Anda di halaman 1dari 20

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof.

CRISTINA MARTINS AULA 05: CONTABILIDADE PBLICA CONCEITO, CAMPO DE APLICAO, OBJETO, OBJETIVO, REGIME CONTBIL, AVALIAO DOS COMPONENTES PATRIMONIAIS, LEGISLAO APLICVEL, SUPRIMENTOS DE FUNDOS, DVIDA PASSIVA, DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES CONCEITO: A Contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que estuda, orienta, controla e registra os atos e fatos da administrao pblica, demonstrando o seu patrimnio e as suas variaes, bem como acompanha e demonstra a execuo do oramento. ATENO! O registro dos atos uma das peculiaridades da contabilidade pblica. Ex. registro de convnio, contrato, etc. O controle dos atos da administrao pblica, que realizado por meio de contas de compensao, e o controle do oramento (registro da previso da receita, fixao da despesa e da sua execuo) so uma das principais diferenas entre a contabilidade empresarial e a pblica. ATENO! A contabilidade pblica dever evidenciar, perante a Fazenda Pblica, a situao de todo e qualquer gestor pblico, que de qualquer modo, arrecade receitas, efetue despesas, administre ou guarde bens a ela pertencentes ou confiados (art. 83, da Lei 4320/64).

CAMPO DE APLICAO A contabilidade pblica aplica-se Administrao Direta (Poder Executivo; Poder Legislativo, inclusive o Tribunal de Contas; Poder Judicirio e Ministrio Pblico da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) e a Administrao Indireta (autarquias, incluindo as Agncias Reguladoras, Fundaes Pblicas e Empresas Dependentes). ATENO! Empresas dependentes so aquelas que utilizam recursos do oramento pblico para despesas de pessoal, custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, os provenientes de aumento de capital. Quanto a Administrao Direta, no existe nenhuma dvida, ela segue as normas estabelecidas pela Lei 4320/64, no entanto quanto a Administrao Indireta sempre paira alguma dvida em relao s Empresas Pblicas, s Sociedades Annimas e as Empresas Dependentes. Elas devem seguir as normas da contabilidade Pblica? A Empresa Pblica que participa do oramento fiscal, isto , recebe recursos para atender as despesas de pessoal e custeio, deve seguir as normas gerais de direito financeiro (Lei 4320/64). A Sociedade de Economia Mista, em regra, no est abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica, porm quando recebe recursos pblicos para

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS aplicao em determinados projetos, ela aplica e presta contas conforme estabelecido nas normas de contabilidade pblica. A Empresa Dependente est abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica, no entanto se ela receber recursos do poder pblico para fins de aumento de participao acionria, esse recurso aplicado conforme as regras da contabilidade empresarial. MUITO IMPORTANTE! Empresa Dependente um novo conceito estabelecido pela LRF e que no se confunde com Sociedade de Economia Mista. Resumindo, na administrao Indireta quem est subordinado s normas de contabilidade pblica so: Autarquias, Fundaes Pblicas, Empresa Estatal Dependente, Empresas Pblicas e Sociedade de Economia Mista. No caso das duas ltimas somente s sujeitas ao oramento fiscal e da seguridade social e que recebam recursos para fins de custeio. OBJETO DA CONTABILIDADE PBLICA O primeiro objeto da contabilidade pblica o patrimnio, constitudo este por bens, direitos e obrigaes vinculados a uma entidade (pessoa fsica ou jurdica). No entanto, nesse conceito de patrimnio a ser controlado devem ser considerados somente os bens que atendam caracterstica de especfico e no generalizado, de propriedade dessas entidades. Assim dentre os bens que compem o patrimnio, os bens de uso comum do povo no so considerados no universo contbil do patrimnio pblico. Bens de uso comum do povo um conceito do Cdigo Civil Brasileiro, que para melhor entendimento transcreveremos abaixo:
Art. 99. So bens pblicos: I Os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II Os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. III Os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

ATENO! Os bens de uso comum do povo, como os mares, rios, estradas, ruas, praas, etc., no so objetos de registro contbil, ou seja, no so esto registrados no patrimnio da entidade pblica. O segundo objeto da contabilidade pblica o oramento e sua execuo, o oramento aqui entendido como a pea autorizativa para arrecadar receitas e a realizar despesas.

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS O terceiro objeto da contabilidade pblica so os atos potenciais, que so atos administrativos que no momento de seu registro no alteram o patrimnio, porm, futuramente podero vir a afet-lo, por exemplo: convnios, contratos, avais, fianas, caues em ttulo, etc. RESUMINDO. Os objetos da contabilidade pblica so: o patrimnio pblico (exceto os bens de uso comum do povo), o oramento pblico e os atos potenciais.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE PBLICA O objetivo da contabilidade pblica fornecer informaes atualizadas e exatas: aos administradores para subsidiar a tomada de decises; aos rgos de controle interno e externo para cumprimento de sua misso institucional; s instituies governamentais e particulares para fins estatsticos ou de interesse dessas instituies; sociedade. REGIME CONTBIL O regime contbil adotado para a contabilidade pblica o regime misto, ou seja, de caixa para a receita e de competncia para a despesa. O regime misto est definido na Lei 4320/64, art. 35:
Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I as receitas nele arrecadadas; e II as despesas nele legalmente empenhadas.

