Anda di halaman 1dari 7

Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba

de morrer. Vem e impe a tua mo sobre ela, e ela viver". Jesus levantouse e foi com ele, e tambm os seus discpulos Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia, chegou por trs dele e tocou na borda do seu manto, pois dizia a si mesma: "Se eu to-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Voltando-se, Jesus a viu e disse: "nimo, filha, a sua f a curou! " E desde aquele instante a mulher ficou curada. Quando ele chegou casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multido agitada, disse: "Saiam! A menina no est morta, mas dorme". Todos comearam a rir dele. Depois que a multido se afastou, ele entrou e tomou a menina pela mo, e ela se levantou. A notcia deste acontecimento espalhouse por toda aquela regio. Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: "Filho de Davi, tem misericrdia de ns! " Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: "Vocs crem que eu sou capaz de fazer isso? " Eles responderam: "Sim, Senhor! " E ele, tocando nos olhos deles, disse: "Que lhes seja feito segundo a f que vocs tm! " E a viso deles foi restaurada. Ento Jesus os advertiu severamente: "Cuidem para que ningum saiba disso". Eles, porm, saram e espalharam a notcia por toda aquela regio. Mateus 9:18-31

Os trs eventos que temos nossa frente se ocupam do mesmo tema, ou seja, a f em ao. Temos a expresso de f de uma mulher, de um pai e de dois cegos. De modo generalizado, a f um sentimento de total confiana em alguma coisa ou pessoa.

Qualquer pessoa pode se exercitar em f, inclusive os ateus. O simples exerccio da f capacita qualquer pessoa a realizar coisas impressionantes.
Voc pode ter f em si, ter f na sorte, na vida, na inteligncia, na sua capacidade intelectual, na sua capacidade de negociar, na sua fora, nos seus msculos, na sua beleza, no seu dinheiro, nos seus amigos, na sua famlia, voc pode ter f de que a vida vai lhe tratar bem.

Se voc se relacionar com a vida sob a perspectiva da f, ser muito bom para voc, pois levar vantagem sobre aquele que no acredita em nada, sobre aquele que resmunga o dia inteiro, sobre os que so negativistas e pessimistas. O Evangelho, no entanto, diz que a f, mesmo nos capacitando a realizar coisas grandiosas, tem em si mesma muitos limites.

Voc pode ter essa f toda e dizer continuamente para si mesmo eu acredito, eu confio - contudo nada lhe valer se voc for acometido por um problema que no se resolve h doze anos, um sangramento que no para.

Em casos assim, ou voc experimenta uma interveno sobrenatural na sua dor ou ento o mal no cessa, o sangramento no acaba. H momentos que na vida no adianta fazer afirmaes positivas, nem se utilizar do poder da neolingustica. Diante de uma situao que j est morta, se Deus no intervier logo comear a cheirar mal.

Nos trs casos o Evangelho nos ensina o quanto a f algo extraordinrio. Contudo a f destacada aqui no a f na f, mas a f em Jesus, pois somente a f em Jesus nos ajuda a transpor as barreiras que a vida nos impe. Estas no so barreiras comuns, so aquelas para alm das quais a vida no progride, no caminha. Quem sabe voc no chegou aqui trazendo junto a si uma impossibilidade? Se este o seu caso, uma transformao no seu interior ser provocada por Deus e voc sair daqui convencido de que a palavra impossvel no figura nos dicionrios daqueles que depositaram em Deus a sua vida.

Voc sair daqui com a palavra de Deus tatuada em seu corao e se lembrar de Lucas 18:27 Jesus respondeu: "O que impossvel para os homens possvel para Deus" Quando olhamos para o Evangelho percebemos nesses trs casos lies extraordinrias, porque esses casos se repetem na vida de muitos daqueles que me ouvem nesta noite. Situaes e dramas descritos aqui so visto todos os dias pelas casas das ruas onde moramos.
O primeiro caso o da mulher que tinha suas foras sendo drenadas por um sangramento antigo, e aqui Jesus nos apresenta a f que interrompe os velhos sangramentos. Narrar a histria e suas implicaes - A mulher lhe contou toda a verdade - filha a tua f a curou, v em paz e fique livre do seu mal Hoje h gente sangrando aqui. Pode ser que algum esteja sangrando fisicamente como essa mulher, mas h para alm dessas possibilidades fsicas, muitos outros sangramentos, sobretudo os sangramentos do corao. Essa drenagem de vida que se esvai e voc no consegue controlar.

H algumas esposas aqui sangrando h anos, feridas abertas que no so tratadas, no so curadas, que foram escalpeladas pelos seus esposos por conta de uma traio e esto sangrando h anos. H tambm maridos sangrando. O sangramento se d na conscincia, sangrando porque traiu, adulterou, sangrando porque varreu pra baixo do tapete, ningum soube, ningum viu, mas voc sabe e no esquece e essa coisa est ai drenando a tua fora, roubando a sua paz e tirando a sua vida.
Quantos filhos sangram aqui nesta oportunidade porque o pai estpido e bruto, a me desleixada e irresponsvel, a casa gelada, no h a menor ambincia onde o perdo possa ser exercitado, a vida sendo drenada e arrancada. Querem deter as energias to vitais pra vida, mas no conseguem porque uma hemorragia na alma. Nesta noite, enquanto eu falo, o Esprito Santo j colocou dentro muitos a mesma f que Ele colocou no corao daquela mulher, e ai seu anonimato com sua dor voc j est a repetir para si mesmo: eu que vou tocar a Jesus e tambm sei que Jesus vai me tocar e algo Deus j comea a acontecer aqui. de no sei de

Como naquele dia, h inmeros homens e mulheres sem rosto, sem nome, desejosos de serem abenoados por Deus, portanto deixa Deus tocar no seu corpo, na sua alma e estancar esse sangramento que insiste em lhe enfraquecer.

