Anda di halaman 1dari 26

A Viso dos Cinco Ministrios

Publicado em 21 de fevereiro de 2012

E ele mesmo deu uns para apstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, Querendo o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo; At que todos cheguemos unidade da f, e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, medida da estatura completa de Cristo (Efsios 4:11-13) Onde esto os cinco ministrios dentro da igreja? Sabe, eu fico observando algumas congregaes e consigo perceber a existncia das cinco funes em muitas delas. O nico problema que, na maioria das vezes, as pessoas no sabem que ali est um evangelista, um profeta ou um mestre, e nem mesmo aqueles que o so sabem disso. H muitos homens e mulheres com Pr. na frente de seus nomes, o que no condiz com suas reais funes no corpo. Tenho visto muitos Prs. apstolos, Prs. profetas, Prs. mestres, Prs. evangelistas e, claro, Prs. pastores de verdade. impressionante como essa pequena abreviatura pode esconder e abafar tanto algumas das funes na igreja. Tenho pesquisado nas Escrituras e at agora no encontrei uma passagem que diga que a igreja tem que ser basicamente pastoral, no sentido de que todo o funcionamento do corpo parte desse ministrio. Isso seria uma sobrecarga ao verdadeiro pastor. Para isso existem os ministrios. claro que o pastor essencial, mas eu creio que a igreja s se move em triunfo com o pleno funcionamento dos cinco ministrios. Respeito e entendo completamente a autoridade pastoral. As Escrituras deixam bem claras as orientaes aos pastores da igreja. Leia Hb 13:17 e 1Pe 5:2. Portanto, no a submisso que eu estou discutindo aqui. Isso indiscutvel. H pouco tempo, escutei testemunhos tremendos de irmos que vivem isso em suas congregaes. O resultado sempre o mesmo: poder de Deus na igreja. Hoje em dia, possvel receber o famoso Pr. na frente do nosso nome atravs de cursos via Internet. verdade. Veja bem, importante entender que os cinco ministrios, na verdade, se resumem no ministrio de Jesus. Quando perguntarem qual o seu ministrio? certo dizer que o ministrio de Jesus. Nosso Senhor foi um apstolo ao fundamentar a verdade, enviar Seus discpulos e ser enviado por Deus com base nesse fundamento. Ele foi um profeta ao liberar a voz de Jeov para o povo de Israel. Ele foi um mestre ao ensinar acerca das Escrituras no templo ou no monte das Oliveiras. Ele foi um evangelista ao realizar sinais e maravilhas que apontavam para Ele como Messias, salvando a muitos. E, finalmente, Ele foi um pastor ao amar e cuidar de Suas ovelhas, alimentado-os e servindo-os. Jesus foi tudo isso e muito mais. Tambm importante ressaltar que h outras funes dentro da igreja, alm dessas cinco. Por exemplo, h o dicono, que aquele que est sempre pronto para o servio, seja ele qual for. Eles so tesoureiros, porteiros, zeladores, etc. No importa. Eles amam servir a igreja e, com isso, a Deus. Leia Atos 6 e

conhea a vida de Estevo. H os intercessores, que so aqueles que se levantam em orao e guerreiam no mundo espiritual, intercedendo pelo povo. Eu creio que podemos englobar tambm o ministrio de louvor (msica, dana, artes, etc.). Apesar de muitos no acharem uma base bblica concisa para o ministrio de louvor, eu entendo ele como uma das funes dos levitas. Podem haver msicos (danarinos, etc.) profetas ou evangelistas, sim. Porm, h tambm aqueles que se dedicaro somente ao louvor na casa do Senhor. Prama mim, uma funo. Um ministrio. Com certeza, h outras reas que no cabem ser analisadas nesse estudo. Portanto, importante entender que nem todos so apstolos, profetas, mestres, evangelistas ou pastores. Todos so sacerdotes, sim. Porm, com funes diferentes, no classificadas hierarquicamente. Agora, fundamental que esses cinco ministrios sejam atuantes dentro da igreja. Vamos discorrer um pouco sobre cada um, sem nos aprofundarmos muito.

PASTOR Quantos pastores (com Pr.) h no mundo? Talvez milhes. Com certeza, necessitamos de muitos pastores para apascentar o grande nmero de ovelhas. O problema aqui que muitos Prs. no so pastores, e muitos que no tem um Pr. na frente do nome, so. Resumidamente, o pastor aquele que cuida da ovelha. Ele visita, ajuda nos problemas, ele conhece a cada um, aconselha e exorta. Tudo isso em um mbito pessoal e sentimental relacionando suas vidas com Deus e seus caminhos de amor. Dentro de uma congregao podemos ter um pastor-presidente. No entanto, cada lder que cuida de um determinado grupo e recebe um chamado divino para ser responsvel por ele, para cuidar de seus membros com um amor sobrenatural, tambm um pastor. Porm nem todo lder pastor. Compreende? Com isso, concluimos que h pastores de pastores. No vejo nenhum problema nisso. s olharmos para Jesus. Ele pastor de pastores. Na verdade, Ele o pastor de todos. O ministrio pastoral precisa estar submetido a essa verdade absoluta. Isso afirma que, na verdade, nenhum de nossos pastores so donos das ovelhas que apascentam. Jesus o dono. MESTRE Com certeza, a funo do mestre a de mais fcil compreenso dentre as cinco. O mestre conhece profundamente as Escrituras e tem o dom de Deus para ensina-las de maneira perfeita e clara. Muitas vezes o mestre poder explicar uma mensagem de um profeta, com base nas Escrituras, esclarecendo a profecia luz da Palavra. Muitos de nossos Prs. so mestres. Isso fica claro quando abrem a boca para pregar. Conseqentemente, podemos observar que ele no muito bom em cuidar das ovelhas, porque sente uma forte necessidade de estudar e ler em busca do conhecimento que vem do Senhor.