Baseado no contedo da norma, as receitas so reconhecidas no memento da arrecadao, isto , no momento em que os recursos so recolhidos ao caixa nico do Tesouro Nacional e a despesa no momento do empenho. ATENO! A LRF tambm traz a previso do regime misto, em seu art. 50, inciso II, a despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultados dos fluxos financeiros pelo regime de caixa. Mas o que regime de caixa e regime de competncia? Regime de Caixa: No regime de caixa ou regime de gesto anual, tudo o que a entidade ou rgo pblico recebe ou paga durante o ano financeiro considerado receitas e despesas do exerccio, ainda que se sejam receitas e despesas referentes a exerccios anteriores. Regime de Competncia: O regime de competncia, ou regime de exerccio, aquele em que os tributos lanados e no arrecadados e as despesas empenhadas e no pagas,

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS so apropriadas ao exerccio como se de fato essas receitas e despesas houvessem sido realizadas. O regime contbil adotado pela contabilidade pblica o regime misto, entretanto, como para toda regra existem excees, o regime misto no 100% aplicvel, a inscrio da dvida exceo ao regime de caixa da receita. A exceo ao regime de competncia da despesa, normalmente cobrada em concurso pblico, a inscrio de restos a pagar no-processados, no entanto alguns autores citam tambm as despesas de exerccios anteriores relativas ao pagamento de resto a pagar cancelado e as despesas pagas antecipadamente. Conforme prometemos em aulas anteriores vamos explicar melhor estas excees. Por que a dvida ativa e a, inscrio de restos a pagar no-processados, bem como despesas de exerccios anteriores relativas ao pagamento de resto a pagar cancelado e as despesas pagas antecipadamente so excees ao regime misto? A receita considerada disponvel aps a arrecadao, momento em que o contribuinte cumpre com sua obrigao junto instituio financeira. Essas instituies financeiras, em regra, fazem o recolhimento dos recursos arrecadados para o caixa nico do Tesouro Nacional um dia aps a arrecadao. As receitas previstas e no arrecadadas so inscritas em dvida ativa e o recebimento, geralmente, s ocorrer no exerccio seguinte, porm no momento da inscrio da dvida j se considera a receita. A receita, neste caso, em sentido lato sensu, pois na inscrio reconhecida uma Variao Ativa decorrente de uma receita extra-oramentria, por meio do seguinte lanamento: D Inscrio da Dvida Ativa (Ativo) C Crditos Inscritos em Dvida Ativa (Variao Ativa / Receita. ExtraOramentria). No momento da contabilizao da inscrio da dvida no houve nenhuma entrada de recursos financeiros aos cofres pblicos, mesmo assim reconhecida uma receita, meramente econmica ou escritural, que aumentar o patrimnio pblico. Assim a receita da dvida ativa uma exceo ao regime de caixa, pois mesmo sem a entrada de recursos financeiros efetivos, o registro contbil afeta o patrimnio causando um fato aumentativo. No caso do regime de competncia temos como exceo: as despesas de exerccios anteriores, a inscrio de restos a pagar e as despesas pagas antecipadamente. A rubrica despesas de exerccios anteriores utilizada para registro de despesas relativas a exerccios anteriores, quando utilizado para contabilizao despesas relativas restos a pagar cancelados considerado como exceo ao regime de competncia.. Explicando melhor, o resto a pagar inscrito em 31/12/2006 deve ser pago em 2007, se at 31/12/2007 no houver sido pago ser cancelado, porm o direito do credor continua existindo. Se em 20/04/2008 o credor requerer o seu direito, a administrao pblica efetuar o pagamento ao credor na rubrica despesas de exerccios anteriores. Vejam que a despesa era relativa competncia de 2006, no entanto ela afetar o oramento e ser efetivamente considerada como despesa no exerccio de 2008.

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS Outra exceo, e a mais importante pela sua incidncia em concursos pblicos, so os restos a pagar no-processados, ou seja, despesas sem liquidao. Como a despesa somente ser liquidada no exerccio seguinte deveria ser considerada despesa no exerccio em que fosse realizada sua liquidao, no entanto a despesa j considerada como realizada no exerccio em que foi empenhada (exerccio anterior). A ltima exceo seriam as despesas pagas antecipadamente, exemplo uma despesa referente ao exerccio de 2007, porm, empenhada, liquidada e paga em 2006 (antecipadamente). Exemplo: pagamento antecipado como forma de garantia de um contrato ou fornecimento de produto exclusivo. IMPORTANTE! As bancas examinadoras adoram as excees, pois um assunto pouco observado pelos candidatos. No seja pego nessa! A Secretaria do Tesouro Nacional STN, durante o exerccio financeiro considera a despesa pela sua liquidao, segundo estgio da despesa, para efeito de diversos clculos, inclusive para o resultado nominal e primrio. Entretanto no final do exerccio financeiro, na elaborao das demonstraes contbeis, a despesa considerada pelo seu empenho (primeiro estgio da despesa). EXERCCIO FINANCEIRO O exerccio financeiro corresponde ao perodo no qual o oramento ser executado e, de acordo com o disposto no art. 34, da Lei 4320/1964: O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. AVALIAO DOS COMPONENTES PATRIMONIAIS A Lei 4320/64, em seu Art. 106, estabelece as seguintes normas em relao avaliao dos elementos patrimoniais: os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. Podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. Na administrao pblica material permanente aquele com vida til superior a dois anos. LEGISLAO APLICVEL CONTABILIDADE PBLICA 5

