0 registrado por escrito/, estes autores do Antigo

7estamento que profeti%avam sobre Aristo, foram 'levados pela corrente%a( < verdade infal vel, verdade que no se podia sujeitar a mera interpretao particular )v. *O/.

7odas essas passagens vo formando a doutrina da inspiraoC que a exatido inerente em cada parte do Antigo 7estamento e tambm do #ovo 7estamento, de maneira que, como um todo, e em todas as suas partes, a 3 blia infal vel quanto < sua verdade, e final quanto < sua autoridade. 5sta exatido se estende at assuntos de 4ist2ria e de cincia, e no s2 < teologia e < tica. Alguns estudiosos, tais como FenrT !. 1mit4 e A4arles A. 3riggs, procuram fa%er uma distino entre estes dois tipos de verdade, dando va%o a possibilidade de 4aver falsidade inerente em assuntos de mera 4ist2ria ou cincia. F0 duas obje"es fatais a esta posio. 5m primeiro lugar, o #ovo 7estamento no admite semel4ante distinoC a 4istoricidade de Ado e 5va se implica em , 7im2teo *.,., ,>, )seno, o coment0rio de !aulo seria totalmente irrelevante/, como tambm

em , Aor ntios ,,.P, Q- a experincia literal de Jonas, que ficou trs dias no estGmago do peixe grande absolutamente essencial, se tem que servir como analogia ver dica dos trs dias que Aristo passou no tBmulo, 9t ,*.>O. U imposs vel rejeitar a 4istoricidade destes dois epis2dios cuja veracidade tem sido freqEentemente contestada, sem rejeitar a autoridade do Aristo dos 5vangel4os e do Ap2stolo !aulo nas 5p stolas. 5m segundo lugar, nem sempre e pass vel fa%er uma n tida separao entre teologia e tica, e entre 4ist2ria e cincia. F0 casos cruciais que envolvem ambos estes tipos de verdade, como o caso do Ado literal e 4ist2rico )pois o argumento teol2gico inteiro de 8m :.,>&,Q depende da doutrina de ser Ado o pai da raa 4umana inteira/. #o se pode conceder a presena de erros em matria de 4ist2ria e de cincia sem acabar aceitando que 40 falsidade em matria de doutrina.

2 - Antiguidade

2.1. %s eis Dias da 8riao e a /dade do >!ndo

Hma leitura superficial de Inesis cap. , deixaria a impresso que o processo inteiro da criao levou seis dias de vinte e quatro 4oras cada. 1e esta tivesse sido a verdadeira inteno do autor 4ebreu )deduo question0vel, conforme ser0 demonstrado a seguir/, Oestaria em contradio com a pesquisa cient fica moderna, que indica que o planeta terra foi criado 40 v0rios bil4"es de anos. #o sculo de%enove, a evidncia principal em favor desta extrema antiguidade )que era, porm, computada como sendo muito menos do que atualmente/ ac4ava&se no ritmo pelo qual a sedimentao de 0gua depositada em tempos modernos. #o Iolfo do 9xico, a sedimentao se deposita na mdia de alguns poucos cent metros ao ano- mas camadas sedimentadas c4egando at Q.OOO

metros foram ac4adas, indicando uma passagem de bem mais do que ,OO.OOO anos. Isto seria v0lido como argumento s2 pela 4ip2tese uniformitariana, ou seja, que as foras naturais de eroso, sedimentaro e ao magm0tica )ou vulc6nica/ tm operado nas eras antigas exatamente da mesma maneira que 4oje se verifica. Hniformitarianismo tem sido vigorosamente desafiado por algumas autoridades, por causa da evidncia dada pelo metamorfismo termodin6mico com violentas inclina"es e tor"es que aparecem em muitas montan4as, e em regi"es que so ou eram montan4osas. A apario de f2sseis, muitos deles deixados por espcies de animais que no sobrevivem, nestes extratos sedimentados, servia como um tipo de rel2gio de tempo, fortalecendo&se assim a impresso de a terra ser bastante antiga. A maioria dos f2sseis representava gneros que tin4am desaparecido muito tempo antes da acumulao dos extratos mais recentes, e, portanto, no poderiam ter sido destru dos por uma cat0strofe Bnica como era o dilBvio de #o. )As espcies numerosas de plantas e animais que viviam nos mares, e que foram ac4adas em forma fossili%ada, estas especialmente teriam resistido

aos efeitos do $ilBvio, a no ser que a sBbita mistura de 0gua salgada com 0gua fresca explicaria sua extino/.

O con4ecimento de f sica nuclear, cuja expanso recente trouxe a lume um novo tipo de evidncia, isto , o processo de decomposio dos minerais radioativos, parece confirmar a grande antiguidade da terra. 1egundo os c0lculos dos f sicos, o ur6nio *.P passar0, no decurso de quatro bil4"es e meio de anos, por ,P est0gios intermedi0rios de decomposio )t2rio *.> etc./, at c4egar a c4umbo *O+, que um mineral est0vel e no mais pass vel de decomposio atravs da radioatividade. O rub dio PM demora sessenta bil4"es de anos at se transformar pela decomposio em estrGncio PM. ;a%endo um c0lculo da proporo do produto derivado < proporo do dep2sito radioativo original, poss vel estimar a idade da amostra examinada.

Os geocronologistas mais recentes aperfeioaram tcnicas que eliminam, em grande parte, os fatores poss veis de erro )tais como a presena do mineral derivado j0 na poca na qual o pr2prio is2topo radioativo foi depositado, ou tambm o derrame de por"es da amostra por causa da atuao aqu0tica sub&terrestre/. !referem utili%ar dois ou trs is2topos radioativos diferentes, quando se podem ac4ar no mesmo dep2sito, para assim averiguar a exatido dos resultados computados de cada amostra em decomposio. O mtodo Aarbono ,> mais con4ecido ao pBblico em geral. 7odas as plantas e todos os animais recebem nos seus tecidos uma certa quantidade de carbono ,> )um produto da decomposio do nitrognio sob o impacto dos raios c2smicos da atmosfera superior/. $epois da morte da planta ou do animal, no pode absolver mais deste carbono ,>, e aquele tanto que j0 tem no seu sistema paulatinamente se decomp"e pela radioatividade, at formar nitrognio ,>. 5ste processo se desenvolve mais rapidamente, porm, num per odo de apenas :.:PO anos, e por este motivo inBtil datar dep2sitos tendo .O.OOO anos- ou mais de idade@

1er0 que um intervalo de tempo to enorme )cinco bil4"es de anos ou mais, de acordo com certas estimativas & feitas, claro, dentro da 4ip2tese uniformista/ pode ser reconciliado com os seis dias da criao, segundo Inesis ,@ Isto depende inteiramente da interpretao da palavra 4ebraica T"m )'dia(/. F0 trs teorias alternativas atualmente defendidas pelos estudiosos b blicos, quanto a estes 'dias(.

,/ A palavra 'T"m( representa um dia literal de vinte e quatro 4oras, e In ,..&*.. nos d0 um relat2rio duma semana literal na qual $eus completamente restaurou do caos uma criao )registrada em In ,.,/ que tin4a sofrido uma cat0strofe )possivelmente na poca na qual 1atan0s e seus anjos foram expulsos da presena de $eus/. Apoio para esta interpretao tem sido alegadamente descoberto em Is >:.,P quando se , que $eus no criou a terra 'em vo( ou 'para ser um caos( )o 4eb. 3"4u a mesma palavra 'va%ia( de In ,.*/. $a , In ,., deve indicar uma criao completa e perfeita anterior ao estado ca2tico mencionado em In ,.*, pois

esta a Bnica concluso que se pode tirar de Is >:.,P quando se interpreta assim. )9as esta interpretao encontra a dificuldade que b"4u em >:.,Q significa claramente 'em vo(/. !ode ser notado quanto a este assunto, que o verbo 'era( em In ,.* pode ra%oavelmente ser tradu%ido 'veio a ser(, a frase sendo interpretadaC '5 a terra veio a ser sem forma e va%ia(. 12 uma cat0strofe c2smica poderia explicar a introduo da confuso ca2tica na perfeio original da criao de $eus. 5sta interpretao sustent0vel pelas leis da exegese, mas se confronta com duas dificuldades principais. )a/ 5sta interpretao significaria que a plena grandiosidade da criao original recebe apenas uma descrio que se redu% a estas palavrasC '#o princ pio criou $eus os cus e a terra(. 5m seguida, toda a ateno se dedica a uma reconstruo da ordem do mundo recentemente perturbada, e acontecimentos de 40 cinco ou seis mil anos)b/ 1ignificaria tambm que o inspirado =ivro das Origens no teria nada para di%er acerca da ordem do processo criativo, nem sequer

sobre coisa alguma que pertence < geologia. #o 4averia mais necessidade de 4armoni%ar a geologia com o Inesis, pois tratam & segundo esta interpretao & de assuntos inteiramente diferentes.

7alve% seja conveniente mencionar aqui que certos defensores desta teoria muitas ve%es a enfeitaram com especula"es altamente question0veis quanto < posio original de 1atan0s, presidindo o culto a aa4[e4 num Uden pr&catastr2fico, embele%ado com 0rvores carregadas com j2ias )comparando o 'pr ncipe de 7iro( de 5% cap. *P com o pr2prio 1atan0s/. Jeremias >.*.&*+ tambm tem sido enquadrado nesta teoria da cat0strofe, por conter a expresso t"4u [ab4"4u )'sem forma e va%ia(/ ac4ada tambm em In ,.*. 5xplicando as coisas assim, indica que antes da cat0strofe existiam cidades e 4omens, que foram destru dos algum tempo entre In ,., e ,.* )embora Jr >.*.&*+ aparentemente descreva uma cena proftica duma cat0strofe vindoura/. 5stes 'enfeites( so inclu dos no livro de I.F. !ember 5art4bs 5arliest Ages X 'As Upocas mais Antigas da 7erra(

)primeira edio ,PM+/, embora no faam parte essencial da teoria da cat0strofe, naturalmente.

*/ a"m representa um dia na revelao. Isto , em seis dias literais, ou possivelmente numa viso que representava a 9oiss o drama inteiro da criao em seis dias vision0rios, $eus descreveu ao seu profeta o mistrio de como fi%era a criao, e as etapas pelas quais cumpriu a obra. 5stes est0gios no representam necessariamente uma seqEncia estritamente cronol2gica )sendo que a narrativa da criao dos corpos celestes adiada at o quarto dia, depois da criao da vegetao que precisa da lu% do sol para sua subsistncia/. 5m parte, so cronol2gicos, e em parte, t2picos. Isto quer di%er, as v0rias etapas ou fases de criao so apresentadas segundo uma ordem l2gica, em relao ao observador 4umano na terra. U, portanto, mais ,2gico descrever em primeiro lugar a superf cie da terra na qual o observador ficaria em p, antes de apresentar o sol e a lua que bril4am sobre a terra e regulam as esta"es.

5sta interpretao talve% sustent0vel sem abrir mo da infalibilidade da narrativa b blica. 9as se confronta com uma dificuldade sria )entre outras/, que no 40 a m nima sugesto no texto de Inesis , que seja uma viso que est0 sendo descrita. =&se como uma narrativa singela e diretaC #o princ pio $eus criou os cus e a terra- no primeiro 'dia( criou a lua- no segundo dia, separou as 0guas em superiores e inferiores, e assim por diante. 1endo que a criao inicial mencionada em In ,C, parece que no inclu da no primeiro 'dia( da revelao, pergunta&se se esta parte foi inclu da na suposta viso concebida a 9oiss, ou se isto foi concedido de maneira no&visional. $e qualquer maneira, se Inesis cap. , foi apenas uma viso )representando, naturalmente, os verdadeiros fatos da 4ist2ria original/ ento quase qualquer outra narrativa nas 5scrituras pode ser interpretada como sendo uma viso & especialmente se refere a algo que no seria naturalmente pass vel de observao a um investigador 4umano ou 4istoriador 4umano.

./ a"m representa uma era geol2gica eu est0gio no processo criativo. 5sta foi a explicao < qual recorreram os ge2logos do sculo de%enove que respeitavam a autoridade da 3 blia, notavelmente J.S. $a[son )e.g., 74e Origin of t4e Sorld According to 8evelation and 1cience, & 'A Origem do 9undo 1egundo a 8evelao e a Aincia( & ,PMM/ e James $ana )9anual of IeologT, ,PM:/. 1egundo este ponto de vista o termo T"m no significa um dia literal de vinte e quatro 4oras, mas o equivalente de 'est0gio(. 7em sido freqEentemente asseverado que T"m no pode sustentar esta interpretao, e que significa um dia literal para a mentalidade 4ebria e segundo o uso da l ngua. 9esmo assim, na base da evidncia interna, convico do presente escritor que T"m em Inesis , no foi empregado pelo autor 4ebreu com a inteno de descrever um dia literal de vinte e quatro 4oras.