EVANGELISTA Esses homens atraem multides, pois so canais para sinais e maravilhas da parte de Deus. Muitas vezes esse ministrio relacionado com aquele que evangeliza. Porm, no somente isso. Todos tm que evangelizar, e claro que o evangelista evangeliza. No entanto, ele o faz com um amor sobrenatural pelas almas perdidas e conforme vai crescendo nesse amor e em f, Deus comea a usa-lo como canal de milagres, atraindo a muitos. Muitos avivalistas de hoje so evangelistas. Como os mestres, h muitos desses que recebem um Pr. na frente de seus nomes, mas no so pastores. Eles nunca tm horrio livre em suas agendas para atender as suas ovelhas de maneira adequada. Para que ento ter esse Pr.? PROFETA O ministrio proftico est sendo restaurado na igreja do Senhor. Glria a Deus! O profeta aquele que anda com Deus e traz a direo ao povo. Ele aponta, no conduz. Geralmente, os profetas tendem a ser estranhos e se destacam entre os outros ministros. Isso porque a constante comunho com a glria do Senhor transforma radicalmente a sua maneira de pensar e agir. O profeta consola, encoraja e exorta, no representando a sua pessoa, mas a Deus. Ele olha para a congregao como um todo e a coloca dentro da igreja da cidade e do mundo. No confundir ministrio proftico com profecia. Todos podem profetizar, mas isso no faz da pessoa um profeta. Isso serve para todos os ministrios. Todos podem ensinar, mas isso no faz da pessoa um mestre. Percebe? APSTOLO Onde est o apstolo nos dias de hoje? Eles foram apenas os doze? Nada disso. O apstolo aquele que traz os fundamentos para a igreja. Ele ajusta a falsa doutrina com a verdade que hem Cristo. H muitos Prs. que na verdade so apstolos. Geralmente, esses homens tm uma viso ampliada do reino de Deus implantado na Terra. Eles enviam pessoas e so enviados por Deus para fundamentar a igreja atravs das verdades e princpios bblicos. Eles ajudam a restaurar esse fundamento. Ns estamos passando do pastoral para o apostlico nesse tempo. Aleluia! O apstolo sempre olha para a base. Ele se preocupa com que a casa fique firme e no caia. Ele ajusta todas as mensagens a esses fundamentos bsicos, que nada mais so do que as verdades de Deus.

A IGREJA BATISTA MINISTRIO INTIMO E PROFTICO ENTENDE AS FUNES

MINISTERIAIS DESSA FORMA:

QUANTO AO SERVIO

A palavra ministrio, neste contexto, a palavra grega DIAKONIA, que significa SERVIO. Os 5 ministrios no so ttulos, e sim servios atravs dos quais os cristos precisam ser tocados e orientados a fim de alcanarem a maturidade em Cristo. O servio APOSTLICO, por exemplo, ministra, ensina, e ora pelos cristos, para que eles sejam constantes e fundamentados em seu caminhar com Deus. O servio PROFTICO atua na nfase da vida reta, pura, e santa que cada cristo deve ter diante de Deus e dos homens. O servio de ENSINO, por sua vez, tem a nfase de implantar um ambiente na igreja onde cada membro possa buscar a sua intimidade pessoal com a Palavra de Deus. O servio EVANGELSTICO prepara cada cristo para ser um ganhador de vidas para Jesus. O servio PASTORAL atua na nfase da comunho e do suprimento das necessidades dirias das ovelhas do nosso Senhor Jesus.

QUANTO ESTRUTURA

No conselho de Jetro a Moiss, depois que Israel havia sado do Egito e se encontrava no deserto, j observamos a necessidade da organizao no atendimento ao povo na nfase dos 5 ministrios. O ministrio APOSTLICO apresenta diante de Deus as causas do povo e busca a viso do Senhor para a sua gerao. O ministrio PROFTICO proclama os estatutos e a viso, e busca de Deus o tempo para a implantao de cada etapa. O ministrio de MESTRE busca ensinar a todos os membros o que Deus est fazendo e como cada um pode se preparar e envolver-se na viso. O ministrio de EVANGELISMO prepara os membros a levarem o mover de Deus aos que ainda no foram tocados pela expresso do amor de Deus em seus dias, e proclama a viso.

O ministrio PASTORAL o responsvel em cuidar, tratar e desenvolver as ovelhas, com vistas ao crescimento individual e como corpo, dentro do Reino de Deus. Este ministrio o que melhor ir conhecer a vida pessoal de cada ovelha, e ficar atento s suas necessidades.

A Reforma Apostlica

A maior mudana da forma de cristianismo desde a reforma protestante no sculo 15 est tomando forma hoje em dia. Algunsj chamam este movimento de Nova Reforma Apostlica, Novas formas e novos procedimentos em relao a: - Governo da igreja local. - Relacionamento entre igrejas e denominaes. - Finanas. - Evangelismo. - Misses. - Orao e intercesso. - Seleo e treinamento de lideres na igreja. - A dependncia da uno do Esprito Santo. - Adorao. - E outros aspectos importantes de vida da igreja. E em todas as regies do globo, estas novas igrejas apostlicas e redes apostlicas constituem o segmento de crescimento mais rpido do cristianismo. No final da dcada de 80 missiologistas comearam a observar 3 fenmenos mundiais acontecendo, o primeiro foi um extraordinrio crescimento das igrejas independentes na frica, onde os lideres africanos iniciaram um processo radical de contextualizao, e assim o crescimento das igrejas independentes africanas tiveram um crescimento violento, somente na frica do Sul estimasse existirem mais de 16.000 novas denominaes, e em todo o continente africano, novas denominaes nascem todos os dias. O segundo fenmeno, foi o surpreendente crescimento das igrejas nos lares da China comunista, desde o fim da Revoluo Cultural dos anos 70, mesmo com a mo pesada do governo Marxista chins contrario ao cristianismo, a China tem experimentado o maior crescimento da f crista em todos os tempos e em todo o mundo, estima-se que existam de 25.000 a 35.000 converses dirias, com uma igreja em torno de 100 milhes de cristos ativos.

