Anda di halaman 1dari 6

CIRCULAO DO AR

Sistema respiratrio humano

1. O sistema respiratrio humano constitudo pelas vias respiratrias e pelos pulmes.


Vias respiratrias (por onde passa o ar at chegar aos pulmes): fossas nasais abrem-se para o exterior pelas narinas; boca cavidade comum via digestiva; faringe canal musculo e pequeno comum via digestiva; laringe e uma cartilagem e nela esto as cordas vocais; traqueia canal que se localiza frente do esfago e est sempre aberto em comunicao com o esfago e por onde tambm passam alimentos; brnquios resulta da bifurcao da traqueia e esto sempre abertos. bronquolos esto localizados nos pulmes e so ramificaes cada vez mais finas dos brnquios. Nas suas pontas existem minsculas dilataes que se chamam alvolos pulmonares, que so rodeadas por uma rede de vasos sanguneos muito finos.

Pulmes (dois rgos de forma irregular, esponjosos, rosados, moles e elsticos).

Caixa torxica serve de proteo aos pulmes e limitada pelas costelas e pelo diafragma.

2. Ventilao pulmonar ( a renovao do ar dos pulmes que feita pela inspirao e a expirao)
Inspirao quando o ar entra para os pulmes Expirao ar sa do pulmes

Movimentos respiratrios

A ventilao pulmonar ocorre em duas fases: inspirao e expirao.

3. Diferenas entre o ar inspirado e o ar expirado

Existem diferenas na composio do ar inspirado e do ar expirado:

- O ar inspirado mais rico em oxignio; - O ar expirado mais rico em dixido de carbono e vapor de gua e geralmente mais quente.

Estas diferenas devem-se s trocas gasosas que ocorrem nos alvolos pulmonares - hematose pulmonar em que o sangue recebe oxignio do ar inspirado e liberta dixido de carbono e vapor de gua no ar expirado.

4. Cuidados a ter com o sistema respiratrio

Doenas relacionadas com o sistema respiratrio: - Constipaes e gripes - Infees respiratrias agudas: laringite, faringite, bronquite - Asma - Cancro do pulmo

5. Boas prticas para a sade do sistema respiratrio


- Inspirar pelo nariz, para o ar ser aquecido, para defesa contra micrbios; - Arejar as habitaes, para renovar o ar; - No fumar, pois o tabaco possui substncias txicas como a nicotina; - Praticar exerccio fsico, para reforar os msculos que envolvem o movimento respiratrio; - Evitar ambientes poludos porque estes so responsveis por doenas respiratrias como bronquite, asma e cancro pulmonar.

Sistema respiratrio dos peixes

1. Constituio do sistema respiratrio dos peixes

O sistema respiratrio dos peixes constitudo pela boca, pelas brnquias ou guelras, pelo oprculo e pela fenda opercular.

Brnquias - so um conjunto de lamelas fixas a um arco sseo - situam-se nas cmaras branquiais, em cada um dos lados da cabea - tm cor avermelhada, devido presena de vrios vasos sanguneos para facilitar as trocas gasosas hematose branquial em que o sangue recebe o oxignio da gua e liberta dixido de carbono

Oprculos - so tampas sseas que cobrem e protegem as brnquias

2. Trajeto da gua

A gua entra pela boca, passa pela faringe, banha as brnquias e sai pela fenda opercular. A gua que entra mais rica em oxignio e a que sai mais rica em dixido de carbono, devido s trocas gasosas que acontecem nas brnquias, em que o sangue recebe oxignio e liberta dixido de carbono (hematose branquial).

Para a gua entrar pela boca: - a boca abre e fecham os oprculos Para a gua sair: - a boca fecha e os oprculos abrem

Anda mungkin juga menyukai