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS A contabilizao dos atos e fatos administrativos, bem como a elaborao dos balanos e demonstrativos contbeis e oramentrios, obedecem s normas gerais estatudas pela Lei 4320/64, pelo decreto 200/67, pelo decreto 93872/86, pela IN 08/93 (STN) assim como pela Lei 101/00. importante para o candidato a leitura das normas citadas acima, em especial os artigos: Lei 4320/64 do exerccio financeiro arts 34 e 35; do supervit financeiro art. 43; da contabilidade arts. 83 a 85 e 87 a 89; da contabilidade oramentria e financeira arts. 90, 91 e 93; da contabilidade patrimonial arts. 94 a 100; dos balanos arts. 101 a 106. SUPRIMENTOS DE FUNDOS Conceito Os suprimentos de fundos, tambm conhecidos como adiantamentos, so utilizados para pagamento de despesas, em determinadas situaes excepcionais, que no podem aguardar o processo normal de realizao. Consiste na entrega de numerrios a servidor pelo ordenador de despesa para a realizao de despesa, mediante empenho em dotao prpria. ATENO! No existe despesa sem prvio empenho, mesmo no caso do adiantamento, a despesa empenhada. Concesso Podem ser realizadas por meio de suprimentos de fundos as despesas: com servios que exigem pronto pagamento em espcie; despesas eventuais, extraordinrias e urgentes; que devam ser feitas em carter sigiloso, adotando-se o mesmo grau de sigilo, conforme se classificar em regulamento; e de pequeno vulto, assim entendida aquela cujo valor no ultrapasse os limites estabelecidos em Portaria do Ministrio da Fazenda (art. 45, inciso III, do Decreto 93872/96). Atualmente os valores mximos permitidos so: 5% dos limites de compras e servios (80.000,00) e 5% dos limites de execuo de obra (150.000,00) da modalidade convite, assim os valores seriam respectivamente 4.000,00 e 7.500,00.

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS importante saber que na hiptese de concesso de suprimentos de fundos para atender simultaneamente aquisio de material de consumo e a obteno de servios, que a despesa seja classificada no elemento de maior predominncia dos gastos. Vedaes No poder ser concedidos suprimentos de fundos aos servidor que se encontre numa das seguintes situaes: responsvel por dois suprimentos; servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor; servidor que no esteja em efetivo exerccio; que seja responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao; que esteja respondendo a inqurito administrativo; servidor declarado em alcance. Considera-se servidor em alcance aquele que no prestou contas do suprimento, no prazo regulamentar, ou que no teve aprovadas as contas em virtude de desvio, desfalque ou m aplicao verificados na prestao de contas de dinheiro, bens ou valores confiados sua guarda. Comprovao Aps o perodo de aplicao, normalmente de 60 (sessenta) dias, o servidor ter o prazo de 30 (trinta) dias para prestar contas do suprimento recebido, o suprido obrigado a prestar contas do recurso aplicado atravs de adiantamento, inclusive comprovar o recolhimento do saldo no utilizado, se for o caso. Os documentos para comprovao das despesas efetuadas sero extrados em nome da repartio onde o suprido esteja em exerccio, exigindo-se documento fiscal sempre a operao esteja sujeita a tributao. Caso o suprido no preste contas no prazo legal estabelecido, sem justificativa, ser instaurada a tomada de contas especial, para apurao da responsabilidade, quantificao do dano e imposio de penalidades, se cabveis, sem prejuzo das providncias administrativas necessrias. Contabilizao Os gastos com suprimentos de fundos sero contabilizados e includos nas contas do ordenador como despesa realizada. As restituies, por falta de aplicao total ou parcial, ou aplicao indevida, constituiro anulao de despesa, se recolhida no mesmo exerccio, ou receita oramentria, se recolhida aps o encerramento do exerccio. DVIDA PASSIVA Dvida passiva toda e qualquer obrigao da unidade sejam elas de curto ou longo prazo. Compem a dvida passiva: a divida flutuante e divida fundada.

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS

DVIDA FLUTUANTE A dvida flutuante a dvida de curto prazo (12 meses) e compreende os compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao oramentria. ATENO! O 1, do art. 101, do Decreto 93872/86 muito cobrado em concursos pblicos. Segundo o 1, do art. 115, do Decreto 93872/86, a dvida flutuante composta dos compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao legislativa, compreendendo: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida; os depsitos, inclusive consignaes em folha; as operaes de crdito por antecipao da receita oramentria; o papel moeda ou moeda fiduciria. ATENO! A incluso do papel moeda ou moeda fiduciria inovao do decreto 93872/86, j que a Lei 4320/64 no a inclua na dvida flutuante. IMPORTANTE! A dvida flutuante compe o passivo financeiro do balano patrimonial. A seguir vamos dar uma rpida estudada em cada um dos elementos que compem a dvida flutuante: Restos A Pagar Conceito Os restos a pagar ou resduos passivos so despesas empenhadas, liquidadas ou no, mas ainda no pagas na data do encerramento do exerccio financeiro 31/12. De acordo com o art. 36, da Lei 4320/64, consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e no pagas at 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das no processadas.