O terceiro fenmeno, nas Igrejas Latino americanas, ao visitar qualquer grande metrpole na Amrica Latina encontraremos as maiores igrejas pastoreadas por lideres que no esto mais sobre qualquer influencia de missionrios estrangeiros, e que esto liderando as mais importantes e significativas igrejas e denominaes. A CONSTANTE NECESSIDADE DE ODRES NOVOS: Atravs dos tempos, a Igreja tem crescido e se expandido pelos continentes, sculo aps sculo, mas a Igreja cresceu de varias formas, cresceu de uma forma no novo testamento, cresceu de outra forma no imprio romano antes de Constantino, de outra forma no imprio romano depois de Constantino, de outra forma na idade media, de outra forma na reforma protestante, de outra forma na poca da colonizao europia nas Amricas, de outra forma no ps II Guerra Mundial, e de outra forma em nosso tempo, e em cada fase nova da igreja em sua historia, um novo odre sempre foi requerido para conter o novo mover do Esprito Santo. Estamos vivendo no tempo em que o grau de mudanas culturais est alarmantemente acelerada, George Barna, disse: As mudanas hoje em dia esto acontecendo mais rpido hoje do que em qualquer poca antes vistas, nossa cultura esta se reinventando a cada 3 a 5 anos, estamos tendo padres de comportamento se transformando de 2 a 3 vezes por dcada, devemos ser inovar na Igreja, chegamos a uma importante questo: Quantos lideres cristos esto realmente preparados para tais mudanas? Estamos prontos para ouvir o que o Esprito est dizendo a Igreja hoje? Apoc. 2:11. Aquele que tem ouvidos para ouvir, oua o que o Esprito esta dizendo a Igreja. O PORQUE DE UMA NOVA REFORMA: A primeira grande reforma protestante do sculo XVI, era uma reforma profundamente teolgica, a reforma atual no uma reforma da f crist, mas uma reforma da prtica crist, pois a reforma do sculo XVI veio por causa da apostasia e corrupo da igreja, a reforma atual no muito sobre a apostasia e corrupo da igreja, mas mais contra a sua irrelevncia. PORQUE APSTOLO? 1- Cristianismo como no novo testamento. As novas igrejas apostlicas refletem o estilo de igreja do no testamento, pelos seus princpios de contextualizar com a cultura contempornea. 2- Prioridade em alcanar o perdido. A- Seu negocio principal como uma obsesso de alcanar e discipular o perdido. B- Como os antigos apstolos e as igrejas que eles implantaram, eles alcanaram comunidades inteiras. C- Para alcanar estas populaes, eles adaptaram suas musicas, linguagens, liturgias,

estilos de lideranas para contextualizarem a cultura. D- So norteados pelas experincias, e no por teorias. 3- Por causa dos dons e a funo do apstolo. Reconhecem a restaurao dos dons e funo do apostolo como vivos e atuais nas igrejas hoje em dia, e esta a mais radical diferena entre a igreja tradicional e a igreja apostlica. - Do velho para o novo - De Cristo como Salvador, para Jesus como Senhor. - De Jesus o cordeiro, para Jesus o leo. - Da cruz para a coroa. - Da justificao para a santificao. - De salvos da morte, para salvos para a vida. - Do batismo das guas, para o batismo do Esprito. - De vivendo no deserto, para atravessando o Jordo. - De fazendo oraes, para orando em esprito. - De temendo o diabo, para fazendo guerra espiritual. - De aconselhamento, para libertao. - De treinamento, para uno ou impactao. - De culpa pelos pecados, para vitria sobre o pecdo. - De liturgia, para espontaneidade. - De cantando no coral, para cantar em esprito. - De rgo de tubos, para teclado digital. - De hinos, para cnticos de louvor e adorao. - De diretores, para corpo ministerial. - De predizendo ou prognosticando, para profetizando. - De falando, para mostrando. - De vendo e ouvindo, para discernindo. Igrejas orientadas por vises e valores. Lideres apostlicos vivem no futuro. Lderes tradicionais sonham com o passado, vivem no presente e tem medo do futuro, lideres apostlicos apreciam o passado, vivem no presente e sonham com o futuro. nos molda para o que somos hoje, e o hoje nos adestra para o que seremos amanha. Futuro teremos 3 tipos de pessoas: Aqueles que deixaram as coisas acontecerem, aqueles que fizeram as coisas acontecerem e aqueles que ficaro perguntando: o que aconteceu? O ELEMENTO MAIS RADICAL DA NOVA REFORMA APOSTLICA: A quantidade de autoridade espiritual delegada pelo Esprito Santo para indivduos. As palavras mais importantes desta declarao so autoridade e indivduos. Autoridade deriva diretamente de confiana, a autoridade esta investida em indivduos em contraste a

sesses, diretoria, presbitrio, comits, e outros grupos similares formados para tomarem decises na igreja. E isto funciona em 2 nveis: No nvel da igreja local (pastores) e em um nvel translocal (apstolos). Ao delegar autoridade a indivduos acarretasse a 2 surpreendentes vantagens: 1- Viso mais focalizada, ou mais direcionada. Quanto mais difuso a viso, mais fraca a organizao. Para exemplificarmos em um caso concreto de uma denominao nos USA, quem tem sofrido um declnio constante desde 1965, algum levantou uma questo em 1992 de que deveriam rever a viso real da denominao, ento convocaram uma reunio de lideres por 3 dias, com o objetivo de identificar as prioridades da igreja. E como resultado da convocao foi elaborado um documento de 265 paginas detalhando 143 prioridades da denominao. Onde no existe um lder para lanar a viso, a viso se torna to difusa que esta prxima de se tornar irrelevante. Metodistas precisam de um novo John Wesley, Presbiterianos precisam de um novo John Knox e Luteranos precisam de um novo Martin Lutero, todos eles em suas pocas, tinham uma autoridade extraordinria como lideres individualmente e suas vises eram claras e inquestionveis por seus seguidores. George Barna, escreve ( A viso confiada para um individuo), voc j notou que na bblia Deus nunca deu a viso a um comit? Deus sempre selecionou uma pessoa com o qual Ele compartilhou a viso para um futuro melhor. 2- Liberando criatividade. Quando os lideres tem a liberdade e a permisso eles podem ser criativos como Deus quer que eles sejam, eles podem assumir riscos, eles podem cometer erros, eles podem explorar novos territrios, eles podem colorir fora das linhas, eles podem derrubar as barreiras, eles podem destruir padres religiosos, podem sacudir o Status Quo, podem quebrar as regras. Wolfgang Simson: Apesar dos revolucionrios do passado terem se tornado os pilares de confiana da igreja de hoje, voc est pronto para isto? Pois os desembalanceados, so aqueles que foram chamados por Deus para fazerem o ridculo, o inacreditvel, os que quebram regras, pioneiros espirituais inventando novos caminhos e quebrando barreiras