5m primeiro lugar, T"m aparentemente empregado em In *.> para se referir ao processo criativo inteiro que, no capitulo anterior, foi descrito em

'seis dias(C '5sta a gnese dos cus e da terra quando foram criados, quando o 15#FO8 $eus os criou( )o segundo 'quando( tradu% a expresso 4ebraica 'no dia que(/. 1endo que os est0gios da criao acabam de ser descritos, leg timo inferir que aqui 'dia( quer di%er o processo inteiro desde o primeiro 'dia( at ao sexto. 5m segundo lugar, In ,.*M declara que, depois de criar todos os animais terrestres no sexto dia, $eus criou o 4omem, tanto o mac4o como a fmea. 5nto, na descrio mais detal4ada em In cap. *, informa&se que $eus criou Ado primeiro, e l4e deu a responsabilidade de cuidar do jardim do Uden por um certo per odo de tempo, at que se tornou aparente a solido do 4omem. 5nto $eus deu a Ado a compan4ia dos animais da terra, com a oportunidade de dar nomes a todos eles. Ado ainda se sentia s2, e criou&l4e uma esposa 4umana tirando dele uma costela, durante um 'sono profundo(. ;inalmente, trouxe 5va perante Ado e apresentou&a a ele como compan4eira para sua vida. ?uem poderia imaginar que todas estas transa"es pudessem ter sido efetuadas num per odo de ,*O minutos do sexto dia )ou at dentro das vinte e quatro 4oras/@ 9esmo assim, In ,.*M

declara que tanto Ado como 5va foram criados no Bltimo dia da criao. U 2bvio que os 'dias( do primeiro cap tulo representam est0gios de durao indeterminada, e no dias literais de vinte e quatro 4oras.

?uanto < objeo de que os 'dias( de Inesis cap. , se representam como tendo uma 'man4( e uma 'tarde(, e portanto, precisam ser interpretados como sendo literais, pode se responder que a f2rmula 'tarde e man4( indica somente que o termo 'dia(, apesar de ser s mbolo dum est0gio geol2gico, usado no sentido do ciclo de vinte e quatro 4oras mais do que no sentido de 'dia( em contraste com 'noite( )como, por exemplo, 'dia( em ,C:a/. Ao se tratar deste assunto, deve ser mencionado que as referncias em o #ovo 7estamento que Aristo permaneceu no tBmulo 'trs dias e trs noites(, se explicam como sendo o equivalente de 'durante um per odo de trs dias, dos de vinte e quatro 4oras(, e no trs dias )de lu% do dia/ mais trs noites. 5m outras palavras, Jesus morreu cerca de ,: 4oras na sexta&feira )uma parte do primeiro, dia dos de vinte e quatro

4oras/, permaneceu no tBmulo no s0bado, e ressuscitou no domingo )no decurso dum terceiro dia dos de vinte e quatro 4oras/. J0 que esta expresso em Inesis ,, 'tarde e man4, aparece como sendo a maneira 4ebraica de indicar dias de vinte e quatro 4oras, era um procedimento l2gico c4amar trs dias deste tipo 'trs dias e trs noites(. )Assim evitamos as dificuldades encontradas pelas pessoas que querem sustentar uma teoria duma crucificao na quarta&feira, contraindo toda a evidncia insuper0vel de que o fato ocorreu numa sexta&feira/.

A teoria 'poca c dia(, pois, explica os seis dias da criao como sendo uma indicao do esboo geral da obra criadora de $eus, na formao da terra e dos seus 4abitantes, at o surgimento de Ado e 5va. Ie2logos modernos concordam com Inesis , nos seguintes detal4esC )a/ A terra comeou sua 4ist2ria numa forma confusa e ca2tica, que subseqEentemente cedeu lugar a um estado mate ordeiro. )b/ 1urgiram as condi"es apropriadas < manuteno da vidaC a separao do vapor

espesso que cercava a terra em nuvens em cima e rios e mares em baixo, com o ciclo de evaporao e precipitao, e tambm com a penetrao da ,u% do sol, que ia aumentando )sendo que a anterior criao sugerida pelo primeiro dos mandamentos verbaisC 'Faja lu%R(/ na superf cie da terra, para onde ia c4egando. )c/ A separao da terra do mar )ou a emergncia da terra por cima do n vel das 0guas, que ia se abaixando/ precedia a apario da vida sobre o solo. )d/ A vida vegetal j0 tin4a surgido antes da primeira emergncia da vida animal no per odo cambriano. ?uanto a isto, a verdade que todos os filos invertebrados aparecem ao mesmo tempo de maneira marcadamente sBbita nos estratos cambrianos, sem a m nima indicao nos dep2sitos pr&cambrianos de como estes v0rios filos, classes e ordens )representados por nada menos do que :.OOO espcies/ possam ter&se desenvolvido. )e/ 7anto o =ivro de Inesis como a geologia concordam que as formas mais singelas apareceram em primeiro lugar, e s2 posteriormente as mais complexas. )f/ Ambos concordam em di%er que a raa 4umana ten4a surgido como Bltimo e mais alto produto do processo da criao.

1endo assim, a seqEncia apresentada nas narrativas 4armoni%a suas lin4as gerais com aquela indicada pelos dados geol2gicos. U verdade que o registro da criao do sol, da lua e das estrelas no quarto dia no corresponde < evidncia de todo conclusiva que o planeta 7erra ten4a surgido depois da criao do sol. 9as desde que a criao da lu% no primeiro 'dia( indica a anterior existncia do sol mesmo na narrativa mosaica, devemos entender, baseados na exegese, que a nfase do quarto dia era dada, no < criao original dos corpos celestes como tais, mas sim, < sua disponibilidade para a regulamentao do tempo e dos ciclos da rotao e revoluo da terra e da lua. O verbo espec fico que representa 'criar ex ni4ilo( )br/, no se emprega em Inesis, ,.,+, onde aparece o termo mais geralC )s6/, 'fa%er(. A inferncia ra%o0vel que antes do quarto dia, o denso vapor que cercava a terra ten4a impedido esta possibilidade, apesar de ter 4avido uma suficincia de lu% indireta, penetrando at < superf cie da terra, para permitir o crescimento de vida vegetal. )#ote&se que o Febraico de In ,.,> pode ser tradu%ido, '?ue os

lu%eiros no firmamento dos cus sejam para separar entre o dia e a noite, a fim de que sejam por sinais, etc.(/.

$efensores da teoria do dia literal freqEentemente tm mencionado Zxodo *O.,,, como confirmao de serem literais os dias. Ao confirmar a santidade do 10bado, o 15#FO8 declaraC '!orque em seis dias fe% o 15#FO8 os cus e a terra... e ao stimo dia descansou(, 9as isto no pressup"e necessariamente dias literais de vinte e quatro 4oras, pois o stimo dia explicitamente santificado em termos da completao da obra da criao. !ara este prop2sito de observ6ncia memorial, a Bnica maneira pela qual a stima poca )a poca da completao, segundo a teoria pela qual o 'dia( representa uma poca/ poderia ser santificada, seria com um stimo dia literal duma semana de sete dias. Aertamente seria impratic0vel dedicar uma poca geol2gica inteira < comemorao duma poca geol2gicaR

2.2. % 8riacionis+o ;."lico e o E$ol!cionis+o >oderno

Hma questo mais fundamental do que a nature%a dos dias da criao a relacionada com o fato de a criao ser divina, em contraste com as teorias rivais da origem do universo, tais como o evolucionismo dar[inista. O evolucionismo, conforme sua formulao por A4arles $ar[in na sua obra A Origem das 5spcies ),P:Q/, procurava a explicao da origem das espcies biol2gicas na seleo natural e no no des gnio de $eus. Isto quer di%er que o processo pelo qual se desenvolviam as plantas e os animais no era governado por qualquer inteligncia divina de acordo com princ pios teol2gicos, mas, ao contr0rio, segundo um princ pio puramente mec6nicoC a sobrevivncia dos mais capa%es. #o decurso do ciclo reprodutivo segundo os ensinamentos de $ar[in, cada gerao demonstra ligeiras modifica"es da gerao anterior. $urante um longo per odo de tempo, depois de centenas e mil4ares de gera"es, algumas destas varia"es se transformam em caracter sticas mais ou menos fixas, que

ento passam < descendncia. 5stas novas caracter sticas contribuem < formao de novas variedades ou subespcies e, finalmente, < emergncia de novas espcies. Aquelas caracter sticas que deram sos seus possuidores a capacidade de competir com mais sucesso na luta incessante contra o meio ambiente, foram a garantia da sua sobrevivncia. 9as espcies que desenvolveram caracter sticas que, ao invs de l4es oferecer vantagens, foram empecil4os, ao enfrentar os competidores, tin4am a tendncia natural de desaparecer. $a a perpetuao apenas das espcies mais capa%es de sobreviver, que seriam, ento, espcies bem sucedidas. Assim, o inferior e mais simples foi paulatinamente se transformando no mais avanado e complexo, at que, finalmente, Fomo sapiens surgiu como o produto supremo da seleo natural & supostamente por ser mais capacitado para a sobrevivncia e com mais sucesso em enfrentar seu meio ambiente.

?uanto < questo mais fundamental de todas, que a origem da pr2pria matria, e a questo paralela quanto < origem da primeira forma de vida no limo primevo, $ar[in no podia oferecer resposta, seno talve% uma expresso de stica )que rebaixaria $eus a situao de mera !rimeira Aausa, que colocou em andamento o mecanismo e depois 1e afastou do cen0rio/. '!oderia inferir da analogia(, disse num certo trec4o, 'que provavelmente todos os seres org6nicos que j0 viveram nesta terra so descendentes duma forma primordial, na qual a vida foi originalmente soprada pelo Ariador(. #o 40, portanto, nada de completamente ate stico na formulao da evoluo apresentada por $ar[in, no que di% respeito < origem da matria, mas apesar disso muitos dos seus seguidores optaram pela existncia eterna da matria para evitar recon4ecer a existncia de $eus. 9esmo assim, no sobrou nen4uma base objetiva para a =ei 9oral ou para os valores espirituais alm da considerao materialista da sobrevivncia, a sobrevivncia dos 'mais capa%es(. Alm disto, a teoria dar[inista no tin4a lugar para qualquer atuao divina significante no processo da 'criao(- a no ser a criao da matria&prima 'primeva(, no

4avia realmente qualquer idia de 'criar(, mas s2 o desenvolvimento de acordo com a seleo natural. Isto representava uma contradio quase total de Inesis cap tulo ,.

,/ $o ponto de vista da gentica )a cincia da 4ereditariedade/, as suposi"es b0sicas da seleo natural contrariam totalmente a evidncia. 9uitas dcadas de pesquisas meticulosas demonstraram que, por mais verdadeiro que seja o fato de que 40 ligeiras diferenas dentro de cada espcie, no verdadeiro que estas varia"es so especialmente 4erdadas pela pr2xima gerao. As experincias extensas de Iregor J. 9endel demonstraram que a gama de varia"es poss veis dentro duma espcie era estritamente limitada e no contribu a com qualquer progresso na direo do desenvolvimento duma nova espcie. $esta forma, os elementos de um tipo puro de ervil4as de crescimento alto podem ter pequenas varia"es de altura entre si, mas s descendncia das ervil4as altas no possui uma altura mdia maior do que a das ervil4as curtas. U

verdade que pela criao seletiva seja poss vel enfati%ar certas caracter sticas dentro duma espcie, ao ponto de se produ%ir uma lin4agem especial )como o caso das muitas raas de ces/, mas existe um c rculo de possibilidades estritamente limitado, alm do qual nen4um criador pode progredir. #outras palavras, no tem a capacidade de desenvolver uma nova espcie.

O mesmo veredicto precisa ser pronunciado contra a teoria de Jean 3aptiste de =amarcN, da possibilidade de 4erdar caracter sticas adquiridas )teoria < qual $ar[in ocasionalmente apelava quando a mera seleo parecia ser inadequada para dar conta duma srie de fatos/. Apesar dum sem&nBmero de experincias reali%adas para comprovar a '4erana do uso( )conforme se c4ama/ de =amarN, o resultado global tem sido totalmente negativo. As caracter sticas que o pai adquire por meio de esforos especiais, no passam aos fil4os, simplesmente porque no 40 nen4uma maneira poss vel pela qual estas caracter sticas adquiridas )tais

como a proficincia no atletismo/ possam afetar os genes. 7oda a 4ereditariedade )pelo menos no lado no&espiritual/ parece depender da qu mica dos pr2prios genes. ?uanto < forma ou < estrutura dos animais, no existe uma alegao sequer duma prova de 4erana do uso que no ten4a sido subseqEentemente desacreditada.