ATENO! Os restos a pagar ou resduos passivos so classificados no passivo financeiro do balano patrimonial e integram a dvida flutuante. Classificao Os restos a pagar podem ser classificados em processados e no processados. Os RP processados so os referentes s despesas j liquidadas, em que o credor j cumpriu

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS suas obrigaes por meio da entrega do bem, prestao de servio ou execuo da obra, e tem, portanto, direito lquido e certo, faltando apenas o pagamento. Os RP no processados so as despesas no liquidadas, ou seja, aquelas que dependem ainda que o credor preste o servio, entregue o bem ou execute a obra, assim o direito do credor no foi apurado, constituindo despesas ainda no lquidas. Inscrio e Pagamento de RP Segundo o decreto 93872/86, em regra, as despesas liquidadas sero inscritas em restos a pagar processados no final do exerccio, j as despesas empenhadas e no liquidadas sero consideradas anuladas para todos os fins, exceto quando: Ainda vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor; Vencido o prazo para cumprimento da obrigao, esteja em curso a liquidao da despesa, ou seja de interesse da administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; Se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas, e corresponder a compromisso assumido no exterior. Assim, no governo federal os empenhos no anulados, inclusive os j liquidados, sero automaticamente inscritos em restos a pagar no final do exerccio, pelo valor devido ou estimado. ATENO! Na estrutura do balano financeiro, as inscries dos restos a pagar so classificadas como receitas extra-oramentrias (contrapartida da despesa). Durante o exerccio financeiro o pagamento dos restos a pagar so classificados no balano financeiro no lado das despesas extraoramentrias. Em se tratando de pagamento de despesa inscrita em restos a pagar pelo valor estimado, podero ocorrer duas situaes: O valor real a ser pago superior ao valor inscrito: nessa situao, a diferena dever ser empenhada conta de despesas de exerccios anteriores, de acordo com a categoria econmica; e O valor real a ser pago inferior ao valor inscrito, o saldo existente dever ser cancelado. RELEMBRANDO! De acordo com a LRF vedada a inscrio de restos a pagar nos dois ltimos quadrimestres do mandato eletivo, bem como contrair despesas que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de Resumindo, a inscrio de RP ser feita no encerramento do exerccio financeiro de emisso da Nota de Empenho, tendo validade at 31/12 do ano subseqente. Os restos a pagar no pagos at esta data devero ser cancelados, no SIAF esse cancelamento automtico. Aps o cancelamento essas despesas no podero mais

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS figurar no balano patrimonial, pois isto caracterizaria reinscrio de empenhos em restos a pagar, o que vedado. IMPORTANTE! vedado a reinscrio de restos a pagar. Apesar do cancelamento dos restos a pagar, continua assegurado ao fornecedor o direito a receber pelo prazo de cinco anos a contar da data inscrio. Caso aps o cancelamento dos restos a pagar o credor reclame o seu direito, ser emitida nova nota de empenho, no exerccio de reconhecimento, conta de despesas de exerccios anteriores. Em relao ao cancelamento de restos a pagar o artigo 68 do decreto 93872/86 no especfico, conforme se observa abaixo, no explicando a qual restos a pagar (processado ou no processado) se aplicam:
Art. 68 A inscrio de despesas como Restos a Pagar ser automtica, no encerramento do exerccio financeiro de emisso da Nota de Empenho, desde que satisfaa s condies estabelecidas neste Decreto, e ter validade at 31 de dezembro do ano subseqente. Art. 69 Aps o cancelamento da inscrio da despesa como Restos a Pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido conta de dotao destinada a despesas de exerccios anteriores.

Apesar disso, para a contabilidade, somente os valores de restos a pagar no processados que no tenham sido liquidados at o final do exerccio seguinte ao da inscrio, devero ser cancelados, isto porque com a liquidao a dvida passa a ser lquida e certa perante o credor, inclusive a STN j exps esse posicionamento em normas tcnicas. ATENO! O rgo competente para exercer o controle e disciplinar o tratamento de restos a pagar em nvel federal a Secretaria do Tesouro Nacional STN. Os restos a pagar so controlados em contas do ativo e passivo compensados no plano de contas nico da Unio. O pagamento de despesas inscritas em restos a pagar ser automtico, tal como ocorre com o pagamento de quaisquer despesas pblica, sendo apenas necessrio observar as formalidades legais como empenho e liquidao, independentemente do requerimento do credor. IMPORTANTE! O rgo que repassa o recurso para pagamento de RP classifica a despesa na demonstrao das variaes patrimoniais DVP como variaes passivas, extra-oramentrias, subgrupo interferncias passivas. O rgo que recebe o repasse classifica na DVP como variaes ativas, extra-oramentrias, subgrupo interferncias ativas. Servio Da Dvida