para provocarem mudanas no mundo, pois os que so seguros, normais, balanceados, classe mdia espiritual, procuraram sempre manter as coisas como esto. O ponto mais radical no movimento apostlico sobre a quantidade de autoridade espiritual que o Esprito Santo concede a certos indivduos, oposto a grupos, comits, presbitrios, ou corpos diaconais. Para compreendermos o ministrio apostlico precisamos compreender 5 questes cruciais, e que esto descritas no livro Churchquake, ou seja terremoto na igreja do Dr. Peter Wagner, hoje sendo reconhecido tambm como um apstolo nos USA e internacionalmente. 1. O QUE UM APSTOLO? Apstolo vem da palavra grega apstolos, que correspondente do verbo apostello, que significa, enviar com um propsito particular e com uma comisso especfica daquele que est enviando. E quando isto acontece o enviado possui plenos poderes de ser como o representante pessoal daquele que o envia, e no grego antigo apostello significava ser enviado com uma autorizao divina. O novo testamento usa a palavra Apstolos para os 12 apstolos chamados pessoalmente por Jesus, mas no mnimo mais 12 tambm foram chamados de apstolos, Andronicus, Apolo, Epafroditus, Tiago (irmo de Jesus), Junia, Matias, Paulo, Silas, Timoteo e outros. APSTOLO UM DOM ESPIRITUAL: Apstolo um dom espiritual, que esta relacionado entre outros dons espirituais em I Cor. 12.28. E a uns pos Deus na igreja, primeiramente apstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Tambm esto listados em Efsios 4:11. em uma lista de tipos de indivduos que Deus concede a igreja como dons ministeriais, onde so constitudos como funes na igreja. E Ele mesmo deu uns para apstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Sendo tecnicamente correto afirmar que o individuo que possui na igreja a funo de mestre, dom ministerial de mestre, possua o dom espiritual de ensino, a pessoa que possua a funo de profeta, dom ministerial de profeta, possua o dom espiritual de profecia como uma qualificao principal para exercer esta funo especifica.

IMPORTANTE. Diferena profunda entre funo e cargo. Funo est relacionada com o papel ou tarefa a cumprir, diferente de cargo que est relacionado com posio ou titulo e poder. Homens buscam o poder de um cargo ou titulo, mas os servos de Deus, buscam cumprir a vontade de Deus, exercendo os seus ministrios com dignidade e autoridade que delegada por Deus e no conquistada por mritos humanos, autoridade que reconhecida e apreciada. Profecia e ensino esto especificamente caracterizados como dons espirituais, Rom. 12:6,7. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graa que nos dada, se profecia, seja ela segundo a medida da f, se ministrio, seja em ministrar, se ensinar haja dedicao no ensino. O Dr. Peter Wagner define o dom de apstolo da seguinte forma: O dom de apstolo uma habilidade especial que Deus concede a certos membros do corpo de Cristo, para assumirem e exercerem liderana sobre um certo nmero de igrejas com uma autoridade extraordinria em assuntos espirituais que espontaneamente reconhecida e apreciada por estas igrejas. A palavra chave nesta definio AUTORIDADE, pois isto nos ajuda a evitar um erro muito comum que as pessoas fazem ao confundirem o dom do apstolo com o dom de missionrio. A palavra missionrio vem do latim missionarius que significa uma pessoa enviada para uma certa rea par exercer um trabalho religioso, isto trs uma certa afinidade com o conceito de (apstolo), como um enviado. Paulo descreve muito bem o dom espiritual de missionrio, Efsios 3:6-9. A saber, que os gentios so co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; do qual fui feito ministro, pelo dom da graa de Deus, que me foi dado segundo a operao do seu poder. A mim, o mnimo de todos os santos, me foi dada esta graa de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensveis de Cristo. E demonstrar a todos qual seja a dispensao do mistrio, que desde os sculos esteve oculto em Deus, que tudo criou. Em outras palavras Paulo atribui a habilidade que ele possua como um judeu, nada menos que um hebreu dos hebreus, de ministrar trans-culturalmente para os gentios, atravs de um dom da graa. O dom de missionrio.

O Dr. Peter Wagner define o dom de missionrio da seguinte forma: O dom de missionrio uma habilidade especial que Deus concede a certos membros do corpo de Cristo para ministrar qualquer outro tipo de dom espiritual que ele tenha em uma segunda cultura. Notem o contraste entre Paulo e Pedro, ambos eram judeus, ambos eram apstolos, mas Pedro no era um apstolo trans-cultural, ele era o apstolo da circunciso, para seus patriotas judeus, Paulo era um apstolo primariamente da incircunciso, os gentios, que possuam uma cultura completamente diferente da qual Paulo foi criado. Pedro tinha o dom de apstolo, mas no tinha o dom de missionrio, Paulo tinha os dois dons de apstolo e de missionrio. AUTORIDADE DE EMBAIXADOR: Bill Hamon escreve: A raiz principal do significado de apstolo ser enviado como um representante de outro, com o poder e a autoridade do representado, advinda daquele que o enviou, so como embaixadores que representam um pais. Generais de guerra ( Gregos, enviado do imperador ) . Antes de Jesus . tambm importante compreendermos que apstolos so seres humanos, eles tambm passam por bons dias e por maus dias, pois no possuem natureza divina, eles tambm cometem erros. Apstolo John Kelyl, certa vez disse: Algumas pessoas pensam que apstolos podem brilhar no escuro, mas no podem. Apstolo John Eckhardt, coloca da seguinte forma: Existem aqueles que pensam que uma pessoa pode ser perfeita e infalvel para ser um apstolo, mas precisamos compreender que todos os dons ministeriais so dons da graa. Eles so dados por Deus pela graa e no alcanados ou adquiridos por algum mrito ou esforo humano. 2. EXISTEM APSTOLOS HOJE EM DIA? Nas ultimas dcadas tem diminudo muito o nmero de pessoas que advogam a posio de que muitos dons ministeriais que estavam em perfeita funcionalidade na igreja primitiva, cessaram no final da era apostlica com a finalizao do cnone do novo testamento.