$eve ser acrescentado que embora falte evidncia de se poder 4erdar varia"es individuais, existem, porm, sBbitas mudanas ou muta"es que <s ve%es ocorrem na 4ist2ria da espcie. !or exemplo, uma nova variedade de plantas, isolada em pequenas colGnias, como numa encosta montan4osa, pode ser o resultado duma mutao sBbita )envolvendo ligeira alterao dos pr2prios genes/. !ermanece, porm, o fato, que apesar de terem sido estudadas de perto mil4ares de muta"es, no foi demonstrado um Bnico exemplar pelo qual uma mutao criou um animal mais complicado, ou deu origem a uma nova estrutura. $esde os dias de $ar[in, nen4um progresso tem sido feito na soluo dos problemas

fundamentais da evoluo. #uma an0lise do livro 'Animal ATtologT and 5vulution( )'A Aitologia Animal e a 5voluo(/, ,Q:>, de 5d. J.$. S4ite, I. 9anton disseC 'As causas fundamentais da evoluo em grande escala, conforme tem ocorrido atravs das eras geol2gicas, na formao dos grandes grupos de animais e plantas, ainda no podem ser descritas ou explicadas( )#ature, ,Q>P, ,:M, p.M,./.

*/ O argumento de $ar[in, tirado dos dados da embriologia, demonstravelmente c4eio de fal0cias. 1egundo seu racioc nio, o feto, ao se desenvolver no Btero, recapitula a totalidade do seu passado evolucion0rio, enquanto o 2vulo fertili%ado vai crescendo e produ%indo mais e mais 2rgos e membros complicados. As bolsas viscerais no embrio 4umano, por exemplo, seriam o equivalente <s guelras dos peixes, indicando portanto, a emergncia do 4omem duma forma de vida de peixe. 9as este tipo de racioc nio ignora convenientemente o fato indubit0vel de que estas estruturas nunca funcionam como guelras em qualquer est0gio da vida do

embrio. 8ealmente, dif cil perceber como a teoria de recapitulao possa ser 4armoni%ada com a real seqEncia do desenvolvimento dentro do feto. !or exemplo, a superf cie respirat2ria no se desenvolve at um est0gio bem avanado do desenvolvimento do embrio dentro do Bteromas inconceb vel que em qualquer est0gio pr&4umano, o suposto ancestral do 4omem pudesse ter sobrevivido sem qualquer mecanismo respirat2rio sequer. Alm disto, a cabea do embrio enorme em proporo ao restante do corpo enquanto que a cabea de todos os ancestrais putativos da raa 4umana era relativamente pequena em proporo ao corpo. #o sequer verdade que os 2rgos simples do feto iam se complicando. O ol4o, por exemplo, o resultado do ajustamento de v0rias partes diferentes, que, segundo parece, foram formadas separadamente no inicio, sendo ento combinadas de acordo com um padro predeterminado que no tem nen4uma causa f sica que se possa descobrir.

$ecerto, bem verdade que os embri"es de todos os mam feros se desenvolvem de 2vulos unicelulares, que parecem quase idnticos, e que durante os primeiros est0gios permanece esta semel4ana. 9as ser0 que este fato requer uma teoria de que todos os mam feros se desenvolveram dos mesmos ancestrais pr&mam feros@ Hma explicao muito mais 2bvia que, no desenvolvimento do embrio, do seu est0gio inicial de 2vulo unicelular, as partes mais simples tm que ser formadas antes que se possam desenvolver as partes mais complicadas. $ificilmente poder amos imaginar que os ajustamentos mais delicados, e os 2rgos complicados, pudessem c4egar a existir antes da estrutura b0sica < qual tero que ser ligadas. 9as postular uma origem ancestral comum para explicar as semel4anas das primeiras formas to irra%o0vel )citando a expresso pungente de AlarN/, como imaginar que as gotas de c4uva se derivam de pedregul4os, porque ambos tm forma esfrica. 'F0 uma conexo real, mas esta matem0tica, inerente < nature%a ddo universo, e no se deve a qualquer conexo direta entre os objetos(.

!ode&se di%er com segurana que no 40 quaisquer dados da embriologia que no revelam a operao do des gnio e prop2sito deliberados dum Ariador todo s0bio, mais do que a operao mec6nica da seleo natural. 9uito ocasionalmente, no crescimento dum embrio, parece 4aver mal funcionamento dum dos mecanismos de crescimento. 5nto acontece que um novo mecanismo, totalmente diferente, pode entrar em jogo, para produ%ir a estrutura desejada. As ve%es, dois ou trs destes mecanismos de 'segurana( so c4amados a desempen4ar seu papel, para garantir o desenvolvimento apropriado do feto- mas, inexplicavelmente, comeam a agir no momento necess0rio. 9as sendo porm raros tais maus funcionamentos, quase imposs vel explic0&los pela teoria da 'sobrevivncia dos mais aptos(. Assemel4a&se muito mais < interveno duma inteligncia divina. #o que se pretende negar que alguns fetos se desenvolvem incorretamente, produ%indo exemplares defeituosos que dificilmente poderiam sobreviver ou cumprir qualquer funo Btil. #o caso dos seres 4umanos, os resultados podem ser bem tr0gicos, e de dif cil explicao. 1eguindo&se as pressuposi"es dar[inianas, porm, seria

dif cil explicar o senso do pattico causado por este exemplo de disteleologia. O dar[inista consistente s2 poderia dar de ombros e di%erC 'U surpreendente que no 4aja mais exemplares deste tipo(. #o 40, afinal, para o dar[inista nen4uma resposta alm da seleo natural mecan stica e a sobrevivncia dos mais aptos(.

./ A seleo natural no pode esclarecer os inBmeros exemplos de adaptao, nos quais no 40, aparentemente, nen4um est0gio transit2rio. A seleo natural nos levaria a imaginar que as formigas e os cupins aprenderam a conviver em colGnias por terem descoberto, atravs da experincia, que isto incrementaria suas possibilidades de sobrevivncia. #o existe, porm, qualquer evidncia entre os f2sseis que ten4a 4avido formigas ou cupins antes de surgir esta vida organi%ada em colGnias. Ou, tomando um exemplo da anatomia, precisamos considerar como qualquer est0gio transit2rio do desenvolvimento do 2rgo da viso poderia ter conferido qualquer poss vel vantagem na batal4a da sobrevivncia, at a

formao completa do ol4o. 1e o animal tivesse possu do )na sua fase transit2ria/ uma simples 0rea de pele especialmente sens vel < lu%, e se o processo de seleo natural se tivesse aplicado <s suas sucessivas muta"es, como que algo menos do que a pr2pria vista poderia ter equipado o animal para sobreviver com mais sucesso do que seus competidores que no tin4am esta pele fotossens vel@ A 4ip2tese dar[inista necessariamente implica em que, a cada est0gio do desenvolvimento de organismos novos e mais complicados, at antes de poderem ser utili%ados na pr0tica, o animal em desenvolvimento ten4a go%ado alguma vantagem espec fica sobre seus competidores. ?uanto ao exemplo, muito citado, do ciclo de crescimento dar0, o princ pio da seleo natural no explica muita coisa. !ode, sim, concebivelmente servir como explicao de como os girinos aprenderam a nadar, alimentar&se e fugir dos inimigos mais eficientemente do que seus ancestrais menos capacitados. 9as ser0 que isto lana lu% sobre o motivo pelo qual se transformaram finalmente em rs@ 1er0 que se pode argumentar com seriedade que as rs so mais capa%es de sobreviver do que peixes@ U

claro que necess0rio ac4ar uma explicao mais sofisticada do que a seleo natural meramente mec6nica.

5m resumo, a teoria dar[inista explica os dados da biologia muito menos adequadamente do que a afirmao de Inesis cap tulo ,, sublimemente singela, que todas as espcies de vida vegetal e animal surgiram como resposta < vontade criadora de $eus onipotente e onisciente, e que seu desenvolvimento posterior tem sido governado, em cada est0gio, por 1eus des gnios. 7odas as semel4anas estruturais )tais como as semel4anas esquelticas to citadas para indicar uma relao gentica entre o 4omem e as ordens inferiores de vertebrados/ podem ser esclarecidas de maneira satisfat2ria como sendo uma fora diretri% operando de fora )ou de cima/, e no foras mec6nicas operando de dentro dos tecidos vivos, como tais. 9esmo o fenGmeno dos vest gios, que parecem ser inBteis, tais como o c2cix no trmino da espin4a 4umana, no demonstra uma 4erana

remontando at os s mios com caudas. 7ais vest gios apenas testificam um plano geral ou b0sico seguido pela fora criadora )ou pela inteligncia divina/ que fe% os v0rios filos vertebrados.

Hm semel4ante costume de conservar vest gios de desen4os da engen4aria pode ser percebido no desenvolvimento do autom2vel, ano ap2s ano, desde )digamos/ o sed ;ord ,QO, e o modelo de ,Q+>. 5m certos casos, vest gios )como conservar a abertura parava manivela na base do radiador anos depois de 4aver arranque autom0tico para o carro/ marcaram a evoluo desta marca de carro. O mesmo se pode di%er das 'portin4olas( dos modelos 3uicN entre os anos de ,Q>O e ,Q:O, )at o vest gio&s mbolo do modelo de ,Q:M/. 9as no se pode di%er que os modelos anteriores se tornaram mais avanados ou mais complicadosesta foi a obra dos desen4istas e engen4eiros que produ%iram um modelo novo para cada ano sucessivo. #o 40 nada nos dados da geologia, ou da biologia em geral, que pudesse indicar que o procedimento do pr2prio

Ariador ten4a sido essencialmente diferente. Hma ve% que um modelo, ou espcie, foi criado, ento estava pronto para a produo em massa, mediante o sistema embutido de procriao e reproduo com o qual todos os animais so equipados & sendo que cada espcie controlada dentro dos limites mendelianos dos seus pr2prios genes espec ficos.

>/ O abandono moderno da teoria dar[iniana da diferenciao gradual como sendo o mecanismo pelo qual todas as classes e ordens de vida se evolveram, levou < substituio dum novo tipo de evoluo )a teria dos quanta/ que recebe o apoio da maioria dos cientistas de destaque dos nossos dias. 9as a evoluo emergente envolve fatores de mutao ou mudana to sBbita e radical, que pode ser classificada na categoria de mero credo filos2fico incapa% de ser averiguando por mtodos de laborat2rio, e de explicao seguindo princ pios meramente mec6nicos. #a gerao de $ar[in, esperava&se confiantemente que pesquisas geol2gicas e bio,2gicas nas dcadas subseqEentes revelariam as formas de vida que

4averiam de preenc4er as lacunas existentes entre as v0rias ordens e filos. 9as a maioria dos cientistas do sculo vinte desistiram completamente desta busca.

Austin F. AlarN )74e #e[ 5volution X 'A #ova 5voluo( & ,Q.O, p. ,PQ/, por exemplo, mencionou 'a inteira falta de intermedi0rios entre os principais grupos de animais & como, por exemplo, entre os animais com espin4a ou vertebrados, os equinodermos, os moluscos e os antrop2ides(. $isse maisC '1e estivermos dispostos a aceitar os fatos, ter amos que crer que nunca existiram tais intermedi0rios, ou, noutras palavras, que estes grupos principais tiveram o mesmo relacionamento mBtuo que at 4oje conservam(. 1emel4antemente, I. I. 1impson indicou que cada uma das trinta e duas ordens de mam feros apareceu subitamente na 4ist2ria paleontol2gica $eclarouC 'Os membros de cada ordem j0 tm os caracter sticos b0sicos ordinais desde seu exemplar con4ecido mais primitivo, e em nen4um caso se con4ece uma seqEncia quase cont nua

duma ordem at outra( )7ime and 9ode in 5volution & '8itmo e 9odo na 5voluo(, ,Q>>, p. ,O+/.

AlarN, 1impson e seus colegas modernos se refugiaram, pois, na teoria da evoluo emergente, que afirma que novas formas dram0ticas surgem ao mero acaso, ou por algum tipo de resposta criativa a novos fatores que no suportam mais an0lise ou descrio racional. 9as como que tal explicao )que realmente no uma explicao mas s2 um apelo < f/ pode ser considerada uma alternativa mais ra%o0vel do que o ato criador duma inteligncia superior@ Aonforme a declarao de Aarl FenrTC 'A suposio duma emergncia abrupta fica to longe do campo de an0lise cient fica com um apelo <s foras criadoras sobrenaturais(.