10

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS Os servios da dvida compreendem as parcelas referentes amortizao do principal, correo monetria, juros e outros encargos incidentes sobre a dvida pblica fundada ou consolidada consistindo, na verdade, em converso de parcela da dvida fundada, que j est pronta para pagamento, em dvida flutuante. Explicando melhor! Durante o exerccio as despesas referentes a dvida consolidada (amortizao do principal e dos juros) so empenhados, liquidados e pagos, porm no final do exerccio pode ocorrer da despesa ser empenhada, liquidada porm no paga, neste caso surge o passivo denominado servio da dvida, assim os servios da dvida so oriundos da dvida consolidada, consistindo na transferncia desta para a dvida flutuante. IMPORTANTE! Os servios da dvida so considerados tambm como restos a pagar. Depsitos Os depsitos consistem em caues e garantias de terceiros, em virtude de execuo de contratos; consignaes a pagar, retenes de obrigaes a recolher e outros depsitos com finalidades especiais. Dbitos De Tesouraria Os dbitos de tesouraria compreendem as dvidas de natureza extraoramentrias, realizadas para atender insuficincia de caixa ou de tesouraria, durante os exerccios financeiros, provenientes da realizao de operaes de crdito por antecipao da receita ARO. As operaes de crdito por antecipao da receita oramentria ARO faz parte da dvida e est regulamentada no artigo 38 da Lei de Responsabilidade Fiscal LRF. (ver aula 05 LRF). DVIDA FUNDADA A dvida fundada compreende todos os compromissos com exigibilidade superior a 12 meses, contrados para atender desequilbrios oramentrios ou ao financiamento de obras ou servios. Sempre necessria a autorizao legislativa para a sua realizao e resgate. ATENO! Tambm integram a dvida pblica consolidada, por fora da LRF, as operaes de crdito de prazo inferior a 12 meses cujas receitas tenham constado da Lei Oramentria Anual LOA. A dvida fundada desdobrada no balano patrimonial em interna em ttulos ou em contratos; e externa em ttulos ou em contratos. Sero includas na dvida pblica consolidada da Unio a relativa emisso de ttulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil. IMPORTANTE! A dvida flutuante integra o passivo financeiro do balano patrimonial e a dvida fundada integra o passivo permanente do balano patrimonial. 11

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS

LEMBRETE! As receitas de operaes de crdito geram a dvida fundada. DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES Conceito Despesas de exerccios anteriores so as dvidas resultantes de compromissos gerados em exerccios anteriores aqueles em que ocorreram os pagamentos, para as quais no existe empenho inscrito em restos a pagar porque a despesa no foi empenhada ou o empenho foi cancelado. ATENO! O pagamento de despesas de exerccios anteriores ocorre custa do oramento vigente, portanto, so despesas oramentrias. Ocorrncia Em conformidade com o art. 22, do Decreto 93872/86, podero ser pagas como despesas de exerccios anteriores, respeitada a categoria prpria: as despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio com saldo suficiente para atendlas, que no se tenham processado na poca prpria; assim entendidas aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exerccio correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigao; os restos a pagar com prescrio interrompida; assim considerada a despesa cuja inscrio como restos a pagar tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor; e os compromissos decorrentes de obrigao de pagamento criada em virtude de lei e reconhecidas aps o encerramento do exerccio. Formalizao do processo So elementos prprios e imprescindveis instruo do processo relativo as despesas de exerccios anteriores, para fins de autorizao de pagamento: nome do credor, CNPJ/CPF e endereo; importncia a pagar; data do vencimento do compromisso; causa da inobservncia do empenho prvio da despesa; indicao do nome do ordenador da despesa poca do fato gerador do compromisso; e reconhecimento expresso do atual ordenador de despesa.

12

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS

Validade e Prescrio As dvidas de exerccios anteriores, que dependem de requerimento do favorecido, prescrevem em 05 (cinco) anos, contados a partir da data do ato ou fato que tiver dado origem ao respectivo crdito. O incio do perodo da dvida corresponde data constante do fato gerador do direito, no sendo considerado, para fins de prescrio qinqenal, o tempo de tramitao burocrtica e o de providncias administrativas a que estiver sujeito o processo. Lembrando que os restos a pagar referentes ao FGTS e ao INSS tem prescrio diferenciada do geral. PRINCIPAIS NORMAS CONTBEIS DA LEI 4320/64 Segundo a Lei 4320/1964 a contabilidade dever atender as seguintes definies: A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados; Ressalvada a competncia do Tribunal de Contas ou rgo equivalente, a tomada de contas dos agentes responsveis por bens ou dinheiros pblicos ser realizada ou superintendida pelos servios de contabilidade; Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros; A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas; Haver controle contbil dos direitos e obrigaes oriundos de ajustes ou contratos em que a administrao pblica for parte; Os dbitos e crditos sero escriturados com individuao do devedor ou do credor e especificao da natureza, importncia e data do vencimento, quando fixada; A contabilidade evidenciar os fatos ligados administrao oramentria, financeira patrimonial e industrial; A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis; O registro contbil da receita e da despesa far-se- de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos crditos adicionais; A dvida flutuante compreende: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida a pagar; os depsitos e os dbitos de tesouraria; O registro dos restos a pagar far-se- por exerccio e por credor distinguindo-se as despesas processadas das no processadas; Todas as operaes de que resultem dbitos e crditos de natureza financeira, no compreendidas na execuo oramentria, sero tambm objeto de registro, individuao e controle contbil; Haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao;