Outros advogam que embora o dom ainda persista nos dias de hoje, no devemos usar o titulo de apstolo, pois o titulo de apstolo parece ter um anel de glria e autoridade, onde os apstolos verdadeiros nunca deveriam reivindicar. Na prtica podemos confortavelmente reconhecer em nosso meio lideres com ttulos de pastor, evangelista, e at professor ou doutor, mas no nos sentimos to confortveis para reconhecer o profeta, ou apstolo, mais por causa de nossas tradies do que por uma exegese bblica. Reconhecemos muito bem atualmente o termo evangelista, mas no era to bem aceito nos tempos de Charles Finney que viveu entre 1825 1875, na realidade Finney criou uma grande controvrsia quando aceitou a funo de evangelista. A FUNO DE APSTOLO: importante compreendermos que uma coisa a funo e a outra o dom de apstolo. Qualquer funo advem do reconhecimento pblico pelo corpo de Cristo, de que um individuo possui um determinado dom e que autorizado a ministrar este dom de um modo oficial. Estamos muito acostumados com a ordenao de pastores, quando oficialmente lanamos pastores em um ministrio com reconhecimento pblico. O mesmo principio deve ser aplicado para o apstolo. Bill Hamon escreve: Cristo deu a igreja alguns para serem apstolos, no para exercer ocasionalmente este dom espiritual. Apstolos devem ministrar como embaixadores de Cristo, sendo como o prprio ministrio apostlico que Jesus exerceria se Ele ainda estivesse aqui pessoalmente. 3. QUAL A IMPORTNCIA DOS APSTOLOS? Atos 3:19-21. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigrio pela presena do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo, que j dantes vs foi pregado. O qual convm que o cu contenha at aos tempos da restaurao de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o principio. A igreja como noiva de Cristo est se restaurando e amadurecendo nos ltimos sculos no processo de preparao para realizar a tarefa da grande comisso. Comeou com a reforma protestante onde foi restaurado na igreja,(1) a autoridade das escrituras, (2)a justificao pela f, (3)o sacerdcio de todo crente.

Com John Wesley foi restaurada a doutrina da necessidade de santidade do cristo. I Cor. 12:28. E a uns ps Deus na igreja, primeiramente apstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Mateus 19:30. O prprio Jesus profetizou dizendo: Porm muitos primeiros sero derradeiros, e muitos derradeiros sero os primeiros. Variedade de lnguas foi restaurado com o derramamento do Esprito Santo em Azuza Street em Los Angeles, California (1906-1909), socorros e governos se seguiram com o estabelecimento e estruturao de denominaes pentecostais como exemplo as Assemblias de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular, que se espalharam por todos os continentes. Em 1940 e 1950 a restaurao de curas e milagres, com o surgimento de vrios evangelistas de cura em tendas. Em 1970 a restaurao dos doutores ou mestres, e o surgimento do mover intercessrio . Em 1980 o mover proftico foi restaurado na igreja, e finalmente nos anos 90 se inicia a restaurao do dom apostlico. Isto no quer dizer que a igreja perfeita, mas a igreja est muito mais preparada agora para avanar o Reino de Deus em uma velocidade e intensidade que no foi possvel em outras geraes. John Eckhardt, diz: No existe substituto do apstolo, o profeta, o evangelista, o pastor, e o mestre, no podem fazer o que o apstolo pode fazer, nem o apstolo pode fazer o que os outros dons podem fazer, cada dom necessrio e com um propsito nico, eles no so opcionais, se Deus os colocou na igreja, porque eles so todos necessrios. Uma vez que os apstolos recebam o reconhecimento devido, a igreja se mover em novos nveis, David Cannistraci diz: Como que o inimigo tem pavor do apstolo, como que ele teme a completa restaurao dos ministrios na igreja. A uno da igreja apostlica do novo testamento restaurada em nossos dias significar um tremendo impacto no reino das trevas. Apstolos abrem portas espirituais para o evangelho. II Cor. Ora, quando cheguei a Troas para pregar o evangelho de Cristo, e brindo-se-me uma porta no Senhor. Colossenses 4:2-4. Perseverai em orao, velando nela com ao de graas; Orando tambm juntamente por ns, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do

mistrio de Cristo, pelo qual estou tambm preso, para que o manifeste, como me convm falar. John Kelly diz: estamos vivendo em um momento critico, existe uma grande necessidade nesta gerao do ministrio apostlico com milagres, e atos e declaraes profticas, quando surgirem apstolos aos milhares, seremos capazes de conquistar naes para Jesus Cristo, a grande colheita no pode ser feita sem a restaurao destes ministrios. < 4. COMO UM APSTOLO RECEBE AUTORIDADE? Apstolos possuem uma extraordinria autoridade espiritual, e ao contrrio de homens que se auto-nomeiam apstolos, a iniciativa de todo o processo se inicia com Deus, da mesma forma que isto acontece com qualquer outro dom espiritual. Paulo explica da seguinte forma: I Cor. 12:18. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. I Cor. 12:28. E a uns ps Deus na igreja, primeiramente apstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Deus quem indica, e a igreja apenas reconhece aquilo que Deus j determinou. Ns j possumos o costume de fazer isto com os nossos pastores, e chamamos este processo de ordenao, todo comit de ordenao possui a compreenso de que a sua tarefa de apenas publicamente confirmar aquilo que Deus j fez. APSTOLOS SO LDERES COM CARISMA: Carisma se aplica a certa qualidade de origem divina, que repousa sobre um certo individuo de forma sobrenatural, concedendo-o qualidades, poderes e habilidades que no so normais em pessoas comuns. Esta liderana carismtica no pode vir de uma organizao, como uma promoo em uma certa posio de liderana, no advem de nenhum sistema corporativo, mas diretamente de Deus. Bill Hamon, coloca isto da seguinte forma: Apstolos possuem uma autoridade delegada para representar o reino de Deus de forma governamental e no de forma religiosa, com autoridade hierrquica concedida por homens, mas uma autoridade espiritual concedida por Deus.

A AUTORIDADE APOSTLICA AVALIADA PELOS SEUS FRUTOS: Jesus disse: Mateus 7:16,20. Por seus frutos os conhecereis. Em qualquer dos 5 dons ministeriais deve-se seguir a seguinte regra: 1- Recebe a revelao de Deus. Chamado 2- Treinamento para o ministrio, prtica. 3- Evidencia de frutos. Frutos que permaneam. Pois toda obra ser provada pelo fogo. 5. QUAIS AS QUALIDADES DE UM GENUNO APSTOLO? O termo genuno apstolo usado nesta questo, para deixar claro que sempre existiro falsos apstolos.II Cor. 11:13,14. Porque tais falsos apstolos so obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apstolos de Cristo. E no maravilha, porque o prprio Satans se transfigura em anjo de luz. Falsos profetas. Mateus 7:15. acautelai-vos, porem dos falsos profetas, que vem at vs vestidos como ovelhas, mas interiormente so lobos devoradores. Falsos mestres, II Pedro 2:1. E tambm houve entre o povo falsos profetas, como entre vs tambm haver falsos mestres que introduziro encobertamente heresias de perdio. Falsos pastores, Joo 10:12. Mas o mercenrio, e o que no pastor, de quem no so as ovelhas, v vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge, e o lobo as arrebata e dispersa. Falsos evangelistas, Glatas 1:9. Se algum vos anunciar outro evangelho, alm do que j vos tenho anunciado, seja antema. Apstolos possuem um carter piedoso. Embora no encontremos no novo testamento uma lista especifica de qualificaes de um apstolo, contudo as qualificaes do bispo se enquadra muito bem. Ningum poder ser reconhecido como um apstolo se tiver as seguintes caractersticas: I Timteo 3:2-6. Irrepreensvel, marido de uma mulher, vigilante, sbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, no dado ao vinho, no espancador, no cobioso de torpe ganncia, mas moderado, no contencioso, no avarento, que governe bem a sua prpria casa, tendo seus filhos em sujeio, com toda modstia, (porque, se algum no sabe governar a sua prpria casa, ter cuidado da igreja de Deus?) no nefito, para que ensoberbecendo-se, no caia na condenao do diabo. Genuna humildade uma das principais caractersticas de um apstolo.

