Anda di halaman 1dari 37

Recuperao e Reforo dos Pavimentos

Karina Boeira Priscila Pagel Roberta Rios

Introduo
Todo pavimento rodovirio deve atender ao conforto e a convenincia do pblico que o utiliza, isto , um bom pavimento aquele que seguro e confortvel ao rolamento. Assim sendo a estrutura do pavimento deve ser projetada e construda de forma a garantir economicamente a qualidade do rolamento. Quando um pavimento deixa de atender satisfatoriamente segurana e ao conforto, ou quando a sua estrutura est de qualquer forma ameaada, algum tipo de reabilitao deve ser empreendida para que volte a ser segura e de rolamento suave.

Identificao de Defeitos Superficiais


Consiste no reconhecimento do tipo de defeito, na quantificao de sua extenso (freqncia de ocorrncia ou rea do revestimento sujeita a um determinado tipo de defeito) e a identificao do nvel de severidade (nvel de deteriorao dos defeitos, normalmente classificado em baixo, mdio e alto), juntamente com a determinao das causas dos defeitos. Os defeitos podem ser funcionais associados a qualidade de rolamento e a segurana do pavimento e estruturais associados a perda de capacidade do pavimento em suportar as cargas que o solicitam.

Tipos de Defeitos

Fissuras
Fenda de largura capilar existente no revestimento, posicionada longitudinal, transversal ou obliquamente ao eixo da via, somente perceptvel a vista desarmada de uma distncia inferior a 1,50 m. As fissuras so fendas incipientes que ainda no causam problemas funcionais ao revestimento, no sendo assim consideradas quanto gravidade nos mtodos atuais de avaliao das condies de superfcie. Causas Provveis: Podem ser causadas por m dosagem do asfalto, por excesso de finos no revestimento, por compactao em momento inadequado. Localizao: Podem ocorrer em qualquer regio do pavimento. Mtodos de Medio: no so medidas.

Trincas
Fenda existente no revestimento, facilmente visvel a vista desarmada, com abertura superior da fissura, podendo apresentarse sob a forma de trinca isolada ou trinca interligada. Trinca Isolada Trinca Transversal Trinca Longitudinal Trinca de Borda Trinca Interligada Trinca tipo Couro de Jacar Trinca tipo Bloco Trinca Parablica

Trincas Isoladas

Trinca Transversal
Trinca isolada que apresenta direo predominantemente ortogonal ao eixo da via. Quando apresentar extenso de at 100 cm denominada trinca transversal curta. Quando a extenso for superior a 100 cm denomina-se trinca transversal longa. Causas Provveis: podem ser causadas por contrao da capa asfltica, devido a baixas temperaturas ou endurecimento do asfalto, propagao de trincas abaixo do revestimento da estrada, incluindo trincas (no juntas) em placas de concreto de cimento Portland. Localizao:ocorre ao longo de qualquer poro da superfcie do pavimento. Mtodos de Medio: so medidas em metros lineares.O comprimento e a severidade de cada trinca devem ser identificados e registrados, sendo os nveis de severidade determinado dirigindo-se o veculo sobre a seo do pavimento, no limite de velocidade estabelecido. Correo: selagem com ligante betuminoso.

Figura de Trinca Transversal

Trinca Longitudinal
Trinca isolada que apresenta direo predominantemente paralela ao eixo da via. Quando apresentar extenso de at 100 cm denominada trinca longitudinal curta. Quando a extenso for superior a 100 cm denomina-se trinca longitudinal longa. Causas Provveis: podem ser causadas por m execuo da junta longitudinal de separao entre duas faixas de trfego, recalque diferencial(caso de alargamento do pavimento), contrao da capa asfltica, devido a baixas temperaturas ou endurecimento do asfalto, propagao de trincas abaixo do revestimento da estrada. Localizao: ocorre ao longo de qualquer rea da superfcie do pavimento. Mtodos de Medio: so medidas em metros lineares.O comprimento e a severidade de cada trinca devem ser identificados e registrados, sendo os nveis de severidade determinado dirigindo-se o veculo sobre a seo do pavimento, no limite de velocidade estabelecido. Correo: selagem com ligante betuminoso.

Figura de Trinca Longitudinal

Trinca de Borda
Caracteriza-se por uma trinca longitudinal ou ainda por uma rea trincada que ocorre na regio da juno entre a pista e o acostamento (ou alargamento). Este trincamento pode causar desintegrao ou eroso na borda. Causas Provveis: construo deficiente da junta de ligao entre a pista e o acostamento (ou alargamento), diferena de rigidez entre os materiais constituintes do acostamento ou do alargamento e do pavimento existente, compactao insuficiente, drenagem deficiente ou inexistente. Localizao: ocorrer ao longo de at 60 cm da borda do pavimento existente ou da juno deste com o acostamento ou alargamento. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie, sendo cada nvel de severidade registrado separadamente. Correo: Utilizao de selagem ou reconstruo.