13

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS A contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis; O levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade; Para fins oramentrios e determinao dos devedores, ter-se- o registro contbil das receitas patrimoniais, fiscalizando-se sua efetivao; A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financeiro de obras e servios pblicos. A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitam verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros; Os servios pblicos industriais, ainda que no organizados como empresa pblica ou autrquica, mantero contabilidade especial para determinao dos custos, ingressos e resultados, sem prejuzo da escriturao patrimonial e financeiro comum; As alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncia ativas e passivas, constituiro elementos da conta patrimonial. PRINCIPAIS NORMAS CONTBEIS DA LRF Alm de obedecer s normas de contabilidade pblica estabelecidas, principalmente, na Lei 4320/64, a escriturao das contas pblicas observar as seguintes: A disponibilidade de caixa constar de registro prprio, de modo que os recursos vinculados a rgo, fundo ou despesa obrigatria fiquem identificados e escriturados de forma individualizada; A despesa e a assuno de compromisso sero registradas segundo o regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa; As demonstraes contbeis compreendero, isolada e conjuntamente, as transaes e operaes de cada rgo, fundo ou entidade da administrao direta, autrquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente; As receitas e despesas previdencirias sero apresentadas em demonstrativos financeiros e oramentrios especficos; As operaes de crdito, as inscries em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assuno de compromissos junto a terceiros, devero ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variao da dvida pblica no perodo, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor; A demonstrao das variaes patrimoniais dar destaque origem e ao destino dos recursos provenientes da alienao de ativos. No caso das demonstraes conjuntas, excluir-se-o as operaes intragovernamentais. A edio de normas gerais para consolidao das contas pblicas caber ao rgo central de contabilidade da Unio, enquanto no implantado o conselho de gesto fiscal, constitudo por representantes de todos os 14

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS Poderes e esferas de Governo, do Ministrio Pblico e de entidades tcnicas representativas da sociedade (art. 67). A Administrao Pblica manter sistema de custos que permita a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, financeira e patrimonial. O Poder Executivo da Unio promover, at o dia trinta de junho, a consolidao, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federao relativas ao exerccio anterior, e a sua divulgao, inclusive por meio eletrnico de acesso pblico. Os Estados encaminharo at trinta e um de maio suas contas ao Poder Executivo da Unio; Os Municpios encaminharo, com cpia para o Poder Executivo do respectivo Estado, at trinta de abril suas contas ao Poder Executivo da Unio; O descumprimento dos prazos previstos acima impedir, at que a situao seja regularizada, que o ente da Federao receba transferncias voluntrias e contrate operaes de crdito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dvida mobiliria. QUESTES COMENTADAS
1-(ESAF/AFC_STN/2005) -

O regime contbil consagrado pela Lei n 4.320/64 para contabilidade pblica o de caixa para a Receita e de competncia para a Despesa. Assinale a opo que indica exceo ao regime de caixa para a receita. a) O reconhecimento da receita na inscrio da Dvida Ativa. b) O recebimento de receitas oriundas de operaes de crdito. c) O recebimento de doaes em dinheiro. d) O recebimento de tributos. e) O recebimento de transferncias financeiras. GABARITO: A Comentrios: O regime contbil adotado para a receita o de caixa, a inscrio da dvida ativa uma exceo a esse regime, isto porque no momento da inscrio no existe nenhuma entrada de financeiro, dinheiro no caixa, e mesmo assim a contabilidade faz o registro de uma receita extra-oramentria (Debita Divida Ativa (direito) e Credita - Acrscimos Patrimoniais (Receita extra-oramentria) que vai afetar o resultado do exerccio. Neste caso a receita (extra-oramentria) est sendo contabilizada pelo regime de competncia e no pelo regime de caixa, j que a arrecadao da receita ainda no se realizou). O campo de aplicao da Contabilidade Pblica vem-se expandindo nos ltimos anos, sobretudo por determinao da legislao federal. Assinale a opo que indica os entes includos no seu campo de aplicao, em razo da Lei Complementar n 101/2000 LRF. a) Autarquias federais. b) Empresas estatais dependentes. c) Fundaes pblicas pertencentes aos municpios. d) Empresas controladas pelas instituies financeiras pblicas. e) Empresas pblicas financeiras. 15