Mateus 20:25,26. Ento Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos prncipes dos gentios so estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles, No ser assim entre vs, mas todo aquele que quiser entre grande seja vosso servial. Genunos apstolos so reconhecidos por seus liderados como servos, e quando isto acontece, a autoridade liberada porque os seus seguidores crem que qualquer deciso do apstolo ser sempre para beneficio deles. Apstolos so como pais. Os que se relacionam com o apstolo, o tem como um pai, e pais espirituais fornecem proteo, exemplo, correo, delegao de autoridade. Isto to importante que ir fazer os filhos crescerem em f, onde muitos sero liberados para exercerem seus prprios ministrios. Todo pai sempre deseja que o filho seja maior que ele, o prprio Jesus tinha um corao de pai, pois desejava que fizssemos obras maiores do que Ele prprio. Apstolos maduros so como pais, os pais esto sempre preocupados com o bem estar de seus filhos, e esto sempre mais preocupados com o sucesso dos filhos do que deles mesmos, verdadeiros apstolos estaro sempre interessados em gerar filhos e filhas para o ministrio. I Timteo 1:2. Timteo meu verdadeiro filho na f. II Timteo 2:2. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fieis, que sejam idneos para tambm ensinarem a outros. 4 Geraes,Paulo-Timteo-Homens-Homens. VERDADEIROS APSTOLOS SO SANTOS Verdadeiros apstolos so exemplos de piedade e santidade, dizem como Paulo: I Cor. 4:4, Porque em nada me sinto culpado, ao olhar para si prprio no encontram nada de impuro, ou ofensivo a Deus, e podem dizer tambm como Paulo. Vers. 16. Admoesto-vos que sejais meus imitadores. A RESTAURAO DOS MINISTRIOS APOSTLICO E PROFTICO.

Durante o final do sculo XIX e comeo do sculo XX desenvolveu-se entre os cristos influenciados por diversos avivamentos e despertamentos espirituais um desejo de ter uma experincia ntima com Deus. Alguns grupos ensinavam a possibilidade de uma experincia de completa santificao, s vezes chamada, naquele tempo, batismo do Esprito Santo, outros chamavam de segunda beno. Alguns lderes e evangelistas ensinavam que o batismo do Esprito Santo era uma capacitao do poder para o servio cristo dada por Cristo ao crente depois de sua converso. Foi a partir desses antecedentes que nasceu o Pentecostalismo na Amrica na virada do sculo. Um dos acontecimentos-chave ocorreu na Faculdade Bblica Bethel, no Kansas, no Dia do Ano Novo, em 1901, quando um dos alunos recebeu uma vvida experincia espiritual e falou em lnguas. Outros alunos depois partilharam dessa experincia. De 1905 a 1909 a MISSO DO EVANGELHO DA F APOSTLICA, na Rua Azuza, em Los Angeles, tornou-se um famoso centro pentecostal. Pessoas de todo o mundo o visitavam, recebiam uma experincia pentecostal e levavam para casa a mensagem de Cristo como Salvador, Aquele que cura, batiza no Esprito Santo e ser o futuro Rei. Ralph Mahoney, fundador da WORLD MAP (uma organizao que d assistncia a missionrios em todo o mundo e publica a revista Atos), tem afirmado que h trs sinais significativos que precedem um novo MOVER DE DEUS: ? ? ? Algum evento histrico na nao de Israel; Um evento paralelo na igreja, A remoo de lderes do mover anterior com levantamento de novos lderes.

Esses sinais se aplicam ao mover de 1948, que ficou conhecido como Chuva Serdia. Foi um mover paralelo a um grande acontecimento histrico a formao do Estado de Israel em maio de 1948. Tanto a Chuva Serdia como as Grandes Campanhas de Cura (que ocorreram no mesmo perodo, mas eram distintas entre si), aconteceram dentro do ambiente pentecostal (quase a totalidade dos novos lderes era de pastores das Assemblias de Deus), ambos foram rejeitados pela maioria das grandes denominaes pentecostais e ambos influenciaram em parte o desenvolvimento do Movimento Carismtico dos anos 60 e 70.

ISRAEL

IGREJA

1896 1 Congr. Sionista 1917 - Declarao Balfour 1948 Estado de Israel

Fome de Deus e Santificao 1 Congr. Pentecostal Chuva Serdia

1967 = Tomada de Jerusalm!!!

1960 (Dcada) = O Movimento Carismtico!

O movimento Carismtico dos anos 60 e 70, considerado pelos seus participantes a segunda onda do Esprito, caracterizou-se pela valorizao e fortalecimento das denominaes. No incio eles se autodenominavam neo-pentecostais para diferir dos pentecostais clssicos mais barulhentos, mas depois ficaram conhecidos como carismticos. O Movimento Carismtico pode ser considerado a mais extensa e difundida manifestao do Esprito, o cumprimento mais COMPLETO AT HOJE DA PROFECIA DE JOEL. Atingiu as mais antigas denominaes tradicionais e depois, de modo espetacular, a prpria Igreja Catlica em 1967 o mesmo ano da tomada de Jerusalm por Israel.

O MOVER CARISMTICO TROUXE IGREJA O FRESCOR DA VIDA NO ESPRITO. TODAS AS DENOMINAES FORAM ATINGIDAS DE UMA MANEIRA CONTUNDENTE. A DESCOBERTA DOS DONS ESPIRITUAIS, O ORAR EM LNGUAS TROUXERAM NOVA VIDA IGREJA DE CRISTO QUE ESTAVA ESPERANDO PARA DAR O PASSO SEGUINTE.