Apesar destas considera"es porm )ou talve% em ignor6ncia delas/, 40 muitos cristos dedicados que esto dispostos a aceitar a teoria da

evoluo numa base te stica. Isto quer di%er, professam lealdade < teoria do processo mec6nico de seleo natural )segundo a formulao de $ar[in/, ou at < mais recente teoria emergente da evoluo- mas mesmo assim insistem que a matria no eterna )que os no&te stas tm que supor/, mas que foi criada por $eus ex ni4ilo. Alm disto, consideram que o mecanismo inteiro do processo evolutivo ten4a sido planejado e controlado por $eus, e no por alguma fora misteriosa que no pode ser completamente explicada pela cincia.

$eve ser explicado <s pessoas que sustentam esta posio que, 4istoricamente, a teoria inteira foi elaborada para explicar o desenvolvimento da vida em princ pios mec6nicos puramente naturais, sem necessitar de qualquer influncia divina. $ar[in e seus colegas fi%eram os maiores esforos para derrubar o argumento pela existncia de $eus, baseado na evidncia de 4aver des gnio na nature%a, e exploraram todos os exemplos conceb veis de disteleologia e de falta de prop2sito que

poderiam descobrir. 9encionaram o fato que dos mil4ares de ovos depositados pela me&peixe, s2 uma porcentagem m nima sobrevive para atingir a maturidade, e que poucas sementes ca das duma 0rvore sobrevivem para produ%ir novas 0rvores. )Assim, convenientemente, deixava&se de mencionar o estoque de gneros aliment cios arma%enado para outros animais por causa desta superabund6ncia/. ;a%ia&se um esforo consistente de explicar o universo sem a existncia de $eus. !or este motivo, o evolucionismo dar[iniano tomou&se a filosofia oficial dos principais movimentos ateus do sculo vinte )tais como as formas mais puras do #a%ismo e do 1ocialismo 9arxista/. A concesso de $ar[in, de que um poder superior pudesse ter suprido a matria&prima original e os impulsos vitais que deram origem < evoluo no princ pio, nem por isso deixou de ser uma negao completa da revelao 4ebraico&crist. =evou inevitavelmente ao resultado que os conceitos de moral e de religio que se descobrem na raa 4umana sejam considerados a mera combinao fortuita de molculas, no representando, portanto, qualquer realidade espiritual.

O evolucionismo, como filosofia ou cosmoviso realmente envolve uma negao aberta de realidades espirituais, assim como rejeita tambm a existncia dum $eus pessoal. 7odos os seus principais expoentes tm declarado isto em termos inequ vocos. O livro de 5rnst FaecNel, 74e 8iddle of t4e Hniverse X 'O 5nigma do Hniverso( ),Q*Q/ adotou a tese de evolucionismo para desaprovar a religio sobrenatural, tornando&se assim, uma das maiores influncias em prol do ate smo do sculo vinte. I. I. 1impson declarou que uma aceitao total do evolucionismo inconsistente com a crena de que $eus est0 ativo no universo. O pr2prio A4arles $ar[in, numa entrevista com um rep2rter dum jornal, pouco depois da publicao de 'A Origem das 5spcies(, simplesmente deu de ombros perante a questo moral em toda a sua totalidade. ?uando l4e perguntaram se seu livro no mostraria a cada criminoso como justificar suas atividades, $ar[in disse que a acusao era 'uma boa s0tira(, e deixou o assunto sem resposta. =evando em conta fatores como estes, parece ser um procedimento dBbio para o cristo convicto que quer ser leal <s 5scrituras, declarar&se evolucionista, a no ser num sentido muito

restrito & um sentido que de fato seria totalmente inaceit0vel a $ar[in e a todos os seus seguidores. !ara o cristo, no 40 alternativa a no ser recon4ecer a seleo 'natural( como sendo a seleo divina, seja de maneira direta, seja de maneira indireta.

2.3. A Antig!idade da (aa H!+ana

$esde as primeiras descobertas de f2sseis e dos artefatos do 4omem pr& 4ist2rico, feitas na dcada de ,P:O, a antiguidade da raa 4umana tem constitu do um problema de reconciliao com o relato de Inesis. 1egundo estimativas modernas, o assim&c4amado Fomem de 1[anscombe )descoberto em Kent, Inglaterra/, o !itecantropo )ac4ado em Java/, e o 1inantropo )descoberto em !equim, A4ina/,viviam em qualquer poca entre 40 *OO.OOO e :OO.OOO anos. 7odos eles demonstram diferenas marcantes do Fomo sapiens, sem dBvida, e alguns

paleantrop2logos recon4eceram que 'as diferenas dos dentes e do cr6nio... parecem ser to marcantes como aquelas que comumente seriam consideradas aceit0veis para justificar uma distino gentica entre o gorila e o c4impan%(.

?uanto ao Fomem de #eandert4al, que comumente datado entre 40 :O.OOO e ,OO.OOO anos, o mesmo escritor declaraC 'As diferenas esquelticas entre este e o Fomo sapiens so realmente do mesmo montante que aqueles que se aceitam como evidncia v0lida de distin"es espec ficas em outros grupos de primatas(. 5stes antrop2ides antigos no podem ser despre%ados como sendo meros s mios na sua mentalidade, pois os ossos vm acompan4ados por implementos de pedra, tais como pontas de flec4as, mac4ados, etc., e os remanescentes de cin%as so forte evidncia pelo seu uso de jogo para co%in4ar. 5specialmente no caso dos dep2sitos de #eandert4al, parece 4aver evidncia de enterros acompan4ados por implementos como se 4ouvesse algum tipo de crena

na vida alm&morte )necessitando o uso de tais implementos & ou seus equivalentes espirituais & pelos mortos/. 1emel4antemente, foram descobertas estatuetas grosseiras, que talve% tivessem tido finalidades. 2.3.1. A Historicidade de Ado e a :!eda

?uanto ao relacionamento entre Inesis * e Inesis ,, j0 foi indicado que o emprego dos nomes divinos )5lo4im e Jav/ pode ser reconciliado perfeitamente com a unidade de autoria. 1endo que 5lo4im )'$eus(/ era o nome apropriado para contextos fora da Aliana, 9oiss )supondo&se que foi ele o autor do =ivro inteiro/, pode muito bem ter empregado este nome exclusivamente para o relato da criao no cap tulo ,, empregando o nome Jav para a maior parte do capitulo *, ao tratar da Aliana de obras estabelecida entre $eus e Ado.

?uest"es tm sido levantadas quanto < seriedade de se aceitar a narrativa inteira sobre Ado e 5va )e a serpente no Jardim do Uden/ como 4ist2ria literal. 9uitos preferem consider0&la um simples mito ou f0bula )'supra& 4ist2ria(, segundo o termo neo&ortodoxo/ no qual o colapso moral do 4omem se descreve atravs dum epis2dio fict cio escrito como ilustrao do mesmo. )9as, sendo que, de fato o 4omem um ser ca do, um agente moral com um senso ntimo de culpa, o mito reflete uma verdade sublime, apesar de nunca ter acontecido um epis2dio isolado deste tipo/. #en4uma objeo decisiva, porm, tem sido levantada contra a 4istoricidade de Ado e 5va, em bases 4ist2ricas, cientificas ou filos2ficas. O protesto tem sido baseado essencialmente em conceitos subjetivos de improbabilidade.

$o ponto de vista da l2gica, praticamente imposs vel aceitar a autoridade de 8omanos : )'!or um s2 4omem entrou o pecado no mundo.... !ela ofensa de um, e por meio de um s2, reinou a morte.... !ela desobedincia de um s2 4omem muitos se tomaram pecadores(/ sem aceitar a inferncia

que 40 raa 4umana inteira advm dum Bnico progenitor. 5m 8omanos : 40 um contraste entre Ado e Aristo. 1e, portanto, Aristo era um indiv duo 4ist2rico, Ado tambm o era )seno, o Ap2stolo inspirado estava errado/. 1emel4antemente, !aulo aceita os detal4es de Inesis *, e os da tentao e da queda em Inesis ., como sendo 4ist2ria literal. 5m , 7im2teo *C,. e ,> di%C '!orque primeiro foi formado Ado, depois 5va. 5 Ado no foi iludido, mas a mul4er, sendo enganada, caiu em transgresso(. #o 40 nen4uma dBvida que os autores do #ovo 7estamento aceitaram a 4istoricidade literal de Ado e 5va. A origem da raa 4umana necessariamente assunto de revelao da parte de $eus, visto que nen4um registro escrito poderia remontar a uma poca anterior < inveno da escrita. U conceb vel que o verdadeiro relat2rio da origem do 4omem pudesse ter sido transmitido pela tradio oral )e talve% existisse esta tradio at a poca de 9oiss/. 9as, fora da 8evelao, registrada por escrito como 5scritura inspirada, no poderia 4aver qualquer certe%a quanto < variedade estonteante de lendas da origem do 4omem con4ecidas entre as muitas diferentes culturas da terra, no sentido de

saber qual era o relato verdadeiro e digno de confiana. Aqui, o registro inspirado fala dum Ado e duma 5va literais, e no d0 a m nima impresso que a narrativa seja mitol2gica na sua inteno. Aertamente Aristo e os Ap2stolos receberam&na como sendo 4ist2ria verdadeira.

Alguns escritores modernos, tais como Alan 8ic4ardson, compararam a matria narrativa de Inesis caps. ,&,, <s par0bolas do #ovo 7estamento. 'Hma par0bola uma est2ria que pode ser ou no ser verdadeira, literalmente falando )ningum pergunta se literalmente 'aconteceu( o incidente do 3om 1amaritano/- mas certo que transmite um sentido alm de si mesma. Implica em que, alm das palavras da est2ria que nossos ouvidos f sicos captam, 40 um sentido compreens vel somente < nossa audio espiritual( )A. 8ic4ardson, 'Inesis I&IL( 1A9, ,Q:., p. *P/. 9as esta comparao com as par0bolas do #ovo 7estamento envolve a pressuposio que o autor de Inesis tin4a a inteno de que a narrativa dos cap tulos ,& ,, ten4a sido mera analogia ou comparao,

para ilustrar alguma verdade teol2gica, sem desejar que seus leitores tivessem a impresso que estes epis2dios narrados tivessem acontecido na 4ist2ria real. A introduo caracter stica <s par0bolas de Jesus eraC 'O reino de $eus como...(. 1empre 40 algum ensinamento da doutrina ou da tica que est0 sendo explicada ao ouvinte, e apela&se a uma ilustrao para dar clare%a ao ponto. 9as no 40 nen4uma estrutura deste tipo nas narrativas e listas geneal2gicas de Inesis ,&,,. 5m nen4um trec4o se declara que a origem do mundo ou da raa 4umana sela como algo an0logo. Hma par0bola nunca explicada em termos de si pr2pria- sempre envolve uma analogia tirada de outra coisa semel4ante. Assim como nunca teria sido escritoC 'O reino de $eus como o reino de $eus(, assim tambm no pode ter 4avido a inteno de implicar que 'A origem da raa 4umana como a origem da raa 4umana(, ou 'O $ilBvio universal como o $ilBvio universal(. D&se, portanto, que aqui falta o elemento parab2lico, tomando insustent0vel a interpretao de 8ic4ardson.

2.4. % Dil?$io

O dilBvio sempre foi assunto de controvrsia e questionamento. Isso se deve a muitos fatores. Alfred 9. 8e4[inNel em sua monumental obra sobre o '$ilBvio( di% com muita ra%oC 'At cerca de cem anos atr0s o fato 4ist2rico do $ilBvio era quase universalmente aceito, no s2 pelos membros da igreja cat2lica e protestante, mas tambm pelos 4omens da cincia. 1urgiu, ento, a doutrina denominada uniformitarismo e, com ela, o dar[inismo- a cat0strofe do $ilBvio no se encaixou no sistema. ;oi rejeitado por motivos geol2gicos, biol2gicos e 4ist2ricos. Os livros de texto destas cincias continuam ignorando totalmente o $ilBvio, e qualquer pessoa que ainda continue seriamente defendendo a crena no $ilBvio universal encontra oposio, despre%o e o rid culo at mesmo em muitos setores da igreja(.

#o obstante, a tradio evanglica tem aceitado a literalidade do dilBvio e suas implica"es ambientais e teol2gicas, mesmo em se tratando de um relato antigo e com nBmero cientificamente insuficiente de informa"es para traar um paralelo mais seguro entre a concepo atual e a narrativa 4ist2rica, o que no invalida nem desmerece o conteBdo b blico.

2.4.1. Definio

=audelino ;reire di%C '1.9. =at. dil!$i!+. Inundao extraordin0ria. *. Inundao universal, de que fala a 3 blia. .. 5norme poro de l quidos. >. Irande c4uva- forte temporal(.

'O $icion0rio 3rasileiro da = ngua !ortuguesa( defineC 'Inundao extraordin0ria. *. Aastigo imposto por $eus aos 4omens ao tempo de #o

e relatado no Antigo 7estamento. .. Irande quantidade de l quidos(. >. A4uva copiosa e torrencial.