2-(ESAF/AFC_STN/2005) -

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS GABARITO: B Comentrios: Da anlise do inciso III, do art. 50 combinado com o inciso III, do artigo 2, da Lei 101/00, conclui-se que as empresas estatais dependentes esto inclusas no campo de aplicao da contabilidade pblica. 3-(ESAF/AFC_STN/2005) - A Lei Complementar n 101/2000 LRF, entre outras disposies, define normas de escriturao e consolidao das contas. Assinale a opo falsa em relao a essas disposies. a) Cabe ao rgo central de contabilidade da Unio, a edio de normas gerais de consolidao das contas pblicas, enquanto no for implantado o Conselho de Gesto Fiscal. b) Os fluxos financeiros devem ser apurados pelo regime de caixa. c) O sistema de custo da administrao pblica exclui a gesto oramentria. d) As despesas e receitas previdencirias devem constar de demonstrativo especfico. e) Cabe ao Poder Executivo da Unio a consolidao das contas nacionais. GABARITO: C Comentrios: A alternativa falsa a letra c, pois de acordo com o 3, do art. 50, da Lei 101/00, a Administrao Pblica manter sistema de custos que permita a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, financeira e patrimonial. As demais alternativas esto corretas. 5-(ESAF/AFC_SFC/2002) - De acordo com o disposto pelo art. 115 do Decreto n 93.872/86, a dvida flutuante compreende os seguintes compromissos, exceto: a) o papel-moeda. b) os servios da dvida. c) os depsitos (de terceiros). d) os restos a pagar. e) os precatrios. GABARITO: E Comentrios: ATENO! O conceito estabelecido no art. 115 do decreto 93872/86 muito cobrado em concursos. Em conformidade com o 1 deste artigo, a dvida flutuante compreende os compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao oramentria, assim entendidos: os restos a pagar, excludos os servios da dvida; os servios da dvida; os depsitos, inclusive consignaes em folha; as operaes de crdito por antecipao de receita; o papel-moeda ou moeda fiduciria. 6- (ESAF/AFC_STN/2000) - No integram o patrimnio das entidades pblicas: a) os bens de uso comum, generalizado e indiscriminado, tais como praas, estradas, ruas etc. b) os bens recebidos por doaes c) os bens intangveis d) os bens oriundos de produo prpria e) os bens em construo GABARITO: A

16

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS Comentrios: Os bens de uso comum do povo, como os mares, rios, estradas, ruas, praas, etc., no so objetos de registro contbil, ou seja, no so esto registrados no patrimnio da entidade pblica. 7-(ESAF/AFC_STN/2000) - A Contabilidade Pblica, uma das subdivises da contabilidade aplicada, diferencia-se das demais em funo das entidades s quais devem ser aplicados seus conceitos, princpios e regimes. Acerca de seu campo de atuao correto afirmar que: a) limita-se s pessoas jurdicas de direito pblico b) dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas pblicas c) dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas pblicas e as sociedades de economia mista d) engloba as empresas pblicas que estiverem sujeitas aos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social e) exclui as autarquias que no estiverem sujeitas aos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social GABARITO: D Comentrios: As empresas pblicas sujeitas ao oramento fiscal e da seguridade social, ou seja, aquelas que recebem recursos para fins de custeio esto abrangidas no campo de aplicao da contabilidade pblica. 8-(ESAF/AFC_CGU/2006) - A respeito do campo de aplicao da contabilidade pblica correto afirmar que: a) as autarquias pblicas, em razo da sua autonomia administrativa e financeira, podem deixar de aplicar as regras da contabilidade pblica. b) as empresas estatais que tiverem recursos consignados no Oramento Fiscal para o seu aumento de capital devem seguir as regras aplicadas contabilidade pblica. c) uma empresa pblica cujos recursos para pagamento de pessoal e outros custeios so oriundos do Oramento Geral da Unio est obrigada a seguir as regras de contabilidade pblica. d) desde que autorizado pelo rgo Central de Contabilidade do Sistema de Contabilidade Federal, qualquer ente pertencente administrao indireta poder deixar de aplicar as regras de contabilidade pblica. e) todos os bens e direitos pblicos indistintamente so objeto de registro pela contabilidade pblica. GABARITO: C Comentrios: Ler comentrios da questo anterior (questo 7). 9-(ESAF/AFC_CGU/2006) - Com base nas disposies da Lei n. 4.320/64 sobre a contabilidade dos entes pblicos, julgue os itens a seguir verdadeiro (V) ou falso (F), e assinale a opo que indica a seqncia correta. ( ) funo da contabilidade dos entes pblicos evidenciar os fatos ligados administrao financeira, oramentria, patrimonial e industrial. ( ) As tomadas de contas dos agentes responsveis por bens e dinheiros pblicos sero realizadas pelos rgos de contabilidade, ressalvada a competncia do Tribunal de Contas ou rgo equivalente. ( ) A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica somente a situao dos que arrecadem receitas e efetuem despesas. 17

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS ( ) Os registros dos bens mveis e imveis devem ser realizados de forma analtica. ( ) obrigatrio que a contabilidade evidencie o montante das dotaes disponveis. a) F,V,F,V,V b) V,V,F,F,V c) V,F,V,V,V d) V,V,F,V,V e) F,F,V,V,F GABARITO: B Comentrios: Os itens 3 e 4 so falsos, conforme se verifica na Lei 4320/64: A contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados (art.83); A contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis (art.83); Os demais itens so verdadeiros. 10-(ESAF/SEFAZ_CE/2006) O campo de atuao da contabilidade pblica define-se tanto nos atos e fatos objeto de seu registro quanto nas entidades alcanadas pelas suas regras. Assinale a opo em que a entidade no est obrigada, por fora de lei, a seguir as regras de contabilidade pblica. a) Autarquias municipais. b) Empresas pblicas dependentes. c) Empresas de economia mista no dependentes. d) Fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. e) Autarquias federais que arrecadem recursos prprios. GABARITO: C Comentrios: A Sociedade de Economia Mista no dependente no est abrangida no campo de aplicao da contabilidade pblica, porm quando recebe recursos pblicos para aplicao em determinados projetos dever aplicar e prestar contas conforme as normas da contabilidade pblica. EXERCCIOS PROPOSTOS 11-(ESAF/SEFAZ_CE/2006) - A respeito dos Restos a Pagar, previstos no art. 36 da Lei n. 4.320/64, correto afirmar, exceto: a) Restos a Pagar No-Processados se referem s despesas empenhadas e no liquidadas at o final do exerccio. b) O cancelamento de Restos a Pagar no extingue o direito do credor. c) A inscrio de Restos a Pagar No-Processados no gera passivo para a instituio responsvel pela inscrio. d) A inscrio de Restos a Pagar No-Processados implica no reconhecimento da despesa oramentria no ato da inscrio.
O cancelamento de Restos a Pagar modifica a situao lquida patrimonial da