? ?

Nada acontece na terra se no for gerado na intercesso. A restaurao comeou com o reconhecimento dos: pastores, evangelistas,

mestres.

O ltimo mover de Deus (o carismtico), gerou INTERCESSORES, que por sua

vez (mesmo inconscientemente), geraram o PROFTICO E APOSTLICO.

A dcada de 80 foi o tempo da INTERCESSO. Da surgiram os profetas e apstolos dos tempos MODERNOS!

SURGE NA IGREJA, UMA NOVA LIDERANA.

O Esprito Santo comea a REVELAR ao Corpo que no estava apenas RENOVANDO o povo de Deus, mas REVELANDO NOVAS ESTRUTURAS E A NOVA REFORMA QUE SERIA NECESSRIA PARA QUE A IGREJA FOSSE RESTAURADA E SE TORNASSE GLORIOSA NA VINDA DO SENHOR.

A principal mudana de estrutura seria a restaurao dos ministrios de apstolos e profetas, pois o Esprito estava revelando desde 1948 que o verdadeiro fundamento e edificao da igreja so baseados nestes ministrios.

Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, (Ef. 2:20).

E ele designou alguns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministrio, para que o corpo de Cristo seja edificado, (Ef. 4:11-12).

Quando o Movimento de Restaurao na Inglaterra entrou na dcada de 80, uma nova e significativa forma de ministrio, que por vrios anos s existia em viso, comeou a tomar forma prtica as equipes apostlicas.

Mais e mais, aqueles que eram reconhecidos como tendo um ministrio apostlico comearam a formar equipes de co-obreiros. Este um novo acontecimento na histria da igreja no sculo XX (XXI). ALGUMAS CONSIDERAES IMPORTANTES John Walker, em sua apostila Primeiramente Apstolos, faz uma comparao entre Moiss e Jesus.

Moiss no era um apstolo; mas era uma figura de Jesus, como primeiro apstolo. Por isso importante examinar a comparao entre Moiss e Jesus. Moiss como UMA FIGURA do apostolado de Jesus, tirou o povo do cativeiro do Egito e o conduziu at a terra prometida. ESSA A MISSO DO APSTOLO! Como PRIMEIRO APSTOLO, Jesus libertou o homem do cativeiro do pecado, e o levou terra prometida, para estabelecer o reino de Deus e edificar o Templo do Esprito.

Moiss fez tudo em figuras, por isso ele no podia ser chamado de Apstolo e sim PROFETA.

O SENHOR, o seu Deus, levantar do meio de seus prprios irmos um profeta como eu; ouam-no. (Dt. 18:15). Moiss no poderia ter dito: Deus vai levantar um Apstolo, pois ele no conhecia este termo.

AINDA SEGUNDO JOHN WALKER:

Moiss era realmente um profeta. Jesus tambm o era. Todo apstolo tem que ser profeta, mas nem todo profeta um apstolo. Um no melhor que o outro, como tambm o homem no melhor que a mulher. Eles simplesmente so diferentes.

Apstolo (enviado) = todo apstolo um missionrio (enviado), mas nem todo missionrio um apstolo.

TRS COMISSES DE APSTOLOS No regimento interno da Coalizo Apostlica e Proftica Brasileira (minuta), est assim:

? ? ?

O Sumo Apstolo de Deus Pai Jesus Cristo. Os 12 do Cordeiro nomeados por Jesus Cristo responsveis por trazer a Os Apstolos do Esprito Santo dados igreja desde ento so os que atuam

Revelao Escrita. para interpretar a Revelao, ministrio perdido ao longo da histria e que hoje se levanta para restaurar a estrutura original de governo e as verdades perdidas.

necessrio que entendamos que a grande comisso de Ide a todo o mundo no foi um convite aberto a uma super-corrida aberta a todos, para atravessar todo o mundo. Pelo contrrio, foi uma chamada para que cada um tomasse o seu lugar numa equipe que, a partir de uma base central, se espalharia para cobrir toda a terra com expresses locais e vivas das boas novas.

A OBRA ESPECIAL DO APSTOLO E PROFETA A DE LANAR ALICERCES.

Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifcio ajustado e cresce para tornar-se um santurio santo no Senhor. Nele vocs tambm esto sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Esprito. (Ef. 2:20-22).

O CHAMADO DO APSTOLO O CHAMADO E OS SEUS REQUISITOS:

? ? ?

Ser chamado: Convico Pessoal Reconhecimento do corpo (lderes reconhecidos, igreja, etc.). Vida com Deus nvel espiritual com profundidade. Vida de consagrao:

Depois da chamada, as pessoas tm que estar com Jesus. Elas so chamadas. Perdem todo o interesse em coisas secundrias, pelo fato do comprometimento com Jesus Cristo. Elas so chamadas (Rm 1:1) e separadas para este ofcio e no servem para outra coisa a no ser gastarem suas vidas no servio do Mestre.

1. Novo Nvel de Autoridade Espiritual

1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5.

Retido (Atribuda e Expressa). Relacionamento correto com o Senhor (Horizontal e vertical). Uno F Obedincia.

2. Novo Nvel de Guerra Espiritual 3. Novo Nvel de Influncia 4. Novo Nvel de Responsabilidade (modelo)

. Vida de orao . Santidade . Adorao . Discipulado . Servio . Compaixo O MINISTRIO DO APSTOLO

9 Pois ns somos cooperadores de Deus; vocs so lavoura de Deus e edifcio de Deus. 10 Conforme a graa de Deus que me foi concedida, eu, como sbio construtor, lancei o alicerce, e outro est construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constri. (I Cor 3:9-10).

Os apstolos so cooperadores de Deus que lanam os fundamentos da igreja. O Ministrio do apstolo fundar igrejas. O apstolo enviado com uma misso definida de revelar Jesus Cristo aos outros. Dessa forma, ele pode ao mesmo tempo ser o fundamento e lanar fundamento da igreja. So fundamento pelo fato de terem a revelao de Jesus Cristo, e lanam fundamento porque tm AUTORIDADE.

O Apstolo tambm funciona como pai. Encontramos o Apstolo Paulo se identificando como pai de igrejas e discpulos.

O Apstolo ministra ao Senhor e ao povo, no podendo esquecer que, ministrar ao Senhor vem em primeiro lugar.