O segundo caso apresentado aqui no Evangelho aquele que nos apresenta a f capaz de despertar os jovens do sono da morte. A filha de Jairo tinha apenas doze anos narrar os fatos. Agora mesmo aqui neste lugar h muitos jovens mortos. Alguns foram trazidos pra c no peito e na raa. Alguns de vocs

lutaram para no estar aqui e se esto aqui contra as suas vontades.

H tambm pais que esto aqui angustiados e desesperados por seus filhos dormindo esse sono da morte em algum lugar, perderam a capacidade de amar, de se dar, perderam a capacidade de responder, de dialogar. Ficaram com a alma fria, o corao ausente e distante. Voc tem um filho, mas como se no tivesse, ele no d a mnima pra voc. Ele est continuamente bebendo, se drogando, se prostituindo, andando com gente de pssima qualidade. Um dia voc o amamentou, o limpou, e hoje voc olha para ele e no sabe quem ele . Voc que est tomada por essa angstia, oua o que o Evangelho diz nesta noite: no temas, continue crendo. Jairo clama a Jesus e diante desse clamor vai com ele e quando entraram na casa dele todos j tinham dado o caso como perdido. Essa menina no tem mais jeito, j morreu. Jesus diz: no! somente um sono, porque at a morte, quando Deus se aproxima, no passa de um sono, porque se Ele disser: levanta ento levanta mesmo.
Voc que jovem - Jesus veio lhe visitar para levantar voc. Hoje, esse torpor maligno que tomou conta da tua alma, da tua mente, vai ser retirado pela presena da vida e da ressurreio que h em Cristo Jesus e que se achegar sobre voc e dir: menino, menina, levante-te e vai. Ele vai te colocar em p e voc vai aprender a viver uma vida verdadeira. Mas ele tem uma palavra para os pais tambm. Se voc pai e seu filho no est aqui, tome a posio que Jairo tomou.

Venha, pegue na mo de Jesus e diga: Jesus vamos at minha casa, eu preciso de ti em minha casa. Talvez voc seja um pai que j tentou de tudo, j fez de tudo, j perdeu as esperanas, j consultou a todos, j de fato desistiu e hoje est aqui ouvindo que Jesus est disposto a ir sua casa, ento d a mo pra Jesus e o leve juntamente com voc. Ele pode ressuscitar seu filho, pode transformar seu lar, Ele o Deus da vida. Minha histria pessoal pode bem exemplificar isso. O terceiro caso que aparece aqui no Evangelho sobre essa f que abre os olhos dos cegos. H dois homens que no veem, mas apesar de no verem eles sabem quem tem o poder da dar a viso. Esses cegos enxergam melhor a vida do que muitos que tem olhos abertos e no conseguem enxergar. H muita gente que v, mas no conhece o nico que tem o poder de abrir os olhos de fato.

Jesus lhes pergunta se os dois creem, ento seja conforme a vossa f. Eu creio que esse milagre possa se repetir literalmente entre ns, cremos num Deus que abre os olhos aos cegos. Mas essa palavra pode se dar para alm da cegueira fsica, aquela cegueira na mente. H gente que completamente cega, vo passando pela vida como se fossem meros animais, no conseguem ver na esposa, no filho, algum com quem possa se relacionar em amizade profunda. H gente que v na esposa apenas algum com quem mora debaixo do mesmo teto, um objeto sexual, e nos filhos s consegue ver algo que gerou e colocou neste mundo.

Por outro lado, tem gente cega do outro lado da mesa tambm. gente que olha para os pais no consegue ver nada alm do que promotores de sade, educao e conforto. H mulheres que enxergam em seus esposos um pedao de pau. So incapazes de reconhecer o esforo, a honestidade, a integridade. Querem apenas o salrio na mo e a relao gira

ao redor do que se consegue trazer para dentro de casa. Mas preciso enxergar para perceber que este homem mais do que isso. Voc reconhece que v tudo ao seu redor, mas no consegue enxergar o que realmente vale nesta vida, ou seja o que significa ser pai, ser me, ser filho, no tem clareza quando olham para a vida, para morte, para Deus. gente com esse nvel de cegueira que Deus visita. Posso lhe dizer que esta cegueira pode ir embora ainda hoje, pois est entre ns aquele que disse: Haja luz e houve luz.

interessante que enquanto eu prego algo vai se removendo dentro de ti. A conscincia iluminada pelo Esprito Santo vai lhe motivando a buscar em Cristo a capacidade de enxergar tudo a sua volta. Tu crs que eu possa fazer isso "Sim, Senhor! a resposta ser - Que lhes seja feito segundo a f que vocs tm! Mt 9:29 Quando o Evangelho chega, quando o Esprito Santo chega, interessante como as pessoas comeam a enxergar tudo ao seu redor com clareza. No se faz necessrio um curso de bons modos, um seminrio de etiqueta. milagre que Deus opera e na volta pra casa voc j consegue ver uma esposa, no apenas uma mulher, vai ver um filho e no apenas um menino, vai enxergar uma me com todo o seu significado e no apenas uma mulher envelhecida pelas angustias do dia a dia. Vai ter condies de ver a natureza e reconhecer que por detrs de toda essa perfeio h um Deus criador e sustentador de todas as coisas. Hoje a f em Jesus vai estancar sangramentos, vai levantar jovens da morte, vai dar viso a quem no v.

Anda mungkin juga menyukai