Figura de Trinca de Borda

Trincas Interligadas

Trinca Tipo Couro de Jacar


Conjunto de trincas interligadas sem direes preferenciais, assemelhando-se ao aspecto de couro de jacar. Essas trincas podem apresentar, ou no, eroso acentuada nas bordas. Causas Provveis: Defeito gerado pela ao repetida das cargas de trfego. As condies ambientais (temperatura e umidade) podem acelerar o incio e a propagao das trincas e ainda a compactao deficiente, reflexo de trincas ao revestimento. Localizao:Ocorre em reas sujeitas a carga repetida de trfego principalmente na trilha de roda), geralmente no ocorre sobre uma rea inteira.Se a rea no est sujeita ao carregamento, o trincamento classificado como trincamento em bloco (que no um defeito associado carga). Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie,atravs de retngulo a ela circunscrito, sendo a maior dificuldade a separao dos nveis de severidade existentes, quando isto ocorre considera-se o maior nvel. Correo: selagem, remendo e fresagem de parcela do revestimento.

Figura de Trinca Tipo Couro de Jacar

Trinca tipo Bloco


Conjunto de trincas interligadas caracterizadas pela configurao de blocos formados por lados bem definidos,podendo, ou no, apresentar eroso acentuada nas bordas. Causas Provveis: causado principalmente pela contrao da capa asfltica, em funo da alternncia diria entre altas e baixas temperaturas, e a ocorrncia, geralmente indica que o asfalto endureceu significativamente. Baixas resistncias trao, na mistura asfltica, aceleram o incio do trincamento em blocos. No um defeito associado a carga, embora esta possa aumentar sua severidade. Localizao: ocorre em toda a regio do revestimento, at no acostamento. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie trincada. Em uma seo do pavimento geralmente ocorre com um s nvel de severidade, mas se ocorrerem vrios nveis devem ser medidos e registrados separadamente. Correo: O processo de selagem com ligante especial fundamental para minimizar a degradao do pavimento.

Figura de Trinca Tipo Bloco

Trinca Parablica
Defeito caracterizado pela formao de trincas em forma de meia lua, quase sempre com ambas as pontas indicando a direo do trfego. Causas provveis: este defeito causado por pouca ligao entre a superfcie do pavimento e a camada subjacente da estrutura do pavimento e por baixa estabilidade da mistura asfltica. Localizao: ocorrem em qualquer regio da superfcie do pavimento, mas, geralmente se apresentam nas trilhas de roda. Mtodo de medio: medido em metros quadrados de rea de superfcie. Correo: selagem da trinca ou remoo do revestimento e reconstruo.

Figura de Trinca Parablica

Remendos
So pores do revestimento onde houve remoo do material e substituio por outro similar. Os existentes so considerados geralmente como falhas uma vez que refletem o mau comportamento da estrutura original, gerando incremento na irregularidade longitudinal. Recomenda-se a avaliao da rea a ser remendada. Causas provveis: este defeito causado por solicitao intensa de trfego, emprego de material de m qualidade, agressividade ambiental e problemas construtivos. Localizao: ocorrem em reas isoladas do pavimento, onde o revestimento atingiu alto grau de deteriorao, podendo existir em qualquer poro do pavimento, ocorrendo em reas de remendo. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea, sendo cada nvel de severidade medido e registrado separadamente. Correo: Reconstruo.

Figuras de Remendos

Panelas (Buracos)
So cavidades formadas inicialmente no revestimento com dimenses e profundidades variadas. O defeito muito grave por afetar estruturalmente o pavimento e permitir o acesso das guas superficiais ao interior da estrutura. Do ponto de vista funcional tambm considerado defeito grave, por afetar a irregularidade longitudinal e, como conseqncia, a segurana do trfego, e o custo do transporte. Causas provveis: as causas deste defeito esto relacionadas com o trincamento por fadiga (estgio terminal), com a desintegrao localizada na superfcie do pavimento (desgastes de severidade alta).Sendo que o incio e a evoluo desta falha so aceleradas pela ao do trfego e de fatores climticos. Localizao: ocorrem em qualquer rea do revestimento, principalmente nas trilhas de roda. Mtodos de Medio: so medidas por profundidade e por rea de superfcie, em metros quadrados, sendo cada nvel de severidade medido e registrado separadamente. Correo: Reparar a rea afetada pela execuo de um remendo superficial ou profundo.