1 Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnab, Simeo, chamado Nger, Lcio de Cirene, Manam, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: Separem-me Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mos e os enviaram. (Atos 13:1-3).

Os apstolos reconhecem a necessidade de servir ao Senhor antes de servir ao povo. No texto acima vemos a confirmao disso, primeiro, ministraram ao Senhor, depois saram para ministrar ao povo.

RESUMINDO: A tarefa principal dos apstolos hoje ainda trazer salvao e construir a casa do Senhor. No sentido de trazer a Palavra de Deus revelada (fundamentos/doutrinas) foi tarefa dos 12 e Paulo. Hoje os apstolos trazem a interpretao, a revelao para o governo da igreja destes dias.

Para me prepararem muita madeira; porque a casa que edificarei h de ser grande e maravilhosa (2 Cr 2:9). (RA).

Consideraes Finais indiscutvel que os 12 homens escolhidos por Jesus viveram o propsito ministerial para o qual foram designados. Seguramente, os mesmos receberam a incumbncia de difundir o evangelho do Reino nos primeiros passos da igreja aqui na terra. Os evangelhos esto recheados da viso de Cristo para seus 12 primeiros discpulos: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado ser salvo; mas quem no crer ser condenado. Em outras palavras Jesus nos instrui a gerarmos pessoas que reproduzam na vida o carter de Jesus e que tenham paixo pelo prximo, desejando que cada um seja salvo pelo poder do Nome de Jesus. Esta ordem continua ressoando em nossos ouvidos e inflamando nossos coraes at os dias de hoje. Algumas denominaes instituem 12 lderes como cargos ministeriais de cobertura da igreja que um modelo eclesistico a ser seguido. Porm, a bblia no instrui que separaremos 12 homens, antes, o prprio Deus concedeu a sua igreja 5 Ministrios distintos os quais so a base vocacional para a vida da igreja. O que faz a diferena, portanto, no so 12 lderes, mas sim se estes 12 estiverem encaixados dentro a vocao para a qual foram chamados. A instruo bblica para os 5 ministrios encontra-se em efsios 4. Abra sua bblia e leia atentamente o texto, e por favor, caminhe comigo sobre estas guas acompanhando este raciocnio revelado. Aqui fica evidente que no estamos falando de cargos ou ttulos e sim de um chamado especfico. Este princpio bblico nos leva ao cumprimento de trs conseqncias espirituais para a igreja: o Aperfeioamento dos Santos que est ligado ao aprimoramento espiritual dos membros, o Desempenho do Ministrio que est ligado a performance de cada chamado. Creio que ainda estamos muito ligados a posies hierrquicas e no a chamados vocacionais. Fao meno aos diconos, presbteros, obreiros como um todo: tesoureiros, porteiros, zeladores, intercessores, levitas na msica, na dana, e nas artes, todos so sacerdotes sim. Portanto, nem todos so apstolos, profetas, mestres, evangelistas ou pastores. Conheo uno apostlica sobre pastores e at mesmo de evangelistas, mas jamais vi algum ser ungido a profeta ou mestre. Todos so ungidos a Pastor, e aqui eu fao honra a este importante ministrio, mas que este rtulo pode esconder e abafar a vocao se estiver sobre algum que no foi chamado para o pastorado. E o terceiro tpico trata da Edificao do Corpo de Cristo, isso fala da estrutura bsica de uma igreja como sendo o meio de locomoo de Jesus na terra.

Estes fatores nos levaro a plenitude de uma igreja segundo o corao de Deus pois fluiremos em Unidade da f, sem competies, vises bloqueadas, estagnao, isolamento e individualismo. Pois sabe porque isso acontece em algumas igrejas? simples: Ministrios desencaixados! So mestres tentando ser apstolos travando o ensino e no conseguindo cobrir outros lderes, pastores sendo profetas e isso perigoso, um profeta tem uma palavra de confronto e talvez no saiba colocar a ovelha no colo e curar suas feridas, e tem at evangelista preso entre 4 paredes de uma igreja, o povo at vibra com ministraes eloqentes mas no apascentado. Chegaremos ao Pleno conhecimento do filho de Deus pois haver uma revelao clara de quem Jesus e daquilo que Ele espera de seus seguidores. E por fim chegaremos ao que mais almejamos: A maturidade espiritual alcanando a Estatura de varo perfeito. Engraado que nenhuma das conseqncias vindas do cumprimento desta lei prometem crescimento quantitativo. Se voc observar, cada eixo prometido libera uma palavra de crescimento qualitativo, o nmero de pessoas, ser apenas uma conseqncia de uma igreja que vive o que prega e que de cara denuncia que tem carter o carter de Jesus. fcil entendermos os 5 Ministrios, eles literalmente cabem na sua mo: O pastor aquele que cuida da ovelha e a conduz. O Mestre a ensina com treino e disciplina, o Evangelista busca ovelhas perdidas e novos rebanhos atraindo-as para perto de si, enquanto o Profeta lhes aponta a direo dos melhores pastos verdejantes, lhes avisa das mudanas climticas de acordo com cada tempo e estao. E o Apstolo, bem, certifica-se de que cada um tem cumprido bem seu papel, pois, flui atravs de todos com milagres, misses e palavra. O Apstolo quem recebe a viso e a constri em pessoas cumprindo a vontade do Pai que diz: Portanto ide e fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. O fato que ministrio no cargo e sim funo no corpo! Sejam quantos forem os lderes de sua igreja, o qual seja o modelo por ela adotado, jamais podermos sobrepor os princpios por causa dos mtodos. Que independente do nmero, eles possam ter bem definidos seus ministrios no corpo. Os 5 Ministrios existem para nos levar a plenitude em Deus e para nos guardar de falsos ensinamentos e doutrinas como trata o v.14 do captuloem questo. Dentrodestes pilares ministeriais voc consegue compreender os papis do Reino de forma simples e caminha seguro para a vocao para o qual foi chamado. Sites: WWW.abba.org.br WWW.mevam.org.br WWW.montesiao.pro.br WWW.igrejanovodestino.com

http://osomdatrombeta.com.br/ Para entender mais sobre o assunto indicamos os seguintes livros: Apstolos e Profetas (Hector Torres) O Ministrio Apostlico (Ricky Joiner) A restaurao do Ministrio Proftico (Rony Chaves) Os Dons do Ministrio de Cristo (Donald Gee

Anda mungkin juga menyukai