12-(ESAF/SEFAZ_CE/2006) - Assinale a opo que no uma caracterstica da despesa de exerccios encerrados tambm conhecida como despesa de exerccios anteriores. a) So pagas conta do oramento do exerccio.

18

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS b) A autoridade competente para o seu reconhecimento a mesma competente para a emisso da nota de empenho. c) Restos a Pagar com prescrio interrompida podem ser pagos como despesas de exerccios anteriores. d) Obrigao de pagamento criada em virtude de lei, mas reconhecido o direito do reclamante depois de encerrado o exerccio correspondente, pode ser paga conta de exerccios anteriores. e) No necessrio respeitar a categoria econmica no reconhecimento da despesa. 13-(ESAF/SEFAZ_CE/2006) - A Lei n. 4.320/64 classifica a dvida dos entes pblicos em dvida flutuante e dvida fundada. Assinale a opo correta em relao dvida flutuante. a) A dvida flutuante depende de autorizao legislativa para que ocorra o seu pagamento. b) Os depsitos de terceiros integram a dvida flutuante. c) Restos a Pagar No-Processados no integram a dvida flutuante por se tratarem de despesas ainda no liquidadas. d) A rubrica Dvida Flutuante consta do Passivo Permanente do Balano Patrimonial. e) Os Servios da Dvida a Pagar no integram a dvida flutuante por se tratarem de passivo de longo prazo. 14-(ESAF/SEFAZ_CE/2006) - Segundo a Lei n. 4.320/64, a realizao da despesa ocorre em trs estgios: empenho, liquidao e pagamento. Assinale a opo falsa em relao ao estgio liquidao. a) A liquidao consiste na verificao do direito adquirido pelo credor. b) Na liquidao, verifica-se a origem e o objeto que se deve pagar. c) A liquidao de despesa, por fornecimento de bens ou servios, dever ser realizada com base no contrato, se houver, e na nota de empenho. d) A despesa pblica reconhecida no estgio da liquidao. e) A liquidao da despesa somente pode ocorrer caso haja recursos em caixa suficientes para pag-la. 15-(ESAF/CONTADOR_RECIFE/2003) - Constitui exceo ao regime financeiro de caixa da receita oramentria em interpretao literal das disposies atinentes contidas na Lei no 4.320/64: a) inscrio da dvida ativa. b) recebimento de dvida ativa de exerccios anteriores. c) recebimento de impostos devidos no exerccio. d) apropriao como receita oramentria pela converso de depsito recebido no exerccio. e) estorno da receita oramentria e inscrio de restituio de tributos a pagar relativa a imposto arrecadado no exerccio. 16-(ESAF/CONTADOR_RECIFE/2003) - "Refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram". O enunciado refere-se ao Princpio Fundamental de Contabilidade da (do): 19

AULA DE CONTABILIDADE PBLICA Prof. FERNANDO GAMA Prof. CRISTINA MARTINS a) b) c) d) e) Competncia Registro pelo valor original Prudncia Continuidade Oportunidade

17-(ESAF/CONTADOR_RECIFE/2003) - As Despesas Pblicas empenhadas e no


pagas no prazo legal denominam-se: a) Restos a Pagar b) Dvida Ativa c) Despesas Pendentes d) Despesas Complementares e) Despesas Oramentrias

18-(ESAF/CONTADOR_RECIFE/2003) - Pertencem ao Grupo Passivo Financeiro do Balano Patrimonial: a) Dvida Fundada Interna e Dbitos de Tesouraria. b) Bens Mveis e Utenslios e Restos a Pagar. c) Servios da Dvida a Pagar e Restos a Pagar. d) Dvida Fundada Externa e Tesouraria. e) Cauo de Concorrncia Pblica e Bens de Natureza Indeterminada. 19-(ESAF/CONTADOR_MP/2006) - Assinale a opo que indica um dos aspectos contbeis advindos da Lei Complementar n. 101 Lei de Responsabilidade Fiscal. a) As receitas oramentrias devem ser reconhecidas pelo regime de competncia. b) As receitas e as despesas previdencirias sero apresentadas em demonstrativos financeiros e oramentrios especficos. c) A origem e o destino de recursos oriundos da alienao de ativos devero ser demonstrados no Balano Oramentrio. d) A edio de normas gerais para a consolidao das contas pblicas caber ao rgo central de contabilidade da Unio com a participao dos rgos correspondentes nos estados e no Distrito Federal. e) Os Municpios so obrigados a encaminharem as suas contas ao Poder Executivo da Unio at 31 de maio.

20

Anda mungkin juga menyukai