#a 3 blia, '$ilBvio( o derramar do Ju %o de $eus sobre a impiedade 4umana to degenerada, deca da e pervertida nos dias de #o, como vem registrado em Inesis +, M, P e Q.

2.4.2. A ;."lia 8onfir+a a -rpria ;."lia

As provas intr nsecas da 3 blia constituem argumento que ningum consegue refutar, a no ser os que entram no santu0rio do =ivro 1anto, com esp rito pr&concebido. 5stes agem assim, ou por solidariedade com algum do passado que assim pensou, ou por ac4ar a posio ortodoxa na !alavra de $eus, rid cula para uma poca ultra cient fica como a nossa.

A 3 blia toda confirma o $ilBvio, seno vejamos os seguintes textosC 9t *>..P, .Q- =c ,M.*M e *!d *.:. A 3 blia toda aceita #o, como o !atriarca do $ilBvio, como constatamos das seguintes escriturasC ,Ar ,>.>- Is :.Q- 5% ,>.,>, *O- 9t *>..M- =c ...+- ,M.*+, *M- Fb ,,.M- ,!d ...O e *!d *.:.

2.4.3. As 8aracter.sticas dos -o$os -r@Dil!$ianos

As caracter sticas dessa terr vel corrupo moral da 4umanidade antediluviana so trsC

,/ Ani$ersalidade )In +.:, ,*/. O pequeno estopim que o 4omem acendeu com o fogo da desobedincia a $eus, ateou, alastrou e incendiou a 4umanidade toda, exceto #o e sua fam lia, como verificamos em Inesis +.P, Q. A tendncia do pecado crescer e multiplicar. Demos 4oje como evolui o 0lcool, o entorpecente, o tabaco, o crime, a prostituio, a

idolatria. O 1en4or Jesus refere&se ao 'multiplicar da iniqEidade( )9t *>.,*/. Aomo a maldade 4umana dos dias de #o levou para o dilBvio, a de nossos dias levar0 fatalmente para o fogo )*!d ..+, M/.

*/ &otalidade )In +.:/. Aada indiv duo pecava e no se arrependia da maldade que cometia- continuava a pecar e envolvia outros no seu pecado. 5 desse modo, todos pecaram, exceto #o e sua fam lia. #aturalmente, est0 sendo referido o pecado de obstinao contra $eus.

./ 8ontin!idade )In +.:/. '7odo o des gnio do seu corao era continuamente mauR( #o era um simples pecar irrefletido, seguido de arrependimento, no- era antes um pecar incessante, cont nuo. !artia da fonte & o corao e tornou&se um estado normal no 4omem. 12 pensava pecado, s2 sentia pecado, s2 via pecado, s2 queria pecado, s2 imaginava pecado. #o aceitava outra coisa. 5stava to cauteri%ado o seu corao,

que j0 no mais ouvia a vo% dos cus, nem os apelos do 1en4or. $eus plantou uma boa semente, que germinou e cresceu e frutificou- quando, porm, foi col4er, nada 4ouve que se aproveitasse. O remdio para isto s2 podia ser destruio.

5 $eus deu cabo de toda a 4umanidade que se entregou < perversidade e de todo o corao. Aom o verbo 'arrepender( a 3 blia expressa a triste%a profunda do corao de $eus, diante maldade continua do 4omem que criou para sua gl2ria.

2.4.4. % te+po da cle+Bncia de De!s

5m Inesis +C. lemos que o 5sp rito de $eus no agiria para sempre no 4omem, pois o 4omem era carnal, e os seus dias seriam cento e vinte anos. 7emos aqui, sem dBvida alguma, um lapso de tempoC ,*O anos. A

que se refere@ Ao tempo de vida do 4omem sobre a terra, ou ao tempo em que $eus traria o dilBvio@ !or certo, a este Bltimo. $eus no apan4a ningum de surpresa. '$eus no tem pra%er na morte do mpio( )5% ...,,/. $eus viu a maldade continua do 4omem- fe%&l4e apelos para que se arrependesse- no atendeu. O 1en4or anunciou o dilBvio. $eu, porm, tempo para que o 4omem abandonasse os seus maus camin4os. 5 o tempo foi dilatadoC ,*O anos. #esse interregno, $eus dava tempo ao 4omem se voltar para o cu, e tambm para que #o e sua fam lia pudessem construir a arca e tudo preparar para $eus tra%er o grande dilBvio.

5 $eus age sempre assim, porque ' amor(. 5m * !edro ..Q lemos que $eus clemente. #o retarda a sua promessa de castigo ao perverso, mas sendo long6nimo, d0 tempo ao 4omem para se arrepender. 5 nos ,*O anos entre o anBncio do dilBvio e o dilBvio, quanta oportunidade o

transgressor teve para abandonar o seu camin4o mpio e se voltar para $eusR Aada martelada que #o dava na feitura da arca, era um apelo para a vida, a pure%a e a santidade. 5 o 1en4or Jesus disse 'Aomo foi nos dias de #o, assim ser0 na vinda do ;il4o do 4omem( )=c ,M.*+/.

2.4.). -reparati$os para o Dil?$io

'$isse $eus a #oC 8esolvi dar cabo de toda carne, porque a terra est0 c4eia da violncia dos 4omensC eis que farei perecer juntamente com a terra. ;a%e uma arca de t0buas de cipreste- nela far0s compartimentos, e a calafetar0s com betume por dentro e por fora. $este modo a far0sC de tre%entos cGvados ser0 o seu comprimento, de cinqEenta a largura, a altura de trinta. ;ar0s ao seu redor uma abertura de um cGvado de alto- a porta da arca colocar0s lateralmente- far0s pavimentos na arcaC um em baixo, um segundo e um terceiro( )In +.,.&,+/.

O importante aqui o comprimento do cGvado que pode variar conforme os pesquisadores de >: at +O cm.

7omando&se aqui o cGvado por O,+O cm podemos calcular as dimens"es da arca de #oC

AomprimentoC .OO cov. x O,+O c ,PO m

=arguraC :O cov. x O,+O c .Om

AlturaC .O cov. x O,+O c ,Pm

A 0rea de um pavimentoC ,PO m x .Om c :,>OO m*

7in4a trs pavimentosC :.>OO m* x . c ,+.*OO m*

Aada pavimento da arca com :.>OO m* era enorme. 5 nos trs pavimentos #o contava com uma 0rea de ,+.*OO m*. 5m cada um deles podia colocar animais segundo as suas espcies. Demos assim, que a arca era um navio colossal e no um simples barquin4o.

2.4.,. :!ando Veio o Dil?$io=

$eterminar o tempo exato quando veio o dilBvio, no tarefa simples. 7emos, na realidade, um sem nBmero de tradi"es sobre o dilBvio, mas nen4uma delas assinala o tempo da terr vel ocorrncia. !lato, no seu imortal '7imeo e Aricias( refere&se a um dilBvio ocorrido Q.OOO anos antes de 12lon, ou seja, ,,.:OO anos at nossos dias. !ela prova do carbono ,> descobriu&se que 40 ,,.:OO anos, exatamente na poca que !lato coloca

o seu dilBvio, o n vel do mar subiu repentinamente ,** m. 1e confirmada tal noticia, 4averia uma ra%o fort ssima de coincidncia com a tradio eg pcia sobre o dilBvio. 5ncontrou&se um inexplic0vel 4iato na marc4a da cultura, que coincide tambm com o tempo do dilBvio eg pcio. 5sse 4iato estaria entre os per odos magdaleniense e neol tico, e isto est0 alm da nossa 4ist2ria. 7odavia, isso mera 4ip2tese.

$e uma coisa, entretanto, estamos segurosC a 4umanidade antidiluviana alcanou um grau muito elevado de cultura e de estrutura social. Isto gerou orgul4o no 4omem, e o orgul4o levou o 4omem ao pecado, terr vel e tenebroso descrito em Inesis +C:. 5 o 4omem, por causa da sua tecnologia, da sua cincia, esqueceu&se de $eus, entregando&se < loucura do seu obstinado corao. Outro no podia ser o castigo de $eus, outro no seria o resultado fatal, que foi o dilBvio.

2.4.0. :!anto &e+po D!ro! o Dil?$io=

A 3 blia omite o tempo em que veio o dilBvio, no entanto, 'quanto( durou, clara e rica em detal4es.

'O #ovo $icion0rio da 3 blia( di%C '#o entrou na arca no dcimo stimo dia do segundo ms do ano +OO de sua vida )M.,,/, e a terra j0 estava seca no vigsimo stimo dia do segundo ms de seu ano +O,, pelo que, se contarmos .O dias para cada ms, o dilBvio ter&se&ia prolongado por .M, dias. As c4uvas ca ram durante >O dias )M.,*/, e as 0guas continuaram subindo durante mais ,,O dias )M.*>/ c ,:O dias- ento as 0guas diminu ram durante M> dias )P.:/ c **> dias- >O dias depois foi solto o corvo )P.+, M/ c *+> dias- M dias mais tarde #o soltou a pomba )P.P/, com a implicao de outros M dias em P.,O c *M, dias- ento soltou&a novamente M dias mais tarde )P.,O/ c *MP dias- e ainda pela terceira ve%, M

dias mais tarde )P.,*/ c *P: dias- #o removeu a cobertura da arca *Q dias depois )P.,. com M.,,/ c .,> dias- e a terra ficou finalmente seca :M dias depois )P.,>/c .M, dias no total(.

2.4.2. %s %c!pantes da Arca

;oram oito pessoasC ,/ #o, */ A esposa de #o- ./ 1em e >/ 1ua esposa:/ Ao e +/ 1ua esposa- M/ Jaf e P/ 1ua esposa. #o no teve nen4um neto antes e durante o dilBvio. O #ovo 7estamento confirma o nBmero de seres 4umanos que entrou para a arca )* !d ..*O/. 7odo o gnero 4umano foi destru do da face da terra, com exceo dessas oito pessoas, agora, vejamos como foi com os animaisC em Inesis +.M temos a resoluo de $eusC o 1en4or resolveu dar cabo dos animais da terra, os rpteis e as aves dos cus. 5m +.,M o 1en4or $eus di% que consumir0 toda carne em que 40 fGlego de vida debaixo dos cusC tudo o que 40 na terra perecer0.

5m M.*, $eus especifica o nBmero de animais que entrariam na arcaC ,/ de animais limpos, sete pares de cada um, mac4o e sua fmea- */ dos animais imundos, um par, o mac4o e sua fmea- ./ das aves dos cus, sete paresC mac4o e fmea. 5m M.Q lemosC 5ntraram para #o, na arca, de dois em dois, mac4o e fmea, como $eus l4e ordenara. A4amamos a ateno do leitor para o verbo 'entraram(. #o no precisou ir ca0&los. 5m +.*O temos o sentido amploC '$as aves segundo as suas espcies, do gado segundo as suas espcies, de todo rptil da terra segundo as suas espcies, dois de cada espcie, viro a ti, para os conservares em vida(.

'Diro a 7i(. $eus que criou tudo, que tem todo poder, enviou a #o na arca, animais e aves. '#esse mesmo dia entraram na arca, #o, seus fil4os 1em, Ao e Jaf, sua mul4er e as mul4eres de seus fil4os- eles, e todos os animais segundo as suas espcies, todos os rpteis que rastejam sobre a terra segundo as suas espcies, todos os p0ssaros, e tudo o que

tem asa. $e toda carne, em que 4avia fGlego de vida, entraram de dois em dois para #o na arca- eram mac4o e fmea os que entraram de toda carne. Aomo $eus l4e 4avia ordenado- e o 1en4or fec4ou a porta sobre eles( )In M.,.&,+/. ;ica bem claro que animais, rpteis e aves, foram a #o, na arca, no dia em que o 1en4or 7odo & poderoso os enviou.

5 $eus ordenou ainda a #oC '=eva contigo de tudo o que se come, ajunta& o contigo- ser&te&0 para alimento, a ti e a eles( )In +.*,/. A 0rea total da arca era de ,+.*OO m*. 5ram trs os pavimentos, cada um com :.>OO m *. Aomportavam muito bem os animais. Ainda maisC nen4um texto b blico menciona os enxames das 0guas. 9aior abund6ncia 40 nas 0guas do que na terra. Os seres das 0guas j0 estavam nas 0guas, eram das 0guas e nelas continuaram. ?ue os seres das 0guas foram preservados, fica claro de Inesis M.*,C '!ereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de aves como de animais domsticos e animais selv0ticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra e todo 4omem(. 5 o verso ** de

Inesis M confirma o anteriorC '7udo o que tin4a fGlego de vida em suas narinas, tudo o que 4avia em terra seca, morreu(.

5 os animais, os rpteis e todas as aves ficaram com #o at baixarem as 0guas do dilBvio.