Figuras de Panelas

Afundamento de Trilha de Roda


Depresso do revestimento que se forma na regio onde se d a passagem das cargas (trilhas de roda). Na fase inicial s percebida aps a chuva, pois os sulcos ficam preenchidos por gua. So tolerveis at certos limites, porm quando o acmulo das deformaes permanentes formam flechas expressivas nas trilhas de roda, a estrutura estar em estado terminal e pondo em risco a segurana dos usurios. Causas provveis: compactao insuficiente de uma ou mais camadas na construo, mistura asfltica inadequada (baixa estabilidade), enfraquecimento de uma ou mais camadas devido a infiltrao de gua. Localizao: esto localizadas onde h passagem de trfego. Mtodos de Medio: medido por metros quadrados de rea de superfcie, sendo a severidade medida pela profundidade do sulco, que determinada colocando-se uma barra reta de 1,2m sobre as bordas, atravessando o sulco e, medindo-se a depresso mxima, a depresso mdia ento calculada obtendo a mdia de medies feitas a cada 6m ao longo do comprimento do sulco, sendo cada nvel de severidade medido e registrado separadamente. Correo: Restabelecer a seo transversal ou realizar estudos especficos.

Figura de Afundamento de Trilha de Roda

Ondulao ou Corrugao
Falha caracterizada por ondulaes transversais, de carter plstico e permanente no revestimento asfltico. Causas provveis: podem ser causadas por instabilidade da mistura betuminosa do revestimento e/ou da base, excesso de umidade das camadas subjacentes, contaminao da mistura asfltica por materiais estranhos e reteno de gua na mistura asfltica. Localizao: esto localizadas nas regies de acelerao ou de frenagem de veculos, em qualquer regio da superfcie, porm com maior gravidade nas proximidades das trilhas de roda. Mtodos de Medio: medido por metros quadrados de rea de superfcie, sendo os nveis de severidade determinados dirigindo-se o veculo sobre a seo do pavimento, velocidade estabelecida. Correo: Remoo do revestimento e reconstruo.

Figuras de Ondulao

Defeitos Superficiais

Agregados Polidos
Caracteriza-se pela pouca ou quase nenhuma projeo dos agregados acima da superfcie do pavimento, provocando deficincias de aspereza e conseqncias na resistncia derrapagem. Causas provveis: so provocados pela repetio da passagem dos pneus sobre o revestimento. Localizao: ocorrem em qualquer regio da superfcie pavimentada. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie. Correo: utilizao de capa selante.

Figura de Agregados Polidos

Exsudao
Fenmeno em que a pelcula ou filme de material betuminoso formase na superfcie do pavimento caracterizando-se por manchas de varias dimenses. Estas manchas resultantes comprometem seriamente a aderncia do revestimento aos pneus, principalmente durante as chuvas. Causas provveis: pode ser causada por inadequada dosagem da mistura asfltica acarretando teor excessivo de ligante e/ou ndice de vazios muito baixo ou temperatura do ligante acima da especificada no momento da mistura, acarretando a dilatao do asfalto e ocupao irreversvel dos vazios entre as partculas. Localizao: pode se localizar em qualquer regio da superfcie do pavimento, sendo mais severa nas trilhas de roda. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie. Correo: utilizao de capa selante ou fresagem do local.

Figura de Esxudao

Empolamento
caracterizado por inchao na superfcie do pavimento, que pode ocorrer nitidamente sobre uma pequena rea ou como uma onda longa e gradual. O empolamento pode ser acompanhado de trincamento na superfcie. Causas provveis: pode ser causado por ao do frio, inchamento do solo do subleito, no caso de solos expansivos, expanso da camada subjacente de concreto de cimento e razes de rvores. Localizao: pode ocorrer ao longo de qualquer poro da superfcie do pavimento. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie, sendo os nveis de severidade determinado dirigindo-se o veculo sobre a seo do pavimento, velocidade estabelecida.

Figura de Empolamento

Desintegrao
Corroso do revestimento do pavimento, caracterizada pelo desalojamento progressivo de partculas do agregado. A desintegrao geralmente, indica que o ligante endureceu significativamente. Causas provveis: pode ser causada por tenso de cisalhamento (conseqente do trfego), massa asfltica muito dura e quebradia e presena de gua que entra atravs dos vazios. Localizao: pode se ocorrer ao longo, ou imediatamente abaixo, da superfcie do pavimento. Mtodos de Medio: so medidas em metros quadrados de rea de superfcie.

Figura de Desintegrao

Anda mungkin juga menyukai