2.4.4. 'a &radio dos -o$os

O dilBvio, exatamente como afirma a 3 blia, foi uma cat0strofe universal. 'A primeira evidncia de sua realidade a ser notada a das tradi"es sobre o dilBvio. A narrativa do dilBvio no Inesis no a Bnica do gnero. 7radi"es semel4antes encontram&se em quase todas as tribos da raa 4umana. 5 o que se deveria esperar. 1e aquela terr vel cat0strofe mundial, conforme descrita pela 3 blia, realmente aconteceu, a existncia das tradi"es sobre o dilBvio entre os povos primitivos extensamente afastados

uns dos outros exatamente o que se deveria esperar(. A suposio que as tradi"es sobre o dilBvio foram transmitidas de pais a fil4os, durante gera"es sem conta.

5ssas narrativas, poss vel, entraram a fa%er parte de algumas regras religiosas. As cerimGnias religiosas ligadas a tais tradi"es conforme se encontram no 5gito, no 9xico e algumas tribos americanas s2 podem ser aplicadas < lu% de um dilBvio universal. 5sta 4orr vel cat0strofe deixou uma indelvel impresso na mente dos 4omens, antes que se espal4assem pela terra.

7ais tradi"es foram modificadas atravs dos sculos e receberam influncia dos costumes diversos de povos onde viveram. Apesar das modifica"es, a verdade central ficou, em quatro aspectos principaisC ,/ Fouve uma destruio universal da raa 4umana e de todos os outros

seres viventes por meio de 0gua- */ Hma arca ou navio, foi o meio para preservar a raa 4umana- ./ Hma minoria foi poupada com a finalidade de preservar a raa 4umana- >/ A maldade 4umana como causa determinante do dilBvio.

#as colet6neas das tradi"es sobre o dilBvio, devemos notar que, os 4omens que empreenderam essa elogi0vel tarefa, no estavam interessados na verdade b blica e sim em colecionar mitos. $r. Jo4annes 8ieml di%C '5ntre todas as tradi"es no 40 nen4uma to generali%ada, to difundida sobre a terra, e to capa% de provar o que pode resultar do mesmo material de acordo com as diversas caracter sticas espirituais de um povo, como a tradio do dilBvio. =ongas e meticulosas discuss"es com o $r. KuniNe convenceram&me da evidente correo de seu ponto de vista de que o fato do dilBvio admiss vel porque, com base em todos os mitos, particularmente os mitos da nature%a, 40 um fato real, mas que nos

per odos subseqEentes o material assumiu sua forma e car0ter m tico atual(.

O nBmero de tradi"es sobre o dilBvio, por ordem geogr0fica, soC a/ da !rsia c *O- b/ da 5uropa c :- c/ da efrica c M- d/ da Austr0lia c ,O- e/ das Amricas c >+.

1er0 dado, a seguir, no a narrativa completa das PP vers"es do dilBvio, mas algumas apenas, para nos inteirarmos da verdade do grande fato de repercusso universal.

2.4.4.1. Cndios A+ericanos

Os ndios !apagos do Ari%ona, bem como os Arapaos, os Algonquins do extremo nordeste do continente americano, conservam interessantes tradi"es sobre um dilBvio destruidor.

'5xistem ainda outras partes da Amrica nas quais a tradio do dilBvio ainda mais diferente do que entre as florestas do Orinoco. Ferrera, um dos 4istoriadores espan42is da Amrica, conta que at mesmo entre os nativos brasileiros mais b0rbaros 40 algum con4ecimento do dilBvio que foi geralque no !eru os vel4os ndios contavam que, muitos anos antes de existirem os incas, todas as pessoas se afogaram num grande dilBvio, salvando&se seis pessoas, os progenitores das raas existentes, que se salvaram numa jangada- que entre os mec4oac4ens cria&se que uma Bnica fam lia foi preservada, durante o derramamento das 0guas, numa arca, com um nBmero suficiente de animais para repovoar o novo mundo- e, mais curioso ainda, que os antigos 4abitantes de Auba costumavam contar que um vel4o 4omem, sabendo que o dilBvio viria, construiu um grande

navio e entrou nele com sua fam lia e muitos animais- e que, enfastiado com a continuao do dilBvio, mandou que sa sse um corvo, o qual primeiro no voltou, alimentando&se dos corpos mortos, mas que depois voltou tra%endo um gal4o verde(.

2.4.4.2. %s -ersas

Os persas tin4am uma tradio que di%ia que o mundo fora corrompido por A4rim, o !r ncipe das 7revas. ;oi necess0rio cobri&lo com um dilBvio para lavar suas impure%as. A c4uva caiu em gotas to grandes quanto a cabea de um boi, e o dilBvio elevou&se at a altura de um 4omem acima da terra, de modo que todas as criaturas de A4rim foram destru das.

2.4.4.3. 8aldia

3erosus, um sacerdote caldeu, contempor6neo de Alexandre, o Irande, compilou uma 4ist2ria dos caldeus baseada em antigos registros e tradi"es dos caldeus, para 1eleucus #icator, seu rei. #este registro conta a seguinte lendaC #o reinado de Lisut4ros, o dcimo rei da 3abilGnia, 4ouve um grande dilBvio. Antes disto, o deus Kronos apareceu ao rei num son4o e o advertiu de que no dcimo quinto dia do ms $aisios, todos os 4omens pereceriam atravs de uma enc4ente. 5le l4e disse que escrevesse uma 4ist2ria do mundo desde o comeo e que a enterrasse na cidade do 1ol em 1ippara e ento constru sse um navio para ele, sua fam lia e seus amigos mais queridos, que colocasse provis"es de alimentos e bebidas no navio e que levasse animais selvagens e aves e quadrBpedes, preparando tudo para a viagem. 5 quando Lisut4ros perguntou em que direo deveria navegar, foi informadoC & #a direo dos deuses, & e ele foi incentivado a orar que o bem fosse concedido ao 4omem. Lisut4ros obedeceu e construiu um navio de cinco est0dios de comprimento por dois de largura, cerca de trs mil ps de comprimento por mil e du%entos ps de largura. 8euniu tudo o que l4e fora ordenado e

embarcou com sua esposa, seus fil4os e amigos ntimos. 7endo c4egado o dilBvio e tendo diminu do, Lisut4ros soltou algumas das aves. 5stas, no encontrando alimento nem lugar para pousar, voltaram ao navio. Alguns dias depois, Lisut4ros enviou&as novamente, mas retornaram novamente ao navio com os ps c4eios de lama. quando foram soltas na terceira ve%, no retornaram mais. ;oi assim que Lisut4ros ficou sabendo que a terra se encontrava < vista novamente. Abriu um buraco no teto do navio e viu que se encontrava sobre uma montan4a. A seguir desembarcou com sua esposa, fil4a e o piloto, levantou um altar e sacrificou aos deuses, e ao mesmo tempo desapareceu com aqueles que o acompan4avam.

5nquanto isto, aqueles que permaneceram no navio, no vendo Lisut4ros retornar, desembarcaram e comearam a procur0&lo, c4amando por seu nome. #unca mais viram Lisut4ros, mas ouviram uma vo% do cu advertindo&os que fossem piedosos para com os deuses, como ele fora de fato, recebendo a recompensa de sua piedade sendo levado vivo para a

compan4ia dos deuses com sua esposa, fil4a e o piloto do navio. A vo% tambm l4es disse que retornassem < 3abilGnia e que l0, seguindo os decretos do destino, desenterrassem os escritos de 1ippara tornando&os con4ecidos entre os 4omens. A vo% acrescentou di%endo que a terra onde se encontravam era a Armnia. 7endo ouvido a vo%, sacrificaram aos deuses e retornaram a p para a 3abilGnia. $o navio de Lisut4ros, que repousou na Armnia, pedaos ainda se encontram nas montan4as da Armnia, e peregrinos tra%em betume que raspam de suas ru nas, que usam como proteo contra magia. Os compan4eiros de Lisut4ros foram para a 3abilGnia, desenterraram os escritos depositados em 1ippara, estabeleceram numerosas cidades, constru ram templos e restauraram a 3abilGnia(.

2.4.4.4. Egito

9anet4o, que viveu cerca de *:O a.A. e escreveu a antiga 4ist2ria dos eg pcios, conta que 4ouve uma cat0strofe mundial na qual algum c4amado 7ot4 foi salvo. Antes do cataclisma, 7ot4 escreveu sobre uma laje de pedra em l ngua sagrada os princ pios de todo o con4ecimento e depois da cat0strofe tradu%iu a obra para a l ngua comum. Aom a tradio do $ilBvio os eg pcios ligaram a 4omenagem prestada aos mortos, que era feita numa cerimGnia, na qual o sacerdote colocava a imagem de Os ris numa arca sagrada e a lanava ao mar, a qual era observada at desaparecer de vista. 5sta cerimGnia foi reali%ada no dia dcimo stimo de At4Tr, que corresponde < data apresentada na narrativa mosaica do $ilBvio.

2.4.4.). Drigia

#a antiga cidade de Apamea na ;rigia, 4avia uma coluna na qual se encontrava gravada a figura de uma arca que, de acordo com a tradio repousar0 exatamente naquele lugar. 5ncontrou&se tambm uma moeda que tin4a um dos lados a figura de uma arca com a porta aberta e uma figura patriarcal recebendo uma ave que voltava. #o outro lado da moeda encontra&se um 4omem com sua esposa saindo da arca. #a arca encontra& se o nome '#o(.

2.4.4.,. Ercia

Os gregos tin4am a seguinte tradioC !rometeu tin4a um fil4o que reinava na ;itia e que era casado com !irra, fil4a de 5pimeteus e !andora. $esejando Yeus destruir a 4umanidade, $eucalio, avisado por !rometeu, fe% um cofre, ou caixa, na qual colocou todas as coisas necess0rias < vida e na qual entrou com !irra. Yeus fe% cair uma grande c4uva, que inundou a

maior parte da Ircia. $eucalio, sendo jogado pelo mar durante nove dias e nove noites, finalmente foi parar na praia de !arnasso. Aessando a c4uva, saiu do seu cofre e ofereceu um sacrif cio a Yeus, que mandou Fermes l4e perguntar o que desejava. 8espondeu que desejava povoar a terra. !or ordem de Yeus, ele e sua esposa jogaram, ento, pedras para tr0s. As que foram jogadas por $eucalio tornaram&se 4omens, enquanto que aquelas jogadas por !irra tornaram&se mul4eres.

2.4.4.0. %$.dio

!oeta romano, que viveu no tempo de Asar Augusto, preservou o dilBvio, em sua famosa obra con4ecida como '9etamorp4oses(. 2.4.4.2. Eilga+s

=aTard era um diplomata ingls no Iraque, onde outrora existiram Ass ria e Aaldia. Animado com as escava"es do francs 3otta em Aorsab0, nas 4oras vagas do seu trabal4o, comeou a escavar em lugar con4ecido como KuiundjiN e descobriu # nive, a capital do Imprio Ass rio. =aTard comeou o seu trabal4o arqueol2gico no outono de ,P>Q. $escobriu, em primeiro lugar, o pal0cio de Assurbanipal. 5ste famoso monarca, posto no trono por sua av2 #aNiia, reinou de ++P a +*P a.A. Assurbanipal fundou uma famosa biblioteca. J0 possu a um acervo consider0vel de tabuin4as de obras celebres e mandou copiar, em todo o seu vasto imprio, tudo o que fosse precioso. 9andou a 3abilGnia seu fiel servidor 1c4adunu com as seguintes ordensC '#o dia em que receberes a min4a carta, toma contigo 1c4uma, seu irmo 3el&etir, Apla e os artistas de 3orsippa que con4eceres e reBne as tabuin4as, todas quantas existirem em suas casas e todas quantas 4ouver no templo de 5%ida... procura e tra%&me as preciosas tabuin4as de que no 4aja transcri"es na Ass ria... . Assurbanipal, que gan4ou o t tulo de 'rei arque2logo(, formou uma biblioteca com mil4ares e mil4ares de tabuin4as com os relatos liter0rios mui preciosos. 5 =aTard encontrou o

nin4o dessa vasta cultura. 7endo de retirar&se para a Inglaterra, o governo brit6nico nomeou para substitu &lo, o caldeu cristo Farmurd 8assam.

9il4ares dessas tabuin4as foram enviadas para a Inglaterra. Ieorge 1mit4, nascido em ,P>O em A4elsea, perto de =ondres, era gravador de cdulas de din4eiro. 7ornou&se um arque2logo amador e decifrou o poema de Iilgams.

O poema fa%ia parte de uma coleo de ,* tabuin4as. Aopiada no sculo DI a.A. por ordem de Assurbanipal. 5scrita originalmente no tempo de Famurabi ),QOO a.A./. U um poema 4er2ico. 5scrito em ac0dico. F0 ind cios de que o poema de Iilgams foi transcrito, pelo menos partes, para o 4itita, e para o eg pcio.

2.4.4.4. 'a Eeologia

A teoria con4ecida como o AFO?H5 $A1 AO#AFA1, de Aesare 5miliani, baseia&se no material col4ido no Iolfo do 9xico. 9isturado com esse material estavam carapaas de um minBsculo pl6ncton unicelular c4amado ;oraminicefero. 5stes proto%o0rios registram o grau de salinidade e a temperatura da 0gua. !or esse meio soube&se que as 0guas do Iolfo do 9xico receberam, num certo per odo, uma enorme massa de 0gua doce proveniente do degelo da calota polar. Isso determinou grandemente o n vel dos mares.

2.4.4.16. 'a ArF!eologia

A. =eonard SoolleT desenterrou Hr dos Aaldeus, pertencente < adiantad ssima civili%ao sumeriana. $escobriu, nas escava"es, entre maravil4osos tesouros de cultura, o cemitrio real de Hr. 5m duas

temporadas ),Q*M&*P e ,Q*P&*Q/, uma ve% conclu das as escava"es do cemitrio real, os trabal4adores limparam as ferramentas e disseram a SoolleTC 'pronto, c4egamos ao fim(. 5 SoolleT prossegue ... 5 logo ao examinar os bordes do poo, inclinei&me a dar&l4es ra%o- a seguir, dei&me conta de que nos encontr0vamos alto demais. #o era conceb vel que a il4a em que edificaram a primeira cidade estivesse num n vel to elevado comparado com o que deve ter sido o n vel do p6ntano- determinei medidas e ordenei que os oper0rios aprofundassem o poo. A argila continuou limpa. 5ncontramos um osso, que deve ter sido arrastado com a argila do curso superior do rio.

A espessura da argila atingiu a dois metros e meio. 8epentinamente, tudo mudou. 7erminou a argila limpa e outra ve% nos encontramos com res duos misturados com utens lios de pedra, fragmentos de pederneiras com que se lavrava ferramenta e objetos de cer6mica.

'5xatamente aqui 4ouve uma mudana not0vel. 5m lugar dos jarros que encontramos na parte superior da argila e das sepulturas, apareceram fragmentos dos objetos feitos e pintados < mo, caracter sticos da aldeia pr&sumeriana de Hbaid- e os objetos de pederneiras, evidentemente foram fabricados aqui, eram semel4antes aos de Hbaid. Isto contribuiu tambm para diferenciar este extrato de outros superiores, onde raramente se encontrou pederneira. #a grossa camada de argila marcava, se que no foi sua causa, uma interrupo na continuidade da 4ist2ria.(

SoolleT encontrou no meio das pederneiras um tijolo de argila co%ida, diferente no taman4o e na forma de todos os encontrados nas camadas superiores. !ertencia, sem dBvida alguma, a um per odo descon4ecido. 5ra mais antigo dos que t n4amos encontrado at ento. ;icou demonstrado, ento, que na poca de mistura cultural, Hr no era, como Hbaid, uma aldeia de casin4as de barro e de pal4a, mas uma cidade de

edif cios permanentes, solidamente constru dos, bero de um povo civili%ado.

SoolleT disse que entendeu logo que a grossa camada de argila fora depositada por uma inundao sem paralelo na 4ist2ria. #en4um rio, por grande que fosse, nem inundao pequena, podia ter deixado aquele banco de argila. Isto marcou uma interrupo no curso da 4ist2ria local. #essa argila se esconde uma civili%ao que existiu, mas desapareceu. 5ncontramos nessa camada de argila, sem dBvida alguma, as provas do dilBvio. SoolleT mandou cavar a *M: m a noroeste de onde explorava, e l0 estava o mesmo banco de argila. '5 debaixo da argila, estavam pederneiras e vasos pintados dos 4abitantes pr&sumerianos. A uns cinco metros abaixo de um pavimento de tijolos, que pod amos determinar com certe%a, uma data correspondente a uma poca no posterior < das sepulturas reais, deparamo&nos <s ru nas da cidade de Hr, que existiu antes do dilBvio(.

2.4.16. %nde Est7 a Arca de 'o=

#o sculo passado, muito antes que 3otta, =aTard, Kold[eT ou SoolleT pisassem no solo da 9esopot6mia, algumas expedi"es foram organi%adas com a finalidade expressa de escalar o Ararate para encontrar a arca.

!lantada no sop do Ararate 40 uma aldeia Armnia c4amada 3aT%it, cujos 4abitantes freqEentemente se referiam < est2ria de certo pastor, que di%ia ter visto no Ararate, os restos de um colossal navio.

5m ,P.. o governo turco organi%ou uma expirao que escalou partes do Ararate e trouxe relat2rio parecendo confirmar a est2ria do pastor que, no vero, podia&se ver a carcaa de um navio.

$r. 9ouri, dignat0rio eclesi0stico de Jerusalm e 3abilGnia, em ,PQ*, visitando as nascentes do 5ufrates, di% ter visto os restos de um navio. 5m plena vigncia da !rimeira Iuerra 9undial, um aviador russo, c4amado 8osNo[it%Ni, di% ter visto restos de um navio. #icolas II, no perdeu tempo, sem levar em conta a guerra, enviou para o Ararate uma expedio que viu a arca e a fotografou. Aconteceu, porm, que todos os documentos dessa expedio desapareceram durante a revoluo de outubro. Aom a ocupao russa da regio, nen4uma tentativa se fe% mais no sentido de averiguar os fatos propalados.

;ernando #avarra, um espan4ol, na compan4ia de seu fil4o 8afael, fe% trs viagens ao ArarateC ,Q:*, ,Q:. e ,Q:>. $i% ter encontrado a arca trouxe pedaos de madeira tiradas da arca, que foram submetidos a provas de laborat2rio e constatado ser verdadeira a sua verso.

O fato real, entretanto, que nunca foi encontrada a arca. ;oi do agrado de $eus fa%&la desaparecer, como desapareceu a Arca da Aliana do 1en4or. 5 no fa% falta. Aumpriu sua finalidade e desapareceu.

2.4.11. As 1i5es do Dil?$io

#aturalmente, so infinitas as li"es que o dilBvio nos ensina. Damos pensar apenas em algumasC

,/ O dilBvio nos fala da obstinao 4umana que amou mais o pecado do que a $eus.

*/ O dilBvio nos fala da desobedincia e rebelio do corao 4umano.

./ 7odo pecado ser0 castigado.

>/ '$e $eus no se %omba, pois aquilo que o 4omem semear, isto tambm ceifar0(.

:/ O dilBvio nos fala da disposio de $eus em no apan4ar o pecador de surpresa.

+/ O dilBvio nos fala que $eus galardoa o justo. #o foi premiado.

M/ #o foi salvo pela f )Fb ,,.M/.

P/ Os anos que #o gastou construindo a arca, foram tempos de oportunidade para o 4omem se arrepender e deixar os seus pecados. Q/ O tempo que preceder0 a volta de Jesus ser0 semel4ante aos dias que antecederam o dilBvio, como afirmou o 1en4or Jesus em =ucas ,M.*+, *M.

a/ como l0 no 4ouve preparo, aqui tambm no 4aver0-

b/ como l0 despre%aram a $eus, aqui ser0 o mesmo-

c/ como l0 no creram na !alavra de $eus, aqui tambm no crero-

d/ como l0 se distra ram, aqui est0 acontecendo o mesmo-

e/ como l0 pereceram, aqui tambm perecero.

,O/ $eus no mais destruir0 este mundo com 0gua- tudo est0 reservado para o fogo )*!d ./.

2.). % longo dia de Gos! (16.12@14)

O =ivro de Josu registra v0rios milagres, mas nen4um deles tem sido considerado to not0vel e debat vel como aquele que se vincula < prolongao em vinte e quatro 4oras do dia no qual se travou a batal4a de Iibeom. Hma objeo tem sido levantada de que se a terra realmente tivesse deixado de girar durante um per odo de vinte e quatro 4oras, cat0strofes inconceb veis teriam ocorrido no planeta inteiro, afetando todas as coisas na sua superf cie. 5nquanto as pessoas que crem na onipotncia de $eus dificilmente conceberiam que $eus no poderia ter

evitado tais desastres, interrompendo as leis f sicas que poderiam ter causado tais danos, no parece ser absolutamente necess0rio )na base do texto 4ebraico/ entender que o planeta inteiro tivesse sofrido uma interrupo sBbita da sua rotao. O vers culo ,. declara que o sol 'no se apressou a pGr&se, quase por um dia inteiro(. As palavras 'no se apressou( parecem indicar um retardamento do movimento a tal ponto que a rotao tivesse levado >P 4oras e no *>. Apoiando esta interpretao, pesquisas revelam que iontes eg pcias, c4inesas e 4indus conservam antigas narrativas dum dia prolongado. 3lacNr e FarrT 8immer relatam que certos astrGnomos c4egaram a concluso de que falta um dia inteiro em nossos c0lculos astronGmicos. 8immer declara que o !rofessor !icNering do Observat2rio de Farvard fixou este dia num per odo que coincidiria com a poca de Josu- $r. 7otten de aale, igualmente, conforme 8smm, AD11 ,:Q. 8amm declara, porm, que no pode ac4ar qualquer documentao para substanciar esta noticia. Outra possibilidade tem sido dedu%ida, duma interpretao ligeiramente diferente da palavra d"m, que tem sido tradu%ida, 'detm&te(. O verbo usualmente significa 'calar&se(, 'cessar(. $r.

5. S. 9aunders de Ireen[ic4, e 8obert $icN Silson de !rinceton entendem que a orao de Josu seria uma petio para que o sol cessasse de espal4ar seu calor sobre suas tropas, para que pudessem levar adiante a batal4a com condi"es mais favor0veis. A c4uva de pedras tremendamente destrutiva que acompan4ou a batal4a d0 algum motivo para crer&se neste ponto de vista, que tem sido apoiado por 4omens de inquestion0vel ortodoxia. Apesar disto, precisa ser recon4ecido que o v. ,. parece indicar um prolongamento do diaC 'O sol, pois, se deteve no meio do cu )na metade do seu percurso/, e no se apressou a pGr&se, quase um dia inteiro(.

O Aoment0rio 3 blico do Antigo 7estamento de Keil e $elit%sc4 sugere que a prolongao sobrenatural do dia teria acontecido se, para Josu e todos os israelitas, parecesse sobrenaturalmente prolongado, a ponto de l4es permitir concluir nele o trabal4o de dois dias. 7eria sido muito dif cil para eles medir o tempo se o pr2prio sol no tivesse se movimentado )isto , se

no tivesse 4avido nen4uma rotao da terra/ no ritmo normal. Acrescentam outra possibilidade, de que $eus tivesse produ%ido uma prolongao 2ptica da lu% do sol, no sentido de refra"es especiais dos raios, tornando&a vis vel depois do 4or0rio do pGr do sol.

#o #ovo Aoment0rio da 3 blia, o )$avidson&1tibbs&Kevan/, o comentarista Fug4 J. 3lair sugere que a orao de Josu ten4a sido proferida cedo de man4, sendo que a lua estava no oeste e o sol no leste. A resposta veio na forma duma c4uva de pedras que prolongou a escurido, facilitando assim o ataque de surpresa feito pelos israelitas. #a escurido da tempestade, portanto, a derrota do inimigo se completou. $evemos, pois, falar da 'noite comprida( de Josu, e no do 'dia comprido( de Josu. Isto, por certo, essencialmente o mesmo ponto de vista de 9aunders e Silson 7al interpretao no exige que a terra tivesse sido parada na sua rotao, mas dificilmente se enquadra na declarao em ,O.,., sendo, portanto, de valor duvidoso.

2.,. Gonas

O nome Jonas )a"n4/ quer di%er 'pombo(. 5ste profeta mencionado em * 8eis ,>.*: como sendo aquele que predisse que as conquistas de Jeroboo II )MQ.&M:./ teriam grande alcance & profecia muito do agrado dum patriota to srio como ele era. 1ua cidade natal era Iate&Fefer, na tribo de Yebulom, no norte de Israel. 1eu ministrio proftico parece ter comeado pouco antes do reinado de Jeroboo, ou pelo menos antes deste rei bril4ante ter conseguido alguns dos seus triunfos militares mais marcantes. O tema da sua profecia )que realmente uma biografia mais do que um discurso em forma de sermo/ que a miseric2rdia e a compaixo de $eus se estendem at <s na"es pags, na condio de se arrependerem. U, portanto, obrigao dos israelitas testificar perante elas da f verdadeira- negligenciar esta tarefa pode levar a nao, como foi o caso do pr2prio Jonas, <s 0guas profundas da aflio e do castigo. $o ponto de vista proftico, a experincia de Jonas ao ser enterrado vivo no

estGmago da baleia serve como prot2tipo do enterro e da ressurreio do 1en4or Jesus )9t ,*.>O/.

2.,.1. %"#e5es Histricas 8ontra s!a A!tenticidade

!ara apoiar esta teoria do car0ter quase&4ist2rico, ou mesmo aleg2rico do =ivro de Jonas, levantam&se pelo menos quatro obje"es contra a credibilidade da narrativa b blica aqui registrada. Aada objeo ser0 estudada aqui pela ordem, com as fraque%as espec ficas do argumento, devidamente indicadas.

,/ 7em sido dito que era inconceb vel que um rei da Ass ria pudesse ter sido c4amado 'rei de # nive( apenas, por um autor 4ebraico vivendo no per odo ass rio. 12 um escritor que vivia numa poca bem posterior, muito depois do desaparecimento da Ass ria, teria empregado tal terminologia.

9as esta maneira de tratar o uso que Jonas fe% do t tulo 'rei de # nive( dificilmente pode ser considerada satisfat2ria. #en4um autor antigo que se ten4a referido a # nive em qualquer registro que sobreviveu at n2s )em acadiano, 4ebraico, grego ou latim/ parece ter ignorado ser # nive capital do imprio ass rio. 1eria uma atitude simpl2ria querer crer que um autor, vivendo no ano >.O a.A., supusesse que o rei de # nive no fosse tambm o rei da Ass ria. Aertamente os autores gregos, tais como Fer2doto no quinto sculo e Lenofonte no quarto sculo, con4eciam bem o imprio ass rio, e Fer2doto, pelo menos, sabia que # nive era sua capital. $evemos, portanto, procurar outra explicao deste t tulo 'rei de # nive( no terceiro cap tulo de Jonas. A linguagem 4ebraica bem atestada nos =ivros 4ist2ricos do Antigo 7estamento oferece boas analogias para este t tulo. !or exemplo, embora seja declarado que Acabe era rei de Israel )do 8eino do #orte inteiro, portanto/, ocasionalmente c4amado 'rei de 1amaria( ), 8eis *,.,/, sendo que 1amaria era a capital do reino. $a mesma forma, 3em&Fadade era bem con4ecido como rei da 1 ria, para o autor das ArGnicas )Aram/, mas nem por isso deixou de c4am0&lo 'rei de $amasco(

em certas ocasi"es )* Ar *>.*./. 9ais uma ve%, o nome da cidade capital foi empregado no t tulo real. A expresso de Jonas, 'rei de # nive( uma maneira paralela de se escrever, conforme os exemplos supra.

*/ Insiste&se, tambm, que # nive descrita com o verbo no passado )4Teta4 & 'era(/, em .... Isto indicaria, decerto, que a cidade no existia mais- seno, o autor teria dito, '5 # nive estava sendo )ti4Te4/ uma cidade grande(. 8econ4ece&se que o autor poderia ter mencionado o taman4o da cidade com o verbo no imperfeito )ti4Te4/ se quisesse- mas evidentemente seu prop2sito especial naquela altura da narrativa era enfati%ar o fato que # nive j0 se tin4a transformado numa cidade de grandes propor"es )e provavelmente estava maior ainda na data da composio do =ivro, ou seja, em M+O a.A./ A Bnica maneira de se exprimir este pensamento 'viera a ser(, era por meio do tempo perfeito, 4Teta4.

./ O taman4o enorme atribu do a # nive seria obviamente um elemento fabuloso na narrativa. O autor declara que levou trs dias para atravessar a cidade, por causa das suas vastas dimens"es )..., >/. 9as deve ser notado que o texto no di% realmente que Jonas levou trs dias a percorrer # nive sem parar. 12 declara que levou trs dias ao passar por ela na sua misso de pregador. !regar nas esquinas das ruas exige uma parada de certo tempo em cada lugar onde se prega a mensagem. 7rs dias realmente no seriam um per odo longo demais para completar esta tarefa numa cidade que pode ter contido at +OO.OOO 4abitantes )a julgar pelo nBmero de ,*O.OOO crianas sugerido em Jonas >.,,/ no oitavo sculo. Acrescenta&se a populao dos subBrbios, que naturalmente pode ter sido consider0vel. A dist6ncia toda atravs do distrito administrativo de # nive era de :O a ,OO Nm@ !elo contexto, justo supor&se que a frase 'camin4o dum dia( )ma4alaN T"m be4d/ se referisse <quela parte da metr2pole que conseguiu cobrir enquanto fa%ia uma pausa para pregar em cada ponto vantajoso donde poderia atrair a ateno do povo.

>/ $eclara&se ser inconceb vel que qualquer cidade pag como # nive pudesse ter&se arrependido to rapidamente e de maneira to geral em resposta < exortao dum estrangeiro descon4ecido vindo dum pa s pequeno e distante. O decreto do rei de que todos os 4abitantes devessem vestir&se de pano de saco, vestindo at os animais com os s mbolos de luto, seria nada menos do que absurdo. Isto, tambm, deve ser considerado como elemento de f0bula. !recisa ser recon4ecido, porm, que tal resposta da parte duma populao pag era nada menos do que milagre, mas a narrativa explica com clare%a que a vontade e o poder do $eus onipotente estavam por tr0s de todo o acontecimento. #o teria 4avido muita ra%o de ser, a insistncia de $eus que Jonas fosse a # nive se 5le mesmo no estivesse disposto a tornar efica% a pregao do profeta. ?uem pode definir limites ao poder do 5sp rito 1anto em convencer pessoas quando 1ua verdade est0 sendo pregada@ 1e os ninivitas tivessem ficado apreensivos com uma destruio geral que envolveria a cidade inteira, inclusive os animais domsticos, e no somente

os 4abitantes 4umanos, no seria mais apropriado, do ponto de vista deles, revestir os pr2prios animais com tais s mbolos de contrio@

Alm de tais considera"es te2ricas, 40 tambm algumas evidncias 4ist2ricas que durante o ministrio de Jonas, 4avia pocas durante as quais teria ele ac4ado uma atmosfera muito favor0vel <s suas mensagens monote sticas. U prov0vel que o rei de # nive e de Ass ria naquela poca fosse Adade&#irari III )P,O&MP. a.A./. U sabido que este rei confinou sua adorao ao deus #ebo exclusivamente, tendo avanado mais na direo da monolatria do que quaisquer outro ocupante do trono da Assina. 5m segundo lugar, 1teinmueller )A11, Dol. II, p. *PQ/ sugeriu que se Jonas tivesse c4egado em # nive um pouco mais tarde, durante o reinado de Assurd III )MM,&M:>/, teria ac4ado a populao psicologicamente disposta a aguardar uma cat0strofe total, porque uma praga severa sobreveio < cidade em M+:, e tin4a 4avido um eclipse total do sol em ,: de jun4o de M+.. 1eguiu&se outra praga em M:Q.

2.,.2. Arg!+entos 1ingH.sticos

As pessoas que ap2iam uma data p2s&ex lica para Jonas, apelam normalmente para um sortimento de alegados arama smos que ocorrem em v0rios pontos no texto.

,/ 5m ,.: ocorre a palavra sep4ina4, 'navio(, ao invs da palavra 4ebraica mais comum boniTTa4. 1ep4ina4 comum em aramaico, mas na 3 blia 4ebraica, s2 ocorre aqui. 9esmo assim, obviamente uma derivao da rai% 4ebraica sp4an, 'cobrir(, que ocorre freqEentemente no Antigo 7estamento, e tambm nas inscri"es fen cias )sem, porm, ocorrer como verbo nas inscri"es e outros documentos em aramaico/. !odemos concluir que esta expresso originalmente significava um navio coberto, ou equipado com um convs, e que a l ngua aramaica pode ter emprestado a palavra da l ngua cananita.

*/ 5m Jonas ,.+ surge o verbo bs4at )na forma do 4itpael/ que significa 'lembrar&se(. #a l ngua aramaica, este verbo ocorre em textos to antigos como os !apiros de 5lefantina. Hm substantivo relacionado com este verbo ocorre em Aantares :.,> com o significado de 'artefato(- bs4t"t )ou talve% o singular, bas4tut/ ocorre em J2 ,*.: como 'pensamento, opinio(. O verbo, portanto, no ocorre nem em sir aco ou em aramaico cujo sentido se emprega em Jonas, isto C 'lembrar&se(.

./ A part cula relativa s4e )'quem, qual(/ aparece na sua forma simples em Jonas >.,O, e aparece em duas palavras compostas, em ,.M bes4ellemi )'por causa de quem(/ e bes4elli )'por causa de mim(/ em ,.,*. 5stritamente falando, isto dificilmente pode ser considerado como arama smo, visto que s4e no uma palavra aramaica- apesar disto, no 4ebraico de pocas posteriores, veio a ser empregado de maneira semel4ante < part cula aramaica di. !orm, segundo o que este autor sabe, a part cula di nunca ocorre no aramaico da era pr&crist depois da

preposio be, significando 'por causa de(. $e outro lado, s4e ocorre j0 no tempo dos ju %es no c6ntico de $bora )J% :.M/, o qual de modo interessante foi composto por um nativo da Ialilia do norte )como Jonas era/. $eve&se notar tambm que s4e ocorre freqEentemente nas inscri"es fen cias )juntamente com a forma mais comum b&s4/ e 40 uma boa possibilidade de que os marin4eiros do navio que levou Jonas fossem de origem fen cia- 40, portanto, toda probabilidade que esta part cula tivesse ocorrido na sua conversao.

F0 outros alegados arama smos que dependem de provas ainda mais tnues. !or exemplo, o verbo 4etil, 'jogar( )Jonas ,.:, ,*/, ocorre em J2, 1almos, !rovrbios, Jeremias e 5%equiel, no podendo, portanto, ser considerado uma prova de autoria de data avanada. ?uanto a qer ba4 )'pregao(/, este substantivo formado duma rai% que pertence tanto ao 4ebraico como ao aramaico, apesar do substantivo ocorrer s2 na 3 blia 4ebraica. 9ais uma palavra merece coment0rio especialC tabam, que

significa 'edito, decreto(. A palavra comum no 4ebraico, com o significado de 'gosto( ou 'compreenso(, mas s2 ocorre aqui no sentido governamental )Jonas ..M/. 8elaciona&se, portanto, de maneira 2bvia, < palavra ass ria temu, que tem o mesmo significado, e Jonas talve% a ten4a empregado como uma reminiscncia da mesm ssima palavra empregada no texto do decreto do rei de # nive. )Assim tambm se emprega em 5sdras +.,>, uma passagem aramaica que cita um decreto do rei da !rsia/.

7endo em vista as vigorosas obje"es dos racionalistas < 4istoricidade de Jonas, seria apropriado fa%er aqui alguma. 8eferncia <s declara"es do 1en4or Jesus, registradas no 5vangel4o. 1egundo 9ateus ,*.>O, >,, Aristo 1e referiu a dois eventos mais abertamente rejeitados pela critica moderna como sendo f0bulasC a preservao de Jonas no estGmago do grande peixe, e a efic0cia da sua pregao ao levar os ninivitas ao

arrependimento. 5m 9ateus ,*.>O, Aristo di%C '!orque assim como esteve Jonas trs dias e trs noites no ventre do grande peixe, assim o ;il4o do 4omem estar0 trs dias e trs noites no corao da terra(. 1e a 4ist2ria de Jonas tivesse sido mera fico, ento, o sepultamento de Aristo na 1exta& ;eira 1anta, at a 8essurreio no $omingo de !0scoa, tambm seria fico- no 4avendo portanto qualquer base para a comparaoC )'assim como ... assim(/. 5ste especialmente o caso quando se trata de tipo e ant tipo. 5m todas as outras inst6ncias, ao referir&se nas 5scrituras sobre algum acontecimento t pico do Antigo 7estamento )por exemplo, Joo ..,>, Aor ntios ,O.,&,,/, trata&se sempre dum epis2dio 4ist2rico. #o 40 qualquer evidncia objetiva que Jesus de #a%ar tivesse considerado esta experincia de Jonas como no sendo um fato 4ist2rico.

=emos, em seguida, em 9ateus ,*.>,C '#inivitas se levantaro no ju %o com esta gerao, e a condenaro- porque se arrependeram com a pregao de Jonas. 5 eis aqui est0 quem maior do que Jonas(. #ada

poderia ser mais claro do que o fato de que Aristo estava repreendendo 1eus contempor6neos pela sua falta de f, ao demonstrar que nem sequer estavam < altura dos pagos na antiga cidade de # nive, que nem tin4am 3 blia. 9as se, como fato 4ist2rico, nunca 4ouve aquele arrependimento dos ninivitas ao aceitarem a pregao de Jonas, ento, a declarao de Aristo falsa, e 1ua repreenso sem fundamento.

Anda mungkin juga menyukai